Anda di halaman 1dari 18

1 Metodologia de Investigao

ndice
1 Introduo 1.1 Definio do Problema 1.2 Objectivo geral: 1.2.1 Objectivos especficos: 1.3 Justificativa de escolha do tema 1.4 Hipteses 2 3 3 3 4 4 5 5 6 7 8 10 10 10 10 10 10 10 11 11 11
Samuel Nhantumbo

2 Pesquisa bibliogrfica 2.1 Histrico do lcool 2.2 Alcoolismo Como Doena 2.3 Hereditariedade Do Alcoolismo 2.4 Senssibilidade ao lcool 3 Metodologia a-) Mtodo de abordagem b-) Mtodos de procedimento 3.1 Fonte dados Variveis Relao entre as varveis Tcnicas Populao alvo Plano de amostragem 4 Resultados
UEM, 2010

1 Metodologia de Investigao

5 Concluses 6 Referncias Bibliogrficas 7 Anexos Questionrio

14 14
15 15

1 Introduo

Sendo a adolescncia o perodo de transio da infncia para a idade adulta, caracteriza-se essencialmente pela conquista de um estado de maior autonomia que pode criar e/ou acentuar conflitos com as figuras paternas e que podem ser fonte de grandes dificuldades, podendo mesmo predispor para comportamentos menos saudveis. A adolescncia o perodo em que as caractersticas do indivduo favorecem em maior grau o incio do consumo de drogas e, inclusive, a sua tendncia para a dependncia, o estmulo para consumir lcool pode partir do meio familiar (pais bebem regularmente) ou do social, em particular o grupo de amigos. Assim, ser a transio da infncia para a idade adulta, de um estado de dependncia para um estado de maior autonomia. O lcool considerado uma droga do tipo depressora, pois diminui a actividade cerebral. Droga qualquer substncia que actua sobre o crebro, alterando o psiquismo. entretanto o lcool lcito e aceite socialmente. Isso quer dizer que pode ser comprado e consumido livremente. Estando o adolescente num processo de desenvolvimento bio-psico-social o consumo de lcool pode afectar profundamente o adolescente com repercusses para toda a vida. Actualmente o lcool sinnimo de noite, emancipao e diverso, isto apesar de todos os riscos que acarreta, representa para muitos adolescentes e jovens de muitos jovens. A adolescentes menores de 18 anos, probe-se a venda de bebidas alcolicas, mas so poucos os bares que respeitam a lei. Assim, todos bebem sem culpa e sem medo, mas todo cuidado pouco quando se trata de bebida.
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

de lazer. O consumo de

lcool passou a ser uma componente essencial, articulador e dinamizador dos tempos livres

1 Metodologia de Investigao

A sade mental essencial para a nossa capacidade de captar, compreender e interpretar o que nos rodeia. Os problemas de sade mental esto muitas vezes ligados, entre outros factores, o desemprego, marginalizao e excluso social, abuso de drogas e lcool. Os jovens so um grupo de bebedores vulnerveis porque muitas das vezes encontram refgio na bebida para esquecer problemas de integrao nos diversos grupos a que pertencem; esquecer problemas familiares, escolares, do emprego, etc. Curiosidade, a imitao, a sugestionabilidade e tambm, a brincadeira por parte do grupo.

O consumo excessivo de lcool acarreta consequncias negativas quer a nvel da sade do adolescente bem como na sua interaco scio-cultural. sendo assim, o uso exagerado desta droga est mais associada a indivduos ansiosos, vulnerveis de ao stress, com baixa autoestima e fracas expectativas face ao lcool.

A tolerncia social concedida aos consumos de lcool e a escassa percepo do risco associado a essa ingesto tem sido dos factores que tem contribudo para a generalizao dos consumos entre os adolescentes e jovens.

1.1 Definio do Problema

Pelos factos vividos nos ltimos tempos, sobre o consumo abusivo do lcool traz para sociedade um grande desafio em saber: At que ponto o lcool pode influenciar na vida dos jovens em diferentes reas.

