Anda di halaman 1dari 15

O desafio da paternidade A paternidade no requer licenciamento especial ou prova de aptido, e no h qualificaes prestabelecidas.

No entanto, talvez no haja nenhuma incumbncia mais desafiadora que a de investir sua prpria vida na vida de seus filhos. O Curso Pais Para Toda a Vida oferece conselhos baseados nos princpios da Palavra de Deus que nos ajuda a entender a arte dos relacionamentos entre pais e filhos. E, por se tratarem de princpios bblicos universais, so aplicveis a todas as idades, o tempo todo, em qualquer situao. A partir do relacionamento dos pais com seus prprios pais, o curso enfoca a influncia da paternidade nas geraes futuras. Uma viso de relacionamentos saudveis que preparam os filhos para serem liberados para o destino que Deus lhes planejou. Todos os E ser (Isaas 54.13) seus grande filhos a sero paz ensinados de do teus Senhor; filhos.

Mas a misericrdia do Senhor de eternidade, sobre os que o temem, e a sua justia sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliana, e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem. (Salmos 103.17-18) Derrama o teu corao como gua perante o Senhor; levanta a Ele as tuas mos, pela vida de teus filhinhos. (Lamentaes 2.19) Contedo do curso: Semana 1 No Princpio: Olhando para o passado, percebemos que somos o reflexo da educao de nossos pais.

Semana 2 Necessrio Dois: Compreenso de que, para dar estabilidade e segurana aos filhos, o casamento deve estar sobre a base da aliana.

Semana 3 Valorize: Seu filho um presente de Deus! Descobrir o temperamento singular, os dons de motivao e a linguagem de amor dele, ajudar a am-lo incondicionalmente.

Semana 4 Invista: Compreender a diferena entre contribuir e investir tempo na vida dos filhos, como tambm aprender a estar presente na vida diria deles.

Semana 5 Prepare: Desenvolver um carter piedoso nos filhos tanto nas atitudes como no comportamento.

Semana 6 Discipline:

A disciplina esta baseada na autoridade e no no poder. Exercemos essa autoridade porque Deus nos concedeu juntamente com a responsabilidade de ministrarmos na vida de nossos filhos.

Semana 7 Ensine: Transferir sabedoria, compreenso e conhecimento aos filhos para que eles sejam felizes, protegidos e prsperos na vida.

Semana 8 Libere: Os pais percebem que a liberao dos filhos comea, na verdade, com o nascimento. Se pudermos liberar os filhos medida que crescem, a liberao para a fase adulta ser uma bno.

Semana 9 Destino: Os pais compreendem como cooperar com o plano de Deus e ajudam os filhos a cumprirem seu destino.

Semana 10 Compartilhamento e preparao para a Noite de Formatura: o momento que voc poder testemunhar o que Deus fez em sua vida. Os filhos participam das tarefas semanais.

Pais Para Toda a Vida Os princpios bblicos de paternidade so compartilhados semanalmente no grupo atravs de lies, durante dez semanas seguidas, capacitando pais a educar filhos de toda e qualquer faixa etria, de acordo com o plano e direo de Deus. Ao final do curso realiza-se uma Noite de Testemunhos, que serve tanto de Noite de Formatura para os pais, como de informao para os convidados.

No dependa de outros... voc o professor.


Aqui est uma sugesto. Toda criana em idade pr-escolar precisa aprender com seus pais essas idias de Deus. 12 Idias de Deus 1 - Deus fez todas as coisas (Gn. 1.1,21,27; 2.4; 5.1; Ml. 2.10a) 2 - Obedea a voz de Deus (Dt. 15.5; 1Rs 19.13; Sl. 46.10; Is. 28.23; Jo. 10.3) 3 - Escolha o caminho de Deus (2 Sm. 22.31; J 23.11, Sl. 37.23, Pv. 10.29a) 4 - Ame a Deus de todo o corao

