Anda di halaman 1dari 17

A VINCULAO ENTRE ALCOOLISMO E A VIOLNCIA CONTRA A MULHER E SUAS VTIMAS ARAJO, Eliane Julkovski: Graduada em Servio Social pela

Universidade Federal de Mato Grosso UFMT (2007). Especialista em Poltica de Segurana Pblica e Direitos Humanos. Profissional da Sade, Mestranda em Polticas Sociais UFMT. Profissional da Sade, atuando como assistente social do Servio de Assistncia Especializada em DST/AIDS Cuiab/MT. Prof. do Centro Universitrio de Vrzea Grande UNIVAG. RESUMO Este artigo fruto de minha monografia de especializao, onde busquei constatar se a vinculao do lcool como causa da violncia masculina contra a mulher restringe a compreenso e atuao do Judicirio, pois, tal vinculao, que encara o lcool como causa desta violncia, impede a compreenso deste fenmeno em sua totalidade, oblitera o olhar sobre a violncia praticada contra a mulher numa perspectiva de gnero, impedindo o desenvolvimento e implementao de polticas pblicas capazes de enfrentar a violncia contra a mulher, produzindo-se duas vtimas: homens e mulheres. Da o tema deste estudo: A vinculao entre alcoolismo e a violncia contra a mulher e suas vtimas.

Palavras-chaves: Violncia; Violncia contra a mulher; Direitos humanos; Polticas Pblicas; Alcoolismo. ABSTRACT Chave Key:

A violncia tem sido fato constante na vida cotidiana de cidados e cidads, no s brasileiros/as, mas de todo o mundo. Estudos realizados pelo IBGE mostram que nos ltimos vinte anos, das quase duas milhes de mortes por causas violentas, dentre elas: homicdios, suicdios, acidentes e outras causas no naturais, seiscentos mil foram resultantes de homicdios. A Sntese de Indicadores Sociais (2003) constatou que o nmero de mortes por homicdios aumentou 130% desde a dcada de 80. Na dcada de 90, o nmero de mortes por armas de fogo aumentou em 95% entre os homens de 15 a 24 anos, grupo mais afetado pela violncia. Em 1980, o total de homicdios no Brasil foi de 13.910, passou para 31.989 em 1990 e chegou em 45.343 em 2000. Segundo Raymundi e Kavaguti (2003) no Estado de So Paulo a violncia aumentou em 51% - 233,95 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. Esta violncia tem ganhado visibilidade na mdia em geral de forma banal e encarada com naturalidade, tal a freqncia com que estampam as manchetes. Todos os meios de comunicao, mas em especial, a televiso, pois esta atinge a quase 100% dos lares, noticiam fatos violentos com sensacionalismo, com o nico intuito de aumentar a audincia. A violncia transformada assim em uma mercadoria que propicia grandes lucros. E mais ainda, tem a funo de moldar mentes, impor pensamentos e conformar comportamentos de acordo com os interesses da classe dominante, que quem detm os meios de comunicao. Este contexto tem suscitado questionamentos sobre as origens dessa violncia e sobre como combat-la. Juzes, advogados, polticos e a populao em geral se dividem em seus posicionamentos: para uns a violncia s pode ser combatida atravs de uma tolerncia zero, partindo do princpio que os altos ndices de criminalidade est intrinsecamente relacionado falta de punio. Para outros, estes ndices tm origem mais complexas. Teria forte vnculo com o nvel de desigualdade social, ou seja, um pas como o Brasil que detm o ttulo de campeo mundial da desigualdade social, conferido pelo Banco Mundial, que divulgou estudo em 1995, informando que, os 20% mais ricos concentram 32 vezes mais renda do que os 20% mais pobres, cria um terreno propcio para o aumento dos ndices de violncia. A violncia, para Shecaira1, no pode ser tratada como um caso de polcia. Com uma poltica repressiva o Estado acaba gerando mais violncia. Uma ao violenta geraria conseqentemente, uma reao violenta.

A violncia um complexo fenmeno social que tem sido estudado por filsofos, socilogos e pesquisadores da rea das cincias humanas ao longo dos tempos e que precisa ser entendido em todas as suas imbricaes. Para refletir sobre este fenmeno podemos nos apropriar da definio dada por Michaud2
H violncia quando, numa situao de interao, um ou vrios atores agem de maneira direta ou indireta, macia ou esparsa, causando danos a uma ou vrias pessoas em graus variveis, seja em sua integridade fsica, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participaes simblicas e culturais (1989, p. 11).

Roger Dadoun3 (1998) analisa a violncia pelo mesmo vis da naturalizao. Em sua concepo o homo violens fruto da violncia presente desde sua gnese. Para esse autor, o homem fundamentalmente, primordialmente, um ser de violncia, homo violens (1998, p.101). Sendo a prpria histria da humanidade marcada pela violncia expressa em extermnios, genocdios, terrorismo, entre outros. Lima4, que aceita a tese de que a violncia nasceu ao mesmo tempo que o homem, e no com o homem. Violncia, para este autor, um sentimento que o homem, o ser humano, traz consigo. Algo congnito, como a capacidade de amar e odiar (1999, p.15). Ao agredir outra pessoa o homem o faz conscientemente, pois tem o desejo de agredir e at, de certa forma premedita a forma como ir praticar esta agresso. Tomando como base estas premissas, o homem no poderia alegar ter agido por instinto, j que um ser racional, o que pressupe a capacidade e o direito de fazer escolhas. Ainda nas consideraes de Lima (1999), toda luta violenta e da violncia que se vale o homem para manter o poder ou o que talvez julgue ser o seu direito de domnio (1999, p. 17). Assim, a violncia tem por finalidade manter o poder daqueles que dele se julgam detentores. Ainda, segundo este autor, em todo o mundo se presencia uma violncia social - que atinge a todo um grupo social e que independe do regime ou sistema econmico adotado; haja vista, que tambm ocorreu ou ocorre em pases que intencionam alcanar o sistema comunista, idealizado por Marx. Em nome da manuteno do poder econmico e do poder poltico, as elites se utilizam da violncia para manter seu status quo, para evitar que sejam atingidas pelas mazelas que vo sendo criadas do longo processo de produo e de apropriao de riquezas. (1999, p. 40). O pensamento de Lima (1999) vai ao encontro do entendimento de Arendt (1994), que a partir da filosofia poltica, elabora seu referencial terico sobre violncia, distanciando-se do

