Anda di halaman 1dari 12

REDAO Dissertao H dois tipos de dissertao.

Podemos falar em dissertao expositiva, em que se expressam ideias sobre determinado assunto, sem a preocupao de convencer o leitor ou ouvint e e a dissertao argumentativa que implica na defesa de uma tese, com a finalidade de convencer ou tentar convencer algum, demonstrando, por meio da evidncia de prov as consistentes, a superioridade de uma proposta sobre outras ou a relevncia dela to-somente.

Como o principal modelo textual com o qual iremos trabalhar ser o texto d issertativo argumentativo, iniciamos nosso trabalho analisando, afinal, de que i sto se trata. A boa dissertao segue um estilo particular de texto em prosa, onde o eleme nto que se faz mais necessrio , sem dvida, a Argumentao, ou seja, a defesa de um pont o de vista acerca de determinado assunto. Tem-se como dissertao, o texto que envol ve discusso. Aqui, alm da capacidade argumentativa e da capacidade de se expressar bem, um bom texto deste estilo requer criticidade e algo fundamental para tal o bjetividade.

Para o bom texto, ento, devemos ter: UNIDADE COERNCIA COESO AUTONOMIA e devemos estar atentos a dois pontos muito importantes: FORMA CONTEDO Ao longo das atividades, sero debatidos tais pontos, um a um, com o uso d e exemplos e, principalmente, a partir das prticas textuais. Estrutura da dissertao Em todas as formas narrativas a estrutura que molda os textos, geralment e, invarivel. Trocam-se as nomenclaturas, modificam-se os objetivos, mas, em regr a geral, a grande parte dos textos em prosa constituem-se de trs fragmentos bsicos

, indispensveis, principalmente se estamos observando como se constri uma dissertao: INTRODUO DESENVOLVIMENTO CONCLUSO

CUIDADOS BSICOS COM A REDAO O cuidado com a forma em textos manuscritos importantssimo para a boa apr esentao dos mesmos e exige ateno do aluno. A maneira como o texto se apresenta defin e boa parte da concepo que o leitor tem daquele que escreve. No so todos os elemento s constitutivos da forma e do aspecto esttico da escritura que so avaliados, mas c onstituem-se como parte elementar num primeiro momento e alguns destes elementos tambm se somam ao contedo, alm de demonstrar capricho e bom gosto. Ttulo: se for c/ verbo, deve ser produzido com as qualidades necessrias a qualquer orao. P.Ex: TEMA DA REDAO: ______________________________________ TTULO:___________________________________________________ Letra: legvel; diferenciar, com clareza, maisculas de minsculas. Margens: respeitar os limites esquerdo e direito evitar a linha de bbado. Erros / Retificaes (Anegrismo) P.Ex: ( clebro ) crebro Pargrafos: DEVEM ser constitudos de, no mnimo, dois perodos! H tambm aqueles elementos que jogam mais nos aspectos gramaticais e que tambm apres entam-se como dvidas freqentes por parte de quem escreve e exigem extremo cuidado:

Uso das aspas: o Citaes P.Ex:_____________________________________ o Provrbios / ditos populares P.Ex:_____________________________________ o Ironias, uso de metforas e coloquialismos - quando necessrios e bem utiliz ados P.Ex:_____________________________________ Perodos iniciados por conjuno adversativa: (mas, porm, contudo, todavia, ent retanto, etc.) podem fazer com que as argumentaes soem contraditrias e/ou ambguas pr incipalmente em incio de pargrafo (neste caso especfico, evite). Uso da crase P.Ex:_____________________________________

Pontuao: uso dos dois pontos, travesso, ponto-e-vrgula cuidado para no for barra, utilizando-os quando no houver necessidade ou, simplesmente, quando no estiv er habituado ou vontade.

Basicamente, quanto dissertao, vamos trabalhar modelos de proposta bastant e simples e que reduzem-se a dois tipos bsicos: os de carter mais social, onde sero levantadas questes de cunho mais poltico e aquelas de abordagem mais subjetiva, q ue envolvem questes relacionadas ao sentimento e emoo. Neste ltimo est o tipo de pro osta mais lembrada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nosso grande interesse dentro dos estudos pr-vestibular. A REDAO NO VESTIBULAR Como j vimos, avaliada sobre o mdulo DISSERTATIVO e reserva sempre temas q ue englobam caractersticas psicolgicas e emocionais do ser humano. O candidato, no entanto, ao escrever, deve sempre estar ciente da importncia social do assunto e torn-lo o mais abrangente possvel e no to particular, levando em conta a importncia de haver criticidade ao longo do texto. A proposta de redao Dissertativa tem como particularidade estar sempre atr elada a algum questionamento (uma pergunta mesmo, pura e simples ou nem to simple s assim). Importante notar que, com isso, vem acompanhada a principal exigncia da prova de Redao do vestibular do Enem, que a existncia concreta e visvel de uma resp osta.

J mencionados antes, elementos como clareza, foco temtico e unidade so cons tantemente observados pela banca corretora do vestibular, mas de extrema importnc ia a observncia dos critrios de bom uso da expresso escrita, entre eles a prtica coe rente da linguagem e a busca incessante pela originalidade (importantssima!) e au tonomia. Tais elementos s so bem fixados com a prtica da escrita, da reflexo, da dis cusso e principalmente da leitura. Como assim, autonomia? Tornar o texto autnomo significa fazer com que ele fale por si s. muito impo rtante fazer com que o texto se desvincule. Sutilmente, a dissertao responde pergun ta da proposta da redao, ao mesmo tempo em que esta resposta no necessita de um que stionamento que a faa ser melhor entendida. Difcil? Observe, ento, o exemplo: Proposta: H ainda compaixo no ser humano?

Logo na introduo revela-se o erro: No, acredito que no. A compaixo um sentimento j esquecido pelo ser humano. N olhamos mais para o prximo e sequer nos sensibilizamos com nossos semelhantes (.. .).

No precisamos ler o restante para entender que o autor responsvel por este texto, apesar de desenvolver razoavelmente bem as primeiras linhas de sua dissertao, o f ez de modo que precisssemos, imediatamente, de auxlio externo para entend-lo, ou se ja, precisamos saber, necessariamente, qual a pergunta da proposta para entender de onde vem esta primeira afirmao solta do texto. Uma boa soluo seria simplesmente m dificar esta afirmativa, mudando sutilmente o restante: A compaixo j abandonou o Homem. Ao mesmo tempo em que o Homem tambm deixou d e querer conviver com este sentimento. No olhamos mais para o prximo e sequer nos sensibilizamos com nossos semelhantes (...). Mas a autonomia segue-se tambm ao longo do texto: importante entender qu e todos os pargrafos, mesmo que estejam conectados, exprimem informaes suficientes para serem lidos em separado e, ainda assim, entendidos. QUE DICA EM !.... APROVEITE. Seu texto deve apresentar tese. . Introduo ou Tese. P.: COMO INICIAR UMA DISSERTAO?

R.: Muitas vezes j nos perguntamos isso. Quantas vezes! Geralmente, dois impa sses so os mais evidentes ao se escrever: comear e terminar uma redao; alm disso, cl ro, outros: pr ttulo, argumentar em trs ou quatro pargrafos...

A tese (pargrafo introdutrio ou pargrafo inicial) pode ser obtida por meio de algun s procedimentos: para tanto, so usadas definies simples, afirmaes, citaes, seqncia rogativas, comparaes de caractersticas histricas, sociais ou geogrficas. Para se elaborar a tese, deve-se ter preocupao fundamental com o tema oferecido, l evando-se em conta que o pargrafo introdutrio o norteador de toda a estrutura diss ertativa, aquele que carrega uma idia nuclear a ser utilizada de maneira pertinen te em todo o desenvolvimento do texto. Podemos iniciar nossa dissertao usando:

a)

Afirmao:

Conceituando (definindo) algo (um processo, uma idia, uma situao). a forma mais comum de comear. P.Exemplo: "Violncia toda ao marginal que nos atinge de maneira irreversvel: um tiro que se nos dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida i nesperadamente por meio de aes inominveis..."

Obs: Voc j deve ter notado que sempre que necessito escrever atravs substituo com por meio, isto faz com que o meu texto fique melhor elaborado. b) Dados Estatsticos:

Apresentando dados estatsticos sobre o assunto enfocado pelo tema. P. Exemplo: "Hoje, nas grandes cidades brasileiras, no existe sequer um indivduo que no tenha s ido vtima de violncia: 48% das pessoas j foram molestadas, 31% tiveram algum bem pe ssoal furtado, 15% j se defrontaram com um assaltante dentro de casa, 2% presenci aram assalto a nibus..." Este tipo de tese no aconselhvel se no se mesclar a direcionamento argumentativo. c) Linguagem metafrica ou figurativa.

Esta tese utilizada basicamente em redaes dissertativas de cunho reflexivo. P.Exem plo: "Sorteio de vagas na educao... triste Brasil! Tristes e desamparadas criaturas que transformam-se em nmeros sem particularidade individual e acabam, como num bingo do analfabetismo, preenchendo cartelas da ignorncia. Triste Brasil que em vez de fazer florescer intelectos, faz gerar o desconsolo e o descontentamento, impede o progresso intelectual e faz ressaltar a maior das misrias: a marginalidade que se cria fora do saber." d) Narrando por meio de flashes, acontecimentos, aes Calma! No h erro. narrando mesmo. Bem elaborada esta sequncia integra apenas o pargr afo introdutrio. S temos que tomar cuidado para no nos deixarmos influenciar e ou i nvs de dissertar, continuarmos narrando. Observe como fica perfeito se bem elaborado: "Durante nove meses, agentes do servio secreto da presidncia da Repblica realizaram gravaes clandestinas na rede de telefones usada pelas diretorias do Banco Naciona l de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), no centro do Rio de Janeiro. Por mais de 30 semanas, os espies da Abin, Agncia Brasileira de Inteligncia, gravaram c onversas do presidente Fernando Henrique Cardoso, de ministros, dirigentes estat ais e empresrios. Depois se soube a divulgao parcial dessas fitas detonou uma crise poltica e acabou na demisso do ento ministro das Comunicaes, Luiz Carlos Mendona de arros." e) Pergunta retrica (interrogao ou uma sequncia de interrogaes)

muito comum o candidato ao processo vestibular, enquanto est se preparando para o dia D indagar se este tipo de introduo no empobrece a dissertao do vestibular, j q nhecida como salva vida. No se for bem conduzida: omear;

em primeiro lugar, na hora do "branco", sempre melhor comear interrogando que n

em segundo lugar, tome cuidado com o nmero de interrogaes: todas devero ser res das por voc nos pargrafos argumentativos pois, afinal, voc quem estar opinando e no eve esperar respostas de ningum, muito menos de seu corretor.

"Seu bombril da Bombril? E a gilete da Gillette? De to conhecidas, estas marc viraram nomes de produtos e foram incorporadas aos dicionrios de portugus como se fossem substantivos comuns." " verdade que, depois da porta arrombada, uma tranca sempre nela colocada? Foi pe nsando assim que o governo nomeou, na ltima semana, a procuradora aposentada Anad yr de Mendona Rodrigues para comandar a Corregedoria Geral da Unio, que tem status de ministrio porque visa apurao de todas as irregularidades cometidas no pas." f) Contestando definies, citaes ou opinies.

Engano do candidato imaginar que no possa contrariar o tema proposto; ele pode (e deve) expressar livremente suas opinies. S assim haver registro real de seu pensam ento. No mistificar o que pensa sobre os fatos, acontecimentos, fundamental para a obteno de boa nota. Ns s encontramos coerncia verbal eficaz quando somos verdadeiro s no que dizemos. Observe esta introduo de uma redao de um candidato de um processo vestibular passado: "Embora se divulgue largamente que a mulher est conquistando espaos tipicamente ma sculinos, preciso observar que isso nem sempre se configura como realidade. O po sto mais importante deste pas, quer na vida pblica, quer em empresas privadas, so s empre ocupados pelo sexo masculino. As pessoas parecem no confiar muito no trabal ho da mulher; embora saibamos que ela to competente quanto o homem." Obs: Hoje o posto mais importante deste pas ocupado por uma mulher. Maravilha!!!! g) Organizando uma trajetria que v do passado ao presente, do presente para o passado, ao comparar social, histrica, geograficamente fatos, aes humanas, ideolog ias (Fator histrico).

"Na Idade Mdia, no Renascimento ou at mesmo durante o Sculo das Luzes, a mulher est eve sempre a disposio da famlia, dos trabalhos domsticos e da criao dos filhos; somen e no sculo XX ela ganha, ainda que no suficientemente, coragem para inserir-se no "mundo dos homens": pilota, dirige grandes empresas, constri edifcios. " h) Comparando social, geogrfica ou historicamente naes, aes, acontecimentos, cir cunstncias. O que poderia haver de comum entre jovens pobres do Harlem no final do sculo XX e um poeta italiano do sculo XIII? A equipe de McClintock mostrou que Dante, como e les, tambm era rebelde, incompreendido, pressionado. (Gilberto Dimenstein, Projeto Aprendiz, via Inter net) i) -os. Caracterizando aspectos fsicos ou espaos (fechados e abertos), descrevendo

"Um corredor superlotado, pessoas deitadas pelo cho, nas macas, sobre pias, em pss imas condies de higiene e de sade: eis uma fotografia da perversa realidade brasile ira na rea da sade." " num pequeno sobrado, numa rua de pouco movimento, que acontecem, entre paredes encardidas, na salta exgua, as srdidas negociaes envolvendo os incentivos oficiais d a Sudam."

Alm desses tipos que agora aprendemos, voc poder utilizar-se de um expediente inter essante quando comear suas redaes: mesclar os dez tipos que temos disponveis. Que ta l, por exemplo, interrogar e descrever? Quem poderia supor Miss Brasil 2001 totalmente binica? Quem poderia apostar numa miss quase robtica produzida a partir de 19 cirurgias plsticas? Pois foi o que aco nteceu. Juliana Borges, a gacha vencedora do concurso, arrumou as orelhas de aban o, sugou excessos na barriga, costas e quadris, injetou silicone nas mas do rosto e nos lbios, alm de dezenas de outras "arrumadinhas" antes de vestir o mai e desfil ar, encantadora, quase perfeita, pela passarela." Frases-modelo, para o incio da introduo: Agora, que voc j entendeu, para iniciar a introduo sugerimos algumas frases que pode m ajud-lo S depois disso, use estas frases: de conhecimento geral que ... Todos sabem que, em nosso pas, h tempos, observa- se ...

Nesse caso, utilizei circunstncia de lugar (em nosso pas) e de tempo (h tempos). Is so s para mostrar que possvel acrescentar circunstncia diversas na introduo, no n ariamente estas que aqui esto. Outro elemento com o qual se deve tomar muito cuid ado o pronome se. Nesse caso, ele partcula apassivadora, portanto o verbo dever co ncordar com o elemento que vier frente (sing. ou pl.) Cogita-se, com muita freqncia, de ... O mesmo raciocnio da anterior, agora com a circunstncia de modo (com muita freqncia) . Muito se tem discutido, recentemente, acerca de ... Muito se debate, hoje em dia, ... Partcula apassivadora novamente. Cuidado com a concordncia. O (A) ..... de fundamental importncia em .... de fundamental importncia o (a) .... indiscutvel que ... / inegvel que ... Muito se discute a importncia de ... Comenta-se, com freqncia, a respeito de ... No raro, toma-se conhecimento, por meio de ..., de Apesar de muitos acreditarem que .... (refutao) Ao contrrio do que muitos acreditam ... (refutao) Pode-se afirmar que, em razo de ...( devido a, pelo ) ... Ao fazer uma anlise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ....

Talvez seja difcil dizer o motivo pelo qual ... Ao analisar o (a, os, as) ... , possvel conhecer o (a, os, as) .... , pois ... Observaes importantes:

No se inclua na redao, no cite fatos de sua vida particular, nem utilize o aind 1 pessoa do plural. Seu texto pode ser expositivo ou argumentativo (ou ainda expositivo e argumentat ivo). As idias-ncleo devem ser bem desenvolvidas, bem fundamentadas. Redija na 1 pessoa do singular ou do plural, ou fundamentadas. Evite que seu text o expositivo ou argumentativo seja urna seqncia de afirmaes vagas, sem justificativa , evidncias ou exemplificao.

Atente para as expresses vagas ou significado amplo e sua adequada contextualiza P.Ex.: conceitos como certo, errado, democracia, justia, liberdade, felicidade 1 . . Seu texto deve apresentar desenvolvimento. (exposio/argumentao). . DESENVOLVIMENTO. P. COMO TORNAR O DESENVOLVIMENTO DO TEXTO ATRATIVO AO LEITOR? R. O desenvolvimento o maior trecho da dissertao, podendo exigir dois ou mais pargr afos. no desenvolvimento que o autor apresentar seus argumentos para defender sua tese. H vrias maneiras de se apresentar os argumentos num texto dissertativo. As mais comuns so: - Enumerao; Trata-se da enumerao de elementos que comporo cada um dos pargrafos argumentativos.P .Exemplo: O aborto deve ser discutido em trs nveis: cultural, penal e mdico. O primeiro rege o comportamento de cada sociedade; o segundo, a questo da criminalizao; e o terceiro , o plano tico. - Apresentao de Causas e Conseqncias; A frase nuclear, muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento um segmento causa l (fato motivador) e, em outras situaes, um segmento indicando conseqncias (fatos de correntes). P.Exemplo: O homem, dia a dia, perde a dimenso de humanidade que abriga em si, p orque os seus olhos teimam apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam. - Exemplificao; Desenvolver o ponto de vista a partir de um exemplo - Confronto; Expor pontos positivos e negativos - Evoluo no tempo ou espao; Muitos pargrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evoluo de idias, pr ocessos.

P.Exemplo: Tempo - A comunicao de massas resultado de uma lenta evoluo. Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois deu um significado a cada grunhido. Muito depo is, inventou a escrita e s muitos sculos mais tarde que passou comunicao de massa.

Espao - O solo influenciado pelo clima. Nos climas midos, os solos so profundos. Ex iste nessas regies uma forte decomposio de rochas, isto , uma forte transformao da ro ha em terra pela umidade e calor. Nas regies temperadas e ainda nas mais frias, a camada do solo pouco profunda. (Melhem Adas) - Dados estatsticos; Continuar fazendo a relao entre dados anteriormente citados. - Citaes; Desenvolver um ponto de vista por uma citao. Frases-modelo, para o desenvolvimento: Aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar o desenvolvimento. Antes de us-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua in teligncia, para ter certeza daquilo que ser incluso em sua dissertao. S depois disso, use estas frases: Frases para pargrafos causas e conseqncias: Ao se examinarem alguns ..., verifica-se que ... . Pode-se mencionar, por exemplo, ... Em conseqncia disso, v-se, a todo instante, ... Frases para pargrafos prs e contras: Alguns argumentam que .... . Alm disso ... . Isso sem contar que .... Outros, porm, ..... . H registros histricos de ....... que ....... Frases para pargrafos trajetria histrica: Antigamente, quando ... , percebia-se que ... Atualmente, observa-se que ... Em conseqncia disso, nota-se ... Outras frases: Dentre os inmeros motivos que levaram o ...... incontestvel que ..... A observao crtica de fatos histricos revela o porqu de ...... Fazendo um estudo de ....... , percebe-se, por meio de ...... , .... Ligao entre os pargrafos do desenvolvimento:

muito importante que os pargrafos do desenvolvimento tenham ligao, a fim de que no t ransformem a dissertao em uma seqncia de pargrafos desconexos. Segue, a seguir, uma s ie de frases para a ligao entre os pargrafos.

Alm disso ... Outro fator existente ... Outra preocupao constante ... Ainda convm lembrar ... Por outro lado ... Porm, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto ... Observaes importantes:

Evite expresses como belo, bom, mau, incrvel, pssimo, triste,pobre carga informativa, imprecisos e subjetivos.

Fuja do lugar-comum, frases feitas e expresses cristalizadas: a pureza das crian sabedoria dos velhos. A palavra coisa, grias e vcios da linguagem oral devem ser evi tados, bem como o uso de etc. e as abreviaes.

No se usam entre aspas palavras estrangeiras com correspondncia na lngua portugu : hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.

No construa frases embromatrias. Verifique se as palavras empregadas so fundamen s e informativas.

Observe se no h repetio de idias, falta de clareza, construes sem nexo (conj egadas), falta de concatenao de idias nas frases e nos pargrafos entre si, divagao ou fuga ao tema proposto.

