Anda di halaman 1dari 41

CMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N. 8.035, DE 2010 (Do Poder Executivo) MENSAGEM N 701/2010 AVISO N 930/2010 C.

. Civil Aprova o Plano Nacional de Educao para o decnio 2011-2020 e d outras providncias.

DESPACHO: S COMISSES DE EDUCAO E CULTURA; FINANAS E TRIBUTAO (ART. 54 RICD) E CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA (ART. 54 RICD). APRECIAO: Proposio Sujeita Apreciao Conclusiva pelas Comisses - Art. 24 II

PUBLICAO INICIAL Art. 137, caput - RICD

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1o Fica aprovado o Plano Nacional de Educao para o decnio 2011-2020 (PNE - 2011/2020) constante do Anexo desta Lei, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituio. Art. 2o So diretrizes do PNE - 2011/2020: I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - superao das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V - formao para o trabalho; VI - promoo da sustentabilidade scio-ambiental; VII - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas; VIII - estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto; IX - valorizao dos profissionais da educao; e X - difuso dos princpios da equidade, do respeito diversidade e a gesto democrtica da educao. Art. 3o As metas previstas no Anexo desta Lei devero ser cumpridas no prazo de vigncia do PNE - 2011/2020, desde que no haja prazo inferior definido para metas especficas. Art. 4o As metas previstas no Anexo desta Lei devero ter como referncia os censos nacionais da educao bsica e superior mais atualizados, disponveis na data da publicao desta Lei. Art. 5o A meta de ampliao progressiva do investimento pblico em educao ser avaliada no quarto ano de vigncia dessa Lei, podendo ser revista, conforme o caso, para atender s necessidades financeiras do cumprimento das demais metas do PNE - 2011/2020. Art. 6o A Unio dever promover a realizao de pelo menos duas conferncias nacionais de educao at o final da dcada, com intervalo de at quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar a execuo do PNE - 2011-2020 e subsidiar a elaborao do Plano Nacional de Educao para o decnio 2021-2030. Pargrafo nico. O Frum Nacional de Educao, a ser institudo no mbito do Ministrio da Educao, articular e coordenar as conferncias nacionais de educao previstas no caput. Art. 7o A consecuo das metas do PNE - 2011/2020 e a implementao das estratgias devero ser realizadas em regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. 1o As estratgias definidas no Anexo desta Lei no elidem a adoo de medidas adicionais em mbito local ou de instrumentos jurdicos que formalizem a cooperao entre os entes federados, podendo ser complementadas por mecanismos nacionais e locais de coordenao e colaborao recproca. 2o Os sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios devero prever mecanismos para o acompanhamento local da consecuo das metas do PNE - 2011/2020 e dos planos previstos no art. 8o.

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

3
3o A educao escolar indgena dever ser implementada por meio de regime de colaborao especfico que considere os territrios tnico-educacionais e de estratgias que levem em conta as especificidades socioculturais e lingsticas de cada comunidade, promovendo a consulta prvia e informada a essas comunidades. Art. 8o Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero elaborar seus correspondentes planos de educao, ou adequar os planos j aprovados em lei, em consonncia com as diretrizes, metas e estratgias previstas no PNE - 2011/2020, no prazo de um ano contado da publicao desta Lei. 1o Os entes federados devero estabelecer em seus respectivos planos de educao metas que considerem as necessidades especficas das populaes do campo e de reas remanescentes de quilombos, garantindo equidade educacional. 2o Os entes federados devero estabelecer em seus respectivos planos de educao metas que garantam o atendimento s necessidades educacionais especficas da educao especial, assegurando sistema educacional inclusivo em todos os nveis, etapas e modalidades. Art. 9o Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero aprovar leis especficas disciplinando a gesto democrtica da educao em seus respectivos mbitos de atuao no prazo de um ano contado da publicao desta Lei. Art. 10. O plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios devero ser formulados de maneira a assegurar a consignao de dotaes oramentrias compatveis com as diretrizes, metas e estratgias do PNE - 2011/2020 e com os respectivos planos de educao, a fim de viabilizar sua plena execuo. Art. 11. O ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica - IDEB ser utilizado para avaliar a qualidade do ensino a partir dos dados de rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educao bsica, combinados com os dados relativos ao desempenho dos estudantes apurados na avaliao nacional do rendimento escolar. 1o O IDEB calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP, vinculado ao Ministrio da Educao, 2o O INEP empreender estudos para desenvolver outros indicadores de qualidade relativos ao corpo docente e infraestrutura das escolas de educao bsica. Art. 12. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicao. Braslia, ANEXO

METAS E ESTRATGIAS Meta 1: Universalizar, at 2016, o atendimento escolar da populao de quatro e cinco anos, e ampliar, at 2020, a oferta de educao infantil de forma a atender a cinquenta por cento da populao de at trs anos.

Estratgias:

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

4
1.1) Definir, em regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, metas de expanso das respectivas redes pblicas de educao infantil segundo padro nacional de qualidade compatvel com as peculiaridades locais. Manter e aprofundar programa nacional de reestruturao e aquisio de equipamentos para a rede escolar pblica de educao infantil, voltado expanso e melhoria da rede fsica de creches e pr-escolas pblicas. Avaliar a educao infantil com base em instrumentos nacionais, a fim de aferir a infraestrutura fsica, o quadro de pessoal e os recursos pedaggicos e de acessibilidade empregados na creche e na pr-escola. Estimular a oferta de matrculas gratuitas em creches por meio da concesso de certificado de entidade beneficente de assistncia social na educao. Fomentar a formao inicial e continuada de profissionais do magistrio para a educao infantil. Estimular a articulao entre programas de ps-graduao stricto sensu e cursos de formao de professores para a educao infantil, de modo a garantir a construo de currculos capazes de incorporar os avanos das cincias no atendimento da populao de quatro e cinco anos. Fomentar o atendimento das crianas do campo na educao infantil por meio do redimensionamento da distribuio territorial da oferta, limitando a nucleao de escolas e o deslocamento das crianas, de forma a atender s especificidades das comunidades rurais. Respeitar a opo dos povos indgenas quanto oferta de educao infantil, por meio de mecanismos de consulta prvia e informada. Fomentar o acesso creche e pr-escola e a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao, assegurando a transversalidade da educao especial na educao infantil. Universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda populao de seis a quatorze anos.

1.2)

1.3)

1.4)

1.5) 1.6)

1.7)

1.8)

1.9)

Meta 2:

Estratgias: 2.1) 2.2) Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental. Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanncia na escola por parte dos beneficirios de programas de transferncia de renda, identificando motivos de ausncia e baixa freqncia e garantir, em regime de colaborao, a freqncia e o apoio aprendizagem. Promover a busca ativa de crianas fora da escola, em parceria com as reas de assistncia social e sade. Ampliar programa nacional de aquisio de veculos para transporte dos estudantes do campo, com os objetivos de renovar e padronizar a frota rural de veculos escolares, reduzir a evaso escolar da educao do campo e racionalizar o processo de compra de veculos para o transporte escolar do campo, garantindo o transporte intracampo, cabendo aos sistemas estaduais e municipais reduzir o tempo mximo dos estudantes em deslocamento a partir de suas realidades.

2.3) 2.4)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

5
2.5) Manter programa nacional de reestruturao e aquisio de equipamentos para escolas do campo, bem como de produo de material didtico e de formao de professores para a educao do campo, com especial ateno s classes multisseriadas. Manter programas de formao de pessoal especializado, de produo de material didtico e de desenvolvimento de currculos e programas especficos para educao escolar nas comunidades indgenas, neles incluindo os contedos culturais correspondentes s respectivas comunidades e considerando o fortalecimento das prticas socioculturais e da lngua materna de cada comunidade indgena. Desenvolver tecnologias pedaggicas que combinem, de maneira articulada, a organizao do tempo e das atividades didticas entre a escola e o ambiente comunitrio, em prol da educao do campo e da educao indgena. Estimular a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental para as populaes do campo nas prprias comunidades rurais. Disciplinar, no mbito dos sistemas de ensino, a organizao do trabalho pedaggico, incluindo adequao do calendrio escolar de acordo com a realidade local e com as condies climticas da regio.

2.6)

2.7)

2.8) 2.9)

2.10) Oferecer atividades extracurriculares de incentivo aos estudantes e de estmulo a habilidades, inclusive mediantes certames e concursos nacionais. 2.11) Universalizar o acesso rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e aumentar a relao computadores/estudante nas escolas da rede pblica de educao bsica, promovendo a utilizao pedaggica das tecnologias da informao e da comunicao. 2.12) Definir, at dezembro de 2012, expectativas de aprendizagem para todos os anos do ensino fundamental, de maneira a assegurar a formao bsica comum, reconhecendo a especificidade da infncia e da adolescncia, os novos saberes e os tempos escolares. Meta 3: Universalizar, at 2016, o atendimento escolar para toda a populao de quinze a dezessete anos e elevar, at 2020, a taxa lquida de matrculas no ensino mdio para oitenta e cinco por cento, nesta faixa etria.

Estratgias: 3.1) Institucionalizar programa nacional de diversificao curricular do ensino mdio, a fim de incentivar abordagens interdisciplinares estruturadas pela relao entre teoria e prtica, discriminando-se contedos obrigatrios e contedos eletivos articulados em dimenses temticas, tais como cincia, trabalho, tecnologia, cultura e esporte, apoiado por meio de aes de aquisio de equipamentos e laboratrios, produo de material didtico especfico e formao continuada de professores. Manter e ampliar programas e aes de correo de fluxo do ensino fundamental por meio do acompanhamento individualizado do estudante com rendimento escolar defasado e pela adoo de prticas como aulas de reforo no turno complementar, estudos de recuperao e progresso parcial, de forma a reposicion-lo no ciclo escolar de maneira compatvel com sua idade. Utilizar exame nacional do ensino mdio como critrio de acesso educao superior, fundamentado em matriz de referncia do contedo curricular do ensino mdio e em tcnicas estatsticas e psicomtricas que permitam a comparabilidade dos resultados do exame. Fomentar a expanso das matrculas de ensino mdio integrado educao profissional, observando-se as peculiaridades das populaes do campo, dos povos indgenas e das comunidades quilombolas.

3.2)

3.3)

3.4)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

6
3.5) Fomentar a expanso da oferta de matrculas gratuitas de educao profissional tcnica de nvel mdio por parte das entidades privadas de formao profissional vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante ao ensino mdio pblico. Estimular a expanso do estgio para estudantes da educao profissional tcnica de nvel mdio e do ensino mdio regular, preservando-se seu carter pedaggico integrado ao itinerrio formativo do estudante, visando ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional, contextualizao curricular e ao desenvolvimento do estudante para a vida cidad e para o trabalho. Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanncia na escola por parte dos beneficirios de programas de assistncia social e transferncia de renda, identificando motivos de ausncia e baixa frequncia e garantir, em regime de colaborao, a frequncia e o apoio aprendizagem. Promover a busca ativa da populao de quinze a dezessete anos fora da escola, em parceria com as reas da assistncia social e da sade. Implementar polticas de preveno evaso motivada por preconceito e discriminao orientao sexual ou identidade de gnero, criando rede de proteo contra formas associadas de excluso.

3.6)

3.7)

3.8) 3.9)

3.10) Fomentar programas de educao de jovens e adultos para a populao urbana e do campo na faixa etria de quinze a dezessete anos, com qualificao social e profissional para jovens que estejam fora da escola e com defasagem idade-srie. 3.11) Universalizar o acesso rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade e aumentar a relao computadores/estudante nas escolas da rede pblica de educao bsica, promovendo a utilizao pedaggica das tecnologias da informao e da comunicao nas escolas da rede pblica de ensino mdio. 3.12) Redimensionar a oferta de ensino mdio nos turnos diurno e noturno, bem como a distribuio territorial das escolas de ensino mdio, de forma a atender a toda a demanda, de acordo com as necessidades especficas dos estudantes. Meta 4: Universalizar, para a populao de quatro a dezessete anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao na rede regular de ensino.

Estratgias: 4.1) Contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB, as matrculas dos estudantes da educao regular da rede pblica que recebem atendimento educacional especializado complementar, sem prejuzo do cmputo dessas matrculas na educao bsica regular. Implantar salas de recursos multifuncionais e fomentar a formao continuada de professores para o atendimento educacional especializado complementar, nas escolas urbanas e rurais. Ampliar a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos estudantes matriculados na rede pblica de ensino regular. Manter e aprofundar programa nacional de acessibilidade nas escolas pblicas para adequao arquitetnica, oferta de transporte acessvel, disponibilizao de material didtico acessvel e recursos de tecnologia assistiva, e oferta da educao bilngue em lngua portuguesa e Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

4.2)

4.3)

4.4)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

7
4.5) Fomentar a educao inclusiva, promovendo a articulao entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado complementar ofertado em salas de recursos multifuncionais da prpria escola ou em instituies especializadas. Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso escola por parte dos beneficirios do benefcio de prestao continuada, de maneira a garantir a ampliao do atendimento aos estudantes com deficincia na rede pblica regular de ensino. Alfabetizar todas as crianas at, no mximo, os oito anos de idade.

4.6)

Meta 5:

Estratgias: 5.1) Fomentar a estruturao do ensino fundamental de nove anos com foco na organizao de ciclo de alfabetizao com durao de trs anos, a fim de garantir a alfabetizao plena de todas as crianas, no mximo, at o final do terceiro ano. Aplicar exame peridico especfico para aferir a alfabetizao das crianas. Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para alfabetizao de crianas, assegurada a diversidade de mtodos e propostas pedaggicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas. Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de inovao das prticas pedaggicas nos sistemas de ensino que assegurem a alfabetizao e favoream a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, consideradas as diversas abordagens metodolgicas e sua efetividade. Apoiar a alfabetizao de crianas indgenas e desenvolver instrumentos de acompanhamento que considerem o uso da lngua materna pelas comunidades indgenas, quando for o caso. Oferecer educao em tempo integral em cinquenta por cento das escolas pblicas de educao bsica.