(Dt. 6.5; Mt. 22.37; Lc. 10.27, Rm. 10.9, 1Jo. 4.7-21) 5 - Ame aos outros e a si mesmo (Mc. 12.31; Jo. 13.34; 15.12,17; Rm. 13.8; 1Jo. 3.23; 4.7-12) 6 - O presente de amor de Deus para mim Jesus (Jo. 3.16; At. 11.17; Rm. 5.17; 6.23) 7 - Confiando totalmente em Jesus (Jo. 14.1-2; Rm. 10.9; At. 8.37; 16.31; 1Jo. 3.23) 8 - Pea perdo a Deus e perdoe os outros (Mat. 6.14; Mc. 11.25-26; Lc. 17.1-4; 1Jo.1.9) 9 - O Esprito de Deus habita em mim (1Co.3.16; Lc. 11.13; 1Co. 6.19; 2Tm. 1.14) 10 - Eu perteno a Jesus ( Mc. 9.41; 1Co. 3.23; 2Co. 10.7, Gl. 3.29; 5.24) 11 - Fazendo o que Jesus diz para fazer (Jo. 15.14; 13.34; 15.9-17; 21.15-17, 1Jo. 4.7-11) 12 - Jesus est sempre comigo (Mat. 28.20; Dt. 31.6; Hb.13.5) 01 Mentira: Casamento um contrato. Verdade: Casamento uma aliana criada por Deus. Mentira: Eu amo voc, no sua famlia! Verdade: Voc no casou somente com seu cnjuge; ganhou o pacote completo. Mentira: Eu posso trocar meu cnjuge. Verdade: Voc pode trocar de parceiro somente na dana. Mentira: Ns somos diferentes demais. Verdade: Incompatibilidade ou diferenas no matam um relacionamento. Como voc lida com as diferenas do outro o que conta. Mentira: Eu perdi aquele amor por voc, e assim vai... Verdade: Aquele amor por voc pode ser restaurado. Mentira: Um casamento mais tradicional poder salvar-nos. Verdade: A inteno de Deus gerar a unidade de uma s carne. Mentira: No posso mudar sou assim mesmo; pegar ou largar. Verdade: Eu posso mudar, mas isso requer desejo, obedincia e fora. Mentira: Tem sido apenas um caso. Vamos nos divorciar. Verdade: Casos so srios e prejudiciais, mas nada alm da restaurao e da reconciliao. Mentira: No importa o que eu fao; Deus me perdoa. Verdade: Receba a graa de Deus com o corao arrependido. Mentira: Est tudo acabado. Nada pode mudar esse relacionamento. Verdade: Nunca tarde demais, porque para Deus tudo possvel. Extrado e adaptado com permisso de Divorce Proofing Your Marriage.

02

03

Mentiras que conduzem ao divrcio - 10 Verdades que o previne.

04

05 06

07

08

09

Deus tem um plano imutvel para a famlia.

10

Culturas vm e vo. Levantam-se edifcios e os derrubam, mas a famlia permanece firme. Hoje, h muitos que acreditam que a famlia uma instituio falida, definindo-a segundo os padres mundanos. A verdade que o plano de Deus para a famlia continua sendo o mesmo e igualmente para o sculo XXI. A famlia precisa de mudana. As famlias enfrentaram desafios desconhecidos no passado. Televiso e Internet tm trazido influncias externas para dentro da nossa sala. A inocncia das crianas est sob ataque assim como o cenrio de violncia que eles tm presenciado durante a vida. Hoje, o medo de uma criana em perder o dinheiro do lanche na escola tem sido substitudo pelo terror dos colegas de classe ser alvos de tiros. O tempo de qualidade da famlia um bem precioso. Agendas individuais so comuns e tornam raro o tempo livre da famlia. Outrora faziam as refeies juntos, agora passa a ser propositalmente planejada. Todos os dias mais compromissos so acrescentados e aquele que era para ser o nico encarado como cuidado familiar e alterna cuidado com o tempo e a agenda. Ficaramos admirados em saber que hoje os pais sentem que desperdiam tempo enquanto esto no banho? Em geral, a maioria dos pais confirma que deseja ser bem sucedido com relao paternidade, mas sentem que eles no o fazem. A questo entre a demanda da vida e o desejo deles de ter uma famlia saudvel, muitas vezes pode oprimir o casal e dividir os pais com um constante sentimento de culpa e fracasso. Sabemos das presses que enfrentam e do desejo de ter um casamento e uma famlia saudvel. Ns queremos ajud-los. Famlias esto sendo habilitadas. O MMI um ministrio que providencia ferramentas para fortalecer seu casamento e a sua famlia. Oferecemos cursos em 96 pases que ensinam os princpios bblicos que podem transformar o seu casamento e a sua famlia. Oferecemos tambm livros para encorajar e desafiar vocs. O nosso desejo que vocs sejam bem sucedidos. No h como ficar livre das presses externas contra a famlia, mas voc pode ter paz em meio s tempestades. Voc no pode isolar seus filhos do mundo ou coloc-los em uma redoma de vidro, porm, pode ensin-los como permanecer firmes no Senhor Jesus e superar as influncias do mundo. Vocs no esto sozinhos. Ns estamos aqui para ajud-los.

Invista Tempo

Nos dias atuais o que mais vemos so famlias sendo destrudas. Pais e filhos que no se entendem. Cremos que Deus no instituiu a famlia para viver esse caos. Em Malaquias 4.6 diz: ele converter o corao dos pais aos filhos e o corao dos filhos a seus pais, para que eu no venha e fira a terra com maldio. Deus no nos criou para sermos inimigos dos nossos filhos, mas sim amigos. Essa amizade construda a partir do nascimento. A amizade que construmos com eles ao longo dos anos determina o nvel de relacionamento na idade adulta. Colheremos no futuro o que semeamos hoje, a semeadura opcional, porm, a colheita obrigatria. H diversas maneiras de semearmos na vida dos filhos, dando-lhes carinho, amor, ateno, tempo de qualidade, investindo financeiramente, etc. Hoje o que eles mais precisam do nosso tempo e esse um dos inimigos da famlia. Alguns pais se preocupam somente com a rea financeira (trabalho excessivo) no tendo tempo para lazer ou simplesmente um bate papo com os filhos. Se a semeadura no receber o devido cuidado, com o passar dos anos, os filhos crescem e se esforam para chegar sozinhos maturidade. Muitos dizem no se sentir amados ou que at odeiam seus pais por no terem a ateno deles. Como pais, devemos investir tempo na vida dos nossos filhos. Alguns gastam mais tempo com coisas

