Anda di halaman 1dari 26

Amor e Comunho Fruto do Esprito

Amados amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo que ama nascido de Deus e conhece a Deus. I Joo 4:7

INTRODUO
Eleitos segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo, graa e paz vos sejam multiplicadas. (II Pe 1:2) A graa e a paz so multiplicadas no pleno conhecimento da Verdade (Palavra). O que temos conhecimento, somos obrigado a colocar em prtica. Falta de conhecimento falta de f. Sem f impossvel agradar a Deus. F s cresce com prtica.

ANDANDO NO FRUTO DO ESPRITO:

H duas coisas que no agradam ao Senhor: Falta f e andar na carne. Sem fruto no agrada a Deus.

Se voc j nasceu de novo, j est no esprito. Estamos programados para agir como pessoas espirituais. O que precisamos renovar a mente. O pecador que no entende as coisas de Deus. No o seu caso. Espiritualidade no medida pelo poder que podemos demonstrar. Ser espiritual andar na Palavra e produzir fruto do esprito. 2

Amor e Comunho Fruto do Esprito Sem fruto no agrada ao senhor No so os dons. No o poder. - Joo e os samaritanos. - Os que fazem milagres e no conhecem Jesus. Deus usou uma jumenta para demonstrar o seu poder, mas Ele no usa um animal para revelar seu amor.

O AMOR O NICO FRUTO QUE O CRENTE TM

Jesus disse que seramos conhecidos se tivssemos amor. Deus usa pessoas para demonstrar seu amor. O amor tira voc da lei. O novo nascimento lhe habilita produo do fruto. O fruto do esprito o amor. O amor tira voc debaixo da lei e do jugo dela. Rm 13:10 quem ama cumpriu a lei. Os dez mandamentos esto cumpridos em um s mandamento: amor. Quando se ama, se quer o bem do outro.

Deus Esprito; e importa que seus adoradores o adorem em esprito e em verdade. A gua que ele d, o novo nascimento. Fala de vida jorrando. Nova vida. Vida abundante. Em Jesus voltamos a comunho. H um relacionamento de Esprito e esprito. Joo 4:13 fala de fonte de guas jorrando para a vida eterna. gua da fonte pra voc beber: novo nascimento. Joo 7:37-39 fala de rios fluindo. Rios fluindo o batismo com o Esprito Santo. Rios fluindo pra voc ser uma beno para os outros. Novo nascimento para produzir fruto, traz voc de volta a comunho com Deus. O Esprito Santo vem para dentro de voc e traz o poder da produo do fruto. Batismo com o Esprito Santo para voc realizar a obra de Jesus na Terra. o Poder que capacita para a obra.

ADORAR EM ESPRITO FALA DO NOVO NASCIMENTO (EM ESPRITO E EM VERDADE) JOO 4:24

UM PASSO FORA DE AMOR PECADO (JOO 15:1-8)


Jesus a verdadeira videira . Se ele a verdadeira, ento existe a falsa. 3

Amor e Comunho Fruto do Esprito Deus no se satisfaz se no andarmos em amor . Muitas horas de orao ou jejum, no substitui o amor. F inoperante sem amor (Gl 5:6). Se produzir fruto, o Pai glorificado. Nossa vida deve trazer glria ao Pai. Jesus a videira, ns somos os ramos desta videira. A vida e a essncia da videira correm para os ramos. Temos suas caractersticas e elementos essenciais. Devemos viver dando graas ao Pai. A lei da f faz falar com a boca. 2 Co 4:13 cri por isso falei. O crente quieto no est bem. F tem aes correspondentes. O louvor no ajuntamento s uma poro pequena. O louvor que mais Lhe agrada aes de graas. Ele Nos Designou Para Darmos Fruto No foste vs que me escolheste a mim; pelo contrrio, eu vos escolhi a vs outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda(Jo 15:16) O fruto deve ser permanente. O amor jamais acaba. Com esse fruto, tudo o que pedirmos ser concedido. A f opera pelo amor. V.7 se estivermos nEle, e Sua palavra em ns, tudo o que pedirmos ser feito. I Joo 5:14,15 h uma confiana de que seremos atendidos. Se der fruto, tudo o que pedir ao Pai ser feito. No Jesus que produz o fruto. No o Esprito Santo . Voc produz o fruto porque o Esprito Santo habita em voc. Amor no funciona automaticamente. Rm 5:5 a prova de que eu tenho capacidade. Esse amor o do tipo que Deus . Podemos amar o mais vil pecador, pois Deus nos ama e teve toda pacincia conosco que precisvamos. Quem tem Deus tem amor dentro de si. Pacincia produto de amor. O amor benigno. Salmo 1 quem bem aventurado anda na verdade deste salmo. V.2 a Palavra de Deus revela sua vontade. A lei era o que os israelitas tinham, ns temos a Bblia. 1 Joo3.8 Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo. 4

Amor e Comunho Fruto do Esprito Cura vontade de Deus. Atos10.38 Jesus curou todos os oprimidos do diabo - Ele hoje faz o mesmo atravs de ns. A meditao na Palavra faz adquirir f para receber o que a Palavra promete. V.3 como rvore. rvore produz fruto. Fruto do homem, no do Senhor. Josu 1.8 meditar como ruminar mastigar. - Devemos tirar nutrientes da Palavra. - preciso ficar quieto para ouvir Deus falar, enquanto medita. - Devemos praticar a orao em lnguas. - Orao em lnguas traz direo. - Orar em lnguas ajuda a manter a mente quieta. - Orar em lngua edifica o esprito. Carrega coloca de volta toda a fora que tirada. - Meditao na Palavra produz vida bem sucedida. - Meditando na palavra damos espao para que o Espirito Santo se revele a ns. Ruminar vivifica. - As vezes temos que parar e ouvir, o que o Senhor quer nos dizer. Lnguas falar com Deus. - O nosso esprito est ligado com Deus, e ele nos atende. Quando oramos em lngua, nosso esprito falando. - Falar em lnguas traz refrigrio. Pelo que por lbios gaguejantes e por lngua estranha falar o Senhor a este povo, ao qual ele disse: Este o descanso, dai descanso ao cansado; este o refrigrio; mas no quiseram ouvir. (Isaas 28:11,12) Glatas 5.13 o princpio bsico do fruto do esprito servir uns aos outros em amor. Deus chamou o crente pra est preso somente a Cristo = somos livres da carne. - Obedincia a chave da vitria. - O poder de orar habita em ns. V.14- a lei que Jesus deu. V.16 o pecado est nos desejos da carne. No use da liberdade para dar ocasio a carne. - Rm 13.14 nada disponhais para a carne. - Ande em esprito e jamais pecar. - Se est no esprito, ande em esprito. - Voc j est no esprito. V.18 andar em esprito impede de viver sob maldio da lei. - Jesus andou em esprito e nunca pegou doena. 5