1.2 Objectivo geral:

Relacionar diferentes problemas vividos pelos jovens com o ndice do consumo do lcool.

1.2.1 Objectivos especficos:


UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Encontrar motivos pelos quais adolescentes e jovens se afiliam no mundo do lcool; Relacionar as diferentes atitudes e comportamento dos jovens consumidores do lcool na sociedade; Relacionar os estudos e o alcoolismo ( para o caso de estudantes consumidores o aproveitamento acadmico);

1.3 Justificativa de escolha do tema


Hoje falar do consumo das drogas, em particular o lcool, que geralmente a mais consumida pela camada juvenil, tentar trazer para a sociedade a realidade que j muitos aperceberam mas ainda no encaram de frente para entend -la. Talvez um dos maiores factores contribuintes baixa produtividade juvenil no mbito da valorizao do prprio jovem pela sociedade civil, no elevado ndice de acidentes rodovirios na maior parte envolvendo jovens, que por muitos destes acabam perdendo a vida. Querer compreender o porqu, e relacionar os problemas vividos no nosso quotidiano tais como: violncia em locais que h uma grande concentrao de adolescentes e jovens consumidores do lcool, numero elevado de acidentes envolvendo consumidores de lcool, marginalidade, crimes e outros males que afectam a sociedade em geral. Tentar apurar de outro lado a razo principal que leva a maior parte dos adolescentes e jovens a entrar no mundo do lcool, muitos j tendo exemplos ou mesmo conhecendo as tragdias vividas no meio do tal. conhecendo a causa podemos envidar esforos para que se minimize, pois actualmente maior o nmero de adolescentes e jovens que perdem a noo da vida no social atravs dos problemas como: dependncia de lcool alcolatras que muitas vezes o leva a cometer loucuras para poder satisfazer as suas necessidades.

Hipteses

UEM, 2010

Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Actualmente, a sade e o bem-estar de muitos jovens esto seriamente ameaados pelo consumo de lcool e de outras substncias psico-activas ( substncias que afectam o Sistema Nervoso Central e que provocam dependncia fsica e/ou psquica) .segundo uma perspectiva de sade pblica a, a mensagem e clara No h provas cientificas de um limite seguro de consumo de lcool.

Os jovens so mais vulnerveis a sofrer danos fsicos, emocionais e sociais devido ao consumo prprio ou de terceiros. Existem fortes ligaes entre o consumo de alto risco, a violncia, os comportamentos sexuais de risco, os acidentes de trnsito e de outro tipo, as deficincias permanentes e a morte.

Os custos dos problemas relacionados com o consumo de lcool entre os jovens, a nvel social, econmico e de sade, impe um fardo substancial sociedade. Pois existem relaes mais ou menos perigosas do lcool com a conduo rodoviria, criminalidade, a patologia, as perturbaes familiares e efeitos sobre a jovens (concepo, desenvolvimento e rendimento escolar).

2 Pesquisa bibliogrfica
2.1 Histrico do lcool
O lcool considerado uma droga do tipo depressora, pois diminui a actividade cerebral. Droga qualquer substncia que actua sobre o crebro, alterando o psiquismo. entretanto o lcool lcito e aceite socialmente. Isso quer dizer que pode ser comprado e consumido livremente. Pelo menos 517 cidados nacionais e 23 estrangeiros foram indiciados em Moambique, durante o ano de 2009, por prtica de crime de consumo de drogas, segundo o Relatrio Anual do Gabinete Central de Combate a Droga sobre a Evoluo do Trfico e Consumo Ilcito de Drogas.
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

O relatrio destaca a existncia ainda de um nmero elevado de consumidores de droga no pas, sendo que o lcool, que representa 48% de todos os casos registados, uma das substncias mais consumidas, seguindo-se a canabis sativa, vulgo suruma. Tambm se consome a herona e cocana. Entre as drogas de maior proliferao, o lcool figura em primeiro lugar, com 1023 pacientes em tratamento no fim do ano passado, seguindo-se a cannabis sativa, popularmente conhecida por sorruma, a herona, com 46 indivduos, e a cocana.

