Anda di halaman 1dari 8

INTEGRADO COLGIO E FACULDADE

DISCIPLINA: SADE DA MULHER

PROFESSORA: LEILA

5 PERODO DE ENFERMAGEM

CAMPO MOURO, ABRIL DE 2007.

INTRODUO
Muitas das preocupaes das mulheres relacionadas sade envolvem alteraes do aparelho genital e das mamas. A informao e a educao das mulheres sobre estes temas so aspectos importantes na funo do enfermeiro, assim como o atendimento humanizado e com qualidade. O ensino deve comear precocemente, de modo que as alteraes ao longo da vida possam ser percebidas e aceitar. Assegurar que cada mulher tenha condio de obter conhecimento sobre seu corpo, em especial a rgos prprios do corpo feminino uma funo do enfermeiro e neste trabalho estaremos dando enfoque ao exame ginecolgico e ao exame clnico e auto exame das mamas.

1. EXAME GINECOLGICO
Algumas mulheres sentem-se desconfortveis frente a um exame ginecolgico. Isto deve ser comunicado previamente ao mdico, para que ele possa despender mais tempo e assegure respostas a todas as questes formuladas. solicitado mulher que ela esvazie a bexiga antes do exame fsico e que ela colete uma amostra de urina para exame laboratorial. O exame das mamas pode ser realizado antes ou aps o exame plvico. Objetivo do exame Deteco de alteraes tratveis por meio das intervenes de enfermagem (incluindo encaminhamento a outros profissionais quando necessrio), coleta de material para a realizao da colpocitologia onctica. O exame ginecolgico propriamente dito se compe de trs aspectos: a inspeo da genitlia, o exame especular e o toque bimanual.

Inspeo da genitlia externa ou vulva : A posio de litotomia em decbito dorsal usada mais comumente, embora a posio de litotomia ereta, na qual a mulher assume uma posio semi-sentada, essa posio oferece inmeras vantagens: mais confortvel pra algumas mulheres; permite melhor contato visual entre a paciente e o examinador; pode proporcionar um meio mais fcil para que o examinador realize o exame bimanual; possibilita que a mulher use um espelho para observar sua anatomia, de modo a visualizar quaisquer condies que necessitem de tratamento ou para aprender sobre como utilizar determinados tipos de mtodos contraceptivos. Constitui-se dos rgos a seguir: monte pubiano, coxim gorduroso recoberto de plos grandes lbios, que so pregas de tecido adiposo pequenos lbios, pregas avermelhadas que se unem anteriormente formando o clitris clitris vestbulo, fossa com formato navicular entre os pequenos lbios intrito vaginal, na poro posterior do vestbulo que, nas mulheres virgens est encoberto pelo hmen as aberturas das glndulas de Bartholin, localizadas ao lado da abertura vaginal o orifcio da uretra, que se abre dentro do vestbulo, entre o clitris e a vagina as glndulas parauretrais ou de Skene, ao lado da uretra O perneo, tecido existente entre o intrito vaginal e o nus.

1.3 Exame Especular A vagina um tubo oco que se estende entre a uretra e o reto e termina em fundo de saco. Ela deve ser inspecionada durante a retirada do espculo. O tero um rgo fibromuscular que se constitui de corpo, istmo e colo uterino ou crvix que faz protuso para dentro da vagina. O colo uterino possui uma fenda que marca a comunicao atravs do canal cervical para a cavidade uterina. O colo uterino, aps completamente visualizado quando da abertura do espculo, deve ser observado quanto sua posio, colorao, presena de ulceraes, massas, sangramentos ou secreo. Dever ser colhido material para o exame direto de secreo vaginal e amostras para a citologia, conhecidas como Papanicolau.

1.4 Exame de Toque Bimanual A cada lado do fundo uterino se estende uma Trompa de Falpio, cuja extremidade franjada e afunilada se curva em direo aos Ovrios. Com a mo enluvada devem ser introduzidos na vagina os dedos indicador e mdio com o objetivo de determinar a posio, formato, consistncia, regularidade, mobilidade e hipersensibilidade do tero e ovrios. O fundo de saco vaginal deve ser palpado para identificar os ovrios atentando para o tamanho, formato, consistncia, mobilidade e hipersensibilidade.

1.5 Exame de Toque Retal O exame de toque retal pode ser necessrio na determinao de tumores plvicos, nas pacientes idosas ou nas mulheres virgens.

1. EXAME DAS MAMAS Exame Clnico

O exame clnico feito por um profissional da sade treinado, que faz uma avaliao sistematizada das mamas. A eficincia do exame proporcional ao grau de habilidade e experincia do profissional para detectar qualquer anormalidade nas mamas examinadas. Ele deve ser realizado anualmente, e o mdico indicar a necessidade de mamografia. O exame clnico do mdico consistir em 4 passos: inspeo esttica (o mdico simplesmente observa a mama em repouso em algumas posies), inspeo dinmica (a paciente realiza alguns movimentos enquanto o mdico procura detectar visualmente alteraes como ndulos ou retraes), palpao (como no auto-exame) e expresso (a mama ordenhada; fluxos mamilares claros ou hemorrgicos sugerem a possibilidade de cncer e a necessidade de realizar exames adicionais). Objetivo do exame Deteco precoce do cncer de mama. Deve-se aproveitar a oportunidade para orientar o paciente sobre o auto exame das mamas, que realizado pela prpria mulher seguindo-se as mesmas etapas, mensalmente aps o perodo menstrual: a parti do 7 dia, aps o primeiro dia da menstruao. Para as mulheres que se encontram no perodo da ps menopausa aconselha-se realizar o exame em um dia fixo do ms e para aquelas que esto amamentando, sempre aps esvaziar a mama (aps a amamentao). Inspeo esttica Essa inspeo dever ser realizada com a mulher com os membros superiores ao longo do corpo, sentada, tronco desnudo, voltada para o enfermeiro e para a fonte de luz. Atentar para nmero, simetria, volume, forma, consistncia, contorno, modificaes da pele e modificaes do mamilo. Inspeo dinmica Paciente sentada: o enfermeiro solicita a mulher que eleve os braos e aps coloque as mos no quadril, imprimindo movimentos e contraes musculares para adiante. A contrao muscular favorece a visualizao de alteraes imperceptveis a inspeo esttica. Palpao Deve estender-se desde a linha mdio esternal at a linha axilar posterior e bem dentro da axila. Desde a clavcula at a prega inframamria, palpando-se o prolongamento axilar. Para facilitar a palpao pode-se dividir a mama imaginariamente em quatro quadrantes, passando uma linha vertical e outra horizontal sobre o mamilo. A palpao deve ser realizada em dois momentos: a) Mulher sentada: palpao segundo a tcnica de Bailey: com a mulher em frente ao enfermeiro segura-se com a mo direita o brao direito da mulher que deve ser mantido em posio horizontal e apoiado sobre o brao direito do enfermeiro.palpa-se a axila com a mo oposta, aprofundando-se tanto quanto possvel a procura de linfonodos.O mesmo procedimento ser realizado no brao

esquerdo, a seguir em regies supra e infraclaviculares e as regies laterais do pescoo. b) Mulher deitada: em decbito dorsal com as mos cruzadas atrs da nuca deve se utilizar os mtodos clssicos de palpao: Bloodgood: usa-se as polpas digitais a fim de perceber tumores de menor dimetro; Velpeau: Mo espalmada sobre a mama, comprimindo a de encontro com a parede torxica. Auto exame das mamas As mulheres devem comear a praticar o AEM no momento de seus primeiros exames ginecolgicos, que comumente ocorrem no final da adolescncia ou no incio dos vinte anos. Todos os profissionais de sade cientes dessas implicaes devem encorajar as mulheres a examinar suas prprias mamas e ensina-las a reconhecer as alteraes iniciais que podem indicar problemas. O enfermeiro desempenha uma funo central na educao preventiva. Quase todos os ambientes prestam-se para o ensino, deteco e tratamento dos problemas da mama. Uma seo de ensino individual pode aumentar a freqncia da realizao do auto exame.

CONCLUSO

A condio de vida e de sade tem melhorado de forma contnua, sustentada muitas vezes pelo processo de educao em sade. Promover trabalhos educativo com finalidade preventiva um dos melhores meios para a melhora da qualidade de vida. O exame ginecolgico e de mamas um dos recursos para a melhora de vida da paciente independente da sua condio social. Entendemos que o enfermeiro tem um papel fundamental neste processo de ensinoaprendizagem seja ele preventivo oucurativo.

REFERNCIAS

BRUNNER & SUDDARTH. Tratado de enfermagem mdico-cirrgica. Volume 2. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, Nona edio, 2005. FERNANDES.Rosa urea Quintana, Enfermagem e sade da mulher. Editora Manole, So Paulo, 2007. http://www.saudevidaonline.com.br, data do acesso, 10/04/2007. http://www.gineco.com.br , data do acesso, 10/04/2007.

Anda mungkin juga menyukai