vis natural. Para esta autora, a violncia possui um carter instrumental que a diferencia do poder. Coloca, ainda, essas duas categorias em posies opostas. Arendt (1994) defende que o poder exige consenso, na medida em que algum s tem poder sobre mim a partir do meu consentimento. O poder do Estado s legtimo a partir do consentimento do povo. Nem a violncia, nem o poder so processos naturais. Poder e violncia mais que diferentes, so opostos. A violncia s aparece quando o poder est em eminncia de ser perdido, surge ento como ltimo instrumento na tentativa de sua manuteno, a violncia seria uma re-ao impotncia, porm ao invs de criar o poder, acaba por destru-lo.
[...] nas relaes internacionais, tanto quanto nos assuntos domsticos, a violncia aparece como ltimo recurso para conservar intacto a estrutura de poder contra contestadores individuais o inimigo externo, o criminoso nativo de fato como se a violncia fosse o pr-requisito do poder, e o poder nada mais do que uma fachada [...] (ARENDT, 1994. p. 38)

Nos dias de hoje, em que vivemos sob a tica do neoliberalismo, verifica-se um afastamento do Estado de suas responsabilidades quanto proteo social que delegada ao setor privado e repassada como benefcios populao. A partir desta constatao, pode-se concluir que o estado de violncia atual reflete o pensamento de Arendt. Seria ento, a partir deste prisma, uma reao daqueles que j no conseguem suprir suas necessidades bsicas nem fsicas - como a alimentao, a moradia, etc. - nem a espiritual, pois, sendo as almas embevecidas pela nsia do consumir, influenciadas pela mdia que insiste, todos os dias, que para ser feliz precisamos ter, criando necessidades novas a cada instante, num momento de nossa histria, onde nossos sucessos e fracassos so meros resultados de nossos esforos, aqueles que no conseguem ser nem ter reagem com violncia.
E o que pior, a sociedade cria certas necessidades e vontades na cabea dos seus integrantes, resultado de um sistema equivocado. E as pessoas movidas por estas falsas vontades, lutam pela conquista de bens colocados, pela sociedade, como necessrios a uma vida digna. (PONTAROLLI5, 2004)

Em parte estas consideraes explicam porque mesmo pessoas da classe mdia e alta se envolvem em atos violentos - as necessidades criadas pelo consumismo exagerado fazem com que achemos nunca ter o suficiente, sempre nos parece que o outro tem mais, ou melhor, seja em relao a bens concretos dinheiro, carro, casa, entre outros ou em relao aos bens subjetivos amor, amizade, sucesso, poder, etc. Porm, por si s no explicam a violncia em

sua totalidade, pois, outros fatores esto imbricados no fenmeno da violncia, entre eles, os problemas decorrentes dos aspectos biolgicos. O primeiro a desenvolver uma teoria em torno da violncia e seus aspectos biolgicos, segundo Druzio Varella6, foi o anatomista Franz J. Gall7, no sculo XVIII. Em resumo, sua teoria afirmava que caractersticas humanas, inclusive o comportamento anti-social, seriam reguladas por regies especficas do crebro. Para Franz J. Gall, as pessoas com tendncias criminosas poderiam ser identificadas por suas caractersticas fsicas, pois os centros cerebrais exerciam presso contra os ossos da cabea, deixando neles salincias que poderiam ser vistas ou palpadas Outro a vincular a violncia aos aspectos fsicos, foi Cesare Lombroso 8, um italiano especialista em antropologia criminal. Para Lombroso os tipos humanos com testa achatada e assimetria nos ossos da face, por exemplo, seriam criminosos potenciais. Classificaes como estas, serviram de fundamento para a discriminao, especialmente em tribunais de justia, que viam pessoas com estas caractersticas com desconfiana. A partir de 1970, pesquisas cientficas passam a investigar os aspectos biolgicos da violncia, no entanto, agora desvinculando o comportamento violento da herana hereditria, considerando-o como resultado de interaes sutis entre os genes, as condies ambientais e as experincias vividas. Druzio Varella em seu artigo, Violncia: Razes orgnicas e sociais da violncia urbana, divulgado na revista Science9, faz uma discusso sobre a bioqumica e os fatores sociais envolvidos na violncia. Nesta pesquisa traa o papel do lcool na violncia atravs de experincia desenvolvida com ratos. Esta experincia mostrou que o rato alcoolizado passa a agir com maior violncia, mudando seu comportamento natural, revelando assim, a existncia de mediadores qumicos envolvidos nos mecanismos que conduzem a agressividade, entre eles a serotonina10. Tm sido encontrados desarranjos no sistema de produo e metabolismo da serotonina em pacientes psiquitricos, homens impulsivos e violentos e suicidas. Estas e outras pesquisas cientficas vm demonstrar existir claro vnculo entre o aspecto biolgico e a agressividade, no entanto, este no pode ser um fator olhado isoladamente, como nico responsvel pela violncia, como um fatalismo biolgico, assim como no pode ser analisada pela tica isolada do alcoolismo. Homens e mulheres no alcoolizadas tambm agridem, e ainda, pessoas mesmo sob o efeito do lcool jamais cometeriam um ato violento.

