Anda di halaman 1dari 18

USUFRUTO: INSTITUTO GERADOR DE DEBATES E CONTROVRSIAS:

Por: Adriano Rangel, Fernanda Leal, Fernanda Di Giacomo, Liana Montenegro e Luciana Borges *

INTRODUO: Conceito, Objeto, Natureza Jurdica e Caractersticas do Usufruto: Entende-se que o usufruto surgiu em Roma, no fim do sculo III, numa disputa entre o jurista Bruto, de uma parte, e Maneio Manilio, de outra, sobre a expectativa acerca do filho natural de uma escrava em usufruto, ou seja, se este deveria pertencer ao usufruturio ou ao nu-proprietrio. Essa disputa pressupunha o reconhecimento do usufruto sobre o escravo, o qual, por sua vez, segundo a opinio prevalente, foi anterior ao reconhecimento da propriedade. Com a evoluo da instituio familiar e do matrimnio, durante os sculos II e III, a esposa comeou a estar cada vez mais submetida ao manus do marido e a permanecer, obviamente, privada de direitos sucessrios. Desta forma, observa-se a razo scio-econmica do instituto, ou seja, a de assegurar a subsistncia de determinadas pessoas (como por exemplo, o ex-cnjuge), sem que o patrimnio sasse da famlia. Assim, poderia o marido romano, caso entendesse conveniente, por testamento (no privando os filhos de determinada cota do patrimnio) instituir a mulher como usufruturia de alguns dos seus bens ou de sua totalidade, a ttulo de gozo, at a sua morte, sendo esta uma forma embrionria do que hoje conhecemos como usufruto. O usufruto est regulado no nosso Novo Cdigo Civil, entre os artigos 1390 e 1411, porm este instituto no novidade em nosso ordenamento, uma vez que estava presente tambm no Cdigo Civil de 1916. O artigo 713 deste ltimo ordenamento trazia a definio de usufruto, dizendo:
Art. 713. Constitui usufruto o direito real de fruir as utilidades e frutos de uma coisa, enquanto temporariamente destacado da propriedade. _____________________________________________________________________________________ * Alunos de Direito do 4 ano B Matutino da Universidade Salvador UNIFACS.

Cabe, entretanto, lembrar que essa definio no foi repetida pelo Cdigo de 2002, que entendeu ser esse mais um princpio da doutrina que uma regra de direito. O mestre BEVILAQUA definia o instituto como sendo o direito real conferido a uma pessoa, durante certo tempo, que autoriza a retirar da coisa alheia os frutos e utilidades que ela produz. Observa-se, entretanto, que tanto uma quanto a outra definio parecem incompletas, haja vista que nenhuma traz a idia de preservao da substncia, a qual elementar noo de usufruto, desde o Cdigo Civil francs, que dizia que o usufruto era o direito real de retirar da coisa alheia durante um certo perodo de tempo, mais ou menos longo, as utilidades e proveitos que ela encerra, sem alterar-lhe a substncia ou mudar-lhe o destino. O direito substncia, a prerrogativa de dispor dela e a expectativa de consolidar a propriedade mais cedo ou mais tarde, por ser sempre temporrio, ficam nas mos do proprietrio do bem, conhecido aqui como nuproprietario, enquanto que para as mos do usufruturio passam, temporariamente, os direitos de uso e gozo, ficando claro, assim, o desmembramento do domnio. Desta forma, temos que formado o usufruto pelo usufruturio e pelo nu-proprietario, tratando-se o instituto de um direito real, pois se reveste de todos os elementos que marcam os direitos dessa natureza, como veremos posteriormente. Observa-se que esse instituto recai diretamente sobre a coisa e vem munido do direito de seqela, ou seja, da prerrogativa concedida ao usufruturio de perseguir a coisa nas mos de quem quer que de forma injusta a detenha, uma vez que ele oponvel erga omnes e sua defesa se faz atravs de ao real, ou seja, caractersticas eminentemente de direitos reais. o usufruto um direito real sobre a coisa alheia, que pressupe a convivncia harmnica dos direitos do usufruturio e do nu-proprietario, pois, se fosse sobre a coisa prpria, iria se confundir com o domnio. , ainda, inalienvel (art. 1393 do CC) e temporrio, determinando, a Lei, sua extino pela morte ou renncia do usufruturio (art. 1410, I, do CC) ou findo o prazo de 30 anos, se aquele for pessoa jurdica (art. 1410, II, do CC). O uso a utilizao pessoal da coisa, pelo usufruturio ou seus representantes; o gozo representa a prerrogativa de retirar e fazer seus os frutos naturais e civis da coisa, podendo o usufruturio consumir ou vender os frutos, como tambm dar a coisa em locao, fazendo seus os alugueres. Pode-se mesmo dizer que o usufruto um direito real em benefcio de um indivduo, o que explica o fato dos antigos o chamarem, juntamente com o uso e a habitao, de servides pessoais.

Como j foi dito anteriormente, o instituto em comento um direito real, assim, exige-se a transcrio imobiliria no registro, averbando-se junto a matrcula (salvo o resultante de direito de famlia), quando se tratar de imvel. O usufruturio mantm a posse direta do bem e o nu-proprietrio passa a ser mero detentor da posse indireta, podendo o primeiro defender-se pelos meios possessrios, inclusive contra o detentor da substncia, ou seja, o j citado nu-proprietrio. Desta forma podemos afirmar que poder o possuidor direto fruir da coisa, auferir seus frutos naturais e civis, dar a coisa em locao e comodato, ou qualquer outro negcio atpico para essa finalidade. Quanto ao objeto, podemos ver que no h restrio, podendo ser constitudo sobre imveis ou mveis. Ocorre que fica a dvida sobre os bens consumveis, ou seja, se poderiam ser eles alvo do usufruto. A resposta, segundo boa parte da doutrina, positiva, sendo ele denominado pelos romanos de quase-usufruto e modernamente de usufruto imprprio, podendo recair sobre ttulos, aes, direitos incorpreos de que resultem frutos etc. Cabe ressaltar, que correo monetria no renda. Sendo assim, essa no contar como fruto de aes de sociedade annima, por exemplo, no podendo ser gozada pelo usufruturio. As coisas fora de comrcio no podero ser alvo de usufruto, uma vez que o bem, para os efeitos de ser objeto, necessita ser alienvel e gravvel. Desse modo, aquelas, por no serem alienveis, gravveis e aproveitveis, no sero usufrutuveis. O usufruto constitudo por contrato, entendendo-se a doao como tal, podendo ser gerado atravs de negcio gratuito ou oneroso, ou por ato de ltima vontade. Pode constituir-se, em tese, por usucapio, no necessitando de registro no Cartrio de Registro de Imveis, quando o usucapiente adquire a coisa de quem no seja proprietrio e tambm pode decorrer de lei. O usufruto divisvel, podendo ser atribudo simultaneamente a mais de uma pessoa, mais de um usufruturio, estabelecendo-se o co-usufruto, no podendo ser dado a vrios titulares de forma sucessiva. Ser facultado o uso e o gozo, antes j explorados, a mais de um usufruturio, sempre simultaneamente. O usufruto no estabelece completa independncia entre o nu-proprietrio e o usufruturio. Entre eles permanece o dever recproco de respeitar o mbito do exerccio jurdico alheio. A prpria lei estabelece limites de direitos recprocos entre os titulares. No havendo ressalva, o usufruto estende-se aos acessrios da coisa e seus acrescidos (art. 1392 do CC). O usufruto , em 3

regra, institudo sobre uma unidade materialmente considerada e estende-se tambm s acesses verificadas nos bens usufrudos, bem como aos acessrios e pertenas que o dono coloca na coisa antes de institu-lo. O direito, tambm, envolve as servides ligadas ao prdio alvo do usufruto. Aps os esclarecimentos iniciais, cumpre agora demonstrar as diferenas entre o usufruto e outros institutos de Direito Civil. 1. USUFRUTO X ENFITEUSE: A enfiteuse possui como caracterstica a perpetuidade, distinguindo-se, assim, da temporariedade do usufruto. O direito do enfiteuta transmissvel, j o do usufruturio no o . O art. 1.390 do CC determina que o usufruto pode recair em um ou mais bens, mveis ou imveis. J a enfiteuse recai somente sobre bens imveis. Portanto, o usufruto tem um campo de incidncia muito maior que a enfiteuse. 2. USUFRUTO X CONDOMNIO: No se confunde o usufruto com o condomnio, pois neste os comunheiros exercem em conjunto todos os poderes da propriedade, a propriedade plena, em idntico nvel, apenas limitados pela existncia de sujeitos com direitos iguais. No usufruto, existe gradao ou repartio no exerccio dos direitos de proprietrio, alm de ser temporrio o direito do usufruto. 3. USUFRUTO X LOCAO (ou ARRENDAMENTO): Quando constitudo a ttulo oneroso, poderia o usufruto assemelhar-se locao ou arrendamento. No mais, as diferenas so ntidas. O usufruto elevado condio de direito real sobre coisa alheia; a locao relao obrigacional. 4. USUFRUTO X ANTICRESE: Em relao anticrese, o usufruto distingue-se porque a primeira tem por base a extino de uma obrigao preexistente, colocando-se um bem como garantia de seu cumprimento. Saliente-se, por oportuno que, nos sistemas que no admitem a anticrese, o usufruto pode lhe fazer as vezes.

5. USUFRUTO X FIDEICOMISSO: Convm ainda diferenciar usufruto e fideicomisso. No usufruto, ocorre repartio dos poderes da propriedade entre o nu-proprietrio e o usufruturio, que os exercem de forma simultnea. Ambos so titulares concomitantes de direitos inerentes propriedade. No fideicomisso, h uma disposio sucessiva da propriedade plena, que primeiramente atribuda ao fiducirio, que em certo tempo, sob determinada condio ou em sua morte, a transferir ao fideicomissrio. O usufruto um direito real sobre a coisa alheia, enquanto o fideicomisso uma forma de substituio. No fideicomisso h dois beneficirios sucessivos: o fiducirio, que recebe a propriedade (uso, gozo e disponibilidade), para depois, findo o termo, transferi-la ao outro beneficirio (fideicomissrio). No usufruto, os dois beneficirios so simultneos: o usufruturio recebe o uso e o gozo da coisa, ao mesmo tempo em que o nu-proprietrio recebe o domnio limitado daquela. Da decorre que, como no fideicomisso os beneficirios o so sucessivamente, nada impede que a prole eventual de algum seja fideicomissria. Enquanto que no usufruto, por serem os beneficirios simultneos, devem eles existir no momento da constituio do direito. Portanto, no pode ser usufruturia ou nu-proprietria a prole eventual de uma pessoa, pois necessrio, no usufruto, a existncia atual dos beneficirios. Como fideicomisso e usufruto podem aproximar-se nas dices testamentrias, mister entender a ocorrncia do fideicomisso quando o testador diz que os bens passam de um beneficirio a outro, aps a morte, por certo prazo ou condio. Se o testador beneficia algum, com reserva da substncia a outrem, institui usufruto, ainda que no seja expresso. Persistindo dvida na interpretao, h que se preponderar pela concluso da instituio de usufruto, uma vez que ambos os beneficirios podero usar e gozar de planos dos bens, sem a falibilidade inerente ao fideicomisso. As distines acima apontadas fazem surgir a necessidade de esclarecer alguns pontos sobre o usufruto sucessivo. Este , pelo ordenamento ptrio, proibido. Ele ocorre quando se conjuga a instituio do usufruto em doao ou testamento, com a imposio da clusula de inalienabilidade. Embora seja vetado pelo ordenamento nacional, existem julgados admitindo a inalienabilidade. Se o testador usou a expresso passagem de

bens de um para outro beneficirio, portanto domnios sucessivos, entende-se que a hiptese de fideicomisso. CESSO E PENHORA DO EXERCCIO DO USUFRUTO: O usufruturio no pode hipotecar, penhorar ou dar em anticrese o bem recebido em anticrese, porque poderia importar em cesso indireta de direito. Alm do que, em conformidade com o art. 1.420 do CC, s aquele que pode alienar, poder hipotecar, dar em anticrese ou empenhar. To somente o exerccio do usufruto pode ser cedido, sem constituir-se novo direito real, mas apenas um direito de ordem pessoal, a ttulo gratuito ou oneroso. Da inalienabilidade resulta a impenhorabilidade do usufruto. O direito no pode, portanto, ser penhorado em ao executiva movida contra o usufruturio, apenas seu exerccio pode ser objeto de penhora, desde que no tenha expresso econmica. A penhora dever recair, destarte, no sobre o direito propriamente dito, mas sobre a faculdade de perceber vantagens e os frutos da coisa, sobre sua utilizao, em suma. DIFERENAS ENTRE USUFRUTO X USO X HABITAO: O uso uma espcie de usufruto de abrangncia mais restrita, pois insuscetvel de cesso e limitado pelas necessidades do usurio e de sua famlia. O direito real de habitao ainda mais restrito que o uso e consiste na faculdade de residir num prdio, com sua famlia. O prdio em causa no pode ser cedido (a ttulo gratuito ou oneroso). Ao uso e habitao aplicam-se, naquilo que no contrariarem suas naturezas, as disposies concernentes ao usufruto, principalmente no que tange s aes reivindicatrias contra aqueles que estejam obstando o direito do usurio, habitador ou usufruturio. MODALIDADES DE USUFRUTO: 1- USUFRUTO DE TTULOS DE CRDITO: O art. 1395 do CC determina que, nessa modalidade de usufruto, o usufruturio utilize os ttulos como se fossem seus, tendo o direito de perceber os frutos e cobrar as dvidas. uma hiptese de quase-usufruto, pois recai sobre bens consumveis. O

Cdigo tentou minimizar o risco desta modalidade de usufruto, j que o nu-proprietrio, findo o contrato, pode no aceitar os novos ttulos adquiridos pelo usufruturio. Para tanto, o legislador apontou a destinao das importncias recebidas. 2 - USUFRUTO DE APLICES DA DVIDA PBLICA: O art. 720 do CC de 1916 reportava-se ao usufruto de aplices da dvida pblica. Esses ttulos visavam propiciar ao usufruturio uma renda, mas a propriedade dos papis continuava nas mos do nu-proprietrio. Para que houvesse alienao, tanto usufruturio, quanto nu-proprietrio deveriam concordar. No h correspondente desta modalidade de usufruto no novo Cdigo. 3- USUFRUTO DE REBANHO: O usufruto de um rebanho est disposto no art. 1397 do CC/02. O usufruturio pode utilizar os frutos que o rebanho produza, tais como o leite e derivados, e tambm as crias, que ultrapassem o nmero original de cabeas. uma universalidade de fato. Esse critrio no ser utilizado se as partes, ao celebrarem o contrato, priorizarem a individualizao de cada membro do rebanho. Findo o usufruto, o beneficirio dever devolver o mesmo nmero de cabeas ao dono, podendo supri-las com as crias. 4USUFRUTO DE FLORESTAS E MINAS:

Existem autores, como o ilustre Slvio Venosa, que acham que essa modalidade de usufruto no tem correspondente no novel CC. No entanto, o art. 1392, pargrafo 2, dispe que: Se h no prdio em que recai o usufruto florestas e os recursos minerais.... Entende-se, portanto, que esse instituto foi disciplinado pelo legislador de 2002. A lei determina, ainda, que a extenso e a maneira de explorao das florestas e minas devem ser pr-fixadas pelas partes. vedado ao beneficirio utilizar abusivamente a coisa, pois assim estaria destruindo a sua substncia, objeto do usufruto. 5 - USUFRUTO DE PESSOA JURDICA: Antes de caracterizar essa espcie de usufruto, vale ressaltar que o limite mximo do usufruto a vida do usufruturio. No caso de pessoa jurdica, o prazo de trinta anos, a

contar da data do incio do direito, se outro no for estipulado pelas partes. Se h quem ache esse prazo muito vasto, imagine o que pensaria a respeito dos cem anos previstos no cdigo antigo (absurdo!). O beneficirio pode utilizar a pessoa jurdica como se dono fosse, recebendo os proventos e frutos. Apesar de agir como se fosse o proprietrio da coisa, ao usufruturio vedado alterar o ramo ou a destinao da produo da empresa, sem a autorizao do dono. O patrimnio tambm deve ser mantido na sua integralidade. Se antes do prazo legal supramencionado a pessoa jurdica for extinta, o mesmo ocorrer com o direito real. Se houver ciso entre empresas, cabe a elas decidir quem ficar com o direito de usufruto. 6USUFRUTO DE PATRIMNIO:

O Cdigo Civil, em seu art. 1405, determina que: Se o usufruto recair num patrimnio, ou parte deste, ser o usufruturio obrigado aos juros da dvida que onerar o patrimnio ou parte dele. Este tipo de usufruto pode resultar de negcio jurdico ou do direito de famlia, a exemplo das sucesses. INALIENABILIDADE: Segundo determina o art. 1393 do NCC, o direito do usufruturio intransmissvel. Essa regra confirmada no art. 1410, I, da mesma norma, quando dispe que o usufruto se extingue com a morte do usufruturio. No obstante, cabe ressaltar que o exerccio do direito de usufruto pode ser concedido a ttulo gratuito ou oneroso; somente o direito de usar e gozar a coisa podem ser cedidos. O direito de usufruto s pode ser alienado ao nu-proprietrio, havendo com isso a consolidao da propriedade e a extino do direito real. possvel haver penhora do exerccio do direito de usufruto, quando no restar outra alternativa ao credor. A jurisprudncia ptria tem entendido, tambm, que, se o usufruturio tiver auferindo rendimentos com o usufruto, o exerccio do direito poder ser penhorado. A penhora s no vai ocorrer se o usufruturio estiver no gozo direto da coisa. DIREITOS E OBRIGAES DO USUFRUTURIO E DO NU-PROPRIETRIO O estudo dos direitos e obrigaes do usufruturio est compreendido no CC/02, em seus artigos 1394 1409, os quais elencam todos os instrumentos de que esse dispe

para usar e fruir normalmente da coisa, bem como as limitaes que encontra quando deste exerccio. Em relao ao usufruturio, estabelece o art. 1394 que compete a esse a posse, o uso, a administrao e a percepo de frutos. A posse pode ser protegida inclusive pelos interditos e demais aes possessrias, tais com a imisso de posse, bem como a ao confessria, as quais podem ser utilizadas contra terceiros ou contra o proprietrio. Tambm poder o usufruturio usar pessoalmente a coisa ou ceder tal uso a terceiros gratuita ou onerosamente, sem a mudana em sua destinao, consoante dico do art. 1399. Ressalte-se que sequer poder o ato constitutivo do usufruto proibir a dita cesso, haja vista o princpio da tipicidade vigente para os direitos reais, diante do que, no havendo norma legal que assim o preveja, resta prejudicada tal possibilidade. O outro direito que possuiu o usufruturio o de administrar a coisa sem a interferncia do proprietrio, o que pode no acontecer caso este no pague a cauo exigida pelo segundo, ou, ainda, nos casos em que, em virtude de sua administrao, vem a coisa a se deteriorar. O usufruturio, por fim, tem o direito de fruir da coisa, o que implica na possibilidade de retirar os frutos naturais e civis, desde que no haja limitao no ttulo constitutivo. Grande discusso suscitada entre os doutrinadores consiste em saber se a locao estabelecida com o proprietrio se rescinde em virtude da extino do usucapio. H quem diga que o referido contrato gera apenas direitos pessoais entre as parte, no podendo ser oposto contra o proprietrio, que no participou e, muitas vezes, sequer tomou conhecimento da relao locatcia. Por outro lado, h quem sustente que as leis do inquilinato possuem uma finalidade de ordem pblica, s podendo, assim, permitir o despejo do inquilino nas hipteses nelas elencadas. Prevalece na Jurisprudncia brasileira a segunda tese. Antes de recebido o usufruto, deve o usufruturio inventariar os bens recebidos, descrevendo-os minuciosamente, a fim de se ter como aferir o estado de recebimento das coisas em comento. Dever dar a garantia real ou fidejussria, caso esta seja exigida pelo nu-proprietrio, sob pena de perder a administrao direta dos bens. Ressalte-se, por oportuno, que no o usufruturio obrigado a ressarcir os prejuzos oriundos dos

desgastes normais, conforme entendimento do art. 1402 do CC. Note-se, ainda, que no est obrigado ao pagamento de cauo o doador que se reservar o usufruto da coisa doada, nem os pais usufruturios dos bens dos filhos menores. Consoante art. 1403 do CC, dever do usufruturio o pagamento das despesas ordinrias com o bem, bem com os impostos reais sobre o uso da terra, municipais ou estaduais; imposto de renda e demais encargos pblicos tidos como ordinrios, uma vez que o que fundamenta a sujeio ao tributo o domnio e no a posse. Dentre outros deveres atribudos ao usufruturio tm-se os seguintes: dar cincia ao proprietrio de eventuais turbaes ou leso produzida contra a posse da coisa ou os direitos deste; pagamento das contribuies com o seguro, se a coisa estiver segurada; indenizar os danos de qualquer extenso e natureza que tiverem ocorrido por culpa sua e, principalmente, restituir a coisa fruda ao fim do instituto, no estado em que a recebeu, salvo as deterioraes esperadas, dentre outros. J em relao s obrigaes do nu-proprietrio, cumpre ressaltar que tais deveres, no obstante no encontrarem respaldo de forma expressa na legislao, podem ser facilmente inferidas dos citados direitos e deveres atribudos ao usufruturio. Em suma consistem nas seguintes: entregar a coisa ao usufruturio; direito de exercer seu domnio limitado, podendo utilizar-se dos remdios jurdicos possessrios para a proteo do seu direito; exigir cauo; tomar medidas acautelatrias para a proteo do bem; receber os frutos naturais e civis, consoante determinaes do CC/02; pagar as despesas extraordinrias; restabelecer o usufruto caso a indenizao do seguro seja aplicada na reconstruo do bem frudo, dentre outras. Pode, ainda, o proprietrio, alienar e gravar a nua-propriedade, desde que no altere o direito do usufruturio. Aspecto polmico na jurisprudncia brasileira consiste em saber se h o direito do nu-proprietrio em ser notificado pelo Poder Pblico acerca da desapropriao do bem, para fins de reforma agrria, e, portanto, se h o dever deste para com o nu-proprietrio ou se a notificao pode ser feita facultativamente na pessoa do usufruturio. No julgamento do Mandado de Segurana n 23.012-5-Paran, entendeu o STF que:
MANDADO DE SEGURANA. Desapropriao para fins de reforma agrria. Usufruturios e Nus-proprietrios. Notificao feita a um deles. Insuficincia. Precedente. 1. Os atos desapropriatrios para fins de

10

reforma agrria devem ser precedidos de notificao prvia vlida aos proprietrios do imvel (Lei n 8.629/93, 2 do artigo 2). 2. Se a rea objeto da desapropriao integrada por um condomnio, a notificao deve ser feita a cada um dos condminos, sejam eles usufruturios ou nus-proprietrios, de forma direta ou atravs de seus representantes legalmente constitudos. Precedente. 3. Nula a notificao feita apenas a um dos usufruturios, que no tem poderes para representar os demais condminos. O direito de administrar que o artigo 718 do Cdigo Civil lhe confere no inclui o de representar os proprietrios. 4. No tendo o ato impugnado obedecido ao devido processo legal de anular-se o decreto que declara o imvel suscetvel de desapropriao. 5. Mandado de segurana deferido.

Cumpre destacar, inclusive, a assertiva do Ministro Maurcio Corra, em que reafirma a necessidade de notificao do proprietrio, para fins de reforma agrria, haja vista a necessidade de que esteja o usufruturio munido de poderes especiais para a representao dos proprietrios em nome destes, jamais em nome prprio. Nesse passo, corroborando o referido entendimento, tem-se o voto do Ministro Marco Aurlio, segundo o qual a desapropriao diz respeito propriedade e no ao uso isoladamente desta. Ocorre que, ainda em sede do mesmo acrdo, o Exmo. Ministro Ilmar Galvo, ento relator, fundamentou seu voto acerca da validade da notificao efetuada na pessoa dos usufruturios, a fim de acompanhar a vistoria necessria comprovao da improdutividade do bem, tendo em vista estarem estes investidos na posse direta e na administrao do imvel, cabendo-lhes defender o bem de turbaes, esbulhos e reivindicaes, o que suficiente para os feitos da Lei n 8629/93, art. 2, 2. Afirma, tambm, que a situao do administrador do condomnio anloga, pois o art. 12, IX, CPC confere legitimidade, ativa ou passiva, para a representao em juzo. Para corroborar sua tese, cita o Ilustre Ministro, o art. 738 do CC/16, segundo o qual no valor recebido como indenizao pela reforma agrria, sub-roga-se o usufruturio. Proferiu voto no mesmo sentido o Ministro Carlos Velloso, argumentando que a finalidade da notificao prvia a anlise da produtividade do bem, de modo que o usufruturio, que administra a coisa, o nico sujeito capaz de atestar a respeito. USUFRUTO DE EMPRESA: O usufruto de empresa ocorre nas execues cveis e est previsto nos artigos 716/729 do CPC. Quando for menos gravoso para o devedor, o Juiz poder conceder, de 11

ofcio, o usufruto da empresa, para que o credor v recebendo paulatinamente o seu crdito. Desse modo, o devedor/executado perde o gozo da empresa, at que seja paga a dvida principal, mais juros, custas e honorrios advocatcios. A eficcia de tal instituto se inicia com a publicao da sentena e com esta o magistrado deve nomear um administrador, que atuar tal qual um usufruturio (ressalte-se que credor e devedor podem ser administradores, desde que a outra parte consinta). O Juiz deve, ainda, nomear perito para avaliar os frutos e rendimentos da empresa e para calcular o tempo necessrio para a liquidao da dvida. Aps o laudo pericial e a manifestao das partes, o magistrado ordenar a expedio de carta de constituio de usufruto, a qual dever ser registrada no cartrio da matrcula do imvel. A constituio do usufruto no impede a alienao da empresa, desde que o adquirente concorde em manter o credor na posse do bem durante o prazo do usufruto. O arrematante pode, no entanto, pagar o saldo ao credor e extinguir o usufruto. EXTINO DO USUFRUTO: As causas de extino do usufruto esto elencadas no art. 1410 do CC, a exemplo: da consolidao (o usufruturio e o nu-proprietrio se consolidam na mesma pessoa), da renncia ou morte do usufruturio, do termo de sua durao, da cessao do motivo originrio, dentre outras. Verifica-se, portanto, que algumas dessas hipteses dizem respeito pessoa do usufruturio; outras, coisa sobre a qual recai o usufruto; e, finalmente, certas causas se referem prpria relao jurdica. J o dispositivo seguinte da mesma norma reporta-se extino parcial do usufruto pela morte do co-usufruturio. A regra bsica referente ao usufruto de pessoas fsicas estabelece que o direito real se extingue com o falecimento do usufruturio, no sendo transferido a seus herdeiros, diferentemente da enfiteuse. O legislador justifica essa hiptese no sentido de evitar usufrutos sucessivos, que retiram certos bens do comrcio indefinidamente. No entanto, a morte do nu-proprietrio no altera a relao jurdica, uma vez que seus sucessores se tornam proprietrios. Se o usufruturio for pessoa jurdica, o direito real se extinguir em trinta anos. Tal artigo diz que, caso o usufruto seja estabelecido em favor de duas pessoas, se uma delas falecer, o direito deve se extinguir quanto quela parte, exceto se houver estipulao expressa dizendo que o quinho do morto cabe ao usufruturio sobrevivente. Tal estipulao, no entanto, encontra um bice, em razo do dispositivo que assegura aos herdeiros necessrios o 12

direito parte legtima da herana do de cujus, j que tal quinho no pode vir limitado por nenhuma clusula. Sendo assim, o direito de acrescer no usufruto em favor do cousufruturio sobrevivente ineficaz, at quando prejudique a reserva dos herdeiros necessrios. o que entende o TJ de So Paulo, seno vejamos:
A clusula mediante a qual os doadores se reservarem o usufruto pleno enquanto um deles tiver vida ofensiva do direito sucessrio da apelante e seus irmos, porque obsta que, na pessoa destes verificado, como se verificou o falecimento de um dos doadores, se consolide a propriedade, tornando-se pleno o seu domnio (RT, 188/691).

Se o usufruto for estabelecido sob termo resolutivo, o decurso do prazo extingue-o. Se houver uma condio fixada, o seu implemento faz cessar o direito real do usufruturio. Caso haja confuso entre as partes da relao jurdica, em razo do direito sucessrio ou se o usufruto for consolidado plenamente nas mos de um s dos sujeitos, o instituto tambm ser extinto. O perecimento ou a destruio da coisa tambm faz com que o usufruto seja extinto, ressalvadas as hipteses de existncia de seguro (art. 1407), reconstruo do imvel (art. 1408) e indenizao ou reparao paga por terceiros (ex: desapropriao art. 1409), pois nessas pode ocorrer sub-rogao do usufruto sobre o preo. Se a destruio/perecimento for apenas parcial, o direito real subsiste sobre o remanescente. Caso o usufruturio tenha concorrido com culpa, dever indenizar o nu-proprietrio. Cumpre ressaltar, que se a coisa for fungvel e consumvel, logo passar a ser do domnio do usufruturio, no havendo que se falar, portanto, em perecimento. Caso o usufruto seja extinto, o usufruturio dever devolver uma coisa proporcional quela que foi consumida, seja em relao ao gnero, qualidade ou quantidade ou dever pagar um valor equivalente. O usufruto, como direito real em si, no prescreve. No entanto, caso o usufruturio deixe de usar (no-fruio ou no-uso) o bem imvel por dez anos (art. 205 do CC), o usufruto ir se extinguir. Alguns doutrinadores entendem que o prazo sustentvel para essas hipteses o do usucapio extraordinrio e que a aquisio da propriedade se constitui com o decurso do tempo, sendo que a sentena meramente declaratria (art. 1238). No caso de bens mveis, o usufruto se extingue se o usufruturio deixar de usar ou fruir do bem por trs anos. Para ocorrer a perda do usufruto por prescrio, o usufruturio no dever ter praticado nenhum ato de gozo voluntariamente. A culpa do

13

usufruturio (quando ele deixa de tomar cuidados mnimos de manuteno e preservao da coisa ou quando vende o bem dolosamente, apesar de no ser proprietrio) tambm pode dar margem extino do usufruto, atravs de ao judicial, exceto se ele apresentar cauo que garanta a devoluo. Essa hiptese de extino no atinge bens fungveis e consumveis e deve ser declarada com base na razoabilidade do Juiz, uma vez que o magistrado pode evitar a extino exigindo cauo ou colocando o bem sobre a administrao do nu-proprietrio ou de terceiro. O usufruto tambm faz cessar os seus efeitos quando no houver mais causa que conceda o direito real, a exemplo do usufruto do pai em relao aos bens do filho menor, se, no caso, o filho atinge a maioridade ou se o pai decai do poder familiar. Nessas hipteses, o usufruto termina e a propriedade se consolida. Ademais, h de se lembrar das causas ordinrias de extino de direitos, tais como: o abandono, a resoluo da propriedade (desde que a causa determinante remonte poca anterior instituio do usufruto), a desistncia e a renncia (observar que a renncia no gera o pagamento do imposto de transmisso inter vivos, uma vez que o nu-proprietrio adquire a propriedade plena da coisa, sem que haja transferncia), sendo que as duas ltimas precisam ser expressas e, se o bem for imvel, h a necessidade de escritura pblica. O procedimento de extino do usufruto est disposto nos art. 1103 e 1112, VI, do CPC, j que um procedimento de jurisdio voluntria. Quando decorre de morte do usufruturio, prescinde-se de deciso judicial, bem como quando resulta de acordo consensual dos interessados, consolidao, renncia, entre outros (art. 250, II e III, da Lei de Registros Pblicos), quando deve haver o requerimento de averbao junto ao registro imobilirio, como j assentado pelo STF. Se o usufruto for legal, a sua extino, via de regra, no exige qualquer conduta ou procedimento especial, uma vez que o instituto tpico de jurisdio voluntria e a sua consolidao prescindiu de qualquer espcie de registro. o que se percebe do acrdo abaixo transcrito:
Usufruto Extino Morte do usufruturio Cancelamento junto ao registro imobilirio Dispensabilidade. Nos termos do artigo 715 do cdigo civil, somente a constituio do usufruto sobre bens imveis h que ser transcrita no respectivo registro, porquanto uma restrio do direito de propriedade, de molde a dar cincia a terceiros, no a sua extino em razo da morte do usufruturio, posto condio resolutiva, nos termos do

14

artigo 739, inciso I, do cdigo civil, de efeito automtico, tornando-se o proprietrio parte legitima para ajuizar a ao de despejo. (2 TACSP Ap. s/Tev. 615.854-00/0, 26-6-2001, 7 Cmara Rel. Paulo Ayrosa).

Se a extino se der causa mortis ou por doao (art. 155, I, a, CF), o Juiz ordenar a ouvida do MP e da Fazenda Estadual, para efeitos de se manifestar quanto aos impostos; ou da Fazenda municipal, quando a transmisso for inter vivos por ato oneroso (art.156, II, CF), embora seja indevido o tributo na extino. Em se tratando de aplices da dvida pblica, o cancelamento ser averbado na repartio fiscal competente e se a ao for nominativa, o cancelamento ser assinado no livro de registro. Nas situaes de cessao da causa originadora, destruio da coisa, prescrio ou culpa do usufruturio, a outra parte dever optar pelo procedimento ordinrio. AES DECORRENTES DO USUFRUTO, USO E HABITAO: Os meios processuais que resguardam tais direitos reais so semelhantes, uma vez que podem os titulares valer-se da ao reivindicatria no exerccio do direito de seqela contra o proprietrio ou terceiro, que esteja obstando o seu direito. Quando houver dvida sobre a existncia desses direitos, deve o titular se utilizar de uma ao declaratria, afinal quem alega o usufruto, o uso ou a habitao deve provlos. J o proprietrio da coisa pode mover uma ao contra o usufruturio, usurio ou habitador, nos casos de prejuzos ocasionados por dolo ou culpa. Pode, ainda, exigir cauo e requerer medidas cautelares para impedir a deteriorao, perecimento ou perda da coisa. Os usufruturios, usurios e habitadores podem, tambm, ingressar com uma ao cominatria para obrigar a entrega da coisa, sob pena de pagamento de multa diria. Se tal ao for movida contra o proprietrio, ter cunho reivindicatrio e petitrio. S podero utilizar as medidas possessrias se j obtiveram a posse. J a ao confessria serve para provar a existncia do direito e possui efeito mandamental, pois sua finalidade a entrega da coisa ao autor ou seus acrscimos e frutos. cabvel quando o proprietrio nega o direito real ao interessado.

15

Por outro lado, a ao negatria conferida ao titular do direito real limitado contra aquele que o ofendeu/turbou, aduzindo que tambm possui direito sobre a coisa. Tal ao pode, inclusive, se voltar contra o possuidor indireto (ex: locador de um imvel), caso seja este quem esteja obstando o direito real do usufruturio, usurio ou habitador. CONCLUSO: Desse modo, percebe-se que, apesar do usufruto ser um instituto ultrapassado e pouco utilizado nos dias atuais, ainda gera grandes controvrsias e debates fervorosos acerca da sua natureza jurdica, da sua forma de consolidao, extino, necessidade de registro etc, pelo que se torna imprescindvel o seu estudo, seja de acordo com as previses de direito material do Cdigo Civil de 1916 e de 2002, seja relacionado aos pressupostos processuais estabelecidos no Cdigo de Processo Civil.

16

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: 1 VENOSA, Silvio de Salvo, Direito Civil, Direitos Reais, Vol. 5, So Paulo, Atlas, 2004, 4 edio; 2 GOMES, Orlando, Direitos Reais, Rio de Janeiro, Forense, 2004, 19 edio; 3 RODRIGUES, Slvio, Direito Civil, Direito das coisas, Vol. 5, So Paulo, Saraiva, 2003, 28 edio; 4 PEREIRA, Caio Mrio da Silva, Instituies de Direito Civil, Direitos Reais, vol. IV, Rio de Janeiro, Forense, 2004, 18 edio; 5 RIZZARDO, Arnaldo, Direito das Coisas, Rio de Janeiro, Forense, 2004; 6 DINIZ, Maria Helena, Curso de Direito Civil Brasileiro, Direito das Coisas, 4 V., So Paulo, Saraiva, 2001, 16 edio; 7 MONTEIRO, Washington de Barros, Curso de Direito Civil, Direito das Coisas, So Paulo, Saraiva, 2003, 37 edio; 8 GIUSTI, Miriam Petri L. de Jesus e CELLINO, Rogrio Ribeiro, Sumrio de Direito Civil, So Paulo, Rideel, 2004, 2 edio; 9 ZAVASCKI, Teori Albino, Processo de Execuo, Parte geral, So Paulo, RT, 2004, 3 edio; 10 VADEMECUM ACADMICO DE DIREITO, So Paulo, Rideel, 2005, 2 edio. REFERNCIAS ELETRNICAS: 1 WWW.STF.GOV.BR, visitado em 18/09/05 e 23/09/05;

17

2 WWW.STJ.GOV.BR, visitado em 13/09/05; 3 WWW.JUSNAVIGANDI.COM.BR, visitado em 20/09/05, 27/09/05 e 02/10/05; 4 WWW.AMBITO-JURIDICO.COM.BR/AJ/DCIVIL, visitado em 22/09/05.

18

Anda mungkin juga menyukai