O alcoolismo uma das patologias que mais afligem indivduos e colectividades, pelas suas particularidades e histria atravs dos tempos to antigo quanto o prprio homem. As bebidas alcolicas estiveram presentes em quase todas as culturas conhecidas at hoje.

Assim, mesmo no conhecimento vulgar, aceite que as bebidas alcolicas: ajudam no trabalho duro e dirio; alivia a fome; d energia aos fracos; d calor no frio; refresca no calor; diferencia crianas de adultos; serve de consolo, e muitas outras representaes.

Todavia, apesar de o lcool ser conhecido desde os tempos mais remotos, lembrado biblicamente e associado ao sexo e luxria, somente no Sculo XVIII o problema foi objecto de maior ateno por parte da medicina, quando Benjamim Rush descreve os seus efeitos no corpo e na mente humana, concebendo esta condio como enfermidade.

2.2 Alcoolismo Como Doena

Em 1849, Magnus Huss (citado por SAS,1994), a designao Alcoolismo, no se referindo ingesto excessiva de bebida, mas sim, s consequncias somticas decorrentes de tal prtica e os efeitos nocivos que a ingesto crnica proporcionava. Apesar disso, a ingesto do lcool ainda continuou a ser considerada como vcio ou fraqueza de carcter.
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Tal representao perdurou por dcadas, at que a Organizao Mundial da Sade (OMS) passou a considerar o alcoolismo como uma patologia e, mais recentemente, a Sndrome da Dependncia do lcool (SDA), idealizada por Edwards & Gross(1976), como elemento bsico para seu diagnstico.

A Sndrome da Dependncia do lcool, tratada como alcoolismo crnico, deve ser entendida como sendo o incio da ingesto de bebidas at chegar a uma situao de dependncia, e caracterizada como um grupo inter-relacionado de sintomas, comportamentais e fisiolgicos. Por outro lado, as incapacidades relacionadas ao lcool consistem em disfunes fsicas, psicolgicas e sociais, que advm directa ou indirectamente ao uso excessivo da bebida e a dependncia.

Doena conceituada como: Toda e qualquer condio individual que traga dor, sofrimento prprio ou de outrem, de qualquer etiologia, e que em funo desta condio traga diminuio, limitao, incapacitao, piora da qualidade de vida, seja de forma provisria ou permanente, parcial ou total. Dessa forma o alcoolismo preenche os requisitos estabelecidos para ser reconhecido como doena.

O alcoolismo traz dor, sofrimento, limitao, impedimento e/ou incapacidade no exerccio das actividades de forma regular contrariando o conceito de sade como o equilbrio, a harmonia, o bem-estar bio-psiquico-social adoptado pela OMS.

2.3 Hereditariedade Do Alcoolismo

O alcoolismo na fase juvenil um factor que pode estar associado com a hereditariedade, isto , passagem do comportamento dos progenitores aos descendentes. Em um dos estudos, Goodwin (citado por jubert, 1999) demonstrou que homens cujos pais biolgicos eram
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

alcoolistas apresentavam uma possibilidade quatro vezes maior de serem alcoolistas do que os criados com pais adoptivos alcolatras.