suprfluas do que com os filhos. Outros so ausentes e querem suprir essa falta com presentes ou coisas. O que eles precisam da nossa presena. Certa vez uma jovem disse que preferiria mil vezes ouvir seu pai dizer-lhe que a amava a ganhar um carro novo. E foi exatamente isso que ele lhe deu um carro novo. Nossos filhos precisam ouvir com mais freqncia que os amamos, no perca tempo, verbalize isso todos os dias se possvel, abrace-os, diga-lhes que so uma bno, que so preciosos, singulares e que eles so bem-vindos a essa famlia. H filhos com sentimentos de que no so aceitos, no so amados e que no pertencem famlia, porque perdemos oportunidades. Em Salmos 127.3 diz que os filhos so herana do Senhor, ns somos apenas mordomos dessa herana e devemos devolv-los ao Senhor em bom estado. Abaixo segue algumas dicas de como investir tempo em nossos filhos. 1- Assista a filmes prediletos juntos e conversem sobre os mesmos depois. 2- Oua suas msicas favoritas e depois fale sobre elas. 3- Ore um com o outro. 4- Diga-lhe que sente orgulho de t-lo como filho. 5- Compartilhem segredos. 6- Adorem a Deus juntos. 7- Faam projetos um com o outro. 8- Divirtam-se juntos. 9- Aceite as sugestes dele. 10- V aos eventos da escola dele. 11- Esteja presente nos momentos importantes para ele. 12- Faam pelo menos uma refeio juntos. 13- Elogie e aplauda suas vitrias. 14- Chore com ele quando estiver triste. 15- Sonhem juntos. 16- Estudem a Bblia juntos. 17- Faam exerccios ou pratiquem esportes juntos. 18- Sorriam e conversem dentro de casa. 19- Leiam livros juntos. 20- Abracem-se. 21- Pea perdo, reconhea seus erros. 22- Segurem as mos um do outro. 23- Admire-se dos talentos dele. 24- Seja amigo. 25- Faam compras juntos. 26- Faam uma viagem juntos. 27- Vejam fotos de famlia juntos. 28- Pea-lhe ajuda na soluo de problemas e compartilhe seus sentimentos. 29- Faam devocional. 30- Envie-lhe cartes ou cartas. Eclesiastes 3.1-8 fala que h tempo para todas as coisas, portanto, hoje tempo de investir tempo! Rosemary M.C. Santos

Elimine o estresse do casamento

Os empregadores lutam contra o fato de que mais de 50% da perda de dias trabalhados ocorre devido a problemas ligados ao estresse. Muitas pessoas sofrem em decorrncia de sintomas da vida ocupada e sob presso; elas no conseguem manter um bom desempenho em seus empregos e igualmente so incapazes de faz-lo no casamento e na vida familiar. Eventos marcantes da vida atuam como uma enorme fonte de estresse. Quando pensamos nos acontecimentos que nos causam ansiedade nossa tendncia enfatizar o pior, como a falncia, a morte ou o divrcio. Estas so as principais fontes de presso mas no so as nicas. At mesmo as situaes de alegria podem deixar nossos relacionamentos sob presso e elevar nosso nvel de tenso. O nascimento de um beb, a ida dos filhos para a escola pela primeira vez, ou jovens saindo de casa para a faculdade podem gerar enorme presso. Um casamento na famlia pode ser particularmente estressante devido a todos os interesses familiares envolvidos. O estresse identificado quando o corpo comea a reagir tenso constante e comea a desmoronar, o que s acontece aps um longo processo de esgotamento devido s preocupaes dirias. Inmeros problemas de sade so associados ao estresse incluindo problemas cardacos, cncer, depresso, deficincia imunolgica, dores de cabea, perda de memria e obesidade.. Casamentos sob estresse podem ter sintomas semelhantes; quase sempre quando os problemas surgem no relacionamento, eles so um sintoma de tenso e presso j existente h anos. Os problemas no casamento incluem: ausncia de comunicao, solido, discusses, separao e divrcio. Talvez voc sinta presso em seu casamento, mas no possa atribu-la aos principais fatores j mencionados. Todavia isso no significa que seu casamento no esteja sentindo os efeitos do estresse. Um tornado pode atingir uma cidade e causar destruio em poucos segundos, os danos so terrveis e o projeto de reconstruo parece impossvel. Igualmente a eroso pode causar devastao num terreno, mas o processo muito mais lento, um processo gradual e subterrneo, mas ao final produz os mesmos resultados. Controvrsias dirias se no resolvidas podem, pouco a pouco, erodir um relacionamento, pequenas coisas como: meias deixadas no cho, reclamaes, o estresse da manuteno do lar e crticas podem, lentamente, causar a presso no casamento. A presso pode ser contida por um tempo, mas no fim o refluxo pode ser tanto uma exploso quanto um colapso emocional. Ento o que voc pode fazer para lidar com o estresse no relacionamento? Observe que ns no perguntamos o que voc pode fazer para evitar o estresse. Esta seria uma tarefa impossvel no mundo em que vivemos, contudo h coisas que podemos fazer para trazer algum alvio. Derrotando o Estresse no Casamento Diminua o ritmo identifique as coisas que possam ser deixadas de lado e que causem presso. Reserve tempo para conversarem entre si. Lembre-se que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus. Passem tempo como casal, encontrem uma atividade que vocs dois gostem e divirtam-se juntos. Resolvam os problemas juntos ao invs de tentar solucion-lo sozinho. Sexo, uma vida amorosa sadia em seu casamento reduzir o estresse.. Oramento estabelea um oramento e viva dentro dele. Compreenda que mudanas levam tempo, no tenha metas irreais. Durma, voc precisa de pelo menos sete horas ou mais para ficar bem. Tente identificar as coisas que so as maiores fontes de estresse, uma vez que voc conhea os tigres desenvolva estratgias para vencer cada um deles. (Por exemplo, se perder as chaves gera discusso arrume um lugar onde elas sempre possam ser encontradas). Todos os dias reservem tempo para orar e ler a Bblia, juntos. Resolva logo os problemas.