Associado ao fator biolgico e ao fenmeno do alcoolismo como causa da violncia, est a desigualdade social, a m distribuio de renda, a crise do mercado de trabalho, as dificuldades econmicas, a crise tico-poltica vivenciada pelo sistema capitalista, a impunidade, a corrupo, a fragilidade do sistema repressivo e a ineficcia das leis, e ainda aspectos culturais. Enfim, a violncia precisa ser entendida como um fenmeno multifacetado, que possui vrios determinantes e mltiplas expresses. E uma das expresses sobre a qual este artigo se prope a refletir a Violncia Contra a Mulher. Violncia esta, que sempre esteve presente na sociedade e que tem assumido, em cada momento histrico, diferentes conformaes e sido assimilada conforme a cultura ou grau de maturidade de cada grupo social. No entanto no mundo contemporneo que ela comea a ser assumida como um problema social que traz conseqncias desastrosas s famlias e conseqentemente sociedade como um todo. Segundo pesquisa que trata sobre a discriminao da mulher, realizada com base em estudos da UNICEF, da Anistia Internacional e do Luraw11, no Canad uma em cada quatro mulheres ser vtima de agresso sexual em algum momento da vida, sendo as mulheres menores de 17 anos de idade as maiores vtimas desta violncia. Nos Estados Unidos, um milho de mulheres vitimada pela violncia por ano, dentro de seu prprio lar. Na Argentina 6 mil mulheres so vtimas de estupro. Estima-se que no Chile 60% das mulheres vivem em situao de violncia familiar. A situao no diferente entre o primeiro e o terceiro mundo12. Na Europa a violncia fundamentada no gnero atinge quatro milhes de mulheres por ano. Chile, Sudo, Zmbia, Gr-Bretanha, Dinamarca, Japo Uganda, etc. - pases ricos ou pobres, nenhum est livre da violncia contra a mulher que se manifesta sobre diferentes formas violncia fsica, sexual, moral, psicolgica ou patrimonial. No Brasil, denuncias de violncias praticadas contra a mulher tem estampado os noticirios, principalmente aps o Presidente da Repblica Luis Incio Lula da Silva ter sancionado a Lei Maria da Penha - 11.340/2006, que combate violncia domstica e familiar. Retira este delito da relao dos crimes considerados de menor potencial ofensivo. Cria mecanismos para reprimir a violncia domstica e familiar contra a mulher, delibera sobre a criao dos Juizados de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher, prev medidas de preveno da violncia, assim como de proteo e assistncia integral mulher e ainda, a proibio da aplicao de penas como o pagamento de cestas bsicas.

A violncia contra as mulheres tem sido freqentemente vinculada ao uso do lcool e/ou outras drogas, ou desigualdade econmica. No entanto, Teles e Melo (2003) questionam essa idia, pois, em qualquer classe social se constata a prtica de violncia contra a mulher, assim como, nem sempre o agressor est alcoolizado no momento do ato violento. A violncia tem sido usada como instrumento de dominao da mulher ao longo da histria, no intuito de coloc-la no lugar que a sociedade lhe reservou, ou seja, para obrigar que a mulher cumpra com um papel que lhe foi imposto socialmente. Importante destacar que a violncia contra a mulher tem como sua causa principal a discriminao baseada no preconceito de gnero, entendendo-se este, como preconceito voltado mulher pelo simples fato desta ser mulher, como se esta fosse um ser inferior ao homem e como tal, no tivesse os mesmos direitos, o que se constitui numa violao dos direitos humanos da mulher e de sua cidadania.
O conceito de violncia de gnero deve ser entendido como uma ralao de poder de dominao do homem e de submisso da mulher. Ele demonstra que os papis impostos s mulheres e aos homens, consolidados ao longo da histria e reforada pelo patriarcado e sua ideologia, induzem relaes violentas entre os sexos e indica que a prtica desse tipo de violncia no fruto da natureza, mas sim do processo de socializao das pessoas (TELES e MELO, 2003, p. 18).

Este tipo de violncia ocorre, segundo a Lei 11.340/2006, tanto nos espaos privados como nos pblicos e se d de formas diversas. Sejam elas, segundo seu Art. 7: Violncia Fsica, Psicolgica, Sexual, Patrimonial ou Moral. A violncia contra a mulher reproduzida de gerao a gerao, no apenas por homens, mas pela prpria mulher, que tambm naturaliza os papis de homens e de mulheres, construdos e ensinados socialmente. Assim, as meninas so educadas a serem dceis, a assumirem os cuidados da casa e dos filhos, atravs de brinquedos e brincadeira, enquanto meninos so educados a serem fortes, a no chorarem, a serem os provedores do lar e, portanto, o chefe de famlia, e como chefe, aprende que tem o poder sobre a mulher. De acordo com Cynthia Semramis Vianna13,
Nossa sociedade tem por hbito insistir na obedincia atravs da agresso, e as mulheres so as principais vtimas disso. Os homens so ensinados desde criancinhas a serem agressivos, no levarem desaforo pra casa nem aceitarem mulheres lhes dando ordens (tanto que so pouqussimos os homens que sofrem violncia domstica). J as mulheres so ensinadas a serem dceis, conciliadoras e perdoarem agresses pois o/a agressor/a estava fora de si, coitado! (notem que aqui quem agrediu se torna uma vtima), ou ento ele/a fez isso para corrigi-la, afinal, s quer o bem dela (o velho argumento da surra como prova de amor). Em parte, essa

postura se deve a uma prtica que perdurou por muitos sculos, denominada ius corrigendi: o pai ou marido responsvel pela mulher poderia agredi-la fisicamente para corrigir seus hbitos. No s havia previso legal para essa prtica, como tambm os juzes a consideravam vlida e adequada. (2008)

