Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA UCB FORMAO GERAL

ESTUDO DIRIGIDO N 02 - FARMACOLOGIA


ESTUDANTE: MATRCULA: NOTA

1. Quais os principais neurotransmissores do Sistema Nervoso Autnomo? Descreva a atuao destes neurotransmissores nos sistemas simptico e parassimptico? 2. Descreva o processo da sntese at a degradao da acetilcolina. 3. Quais so os receptores colinrgicos (descreva os tipos), onde se localizam e qual o sistema de sinalizao celular de cada um? 4. De acordo com a localizao e o tipo de receptor, descreva as principais aes dos receptores muscarnicos. 5. Cite 2 exemplos de substncias farmacolgicas que atuam como agonista muscarnico e seus efeitos teraputicos. 6. Onde agem os agonistas indiretos dos receptores muscarnicos? Explique a diferena entre os agonistas indiretos reversveis e os irreversveis. Cite 2 exemplos de cada. 7. Como funciona o processo de reverso dos agonistas indiretos? D o nome das substncias utilizadas. 8. Quais so os efeitos principais dos antagonistas muscarnicos? Cite exemplos de substncias farmacolgicas que atuam como antagonistas muscarnicos. 9. Quais os efeitos da atropina quando esta tem a sua dose titulada (aumentada aos poucos) at a dose txica? Como revertida a intoxicao da atropina, explique. 10. Com relao aos receptores nicotnicos, como funcionam os bloqueadores neuromusculares? Descreva os efeitos clnicos. 11. Explique a diferena entre a ao dos bloqueadores despolarizantes e a dos bloqueadores no-despolarizantes. 12. Como so classificados seus receptores adrenrgicos? Descreva a relao de afinidade dos neurotransmissores adrenrgicos com os seus receptores. 13. Descreva todo o processo que envolve desde a sntese de noradrenalina at a sua degradao. 14. Quais so os mecanismos de sinalizao dos receptores adrenrgicos? Descreva a ao destes receptores nos principais rgos. 15. Explique o mecanismo de ao dos agonistas adrenrgicos diretos. Cite exemplos de agonistas diretos derivados da catecolamina correlacionando sua resposta sua indicao clnica. Cite exemplos de agonistas diretos no-derivados da catecolamina correlacionando sua resposta sua indicao clnica. 16. De acordo com a dose administrada, descreva ao da Dopamina nos receptores dopaminrgicos e adrenrgicos. Correlacione estes efeitos sua indicao clnica. 17. Explique a diferena entre 2 agonistas em relao ao incio de ao e o tempo de ao. Justifique seus principais efeitos adversos.

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA UCB FORMAO GERAL


18. Explique o mecanismo de ao dos agonistas adrenrgicos indiretos. Cite exemplos de agonistas indiretos e suas aes fisiolgicas. 19. Explique a evoluo do desenvolvimento farmacolgico dos alfa bloqueadores (seletividade). Por que estas substncias no so mais utilizadas como antihipertensivos? Qual a principal indicao clnica atual dos alfa bloqueadores? Explique. 20. Qual o mecanismo de ao dos betabloqueadores? Cite exemplos de substncias que atuam como betabloqueadores relacionando com a seletividade pelos receptores. 21. Quais so os principais efeitos adversos dos betabloqueadores no seletivos? Justifique. 22. Qual o mecanismo de ao da -metildopa? Relacione sua resposta farmacolgica sua indicao clnica. Cite 2 exemplos de interaes medicamentosas contra indicadas, justificando a restrio de associao medicamentosa. 23. Qual o mecanismo de ao da clonidina? Relacione a sua atuao como agonista adrenrgico com o seu efeito simpatoltico. 24. O controle da presso sangunea est diretamente envolvido com a atividade renal. Qual a funo principal dos diurticos? E como estes so classificados? Descreva seus mecanismos de ao de acordo com seu local de atuao. 25. Qual a relao entre a indicao clnica de diurticos de ala e o seu efeito farmacolgico? Cite o nome do principal princpio ativo desta classe e seus efeitos adversos. 26. Qual a relao entre os diurticos de ala, os diurticos tiazdicos e a hiperuricemia? Explique. 27. Qual a relao da excreo do clcio e os diurticos de ala e os diurticos tiazdicos? Explique. 28. Os diurticos tiazdicos so os medicamentos de primeira escolha no tratamento da hipertenso arterial, por qu? Justifique de acordo com seu mecanismo de ao. 29. Explique a contra indicao dos diurticos tiazdicos e a Diabetes Mellitus. Cite exemplos de representantes desta classe farmacolgica. 30. Qual a diferena entre o mecanismo de ao dos diurticos poupadores de potssio Amilorida e Espironolactona? Relacione as reaes adversas da espironolactona e seu mecanismo de ao. 31. Por que os diurticos poupadores de potssio no so indicados como antihipertensivos? 32. Como funciona o controle da presso arterial atravs do sistema justaglomerular? 33. A maioria dos diurticos so administrados apenas 1 vez ao dia. Por que a furosemida e a espironolactona podem ser administradas mais de uma vez ao dia? Qual o melhor horrio de administrao dos diurticos? Justifique. 34. Descreva o sistema renina-angiotensina-aldosterona e a sua relao com o controle da presso arterial.

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA UCB FORMAO GERAL


35. Quais so as classes medicamentosas que inibem o sistema reninaangiotensina-aldosterona? Qual o mecanismo de ao destas classes? Cite exemplos de representantes farmacolgicos de cada classe. 36. Existe diferena entre o captopril e o enalapril? Explique. 37. A bradicinina no degradada pelos Inibidores da enzima conversora de angiotensina provoca quais efeitos clnicos. Justifique. 38. Cite 3 efeitos adversos dos inibidores da enzima conversora de angiotensina, justificando. 39. Existe vantagem teraputica entre os inibidores da enzima conversora de angiotensina e os antagonistas de AT1 ? Explique. 40. Qual a principal indicao para tratamento da hipertenso na gravidez? Os medicamentos que atuam no sistema renina-agiotensina podem ser utilizados? Por qu? 41. Os bloqueadores do canal de clcio voltagem dependente inibem a entrada de clcio na clula. Por que este bloqueio relevante para o controle da presso arterial? 42. Quais so as classes de bloqueadores do canal de clcio? Cite o nome dos principais medicamentos de cada classe. 43. Relacione a afinidade pelos canais de clcio dos vasos sanguneos e corao com as classes de bloqueadores de clcio. Justifique os principais efeitos adversos de cada classe. 44. Justifique a ao preferencialmente arteriolar das dihidropiridinas. 45. Diferencie a anlodipina da nifedipina de acordo com suas caractersticas farmacocinticas. Por que a dihidropiridinas de tempo de ao curto no so mais indicadas para distrbios cardiovasculares?

Anda mungkin juga menyukai