Semeie a semente certa. Ao invs de dizer Eu no consigo declare a Palavra de Deus Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Estatsticas do Estresse. Mais de 90% de todas as visitas dos mdicos da famlia so geradas devido a problemas ligados ao estresse. Os gastos com sade so aproximadamente 50% maiores para trabalhadores que apresentam elevado nvel de estresse. 40% da renovao de pessoal devido ao estresse. As mulheres que trabalham tempo integral e possuem filhos menores de treze anos apresentam os maiores nveis mundiais de estresse.

Referencias:
* Field, Ironson, Pickens et al. (1996). A terapia de massagem reduz a ansiedade e acentua o padro EEG de computao matemtica. Jornal Internacional de Neuroscience 86, 197-205 * Jornal de Medicina Ocupacional e do Meio Ambiente * Instituto Americano de Estresse * Pesquisa Mundial Roper Starch 2003

Como est o nivel de estresse em seu casamento?? - Faa o teste

Papai, onde voc est? Mike e Marilyn Phillipps Uma noite, h muitos anos, ns recebemos uma ligao urgente. Alguns dias antes, ns havamos conhecido um casal cuja famlia e o casamento foram transformados quando eles se inscreveram para participar do grupo Casados para Sempre. O marido fora um alcolatra por quinze anos, resultando em muito sofrimento para a famlia e o casamento. Miraculosamente, Jesus libertou o esposo do alcoolismo e ele e sua esposa aprenderam o plano de Deus para o casamento. Eles foram convidados para compartilhar seu incrvel testemunho do poder de cura de Deus, em nosso programa de televiso. Pela primeira vez em sua vida conjugal, seu lar estava repleto de alegria e paz. Agora a voz no outro lado da linha dizia que o esposo havia sofrido um terrvel acidente e que fora levado para o pronto socorro. Junto com outro lder corremos para o hospital. Durante o percurso oramos, Senhor permita que este homem viva. Eles esto comeando a viver as Suas bnos. Nossa f era grande, embora soubssemos que as circunstncias eram graves. Quando chegamos ao hospital fomos conduzidos a uma pequena sala no fim do corredor do setor de emergncias. Ns sabamos que este no era um bom sinal, mas ns estvamos determinados a permanecer em f. A sala estava muda. Vrios parentes e amigos estavam sentados orando silenciosamente. Em um sof trs pequenas crianas acotovelavam-se tentando desenhar um ao lado do outro. Ns nos viramos e vimos a me retornando acompanhada do mdico, de um lado, e do capelo, do outro. O olhar em seu rosto nos contou o que no queramos ouvir. Ela sentou-se em uma poltrona e reuniu os filhos em seus braos. Com a voz embargada, ela falou docemente com eles, Crianas, o papai no sobreviveu!