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Devemos andar em esprito . - Andar em esprito, andar no fruto do esprito. andar em amor. necessrio andar pelo que a Palavra de Deus diz. - De quando em vez, somos guiados pelos dons do Esprito Santo. - 99% Deus fala pela Palavra. - Somos guiados tambm pelo testemunho interior (Rm 8:14,16).

VOC SE IDENTIFICA, EM TUDO, COM JESUS


Somos Cristo nesta terra. A cabea est no trono, mas o corpo est na terra. Devemos representar o Senhor dignamente. Deus precisa de ns ,pois somos o seu corpo. Somos seus ps, suas mos, sua boca. Precisamos ser como um s . Quando o natural se encontra com o sobrenatural, o natural tem que se dobrar. Glatas 2:15-22 O judeu no era considerado pecador. No somos pecadores. - 1 Joo1:8 no se aplica a todos, somente aos que esto fora de comunho e no confessou o pecado. Nossas boas obras no so para nos justificar. V.20 Cristo que vive em mim. O fruto do esprito a evidncia visvel que Cristo vive em mim. O crente tem que entrar no modo de Deus. Quem comporta-se errado porque no tem conscincia da presena de Deus. Muitos s sabem na cabea. No devemos entristecer nosso Pai que habita em ns. No preciso ver para crer em sua presena. Bem aventurado quem no v e cr. voc no O v, mas cr em Sua presena. Enquanto pensarmos que somos pecadores, nunca vamos viver vitoriosamente. No porque a carne fraca, que vamos pender pra ela. A carne para nada se aproveita - no ceda. Assim como o homem imagina, Ele . Diga o fraco: sou forte. No diga algo que lhe derrote, confesse a Palavra. Fruto do esprito carter de Deus, e do crente. Devemos andar em amor (Ef 5:1,2) Andar em amor andar em Deus, na Palavra.

O PECADO EST NA CARNE


6

Amor e Comunho Fruto do Esprito Se andarmos no esprito, no haver lugar para o pecado. Jo 15:16 para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea. No podemos produzir fruto sem est em Jesus e Ele em ns. Ado falava com Deus cara a cara. Jesus falou que o dia da adorao em esprito e em verdade j chegou. Podemos entrar em Sua presena com confiana Esprito e esprito. Estamos agora em esprito - no Seu nvel. Podemos desfrutar de Sua vida. O fruto do esprito o amor, o carter de Deus, Sua santidade. A Santidade Do Esprito Praticando O Fruto Do Esprito No se trata de mostrar o exterior. Glatas 2:15-21 somos justificados. O que Deus quer da Sua igreja, que Cristo viva atravs dEla. Que demos muitos frutos. Santidade e obedincia so chaves para viver na fora do esprito. Perdo fruto do amor. Podemos andar na atitude de Jesus. Como Jesus andou, andemos tambm. Gl 5.16 andar em esprito e jamais satisfareis a concupiscncia da carne. Os ramos que produzem fruto, ligados videira (Jesus). O que lhe impede? fale a sua mente! Fale a Palavra, ordene para sair o que impede. Joo 17.17 santificai-vos na Verdade (Palavra).

O MUNDO VAI NOS CONHECER QUANDO AMARMOS UNS AOS OUTROS


Novo mandamento vos dou: que vos ameis una aos outros, como eu vos amei. Nisto conhecero todos que so meus discpulos: se tiverdes amor uns aos outros. Joo 13:34, 35 Deus amor em todo o tempo. At quando disciplina o filho. Devemos seguir Seu exemplo. ... Pelos frutos os conhecereis (Mt 7:15-20). Mt 12:33-35 pelo fruto que se conhece a rvore. Conhecereis uns aos outros pelos frutos e no pelos dons. Deus Abenoa Quem Anda Em Amor Quando andamos em amor, Ele abenoa no nvel que deseja abenoar. Quando no amamos limitamos a beno de Deus para ns. Cada arvore conhecida pelo seu fruto. Romanos 6 e 7 Paulo fala do homem andando na carne. No final ele pergunta quem o livraria. Sua resposta soa como um brado de vitria. Ele percebe que h um novo homem agora vivendo nele. 7

Amor e Comunho Fruto do Esprito Comea o capitulo 8 dizendo que no h condenao para esse homem que est em Deus. Rm 6: 14 o pecado no tem mais domnio sobre tua vida.

DEVEMOS OBSEVAR A CONSAGRAO DE JESUS EM NOSSA VIDA EX 29:20, FP 2:1-9


Somos santos, mas devemos manter nossa santidade sob o domnio do espirito. Somos santos, mas no provamos nossa espiritualidade por obras. Nossa espiritualidade no pode ser medida pelos dons. A medida do fruto do espirito a medida da espiritualidade que voc tem. Quem anda no fruto do espirito est no nvel de andar na medida das bnos que Deus quer. Ningum pode amaldioar aquele a quem Deus abenoa. Esse um estudo para lhe ajudar a andar em espirito. Muitas pessoas se tinham presas de satans porque decidiram andar na carne. Ou a pessoa se julga ou Deus julga. O julgamento comea por ns. Se entrar na carne, o homem pode pecar. Voc no tem mais que pecar porque agora voc justia de Deus. H vida no seu espirito. A carne fraca, domine ela. 1 Jo 3:1-4 voc pode purificar a voc mesmo. Voc faz isso no andando na pratica do pecado. II Co 5:21 Ele foi feito pecador por ns. Por que desconsiderar isso? xodo 29:20 fala da consagrao do sumo sacerdote. Ele santificou-se por ns. Pense no que Ele fez. Filipenses 2 revela os passos de sua entrega. 1. Esvaziou se 2. Humilhou se 3. Manifestou se em carne 4. Tornou se servo 5. Morreu vergonhosamente Lembre que o pecado concebido sob meditao podemos mudar isso. Rm 12:1, precisamos oferecer-nos em culto racional. V.2, nossa mente precisa de renovao para que no peque. Tiago 1:21 acolha a Palavra a fim de salvar a alma. Os 3 Gigantes Na F, De Acordo Com David Duplyce 1. Amor pelos irmos. 2. Responsabilidade para com o dinheiro de Deus. 8