Alguns jovens com traos de personalidade como: vivncia solitria, desespero, dependncia marcante, atitudes ambivalentes como agressividade e imaturidade tenham mais facilidade em desenvolver dependncia. Fatores sociais, psicolgicos e religiosos, bem como problemas temporrios podem influenciar a deciso de beber tanto no adolescente quanto no adulto jovem. Dada a alta taxa de prevalncia de indivduos que, por qualquer motivo, num momento ou outro da vida fizeram uso de lcool, torna o beber um fenmeno praticamente universal. Entretanto, fatores que podem influenciar a deciso de beber ou fatores que contribuem para problemas temporrios, podem ser diferentes daqueles que contribuem para os problemas recorrentes e graves da dependncia de lcool. A prevalncia de casos de alcoolismo entre raparigas tem aumentado, bem como o envolvimento em acidentes de carro quando embriagadas. Isso significa que vem ocorrendo uma mudana de comportamento na ltima dcada: as raparigas tm mais liberdade para freqentar locais e eventos onde se consome bebida alcolica. Quanto aos marcadores da quantidade de consumo de lcool, eles se referem aos riscos sade fsica. Embora o uso regular de lcool dentro dos parmetros que no constituem risco sade (fsica), por sua vez, no decorrer do tempo, pode implicar no aprendizado do beber e, num futuro, constituir um quadro de alcoolismo. Uma dificuldade quanto a esses marcadores, que adolescentes ou jovens podem estar consumindo bebidas alcolicas em grupos de colegas, o que dificulta ao certo o controle quantidade de lcool ingerido.

2.4 Senssibilidade ao lcool

UEM, 2010

Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Embora seja conhecidos atualmente alguns fatores de risco e de proteo do adolescente em relao s substncias psicoativas, necessrio enfatizar que alm da disponibilidade e da publicidade, fcil o acesso bebida alcolica pelos adolescentes, ou seja, a vulnerabilidade scio-cultural ao lcool. Tambm, no demais repetir um dado importante: no existe consumo de lcool sem risco, ou, no necessrio ser um alcooletra para ter problemas com bebida alcolica.

Na adolescncia, quando das primeiras experincias com a bebida alcolica, h o adolescente fraco e o adolescente forte em relao ao lcool. O adolescente fraco (sensvel) para o beber aquele que com uma ou duas mdias de 2M ou pequena poro de qualquer bebida alcolica j se sente alterado e, ao mesmo tempo, pode passar mal com isso. No consegue ento beber mais que isso, porque no se sente bem. No dia seguinte ao uso ou ao abuso de lcool, o fraco para o beber no pode ver bebida alcolica em sua frente. Sente os efeitos do lcool: mal estar, dor de cabea, problemas abdominais, indisposio. O adolescente forte (tolerante) para o beber o que suporta beber quantias maiores sem muita alterao. Desenvolve tambm, com o aprendizado de beber, a capacidade de executar tarefas mesmo sob o efeito do lcool. aquele que enaltecido pela turma pelo fato de agentar a beber. o que ajuda a levar para a casa um colega que no passou bem com a bebida, isto , o colega fraco para beber. No dia seguinte, o forte para o beber, mesmo sentido alguns efeitos do consumo de lcool do dia anterior, mostra disposio para beber novamente. Na sensibilidade, o lcool pode ser um reforador positivo, mas os maus efeitos experimentados pelo organismo decorrentes do uso do lcool, pode tornar o lcool um estmulo aversivo. O fraco para beber, assim por sua sensibilidade, impe-se um limite quanto bebida. O forte no. Sempre est disposto a beber. E ao ser enaltecido pelo grupo de convivncia como algum que forte para beber, j que a adolescncia um perodo de auto-afirmao, sentese elogiado com isso, o que refora seu comportamento de beber. Embora o que expomos seja um estudo terico, a identificao desses parmetros precoces do alcoolismo no adolescente que consome bebida alcolica pode ser de importncia para a
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

preveno e tambm para fomentar pesquisas quantitativas para confirmar ou infirmar a hiptese apresentada.

razovel afirmar que os problemas envolvidos no consumo de bebidas alcolicas crescem medida que as naes se desenvolvem e, ao mesmo tempo, o lcool se forja como um dos principais fatores limitantes do desenvolvimento social e econmico do pais.

Contudo vimos que a lcool uma droga lcita de consumo, mas por mais amigvel que aparenta ser esta leva a perda de varias vidas humanas(mortes fsicas) e reduz de um certo modo a capacidade que uma pessoa tem de reflectir, agir (perde a capacidade ciclo-motora).

3 Metodologia a-) Mtodo de abordagem


Ser usado o mtodo indutivo na generalizao dos resultados da amostra para a populao alvo

b-) Mtodos de procedimento


Empregar-se- o mtodo estatstico para a analise e interpretao de dados colectados no campo.

