Anda di halaman 1dari 15

Comisso Administrativa

ESTATUTO SOCIAL

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

FEDERAO DAS EMPRESAS JUNIORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTATUTO SOCIAL

Ttulo I Disposies Preliminares

Captulo I Razo Social, Sede e Durao

Art. 1 - A Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina, tambm designada pela sigla FEJESC, constituda aos 18 (dezoito) dias do ms 09 (setembro) do ano de 1994 (mil novecentos e noventa e quatro), uma pessoa jurdica de direito privado, sem fins econmicos, e durao por tempo indeterminado, com sede e foro no municpio de Florianpolis - Estado de Santa Catarina, que se reger pelo presente estatuto e pelas disposies legais aplicveis. Pargrafo nico A associao ter durao por tempo indeterminado e no far qualquer discriminao de raa, cor, gnero ou religio.

Captulo II Das Finalidades

Art. 2 - A FEJESC tem por finalidades:

I.

Representar as Empresas Juniores do estado de Santa Catarina no mbito estadual nas dimenses econmicas, sociais, educacionais e culturais;

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

II.

Defender a filosofia do Movimento Empresa Jnior, preservando seus objetivos iniciais, baseado no cdigo de tica aprovado em Assemblia Geral pela Brasil Jnior em 2003;

III.

Difundir e promover o ideal de Empresa Jnior dentro dos padres determinados pelo estatuto da Brasil Jnior;

IV.

Buscar suporte para o desenvolvimento e criao de Empresas Juniores em Santa Catarina;

V.

Fiscalizar a qualidade dos servios prestados, manter a integridade, idoneidade e respeito filosofia do Movimento Empresa Jnior praticados pelas Empresas Juniores do estado de Santa Catarina e tomar as medidas corretivas para adequar-se ao presente estatuto, quando se fizerem necessrias;

VI.

Apoiar e orientar o desenvolvimento/surgimento das Empresas Juniores de Santa Catarina;

VII. VIII.

Integrar e fortalecer o Movimento Empresa Jnior estadual; Representar a Brasil Jnior em Santa Catarina e o mesmo na Brasil Jnior.

Pargrafo nico A FEJESC no distribui entre os seus associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais excedentes operacionais, brutos ou lquidos, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, e os aplica integralmente na consecuo do seu objetivo social. (Lei 9.790/99, pargrafo nico do art.1)

Art. 3 - No desenvolvimento de suas atividades, a FEJESC observar os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficincia e no far qualquer discriminao de raa, cor, gnero ou religio. (Lei 9.790/99, inciso I do art.4)

Art. 4 - A FEJESC ter um Regimento Interno que, aprovado pela Assemblia Geral, disciplinar o seu funcionamento.

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

Art. 5 - A fim de cumprir suas finalidades, a Instituio se organizar em tantas unidades de prestao de servios quantas se fizerem necessrias, as quais estaro descritas no Regimento Interno e se regero pelas disposies estatutrias.

Captulo III Definio de Empresa Jnior

Art. 6 - A FEJESC considera como empresa jnior aquelas que atendem plenamente aos requisitos descritos no Conceito Empresa Jnior, aprovado em Assemblia Geral da Brasil Jnior. Ttulo II Dos Membros

Captulo I Da Composio do Quadro Social

Art. 7 - A FEJESC composta por: MEMBRO EFETIVO toda empresa jnior que seja filiada federao supra-citada. MEMBRO HONORRIO toda pessoa fsica ou jurdica, que a critrio do Conselho Deliberativo, tenha prestado servios relevantes para o desenvolvimento dos objetivos da FEJESC, dispensada do pagamento de contribuio social; MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA todo aquele que seja membro ou exmembro de empresas juniores federadas e tenham passado por um treinamento e/ou seleo, salvo deciso do Conselho Deliberativo em Assemblia Geral; CONSELHO DELIBERATIVO composto por dois membros oficiais de cada empresa jnior filiada, sendo um representante e um suplente.

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

CONSELHO FISCAL membros efetivos eleitos em Assemblia Geral, tendo como representante um membro oficial que no seja membro do Conselho Deliberativo ou da Diretoria Executiva da FEJESC.

Pargrafo nico - Os associados, independentemente da categoria, no respondem subsidiria, nem solidariamente pelas obrigaes da associao, no podendo falar em seu nome, salvo se expressamente autorizados pela Diretoria Executiva.

Art. 8 - O processo de filiao ficar a cargo da Diretoria Executiva da FEJESC, sendo homologado pelo Conselho Deliberativo atravs de regulamentao especfica em Assemblia Geral.