De acordo com a anlise de Teles e Melo (2003, p. 114), a violncia contra a mulher pode ser considerada uma doena social provocada por uma sociedade que privilegia as relaes patriarcais marcadas pela dominao do sexo masculino sobre o feminino. Para que possam manter o poder masculino, homens vm concebendo a natureza das mulheres de tal forma que a violncia sobre elas fosse legtima (NUNES, 2007. p. 77), ou seja, se a mulher considerada um ser frgil, incapaz de tomar decises - a no serem as relacionadas ao interior de seus lares e a criao de seus filhos - ento, precisam estar sob o domnio dos homens seres fortes, prticos e dotados de capacidades intelectuais, superiores s mulheres - sendo legtima, ento, a violncia, no sentido da preservao deste domnio. A mulher ao longo da histria, devido violncia a que est submetida, perdeu sua autonomia, sua liberdade e o direito a seu prprio corpo. A suposta inferioridade feminina ante a superioridade masculina concepo que fruto da cultura patriarcal - tem naturalizado a violncia contra a mulher e se tornado um entrave para sua superao. Enquanto a violncia contra a mulher no for compreendida e assumida como ato que traz conseqncias nefastas ao conjunto da sociedade - desde o interior dos lares at aos demais espaos institucionais - sendo passvel de punio como qualquer outro, esta no ser banida das relaes sociais, e continuar produzindo e reproduzindo novos homens violentos e novas mulheres que se submetem a tal situao. No entanto este reconhecimento deve ir alm do reconhecimento formal, como o faz a Lei Maria da Penha 11.340/06. Sua promulgao um avano. Porm, h que se investir num conjunto de medidas que levem ao reconhecimento, de cada indivduo e da sociedade como um todo, de que a violncia contra a mulher crime. De outra forma, corre-se o risco de se restringir a atuao sobre tal fenmeno apenas interveno do Judicirio para apenar e/ou prender o agressor, num ciclo contnuo de judicializao dos conflitos domsticos decorrentes da naturalizao de prticas discriminatrias de gnero. A punio dos homens agressores, por si s, no ser capaz de fazer o enfrentamento violncia praticada contra as mulheres. preciso que homens e mulheres possam reconhecer que os papis at ento assumidos naturalmente foram papis socialmente construdos. Segundo Morigi e Semensatto:
As representaes de gnero so construdas com base nos sistemas de crenas e valores que delimitam o que qualifica ser de um e de outro sexo, e a partir

da se estabelecem os direitos, os espaos, as atividades e as condutas prprias de cada um deles. Percebe-se que o modelo, a estrutura formada a partir do comportamento institudo para os sexos muito forte na sociedade e est refletida em diversos aspectos da vida social. (2008, p. 04)

A construo dos papis de homem e de mulher - sua forma de ser, de pensar, de agir na sociedade - com certeza no esto isentas de interesses e traduzem posies ideolgicas e aspiraes de grupos sociais marcados por uma histria e que se confrontam no campo social. evidente que o agressor deve ser responsabilizado por seus atos como qualquer pessoa que cometa algum crime passvel de punio prevista em lei. O que se discute aqui, que esta punio, de forma isolada, no ser capaz de romper com o ciclo da violncia contra a mulher, pois esta envolve, como j afirmado, fatores scio-culturais que para serem mudados necessitam de um conjunto de aes em nvel macro, por parte do Estado, e que intervenham de forma articulada como devem ser as polticas pblicas.. Ou seja, necessria a implementao de polticas pblicas capazes de atingir todos os atores envolvidos neste ciclo e capazes de desconstruir estes papis fundamentados na desigualdade de gnero, para dar lugar a atores sociais resignificados e conscientes de sua autonomia. E com certeza, este objetivo no pode ser alcanado com medidas pontuais como o encaminhamento de homens agressores priso, a centros de sade e aos Alcolicos Annimos para tratamento do alcoolismo. E justamente nossa preocupao em refletir, do ponto de vista do Judicirio, sobre a vinculao do lcool violncia masculina contra a mulher e sobre como essa vinculao rebate na conduo do processo e no julgamento do agressor, que da o norte desse estudo. Buscou-se nessa pesquisa constatar se a vinculao do lcool stricto senso como causa da violncia masculina contra a mulher restringe a compreenso e a atuao do Judicirio, pois, quando se faz tal vinculao, encarando o lcool, se no como nica, mas como principal causa desta violncia, impede-se a compreenso deste fenmeno em sua totalidade, se oblitera o olhar sobre a violncia praticada contra a mulher numa perspectiva de gnero, compreendida como construo social - fundamentada na discriminao e no machismo aprendido e reproduzido ao longo dos sculos, impedindo ainda o desenvolvimento e implementao de polticas pblicas realmente capazes de fazer o enfrentamento violncia contra a mulher. Produzindo assim, duas vtimas: homens e mulheres. Da o tema deste estudo: A vinculao entre alcoolismo e a violncia contra a mulher e suas vtimas. Assim, para dar embasamento as reflexes aqui apresentadas, foi elaborado um questionrio, respondido por profissionais do judicirio assistentes sociais, psiclogas e