As palavras tocaram a todos ns, mas atingiram s crianas com uma fora feroz. Em uma nica voz eles gritaram No! Repetidamente, eles gritaram aquela simples palavra: No! Aquela palavra ecoou pela sala e foi somente abafada por seus soluos. Aquela nica palavra ressoou em nossos ouvidos. De repente ela comeou a multiplicarse em nosso interior. De p naquela sala, comeamos ouvir as primeiras centenas, depois milhares, e por fim milhes de No ecoando dentro de ns. O choro de muitas crianas era perturbador. Quando no podamos mais suportar o som, o Senhor falou em nossos coraes. Vocs ouvem o choro desses pequeninos que acabaram de perder o pai. Vocs entendem a dor deles. Vocs padecem pela perda deles. Contudo, todos os dias milhes de crianas em todo o mundo perdem um dos pais atravs do divrcio e no h quase ningum que oua o choro deles. No esquea o que eu mostrei a vocs nesta noite. No esquea o choro que vocs ouvem dentro de seus coraes agora. Ele o choro interior do luto silencioso, dos pequenos que perderam um dos pais. A sala onde estvamos pareceu criar vida. Um a um os parentes e amigos presentes passaram a confortar a famlia. Carinhosamente pegavam as crianas em seus braos e com ternura sussurravam palavras de esperana em seus ouvidos, papai est nos cu com Jesus agora. Enquanto eles abraavam e consolavam aqueles pequeninos, Deus outra vez falou aos nossos coraes. Vocs esto ouvindo algum dizer a essas crianas que o que aconteceu foi uma coisa boa. Algum est dizendo que as coisas agora vo melhorar? Algum deles est dizendo que a vida deles vai melhorar agora que seu pai se foi? Contudo, exatamente o que filhos do divrcio ouvem quando expressam sua tristeza pela sua perda. Ns ento comeamos a perceber que com muita freqncia, no esforo de aliviar a prpria dor, os adultos desprezam a tristeza e a consternao dos filhos. Pelo fato dos adultos racionalizarem que o evento do divrcio dever solucionar os problemas, so levados a pensar que so capazes de convencer tambm as crianas de que isso verdade. Para uma criana, o divrcio pode ser ainda pior do que a morte. Num dado momento, a criana chega a compreender a morte. muito mais simples enfrentar a morte do que entender porque um dos pais que eles amam decidiu ir embora e agora vive do outro lado da cidade com uma nova famlia. Ns j ouvimos muitos conselhos dirigidos a casais divorciados em que se recomenda dizer aos filhos que o conflito entre pai e me, e que isso nada tem com os filhos. Ns nos perguntamos o que deve um filho pensar quando seus pais ento se casarem novamente e tiverem outros filhos. Nossa suspeita de que a mensagem seja muito mais forte e clara do que qualquer coisa que papai ou mame possam ter dito na inteno de confort-los.

Enfrentando o luto Papai, onde voc est? Mike e Marilyn Phillipps Uma noite, h muitos anos, ns recebemos uma ligao urgente. Alguns dias antes, ns havamos conhecido um casal cuja famlia e o casamento foram transformados quando eles se inscreveram para participar do grupo Casados para Sempre. O marido fora um alcolatra por quinze anos, resultando em muito sofrimento para a famlia e o casamento. Miraculosamente, Jesus libertou o esposo do alcoolismo e ele e sua esposa aprenderam o plano de Deus para o casamento. Eles foram convidados para compartilhar seu incrvel testemunho do poder de cura de Deus, em nosso programa de televiso. Pela primeira vez em sua vida conjugal, seu lar estava repleto de alegria e paz. Agora a voz no outro lado da linha dizia que o esposo havia sofrido um terrvel acidente e que fora levado para o pronto socorro. Junto com outro lder corremos para o hospital. Durante o percurso oramos, Senhor permita que este homem viva. Eles esto comeando a viver as Suas bnos. Nossa

f era grande, embora soubssemos que as circunstncias eram graves. Quando chegamos ao hospital fomos conduzidos a uma pequena sala no fim do corredor do setor de emergncias. Ns sabamos que este no era um bom sinal, mas ns estvamos determinados a permanecer em f. A sala estava muda. Vrios parentes e amigos estavam sentados orando silenciosamente. Em um sof trs pequenas crianas acotovelavam-se tentando desenhar um ao lado do outro. Ns nos viramos e vimos a me retornando acompanhada do mdico, de um lado, e do capelo, do outro. O olhar em seu rosto nos contou o que no queramos ouvir. Ela sentou-se em uma poltrona e reuniu os filhos em seus braos. Com a voz embargada, ela falou docemente com eles, Crianas, o papai no sobreviveu! As palavras tocaram a todos ns, mas atingiram s crianas com uma fora feroz. Em uma nica voz eles gritaram No! Repetidamente, eles gritaram aquela simples palavra: No! Aquela palavra ecoou pela sala e foi somente abafada por seus soluos. Aquela nica palavra ressoou em nossos ouvidos. De repente ela comeou a multiplicar-se em nosso interior. De p naquela sala, comeamos ouvir as primeiras centenas, depois milhares, e por fim milhes de No ecoando dentro de ns. O choro de muitas crianas era perturbador. Quando no podamos mais suportar o som, o Senhor falou em nossos coraes. Vocs ouvem o choro desses pequeninos que acabaram de perder o pai. Vocs entendem a dor deles. Vocs padecem pela perda deles. Contudo, todos os dias milhes de crianas em todo o mundo perdem um dos pais atravs do divrcio e no h quase ningum que oua o choro deles. No esquea o que eu mostrei a vocs nesta noite. No esquea o choro que vocs ouvem dentro de seus coraes agora. Ele o choro interior do luto silencioso, dos pequenos que perderam um dos pais. A sala onde estvamos pareceu criar vida. Um a um os parentes e amigos presentes passaram a confortar a famlia. Carinhosamente pegavam as crianas em seus braos e com ternura sussurravam palavras de esperana em seus ouvidos, papai est nos cu com Jesus agora. Enquanto eles abraavam e consolavam aqueles pequeninos, Deus outra vez falou aos nossos coraes. Vocs esto ouvindo algum dizer a essas crianas que o que aconteceu foi uma coisa boa. Algum est dizendo que as coisas agora vo melhorar? Algum deles est dizendo que a vida deles vai melhorar agora que seu pai se foi? Contudo, exatamente o que filhos do divrcio ouvem quando expressam sua tristeza pela sua perda. Ns ento comeamos a perceber que com muita freqncia, no esforo de aliviar a prpria dor, os adultos desprezam a tristeza e a consternao dos filhos. Pelo fato dos adultos racionalizarem que o evento do divrcio dever solucionar os problemas, so levados a pensar que so capazes de convencer tambm as crianas de que isso verdade. Para uma criana, o divrcio pode ser ainda pior do que a morte. Num dado momento, a criana chega a compreender a morte. muito mais simples enfrentar a morte do que entender porque um dos pais que eles amam decidiu ir embora e agora vive do outro lado da cidade com uma nova famlia. Ns j ouvimos muitos conselhos dirigidos a casais divorciados em que se recomenda dizer aos filhos que o conflito entre pai e me, e que isso nada tem com os filhos. Ns nos perguntamos o que deve um filho pensar quando seus pais ento se casarem novamente e tiverem outros filhos. Nossa suspeita de que a mensagem seja muito mais forte e clara do que qualquer coisa que papai ou mame possam ter dito na inteno de confort-los.