Art. 9 - O membros da FEJESC sero admitidos por deciso do Conselho Deliberativo em Assemblia Geral.

Captulo II Dos Direitos e Deveres

Art. 10 - So direitos de todos os membros efetivos da FEJESC:

I. II. III.

Comparecer s Assemblias Gerais convocadas, mediante representante; Solicitar, a qualquer tempo, informaes relativas s atividades da FEJESC; Utilizar todos os servios sua disposio pela FEJESC.

Art. 11 - So deveres de todos os membros efetivos da FEJESC: I. II. Comparecer s Assemblias Gerais convocadas, mediante representante; Respeitar o estatuto, as deliberaes do Conselho Deliberativo e as decises da Diretoria Executiva; III. Pagar pontualmente as contribuies sociais devidas e taxas cobradas pela

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

FEJESC para os servios por ela promovidos, respeitada a iseno ou outorga aos membros honorrios, no tocante s contribuies regulares. Pargrafo nico Na impossibilidade do pagamento das contribuies sociais e taxas, o caso ser avaliado pelo Conselho Deliberativo.

Captulo III Da Perda de Condio de Membro

Art. 12 - Perde-se a condio de membro da FEJESC:

I. II.

Pela aceitao de sua renncia; Por deciso do Conselho Deliberativo em Assemblia Geral, fundada na violao de quaisquer das disposies do presente estatuto;

III.

Pela dissoluo da Empresa Jnior ou pela cesso de suas atividades. Ttulo III Da Organizao

Art. 13 - A FEJESC ser administrada por: I Conselho Deliberativo; II Diretoria Executiva; III- Conselho Fiscal (Lei 9.790/99, inciso III do art. 4). Pargrafo Primeiro A Instituio no remunera, sob qualquer forma, os cargos de sua Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo, bem como as atividades de seus associados, cujas atuaes so inteiramente gratuitas. (Lei 9.790/99, inciso VI do art. 4)

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

Pargrafo Segundo Para destituir os administradores e alterar o estatuto exigido o voto concorde de dois teros (2/3) dos presentes Assemblia especialmente convocada para este fim, no podendo ela deliberar, em primeira convocao, sem a maioria absoluta dos associados, ou com menos de um tero (1/3) nas convocaes seguintes.

Captulo I Do Conselho Deliberativo

Art. 14 - O Conselho Deliberativo, rgo soberano da Instituio, se constituir dos membros efetivos em pleno gozo de seus direitos estatutrios.

Seo I Das reunies do Conselho Deliberativo

Art. 15 - As reunies do Conselho deliberativo representam a magnitude soberana das decises sobre a FEJESC.

Art. 16 - A convocao da reunio do Conselho Deliberativo dar-se-: I Pelo Presidente, onde devera constar a pauta do dia, com antecedncia mnima de cinco dias teis. II Pela metade mais 1 (um) dos membros da Diretoria Executiva da FEJESC. III Por mais de 1/3 dos membros do Conselho Deliberativo.

Art. 17 - Tero direito a voto nas reunies do Conselho Deliberativo, correspondendo a 1 (um) voto a cada membro efetivo, atravs de seu representante ou seu suplente.

Art. 18 - Sero nulas as decises do Conselho Deliberativo sobre assuntos no inclusos na ordem do dia, a no ser que no Conselho Deliberativo se encontrem represen-

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

tantes de todos os membros efetivos e no haja oposio a qualquer um deles. Art. 19 A instalao das reunies do Conselho Deliberativo requer presena de, no mnimo, 2/3 dos membros com direito a voto e suas decises sero tomadas por maioria absoluta (2/3) de voto dos presentes, salvo disposies em contrario neste estatuto. Pargrafo nico Se decorridos 15 (quinze) minutos da hora prevista para a instalao da reunio do Conselho Deliberativo, no houver quorum, a reunio far-se- com qualquer quorum.