juzas - que atuam diretamente no atendimento aos sujeitos envolvidos na cena da violncia domstica e familiar contra a mulher na comarca de Cuiab. Foi estabelecida a hiptese de que embora j houvesse certa compreenso de que o lcool aja como um predisponente e potencializador da violncia masculina contra a mulher e no como seu determinante, esse entendimento no vai alm do discurso, pois na prtica continuam sendo dados os mesmos encaminhamentos que eram praticados antes da promulgao da Lei Maria da Penha, para enfrentamento desse problema, ou seja: priso do agressor, encaminhamento ao Alcolicos Annimos - A.A. ou Centro de ateno Psicosocial CAPS para tratamento do alcoolismo, distribuio de cestas bsicas, entre outros, o que conseqentemente desencadeia em violao dos direitos humanos destes homens que, tendo sido educados numa sociedade patriarcal e machista, no encontram nos espaos pblicos formas de superao do machismo arraigado em nossa sociedade. E tambm da mulher, pois esta perspectiva contribui para a perpetuao de medidas paliativas, pontuais e fragmentadas no enfrentamento da violncia contra a mulher. E ainda, foi levantada a hiptese de que a inexistncia de poltica para reabilitao do agressor no municpio de Cuiab/MT tem restringido a atuao das 1 e 2 Varas Especializadas de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher. Buscou-se tambm, verificar qual a compreenso dos profissionais, que atuam nas 1 e 2 Varas Especializadas em Violncia Familiar e Domstica Contra a Mulher, da Comarca de Cuiab, sobre a relao existente entre lcool e violncia masculina contra a mulher. Este estudo teve tambm, como objetivos conhecer os encaminhamentos dados aos agressores destas Varas Especializadas; averiguar o entendimento que tais profissionais tm sobre a eficincia e eficcia dos encaminhamentos dados aos agressores; refletir acerca da definio contida no artigo 35 da Lei 11.340/2006 no que concerne aos mecanismos existentes para reabilitao do agressor no municpio de Cuiab/MT e refletir sobre o artigo 30, que estabelece como uma das competncias da equipe multidisciplinar o desenvolvimento de orientao, encaminhamento, preveno e outras medidas, voltadas tanto para a ofendida e seus familiares, como para o agressor. Acredito ser este um estudo importante, pois se a Lei 11.340/06 avana ao reconhecer necessidade de se voltar s aes no enfrentamento violncia masculina contra a mulher para a reabilitao e educao do agressor, este reconhecimento em si no se basta. necessrio refletir sobre quais medidas esto sendo efetivamente implementadas e executadas neste municpio neste sentido.

O principal entrave para a realizao desta pesquisa foi a dificuldade de acesso ao conjunto de profissionais sujeitos da pesquisa - seja em razo da atual conjuntura vivenciada no Judicirio mato-grossense14, seja em razo da relao hierarquizada e de poder assumida pelos operadores de direito; o que dificulta quando no impossibilita o acesso de profissionais de outras reas de conhecimento a juizes e juizas15. Inicialmente pretendia-se entrevistar apenas as profissionais que estavam atuando nas 1 e 2 Varas Especializadas de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Cuiab, porm, para viabilizar esta pesquisa diante das j referidas dificuldades, optei por procurar as profissionais que em outro momento tivessem atuado nas varas de Cuiab e Vrzea Grande e que assim, tivessem alguma experincia acumulada. Como resultado conseguiu-se acesso a trs assistentes sociais, duas psiclogas e uma juza. Acredito que embora reduzido o nmero de profissionais pesquisadas, os dados obtidos atravs destas sejam suficientes e relevantes para o desenvolvimento deste estudo. Pode-se inferir, a partir dos resultados desta pesquisa, que as profissionais que atuam nas Varas Especializadas, reconhecem que o lcool no a nica causa da violncia contra a mulher, citando como principal desencadeadora deste conflito a cultura machista e patriarcal de nossa sociedade. No h dvidas de que o lcool est presente em grande parte dos eventos violentos, mas como afirma Minayo em seu artigo A Complexidade das Relaes entre Drogas, lcool e Violncia:
Uma questo que no est suficientemente explicada se a presena de lcool ou drogas nos eventos violentos permite inferir que elas tenham afetado o comportamento das pessoas envolvidas. Noutras palavras, no possvel saber se essas pessoas em estado de abstinncia no teriam cometido as mesmas transgresses. [...] apenas o que nos possvel inferir a alta proporo de atos violentos quando o lcool ou as drogas esto presentes entre agressores e vtimas, ou em ambas as partes. (1998, p. 37)

Esta autora segue afirmando que muitas vezes lcool e drogas so usados como meio de se alcanar uma interao social, mas tambm como desculpas para a violncia. So utilizadas para diminuir as responsabilidades pessoais, ou mesmo, como meio para se atingir uma desinibio emocional, ou seja, para obter coragem suficiente para que se pratiquem crimes que no se praticaria em estado de abstinncia. Partindo dessas premissas, pode-se considerar que o desejo de agredir anterior ingesto do lcool, portanto este no a causa da violncia, mas um instrumento que contribui para que a violncia acontea.