5.2) 5.3)

5.4)

5.5)

Meta 6:

Estratgias: 6.1) Estender progressivamente o alcance do programa nacional de ampliao da jornada escolar, mediante oferta de educao bsica pblica em tempo integral, por meio de atividades de acompanhamento pedaggico e interdisciplinares, de forma que o tempo de permanncia de crianas, adolescentes e jovens na escola ou sob sua responsabilidade passe a ser igual ou superior a sete horas dirias durante todo o ano letivo, buscando atender a pelo menos metade dos alunos matriculados nas escolas contempladas pelo programa. Institucionalizar e manter, em regime de colaborao, programa nacional de ampliao e reestruturao das escolas pblicas por meio da instalao de quadras poliesportivas, laboratrios, bibliotecas, auditrios, cozinhas, refeitrios, banheiros e outros equipamentos, bem como de produo de material didtico e de formao de recursos humanos para a educao em tempo integral. Fomentar a articulao da escola com os diferentes espaos educativos e equipamentos pblicos como centros comunitrios, bibliotecas, praas, parques, museus, teatros e cinema.

6.2)

6.3)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

8
6.4) Estimular a oferta de atividades voltadas ampliao da jornada escolar de estudantes matriculados nas escolas da rede pblica de educao bsica por parte das entidades privadas de servio social vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante e em articulao com a rede pblica de ensino. Orientar, na forma do art. 13, 1o, inciso I, da Lei no 12.101, de 27 de novembro de 2009, a aplicao em gratuidade em atividades de ampliao da jornada escolar de estudantes matriculados nas escolas da rede pblica de educao bsica, de forma concomitante e em articulao com a rede pblica de ensino. Atender as escolas do campo na oferta de educao em tempo integral, considerando as peculiaridades locais. Atingir as seguintes mdias nacionais para o IDEB: 2011 4,6 3,9 3,7 2013 4,9 4,4 3,9 2015 5,2 4,7 4,3 2017 5,5 5,0 4,7 2019 5,7 5,2 5,0 2021 6,0 5,5 5,2

6.5)

6.6)

Meta 7:

IDEB Anos iniciais do ensino fundamental Anos finais do ensino fundamental Ensino mdio Estratgias: 7.1)

Formalizar e executar os planos de aes articuladas dando cumprimento s metas de qualidade estabelecidas para a educao bsica pblica e s estratgias de apoio tcnico e financeiro voltadas melhoria da gesto educacional, formao de professores e profissionais de servios e apoio escolar, ao desenvolvimento de recursos pedaggicos e melhoria e expanso da infraestrutura fsica da rede escolar. Fixar, acompanhar e divulgar bienalmente os resultados do IDEB das escolas, das redes pblicas de educao bsica e dos sistemas de ensino da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Associar a prestao de assistncia tcnica e financeira fixao de metas intermedirias, nos termos e nas condies estabelecidas conforme pactuao voluntria entre os entes, priorizando sistemas e redes de ensino com IDEB abaixo da mdia nacional. Aprimorar continuamente os instrumentos de avaliao da qualidade do ensino fundamental e mdio, de forma a englobar o ensino de cincias nos exames aplicados nos anos finais do ensino fundamental e incorporar o exame nacional de ensino mdio ao sistema de avaliao da educao bsica. Garantir transporte gratuito para todos os estudantes da educao do campo na faixa etria da educao escolar obrigatria, mediante renovao integral da frota de veculos, de acordo com especificaes definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - Inmetro, vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais para o ensino fundamental e mdio, assegurada a diversidade de mtodos e propostas pedaggicas, bem como o acompanhamento dos resultados nos sistemas de ensino em que forem aplicadas. Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de inovao das prticas pedaggicas nos sistemas de ensino, que assegurem a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes.

7.2)

7.3)

7.4)

7.5)

7.6)

7.7)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

9
7.8) Apoiar tcnica e financeiramente a gesto escolar mediante transferncia direta de recursos financeiros escola, com vistas ampliao da participao da comunidade escolar no planejamento e na aplicao dos recursos e o desenvolvimento da gesto democrtica efetiva. Ampliar programas e aprofundar aes de atendimento ao estudante, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade.

7.9)

7.10) Institucionalizar e manter, em regime de colaborao, programa nacional de reestruturao e aquisio de equipamentos para escolas pblicas, tendo em vista a equalizao regional das oportunidades educacionais. 7.11) Prover equipamentos e recursos tecnolgicos digitais para a utilizao pedaggica no ambiente escolar a todas as escolas de ensino fundamental e mdio. 7.12) Estabelecer diretrizes pedaggicas para a educao bsica e parmetros curriculares nacionais comuns, respeitada a diversidade regional, estadual e local. 7.13) Informatizar a gesto das escolas e das secretarias de educao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como manter programa nacional de formao inicial e continuada para o pessoal tcnico das secretarias de educao. 7.14) Garantir polticas de combate violncia na escola e construo de cultura de paz e ambiente escolar dotado de segurana para a comunidade escolar. 7.15) Implementar polticas de incluso e permanncia na escola para adolescentes e jovens que se encontram em regime de liberdade assistida e em situao de rua, assegurando-se os princpios do Estatuto da Criana e do Adolescente de que trata a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. 7.16) Garantir o ensino da histria e cultura afro-brasileira e indgena, nos termos da Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e da Lei no 11.645, de 10 de maro de 2008, por meio de aes colaborativas com fruns de educao para a diversidade tnico-racial, conselhos escolares, equipes pedaggicas e com a sociedade civil em geral. 7.17) Ampliar a educao escolar do campo, quilombola e indgena a partir de viso articulada ao desenvolvimento sustentvel e preservao da identidade cultural. 7.18) Priorizar o repasse de transferncias voluntrias na rea da educao para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios que tenham aprovado lei especfica para a instalao de conselhos escolares ou rgos colegiados equivalentes, com representao de trabalhadores em educao, pais, alunos e comunidade, escolhidos pelos seus pares. 7.19) Assegurar, a todas as escolas pblicas de educao bsica, gua tratada e saneamento bsico; energia eltrica; acesso rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade; acessibilidade pessoa com deficincia; acesso a bibliotecas; acesso a espaos para prtica de esportes; acesso a bens culturais e arte; e equipamentos e laboratrios de cincias. 7.20) Mobilizar as famlias e setores da sociedade civil, articulando a educao formal com experincias de educao popular e cidad, com os propsitos de que a educao seja assumida como responsabilidade de todos e de ampliar o controle social sobre o cumprimento das polticas pblicas educacionais.
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

10
7.21) Promover a articulao dos programas da rea da educao, de mbito local e nacional, com os de outras reas como sade, trabalho e emprego, assistncia social, esporte, cultura, possibilitando a criao de rede de apoio integral s famlias, que as ajude a garantir melhores condies para o aprendizado dos estudantes. 7.22) Universalizar, mediante articulao entre os rgos responsveis pelas reas da sade e da educao, o atendimento aos estudantes da rede pblica de educao bsica por meio de aes de preveno, promoo e ateno sade. 7.23) Estabelecer aes efetivas especificamente voltadas para a preveno, ateno e atendimento sade e integridade fsica, mental e moral dos profissionais da educao, como condio para a melhoria da qualidade do ensino. 7.24) Orientar as polticas das redes e sistemas de educao, de forma a buscar atingir as metas do IDEB, procurando reduzir a diferena entre as escolas com os menores ndices e a mdia nacional, garantindo equidade da aprendizagem. 7.25) Confrontar os resultados obtidos no IDEB com a mdia dos resultados em matemtica, leitura e cincias obtidos nas provas do Programa Internacional de Avaliao de Alunos - PISA, como forma de controle externo da convergncia entre os processos de avaliao do ensino conduzidos pelo INEP e processos de avaliao do ensino internacionalmente reconhecidos, de acordo com as seguintes projees: PISA Mdia dos resultados em matemtica, leitura e cincias Meta 8: 2009 395 2012 417 2015 438 2018 455 2021 473

Elevar a escolaridade mdia da populao de dezoito a vinte e quatro anos de modo a alcanar mnimo de doze anos de estudo para as populaes do campo, da regio de menor escolaridade no pas e dos vinte e cinco por cento mais pobres, bem como igualar a escolaridade mdia entre negros e no negros, com vistas reduo da desigualdade educacional.

Estratgias: 8.1) Institucionalizar programas e desenvolver tecnologias para correo de fluxo, acompanhamento pedaggico individualizado, recuperao e progresso parcial, bem como priorizar estudantes com rendimento escolar defasado, considerando as especificidades dos segmentos populacionais considerados. Fomentar programas de educao de jovens e adultos para os segmentos populacionais considerados, que estejam fora da escola e com defasagem idade srie. Garantir acesso gratuito a exames de certificao da concluso dos ensinos fundamental e mdio. Fomentar a expanso da oferta de matrculas gratuitas de educao profissional tcnica por parte das entidades privadas de servio social e de formao profissional vinculadas ao sistema sindical, de forma concomitante ao ensino pblico, para os segmentos populacionais considerados. Fortalecer acompanhamento e monitoramento de acesso escola especficos para os segmentos populacionais considerados, identificando motivos de ausncia e baixa freqncia e colaborando com Estados e Municpios para garantia de frequncia e apoio aprendizagem, de maneira a estimular a ampliao do atendimento desses estudantes na rede pblica regular de ensino. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

8.2)

8.3) 8.4)

8.5)

11

8.6)

Promover busca ativa de crianas fora da escola pertencentes aos segmentos populacionais considerados, em parceria com as reas de assistncia social e sade. Elevar a taxa de alfabetizao da populao com quinze anos ou mais para noventa e trs vrgula cinco por cento at 2015 e erradicar, at 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em cinquenta por cento a taxa de analfabetismo funcional.

Meta 9:

Estratgias: 9.1) Assegurar a oferta gratuita da educao de jovens e adultos a todos os que no tiveram acesso educao bsica na idade prpria. Implementar aes de alfabetizao de jovens e adultos com garantia de continuidade da escolarizao bsica. Promover o acesso ao ensino fundamental aos egressos de programas de alfabetizao e garantir o acesso a exames de reclassificao e de certificao da aprendizagem. Promover chamadas pblicas regulares para educao de jovens e adultos e avaliao de alfabetizao por meio de exames especficos, que permitam aferio do grau de analfabetismo de jovens e adultos com mais de quinze anos de idade. Executar, em articulao com a rea da sade, programa nacional de atendimento oftalmolgico e fornecimento gratuito de culos para estudantes da educao de jovens e adultos. Oferecer, no mnimo, vinte e cinco por cento das matrculas de educao de jovens e adultos na forma integrada educao profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino mdio.

9.2) 9.3)

9.4)

9.5)

Meta 10:

Estratgias: 10.1) Manter programa nacional de educao de jovens e adultos, voltado concluso do ensino fundamental e formao profissional inicial, de forma a estimular a concluso da educao bsica. Fomentar a expanso das matrculas na educao de jovens e adultos de forma a articular a formao inicial e continuada de trabalhadores e a educao profissional, objetivando a elevao do nvel de escolaridade do trabalhador. Fomentar a integrao da educao de jovens e adultos com a educao profissional, em cursos planejados, de acordo com as caractersticas e especificidades do pblico da educao de jovens e adultos, inclusive na modalidade de educao a distncia. Institucionalizar programa nacional de reestruturao e aquisio de equipamentos voltados expanso e melhoria da rede fsica de escolas pblicas que atuam na educao de jovens e adultos integrada educao profissional. Fomentar a produo de material didtico, o desenvolvimento de currculos e metodologias especficas para avaliao e formao continuada de docentes das redes pblicas que atuam na educao de jovens e adultos integrada educao profissional. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

10.2)

10.3)

10.4)

10.5)

12

10.6)

Fomentar a oferta pblica de formao inicial e continuada para trabalhadores articulada educao de jovens e adultos, em regime de colaborao e com apoio das entidades privadas de formao profissional vinculadas ao sistema sindical. Institucionalizar programa nacional de assistncia ao estudante, compreendendo aes de assistncia social, financeira e de apoio psico-pedaggico que contribuam para garantir o acesso, a permanncia, a aprendizagem e a concluso com xito da educao de jovens e adultos integrada com a educao profissional. Fomentar a diversificao curricular do ensino mdio para jovens e adultos, integrando a formao integral preparao para o mundo do trabalho e promovendo a inter-relao entre teoria e prtica nos eixos da cincia, do trabalho, da tecnologia e da cultura e cidadania, de forma a organizar o tempo e o espao pedaggicos adequados s caractersticas de jovens e adultos por meio de equipamentos e laboratrios, produo de material didtico especfico e formao continuada de professores. Duplicar as matrculas da educao profissional tcnica de nvel mdio, assegurando a qualidade da oferta.