Seo II Das funes e composio do Conselho Deliberativo Art. 20 O conselho Deliberativo responsvel por deliberar acerca de: I Aprovar a Diretoria Executiva selecionada e capacitada pela gesto anterior e decidir a substituio de algum de seus diretores; II Eleger o Conselho Fiscal III Analisar e deliberar sobre o plano de metas, quando apresentado pela Diretoria Executiva; IV Examinar e deliberar sobre o relatrio de atividades da Diretoria Executiva; V Estabelecer diretrizes estratgicas a FEJESC; VI Manifestar-se sobre propostas e matrias que lhe seja submetida pela Diretoria Executiva; VII Aprovar a admisso de membros da FEJESC, bem como a perda da condio de membro; VIII Aprovar, anualmente, as contribuies dos membros efetivos fixados pela Diretoria Executiva, bem como quaisquer doaes previstas no Ttulo IV do presente estatuto;

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

IX Indicar um substituto, no caso de vacncia ou impedimento temporrio da Presidncia da FEJESC; X Aprovar e realizar mudanas estatutrias; XI Deliberar sobre a extino da FEJESC, e sobre a excluso de associados, cassao de mandato que qualquer membro do Conselho e da Diretoria Executiva. XII Deliberar sobre assuntos omissos neste estatuto. Art. 21 O Conselho Deliberativo ser composto por: Presidente e demais conselheiros, que sero eleitos individualmente pelos membros do Conselho Deliberativo da gesto corrente. Pargrafo Primeiro A gesto do Presidente do Conselho tem a durao de 1 (um) ano. Pargrafo Segundo Cada membro efetivo da FEJESC tem direito a ter no Conselho Deliberativo um representante e um suplente, com gesto mnima de 6 (seis) meses, sendo que estes so fixos no perodo de suas gestes.

Seo III Da Presidncia Art. 22 Compete exclusivamente ao Presidente do Conselho Deliberativo: I Presidir as reunies do conselho deliberativo II Representar o Conselho perante a FEJESC e membros efetivos e honorrios. III Convocar reunies extraordinrias, a qualquer momento. IV Responsabilizar-se pelas atividades do Conselho.

Captulo II

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

Da Diretoria Executiva

Seo I Das Funes e da Composio da Diretoria Executiva

Art. 26 - A Diretoria Executiva um dos poderes de administrao e representao da FEJESC, de forma a assegurar a consecuo dos seus objetivos, observando e fazendo observar o presente estatuto e as deliberaes do Conselho Deliberativo.

Art. 27 - A Diretoria Executiva ser composta por um Diretor Presidente, um Diretor Financeiro e demais membros, eleitos pelo Conselho Deliberativo entre membros integrantes do quadro de membros da Diretoria Executiva, para um mandato de 1 (um) ano, permitindo reeleio. Pargrafo Primeiro A Diretoria Executiva poder ter outros cargos de diretor, desde que especificados no Regimento Interno e aprovados no incio da gesto pelo Conselho Deliberativo. Pargrafo Segundo Caso haja necessidade da modificao da estrutura durante a gesto, essa poder ser viabilizada mediante aprovao do Conselho Deliberativo.

Art. 28 - Compete Diretoria Executiva: I Apresentar e cumprir o plano de metas aprovado pelo Conselho Deliberativo; II Executar as deliberaes do Conselho Deliberativo; III Elaborar as demonstraes financeiras, relatrios de atividades, e apresent-los ao Conselho Fiscal e ao Conselho Deliberativo; IV Fixar as contribuies a serem pagas pelos membros efetivos com aprovao do Conselho Deliberativo.

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

Seo II Da Presidncia

Art. 29 - Compete privativamente ao Diretor Presidente: I Representar a entidade em juzo ou fora dele; II Manter a Diretoria Executiva em funcionamento pleno, para que possa cumprir o que lhe determina o Estatuto; III Coordenar a execuo, controle e avaliao das atividades da FEJESC.

Art. 30 - Compete privativamente ao Diretor Financeiro: I Elaborar as demonstraes financeiras e oramentos apresentando-os aos demais membros da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal; II Otimizar ao mximo os recursos da FEJESC; III Apresentar um relatrio trimestral das finanas da FEJESC ao Conselho Fiscal.

Captulo III Do Conselho Fiscal

Seo I Das Funes e da Composio do Conselho Fiscal

Art. 31 - Compete ao Conselho Fiscal: I Examinar e deliberar sobre as demonstraes financeiras e oramentos apresentados pela Diretoria Executiva; II Denunciar ao Conselho Deliberativo quaisquer irregularidades apresentadas nos

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

relatrios apresentados. III Apresentar relatrios, trimestralmente, de avaliao ao Conselho Deliberativo. IV - opinar sobre os balanos e relatrios de desempenho financeiro e contbil e sobre as operaes patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da entidade; (Lei 9.790/99, inciso III do art. 4)

Art. 32 - O Conselho Fiscal ser composto por 3 (trs) pessoas jurdicas, membros efetivos da FEJESC, eleitos pelo Conselho Deliberativo e com gesto de 1 (um) ano, concomitantemente a gesto da Diretoria Executiva.