Amor e Comunho Fruto do Esprito 3. Equilbrio na alimentao. Sexo ilcito forte concorrente. I Co 5 Paulo entregou o corpo de um irmo para satans. Mt 18: 21-35 quem no ama, Deus pode entregar aos verdugos torturadores. Muitos esto em tormentos presos. Ou Anda Em Amor, Ou Morre Satans destri o corpo. Pessoas julgam, no sentenciam. Pv estultcia responder o que no se tem conhecimento. Juiz o que dar a sentena.

DEUS NOS DEU CAPACIDADE DE ESCOLHER O BEM E REJEITAR O MAL


Andar no espirito no somente uma boa obra, exigncia de Deus. Rm 7 fala sobre o homem carnal. Rm 8 no h condenao para voc que est em Cristo. V.2 fomos livres da lei do pecado e da morte. V.6 o pendor da carne morte. Pendor da carne = mente carnal. Morte e corrupo a colheita para os que andam na carne. Misrias, doenas so frutos que se colhe por se semear na carne. Deus no quer pobres entre ns. Ver Deuteronmio 15. Provrbios 6:16-21 revela o nvel em que devemos andar. Revela a atitude correta e conseqentes comportamentos, ao dizer o que aborrece ao Senhor. - Olhos altivos. - Lngua mentirosa. - Mos que derramam sangue inocente. - Corao que maquina projetos inquos. - Ps que se apressam a correr para o mal. - Testemunha falsa que profere mentiras. - O que semeia contenda entre os irmos.

A LEI DO AMOR DEVE CONTROLAR O NOSSO CORAO


Deus falou ao irmo Hagin que ir julgar mais rpido as atitudes do seu povo, do que os pecados carnais. Pecados de atitude: Falta de perdo. Semeando discrdia. Mal uso do dinheiro. 9

Amor e Comunho Fruto do Esprito A vontade de Deus que todos cheguem ao pleno conhecimento da Verdade(ITm2:4). Mudar as atitudes faz mudar aes. As obras da carne o que acontece quando se anda segundo a carne. O Que So Obras Da Carne Glatas 5:19-21 So contrrias ao fruto do espirito. 1. Prostituio relao sexual ilcita com solteiro ou casado. - Grego: pornia imoralidade sexual generalizada. No N.T. so usadas duas palavras bsicas que descrevem a imoralidade sexual, e so elas: fornicao e adultrio ( no grego: pornia e moichus, respectivamente). - Adultrio: relao sexual entre uma pessoa casada e qualquer outra que no seja o seu cnjuge. - Fornicao: tem um sentido mais abrangente que envolve as relaes sexuais tanto pr-conjugais, quanto extraconjugais. - Pornia s vezes, traduzida como prostituio. - Muitos entendem apenas como sexo entre dois jovens. xodo 20:14 recomenda a no praticar o adultrio. - Jesus reafirma, tanto este quanto outros mandamentos (Mc 10:19). - Paulo severo quanto a prostituio (Gl 5:19-21). - Jesus considera o adultrio e a fornicao realmente pecado (Jo 8:11). Tanto o adultrio quanto o sexo pr-conjugal, tem peso de igual valor nas Escrituras. - H quem seja contra o adultrio, mas, em se tratando de relao sexual prconjugal, j so mais maleveis. - H os que alegam que no h problema, se amam, e pretendem se casar... - H tambm o conceito de que o sexo pr-conjugal deve ser evitado por causa de doenas e gravidez, mas no conseguem atentar para o aspecto moral. - As propagandas contraceptivas s aumentam a venda da imoralidade. O que a Bblia recomenda: - I Co 6:18 fugi da prostituio. - I Ts 4:3 a vontade de Deus a nossa santificao. - Pv 5:8 diz para se afastar da mulher adltera (ou do adltero). - Hb 13:4 a Bblia condena o sexo fora do casamento. Homossexualismo (Rm 1:24-27) - Paulo fala de pessoas que rejeita Deus dando-se a impureza. - So paixes infames e contrrio a natureza. - I Co 6:9-10 tais pessoas no podem herdar o reino de deus - Especialistas do comportamento humano dizem que isso decorrente de fatores ambientais e biolgicos, mas isto no pode se constituir de desculpas para atos e atitudes que vo de encontro a Palavra de Deus. 10

Amor e Comunho Fruto do Esprito O pecado sexual ocorre por pr-meditao. - No somente por que foi oportuno que aconteceu. - H o que se chamam de experincia pr-sexual. (Elas contribuem para a relao sexual ilcita). Aqui entra tambm a masturbao. - No h passagens Bblicas especificas que tratem deste caso. - Podemos refletir no entanto, uma coisa: possvel se masturbar sem que haja lascvia? - Algum no consegue se masturbar sem pensar em algum, ou em alguma coisa de sensualidade (Mt 5:28). - Ef 2:3 no se constitui a masturbao um desejo da carne ou do pensamento - Veja Rm 6:12 e I Co 6:12. Algumas sugestes para se livrar da imoralidade. A. Cr que so prticas erradas para voc. - Veja o que a Bblia diz sobre o assunto. B. Tome uma deciso radical quanto a isto. - Se voc no desejar se livrar e decidir a questo, nada funcionar. C. Busque ajuda de Deus por meio da orao e reivindique o seu poder. - Confesse a Deus em orao. - Admita que pecou. - Pea o seu perdo, e socorro na tentao. - Lembre-se que quando a tentao est no auge, a orao pode no d resultado, o importante nesta hora a sua deciso e vontade. D. Vigie sua mente, pois todo ato sexual concedido nela. - Se voc no se fixar em coisas sensuais, est quase com a vitria na mo. A. Desvie seu olhar de coisas que produzem sensualidade B. Evite situaes ou decises que podem lhe tentar. E. Tome uma atitude. - Se voc evitar uma vez, a prxima ser mais fcil. - como no alcoolismo evite o primeiro gole. F. Se envolva com exerccios fsicos. - Procure ser til a outras pessoas que esto passando por problemas em reas espirituais. G. Compartilhe de suas necessidades a outros, a fim de que lhe ajudem. - Seja honesto. H. A vitria total possvel. - Isso no quer dizer que no haver luta e tropeos. - Se voc deseja uma manifestao real de Deus em sua vida, vale a pena lutar por isso. - Haver sempre uma luta contra a carne. 11