Compartilhar |

Estu

do
A crist vida sria significa

continuamente fazer julgament os morais.

PERFIL DO CRISTO DO PONTO DE VISTA BBLICO A vida crist sria significa continuamente fazer julgamentos morais. Para isso devemos, em primeiro lugar, aceitar que existem leis morais aplicveis a todos. Para alguns, a escolha entre o certo e o errado, ou bem e mal, baseada naquilo que for conveniente para o momento. Outros baseiam a sua moralidade nas convices culturais ou na influncia da mdia, principalmente da TV. Os cristos devem tirar seus valores da Bblia. A tica bblica est preocupada com o estilo de vida que a f crist exige. (Tg 3:13; 1o Pe 3:2-16; 2o Pe 3:11) O carter de Deus refletido na tica bblica. Assim, as virtudes como honestidade, bondade, gentileza e integridade, so atributos definidos por Deus e no esto sujeitos s opinies particulares. A tica bblica para todos, no distingue raa, classe social e nvel cultural. (Gl 3:28; Cl 3:11 e Tg 2:1-10). Os requisitos morais pelos quais os cristos devem viver hoje so os mesmos de ontem e sero os mesmos de amanh, porque Jesus Cristo o mesmo, ontem, hoje e o ser eternamente (Hb 13:8). A nossa tarefa chamar de certo, errado, bem ou mal, o que Deus chama certo, errado, bem ou mal. No h liberdade individual para decidir quais valores so corretos. Deus j os revelou para ns. Para o

cristo, o estilo de vida uma questo de lealdade a Deus, no de preferncia pessoal. Qual a ordem moral contida nas escrituras? Que devemos sempre considerar a preciosida-de daqueles que esto ao nosso redor. Devemos viver de uma maneira que reflita Cristo em ns. Jesus sempre se orientava em relao aos outros e estabeleceu o padro tico; o uns aos outros das escrituras. Devemos seguir seu exemplo e orientar o nosso comportamento de acordo com a preciosidade dos outros. (Jo 13:34-35 e Cl 3:8-9, 12-14). Devemos considerar quem vem atrs, quem est ao nosso lado e quem est nossa frente. uma sensibilidade de amor a Deus e ao prximo. (Mc 12:28-31 e 1o Jo 4:19-21). A qualidade do carter cristo exemplificada pela presena ou ausncia de trs atributos: - Respeito, - honra e - honestidade Ter uma atitude de respeito honra e honestidade no suficiente, tem que haver uma demonstrao contnua dos trs. Os relacionamentos interpessoais fundamentais para todos os relacionamentos humanos so: Autoridade Pais Ancios Companheiros e irmos Propriedades dos outros Natureza

Respeito por Autoridade Autoridade um conceito bblico (Romanos 13:1, 1o Pedro 2:13-14 e 17; Hebreus 13:17a). O homem, por natureza, no gosta de autoridade, porm a tica bblica requer que vivamos de acordo com a autoridade, honrando os outros. Todas as autoridades originam-se de Deus (Rm13:1); Deus quer que respeitemos a autoridade (Rm 13:2-3) e treinemos os nossos filhos a fazerem o mesmo (Ef 6:1-4). O Senhor colocou pessoas em posio de autoridade para evitar o caos, a confuso e a destruio. Imagine se no houvesse autoridade governando o trfego; para punir os malfeitores e traz-los justia e para proteger os inocentes (Rm 13:4). Conclumos ento que a autoridade necessria para manuteno da ordem. A submisso autoridade aceitar que Deus colocou essa pessoa sobre ns. Muitas vezes uma atitude amarga em relao autoridade uma atitude amarga contra Deus.

Respeito pelos pais

Ensinar aos filhos a respeitarem e honrarem os pais fundamental no ensino sobre respeito s outras pessoas (x 20:12). Este mandamento est associado a uma promessa. Consequentemente, a desonra tambm est ligada a uma maldio. Os que desonram seus pais recebero o peso do julgamento de Deus (Pv 30:17; x 21:15,17 e Lv 20:9). Os filhos no obedecero, respeitaro ou honraro automaticamente a seus pais. Essas atitudes so contrrias sua natureza. Eles precisam receber treinamento e orientao. Os pais so os governadores designados por Deus para administrar as almas de seus filhos. De acordo com a Bblia, honrar os pais implica em um profundo respeito, dado com amor. Honrar por dever no anula a honra, mas anula a santidade da honra e a inteno original de Deus. Deus nos chama a um relacionamento de discipulado com os nossos filhos; a lev-los da inocncia e estultcia maturidade e sabedoria (Pv 4:1-7).

Respeito por idade A mensagem bblica clara: Honrar a idade honrar a Deus (Lv 19:32). uma ordem bblica. A traduo literal desse versculo que diante de uma pessoa idosa, voc se levantar e a honrar, e assim temers o seu Deus.

Respeito pelos colegas e irmos A ltima parte dos dez mandamentos representa o relacionamento do homem como homem. So as orientaes para o nosso comportamento, servindo como uma restrio e encorajamento moral de nossas aes em relao aos outros ... considerando cada um, os outros superiores a si mesmo (Fp 2:3); ... suportar uns aos outros (Cl 3:13); ... preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12:10) ... amar uns aos outros (Rm 13:8)

Jos Adelson de Noronha

http://verboeterno.wordpress.com

A sua famlia edifica a F de forma que possa enfrentar o impossvel? Mike e Marilyn Phillipps Por muitos anos ns vimos a Igreja crescer em f em vrias reas. A F , cada vez mais, objeto de pregaes e colocada em prtica. A cura fsica, a prosperidade, a libertao e a cura interior, so todas reas nas quais vemos

a f crescer no corao daqueles que crem, contudo o casamento e a famlia parecem permanecer os ltimos da lista. Muitas vezes ns vemos casais atendendo a um apelo, onde so orientados para to somente crerem em Deus e ento verem a mudana em seu casamento. Porm como eles podem faz-lo diante do impossvel? Se os apelos para a cura fsica fossem ministrados da mesma maneira que so ministrados os apelos para a cura na famlia e no casamento poucos teriam f para receber a curar de seus corpos. A dvida e a incredulidade permeiam o entendimento da igreja quando se trata da famlia e do casamento. O livre arbtrio indicado como a principal razo pela qual um cnjuge no acredita na mudana do outro. Quase sempre os conselheiros baseiam-se muito mais em suas prprias experincias ou na de suas famlias na compreenso dos problemas no casamento e na famlia do que naquilo que Deus diz a esse respeito. Os casais tm sua esperana roubada, os pais no so fortalecidos em sua f, e dito aos filhos menores que a separao de sua famlia far com que as coisas melhorem. Se a f o que traz esperana, como ela pode se desenvolver numa atmosfera sem esperana?

H falta de f em nossas famlias hoje? Freqentemente, quando um casal chega ao ponto de uma separao ou divrcio, dito quele que deseja se reconciliar que nada pode ser feito. So necessrios os dois para que o casamento seja curado. Se um cnjuge no quer permanecer, praticamente certo que ser dito ao que deseja a reconciliao para deix-lo livre e seguir adiante com sua vida. Se o mesmo conselho fosse dado s pessoas que acabaram de receber o diagnstico de uma doena crnica, haveria qualquer esperana para a cura fsica? No, os apelos para a cura fsica so feitos logo aps a pregao da palavra e depois de testemunhos que fortalecem a f dos ouvintes, tornando-os aptos a buscarem seus prprios milagres. Porque no acontece o mesmo com problemas no casamento e na famlia? As Escrituras nos dizem muitas coisas sobre a f. Ns sabemos que sem ela impossvel agradar a Deus (Hebreus 11:6). Ns sabemos que at mesmo Jesus foi impedido no seu ministrio terreno, devido falta de f entre os que o rodeavam (Mateus 13:58). E as escrituras nos colocam uma importante questo, quando vier o filho do homem, achar porventura f na terra? (Lucas 18:8). Achar Ele f no casamento e na famlia?

A F comea em nosso contexto familiar Ns no podemos continuar falando sobre f no corpo de Cristo desprezando o casamento e a famlia. Todas as nossas questes de vida tm sua origem no lar. Deus quer que ns aprendamos o que ele ensina sobre casamento e famlia. Ns temos que primeiro aprender como exercitar a f no contexto de nossas famlias. Muitas vezes parece muito mais fcil ter f por outros do que por aqueles que ns conhecemos e nos conhecem muito bem. muito mais fcil ter f em coisas que esto fora do nosso contexto de famlia. Entretanto, Deus quer que nossa f comece em nossas famlias! Crescer e amadurecer juntos em f por nossas famlias implica em fixar nossa viso nas promessas de Deus para alm das circunstncias. F em nossa famlia significa: Aprender qual a viso de f de Deus para o nosso cnjuge e filhos. Descobrir quais dons Deus colocou em cada um de ns e aprender a desenvolv-los. Descobrir cedo na vida de nossos filhos qual o plano de Deus para eles e cooperar para que ele se realize na vida deles. Arrepender-se dos anos passados de quando no sabamos o que agora conhecemos. Confiar em Deus em cada novo dia e crer que Ele est cuidando de cada membro da famlia.