Muito embora j se perceba um avano no discurso, este entendimento no tem se traduzido em novas prticas nas Varas Especializadas de Violncia contra a Mulher, na comarca de Cuiab. Ou seja, os encaminhamentos dados aos agressores e as vtimas continuam o mesmo, refletindo a medicalizao e psicologizao que permeia nossa sociedade, e principalmente, reflete a ausncia de polticas pblica transversais, que perpassem todas as esferas de governo e todos os saberes institucionais. O discurso do lcool como causa nica e/ou primordial da violncia contra a mulher vem sendo superado pelas profissionais que atuam nas Varas Especializadas, no entanto no basta mudar o discurso, preciso que este oriente para uma nova prtica, ou seja, preciso que os encaminhamentos realizados, a partir deste novo enfoque dado a questo do lcool e da violncia contra a mulher, v alm daqueles que j vm sendo feitos, como por exemplo os encaminhamentos ao Alcolicos Annimos e/ou outras unidades de sades para tratamento do alcoolismo, pois estes encaminhamentos deveriam ser dados apenas em carter complementar polticas pblicas voltadas para a desconstruo dos papis sociais estabelecidos a homens e mulheres. O alcoolismo no explica, por si s, a violncia, pois a violncia, seja ela sobre que forma se d, tem razes mais profundas, causas mais complexas que se interrelacionam, portanto no podem ser olhadas de forma simplista ou reducionista. E uma interveno, que se d no sentido de superar ou minimizar a questo da violncia contra a mulher, no pode ser fundamentada, nem guiada, por um olhar fragmentado da realidade que reduz o homem a um ser por essncia violento que precisa ser punido, e que delega necessariamente mulher um papel de vtima passiva nesta relao. Ao se verificar o entendimento que tais profissionais tm sobre a eficincia e eficcia dos encaminhamentos dados aos agressores, identifica-se que, apesar da maioria acreditar na eficincia das aes por elas efetivadas16, todas tm clareza de que sua atuao se d de forma pontual. E que, embora cumpram com as exigncias institucionais a elas determinadas, tal atuao insuficiente para a superao da violncia contra a mulher. imprescindvel que sejam criados outros espaos pblicos para o enfrentamento da violncia contra a mulher. Espaos estes, que sejam capazes de resignificar esses sujeitos, que se pautem na perspectiva da cidadania, e lhes dar o apoio necessrio para que possam superar a relao conflituosa em que se vem envolvidos. Diante do contexto de violncia vivenciado no Brasil, verifica-se que as polticas sociais adotadas pelo Estado no tm o poder de eliminar os conflitos e as desigualdades

existentes no interior da sociedade capitalista, mas os mascaram, reproduzindo e legitimando assim sua ideologia e antagonismos. As polticas pblicas existentes so fragmentadas para que os/as cidados/s no possam distinguir o conjunto de suas necessidades17, assim, de suma importncia que se provoque discusses capazes de suscitar polticas pblicas iluminadas por uma nova perspectiva. Segundo Blay18 para se enfrentar a cultura machista e patriarcal em que vivemos:
[...] so necessrias polticas pblicas transversais19 que atuem modificando a discriminao e a incompreenso de que os Direitos das Mulheres so Direitos Humanos. Modificar a cultura da subordinao de gnero requer uma ao conjugada. Para isso fundamental estabelecer uma articulao entre os programas dos Ministrios da Justia, da Educao, da Sade, do Planejamento e demais ministrios. (2003, p. 96)

Cabe ao Estado, envolvendo todos os seus poderes executivo, legislativo e judicirio - elaborar e implementar polticas pblicas contnuas e universais e transversais que incorporem a perspectiva de gnero, que abordem homens e mulheres, que sejam capazes de promover a cidadania ativa a ambos e de alterar as condies estruturais de subordinao das mulheres. certo que a Lei Maria da Penha um avano neste sentido, assim como a criao das Varas Especializadas de Violncia Contra a Mulher, porm h que se reconhecer que a violncia, embora anterior, se agrava no sistema capitalista de produo e que, diante do projeto neoliberal, as polticas pblicas perdem seu carter universal, tornando-se pontuais e fragmentadas. Atendendo ao projeto neoliberal, so realizados grandes cortes nos gastos sociais pblicos. Estes so ainda, centralizados em programas seletivos contra a pobreza, numa clara tentativa de amenizar os conflitos existentes entre as classes subalternas e a burguesia, sem proporcionar mudanas que efetivamente possam tirar o proletariado de sua condio de subalternidade, ou seja, que possam realmente fazer o enfrentamento da questo social. Tais aes contribuem para a perpetuao da desigualdade social e das mltiplas expresses da questo social, entre elas, da violncia contra a mulher. Os programas apontados pelas profissionais das Varas Especializadas aqui consultadas Bolsa Famlia, PAIF, Projeto Sentinela e Meu Lar, entre outros, no so programas capazes de desconstruir o entendimento da violncia contra a mulher como algo natural, nem d condies para que aqueles/as que se vem envolvidos em eventos violentos se auto-