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Se acontecer uma recada, no desista tenha-a como um acidente no se entregue. - Hbitos que esto instantaneamente. profundamente errados, no desaparecem

- Isto requer tempo e as vezes poder ocorrer fracassos. - Alguns conseguem parar quando decidem. - Voc pode se voc realmente quer. - O Senhor o teu ajudador. Deus nos chamou para sermos santos. - I Pe 1:15-16 - I Ts 4:7 - II Co 7:1 Deus deseja que voc seja santo, e voc o que deseja? - Mt 5: 8 so os limpos de corao que vero a Deus. Procure estar bem fisicamente e mentalmente. - Manter-se bem nestas reas um forte contra-ataque ao pecado. - Rm 13:14 diz que no devemos ter cuidado da carne e suas paixes. - Em Cristo voc tem a vitria. Obs.: os termos esto muito relacionados uns com os outros em se tratando de impureza sexual. 2. Impureza akatharsia = vcios sexuais = maus pensamentos. - Relaes sexuais ilcitas incluindo homossexualismo tanto de homens quanto de mulheres. - Incesto tambm entra aqui. 3. Lascvia aselgela = perca da vergonha e da decncia. - Desejo ardente, sensualidade sem restrio, pensamentos comparado a um carro sem freios).

maus

- Mc 7:21-22 Ef 4:17-19, est s vezes traduzida por licenciosidade, libertinagem e devassido. 4. Idolatria Grego: eidolatria. comparado ao avarento em Efsios 5:5. - Ama exageradamente qualquer coisa, colocando-a antes de Deus. - Deseja coisas que no pode comprar (desejo insistente e descontrolado). - Ver Colossenses 3:5. 5. Feitiaria parmakeia ora para manipular a vida de outra pessoa. - Feitiaria espiritual. - Bruxaria espiritismo. 6. Inimizades envolve amarguras, rancor, mgoa , ressentimento, falta de perdo. - Grego: echthia = antipatia e inimizade extrema, intenes e aes fortemente hostis. - Mc 11:25-26 se no perdoamos no seremos perdoados. - um pecado de atitude. 12

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Jesus nos perdoou livremente, devemos perdoar livremente. - Livrar-se da antipatia, dio... 7. Porfias discusso em casa e na igreja = luta por superioridade. - Disputa sem cessar. - Contenda e diviso. - Deus no Deus de confuso e sim alegria, paz, etc. 8. Cimes concorrncia, disputa. - Sentimento doloroso. - Grego: zelos. Cimes ou emulaes = inveja amarga do sucesso dos outros, ressentimentos. - Ex.: Moiss e Josu. 9. Ira - raiva forte, rejeio forte e quente. - Thumor exploses de raiva atravs de palavras. 10. Peleja (eritheia) briga, luta combate. - Ambio egosta querer poder. 11. Dissenes (grego: dichostasia) introduo de ensinamentos cismticos sem apoio bblico. 12. Heresias (grego: hairesis) faces grupos de pessoas egostas que destrem a unidade da Igreja causando diviso. 13. Homicdios (grego: phomos) estragar ou danificar a influncia de uma pessoa. - como matar a pessoa. - dio a mesma coisa. 14. Bebedices (methe) perdem o controle fsico e mental pela bebida. 15. Glutonarias (grego: komos) entrega desenfreada a comida em festas e diverses. - Envolve sexo, bebida. 16. Invejas (grego: fthomos) ressentimentos contra algum que tenha o que voc no tem. A Bblia diz que tais foram alguns de ns, mas no so mais.

AOS OLHOS DE DEUS SOMOS VENCEDORES


Vamos vencer a carne. Deus nos guia atravs do amor. O livro de Atos revela que havia diferena entre judeus e gentios. Os judeus se achavam os melhores. 1. Pedro tinha diferena com os gentios. No queria se contaminar. 2. O Senhor o enviou casa de Cornlio, mostrando que no h acepo. 3. Cornlio foi o primeiro gentio a receber o batismo com o Espirito Santo. Quando o conhecimento chega muda-se a atitude. Pedro reconheceu que Deus os recebera. 4. Quando mudamos a atitude, mudamos o comportamento. 13

Amor e Comunho Fruto do Esprito 5. Pedro foi repreendido por Paulo em virtude de sua atitude errada revelada em seu comportamento: separou-se de algumas pessoas para no ser mal visto. 6. Pedro mostrou uma atitude carnal quando se afastou das pessoas, s porque viu os que eram de sua nao chegarem. Andai Em Espirito Gl 5:16 Andar em espirito andar no fruto do espirito, e andar no fruto do espirito andar em amor. Glatas 5:22 Amor o amor paciente, benigno. gape: interesse no bem do outro. 7. Meu mandamento amar meu prximo. - Meu prximo so todos que eu encontro (o samaritano encontrou um). - Quem no ama no conhece a Deus. - I Co 13 Deus derramou esse amor em nosso corao (Rm 5:5). - Devemos seguir o amor (I Co 14:1). Seguir o amor seguir Deus, pois Deus amor. Trs tipos de amor mais conhecidos: 1. Eros (grego) amor romntico e sentimental. movido pela comunicao verbal e no verbal. Diz respeito a atrao fsica. Precisa ser controlado pelo amor gape, pois direcionado para a perverso e erotismo. Ele no traz satisfao, mas pode levar ao dio. II Sm 13:1-15 Amom estrupou sua irm, depois a odiou. Busca somente o prazer carnal. 2. Phileo amor fraternal. Amizade. Patriotismo. Amor natural interesseiro, egosta e condicional. Baseado nos sentimentos. Davi e Jonatas um exemplo desse amor: amizade profunda. Pode tornar-se em raiva, orgulhoso. Saul amou Davi, depois o odiou. Esse amor tambm pode se acabar. Esse amor foi relacionado tambm ao amor familiar, mas no grego existe uma outra palavra que destina-se a esse amor e a palavra estogue = amor de famlia. - Pai filho - Marido mulher 14

