Anda di halaman 1dari 19

Faculdade de Engenharia Departamento de Mecnica MOTORES TRMICOS

Discente: Marcelino Waldy da Graa Pinto n. 28072 Docente: Eng. Antnio Taylor Corrente Janeiro de 2011

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

NDICE

RESUMO .............................................................................................................................................................. 2 INTRODUO ...................................................................................................................................................... 3 TURBINAS A GS .............................................................................................................................................. 3 OBJETIVO ............................................................................................................................................................. 7 ESTUDO DO CICLO TERMODINMICO .................................................................................................................. 8 AR COMO GS PERFEITO.................................................................................................................................. 8 MISTURA DE GASES........................................................................................................................................ 10 PROJECTO DA TURBINA ..................................................................................................................................... 12 DIMENSIONAMENTO DA PALHETA ................................................................................................................. 12 CONSIDERAES ............................................................................................................................................... 18 CONCLUSO ...................................................................................................................................................... 18 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS .......................................................................................................................... 18

Marcelino Pinto

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

RESUMO
Este trabalho tem como objectivo desenvolver o dimensionamento de uma turbina a gs para potncias na ordem das poucas dezenas de kW (podendo ser denominada como micro-turbina). Esta micro-turbina tem como aplicao domstica, isto , a gerao de energia eltrica em residncias utilizando o gs natural (disposto em garrafas ou canalizado). Apesar do conjunto micro-turbina compreender o compressor, cmara de combusto e a turbina, o foco ser sobre o estudo termodinmico do ciclo e sobre a turbina. Dentro disso, ser analisado o rendimento e o trabalho lquido do ciclo, bem como as caractersticas tcnicas e dimensionais do projecto (dimenses e geometria) das palhetas da turbina e os efeitos do escoamento dos gases sobre estas.

Marcelino Pinto

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

INTRODUO
TURBINAS A GS
O termo turbina a gs mais comumente empregado em referncia a um conjunto de trs equipamentos: compressor, cmara de combusto e turbina propriamente dita. Esta configurao forma um ciclo termodinmico a gs, cujo modelo ideal denomina-se Ciclo Brayton, concebido por George Brayton em 1870. Este conjunto opera em um ciclo aberto, ou seja, o fluido de trabalho (ar) admitido na presso atmosfrica e os gases de escape, aps passarem pela turbina, so descarregados de volta na atmosfera sem que retornem admisso. A denominao turbina a gs pode ser erroneamente associada ao combustvel utilizado. A palavra gs no se refere queima de gases combustveis, mas, sim ao fluido de trabalho da turbina, que neste caso a mistura de gases resultante da combusto. O combustvel em si pode ser gasoso, como gs natural, gs liquefeito de petrleo (GLP), gs de sntese ou lquido, como querosene, leo diesel e at mesmo leos mais pesados. Ciclo Brayton O ciclo Brayton um ciclo ideal, uma aproximao dos processos trmicos que ocorrem nas turbinas a gs, descrevendo variaes de estado (presso e temperatura) dos gases. O conceito utilizado como base didtica e para anlise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitaes tecnolgicas e fenmenos de irreversibilidade, como o atrito. O ciclo se constitui de quatro etapas figura 1. Primeiramente, o ar em condio ambiente passa pelo compressor, onde ocorre compresso adiabtica e isentrpica, com aumento de temperatura e conseqente aumento de entalpia. Comprimido, o ar direcionado s cmaras, onde mistura-se com o combustvel possibilitando a queima e o aquecimento, presso constante. Ao sair da cmara de combusto, os gases, alta presso e temperatura, se expandem conforme passam pela turbina, idealmente sem variao de entropia. Na medida em que o fluido exerce trabalho sobre as palhetas, reduzem-se a presso e temperatura dos gases, gerando-se potncia mecnica. A potncia extrada atravs do eixo da turbina usada para accionar o compressor e eventualmente para accionar outros orgos de mquinas. A quarta etapa no ocorre fisicamente, se tratando de um ciclo termodinmico aberto. Conceitualmente, esta etapa representa a transferncia de calor do fluido para o ambiente.

Figura 1. Etapas da turbina a gs.

Marcelino Pinto

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Desta forma, mesmo se tratando de um ciclo aberto, parte da energia proveniente da combusto rejeitada sob a forma de calor, contido nos gases quentes de escape. A rejeio de calor um limite fsico, intrnseco ao funcionamento de ciclos termodinmicos, mesmo nos casos ideais, como define a segunda lei da termodinmica. A perda de ciclo ideal pode ser quantificada pela potncia proveniente do combustvel, descontando-se a potncia de acionamento do compressor e a potncia lquida. Assim, diminui-se a perda medida que se reduz a temperatura de escape e se eleva a temperatura de entrada da turbina, o que faz da resistncia, a altas temperaturas, das partes da turbina um ponto extremamente crtico na tecnologia de construo destes equipamentos. Turbinas aeronuticas Turbinas a gs so amplamente empregadas na propulso de avies e outros tipos de aeronaves. Isto se deve principalmente a caracterstica de alta densidade de potncia, em relao a outras mquinas como motores de combusto interna. Ou seja, as turbinas a gs geram maiores potncias comparadas a maquinas de mesmo peso, o que vantajoso, uma vez que a reduo do peso das aeronaves acarreta em maior eficincia e capacidade de carga. Existem diferentes configuraes de turbina aeronuticas. Por exemplo, em turbinas do tipo turbojacto, o eixo, movimentado pela turbina propriamente dita, apenas aciona o compressor. Em tima anlise, atravs do bocal, o restante da potncia til consumida na acelerao dos gases, responsvel pelo empuxo gerado. Outros tipos de propulsores (turbohlices ou turbofans) tambm baseados em ciclos a gs tm o eixo acoplado a hlices ou ventiladores que impelem parte do ar por by-pass, ou seja, sem que o mesmo passe atravs da turbina. Nestes casos, o empuxo se deve em parte aos gases de escape da turbina e em parte ao fluxo de ar externo.

Figura 2. Esquema e princpio de funcionamento de uma turbina turbofan.

Marcelino Pinto

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Figura3. Esquema e pricpio de funcionamento de uma turbina turbo hlice.

4a. Compressor de 17 estgios.

4b. Cmaras de combusto.

4.c Turbina de 3 estgios. Figura 4. Componentes de um propulsor aeronutico tipo turbojato, General Electric J79
Marcelino Pinto 5

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Turbogeradores Figura 5. Turbina a gs GE srie H, para gerao eltrica, de potncia de 480 MW em ciclo combinado.

Turbinas a gs dedicadas gerao de energia eltrica so divididas em duas principais categorias, no que se refere concepo. So elas as pesadas (Heavyduty), desenvolvidas especificamente para a gerao de energia eltrica ou propulso naval e as aeroderivativas, desenvolvidas a partir de projectos anteriores dedicados a aplicaes aeronuticas. Com a exceo das micro-turbinas (dedicadas gerao descentralizada de energia eltrica) o compressor utilizado geralmente trabalha com fluxo axial, tipicamente com 17 ou 18 estgios de compresso. Cada estgio do compressor formado por uma fileira de palhetas rotativas que impem movimento ao fluxo de ar (energia cintica) e uma fileira de palhetas estticas, que utiliza a energia cintica para compresso. O ar sai do compressor a uma temperatura que pode variar entre 300C e 450C. Cerca de metade da potncia produzida pela turbina de potncia utilizada no acionamento do compressor e o restante a potncia lquida gerada que movimenta um gerador eltrico. Saindo da cmara de combusto, os gases tm temperatura de at 1250C. Aps passar pela turbina, os gases so liberados ainda com significante disponibilidade energtica, tipicamente a temperaturas entre 500 e 650 celsius. Considerando isso, as termeltrica mais eficientes e de maior porte aproveitam este potencial atravs de um segundo ciclo termodinmico, a vapor (ou Ciclo Rankine). Estes ciclos juntos formam um ciclo combinado, de eficincia trmica freqentemente superior a 60%, ciclos simples a gs tm tipicamente 35%. Turbinas projectadas para operar em ciclo simples, tendo em vista a eficincia trmica do ciclo, tm temperatura de sada de gases reduzida ao mximo e tm optimizadas taxas de compresso. A taxa de compresso a relao entre a presso do ar entrada e sada do compressor. Por exemplo, se o ar entra a 1 atm, e deixa o compressor a 15 atm, a taxa de compresso de 1:15. Turbinas a gs especficas para operar em ciclo combinado, so desenvolvidas de modo a maximizar a eficincia trmica do ciclo como um todo. Desta forma, a reduo da temperatura dos gases de escape no necessariamente o ponto mais crtico, em termos de eficincia, uma vez que os gases de sada da turbina ainda so utilizados para gerar potncia. Introduo tcnica As turbinas a gs apresentam uma soluo alternativa vivel tcnica e economicamente na gerao de energia eltrica devido a sua maior razo potncia / peso, oferecendo maior facilidade na logstica do conjunto, custo inferior ao de motores alternativos e menor gastos com matria prima. Alm disso, as micro-turbinas oferecem grandes atractivos para aplicaes em gerao distribuda. Alm de emisses de NOx relativamente pequenas, baixa manuteno, tamanho reduzido e operao silenciosa, as microturbinas possibilitam aplicao em pequenos sistemas de co-gerao.

Marcelino Pinto

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

OBJETIVO
Este trabalho destina-se ao desenvolvimento de um projecto de dimensionamento de uma microturbina a gs com potncia em algumas poucas dezenas de kW para ser aplicada, dentre outras formas, na gerao de energia eltrica para residncias, utilizando como fonte de energia o gs natural disponibilizado comercialmente para uso domstico.

Marcelino Pinto

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

ESTUDO DO CICLO TERMODINMICO


AR COMO GS PERFEITO
A operao bsica de uma micro-turbina a gs similar a do ciclo de potncia a vapor, porm o fluido de trabalho utilizado o ar. O ar atmosfrico aspirado, comprimido no compressor e encaminhado, a alta presso, para uma cmara de combusto. Neste componente o ar misturado com o combustvel pulverizado e provocada a ignio. Deste modo obtm-se um gs a alta presso e temperatura que enviado a uma turbina onde ocorre a expanso dos gases at a presso de exausto. Tomando como base o ciclo Brayton (considerando o Ar como Gs Perfeito) com o sistema operando em regime permante, nesta seo ser desenvolvida uma anlise do trabalho lquido (wL) e rendimento do ciclo (t) em funo da razo de presso (p2 / p1) com o intuito de se obter os valores mximos destas grandezas levando em conta as eficincias das mquinas trmicas (compressor e turbina), assumindo o trocador de calor como ideal. Mas, vale lembrar, que ser priorizado o mximo rendimento para menor consumo de Gs Natural que atenda aos valores de potncia pretendidos. Vale ressaltar que a temperatura T3 a temperatura de entrada na turbina e ela depende do material do rotor. Os materiais que so empregados actualmente so aos ligados e forjados, ligas com altas percentagens de nquel, cromo ou molibdnio, como, por exemplo, a liga SAE 4340 (Tabela 1). Baseado no Catlogo do Fabricante de Turbinas GE chegou-se concluso de que a temperatura de entrada dos gases na turbina gira em torno de 600C, logo ser utilizado para efeito de estudo T3 = 900K. Sendo assim, as temperaturas T1 (Temperatura Ambiente de 27C ou 300K) e T3 sero admitidas como requisitos de estudo do projecto. Tabela 1. Ao SAE 4340.
Ao de alta temperabilidade para peas de grandes espessuras e alta resistncia. Indicado para virabrequins de avies, tractores, caminhes e automveis, bielas, engrenagens, eixos em geral sujeitos a grandes esforos. COMPOSIO QUMICA C
0,38/0,43

Mn
0,75/1,00

P
0,035

S
0,040

Si
0,15/0,35

Ni
-

Cr
0,80/1,10

Mo
0,15/0,25

TRATAMENTOS TRMICOS Recozimento C


780 / 800

Normalizao C
860 / 900

TMPERA C
840 / 880

MEIOS
LEO

A seguir esto descritas, de forma resumida, algumas frmulas finais envolvidas no estudo sem regenerador: Trabalho do Compressor: Turbina:
Marcelino Pinto

4
8

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Trocador de Calor: Trabalho Lquido: Rendimento do Ciclo:

3 .

Utilizando as expresses acima, possvel obter os grficos do rendimento e do trabalho lquido variando em relao a taxa de compresso. Tambm possvel se ter uma idia do diagrama T x s do ciclo (Figura. 8). Sem esquecer que os dados tm como base as tabelas do ar como gs perfeito. Figura 6. Efeitos dos rendimentos do compressor e turbina no trabalho lquido do ciclo.

Figura 7. Efeitos dos rendimentos do compressor e turbina no rendimento do ciclo com Regenerador = 90%.

Figura 8. Diagrana T-s do ciclo da turbina a gs (em cima), com regenerador (em baixo)
Marcelino Pinto 9

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Apartir desta anlise, assumindo-se para o projecto uma determinada eficincia de 90% (C= 90%; T=90%) para a turbina, compressor e para o regenerador, obtm-se o rendimento mximo do ciclo t a uma razo de presso de p2/p1, do grfico da figura 7. Nestas condies o trabalho lquido retirado da figura 6, mesma eficincia. Para a obteno da razo de compresso p2/p1 utilizou-se as propriedades para o ar como gs perfeito, porm para o clculo da vazo mssica de ar do ciclo, ser considerado o ar como gs noperfeito, o que leva a novas expresses de diferenas de entalpia para o trabalho e para a troca de calor. Designadas como: Trabalho do compressor: Trabalho da turbina: Calor Fornecido: Desta forma, em funo da potncia limite estimada seguinte forma: . , a vazo mssica de ar calculada da

MISTURA DE GASES
At este ponto do projecto as grandezas foram analisadas em cima de um Ciclo Padro Ar, Gs Perfeito e Gs no Perfeito. A partir de agora ser estudado um caso onde leva-se em conta a entrada de combustvel no sistema, o que se aproxima do funcionamento na prtica. O combustvel considerado o Gs Natural (GN), o qual, para efeito de estudo, ser considerado apenas metano (CH4). Este gs representa cerca de 90% da composio total do gs natural. Com a entrada do combustvel ocorre uma reao estequiomtrica de combusto (1kmol de GN sem excesso de ar) na cmara: CH4 + 2 (O2 +3,76 N2) CO2 + 2 H2O + 7,52 N2 Conhecendo-se as propores de CH4 e O2 a partir da reaco acima, possvel obter a relao Ar / Combustvel da mistura: AC=17,2 kg de ar / kg de GN. Compressor Como no compressor h apenas a passagem de ar, o trabalho especfico calculado com o uso da equao anterior: . Turbina J nesta parte do ciclo existe a passagem da mistura dos gases provenientes da combusto ocorrida na cmara, portanto necessrio aplicar a 1 Lei com o valor das propriedades diferentes em relao as utilizadas no ciclo padro de Ar: . . . . . . , Onde c a fraco mssica ( ). Para que seja possvel comparar todas as grandezas envolvidas, necessrio que fiquem na mesma unidade, kJ / kg de GN. Logo, deve-se converter o trabalho da turbina da seguinte forma: 1 . Sendo assim o trabalho lquido do ciclo fica:

Marcelino Pinto

10

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Calor Fornecido Aplicando-se a 1 Lei, balano de Energia, e tomando como volume de controle a cmara de combusto, estaria sendo mantida a base de comparao estabelecida at o momento atravs da vazo mssica de ar obtida anteriormente. Ento, pode-se obter o calor fornecido assim: . . . . . Utilizando a vazo mssica de ar de metano: e com a relao AC em kg ar / kg GN , obtm-se o fluxo , .

Sendo assim, o rendimento do sistema ser:

Dessa maneira, conclui-se o estudo do ciclo termodinmico da turbina a gs, o qual pode ser resumido na tabela 2: Tabela 2: Resumo do ciclo considerando uma mistura de gases.
Temperatura T1 = 300K T2 = Tx = T3 = 900K T4 = Calor gerado (kJ/kg de GN) qin = Razo de Presso (p2/p1) = Rendimentos Compressor = 90% Regenerador = 90% Turbina = 90% Ciclo =

Trabalhos (kJ/kg de GN) Compressor = wC Regenerador Turbina = wT Ciclo = wL

Marcelino Pinto

11

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

PROJECTO DA TURBINA
Nesta fase do projecto, a turbina propriamente dita foi projectada, de formas a encontrar as dimenses adequadas, o nmero necessrio de ps e o tamanho do rotor, a fim de atender s exigncias necessrias de potncia. Alm disso, ser dimensionado o bocal que antecede a turbina, o qual possui um papel importante na acelerao do escoamento. Um detalhe importante que o escoamento dever ser subsnico, a fim de se evitar a formao de ondas de choque. Para melhor compreenso no dimensionamento, nos basearemos num esquema (Figura 9), bastante simples que permitir ter uma melhor ideia da disposio dos elementos.

Figura 8. Esquema da Turbina.

DIMENSIONAMENTO DA PALHETA
Para o projecto da turbina deve ser estudado o escoamento atravs das passagens entre as palhetas, o qual ter como fundamento principal a teoria de tringulo de velocidades, o que pode ser visualizado pela figura 9 que representa um diagrama vectorial com as velocidades absolutas e relativas onde V1 representa a velocidade do fluido que entra na passagem entre as palhetas e indica o ngulo segundo o qual ele entra. J V1R representa a velocidade relativa do fluido que entra na passagem e o ngulo segundo o qual ele entra. Analogamente, V2 e V2R representam a velocidade absoluta e a velocidade relativa do fluido que sai segundo os ngulos e , respectivamente.

Figura 9. Tringulo de Velocidades


Marcelino Pinto 12

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Utilizando-se o estudo termodinmico realizado para a tabela 2, ser desenvolvido o clculo das grandezas envolvidas na dinmica do escoamento pelas ps da turbina na altura mdia da palheta, como se segue: Clculo de V1 Aplicando-se a 1 Lei da Termodinmica tomando como Volume de Controle o bocal e como a rea na entrada muito maior que na sada (A0>>A1), o que leva a uma velocidade V1 >> V0 0, podese encontrar a velocidade do fluido em sua sada (V1) atravs da seguinte expresso: 2 onde h1 obtido a partir do conceito de Grau de Reaco das turbinas: De maneira conveniente, considerando-se um valor para GR, obtm-se a entalpia h1 e portanto

V1.

Clculo de VB At ao momento foi analisado a cinemtica na entrada e na sada da turbina do ponto de vista do fluido, agora necessrio que se tenha algumas informaes sob a ptica da turbina, o que nos leva a encontrar a velocidade tangencial VB da palheta. Para a seguinte relao se verifica a maior eficincia para um estgio de reaco: 1 , 2 , 2 Determinao dos ngulos , , e Para que se tenha ainda maior conhecimento da interao dinmica entre os gases de combusto e as palhetas, necessrio encontrar as velocidades relativas do fluido tanto na entrada quanto na sada da turbina propriamente dita. Com alguns arranjos geomtricos (Teorema dos Senos), chega-se expresso que relaciona a velocidade relativa com a velocidade absoluta em funo dos ngulos em 1: 180 .

Como h a preocupao de se manter o nmero de Mach inferior a 1, ou seja, escoamento subsnico, para que no ocorra a formao de ondas de choque no bocal ou nas palhetas, possvel encontrar V1R a partir do nmero de Mach na sada do bocal (entrada da turbina): . . . .

Substituindo a equao de V1R em M1, monta-se uma tabela, na qual pode-se selecionar os ngulos alfa e beta que ofeream uma configurao geomtrica que mantenha Mach subsnico (M1 < 1). Nas tabelas a seguir, os resultados mostrados so referentes a ngulos possveis (<). Usando a expresso, obtm-se tambm os diversos valores para V1R em funo da configurao geomtrica.

Marcelino Pinto

13

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

ficam sujeitos a C e V1, respectivamente.

Tabela 3. Valores possveis de Mach e da velocidade relativa do fluido na entrada da turbina em relao aos ngulos e , considerando a relao . De referenciar que este valores, M1 e V1R

Alfa ()
Beta ()
10 20 30 40 50 60 70 80 90 10 1 0,507713 0,347296 0,270149 0,226682 0,200512 0,184793 0,176327 0,173648 20 1,969616 1 0,68404 0,532089 0,446476 0,394931 0,36397 0,347296 0,34202 30 2,879385 1,461902 1 0,777862 0,652704 0,57735 0,532089 0,507713 0,5 40 3,701666 1,879385 1,285575 1 0,8391 0,742227 0,68404 0,652704 0,642788 50 4,411474 2,239764 1,532089 1,191754 1 0,884552 0,815207 0,777862 0,766044 60 4,987242 2,532089 1,732051 1,347296 1,130516 1 0,921605 0,879385 0,866025 70 5,411474 2,747477 1,879385 1,461902 1,226682 1,085064 1 0,954189 0,939693 80 5,671282 2,879385 1,969616 1,532089 1,285575 1,137158 1,048011 1 0,984808 90 5,75877 2,923804 2 1,555724 1,305407 1,154701 1,064178 1,015427 1

Da mesma forma como foi estudado o adimensional Mach e a velocidade relativa na entrada, pode-se realizar os mesmos arranjos matemticos no tringulo de velocidades na regio de sada da turbina e obter a seguinte expresso para a velocidade do fluido em relao a palheta V2R (referencial mvel sobre a palheta) a partir da figura 9:

O nmero de Mach na sada da turbina (M2) pode ser encontrado de forma anloga M1: , . .

Substituindo a equao V2R e M2 e com o auxlio do Excel, monta-se uma tabela que oferece referncias entre o Mach e os ngulos e do tringulo de velocidades na sada da turbina, podendo assim defini-los: 1 . 1 . , 1 .

Marcelino Pinto

14

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Tabela 4. Valores possveis de Mach e da velocidade relativa do fluido na sada da turbina em relao aos ngulos e . De referenciar que este valores M2 e V2R ficam sujeitos a S e VB, respectivamente.

Gama ()
10 10 20 30 40 50 60 70 80 90 5,75877 2,923804 2 1,555724 1,305407 1,154701 1,064178 1,015427 20 30 40 50 60 70 80 90

Delta ()

5,75877 2,923804 2 1,555724 1,305407 1,154701 1,064178

5,75877 2,923804 2 1,555724 1,305407 1,154701

5,75877 2,923804 2 1,555724 1,305407

5,75877 2,923804 2 1,555724

5,75877 2,923804 2

5,75877 2,923804

5,75877

Para selecionar os ngulos adequados ao projecto, alm do escoamento ser subsnico (M<1), outros critrios devem ser levados em considerao. Um deles a suavidade dos ngulos a fim de no haver descolamento da camada limite. Outro critrio a obteno de uma eficincia do estgio, a qual definida por:

A partir desta equao, obtm-se os valores da eficincia do estgio em funo dos ngulos e , conforme mostrado na tabela a seguir. Tabela 5: Eficincia do estgio em funo de e

Gama ()
10 10 20 30 40 50 60 70 80 90 1 0,257773 0,120615 0,07298 0,051385 0,040205 0,034148 0,031091 3,879385 1 0,467911 0,283119 0,19934 0,15597 0,132474 8,290859 2,137158 1 0,605069 0,426022 0,333333 13,70233 3,532089 1,652704 1 0,704088 19,4611 5,016543 2,347296 1,420277 24,87258 6,411474 3 29,28405 7,548632 32,16344 20 3,879385 30 2,137158 8,290859 40 1,652704 3,532089 13,70233 50 1,420277 2,347296 5,016543 19,4611 60 1,278066 1,815207 3 6,411474 24,87258 70 1,177363 1,504748 2,137158 3,532089 7,548632 29,28405 80 1,098326 1,293128 1,652704 2,347296 3,879385 8,290859 32,16344 90 1,031091 1,132474 1,333333 1,704088 2,420277 4 8,548632 33,16344

Analisando a Tabela 6, podem-se escolher os ngulos ( e ) mais adequados do ponto de vista da eficincia do estgio. A prxima etapa a verificao pela Tabela 4, se esses ngulos correspondem a um escoamento subsnico. Nesse ponto, interessante obter um M1 conveniente a partir de M2, j encontrado. Aplicando-se a 1 Lei da Termodinmica nas palhetas, tem-se:
Marcelino Pinto 15

Delta ()

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

2.

Tendo em conta a boa suavidade de contorno e a efiicincia, da tabela 6, os valores que mais = (0,132474), verifica-se que M2 = (1,064178). Alm disso, se enquadram so = 90 e = 20, para, obtm-se tambm V2 . Usando-se a equao anterior obtm-se o valor de M1. Consequentemente chega-se aos valores de , e V1R, pela tabela 3. Os valores obtidos para os ngulos e nmeros de Mach tero que atender aos critrios pr-estabelecidos na altura mdia da palheta. Clculo das reas de Escoamento entre as Palhetas Com os parmetros obtidos at aqui, possvel calcular a massa especfica da mistura de gases. . A geometria da palheta deve atender s reas de escoamento calculadas da equao da continidade, sendo assim no dimensionamento considerado uma rotao N rpm. A partir desta velocidade e da velocidade tangencial VB, obtem-se o raio mdio Rm (conjunto disco e metade da altura da palheta), da seguinte forma: .2 60 . .60 .2 . :

Defini-se o nmero de ps da turbina e o comprimento da palheta que, experimentalmente, deve ter um valor entre 0,5~0,6 cm multiplicado pelo passo. Visto que deve-se atender uma rea de escoamento na entrada de A1 e A2 na sada, tem-se que a rea correspondente s palhetas na regio de entrada do fluido deve ser equivalente a A2-A1 levando em conta que a espessura varia, o que nos leva a a definir as seguintes grandezas para a p: Nmero de Palhetas Altura (h) Espessura na entrada (s) Passo (p) Comprimento da Palheta (c Chord) Desta forma tem-se os seguintes raios externos e internos do rotor: Rext = Rm + h e Rint = Rm - h Desenvolvendo-se o mesmo procedimento e raciocnio algbrico realizado para o raio mdio da palheta, obtm-se as grandezas relacionadas dinmica do fluido, tais como velocidades e ngulos, tanto no topo quanto na raiz da palheta, o que vm apresentado de forma resumida na tabela a seguir.

Marcelino Pinto

16

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

Tabela 6. Resumo das grandezas relacionadas ao tringulo de velocidades nas extremidades da palheta e no meio
Posio Palheta =(Topo, Meio, Raiz) = (Topo, Meio, Raiz) =(Topo, Meio, Raiz) = (Topo, Meio, Raiz) Velocidade dos Gases na entrada (m/s) V1 = Velocidade dos Gases na Sada (m/s) V2 = Velocidade tangencial da p VB (m/s) Topo = Meio = Raiz =

Mach de entrada (M1) Topo = Meio = Raiz = Mach de sada (M2) Topo = Meio = Raiz =

Eficincia do Estgio (est) Topo = Meio = Raiz =

A partir destes dados, pode-se gerar o perfil das palhetas, o qual vem ilustrado pela figura a seguir representando o twist devido diferena entre os ngulos para cada altura diferente de palheta.

Figura 10. Perfil da Palheta

Marcelino Pinto

17

"DIMENSIONAMENTO DE UMA TURBINA A GS PARA GERAO DE ENERGIA ELCTRICA DOMSTICA"

CONSIDERAES
Os bocais devem ter excelente resistncia oxidao e corroso, alta resistncia fadiga trmica. Alm disso, devem ser relativamente fceis de serem soldados (para manufactura e reparos) e fundidos. Uma liga adequada seria a de cobalto (que possui resistncia superior a altas temperaturas se comparadas com as ligas de nquel), com baixo teor de carbono (aumentando a soldabilidade) e um teor relativamente alto de cromo (aumentando a resistncia corroso/oxidao). Os parmetros mais importantes para a seleo de materiais das palhetas da turbina so a tenso de ruptura, fluncia, fadiga cclica, fadiga trmica, tenso de escoamento, ductilidade, resistncia corroso e oxidao, alm de propriedades fsicas. Para a fabricao da palheta, seria recomenda a utilizao de uma liga de nquel ou cobalto, utilizando a tcnica de solidificao direcional, o que aumentaria a resistncia fluncia.

CONCLUSO
Com os parmetros obtidos da anlise termodinmica do ciclo inteiro, partiu-se para um estudo mais detalhado da turbina em si. A turbina foi dimensionada de modo a atender aos requisitos de potncia do projecto. Foram analisados os tringulos de velocidade tomando trs pontos diferentes ao longo da altura de uma palheta. O critrio principal para a escolha dos ngulos foi uma boa eficincia de estgio. Para as dimenses da turbina propriamente dita, em funo do valor de potncia e as aproximaes relevantes, o conjunto todo que compe a micro-turbina deve ter um volume apropriado para ser utilizado em uma residncia. Alm disso, foi feito um breve estudo sobre os materiais utilizados em uma turbina e chegou-se a uma concluso de que para os bocais e palhetas mveis, seria bastante interessante o uso de algumas ligas de cobalto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
KRIEGER, G. Centrais Termoeltricas a Gs - 1997; DONADIO, Diego L. S. ; Projeto de uma Cmara de Combusto para Micro-Turbina a gs a partir de um conjunto turbo-compressor pr-existente; Trabalho de Formatura de graduao em Eng. Mecnica Escola Politcnica USP;2004 So Paulo. LEE, J. F. Theory and Design of Steam and Gas Turbines. McGraw-Hill Company, Inc., 1954 http://www.acositapema.com.br/esp_tecnica.asp http://www.poli.usp.br/d/pme2599/2008/Artigos/Art_TCC_002_2008.pdf 5 Edio Termodinmica Yunus A. engel Michael A. Boles http://es.wikipedia.org/wiki/Turbom%C3%A1quina http://www.em.pucrs.br/lsfm/SistFlumec/Exemplos/Poligonos/Exer-Poligonos.htm MATAIX, Claudio. Turbomquinas Hidrulicas. Editorial ICAI

Marcelino Pinto

18

Anda mungkin juga menyukai