Nossas famlias propiciam a melhor escola de f que podemos esperar. A famlia a arena onde nossos coraes so mais testados e onde podemos ver o que ainda reside em ns. Talvez possamos sorrir superficialmente algumas horas por semana na igreja, mas aqueles que vivem em nosso lar conhecem quem realmente somos. Que melhor lugar poderamos ter para, em honestidade, comear a edificar a f? Andar em f um processo para a vida toda. Toda famlia tem desafios. Que cada desafio enfrentado seja um incentivo a nos fortalecer na palavra de Deus e a crer ainda mais nas promessas de Jesus. Que possamos aprender a ser honestos em nossas famlias e a nos apoiar, em unidade, diante das tempestades da vida! O inimigo busca nos dividir e conquistar nossas famlias, mas Jesus pagou o preo de nossa vitria.

Curso casados para sempre


O Marriage Ministries Intemational trabalha junto com a igreja local para curar e fortalecer os casamentos. Nossa firme convico que todos os casais tm uma tarefa do Senhor, e nosso desejo ajudar a edific-los e equip-los para tal ministrio como uma equipe de uma s carne. Cremos que, quando os lares so fortes, as igrejas so fortes. Os princpios bblicos compartilhados no curso Casados Para Sempre ensinam aos casais como andar na plenitude do relacionamento de uma s carne, capacitando-os a se tornar um lar cristo que seja luz, ministrando salvao, cura e libertao em nome do Senhor Jesus. Para os casais cujos casamentos esto atribulados. O MMI oferece esperana de reconciliao e cura permanentes. Os estudos do curso Casados Para Sempre providenciam as ferramentas necessrias para aqueles que esto procurando andar em paz e harmonia. Os casamentos que ficaram frios e rotineiros descobrem nova vida e vibrao, quando experimentam um aprofundamento do amor de Deus no MMI. O plano de Deus para o casamento torna-se cada vez mais empolgante e penetrante. Os casamentos rotineiros podem descobrir um novo despertamento na verdade da Palavra de Deus. Os casamentos que j tm uma base firme caminham para a excelncia, atravs dos princpios bblicos ensinados nas aulas de MMI. Os casais que j tm bons casamentos aprendem a usar sua estabilidade para reproduzir vida em outros. O curso Casados Para Sempre contm 13 lies, ministradas em 14 semanas, com os seguintes contedos: Contedo do curso: Semana 1 - Aliana: Explicao do termo aliana. Aliana como base para o casamento. Termos e promessas da aliana.

Semana 2 Uma S Carne: O plano original de Deus para o casamento. O que aconteceu ao casamento na queda. O que o Senhor Jesus Cristo redimiu para o casamento.

Semana 3 Papis: Os papis bblicos para o marido e a esposa, com base no modelo do Senhor Jesus e a Igreja. Aplicao prtica dos papis nas reas fsica, emocional e espiritual.

Semana 4 Semeando e Colhendo: Percepo do nosso processo constante de semear e colher em nosso casamento. Como selecionar sementes. O que fazer com colheitas ruins.

Semana 5 Perdo: O porqu da necessidade de perdoar o nosso cnjuge. Como perdoar. Como continuar perdoando, mesmo que a ofensa se repita.

Semana 6 Viso de F e Confiana: Como obter de Deus uma viso de f para nosso cnjuge e o nosso casamento. Fixando nossos olhos na Palavra e no nas circunstncias. Confiando na firmeza de Jesus.

Semana 7 Orando Juntos: Intimidade e unidade na orao diria do esposo e da esposa juntos. Por que orar no Esprito.

Semana 8 Acordo: O que acordo bblico. Problemas com o acordo mundano. Como marido e esposa podem andar juntos em acordo.

Semana 9 Fluindo Juntos no Esprito: Quais so os dons do Esprito. Para quem foram planejados. Eles esto disponveis hoje. Dons no lar.

Semana 10 Intimidade: O plano original de Deus para a unio sexual do marido com a esposa. Propsito do sexo. Benefcios da unio sexual. Intimidade fsica dirigida pelo Esprito Santo.

Semana 11 Batalha Espiritual: Nosso cnjuge no nosso inimigo! Contra quem estamos lutando? Quais so nossas armas. Como lutamos.

Semana 12 Estilo de Vida: Padres santos da Palavra para o casamento. Reconhecimento de reas de trevas em nosso relacionamento conjugal. Alinhando nossas vidas com o plano de Deus mostrado na Palavra.

Semana 13 Ministrio de Uma S Carne: Deus no nos abenoou apenas por abenoar. Dando de nossa abundncia. Como fluir como uma equipe de uma s carne.

Marriage Ministries International foi fundado em 1983 e est sediado em Littleton, Colorado, USA. No Brasil sua sede fica na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os grupos de Casados Para Sempre ministram em todos os Estados Unidos e nos cinco continentes. Casais esto descobrindo que "um casamento feito no cu" realmente possvel nesta terra. nosso alvo ver lares cristos que sejam luz em todas os lugares, em todas as cidades, em todas as naes, antes do retomo do nosso Senhor Jesus Cristo.

Anda mungkin juga menyukai