determinem, se empoderem, sendo assim, capazes de encontrar solues para seus conflitos. Afinal, quando a violncia se instala sinal de que a possibilidade de dilogo , logo de negociao do conflito, se esgotou, devendo para tanto serem constitudos espaos e outros agentes capazes de mediar tais relaes conflituosas, visando resgatar a cidadania e o respeito aos direitos humanos. Pode-se inferir, a partir desta pesquisa, que a ausncia de polticas pblicas, ou a existncia de polticas meramente seletivas e focalizadas, tm restringido a atuao das Varas Especializadas, contribuindo para a perpetuao da violncia contra a mulher e conseqentemente, se constituindo num desrespeito aos Direitos Humanos tanto da mulher agredida como do homem agressor, pois ambos no encontram nos espaos pblicos condies para superarem o ciclo de violncia em que se vm envolvidos. Pode parecer polmico ou contraditrio se falar em Direitos Humanos do homem agressor, no entanto, preciso superar o senso comum e tentar encontrar respostas para um questionamento que tem se feito recorrente na atualidade: Direitos Humanos para quem? Quem a pessoa humana merecedora desses direitos? Algumas pessoas apontam sem receio para esta ou aquela pessoa dizendo: Este no digno de ser considerado humano, portanto no deve ter direitos humanos. Mas de que se trata a dignidade da pessoa humana? Quem essa pessoa digna merecedora de respeito e de direitos humanos? O conceito de pessoa sofre variaes de acordo com o momento histrico e com a localizao geogrfica. Na civilizao greco-romana artistas usavam mscaras para representar seus papis de velho, mulher, criana, etc. estas mscaras recebiam o nome de persona (pessoa), que significa ressoar. Assim o conceito de pessoa passou a corresponder ao papel que se representava numa pea teatral (personagem). Para o Direito Romano o conceito de pessoa estava vinculado queles que tinham direitos sujeitos de direito capazes de exercer um papel, uma funo perante a vida. Porm percebe-se que no se abrangia a todos os seres humanos. Os escravos, por exemplo, eram considerados coisas e no pessoas. Ingo Wolfgang Sarlet20 faz algumas consideraes sobre a dignidade da pessoa humana que, se no responde contribui para uma melhor compreenso deste tema. Para este autor, embora valiosa, a concepo filosfica sobre a dignidade da Pessoa Humana no esgota todas as dimenses imbricadas em sua compreenso. Sarlet v a necessidade da contribuio do direito em sua definio, por ser justamente na esfera jurdica que de d o reconhecimento e a proteo dignidade da pessoa humana.

Historicamente a dignidade da pessoa humana tem sido compreendida como algo que qualifica o ser humano como tal, como inerente a todo e qualquer ser humano. Embora aparea como um conceito subjetivo, a dignidade algo real, algo vivenciado concretamente por cada ser humano (SARLET, 2005; p. 17) e assim, como qualidade intrnseca, a dignidade da pessoa humana no pode ser renunciada ou transferida, assim como tambm no pode ser concedida ou retirada. No entanto, como algo que existe, pode ser (e deve ser) reconhecida, respeitada, promovida e protegida no mbito do Direito. O autor alerta ainda, que a dignidade da pessoa humana independentemente desta ser ou no reconhecida juridicamente, preexiste a qualquer experincia. Neste sentido Sarlet, afirma que a dignidade:
[...] independente das circunstancias concretas, j que inerente a toda e qualquer pessoa humana [...] todo mesmo o maior dos criminosos so iguais em dignidade, no sentido de serem reconhecido como pessoas ainda que no se portem de forma igualmente digna na suas relaes com seus semelhantes, inclusive consigo mesmos. (2005, p. 20)

partindo desta perspectiva que se considera a importncia de respeitar os direitos humanos do homem Para o enfrentamento da violncia masculina contra as mulheres necessrio implementar polticas pblicas, em nvel macro, que envolvam a diversos setores da sociedade, como as reas da sade e da educao, e que sejam capazes de desconstruir a cultura do machismo e da violncia como soluo dos conflitos. E, em nvel micro, que implica promover discusses junto a homens e mulheres e que tragam, como estratgia central, a desnaturalizao da superioridade masculina, para que ambos possam entender como os papis naturalmente por eles assumidos foram construdos pela sociedade e que a submisso e a desigualdade de gnero contribuem para a manuteno do status quo que atende aos interesses dos grupos hegemnicos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARENDT, Hannah. Sobre a Violncia. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 1994. AZEVEDO, Maria Amlia. Mulheres espancadas: a violncia denunciada. So Paulo: Cortez, 1985.

BLAY, Eva Alterman. Violncia contra a mulher e polticas pblicas. Estud. av. [online]. 2003, v. 17, n. 49, pp. 87-98. ISSN 0103-4014. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18398.pdf>. Acesso em: 03/03/2009. DADOUN, Roger. A Violncia: Ensaio Acerca do homo violents. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998. LIMA,Luiz Ferreira. Violncia e Poder. SP: Iglu editora, 1999. MICHAUD, Yves. A Violncia. So Paulo: tica, 1989 Minayo, Maria Ceclia de Souza; Deslandes,Suely Ferreira. A complexidade das relaes entre drogas, lcool e violncia Cad. Sade Pblica; vol. 14; n 1. RJ, 1998. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v14n1/0123.pdf>. Acesso em: 12/02/2009. MORINGI, Jos; SEMENSATTO, Simone. Trabalho e lazer: o espao feminino e masculino nas festas comunitrias. Disponvel em:<http://www.fazendogenero8.-ufsc.br/sts/ST13/Morigi-Semensatto_13.pdf>. Acesso em: 22/02/02009. NUNES, JOS fRANCISCO. O Reverso da Violncia de Gnero: Com a Palavra os Homens Agressores. Cuiab, : [s.ed.], 2007.In Trabalho de Concluso de Curso. UFMT. PONTAROLLI, Andr. A violncia e a ineficcia das leis. 2004. Disponvel em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/15/46/1546/> Acesso em: 23/02/2007. RAYMUNDI, V.; KAWAGUTI, L.M. Nmero de mortes violentas de jovens cresce em 51% em So Paulo. Dirio de S.Paulo, So Paulo: 18 set. 2003. SARLET, Ingo Wolfgang. As Dimenses da pessoa humana: Construindo uma compreenso jurdico-constitucional necessria e possvel. In: Dimenses da Dignidade: ensaios de Filosofia do Direito e Direito Constitucional. Livraria do Advogado Editora, Porto Alegre, p. 13 a 43, 2005. SHECAIRA, Srgio Salomo. Represso no soluo para o crime e a violncia. 1999. Disponvel em: <http://www.usp.br/agen/rede459.htm#represso>. Acesso em 17/11/2008. TELES, Maria A. de Almeida. MELO, Mnica. O que Violncia Contra a Mulher. So Paulo: Brasiliense, 2003. VARELLA, Druzio. Violncia: Razes orgnicas e sociais da violncia urbana. Disponvel em:<http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/violncia_raizes1.asp> Acesso em: 10/03/2007. VIANNA, Cynthia Semrames. Uma Campanha equivocada. <http://cynthiasemiramis.-org/?p=125>. Acesso em: 12/03/2009. Disponvel em:

1 2

Srgio Salomo Shecaira: Professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP. MICHAUD, Yves. A Violncia. So Paulo: Editora tica S.A. 1989. 3 DADOUN, Roger. A Violncia: Ensaio Acerca do homo violents. RJ: DIFEL, 1998 4 LIMA, Luiz Ferreira. Violncia e Poder. SP: Iglu editora, 1999. 5 Disponvel em: < http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1546/A-violencia-e-a-ineficacia-das-leis> 6 Drauzio Varella: mdico cancerologista, formado pela USP. 7 Gall estudou medicina em Viena, e se tornou um renomado neuroanatomista e fisiologista. Ele foi pioneiro no estudo da localizao das funes mentais no crebro. 8 Cesare Lombroso foi professor universitrio e criminologista italiano, professor de psiquiatria na Universidade de Pavia e medicina forense e higiene (1876), psiquiatria (1896) e antropologia criminal (1906) na Universidade de Turim. Foi tambm diretor de um asilo mental em Pesaro, Itlia. 9 Uma das mais prestigiadas revistas de divulgao cientfica do mundo publicada pela Sociedade Americana para o Avano da Cincia AAAS. 10 Substncia que transmite sinais entre os neurnios, ligada s sensaes de prazer, mas tambm s depresses, distrbios de alimentao e dependncia de cocana. 11 Dados extrados do jornal O Estado de S. Paulo (caderno 2, edio de 03/09/1996) 12 So considerados do primeiro Mundo os pases ricos ou industrializados, ou pases capitalistas desenvolvidos. Foram considerados do segundo mundo os pases mais industrializados do antigo mundo socialista ou, que desde o final dos anos 80 se voltaram novamente para o sistema capitalista. Terceiro Mundo uma expresso geralmente usada para designar o conjunto de pases subdesenvolvidos 13 Professora do curso de Comunicao Social da UFMG e dos cursos de especializao da Escola Superior Dom Helder Cmara. Mestra em Direito (2004) pela PUC-MG. Artigo disponvel em: < http://cynthiasemiramis.org-/2008/03/04/umacampanha-equivocada/> 14 O Tribunal de Justia de Mato Grosso comeou a cumprir o acordo firmado com o Ministrio Pblico Estadual que prev a demisso de servidores contratados irregularmente, de maneira temporria e sem estabilidade. O acordo foi firmado atravs de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o TJ e o MPE no incio de 2007. Como as profissionais assistentes sociais e psiclogas - das Varas Especializadas de Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher eram contratadas de forma temporria, teve seus contratos rescindidos, o que dificultou meu acesso a elas. 15 Das cinco juizas procuradas, duas no foram encontradas, pois deixaram de atuar nas Varas de Violncia e/ou estavam de frias e no responderam aos email enviados. Uma recebeu o questionrio por mos de sua assessora, porm, apesar da insistncia no o respondeu e outra nem mesmo tomou conhecimento do questionrio, pois sua assessora afirmou de antemo que a juza no tinha tempo de respond-lo, mesmo sem consultar-la da disponibilidade para faz-lo. Sendo que apenas uma atendeu a solicitao de contribuir com esta pesquisa. 16 Quatro afirmaram que sim, acreditam que os encaminhamentos dados so capazes de atenuar a violncia contra a mulher, e apenas uma respondeu que no. 17 Uma viso global da realidade vivenciada poderia fazer emergir movimentos de transformao desta realidade. 18 Graduada em Cincias Sociais pela Universidade de So Paulo (1959), mestrado em Sociologia pela Universidade de So Paulo (1969) e doutorado em Sociologia pela Universidade de So Paulo (1973). Atualmente professora titular da Universidade de So Paulo. Tem experincia na rea de Sociologia, com nfase em Sociologia das Relaes de Gnero, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher, feminismo, gnero, participao poltica , poltica pblica, e imigrao judaica. 19 Transversalizao uma expresso usada para significar que programas relacionados com o mesmo tema de diferentes ministrios ou agncias de governo devem agir em conjunto e adotar princpios de ao semelhantes. 20 Juiz de Direito no RS; Doutor em Direito pela Universidade de Munique (Alemanha), Professor de Direito Constitucional da PUC.

Anda mungkin juga menyukai