3.1 Fonte dados Variveis


X varivel independente Y varivel dependente X1 motivos que levam os jovens no consumo do lcool X2-aumento do ndice do consumo do lcool Y1 consequncias do consumo do lcool Y2-aumento do ndice de acidentes de viao envolvendo jovens
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Relao entre as varveis


A relao entre as variveis independentes e dependentes devera ser assimtrica do tipo probabilstico.

Tcnicas
As tcnicas de colecta de dados consistiro na aplicao de um questionrio, a ser preenchido pelo inquerido. O questionrio apresenta uma introduo para facilitar a compreenso do objectivo da pesquisa. O questionrio conta com questes abertas, fechadas e semi-abertas que visam da melhor maneira recolher informao suficiente para esta pesquisa.

Populao alvo
Este estudo destina se a adolescentes e jovens de ambos sexos, queira consumidor ou no do lcool na cidade e provncia de Maputo que frequentam locais de maior concentrao e diverso, barracas, discotecas, bares e outros lugares similares.

Plano de amostragem

Ser usada a tcnica da amostragem sistemtica, com a seleco feita por amostragem aleatria simples. O estudo vai abragir todos adolescentes e jovens que frequentam os centros de concentrao e diverso da cidade de Maputo (barracas, discotecas, etc.) convicto destes recolher informaes atravs de um inqurito.

Uma caracterstica desse plano amostral, a seleco sistemtica de

indivduos para a

aplicao do questionrio da amostra justifica-se pela facilidade de aplicao do processo de seleco das unidades amostrais, sem a necessidade de se dispor de um cadastro prvio
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

dessas unidades; ou seja, o cadastro vai sendo construdo ou actualizado durante o percurso da recolha, pelo inquiridor.

A seleco sistemtica deve obedecer o mesmo princpio da amostragem aleatria simples de iguais probabilidades de pertencer amostra para todos os componentes da populao estudada. No entanto, prev a colecta de dados ao longo de um perodo de tempo e arbitrar um ritmo para tomada de unidades da populao para compor a amostra.

4 Resultados

Fig: 1 Situao dos adolescentes e jovens em relao ao consumo de lcool Cerca de 43.33% dos inqueridos so mulheres das quais 53.846% so consumidoras do lcool e 56.667% dos entrevistados so jovens do sexo masculino dos mesmos cerca de 88.235% esto integrados no mundo do lcool, o que significa que mais da metade bebem.

UEM, 2010

Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Fig: 2 Comportamento dos adolescentes e jovens quando embriagados. Cerca de 63.6364% dos jovens so confusos quando estes esto embriagados.

Fig. 3 Idade de adolescentes e jovens inquiridos consumidores e no consumidores. Idade Minima. 12.00 Variancia 15.69458 1Qu. Mediana 14.00 Desvio-padrao 3.961639 17.00 Idade Mdia 3 Qu. 17.14 19.00 Idade Maxima. 28.00

probabilidade de ter menos que 15 anos 0.2759392

Fig:4 Idade de apenas consumidores . Idade Minima. 12.00 Variancia 18.82251 1Qu. Mediana 14.00 Desvio-padrao 4.338492 16.00 Idade Mdia 3 Qu. 17.18 18.75 Idade Maxima. 28.00

probabilidade de ter menos que 15 anos nos consumidores 0.322403

Fig: 5 Influncia no consumo do lcool


UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

Cerca de 50% de consumidores do lcool tem como influencia as amizades, essa parte agravando se nos rapazes ps 53.33% deste entram no mundo do lcool por razoes de amizades, tendo um outro factor a frustrao que assola cerca de 26.667% dos jovens do sexo masculino.