10.7)

10.8)

Meta 11: Estratgias: 11.1)

Expandir as matrculas de educao profissional tcnica de nvel mdio nos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, levando em considerao a responsabilidade dos Institutos na ordenao territorial, sua vinculao com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorizao da educao profissional. Fomentar a expanso da oferta de educao profissional tcnica de nvel mdio nas redes pblicas estaduais de ensino. Fomentar a expanso da oferta de educao profissional tcnica de nvel mdio na modalidade de educao a distncia, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso educao profissional pblica e gratuita. Ampliar a oferta de programas de reconhecimento de saberes para fins da certificao profissional em nvel tcnico. Ampliar a oferta de matrculas gratuitas de educao profissional tcnica de nvel mdio pelas entidades privadas de formao profissional vinculadas ao sistema sindical. Expandir a oferta de financiamento estudantil educao profissional tcnica de nvel mdio oferecida em instituies privadas de educao superior. Institucionalizar sistema de avaliao da qualidade da educao profissional tcnica de nvel mdio das redes pblicas e privadas. Estimular o atendimento do ensino mdio integrado formao profissional, de acordo com as necessidades e interesses dos povos indgenas. Expandir o atendimento do ensino mdio integrado formao profissional para os povos do campo, de acordo com os seus interesses e necessidades. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

11.2)

11.3)

11.4)

11.5)

11.6)

11.7)

11.8)

11.9)

13

11.10)

Elevar gradualmente a taxa de concluso mdia dos cursos tcnicos de nvel mdio na rede federal de educao profissional, cientfica e tecnolgica para noventa por cento e elevar, nos cursos presenciais, a relao de alunos por professor para vinte, com base no incremento de programas de assistncia estudantil e mecanismos de mobilidade acadmica. Elevar a taxa bruta de matrcula na educao superior para cinquenta por cento e a taxa lquida para trinta e trs por cento da populao de dezoito a vinte e quatro anos, assegurando a qualidade da oferta.

Meta 12:

Estratgias: 12.1) Otimizar a capacidade instalada da estrutura fsica e de recursos humanos das instituies pblicas de educao superior, mediante aes planejadas e coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar o acesso graduao. Ampliar a oferta de vagas por meio da expanso e interiorizao da rede federal de educao superior, da Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, considerando a densidade populacional, a oferta de vagas pblicas em relao populao na idade de referncia e observadas as caractersticas regionais das micro e mesorregies definidas pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, uniformizando a expanso no territrio nacional. Elevar gradualmente a taxa de concluso mdia dos cursos de graduao presenciais nas universidades pblicas para noventa por cento, ofertar um tero das vagas em cursos noturnos e elevar a relao de estudantes por professor para dezoito, mediante estratgias de aproveitamento de crditos e inovaes acadmicas que valorizem a aquisio de competncias de nvel superior. Fomentar a oferta de educao superior pblica e gratuita prioritariamente para a formao de professores para a educao bsica, sobretudo nas reas de cincias e matemtica, bem como para atender ao dficit de profissionais em reas especficas. Ampliar, por meio de programas especiais, as polticas de incluso e de assistncia estudantil nas instituies pblicas de educao superior, de modo a ampliar as taxas de acesso educao superior de estudantes egressos da escola pblica, apoiando seu sucesso acadmico. Expandir o financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES, de que trata a Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001, por meio da constituio de fundo garantidor do financiamento, de forma a dispensar progressivamente a exigncia de fiador. Assegurar, no mnimo, dez por cento do total de crditos curriculares exigidos para a graduao em programas e projetos de extenso universitria. Fomentar a ampliao da oferta de estgio como parte da formao de nvel superior. Ampliar a participao proporcional de grupos historicamente desfavorecidos na educao superior, inclusive mediante a adoo de polticas afirmativas, na forma da lei. Assegurar condies de acessibilidade nas instituies de educao superior, na forma da legislao.

12.2)

12.3)

12.4)

12.5)

12.6)

12.7)

12.8) 12.9)

12.10)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

14
12.11) Fomentar estudos e pesquisas que analisem a necessidade de articulao entre formao, currculo e mundo do trabalho, considerando as necessidades econmicas, sociais e culturais do Pas. Consolidar e ampliar programas e aes de incentivo mobilidade estudantil e docente em cursos de graduao e ps-graduao, em mbito nacional e internacional, tendo em vista o enriquecimento da formao de nvel superior. Expandir atendimento especfico a populaes do campo e indgena, em relao a acesso, permanncia, concluso e formao de profissionais para atuao junto a estas populaes. Mapear a demanda e fomentar a oferta de formao de pessoal de nvel superior, considerando as necessidades do desenvolvimento do Pas, a inovao tecnolgica e a melhoria da qualidade da educao bsica. Institucionalizar programa de composio de acervo digital de referncias bibliogrficas para os cursos de graduao. Consolidar processos seletivos nacionais e regionais para acesso educao superior como forma de superar exames vestibulares individualizados. Elevar a qualidade da educao superior pela ampliao da atuao de mestres e doutores nas instituies de educao superior para setenta e cinco por cento, no mnimo, do corpo docente em efetivo exerccio, sendo, do total, trinta e cinco por cento doutores.

12.12)

12.13)

12.14)

12.15)

12.16)

Meta 13:

Estratgias: 13.1) Aprofundar e aperfeioar o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES, de que trata a Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, fortalecendo as aes de avaliao, regulao e superviso. Ampliar a cobertura do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, de modo a que mais estudantes, de mais reas, sejam avaliados no que diz respeito aprendizagem resultante da graduao. Induzir processo contnuo de autoavaliao das instituies superiores, fortalecendo a participao das comisses prprias de avaliao, bem como a aplicao de instrumentos de avaliao que orientem as dimenses a serem fortalecidas, destacando-se a qualificao e a dedicao do corpo docente. Induzir a melhoria da qualidade dos cursos de pedagogia e licenciaturas, por meio da aplicao de instrumento prprio de avaliao aprovado pela Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior - CONAES, de modo a permitir aos graduandos a aquisio das competncias necessrias a conduzir o processo de aprendizagem de seus futuros alunos, combinando formao geral e prtica didtica. Elevar o padro de qualidade das universidades, direcionando sua atividade, de modo que realizem, efetivamente, pesquisa institucionalizada, na forma de programas de ps-graduao stricto sensu. Substituir o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE aplicado ao final do primeiro ano do curso de graduao pelo Exame Nacional do Ensino Mdio - ENEM, a fim de apurar o valor agregado dos cursos de graduao.

13.2)

13.3)

13.4)

13.5)

13.6)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

15
13.7) Fomentar a formao de consrcios entre universidades pblicas de educao superior, com vistas a potencializar a atuao regional, inclusive por meio de plano de desenvolvimento institucional integrado, assegurando maior visibilidade nacional e internacional s atividades de ensino, pesquisa e extenso. Elevar gradualmente o nmero de matrculas na ps-graduao stricto sensu, de modo a atingir a titulao anual de sessenta mil mestres e vinte e cinco mil doutores.

Meta 14:

Estratgias: 14.1) 14.2) Expandir o financiamento da ps-graduao stricto sensu por meio das agncias oficiais de fomento. Estimular a integrao e a atuao articulada entre a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior - CAPES, e as agncias estaduais de fomento pesquisa. Expandir o financiamento estudantil por meio do FIES ps-graduao stricto sensu, especialmente ao mestrado profissional. Expandir a oferta de cursos de ps-graduao stricto sensu, utilizando metodologias, recursos e tecnologias de educao a distncia, inclusive por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Consolidar programas, projetos e aes que objetivem a internacionalizao da pesquisa e da ps-graduao brasileira, incentivando a atuao em rede e o fortalecimento de grupos de pesquisa. Promover o intercmbio cientfico e tecnolgico, nacional e internacional, entre as instituies de ensino, pesquisa e extenso. Implementar aes para reduo de desigualdades regionais e para favorecer o acesso das populaes do campo e indgena a programas de mestrado e doutorado. Ampliar a oferta de programas de ps-graduao stricto sensu, especialmente o de doutorado, nos campi novos abertos no mbito dos programas de expanso e interiorizao das instituies superiores pblicas. Manter e expandir programa de acervo digital de referncias bibliogrficas para os cursos de ps-graduao. Garantir, em regime de colaborao entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, que todos os professores da educao bsica possuam formao especfica de nvel superior, obtida em curso de licenciatura na rea de conhecimento em que atuam.

14.3)

14.4)

14.5)

14.6)

14.7)

14.8)

14.9)

Meta 15:

Estratgias: 15.1) Atuar conjuntamente, com base em plano estratgico que apresente diagnstico das necessidades de formao de profissionais do magistrio e da capacidade de atendimento por parte de instituies pblicas e comunitrias de educao superior existentes nos Estados, Municpios e Distrito Federal, e defina obrigaes recprocas entre os partcipes. Consolidar o financiamento estudantil a estudantes matriculados em cursos de licenciatura com avaliao positiva pelo SINAES, na forma da Lei no 10.861, de 2004, permitindo inclusive a amortizao do saldo devedor pela docncia efetiva na rede pblica de educao bsica. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

15.2)

16

15.3)

Ampliar programa permanente de iniciao docncia a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, a fim de incentivar a formao de profissionais do magistrio para atuar na educao bsica pblica. Consolidar plataforma eletrnica para organizar a oferta e as matrculas em cursos de formao inicial e continuada de professores, bem como para divulgao e atualizao dos currculos eletrnicos dos docentes. Institucionalizar, no prazo de um ano de vigncia do PNE - 2011/2020, poltica nacional de formao e valorizao dos profissionais da educao, de forma a ampliar as possibilidades de formao em servio. Implementar programas especficos para formao de professores para as populaes do campo, comunidades quilombolas e povos indgenas. Promover a reforma curricular dos cursos de licenciatura, de forma a assegurar o foco no aprendizado do estudante, dividindo a carga horria em formao geral, formao na rea do saber e didtica especfica. Induzir, por meio das funes de avaliao, regulao e superviso da educao superior, a plena implementao das respectivas diretrizes curriculares. Valorizar o estgio nos cursos de licenciatura, visando trabalho sistemtico de conexo entre a formao acadmica dos graduandos e as demandas da rede pblica de educao bsica. Implementar cursos e programas especiais para assegurar formao especfica em sua rea de atuao aos docentes com formao de nvel mdio na modalidade normal, no licenciados ou licenciados em rea diversa da de atuao docente, em efetivo exerccio. Formar cinquenta por cento dos professores da educao bsica em nvel de ps-graduao lato e stricto sensu e garantir a todos formao continuada em sua rea de atuao.

15.4)

15.5)

15.6)

15.7)

15.8)

15.9)

15.10)

Meta 16: Estratgias: 16.1)

Realizar, em regime de colaborao, o planejamento estratgico para dimensionamento da demanda por formao continuada e fomentar a respectiva oferta por parte das instituies pblicas de educao superior, de forma orgnica e articulada s polticas de formao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Consolidar sistema nacional de formao de professores, definindo diretrizes nacionais, reas prioritrias, instituies formadoras e processos de certificao dos cursos. Expandir programa de composio de acervo de livros didticos, paradidticos, de literatura e dicionrios, sem prejuzo de outros, a ser disponibilizado para os professores das escolas da rede pblica de educao bsica. Ampliar e consolidar portal eletrnico para subsidiar o professor na preparao de aulas, disponibilizando gratuitamente roteiros didticos e material suplementar. Prever, nos planos de carreira dos profissionais da educao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, licenas para qualificao profissional em nvel de ps-graduao stricto sensu. Valorizar o magistrio pblico da educao bsica, a fim de aproximar o rendimento mdio do profissional do magistrio com mais de onze anos de escolaridade do rendimento mdio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

16.2) 16.3) 16.4) 16.5)

Meta 17:

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

17
Estratgias: 17.1) Constituir frum permanente com representao da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos trabalhadores em educao para acompanhamento da atualizao progressiva do valor do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistrio pblico da educao bsica. Acompanhar a evoluo salarial por meio de indicadores obtidos a partir da pesquisa nacional por amostragem de domiclios periodicamente divulgados pelo IBGE. Implementar, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, planos de carreira para o magistrio, com implementao gradual da jornada de trabalho cumprida em um nico estabelecimento escolar. Assegurar, no prazo de dois anos, a existncia de planos de carreira para os profissionais do magistrio em todos os sistemas de ensino.

17.2) 17.3)

Meta 18: Estratgias: 18.1)

Estruturar os sistemas de ensino buscando atingir, em seu quadro de profissionais do magistrio, noventa por cento de servidores nomeados em cargos de provimento efetivo em efetivo exerccio na rede pblica de educao bsica. Instituir programa de acompanhamento do professor iniciante, supervisionado por profissional do magistrio com experincia de ensino, a fim de fundamentar, com base em avaliao documentada, a deciso pela efetivao ou no efetivao do professor ao final do estgio probatrio. Realizar prova nacional de admisso de docentes, a fim de subsidiar a realizao de concursos pblicos de admisso pelos Estados, Distrito Federal e Municpios. Fomentar a oferta de cursos tcnicos de nvel mdio destinados formao de funcionrios de escola para as reas de administrao escolar, multimeios e manuteno da infraestrutura escolar, inclusive para alimentao escolar, sem prejuzo de outras. Implantar, no prazo de um ano de vigncia desta Lei, poltica nacional de formao continuada para funcionrios de escola, construda em regime de colaborao com os sistemas de ensino. Realizar, no prazo de dois anos de vigncia desta Lei, em regime de colaborao com os sistemas de ensino, o censo dos funcionrios de escola da educao bsica. Considerar as especificidades socioculturais dos povos indgenas no provimento de cargos efetivos para as escolas indgenas. Priorizar o repasse de transferncias voluntrias na rea da educao para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios que tenham aprovado lei especfica estabelecendo planos de carreira para os profissionais da educao. Garantir, mediante lei especfica aprovada no mbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, a nomeao comissionada de diretores de escola vinculada a critrios tcnicos de mrito e desempenho e participao da comunidade escolar.