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Irmo irmos 3. Amor gape amor de Deus. No fsico, nem natural, nem mental. um amor sobrenatural, sem fim e sem limites. Pacincia produto de amor. Voc pode imitar esse amor. Ef 5:1 Deus nosso pai, Ele todo amor, podemos ser como Ele. Em espirito podemos amar qualquer pessoa. Deus no mente, o homem que mente (isso no deve ser regra para voc). O carter de Deus voc pode imitar se quiser. O amor no dom espiritual, fruto do esprito, mas esse amor a maior ddiva de Deus aos homens. I Co 13 esse amor um dom supremo. (Tudo que recebemos de Deus se torna um dom , ddiva). - No que faa parte dos charismas do Esprito (I Co 12). - Rm 5:5 Deus derramou em ns o amor. Coisas que podem ser feitas para liberar o amor: 1. Pense antes de responder. - Cuidado com sua lngua. - Desvie a lngua de falar o mal. - Amor responde com amor. Admita quando errar - Orgulho no procede do amor. Faa uma coisa boa pra quem voc est tendo problema de amar. De todas as coisas que vo permanecer, o amor a maior delas (I Co 13:13). Amor foi o novo mandamento para a Nova Aliana (Joo 13:34). - Substitui os outros mandamentos. - No opo mandamento. - Quando amamos assumimos o direito de ser chamados discpulo do Senhor. - Rm 13: 9-10: Amor a nica coisa que podemos dever a algum. Quem ama cumpri a lei. - Gl 5: 6 o amor coloca a f em operao. - I Tm 1:56 amor a responsabilidades espirituais. motivao para os relacionamentos e

- I Joo 4: 7-8 quem nascido de Deus, ama. - O amor j foi derramado em nosso corao (Rm 5:5).b - I Co 14:1 devemos seguir este amor. - Joo 15:12-13 o mandamento do Senhor. - um amor sacrificial. - Dar a vida viver em auxilio aos outros. - Nada de amor light. 15

Amor e Comunho Fruto do Esprito Alegria E Paz So Irms Gmeas (Is 55:12) A Alegria Do Senhor A Vossa Fora He 8:10 Devemos andar na paz que excede todo entendimento. Ns que somos o guardio de nossa alegria. Alegria e paz andam sempre juntas. Alegria ( grego hara) est fundamentada no amor. - No procure alegria no lugar errado. - Nossa alegria est em Deus. - Alegria dEle em ns, que nos faz forte. - A verdadeira alegria est na presena do Senhor. - Em Sua presena h plenitude de alegria. - Satans no pode tirar a nossa alegria, porque no foi Ele quem nos deu. - Fp 4:4 alegrai-vos sempre no Senhor. - Pv 17:22 um corao alegre bom remdio... - Tg 1:2 devemos estar alegre mesmo em provao. - II Co 7 : 4 Paulo transbordava de alegria, mesmo em meio a tribulao. - Atos 16:25 Paulo e Silas, mesmo presos, demonstravamse alegres, ao louvarem ao Senhor. - Fp 4:10 Paulo tinha uma alegria no Senhor que era sobre todas. Rm 14:17 o Reino de Deus consiste na justia, na paz e na alegria do Espirito Santo. No confunda prazer, alegria e felicidade como sendo a mesma coisa. - O prazer est relacionado a satisfao da carne. - A felicidade relacionase a satisfao da alma. - Mas a alegria diz respeito a vida espiritual do homem. - As pessoas sentem felizes de acordo com as circunstncias em que se encontram, mas a alegria no est vinculada ao temporal, no a verdadeira alegria. - I Ts1:6 os Tessaloniceneses receberam a Palavra em situaes desfavorveis, mas ao receberem com alegria que vem do Esprito Santo. - Sl 43:4 Davi dizia que o Senhor era sua grandeza alegria. - Hc 3:17-18 Habacuque disse que se alegraria no Senhor mesmo em situaes to adversa, a qual ele explicita : falta de comida, sem gado, sem colheita ... Gloria! - Davi e Habacuque no tiveram o privilegio de desfrutar do fruto do espirito, por no haverem nascido de novo, mas mesmo assim, eles fizeram do Senhor a sua verdadeira alegria, e puderam desfrutar da alegria que se tornou a fora deles. Isaas 61:13 1. Espirito do Senhor est sobre ti. 2. Ele te ungiu para dar estas notcias aos tristes (quebrantados). 3. Te enviou a curar os triste de corao. 16

Amor e Comunho Fruto do Esprito 4. Te enviou para proclamar (declarar) libertao aos aprisionados. 5. Te enviou para libertar os algemados. - Te enviou a apregoar o ano aceitvel do Senhor. - ano do jubileu. - Ano da restituio. - Ano em que cada um deve cuidar das suas possesses. - Este o ano aceitvel do Senhor, que comeou na ressurreio de Jesus. - Esse o tempo do refrigrio. - evangelho a trombeta que anuncia a restituio a todos. 6. Ele te enviou a anunciar o dia do juzo, dia de vingana. - Vingana contra todos os teus adversrios. - Vingana contra os que no guardaram essa Palavra. 7. Ele te enviou a consolar todos os que choram. 8. Te enviou a pr uma coroa em vez de cinza, aos que esto de luto. 9. Te enviou a por leo de alegria em vez de pranto. 10. Ponha veste de louvor em vez do espirito angustiado. - Tudo isso para que se chamam rvores de justia plantada pelo Senhor para a Sua glria. Essas so as caractersticas da justia que est no nosso espirito : - Alegria louvor liberdade restituio de tudo perdido na queda. - Alegria , alegria, alegria... A Paz - contrrio de confuso Grego: Eirene = quietude de corao e mente por crer que est tudo bem entre eu e Deus. Joo 14:27 Jesus deixou-nos a paz dEle. - No nos deu como o mundo. A do mundo circunstancial. - No se trata de uma paz procedente do mundo, que passageira. - uma paz que traz descanso. - Paz que procede de se est firme na Palavra. - Jesus disse: aprendei, de mim e achareis descanso. Sl 29:11 uma beno de Deus para o seu povo. Jz 6:24 o Senhor paz. Is 26:3 o Senhor aquele que nos conserva em perfeita paz... - Quando nos fixamos na Palavra Deus nos dar paz perfeita. Daniel 6:16-23 um exemplo de quem estava firmado em Deus. - Ele descansou no meio dos lees. Sl 119:165 os que amam a Palavra do Senhor tm grande paz para os tais no h tropeo. Pv 16:7 quem agrada ao Senhor, o Senhor faz com ele at seus inimigos busquem reconciliao com eles faz com que haja paz. Lc 10:38-42 Marta estava ansiosa. 17

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Ela precisava ouvir de Jesus. - Receber descanso que vem da Palavra. - No o servio que Deus busca, sim a comunho. - Servir no a resposta. Cl 3:15 a paz de Cristo deve ser o nosso arbtrio fomos chamados a essa paz, a paz que h nEle. Isaas 55:12 devemos ser guiados em paz. - atravs da paz que Deus nos guiar. Fp 4:4-9 alegrei-vos sempre. 1. V.6 no andeis ansiosos de coisa alguma. 2. V.6 em tudo sejam conhecidas as vossas peties... Com aes de graas. 3. V.7 e a paz de Deus que excede todo o entendimento guardar o vosso corao e a vossa mente em Cristo Jesus. - preciso tomar uma atitude, a fim de que essa paz invada o nosso ser. - Precisarmos concordar com Deus isso chama-se confisso. 4. V.8 tudo o que verdadeiro... ocupe o vosso pensamento. - Em vez de pensar nos problemas devemos pensar na Palavra de Deus. - Devemos lanar toda a nossa ansiedade aos ps do Senhor (I Pe5:7). Ele cuida de ns. 5. V.9 preciso transmitir o que aprendemos = praticar. Is 53:5 Jesus foi castigado para que gozssemos de paz. Cl 1:19-20 o sangue de Jesus foi derramado a fim de nos reconciliar com Deus e com os outros. - Deus fez a paz por meio do sangue de Jesus. 8. Rm 5:1 a paz em ns fruto da justia que h em ns, por meio de Jesus Cristo. 9. Ef 2:14-15 Jesus a nossa paz. - Deus fez dos gentios e judeus um s povo a reconciliao nos faz ser um. - Derrubou a parede da separao. - Desfez a inimizade. - Criou dos dois homens um novo homem, fazendo a paz. 10. Submisso ao senhorio de Jesus fundamental para desfrutar a paz. - Is 9:7 fala de governo e paz de Deus sem fim. - Is 48:18 obedincia a Palavra do Senhor resulta em paz como um rio. Longanimidade qualidade de Deus. Grego: makrothumia temperamento longo. - Pacincia oposto de raiva. - Associase a misericrdia. - Ser tardio para irar-se ou desesperar-se. - No aceita desafio, no se apressa para punir ou castigar. Longanimidade (pacincia) deve dominar a carne. I Co13:4 o amor paciente, porque Deus paciente, e Deus amor. 18

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Paciente quando sob ofensas. - Capacidade de refrear-se para evitar tumulto. - Fora para vencer dor, perigo, alvoroo... Coragem constante (Pv 24:10). - Mostrar-se forte no dia da angustia. - Calma em face do sofrimento. - Pv 17:27 sabe se calar na hora certa. Tg 5:7-12 11. Devemos ser pacientes at a vinda do senhor - Paciente como o lavrador que aguarda a chuva certa, pra o seu plantio. - Nada de queixa uns contra outros. - Tomemos a pacincia do profeta como exemplo, que falam em nome do Senhor. - A pacincia de J o levou ao triunfo. uma virtude para guardarmos nossa boca. - Pv 30:32. - Tagarelice imaturidade espiritual. - Quanto mais conhecimento da palavra, menos fala. Benignidade (grego: chrestotes) gentileza o amor benigno. No tem prazer na dor dos outros. - No procura ignorar as pessoas. - Podemos dizer que a manifestao do amor na convivncia. - E servir a Deus em amor, sendo gentil com os outros filhos dele - procurar agradar ao irmo. visto na prtica de Lc 6: 27-31. - Amar os inimigos. - Fazer o bem aos que nos odeia. - Abenoar o que nos amaldioamos. - Orar pelos que nos caluniam. - Oferecer a outra face quando algum nos fere do lado, suporta quem nos maltrata. - Dar o que pretendem nos tirar. - Fazer aos outros o que gostaramos que se nos fosse feito. - Mt 7:12. - Gl 6 : 7 o que semearmos, colhemos. - Pv 19:17 voc pode emprestar ao Senhor se quiser. Nossa ajuda ao irmo relaciona-se, tambm no plano espiritual. Gl 6: 2 - Quando algum pecar, deve ser corrigido com mansido. - Devemos lembrar que podia ter sido ns, e como gostaramos de ser ajudado. 19

Amor e Comunho Fruto do Esprito - quando ajudamos o irmo em fraqueza, agindo em amor que cumprimos a lei de Cristo. 12. O amor cobre uma multido de pecados. - No se trata de tolerar o pecado, mas, sim de exercitar misericrdia para com o irmo. A benignidade est muito relacionado a bondade. Bondade (grego: agathosumes) o estado de ser bondoso, amvel, generoso benevolente. ser como Deus em seu jeito de ser. - Deus bom em todo tempo. - Sua misericrdia dura para sempre. Rm 2:3,4 a bondade de Deus que conduz o homem ao arrependimento. Sl 33:4 a terra est cheia da Sua bondade. O Senhor bom ... (Sl 100:5). Tudo o que Ele faz bom (Gn 1:3). Tiago 1:16,17 dEle que vem toda boa ddiva. Atos 10:38 Jesus andou por toda parte fazendo o bem... porque Deus era com Ele. Bondade tambm identificado como zelo pelo que reto, justo e santo. - Repulsa o mal de todo tipo. - Bondade pode ser visto tanto na prtica do bem, como quando se repreende ou corrige algum. Bondade traz a idia de excelncia no sentido moralidade. - Deve ser acrescida a nossa f (II Pe 1:4). - s vezes traduzida como virtude ou poder: qualidade do carter de Deus, aquilo que Ele . Bondade refere-se ao carter bondoso de Deus. - Este fruto faz refletir ao mundo que somos uma carta escrita com o Esprito Santo (II Co 3:2,3). - o compromisso (manifesto) de fazer o bem. - Romanos 12:21 vena o mal com o bem. Bondade o amor em ao. - Deus agindo e sendo revelado atravs de ns. Fidelidade atributo inerente a Deus. Deus fiel tudo. Fidedigno digno de confiana. Podemos confiar nEle. Qualquer pessoa pode confiar. Voc e Sua palavra so um. - Se Sua palavra no boa voc tambm no o . Diz respeito a ser digno de confiana. - Lealdade constante. 20

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Ser a mesma pessoa o tempo todo sinceridade. - Firme, imvel, constante. Pv 20:6 O homem fidedigno quem o achar? Fidelidade traz exaltao. - Deus pode usar aquele em que Ele confia. Lm 3:22,23 grande a fidelidade do Senhor. II Tm 2:13 Ele permanece fiel. Dn 6:1-4 Daniel era fiel, nele no se achou nem erro nem culpa. Moiss era fiel em toda a casa do Senhor (Nm 12:1-8). - Uma pessoa fiel sempre vai receber revelao da Palavra de Deus. - Mt 25:14-30 quem fiel no pouco ser posto sobre o muito. - O homem fiel ser posto sobre muitas bnos (Pv 28:20). - Lc 16:10,11 quem fiel no pouco fiel no muito. - A fidelidade nas riquezas deste mundo elevar as riquezas verdadeiras (eternas). Pv 25:19 um homem desleal no pode ser suportado, como dente quebrado no h firmeza. - Fidelidade para com compromisso. - No pode ficar sem pagar as contas. Quem quer beno de Deus tem que ser fiel. Uma fidelidade a Deus que envolve compromisso uns com os outros. Atos 4:32-37 os crentes devem impedir que hajam necessitados na igreja. - H uma fidelidade ao chamado para ser dEle que visto em ajudar o irmo necessitado. Sl 101:6 Deus procura os fiis. - Ele quer te achar. - Fiis em todos os sentidos. Esta f ou fidelidade diz respeito ao carter do crente. - Diz respeito a confiar em Deus quando as circunstancias so contrrias. - No pense que se pode separar o material do espiritual. Lc 16:10 preciso ser fiel em coisas materiais primeiramente, e, consequentemente em coisas espirituais. - A qualidade para lidar coma as coisas espirituais vista na fidelidade em coisas materiais. - Este um princpio de fidelidade. Mansido (grego: praute) pode ser entendido como moderao unida a coragem. Diz-se de uma pessoa que sabe irar-se e submeter-se. - s vezes preciso se irar e mostrar isso. - Jesus era manso mas uma vez teve que usar o chicote. 21

Amor e Comunho Fruto do Esprito - Ele enfrentava os hipcritas, mas sabia ser humilde. Ele instou para que a samaritana lhe desse de beber. - Devemos Ter raiva de coisas erradas mas no devemos pecar. possvel irar-se no esprito. Manso algum que mesmo estando certo, no leva o seu irmo ao tribunal. - ensinvel. - Prefere perder (I Co 6:7) que enfrentar demanda. Leva a vida em total dependncia de Deus. Admite quando erra e muda. Pv 29:1 quem repreendido muitas vezes, e endurece a servis ser quebrantado sem que haja cura. - Ser manso aceitar a correo, saber ouvir. Mt 11:29 Jesus nos convida a aprender dEle, que manso e humilde de corao. - Mansido no fraqueza. - Ser manso ser dcil e humilde de corao. - A mansido desenfreada. apresenta uma autoridade dissociada de grito ou ira

Pv 16:32 melhor o que domina o seu esprito do que uma cidade. - A mansido impede de algum se deixar dominar pela ira. II Tm 1:7 Deus nos deu esprito de poder, amor e moderao. - Mansido e domnio prprio esto to associados, que podem acabar sendo confundidos. A promessa de possuir a terra como herana para os mansos (Mt 5:5). Temperana (grego: egkrateia) domnio prprio. Controla o excesso. - Domnio sobre os nossos desejos. - Controle de si mesmo. - Governando a si mesmo. Controle habitando no interior. - Corrida, conversa, compra... sob o domnio do esprito. - Controle dos impulsos carnais. - O poder do Esprito Santo trabalhando sobrenaturalmente sem precisar de coisas de fora. o mesmo que misturar em pores certas: equilbrio. O jejum bblico pode ajudar a refrear a carne. - O jejum coloca o corpo em submisso. - O jejum pra ensinar a viver em moderao. - Serve para mudar a ns mesmos, e no a Deus. I Co 9:24-27 fala de dominar o corpo. - O esprito tomando conta do corpo e da alma. 22

Amor e Comunho Fruto do Esprito Moderao traz disciplina em todas as reas. - No gasta mais que o que tem. - Evita exagero no sexo. - Domina o pensamento. Esta relacionado com a prudncia. - tambm conhecido como equilbrio. - Est ligado a operao de Deus em ns, por intermdio de nossa submisso(Fl 2:12,13). Paulo compara a temperana a carreira de um atleta. (I Co9:24,25). Deus quer operar em ns tanto o querer quanto o efetuar. - Se aprendermos a por o domnio prprio em exerccio, vamos ver Deus produzindo em ns tanto o querer quanto o efetuar. - Tg 1:12 o homem que suporta a provao receber a coroa da vida. Fp 3:14 h um alvo a ser alcanado. - necessrio deixar de lado tudo o que entristece o Esprito Santo. - Conduta e carter devem ser moldados.

O FRUTO DO ESPRITO DEVE SER MOTIVO PRINCIPAL PARA O EXERCCIO DOS DONS ESPIRITUAIS
Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais. (I Co 14:1) H os que so zelosos em buscar o dom, mas no evidenciam o carter de Cristo, ao passo que outros so bons cristos mas no manifestam nenhum poder. Paulo mostra que deve haver equilbrio quando abriu um parntese para falar do fruto do esprito entre os dois captulos que se refere aos dons espirituais. Nada que se possa fazer sem amor tem valor algum (I Co 13:1-3). No errado dizer que o fruto do esprito tem nove aspectos, comeando pelo amor. Tambm no errado dizer que o fruto do esprito o amor que se manifesta em nove virtudes, com implicncia de que a primeira a caridade. I Corntios 13:4-8 D As Caractersticas Do Amor gape Quem tem amor paciente, sabe esperar. Quem tem amor gentil. Quem tem amor no tem inveja do seu prximo se alegra com o sucesso do seu irmo. Quem tem amor no se envaidece ou se orgulha, sabe reconhecer duas limitaes. Quem tem amor no inconveniente. corts e no rude. No busca ateno para si mesmo. Quem tem amor altrusta. No busca seus interesses somente. Quem tem amor no se ira facilmente. 23

Amor e Comunho Fruto do Esprito uma ira movida por inveja. Quem tem amor no conserva na lembrana as injustias sofridas. No se ressente do mal. No se deixa ofender quando algum comete um erro contra ela. No vive buscando os erros cometidos por outro. Quem tem amor no se regozija com a injustia. No se deleita diante do mal. Regozija-se com a verdade. Evita a aparncia do mal. V.7 Tudo sofre, tudo cr, tudo suporta. Joo Foi Conhecido Como O Apstolo Do Amor Aquele que antes queria fazer churrasco de samaritano, agora estava dando o seu parecer sobre o que andar em amor. I Jo 3:16-18: - Diz que devemos dar nossa vida pelo irmo. - Fala de ajudar o irmo com os recursos materiais. - Ordena a amor no s de palavras. J foi ensinado que andar no esprito andar em amor, que o fruto do esprito. - O fruto do esprito contrrio as obras da carne. - No tratamos as obras da carne expulsando e sim com a Palavra de Deus. - O Esprito Santo o ajudador e no o executor. Gl 5:16 se andarmos no esprito no satisfaremos as paixes da carne, se andarmos na luz, mantemos a comunho. Andar na luz andar na Palavra. andar no fruto do esprito. Gl 5:16,25 mostra a vida andando no esprito. - Devemos Ter cuidado com a falsa circunciso (Fp 3:2). - Religiosidade no andar na luz. Andar no esprito traz evidencia do fruto do esprito. - Fp 1:9-11 o amor o fruto da justia, devemos ser cheios dele. - Ef 2:10 fomos feitos para as boas obras que o fruto da justia opera. Joo 15:3,4 Jesus se refere ao fruto do esprito. - O fruto uma manifestao visvel de um poder que age por dentro. - Voc tem dentro de si, o poder para andar em amor, mas s se torna fruto quando manifesto no exterior. O fruto nasce no ramo mas o poder est vindo da videira. - Hebreus 12:1,2 preciso deixar de lado o pecado e o embarao. - Deus trata conosco acerca dos pesos que devemos soltar. I Co 10:23 deixemos de lado as coisas que nem convm nem edificam. Ainda que algo nos seja lcito no nos deixemos dominar por isso. 24

Amor e Comunho Fruto do Esprito - No porque a Bblia no trata de algo como pecado que devemos nos sentir a vontade quanto a isto. - preciso deixar qualquer coisa que seja de carter duvidoso. Fruto do esprito a qualidade de sermos como nosso Pai de amor.

O FRUTO QUE DEVEMOS MANIFESTAR Gl 5:22,23


Jesus disse que pelo fruto que se conhece a rvore. Uma rvore boa d fruto bom. (Mt 12:33) Nenhuma rvore boa d fruto ruim. (Lc 6:43,44) Lucas 19:11-27 fala da parbola das dez minas e Mt 25:14-30 fala da parbola dos talentos. A parbola das dez minas diferente da parbola dos talentos. A parbola das dez minas serve para explicar que o Reino no era visvel, e que no se manifestaria imediatamente. - Joo 18:36 Jesus diz que Seu Reino no daqui. - Nada tinha a ver com aparncia visvel. - No v.37 Ele disse que nasceu para ser Rei. - Ele foi o segundo Ado, veio para reinar em vida, e reinou. - Viveu a verdadeira vida de um Filho de Deus. Era um Reino espiritual. - Um reino no de comida nem bebida(Rm 14:17). - Um Reino que consistia em poder do Esprito Santo (I Co 4:20). Na parbola das dez minas que explica que o Reino era espiritual cada servo recebeu o mesmo tanto. - Essa mina refere-se ao Esprito Santo que todos recebemos igualmente. - o poder para produzir fruto que todos recebemos igualmente. A parbola dos talentos fala de habilidades que Deus d de forma diferente, segundo a habilidade de cada um. por isso que um recebeu mais e o outro menos. Mas uma habilidade que pode ser aumentada se formos fiis, e nos far receber mais, a medida que nossa capacidade vai aumentando (Lc 16:10). - Quando voc anda no fruto do esprito, voc manifesta uma capacidade que era invisvel.

DE QUE DEPENDE A MANIFESTAO DO FRUTO DA JUSTIA?


Sua justia precisa se tornar mais evidente. Depende de permanecer na Videira. Do despojar-se do velho homem. Do reverti-se do novo homem criado em verdadeira justia e santidade. Quando no temos em ns os valores de Deus, o que vai se manifestar so as obras da carne. Jesus disse para sermos perfeitos como nosso Pai. necessrio manifestar o fruto da justia. 25

Amor e Comunho Fruto do Esprito II Pe 1:5 aplicando toda a vossa diligencia nisso. - necessrio desej-la e no somente quer-la. - Desejar estar disposto a dar a vida em prol do que se deseja. Queira Deus, deseje Deus, deseje mais comunho com Ele, com seu Esprito e sua Palavra. Amarildo R. da Costa Tel; (061) 354.1237 Fax: (061) 355.2273
Amarildopastor@bol.com.br Ctbnovavida@bol.com.br

26

Anda mungkin juga menyukai