5 Concluses
Conforme os dados obtidos nesta pesquisa, estes mostram todas as pessoas inquiridas sabiam o lcool, o mais intrigante a existncia de jovens e adolescentes em massa no campo de batalha frente ao lcool mas nao para combate-lo e sim para ajudar asua propagao . Mais da metade dos jovens sao consumidores do lcool. Tendo em vista muitos destes so confusos,arrogantes quando estao sob o efeito do mesmo,recorrendo a violncia para solucionar as divergncias ou problemas do social. O abuso excessivo do mesmo leva os jovens a perturbaes mentais que s vezes cria sequelas para toda vida do mesmo.

6 Referncias Bibliogrficas

Juberty Antnio de Souza(1999).Seminrio do Alcoolismo e HIV/SIDA entre povos indigenas.www.aids.gov.br

Gabinete Central De Combate a Drogas (2009).Relatrio Anual Do Gabinete Central De Combate a Drogas. Disponvel em.www.portaldogoverno.gov.mz

Brasil, Ministrio da Sade, Secretaria da Assistncia sade/SAS (1994).Normas e procedimentos na abordagem do alcoolismo.2 edio, Braslia.

Balate,

Alberto

Nhamue,

Rogrio

(2009).Eu,

Ex-Drogado

Me

Confesso.1

Edio.Maputo,Ndjira.
UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

7 Anexos Questionrio

Este inqurito, foi criado no mbito da cadeira Metodologia de investigao, annimo e destina-se recolha de informaes de diferentes problemas vividos pelos jovens com o ndice do consumo do lcool. As suas respostas sinceras so fundamentais para o sucesso deste estudo.

1.

Sexo: 2-Masculino

1-Feminino
2.

Idade: ______________

3. Nvel de escolaridade? 1- 1 grau 2 2 grau 3 secundrio 4-superior 5-nenhum

4. sabes o que lcool? 1-Sim 2-No

Se respondeu NO terminou o inqurito.

5.Consomes lcool? 1-Sim 2-No

Se respondeu NO passe pergunta 6

UEM, 2010

Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

5.1 Com quantos anos comeou a beber?

______________anos

5.2 O que te levou a comear a beber? 1- Curiosidade 2-Influencia de amigos 2-Frustrao com a vida Outros __________________________________________________________ _________________________________________________________________ 5.3 qual foi a 1 sensao? 1-Esquisita 2-boa 3-m 4-nenhuma

5.4 qual o teu comportamento quando bebes? 1- Sou confuso 2-falo muito 3-sou muito calmo 4-outro

5.5 quais os dias se semana que costumas beber? 1-Somente meio de semana 2 somente fins de semanas

3-todos dias 4-somente nos dias especiais 5.6 j lutou alguma vez por estar embriagado? 1-Sim 2 No

5.7 Avalia o teu aproveitamento escolar desde que comeaste a beber. 1- Muito bom 2 bom 3-mau 4-muito mau

5.8 j fez alguma coisa de errado por estar embriagado?


UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

1-Sim 5.9 Se sim, o que foi:

2-No

_______________________________________________________ _______________________________________________________

5.10 qual foi a reaco das pessoas mais prximas quando souberam que bebes? _______________________________________________________ _____________________________________________________________

6 Conheces pessoas que bebem? 1-Sim 6.1 Quantos? 1- [1-5] 2 [6-10] 3 [11-15] 4 [mais que 15] 2 No

7 Qual o comportamento geral delas: 1- Muito bom 2 bom 3-mau 4-muito mau

8 Na sua opinio o lcool faz bem? 1-Sim 2-No

9 No elevado ndice de acidentes de aviao registados nos ltimos dias na maior parte envolvendo jovens achas que o lcool pode ter influncia sobre tal? 1- Sim 2 No

10 Conheces algum com problemas mentais por causa do lcool?


UEM, 2010 Samuel Nhantumbo

1 Metodologia de Investigao

1-Sim

2-No

11 Na sua opinio o que leva a muitos jovens a entrar no mundo do lcool? 1-Desespero Curiosidade 2-desemprego 3-influncia de amigos 6-solido outros 4-influncia familiar 5-

Obrigado pela ateno

UEM, 2010

Samuel Nhantumbo

Anda mungkin juga menyukai