18.2)

18.3) 18.4)

18.5) 18.6) 18.7) 18.8)

Meta 19:

Estratgias: 19.1) Priorizar o repasse de transferncias voluntrias na rea da educao para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios que tenham aprovado lei especfica prevendo a observncia de critrios tcnicos de mrito e
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

18
desempenho e a processos que garantam a participao da comunidade escolar preliminares nomeao comissionada de diretores escolares. 19.2) Aplicar prova nacional especfica, a fim de subsidiar a definio de critrios objetivos para o provimento dos cargos de diretores escolares. Ampliar progressivamente o investimento pblico em educao at atingir, no mnimo, o patamar de sete por cento do produto interno bruto do Pas.

Meta 20: Estratgias: 20.1)

Garantir fonte de financiamento permanente e sustentvel para todas as etapas e modalidades da educao pblica. Aperfeioar e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadao da contribuio social do salrioeducao. Destinar recursos do Fundo Social ao desenvolvimento do ensino. Fortalecer os mecanismos e os instrumentos que promovam a transparncia e o controle social na utilizao dos recursos pblicos aplicados em educao. Definir o custo aluno-qualidade da educao bsica luz da ampliao do investimento pblico em educao. Desenvolver e acompanhar regularmente indicadores de investimento e tipo de despesa per capita por aluno em todas as etapas da educao pblica.

20.2)

20.3) 20.4)

20.5) 20.6)

E M N 033 Braslia, 03 de novembro de 2010. Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica,

Temos a honra de submeter considerao de Vossa Excelncia o anexo Projeto de Lei que Aprova o Plano Nacional de Educao para o decnio 2011-2020 e d outras providncias. O PNE - 2011/2020 na forma ora proposta representa um importante avano institucional para o pas, definindo metas e estratgias para avanar no processo de melhoria da educao brasileira. A educao um dos mais importantes instrumentos de incluso social, essencial para a reduo das desigualdades no Brasil. inegvel que nos anos mais recentes o tema educao foi sendo definitivamente alado prioridade na agenda nacional, mobilizando Governos e os mais diversos segmentos da sociedade em torno de um objetivo comum: a ampliao do acesso educao de qualidade para todos os brasileiros. Os indicadores mais recentes confirmam o alcance de bons resultados em quase todos os nveis e dimenses da educao, demonstrando o empenho do Governo e da sociedade brasileira em saldar a enorme dvida que o Brasil tem com a educao. Todavia, para que alcancemos os nveis desejados e necessrios para o desenvolvimento CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

19
do pas, h ainda muito que fazer. O tratamento da educao como poltica de Estado, com planejamento sistemtico e de longo prazo de fundamental importncia para vencer esta batalha. Por isso, a aprovao de um novo Plano Nacional de Educao para o decnio 2011-2020 deve ser encarada como estratgica para o pas. A melhoria continuada do nvel de educao da populao certamente ir refletir-se no s na qualidade da vida, efetivao da democracia e ampliao da cidadania para muitos brasileiros, mas, tambm no desenvolvimento econmico do pas. Por essa razo, o estabelecimento de metas e estratgias para garantia de uma educao de qualidade para todos os brasileiros tem que ser prioridade nacional. 1. Antecedentes A redemocratizao do Pas, a partir da dcada de 1980, fez surgir como uma das principais bandeiras a luta pelo direito educao, acelerando mudanas na educao brasileira impulsionadas por mobilizao popular. A Constituio Federal de 1988 incorpora estas bandeiras e traz avanos considerveis dos pontos de vista jurdico, normativo e institucional para garantia dos direitos sociais. No que tange educao, o texto aprovado exprime uma concepo ampla de educao, tratando-a como direito social inalienvel e fundamental para o exerccio da cidadania, assegurando o acesso ao ensino como direito pblico subjetivo, impondo a corresponsabilidade dos entes federados por sua implementao e garantindo a aplicao de percentuais mnimos da receitas provenientes de impostos para sua manuteno e desenvolvimento. Na esfera infra-constitucional, as modificaes na ordem jurdico-institucional completaram-se com a aprovao, pelo Congresso Nacional, de vrios instrumentos legais de grande impacto para a educao brasileira, destacando-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394, de 1996 - LDB); a Emenda Constitucional n 14, de 1996, que instituiu o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio FUNDEF; a Lei n 10.172, de 2001, que estabeleceu o Plano Nacional de Educao - PNE atualmente vigente; a Lei n 11.494, de 2007, que regulamentou o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB; e, mais recentemente, a Emenda Constitucional n 59, 2009, que ampliou o ensino obrigatrio dos 4 aos 17 anos de idade. A LDB reestruturou e definiu as diretrizes e bases da educao escolar no Brasil. Delineou o papel a ser desempenhado pela Unio, Estados, Municpios, pelas escolas e demais instituies de ensino, conceitos fundamentais que garantem a organizao dos sistemas educacionais do pas. Traou os princpios educativos, especificou os nveis e modalidades de ensino, regulou e regulamentou a estrutura e o funcionamento do ensino nacional. De l para c, a Lei veio sofrendo vrias alteraes, visando adequao de seus dispositivos s alteraes constitucionais, atualizao de conceitos s novas vises e estratgias educacionais e ao aprimoramento de parte de suas normas. O Fundef instaurou um novo modelo de financiamento do ensino fundamental, implementando importante mecanismo de redistribuio de recursos vinculados educao com vistas a cumprir o princpio constitucional da equalizao do financiamento. Constituiu-se, assim, em instrumento essencial na universalizao do ensino fundamental. Em 2007, com a criao do Fundeb, cuja vigncia se estende a 2020, ampliou-se o escopo do financiamento, passando a abranger toda a educao bsica, contemplando educao infantil, ensino fundamental, ensino mdio, educao especial e educao de jovens e adultos. O PNE 2001-2010, aprovado pelo Congresso Nacional e institudo pela Lei n 10.127, de 9 de janeiro de 2001, por sua vez, traou rumos para as polticas e aes governamentais, fixando objetivos e metas para a educao brasileira por um perodo de dez anos - a chamada Dcada da Educao. O PNE em vigor contribuiu para a construo de polticas e programas voltados melhoria da educao, muito embora tenha vindo desacompanhado dos instrumentos executivos para consecuo das metas por ele estabelecidas. 2. O Plano de Desenvolvimento da Educao PDE

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

20
O PNE foi lanado quando vigorava no pas uma viso fragmentada da educao, especialmente em nvel federal. De acordo com esta viso, os diversos nveis, etapas e modalidades da educao no eram entendidos enquanto momentos de um processo, componentes de uma unidade geral. Fundada na justificativa da necessidade de estabelecer prioridades, reforaram-se falsas oposies e promoveu-se verdadeira disputa entre etapas, modalidades e nveis educacionais. Sob o discurso de universalizao do ensino fundamental, por exemplo, criou-se a indesejvel oposio entre educao bsica e superior. Diante da falta de recursos, caberia ao gestor pblico optar pela primeira. Sem que a Unio aumentasse o investimento na educao bsica, o argumento serviu de pretexto para asfixiar o sistema federal de educao superior e inviabilizar a expanso da rede. Alm deste efeito direto, o resultado desta poltica para a educao bsica foi a falta de professores com licenciatura para exercer o magistrio e alunos do ensino mdio desmotivados pela insuficincia de oferta de ensino gratuito nas universidades pblicas. Ademais, no mbito da educao bsica, a ateno exclusiva ao ensino fundamental resultou em descaso com as outras duas etapas (ensino infantil e mdio), comprometendo tanto a base do ensino, quanto as perspectivas de continuidade de escolarizao. Uma terceira oposio verificada deu-se entre ensino mdio e educao profissional. Ao vedar por decreto a oferta de ensino mdio articulado educao profissional e proibir por lei a expanso do sistema federal de educao profissional, desarticulou-se uma poltica importantssima para o pas. Para mudar este quadro e alcanar efetivamente resultados mais favorveis na educao, era necessrio superar essas oposies, buscando uma viso sistmica da educao que compreendesse o ciclo educacional de modo integral, promovesse a articulao entre as polticas especficas e coordenasse os instrumentos disponveis (polticos, tcnicos e financeiros) entre os trs nveis federativos. Como resposta a esta situao, este Governo lanou em 2007 o Plano de Desenvolvimento da Educao PDE, um conjunto de mais de 40 medidas, abrangendo todos os eixos, nveis e modalidades da Educao. A viso sistmica que enlaa todos os projetos do PDE empresta coerncia e promove a articulao de todo o sistema, permitindo a organizao de eixos norteadores, reforando mutuamente cada etapa de ensino. O PDE apresenta mecanismos para aprofundar o diagnstico das condies da educao, para a melhoria da qualidade do ensino em todos os aspectos e para a democratizao do acesso. Os pilares de sustentao do PDE so: financiamento adequado, avaliao e responsabilizao dos agentes pblicos que comandam o sistema educacional, formao de professores e valorizao do magistrio e gesto e mobilizao das comunidades. Apesar de no ser a traduo direta do PNE, o PDE - como conjunto de programas e aes destinadas melhoria da educao, acabou por constituir-se em importante instrumento para persecuo das metas quantitativas estabelecidas naquele diploma legal. Os programas e aes do PDE foram institucionalizados em Leis, Decretos Portarias Insterministeriais e Planos de Aes Articuladas firmados com todos os 26 estados, o Distrito Federal e os 5.563 municpios. Cumpre, por fim, registrar a atuao do Ministrio da Educao na aprovao da Emenda Constitucional 59/2009, que possibilitou grandes conquistas para a educao nacional ao prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos; ampliar a abrangncia dos programas suplementares para todas as etapas da educao bsica e estabelecer nova redao para o pargrafo 214 da Constituio Federal. No texto atual, fixou-se o prazo decenal para o plano nacional de educao, com o objetivo de articular nacionalmente os sistemas de ensino em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas. Tais aes, alm dos objetivos j fixados na redao anterior (erradicao do analfabetismo; universalizao do atendimento escolar; melhoria da qualidade do ensino; formao para o trabalho; promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas), devem conduzir ainda ao estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto.

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

21
Alm destes marcos jurdicos, indispensveis criao das condies objetivas para a efetivao de polticas de Estado, ressalte-se, ainda, a realizao de conferncias nacionais de educao como espaos de participao da sociedade na construo de novos marcos para as polticas educacionais. Esta concepo esteve presente, sobretudo, nas conferncias brasileiras de educao (realizadas na dcada de 80 em So Paulo, Belo Horizonte, Niteri, Goinia e Braslia); nos congressos nacionais de educao (em Belo Horizonte, Porto Alegre So Paulo e Recife); nas conferncias nacionais de educao e cultura promovidas pela Cmara dos Deputados entre 2000 e 2005; na Conferncia Nacional Educao Para Todos, de 1994; nas conferncias e encontros recentemente realizados pelo Ministrio da Educao (Conferncia Nacional de Educao Profissional e Tecnolgica, Conferncia Nacional de Educao Bsica, Conferncia Nacional de Educao Escolar Indgena e Frum Nacional de Educao Superior); destacando-se especialmente as conferncias municipais, intermunicipais e estaduais que resultaram na Conferncia Nacional de Educao - CONAE, realizada entre 28 de maro e 01 de abril de 2010. 3. O PNE 2011-2020 Uma construo coletiva Como referido, o PNE 2001-2010 representou um importante avano institucional, pois alm de constituir-se em instrumento estruturante e de planejamento das aes governamentais, trouxe previso legal que determinou e exigiu monitoramento e avaliao peridicas de sua execuo, pela Unio, pelo Legislativo e ainda pela sociedade civil. Com efeito, o artigo 3 da lei que aprovou o PNE determina que: a Unio, em articulao com os estados, o Distrito Federal, os municpios e a sociedade civil, proceder a avaliaes peridicas da implementao do Plano Nacional de Educao. Os 1 e 2 desse artigo estipulam, respectivamente, que: o Poder Legislativo, por intermdio das Comisses de Educao, Cultura e Desporto [hoje Comisso de Educao e Cultura], da Cmara dos Deputados e da Comisso de Educao do Senado Federal, acompanhar a execuo do Plano Nacional de Educao; e que a primeira avaliao realizar-se- no quarto ano de vigncia desta lei, cabendo ao Congresso Nacional aprovar medidas legais decorrentes, com vistas correo de deficincias e distores. J o art. 4 da Lei do PNE prev que a Unio instituir o Sistema Nacional de Avaliao e estabelecer os mecanismos necessrios ao acompanhamento das metas constantes do Plano Nacional de Educao. Por sua vez, a Lei n 9.131, de 24 de novembro de 1995, que renomeou e reestruturou o Conselho Nacional de Educao - CNE, define como uma das suas atribuies subsidiar a elaborao e acompanhar a execuo do Plano Nacional de Educao. Observa-se, portanto, que a legislao educacional em vigor distribui entre vrias instituies a responsabilidade pelo acompanhamento e avaliao do PNE. Os papis do MEC, do CNE e das comisses de educao da Cmara e do Senado Federal so, simultaneamente, concorrentes e complementares. Como rgo formulador e executor das polticas federais de educao, o MEC tem como atribuio no apenas instituir os mecanismos necessrios ao acompanhamento das metas constantes do Plano Nacional de Educao e assegurar a realizao de avaliaes peridicas dos seus nveis de implementao, mas, sobretudo, exercer a coordenao do processo de execuo dos prximos Planos. Dentre os processos avaliativos ocorridos ao longo da implementao do PNE vigente, sistematizados pelo MEC, merecem ser destacados: (a) a realizao de estudo sobre a implementao do PNE pela Consultoria Legislativa, por solicitao da Comisso de Educao e Cultura da Cmara dos Deputados, publicado em 2004; (b) o Colquio Nacional sobre Mecanismos de Acompanhamento e Avaliao do Plano Nacional de Educao, realizado em Braslia, em 2005, sob a responsabilidade da Coordenao Geral de Articulao e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino (Cafise) da Seb/MEC; (c) os Seminrios regionais de acompanhamento e avaliao do PNE e dos planos decenais correspondentes, realizados nas cinco regies do Pas, em 2006, e coordenados pelo MEC/Seb/Dase/Cafise; (d) os diagnsticos regionais da situao educacional diante das metas do PNE, realizados pelo Centro de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Cedeplar/UFMG), em 2006; (e) os Ciclos de debates pelo Conselho Nacional de Educao (CNE) com vistas a subsidiar o MEC no envio de propostas para o Congresso Nacional, em setembro e outubro de 2005; a Avaliao Preliminar do PNE, de 2001 a 2005, coordenada pela DTDIE/Inep, com a participao de especialistas em educao; e (g) a Avaliao do PNE, de 2001 a 2008, coordenada pela SEA/MEC, com a participao de especialistas em educao. A avaliao do PNE, entendida como poltica de Estado e, portanto, no circunscrita esfera governamental, partiu de vrias concepes e perspectivas. Resultou, portanto, de anlise contextualizada, em que se CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

22
articularam as dimenses tcnica e poltica, traduzidas por polticas, programas e aes, desencadeados pelos diferentes agentes. Assim, ela envolveu questes especficas da educao e outras que a transcendem, na medida em que a proposio de polticas na rea envolve a ao da sociedade poltica e da sociedade civil. A avaliao das polticas pblicas na arena educacional apresenta, tambm, alto grau de complexidade, dadas sua natureza, caractersticas e dimenses em um pas de porte continental como o Brasil. Este processo alcanou seu ponto culminante na Conferncia Nacional de Educao - CONAE, realizada no perodo de 28 de maro a 1 de abril de 2010, a qual se estruturou a partir do tema central: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educao: O Plano Nacional de Educao, Diretrizes e Estratgias de Ao. A conferncia espao privilegiado de discusso, avaliao e proposio de polticas apresentou, em seu documento final, concepes e proposies voltadas a balizar o processo de construo do novo PNE. Dentre as conceituaes que subjazem s proposies para elaborao do PNE, destacam-se: (1) Educao: processo e prtica constituda e constituinte das relaes sociais. Entendida como elemento partcipe das relaes sociais, contribuindo, contraditoriamente, para a transformao e a manuteno dessas relaes. As instituies educativas situam-se, nesse contexto, como espaos de produo e de disseminao, de modo sistemtico, do saber historicamente produzido pela humanidade. Essa concepo de educao, alm de ampliar espaos, sinaliza para a importncia de que tal processo de formao se d de forma contnua ao longo da vida. Assim, para se concretizar como direito humano inalienvel do cidado, em consonncia com o artigo 1 da LDB, a prxis social da educao deve ocorrer em espaos e tempos pedaggicos diferentes, atendendo s diferenciadas demandas, sempre que justificada sua necessidade. Como prtica social, a educao tem como loci privilegiados, mas no exclusivos, as instituies educativas, entendidas como espaos de garantia de direitos. Para tanto, fundamental atentar para as demandas da sociedade, como parmetro para o desenvolvimento das atividades educacionais. Como funo social, cabe reconhecer o papel estratgico das instituies da educao bsica e superior na construo de uma nova tica, centrada na vida, no mundo do trabalho, na solidariedade e numa cultura da paz, superando as prticas opressoras, de modo a incluir, efetivamente, os grupos historicamente excludos: entre outros, negros, quilombolas, pessoas com deficincia, povos indgenas, trabalhadores do campo, mulheres, lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). (2) Direito Educao: refere-se garantia do direito social educao. Como direito social, avulta, de um lado, a educao pblica, gratuita, laica, democrtica, inclusiva e de qualidade social para todos/as e, de outro, a universalizao do acesso, a ampliao da jornada escolar e a garantia da permanncia bem-sucedida para crianas, adolescentes, jovens e adultos/as, em todas as etapas e modalidades. Esse direito se realiza no contexto desafiador de superao das desigualdades e do reconhecimento e respeito diversidade. As instituies do setor privado, nesse contexto, subordinam-se ao conjunto de normas gerais de educao e devem harmonizar-se com as polticas pblicas, que tm como eixo o direito educao, e acatar a autorizao e avaliao desenvolvidas pelo poder pblico. Dessa forma, no que diz respeito ao setor privado, o Estado deve regulamentar, controlar e fiscalizar todas as instituies com base nos mesmos parmetros e exigncias aplicados s do setor pblico. (3) Regime de Colaborao: refere-se forma cooperativa, colaborativa e no competitiva de gesto que se estabelece entre os entes federados (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), visando ao equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional, de forma geral, e na educao, de forma particular. Nesse caso, visa a enfrentar os desafios educacionais de todas as etapas e modalidades da educao nacional bem como regular o ensino privado. Para tanto, baseia-se em regulamentao que estabelece atribuies especficas de cada ente federado, em que responsabilidades e custos sejam devidamente compartilhados e pautados por uma poltica referenciada na unidade nacional, dentro da diversidade. Essa poltica, ancorada na perspectiva do custo aluno/qualidade (CAQ), deve fortalecer o relacionamento entre os rgos normativos, permitindo equivalncia nas diretrizes prprias de valorizao dos profissionais, bem como na definio de instrumentos bsicos para o perfeito desenvolvimento da educao, da creche ps-graduao. Unio caberia, especialmente, a determinao de transferncias regulares e contnuas de recursos financeiros s instituies pblicas dos Estados, DF e Municpios, priorizando os entes federados com baixos ndices de desenvolvimento socioeconmico e educacional, tendo como critrios indicadores, dentre outros, o IDH, altas taxas de pobreza, ndice de fragilidade educacional na oferta de EJA que permitam indicar aqueles que mais demandam apoio para o cumprimento do custo aluno/qualidade (CAQ). CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

23
(4) Sistema Nacional de Educao: expresso institucional do esforo organizado, autnomo e permanente do Estado e da sociedade brasileira pela educao, tendo como finalidade precpua a garantia de um padro unitrio de qualidade nas instituies educacionais em todo o Pas. Assim, tem o papel de articulador, coordenador e regulamentador do ensino pblico e privado, compreendidos os sistemas de educao federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais, bem como instituies, que desenvolvam aes de natureza educacional, inclusive as instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica, as culturais, as de ensino militar, as que realizam experincias populares de educao, aes de formao tcnico-profissional e as que oferecem cursos livres. Para tanto, alm de financiar, fora da lgica funcionalista, os sistemas de ensino pblicos, garante finalidades, diretrizes e estratgias educacionais comuns, mas mantm as especificidades prprias de cada sistema. O documento final da CONAE destaca, ainda, que a efetivao do SNE deve resgatar dois de seus componentes primordiais: o Frum Nacional de Educao e o Conselho Nacional de Educao. (5) Frum Nacional de Educao: rgo colegiado, com ampla representao dos setores sociais envolvidos com a educao, o responsvel pelo delineamento da poltica nacional de educao e, principalmente, pela definio de diretrizes e prioridades dos planos nacionais de educao, bem como da execuo oramentria da rea. (6) Conselho Nacional de Educao - CNE: rgo normativo e de coordenao do SNE, composto com ampla representao social, possui autonomia administrativa e financeira e, para cumprimento de suas atribuies, articula-se com os poderes Legislativo e Executivo, com a comunidade educacional e com a sociedade civil organizada. Importante registrar que o Frum Nacional de Educao e o CNE no ocupam ou relegam a segundo plano o papel e as funes do Ministrio da Educao, na medida em que este entendido como rgo de Estado e coordenador da educao nacional, tendo o relevante papel de formular e induzir polticas nacionais, que viabilizam a legislao e as normas democraticamente estabelecidas pelos dois rgos normativos nacionais (FNE e CNE). Tem como funes principais: coordenar todas as aes dos estados, do DF e dos municpios, alm de sua rede prpria de instituies, garantindo a unidade nacional e as diferenas e especificidades regionais e locais; garantir, em parceria com o FNE e o CNE, as articulaes necessrias entre o PNE e os demais planos (Plano de Desenvolvimento da Educao, Plano Plurianual, Plano de Aes Articuladas, planos estaduais, distrital e municipais de educao), como estratgia de efetivao do regime de colaborao, culminando na efetivao de projeto poltico-pedaggico (educao bsica) e de plano de desenvolvimento institucional (educao superior), no mbito das instituies educativas pblicas e privadas. (7) Gesto Democrtica: referente aos sistemas de ensino e das instituies educativas, constitui uma das dimenses fundamentais que possibilitam o acesso educao de qualidade como direito universal. A gesto democrtica como princpio da educao nacional, sintoniza-se com a luta pela qualidade da educao e as diversas formas e mecanismos de participao encontradas pelas comunidades local e escolar na elaborao de planos de desenvolvimento educacional e projetos poltico-pedaggicos, ao mesmo tempo em que objetiva contribuir para a formao de cidados/s crticos/as e compromissados/as com a transformao social. Nesse sentido, deve contribuir para a consolidao de poltica direcionada a um projeto poltico-pedaggico participativo, que tenha como fundamento: a autonomia, a qualidade social, a gesto democrtica e participativa e a diversidade cultural, tnico-racial, de gnero, do campo. (8) Qualidade da Educao: numa viso ampla, entendida como elemento partcipe das relaes sociais, contribuindo, contraditoriamente, para a transformao e a manuteno dessas relaes. um conceito histrico, que se altera no tempo e no espao, vinculando-se s demandas e exigncias sociais de um dado processo. Assim a qualidade da educao bsica e superior um fenmeno tambm complexo e abrangente, que envolve dimenses extra e intraescolares e, nessa tica, devem ser considerados os diferentes atores, a dinmica pedaggica, o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, locais e regionais, ou seja, os processos de ensino-aprendizagem, os currculos, as expectativas de aprendizagem, bem como os diferentes fatores extra-escolares, que interferem direta ou indiretamente nos resultados educativos. Ou seja, um fenmeno de mltiplas dimenses, no podendo ser apreendido apenas pelo reconhecimento da variedade e das quantidades mnimas de insumos indispensveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; e, muito menos, pode ser apreendido sem tais insumos. Entendida como qualidade
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

24
social, implica garantir a promoo e a atualizao histrico-cultural em termos de formao slida, crtica, criativa, tica e solidria, em sintonia com as polticas pblicas de incluso, de resgate social e do mundo do trabalho. (9) Diversidade: entendida como construo histrica, social, cultural e poltica das diferenas nos contextos e relaes de poder. Nesse cenrio, o direito diversidade na educao brasileira no significa a mera soma das diferenas, antes, ele se concretiza por meio do reconhecimento das diferentes expresses, histrias, aes, sujeitos e lutas no contexto histrico, poltico, econmico, cultural, social brasileiro marcado por profundas desigualdades. Portanto, a construo de uma poltica nacional do direito educao que contemple a diversidade dever considerar: os negros, os quilombolas, os indgenas, as pessoas com deficincia e do campo, as crianas, adolescentes e jovens em situao de risco, os jovens e adultos, a populao LGBT, os sujeitos privados de liberdade e em conflito com a lei. Dever, ainda, considerar a educao dos ciganos, a educao ambiental, os direitos humanos, a liberdade de expresso religiosa na escola e a educao profissional. Nesse sentido, o reconhecimento, o respeito e o direito diversidade a serem consolidados na poltica educacional devero ser realizados por meio de polticas, programas, aes e prticas pedaggicas que garantam a efetivao da justia social, da igualdade e da equidade. Devero ser polticas de Estado. Tais polticas, ao serem implementadas, devero reconhecer que cada uma das expresses da diversidade possuem especificidades histricas, polticas, de lutas sociais e ocupam lugares distintos na constituio e consolidao das polticas educacionais. Alm disso, realizam-se de forma diferenciada no contexto das instituies pblicas e privadas da educao bsica e da educao superior. O conjunto das polticas educacionais dever atender a essa complexidade e consider-la em todos os seus processos, sobretudo, no que se refere ao financiamento da educao. (10) Aes Afirmativas: so polticas e prticas pblicas e privadas que visam correo de desigualdades e injustias histricas face a determinados grupos sociais: mulheres/homens, lsbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBT, negros, indgenas, pessoas com deficincia, ciganos. Trata-se de polticas passveis de avaliao sistemtica, que aps implementadas podero, no futuro, vir a ser extintas, desde que comprovada a superao da desigualdade que as originou. Elas implicam uma mudana cultural, pedaggica e poltica. Na educao, dizem respeito ao direito a acesso escola e permanncia na instituio escolar aos grupos dela excludos em todos os nveis e modalidades de educao. Nesse sentido, o Estado dever garantir o acesso e a permanncia na educao bsica e superior aos coletivos diversos transformados em desiguais no contexto das desigualdades sociais, do racismo, do sexismo, da homofobia, da negao dos direitos da infncia, adolescncia, juventude e vida adulta, da negao do direito terra. (11) Plano Nacional de Educao - PNE: com vigncia decenal, deve ser entendido como uma das formas de materializao do regime de colaborao entre sistemas e de cooperao federativa, tornando-se expresso de uma poltica de Estado que garanta a continuidade da execuo e da avaliao de suas metas frente s alternncias governamentais e relaes federativas. Deve contribuir para a maior organicidade das polticas e, consequentemente, para a superao da histrica viso fragmentada que tem marcado a organizao e a gesto da educao nacional. Deve ser resultado de ampla participao e deliberao coletiva da sociedade brasileira, por meio do envolvimento dos movimentos sociais e demais segmentos da sociedade civil e da sociedade poltica em diversos processos de mobilizao e de discusso, tais como: audincias pblicas, encontros e seminrios, debates e deliberaes das conferncias de educao. Dessa forma, as conferncias municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e as nacionais de educao devem ser consideradas como espaos de participao da sociedade na construo de novos marcos para as polticas educacionais e, nesse sentido, sejam compreendidas como loci constitutivos e constituintes do processo de discusso, elaborao e aprovao do PNE. O prximo PNE deve eleger a qualidade e a diversidade como parmetro de suas diretrizes, metas, estratgias e aes, conferindo a essas, dimenso social e histrico-poltica. Assim, no cenrio educacional brasileiro, marcado pela edio de planos e projetos educacionais, torna-se necessrio empreender aes articuladas entre a proposio e a materializao de polticas bem como aes de planejamento sistemtico. Por sua vez, todas precisam articular-se com umapoltica nacional para a educao, com vistas ao seu acompanhamento, monitoramento e avaliao. Para isso, torna-se pertinente a criao de uma lei de responsabilidade educacional, que defina meios de controle e obrigue os responsveis pela gesto e pelo financiamento da educao, nos mbitos federal, estadual, distrital e municipal, a cumprir o estabelecido nas constituies federal, estaduais, nas leis orgnicas municipais e na distrital e na legislao pertinente bem como estabelea sanes administrativas, cveis e penais no caso de descumprimento dos dispositivos legais determinados, deixando claras as competncias, os recursos e as responsabilidades de cada ente federado. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

25
Partindo das contribuies advindas das deliberaes aprovadas pela CONAE, das diversas avaliaes do PNE vigente e de documento bsico preparado pelo CNE, produziu-se uma proposta preliminar do novo plano, encaminhada ao Ministro da Educao em maio de 2010. A fim de cumprir com sua misso, o corpo tcnico e dirigente do MEC, assim como de seus rgos vinculados, debruou-se sobre esses estudos e documentos, apreciando cada uma das contribuies apresentadas, de modo a construir um documento que se aproximasse ao mximo dos anseios da sociedade. A verso do Plano que ora submetida apreciao de Vossa Excelncia fruto, portanto, de uma construo coletiva de todos aqueles preocupados com a melhoria da qualidade da educao brasileira. 4. O PNE 2011-2020: metas e estratgias Com base em um amplo diagnstico da educao nacional, nas diversas contribuies recebidas e em busca de referenciais ancorados nos princpios fundamentais de liberdade e justia social, o Ministrio da Educao norteou a elaborao da proposta de novo PNE fundado nas seguintes premissas: a) Universalizao da educao bsica pblica, por meio do acesso e permanncia na instituio educacional; b) Expanso da oferta da educao superior, sobretudo a pblica, por meio da ampliao do acesso e permanncia na instituio educacional; c) Garantia de padro de qualidade em todas as instituies de ensino, por meio do domnio de saberes, habilidades e atitudes necessrios ao desenvolvimento do cidado, bem como da oferta dos insumos prprios a cada nvel, etapa e modalidade do ensino; d) Gratuidade do ensino para o estudante em qualquer nvel, etapa ou modalidade da educao, nos estabelecimentos pblicos oficiais; e) Gesto democrtica da educao e controle social da educao; f) Respeito e atendimento s diversidades tnicas, religiosas, econmicas e culturais; g) Excelncia na formao e na valorizao dos profissionais da educao; h) Financiamento pblico das instituies pblicas. Para garantia destas prioridades, fundamental que o PNE seja encarado como: a) Expresso de uma poltica de Estado que garanta a continuidade da execuo e da avaliao de suas metas frente s alternncias governamentais e relaes federativas; b) Uma das formas de materializao do regime de colaborao entre sistemas e de cooperao federativa; c) Resultado de ampla participao e deliberao coletiva da sociedade brasileira, por meio do envolvimento dos movimentos sociais e demais segmentos da sociedade civil e da sociedade poltica em diversos processos de mobilizao e de discusso, tais como: audincias pblicas, encontros e seminrios, debates e deliberaes das conferncias de educao; d) Plano com vigncia decenal, como a dos demais planos dele conseqentes; e) Instrumento para efetivao das metas de aprimoramento e avano das polticas educacionais em curso no Pas;
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

26
f) Contribuio para a maior organicidade das polticas e, consequentemente, para a superao da histrica viso fragmentada que tem marcado a organizao e a gesto da educao nacional. Com efeito, a apresentao de um novo plano nacional de educao em 2010 tem de partir do acmulo produzido pela sociedade civil engajada em defesa da melhoria da qualidade da educao, bem como considerar a mudana de paradigma operada pelo PDE. O PNE atualmente vigente tem uma estrutura baseada no trip diagnstico - diretrizes - metas, replicado nas diversas etapas e modalidades da educao. Esta estrutura normativa tem um duplo efeito: de um lado, acentua uma viso fragmentria e segmentada da educao, como se, por exemplo, o cumprimento das metas para a educao bsica pudesse ser atingido sem a expanso da educao superior, que no pode por sua vez ser atingida sem uma ampliao do atendimento e uma reformulao do ensino mdio, e assim por diante. De outro lado, fica reforado o carter programtico do Plano, na medida em que a multiplicao de metas para cada etapa ou modalidade da educao vem desacompanhada das estratgias necessrias para o cumprimento das metas. Ora, diagnstico, diretrizes e metas ficam inconclusas sem uma definio das estratgias pertinentes. Para o novo PNE, cuja proposta ora apresentamos a V. Exa., optou-se pela adoo de uma estratgia radicalmente diferente: as metas foram reduzidas a vinte e se fizeram acompanhar das estratgias indispensveis a sua concretizao. O engajamento da sociedade civil e o controle social na execuo do PNE so definitivos para seu sucesso. Por essa razo, a formulao de vinte metas multidimensionais acompanhadas das respectivas estratgias de implementao permitir que a sociedade tenha clareza das reivindicaes a serem opostas ao Poder Pblico. A fim de que o PNE no redunde em uma carta de boas intenes incapaz de manter a mobilizao social pela melhoria da qualidade da educao, preciso associar a cada uma das metas uma srie de estratgias a serem implementadas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios em regime de colaborao. So as estratgias que orientam no apenas a atuao do Poder Pblico mas, sobretudo, a mobilizao da sociedade civil organizada. Evidentemente, as estratgias devero ser implementadas (tendo em vista o cumprimento das metas) nos quadros das competncias constitucionalmente definidas para a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. Por essa razo, a proposta de PNE ora apresentada foca o regime de colaborao e est nele inteiramente apoiada. Tratase de dar conseqncia a uma das mais importantes deliberaes da Conferncia Nacional de Educao de 2010: delinear as linhas mestras para a estruturao de um sistema nacional de educao. Evidentemente, uma lei ordinria no tem o condo de restabelecer competncias constitucionalmente definidas. O papel das metas do PNE, muito pelo contrrio, fortalecer a repartio constitucional de competncias assegurando-lhe, no entanto, um carter dinmico. Por exemplo, quando pensamos na meta 5 (Alfabetizar todas as crianas at, no mximo, os oito anos de idade), devemos levar em conta as estratgias pertinentes do contrrio, ela significa apenas que a Unio e os Estados nada podem fazer pela educao infantil. Contudo, as duas primeiras estratgias previstas para esta meta (a saber: Fomentar a estruturao do ensino fundamental de nove anos com foco na organizao de ciclo de alfabetizao com durao de trs anos, a fim de garantir a alfabetizao plena de todas as crianas, no mximo, at o final do terceiro ano; e Aplicar exame peridico especfico para aferir a alfabetizao das crianas) demonstra que ser preciso envolver no apenas Estados e Municpios na estruturao do ensino fundamental de nove anos, mas tambm contar com exame nacional aplicado pela Unio para aferir a alfabetizao de crianas at os oito anos de idade, como condio indispensvel para que as demais etapas da educao bsica transcorram de maneira a incrementar o aprendizado das crianas. Esta maneira de pensar a educao est presente nas metas e estratgias da anexa proposta de PNE. Tratase de reproduzir, como planejamento para o prximo decnio e a partir de um movimento coletivo de construo poltica e programtica, a concepo de uma viso sistmica da educao que abarque todas as etapas e modalidades da educao de maneira integrada, a fim de que elas se reforcem reciprocamente e desencadeiem um ciclo virtuoso de investimento em educao. Por essa razo, as metas no PNE ora proposto so multidimensionais: esto organizadas de maneira a representar um conjunto de medidas enfeixadas por uma orientao abrangente que tem como pressuposto a concepo sistmica de educao.

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

27
Ao invs de adotarmos a via de transformar em meta todas as possveis medidas administrativas a serem adotadas para a melhoria da qualidade da educao, a anexa proposta de PNE optou por definir metas estruturantes, ousadas, que imponham de fato obrigaes capazes de orientar os sistemas de ensino. De maneira geral, as metas contemplam alfabetizao, educao bsica, educao superior, educao profissional e tecnolgica, educao especial, educao de jovens e adultos, formao e valorizao dos profissionais da educao e financiamento. evidente que a presente proposta de PNE dever ser expandida e aperfeioada pelo Congresso Nacional, de maneira a arregimentar todos os esforos e iniciativas em um projeto nacional de melhoria da qualidade da educao. Vale considerar que a reduo do nmero de metas no significa, em absoluto, uma reduo do escopo do PNE. Como se ver, as vinte metas atualmente propostas representam desafios profundos para a melhoria da qualidade da educao brasileira e demandaro providncias e medidas estruturais para serem implementadas. Para citarmos apenas um exemplo, basta mencionar a meta 17, que propugna: Valorizar o magistrio pblico da educao bsica a fim de aproximar o rendimento mdio do profissional do magistrio com mais de onze anos de escolaridade do rendimento mdio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.. Para que esta meta seja cumprida, preciso implantar planos de carreira em todos os nveis de governo e constituir frum permanente de acompanhamento da atualizao do valor do piso. Como se pode perceber, trata-se de meta ousada e exigente e que, uma vez cumprida, ser capaz de concretizar reivindicao histrica de valorizao do magistrio. A primeira meta visa a universalizar, at 2016, o atendimento escolar da populao de 4 e 5 anos, e ampliar a oferta de educao infantil de forma a atender a 50% da populao de at 3 anos. Trata-se de objetivo imprescindvel para assegurar aprendizado efetivo no ensino fundamental e mdio, reduzindo a repetncia e aumentando a taxa de sucesso na educao bsica. Na educao bsica, prev-se, como meta 2, universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda populao de 6 a 14 anos; e, como meta 3, universalizar, at 2016, o atendimento escolar para toda a populao de 15 a 17 anos e elevar, at o final da dcada, a taxa lquida de matrculas no ensino mdio para 85%, nesta faixa etria. fato notrio que, em educao, a curva de esforo marginal aps um dado estgio crescente. Ou seja, atingido um determinado patamar, o esforo exigido para prosseguir torna-se ainda maior. A meta 6 exige a implantao de educao em tempo integral em metade das escolas pblicas de educao bsica, medida indispensvel para a efetiva melhoria da educao bsica pblica. Por essa razo, estas quatro metas da educao bsica podem ser consideradas estruturantes e radicalmente inclusivas. Estas metas so completadas pela meta 7, relativa ao IDEB, ndice objetivo obtido a partir dos dados de rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educao bsica, combinados com os dados relativos ao desempenho dos estudantes apurados na avaliao nacional do rendimento escolar, como forma de acompanhar a melhoria do ensino. Na meta 4, trata-se de universalizar, para a populao de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao na prpria rede regular de ensino, aprofundando a poltica de educao inclusiva prevista na LDB. A meta 8 traz uma misso central para o Pas nos prximos dez anos: reduzir a desigualdade educacional. Por essa razo, ela preceitua assegurar escolaridade mnima de 12 anos para as populaes do campo, para a populao das regies de menor escolaridade e para os 25% mais pobres do pas; e igualar a escolaridade mdia entre negros e no-negros, elevando a escolaridade mdia da populao de 18 a 24 anos. Somam-se meta anterior as meta 9 e 10 do PNE, respectivamente voltadas a elevar a taxa de alfabetizao da populao com 15 anos ou mais para 93,5% at 2015 e erradicar, at o final da dcada, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional at o final da dcada; e oferta de, no mnimo, 25% das matrculas de educao de jovens e adultos na forma integrada educao profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino mdio. Como possvel perceber, o cumprimento das metas 8, 9 e 10 exigir esforo concentrado da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e somente poder ser cumprida se o regime de colaborao for efetivamente eficaz na ampliao das oportunidades educacionais.

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

28
Seguindo a matriz conceitual da viso sistmica da educao, a meta 11 propugna duplicar a matrcula em cursos tcnicos de nvel mdio, assegurando a qualidade da oferta dos cursos. Trata-se de medida indispensvel para ampliar a taxa de concluso do ensino mdio, bem como para formar recursos humanos voltados profissionalizao e educao tcnica. A formao tcnica no Brasil hoje uma exigncia incontornvel, qual responde a expanso e a interiorizao dos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia. No que diz respeito educao superior, as metas 12 e 13 determinam a elevao da taxa bruta de matrcula na educao superior para 50% e a taxa lquida para 33% da populao de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta; e a qualificao do corpo docente em efetivo exerccio nas instituies de educao superior de forma a alcanar, no mnimo, 35% (trinta e cinco por cento) de doutores e 40% (quarenta por cento) de mestres, com vistas melhoria consistente e duradoura da qualidade da educao superior. A populao de universitrios no Brasil ainda incipiente comparada a pases como a Argentina ou o Chile. Por essa razo, preciso expandir a rede de universidades e qualificar progressivamente a oferta da educao superior privada. A meta 14 prev, para a ps-graduao, a tarefa de atingir a titulao anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores, como forma de estimular a produo de conhecimento cientfico e a consolidao da pesquisa acadmica brasileira. Com efeito, indispensvel que a produo de conhecimento seja estimulada e fomentada profundamente, como parte no somente da qualificao de recursos humanos para a educao superior, mas tambm e sobretudo para a formao de professores para atuar nas redes pblicas educao bsica. As metas 15, 16, 17, 18 e 19 so dedicadas valorizao e formao dos profissionais da educao. Seria possvel dizer que praticamente um quarto do PNE que atualmente levamos considerao de V. Exa. dedica-se melhoria das condies de trabalho dos profissionais da educao, seja garantindo formao inicial e continuada, seja assegurando condies salariais dignas, seja induzindo alteraes estruturais nas secretarias de educao dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Destaca-se, neste sentido, a previso para implantao de planos de carreira em todos os sistemas de ensino, bem como a garantia, por lei especfica, que a nomeao comissionada de diretores de escola dever estar vinculada a critrios tcnicos de mrito e desempenho, bem como participao popular. Com isso, pretende-se generalizar boas prticas que contribuem decisivamente para a qualidade da educao ministrada em sala de aula. Por ltimo, a questo do financiamento. A anexa proposta de PNE advoga que o investimento pblico em educao seja ampliado progressivamente at atingir o patamar de 7% do produto interno bruto do Pas. Hoje, estamos em praticamente 5%. Trata-se, portanto, de um aumento considervel, mantido o atual ritmo de crescimento do produto interno bruto brasileiro. claro que a disputa em torno da porcentagem adequada conhecida e considervel. por essa razo que a prpria lei que estabelece o Plano recomenda que a meta de aplicao de recursos pblicos em educao seja avaliada em 2015, pois preciso compatibilizar o montante de investimentos necessrios para fazer frente ao enorme esforo que o Pas precisa fazer para resgatar a dvida educacional histrica que nos caracteriza. Com isso, se luz da evoluo da execuo do PNE for necessrio rever a meta de financiamento, haver previso legal para tanto, a fim de que a execuo do PNE no fique comprometida por insuficincia de recursos. At aqui, portanto, quanto aos principais destaques das metas que compem a anexa proposta de PNE. Por fim, vale considerar alguns aspectos da lei que estabelece o Plano. No art. 11 fica institudo, em lei, o IDEB, ndice de desenvolvimento da educao bsica que orienta repasses de recursos do Ministrio da Educao e serve de base para praticamente todas as polticas do Ministrio. No art. 6, o PNE prev a realizao de pelo menos duas conferncias nacionais de educao, a fim de manter a mobilizao que fundamentou a construo da anexa proposta de Plano. Uma outra inovao legislativa est no art. 9, que prev que os Estados, o Distrito Federal e os Municpios devero aprovar leis especficas disciplinando a gesto democrtica da educao em seus respectivos mbitos de atuao. Entendemos que o Plano Nacional de Educao ora proposto representa medida de extrema importncia, que contribuir de forma inegvel para consolidar e avanar no processo j em curso de melhoria da qualidade da educao e reduo de desigualdades relativas s oportunidades educacionais, garantindo a milhes de crianas e jovens brasileiros o direito de aprender e a chance de participar do desenvolvimento do pas. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

29
Essas, Senhor Presidente, as razes que justificam o encaminhamento da presente proposta de ato normativo elevada considerao de Vossa Excelncia. Respeitosamente,

Assinado por: Fernando Haddad

LEGISLAO CITADA ANEXADA PELA COORDENAO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS - CEDI CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 ............................................................................................................................................. TTULO VIII DA ORDEM SOCIAL ............................................................................................................................................. CAPTULO III DA EDUCAO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seo I Da Educao ............................................................................................................................................. Art. 214. A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a: ("Caput" do artigo com redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho; V - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas. VI - estabelecimento de meta de aplicao de recursos pblicos em educao como proporo do produto interno bruto. (Inciso acrescido pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) Seo II DA CULTURA Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

30
1 O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. 2 A lei dispor sobre a fixao de datas comemorativas de alta significao para os diferentes segmentos tnicos nacionais. 3 A lei estabelecer o Plano Nacional de Cultura, de durao plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do Pas e integrao das aes do poder pblico que conduzem : I - defesa e valorizao do patrimnio cultural brasileiro; II - produo, promoo e difuso de bens culturais; III - formao de pessoal qualificado para a gesto da cultura em suas mltiplas dimenses; IV - democratizao do acesso aos bens de cultura; V - valorizao da diversidade tnica e regional. (Pargrafo acrescido pela Emenda Constitucional n 48, de 2005) ................................................................................................................................................................................................ ........................................................................................ LEI N 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispe sobre a certificao das entidades beneficentes de assistncia social; regula os procedimentos de iseno de contribuies para a seguridade social; altera a Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993; revoga dispositivos das Leis ns 8.212, de 24 de julho de 1991, 9.429, de 26 de dezembro de 1996, 9.732, de 11 de dezembro de 1998, 10.684, de 30 de maio de 2003, e da Medida Provisria n 2.187-13, de 24 de agosto de 2001; e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: ............................................................................................................................................. CAPTULO II DA CERTIFICAO ............................................................................................................................................. Seo II Da Educao Art. 12. A certificao ou sua renovao ser concedida entidade de educao que atenda ao disposto nesta Seo e na legislao aplicvel. Art. 13. Para os fins da concesso da certificao de que trata esta Lei, a entidade de educao dever aplicar anualmente em gratuidade, na forma do 1, pelo menos 20% (vinte por cento) da receita anual efetivamente recebida nos termos da Lei n 9.870, de 23 de novembro de 1999. 1 Para o cumprimento do disposto no caput, a entidade dever: I - demonstrar adequao s diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educao - PNE, na forma do art. 214 da Constituio Federal; II - atender a padres mnimos de qualidade, aferidos pelos processos de avaliao conduzidos pelo Ministrio da Educao; e III - oferecer bolsas de estudo nas seguintes propores: a) no mnimo, uma bolsa de estudo integral para cada 9 (nove) alunos pagantes da educao bsica; b) bolsas parciais de 50% (cinquenta por cento), quando necessrio para o alcance do nmero mnimo exigido. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

31
2 As propores previstas no inciso III do 1 podero ser cumpridas considerando-se diferentes etapas e modalidades da educao bsica presencial. 3 Complementarmente, para o cumprimento das propores previstas no inciso III do 1, a entidade poder contabilizar o montante destinado a aes assistenciais, bem como o ensino gratuito da educao bsica em unidades especficas, programas de apoio a alunos bolsistas, tais como transporte, uniforme, material didtico, alm de outros, definidos em regulamento, at o montante de 25% (vinte e cinco por cento) da gratuidade prevista no caput. 4 Para alcanar a condio prevista no 3, a entidade poder observar a escala de adequao sucessiva, em conformidade com o exerccio financeiro de vigncia desta Lei: I - at 75% (setenta e cinco por cento) no primeiro ano; II - at 50% (cinquenta por cento) no segundo ano; III - 25% (vinte e cinco por cento) a partir do terceiro ano. 5 Consideram-se aes assistenciais aquelas previstas na Lei n 8.742, de 7 de dezembro de 1993. 6 Para a entidade que, alm de atuar na educao bsica ou em rea distinta da educao, tambm atue na educao superior, aplica- se o disposto no art. 10 da Lei n 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Art. 14. Para os efeitos desta Lei, a bolsa de estudo refere-se s semestralidades ou anuidades escolares fixadas na forma da lei, vedada a cobrana de taxa de matrcula e de custeio de material didtico. 1 A bolsa de estudo integral ser concedida a aluno cuja renda familiar mensal per capita no exceda o valor de 1 1/2 (um e meio) salrio mnimo. 2 A bolsa de estudo parcial ser concedida a aluno cuja renda familiar mensal per capita no exceda o valor de 3 (trs) salrios mnimos. ....................................................................................................................................................... ........................................ ...............................................................................................................

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

32

LEI N 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990

Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LIVRO I PARTE GERAL TTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 Esta Lei dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente. Art. 2 Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em Lei, aplica-se excepcionalmente este estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. ....................................................................................................................................................... ........................................ ............................................................................................................... LEI N 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003 Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temtica "Histria e Cultura Afro-Brasileira", e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 A Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A, 79A e 79-B: Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, oficiais e particulares, torna-se obrigatrio o ensino sobre Histria e Cultura Afro-Brasileira. 1 O contedo programtico a que se refere o caput deste artigo incluir o estudo da Histria da frica e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formao da sociedade nacional, resgatando a contribuio do povo negro nas reas social, econmica e poltica pertinentes Histria do Brasil. 2 Os contedos referentes Histria e Cultura Afro-Brasileira sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de Educao Artstica e de Literatura e Histria Brasileiras. 3 (VETADO)" CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

33

"Art. 79-A. (VETADO)" "Art. 79-B. O calendrio escolar incluir o dia 20 de novembro como 'Dia Nacional da Conscincia Negra'." Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 9 de janeiro de 2003; 182 da Independncia e 115 da Repblica. LEI N 11.645, DE 10 DE MARO DE 2008 Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica "Histria e Cultura Afro-Brasileira e Indgena".

OPRESIDENTEDAREPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 O art. 26-A da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino mdio, pblicos e privados, torna-se obrigatrio o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena. 1 O contedo programtico a que se refere este artigo incluir diversos aspectos da histria e da cultura que caracterizam a formao da populao brasileira, a partir desses dois grupos tnicos, tais como o estudo da histria da frica e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indgenas no Brasil, a cultura negra e indgena brasileira e o negro e o ndio na formao da sociedade nacional, resgatando as suas contribuies nas reas social, econmica e poltica, pertinentes histria do Brasil. 2 Os contedos referentes histria e cultura afro-brasileira e dos povos indgenas brasileiros sero ministrados no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de educao artstica e de literatura e histria brasileiras." (NR) Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 10 de maro de 2008; 187 da Independncia e 120 da Repblica. LEI N 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001 Dispe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

34
CAPTULO I DO FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (FIES) Art. 1 Fica institudo, nos termos desta Lei, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES, de natureza contbil, destinado concesso de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores no gratuitos e com avaliao positiva nos processos conduzidos pelo Ministrio da Educao, de acordo com regulamentao prpria. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) 1 O financiamento de que trata o caput poder, na forma do regulamento, ser oferecido a alunos da educao profissional tcnica de nvel mdio, bem como aos estudantes matriculados em programas de mestrado e doutorado com avaliao positiva, desde que haja disponibilidade de recursos, observada a prioridade no atendimento aos alunos dos cursos de graduao. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) I - (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) II - (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) III - (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) 2 So considerados cursos de graduao com avaliao positiva, aqueles que obtiverem conceito maior ou igual a 3 (trs) no Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES, de que trata a Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) 3 Os cursos que no atingirem a mdia referida no 2 ficaro desvinculados do Fies sem prejuzo para o estudante financiado. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) 4 So considerados cursos de mestrado e doutorado, com avaliao positiva, aqueles que, nos processos conduzidos pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior - Capes, nos termos da Lei n 8.405, de 9 de janeiro de 1992, obedecerem aos padres de qualidade por ela propostos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 11.552, de 19/11/2007) 5 A participao da Unio no Fies dar-se- exclusivamente mediante contribuies ao Fundo institudo por esta Lei, ressalvado o disposto nos arts. 10 e 16. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) 6 vedada a concesso de novo financiamento a estudante inadimplente com o Fies ou com o Programa de Crdito Educativo de que trata a Lei n 8.436, de 25 de junho de 1992. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) Seo I Das receitas do FIES Art. 2 Constituem receitas do FIES: I - dotaes oramentrias consignadas ao MEC, ressalvado o disposto no art. 16; II - trinta por cento da renda lquida dos concursos de prognsticos administrados pela Caixa Econmica Federal, bem como a totalidade dos recursos de premiao no procurados pelos contemplados dentro do prazo de prescrio, ressalvado o disposto no art. 16; III - encargos e sanes contratualmente cobrados nos financiamentos concedidos ao amparo desta Lei; IV - taxas e emolumentos cobrados dos participantes dos processos de seleo para o financiamento; V - encargos e sanes contratualmente cobrados nos financiamentos concedidos no mbito do Programa de Crdito Educativo, de que trata a Lei n 8.436, de 25 de junho de 1992, ressalvado o disposto no art. 16; VI - rendimento de aplicaes financeiras sobre suas disponibilidades; e VII - receitas patrimoniais. VIII - outras receitas. (Inciso acrescido pela Lei n 11.552, de 19/11/2007) 1 Fica autorizada: I (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) II - a transferncia ao FIES dos saldos devedores dos financiamentos concedidos no mbito do Programa de Crdito Educativo de que trata a Lei n 8.436, de 1992; III - a alienao, total ou parcial, a instituies financeiras, dos ativos de que trata o inciso II deste pargrafo e dos ativos representados por financiamentos concedidos ao amparo desta Lei. (Inciso com redao dada pela Lei n 11.552, de 19/11/2007) 2 As disponibilidades de caixa do FIES devero ser mantidas em depsito na conta nica do Tesouro Nacional.
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

35
3 As despesas do Fies com os agentes financeiros correspondero a remunerao mensal de at 2% a.a. (dois por cento ao ano), calculados sobre o saldo devedor dos financiamentos concedidos, ponderados pela taxa de adimplncia, na forma do regulamento. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) I - (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) II - (Revogado pelas Leis n 11.552, de 19/11/2007 e pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) III (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) IV - (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010) 4 (Revogado pela Lei n 12.202, de 14/1/2010). 5 Os saldos devedores alienados ao amparo do inciso III do 1 deste artigo e os dos contratos cujos aditamentos ocorreram aps 31 de maio de 1999 podero ser renegociados entre credores e devedores, segundo condies que estabelecerem, relativas atualizao de dbitos constitudos, saldos devedores, prazos, taxas de juros, garantias, valores de prestaes e eventuais descontos, observado o seguinte: (Caput do pargrafo com redao dada pela Lei n 10.846, de 12/3/2004) I - na hiptese de renegociao de saldo devedor parcialmente alienado na forma do inciso III do 1 deste artigo, sero estabelecidas condies idnticas de composio para todas as parcelas do dbito, cabendo a cada credor, no total repactuado, a respectiva participao percentual no montante renegociado com cada devedor; (Inciso com redao dada pela Lei n 10.846, de 12/3/2004) II - as instituies adquirentes devero apresentar ao MEC, at o dia 10 de cada ms, relatrio referente aos contratos renegociados e liquidados no ms anterior, contendo o nmero do contrato, nome do devedor, saldo devedor, valor renegociado ou liquidado, quantidade e valor de prestaes, taxa de juros, alm de outras informaes julgadas necessrias pelo MEC. ....................................................................................................................................................... ........................................ ............................................................................................................... LEI N 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES e d outras providncias O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Fica institudo o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliao das instituies de educao superior, dos cursos de graduao e do desempenho acadmico de seus estudantes, nos termos do art. 9, VI, VIII e IX, da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. 1 O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educao superior, a orientao da expanso da sua oferta, o aumento permanente da sua eficcia institucional e efetividade acadmica e social e, especialmente, a promoo do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituies de educao superior, por meio da valorizao de sua misso pblica, da promoo dos valores democrticos, do respeito diferena e diversidade, da afirmao da autonomia e da identidade institucional. 2 O SINAES ser desenvolvido em cooperao com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal. Art. 2 O SINAES, ao promover a avaliao de instituies, de cursos e de desempenho dos estudantes, dever assegurar: I - avaliao institucional, interna e externa, contemplando a anlise global e integrada das dimenses, estruturas, relaes, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituies de educao superior e de seus cursos; II - o carter pblico de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos; III - o respeito identidade e diversidade de instituies e de cursos;
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

36
IV - a participao do corpo discente, docente e tcnicoadministrativo das instituies de educao superior, e da sociedade civil, por meio de suas representaes. Pargrafo nico. Os resultados da avaliao referida no caput deste artigo constituiro referencial bsico dos processos de regulao e superviso da educao superior, neles compreendidos o credenciamento e a renovao de credenciamento de instituies de educao superior, a autorizao, o reconhecimento e a renovao de reconhecimento de cursos de graduao. ....................................................................................................................................................... ........................................ ............................................................................................................... LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I DA EDUCAO Art. 1 A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. 1 Esta Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. 2 A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e a prtica social. TTULO II DOS PRINCPIOS E FINS DA EDUCAO NACIONAL Art. 2 A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. ................................................................................................................................................................................................ .............................................................................................................. EMENDA CONSTITUCIONAL N 14, DE 12 DE SETEMBRO DE 1996 Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Cosntituio Federal e d nova redao ao art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. As Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3 do art. 60 da Constituio Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional: Art. 1 acrescentada no inciso VII do art. 34, da Constituio Federal, a alnea e , com a seguinte redao: "e) aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino."
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

37
Art. 2 dada nova redao aos incisos I e II do art. 208 da Constituio Federal nos seguintes termos: "I - ensino fundamental obrigatrio e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; II - progressiva universalizao do ensino mdio gratuito;" ....................................................................................................................................................... ........................................ ...............................................................................................................

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

38
LEI N 10.172, DE 9 DE JANEIRO DE 2001 Aprova o Plano Nacional de Educao e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: ........................................................................................................................................... Art. 3 A Unio, em articulao com os Estados, o Distrito Federal, os municpios e a sociedade civil, proceder a avaliaes peridicas da implementao do Plano Nacional de Educao. 1 O Poder Legislativo, por intermdio das Comisses de Educao, Cultura e Desporto da Cmara dos Deputados e da Comisso de Educao do Senado Federal, acompanhar a execuo do Plano Nacional de Educao. 2 A primeira avaliao realizar-se- no quarto ano de vigncia desta Lei, cabendo ao Congresso Nacional aprovar as medidas legais decorrentes, com vistas correo de deficincias e distores. Art. 4 A Unio instituir o Sistema Nacional de Avaliao e estabelecer os mecanismos necessrios ao acompanhamento das metas constantes do Plano Nacional de Educao. Art. 5 Os planos plurianuais da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios sero elaborados de modo a dar suporte s metas constantes do Plano Nacional de Educao e dos respectivos planos decenais. ................................................................................................................................................................................................ .............................................................................................................. LEI N 11.494, DE 20 DE JUNHO DE 2007 Regulamenta o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias; altera a Lei n 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis ns 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de maro de 2004; e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Art. 1 institudo, no mbito de cada Estado e do Distrito Federal, um Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB, de natureza contbil, nos termos do art. 60 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias - ADCT. Pargrafo nico. A instituio dos Fundos previstos no caput deste artigo e a aplicao de seus recursos no isentam os Estados, o Distrito Federal e os Municpios da obrigatoriedade da aplicao na manuteno e no desenvolvimento do ensino, na forma prevista no art. 212 da Constituio Federal e no inciso VI do caput e pargrafo nico do art. 10 e no inciso I do caput do art. 11 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de:
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

39
I - pelo menos 5% (cinco por cento) do montante dos impostos e transferncias que compem a cesta de recursos do Fundeb, a que se referem os incisos I a IX do caput e o 1 do art. 3 desta Lei, de modo que os recursos previstos no art. 3 desta Lei somados aos referidos neste inciso garantam a aplicao do mnimo de 25% (vinte e cinco por cento) desses impostos e transferncias em favor da manuteno e desenvolvimento do ensino; II - pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) dos demais impostos e transferncias. Art. 2 Os Fundos destinam-se manuteno e ao desenvolvimento da educao bsica pblica e valorizao dos trabalhadores em educao, incluindo sua condigna remunerao, observado o disposto nesta Lei. ....................................................................................................................................................... ........................................ ............................................................................................................... LEI N 9.131, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1995 Altera dispositivos da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Os arts. 6, 7, 8 e 9 da Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 6 O Ministrio da Educao e do Desporto exerce as atribuies do poder pblico federal em matria de educao, cabendo-lhe formular e avaliar a poltica nacional de educao, zelar pela qualidade do ensino e velar pelo cumprimento das leis que o regem. 1 No desempenho de suas funes, o Ministrio da Educao e do Desporto contar com a colaborao do Conselho Nacional de Educao e das Cmaras que o compem. 2 Os conselheiros exercem funo de interesse pblico relevante, com precedncia sobre quaisquer outros cargos pblicos de que sejam titulares e, quando convocados, faro jus a transporte, dirias e jetons de presena a serem fixados pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto. 3 O ensino militar ser regulado por lei especial. 4 (VETADO)" "Art. 7 O Conselho Nacional de Educao, composto pelas Cmaras de Educao Bsica e de Educao Superior, ter atribuies normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educao e do Desporto, de forma a assegurar a participao da sociedade no aperfeioamento da educao nacional. 1 Ao Conselho Nacional de Educao, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei, compete: a) subsidiar a elaborao e acompanhar a execuo do Plano Nacional de Educao; b) manifestar-se sobre questes que abranjam mais de um nvel ou modalidade de ensino; c) assessorar o Ministrio da Educao e do Desporto no diagnstico dos problemas e deliberar sobre medidas para aperfeioar os sistemas de ensino, especialmente no que diz respeito integrao dos seus diferentes nveis e modalidades; d) emitir parecer sobre assuntos da rea educacional, por iniciativa de seus conselheiros ou quando solicitado pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto; e) manter intercmbio com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal; f) analisar e emitir parecer sobre questes relativas aplicao da legislao educacional, no que diz respeito integrao entre os diferentes nveis e modalidade de ensino; g) elaborar o seu regimento, a ser aprovado pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto. CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

40
2 O Conselho Nacional de Educao reunir-se- ordinariamente a cada dois meses e suas Cmaras, mensalmente e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto. 3 O Conselho Nacional de Educao ser presidido por um de seus membros, eleito por seus pares para mandato de dois anos, vedada a reeleio imediata. 4 O Ministro de Estado da Educao e do Desporto presidir as sesses a que comparecer." "Art. 8 A Cmara de Educao Bsica e a Cmara de Educao Superior sero constitudas, cada uma, por doze conselheiros, sendo membros natos, na Cmara de Educao Bsica, o Secretrio de Educao Fundamental e na Cmara de Educao Superior, o Secretrio de Educao Superior, ambos do Ministrio da Educao e do Desporto e nomeados pelo Presidente da Repblica. 1 A escolha e nomeao dos conselheiros ser feita pelo Presidente da Repblica, sendo que, pelo menos a metade, obrigatoriamente, dentre os indicados em listas elaboradas especialmente para cada Cmara, mediante consulta a entidades da sociedade civil, relacionadas s reas de atuao dos respectivos colegiados. 2 Para a Cmara de Educao Bsica a consulta envolver, necessariamente, indicaes formuladas por entidades nacionais, pblicas e particulares, que congreguem os docentes, dirigentes de instituies de ensino e os Secretrios de Educao dos Municpios, dos Estados e do Distrito Federal. 3 Para a Cmara de Educao Superior a consulta envolver, necessariamente, indicaes formuladas por entidades nacionais, pblicas e particulares, que congreguem os reitores de universidades, diretores de instituies isoladas, os docentes, os estudantes e segmentos representativos da comunidade cientfica. 4 A indicao, a ser feita por entidades e segmentos da sociedade civil, dever incidir sobre brasileiros de reputao ilibada, que tenham prestado servios relevantes educao, cincia e cultura. 5 Na escolha dos nomes que comporo as Cmaras, o Presidente da Repblica levar em conta a necessidade de estarem representadas todas as regies do pas e as diversas modalidades de ensino, de acordo com a especificidade de cada colegiado. 6 Os conselheiros tero mandato de quatro anos, permitida uma reconduo para o perodo imediatamente subseqente, havendo renovao de metade das Cmaras a cada dois anos, sendo que, quando da constituio do Conselho, metade de seus membros sero nomeados com mandato de dois anos. 7 Cada Cmara ser presidida por um conselheiro escolhido por seus pares, vedada a escolha do membro nato, para mandato de um ano, permitida uma nica reeleio imediata." "Art. 9 As Cmaras emitiro pareceres e decidiro, privativa e autonomamente, os assuntos a elas pertinentes, cabendo, quando for o caso, recurso ao Conselho Pleno. 1 So atribuies da Cmara de Educao Bsica: a) examinar os problemas da educao infantil, do ensino fundamental, da educao especial e do ensino mdio e tecnolgico e oferecer sugestes para sua soluo; b) analisar e emitir parecer sobre os resultados dos processos de avaliao dos diferentes nveis e modalidades mencionados na alnea anterior; c) deliberar sobre as diretrizes curriculares propostas pelo Ministrio da Educao e do Desporto; d) colaborar na preparao do Plano Nacional de Educao e acompanhar sua execuo, no mbito de sua atuao; e) assessorar o Ministro de Estado da Educao e do Desporto em todos os assuntos relativos educao bsica; f) manter intercmbio com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal, acompanhando a execuo dos respectivos Planos de Educao; g) analisar as questes relativas aplicao da legislao referente educao bsica; CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010
Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

41
2 So atribuies da Cmara de Educao Superior: a) analisar e emitir parecer sobre os resultados dos processos de avaliao da educao superior; b) oferecer sugestes para a elaborao do Plano Nacional de Educao e acompanhar sua execuo, no mbito de sua atuao; c) deliberar sobre as diretrizes curriculares propostas pelo Ministrio da Educao e do Desporto, para os cursos de graduao; d) deliberar sobre os relatrios encaminhados pelo Ministrio da Educao e do Desporto sobre o reconhecimento de cursos e habilitaes oferecidos por instituies de ensino superior, assim como sobre autorizao prvia daqueles oferecidos por instituies no universitrias; e) deliberar sobre a autorizao, o credenciamento e o recredenciamento peridico de instituies de educao superior, inclusive de universidades, com base em relatrios e avaliaes apresentados pelo Ministrio da Educao e do Desporto; f) deliberar sobre os estatutos das universidades e o regimento das demais instituies de educao superior que fazem parte do sistema federal de ensino; g) deliberar sobre os relatrios para reconhecimento peridico de cursos de mestrado e doutorado, elaborados pelo Ministrio da Educao e do Desporto, com base na avaliao dos cursos; h) analisar questes relativas aplicao da legislao referente educao superior; i) assessorar o Ministro de Estado da Educao e do Desporto nos assuntos relativos educao superior. 3 As atribuies constantes das alneas d , e e f do pargrafo anterior podero ser delegadas, em parte ou no todo, aos Estados e ao Distrito Federal. 4 O recredenciamento a que se refere a alnea e do 2 deste artigo poder incluir determinao para a desativao de cursos e habilitaes." Art. 2 As deliberaes e pronunciamentos do Conselho Pleno e das Cmaras devero ser homologados pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto. Pargrafo nico. No sistema federal de ensino, a autorizao para o funcionamento, o credenciamento e o recredenciamento de universidade ou de instituio no-universitria, o reconhecimento de cursos e habilitaes oferecidos por essas instituies, assim como a autorizao prvia dos cursos oferecidos por instituies de ensino superior no-universitrias, sero tornados efetivos mediante ato do Poder Executivo, conforme regulamento. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.649, de 27/5/1998 e com nova redao dada pela Medida Provisria n 2.216-37, de 31/8/2001)

CONFERE COM O ORIGINAL AUTENTICADO PL-8035/2010

Coordenao de Comisses Permanentes - DECOM - P_6748

Anda mungkin juga menyukai