Caso voc tenha feito uma pergunta na tese ou no corpo do texto, verifique se a ar gumentao responde pergunta. Se voc eventualmente encerrar o texto com uma interrogao esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentao responda questo. Se o texto for vago, a interrogao ser retrica e vazia.

Verifique se os argumentos so convincentes: fatos notrios ou histricos, conhecim os geogrficos, cifras aproximadas, pesquisas e informaes adquiridas atravs de leitur as e fontes culturais diversas.

Se considerarmos que a redao dissertativa apresenta entre 20 e 30 linhas, cada pa rafo pode ser desenvolvido entre 3 e 6 linhas. Voc deve ser flexvel nesse nmero, em razo do tamanho da letra ou da continuidade de raciocnio elaborado. Observe no se u texto os pargrafos prolixos ou muito curtos, bem corno os perodos muito fragment ados, que resultam numa construo primria. Outras dicas importantes so nunca use coisas como talvez, eu acho ou coisas do m uma redao dissertativa, saiba como fazer criticas positivas e negativas, nunca c opie e faa sua redao com vontade, seja criativo e escreva com calma. Essas dicas de vem ajudar um pouco aqueles jovens que vo fazer alguma prova importante nesse ano , mas mesmo com essas dicas ningum deve deixar de pedir mais dicas para seus prof essores de portugus que podem explicar bem melhor sobre redao dissertativa, pois el es passaram anos fazendo faculdade para explicar sobre essa redao e outras coisas da lngua portuguesa que considerada uma das mais difceis. 2 .

P.:

R.: A concluso deve ser sucinta, conter apenas 01 pargrafo e deve reto mar a idia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente.Deve conter a sn tese de tudo o que foi apresentado no texto, e no somente em relao s idias apresentad

Seu texto deve apresentar concluso. . CONCLUSO. COMO CONCLUIR UMA DISSERTAO?

as no ltimo pargrafo do desenvolvimento.

No se devem acrescentar informaes novas na concluso, pois, se ainda h informaes a se inclusas, o desenvolvimento ainda no terminou. Maneiras de se fazer o pargrafo da concluso: 01) Retomada da tese:

A concluso a apresentao da viso geral do assunto tratado, portanto pode-se retomar o que foi apresentado na introduo e/ou no desenvolvimento, relembrando a redao como u m todo. uma espcie de fechamento em que se parece dizer de acordo com os exemplos /argumentos/tpicos que foram apresentados no desenvolvimento, pode-se concluir qu e realmente a introduo verdadeira. 02) Perspectiva:

Pode-se tambm apresentar possveis solues para os problemas expostos no desenvolvimen to, buscando provveis resultados ( preciso. imprescindvel. necessrio.), trabalhando com a conscientizao geral. Por exemplo: imprescindvel que, diante dos argumentos ex postos, todos se conscientizem de que ... 03) Orao Coordenada Conclusiva.

Pode-se ainda iniciar a concluso com uma conjuno coordenativa conclusiva - logo, po rtanto, por isso, por conseguinte, ento - apresentando, posteriormente, solues para os problemas expostos no desenvolvimento. 04) Especificamente para o Enem deve-se desenvolver uma interveno que pode ser apresentada em pleno desenvolvimento textual ou na concluso.

Frases-modelo, para o incio da concluso: Aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a concluso. Antes de us-las, a nalise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligncia , para ter certeza daquilo que ser incluso em sua dissertao. S depois disso, use estas frases: Em virtude dos fatos mencionados ... Por isso tudo ... Levando-se em considerao esses aspectos ... Dessa forma ... Em vista dos argumentos apresentados ... Dado o exposto ... Tendo em vista os aspectos observados ... Levando-se em conta o que foi observado ... Em virtude do que foi mencionado ... Por todos esses aspectos ...

Pela observao dos aspectos analisados ... Portanto ... / logo ... / ento ... Aps a frase inicial, pode-se continuar a concluso com as seguintes frases: ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... somos levados a acreditar que ... -se levado a acreditar que ... entendemos que ... entende-se que ... conclumos que ... conclui-se que ... percebemos que ... percebe-se que ... resta aos homens ... imprescindvel que todos se conscientizem de que ... s nos resta esperar que ... preciso que ... necessrio que ... faz-se necessrio que ...

Anda mungkin juga menyukai