Ttulo IV Do Uso da Firma Art. 33 O uso da firma ser de responsabilidade do Diretor Presidente e do Diretor Financeiro. Art. 34 Em quaisquer atos que envolvem obrigaes sociais, inclusive assinatura de contratos, emisso de cheques, ordens de pagamento e na constituio de procuradores, a FEJESC dever ser representada pelo seu Diretor Presidente e seu Diretor Financeiro. Pargrafo nico A FEJESC pode ser representada por procurador, desde que a procurao especifique seus poderes e tenha prazo de validade limitada especificado pela Diretoria Executiva, sendo o prazo mximo o de um ano civil.

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

Ttulo V Do Patrimnio

Art. 35 - O patrimnio da FEJESC ser constitudo de bens mveis, imveis, veculos, semoventes, aes e ttulos da dvida pblica.

Art. 36 - A FEJESC ter como fontes de recurso: I As anuidades pagas por seus membros efetivos, a serem fixadas ou alteradas pela Diretoria Executiva e encaminhadas ao Conselho Deliberativo para aprovao; II Recursos provindos de parcerias e patrocnios; III Eventuais fontes provindas da realizao, apoio ou promoo de eventos, a serem fixadas pela Diretoria Executiva e encaminhadas ao Conselho Deliberativo para aprovao; IV Contribuies voluntrias e doaes recebidas.

Art. 37 - No caso de dissoluo da Instituio, o respectivo patrimnio lquido ser transferido a outra pessoa jurdica qualificada nos termos da Lei 9.790/99, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social. (Lei 9.790/99, inciso IV do art. 4).

Art. 38 - Na hiptese da Instituio obter e, posteriormente, perder a qualificao instituda pela Lei 9.790/99, o acervo patrimonial disponvel, adquirido com recursos pblicos durante o perodo em que perdurou aquela qualificao, ser contabilmente apurado e transferido a outra pessoa jurdica qualificada nos termos da mesma Lei, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social. (Lei 9.790/99, inciso V do art. 4)

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

Ttulo VI Da Prestao de Contas

Art. 39 - A prestao de contas da Instituio observar no mnimo (Lei 9.790/99, inciso VII do art. 4):

I - os princpios fundamentais de contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade; II - a publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exerccio fiscal, ao relatrio de atividades e das demonstraes financeiras da entidade, incluindo as certides negativas de dbitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando-os disposio para o exame de qualquer cidado; III - a realizao de auditoria, inclusive por auditores externos independentes se for o caso, da aplicao dos eventuais recursos objeto de Termo de Parceria, conforme previsto em regulamento; IV - a prestao de contas de todos os recursos e bens de origem pblica recebidos ser feita, conforme determina o pargrafo nico do Art. 70 da Constituio Federal.

Ttulo VII Das Disposies Gerais

Art. 40 - A FEJESC ser dissolvida por deciso de Reunio do Conselho Deliberativo extraordinria, especialmente convocada para esse fim, quando se tornar impossvel a continuao de suas atividades.

Art. 41 - O exerccio fiscal da FEJESC deve coincidir com o ano civil.

Art. 42 - O presente Estatuto poder ser reformado, a qualquer tempo, por deciso da

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Comisso Administrativa

maioria absoluta dos membros, em reunio do Conselho Deliberativo especialmente convocada para esse fim, e entrar em vigor na data de seu registro em Cartrio, respeitando a carncia de 2 (dois) anos a partir da data de registro.

Art. 43 - A instituio adotar prticas de gesto administrativa, necessrias e suficientes, a coibir a obteno, de forma individual ou coletiva, de benefcios e vantagens pessoais, em decorrncia da participao nos processos decisrios. (Lei 9.790/99, inciso II do art. 4)

Art. 44 - Todas as empresas juniores com inteno de se filiarem FEJESC devem encaminhar seu pedido Diretoria Executiva. Decorrido o prazo mnimo de 3 (trs) meses, onde sua atuao ser avaliada, seu pedido ser encaminhado ao Conselho Deliberativo, que conceder o ttulo de membro efetivo da FEJESC, considerando as disposies do presente estatuto.

Art. 45 - Os casos omissos sero resolvidos pela Diretoria Executiva e referendados pelo Conselho Deliberativo.

Florianpolis, 15 de Agosto de 2005.

Federao das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina


Contato:admfejesc@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai