Anda di halaman 1dari 11

FACULDADE CNDIDO RONDON - UNIRONDON

APOSTILA DE SISTEMAS DE INFORMAO (S.I.)

PROF. MARCELO CAMPOS marcelocampos@terra.com.br


UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 1

ndice
1. SISTEMAS DE INFORMAO .............................................................. 3 1.1. 1.2. 1.3. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 3. 3.1. 3.2. 4. 4.1. 4.2. 4.3. 5. 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. 5.5. INTRODUO AO S.I. ....................................................................... 3 CONCEITOS ........................................................................................ 4 OBJETIVO, FOCO E BENEFCIO DO S.I. ........................................ 4 SUB-SISTEMAS EMPRESARIAIS .................................................... 6 DECOMPOSIO DOS SUBSISTEMAS .......................................... 6 INTEGRAO DE S.I......................................................................... 6 ESTRUTUTRAS ORGANIZACIONAIS ............................................ 7 PERFIL PROFISSIONAL VINCULADO AO T.I............................... 7 NVEL ESTRATGICO ...................................................................... 9 NVEL TTICO OU GERENCIAL..................................................... 9 OPERACIONAL................................................................................... 9 EXECUTIVE INFORMATION SYSTEMS EIS ............................ 10 SISTEMA DE APOIO A DESCISO - SAD .................................... 10 ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP............................... 10 BANCO DE DADOS.......................................................................... 11 INTELIGNCIA ARTIFICIAL - IA.................................................. 11

SUB-SISTEMAS DE INFORMAO ..................................................... 6

S.I. E ORGANIZAES ........................................................................... 7

NVEIS DE INFORMAO E DE DESCISO EMPRESARIAL ...... 9

TECNOLOGIAS APLICADAS A SISTEMA DE INFORMAO ... 10

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 2

1. SISTEMAS DE INFORMAO

1.1.

INTRODUO AO S.I.

Todo sistema, usando ou no recursos da tecnologia da informao, que manipula e gera informao pode ser genericamente considerado Sistema de Informao (REZENDE, 1999). Para conceituao inicial, informao todo o dado trabalhado, til, tratado, com valor significativo atribudo ou agregado a ele e com um sentido natural e lgico para quem usa a informao. O dado entendido como um elemento da informao, um conjunto de letras, nmeros ou dgitos, que tomado isoladamente no transmite nenhum conhecimento, ou seja, no contm um significado claro. Quando a informao trabalhada por pessoas e pelos recursos computacionais, possibilitando a gerao de cenrios, simulaes e oportunidades, pode ser chamada de conhecimento. O conceito de conhecimento complementa o de informao com valor relevante e de propsito definido. De maneira geral, as informaes se apresentam em grande volume atualmente, disponibilizadas nos mais diversos meios de comunicao, exigindo de todos a seleo e organizao das informaes para sua efetiva utilizao. Estes programas podem ser vistos em forma de tringulo ou pirmide, semelhante ao j relatado na estrutura organizacional, representada pela pirmide invertida dos problemas (estratgicos, tticos e operacionais). Portanto, Sistemas de Informao so sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperao e a disseminao de informaes. Para um perfeito entendimento do papel da informao dentro do processo estratgico empresarial, preciso um modelo que descreva o gerenciamento de informao (figura 2.1). Um modelo que descreva o gerenciamento de informao deve ser genrico porque [MCG 94]

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 3

1.2.

CONCEITOS

a. Sistema Conjunto de partes que interagem entre si, integrando-se para atingir objetivos ou
resultados.

b. Sistema de Informao

Relatrios de determinados sistemas ou unidades departamentais entregues e circulados dentro da empresa, para uso dos componentes da organizao; Relato de processos diversos para facilitar a gesto da empresa; Coleo de informaes expressas em um meio de veiculao; Conjunto de procedimentos e normas da empresa, estabelecendo uma estrutura formal; Conjunto de partes (quaisquer) que geram informaes. Grupo de telas e relatrios, habitualmente gerados na Unidade de Tecnologia da Informao que possui a maioria dos recursos de processamento de dados e gestiona a Tecnologia da Informao da empresa e seus recursos, gerando informaes profcuas e oportunas aos clientes e/ou usurios; Conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software.

c. Sistema de Informao com Tecnologia da Informao

d. Sistema de informao empresarial Empresa com seus vrios subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente
externo; Subsistemas do Sistema Empresa.

1.3.
OBJETIVO

OBJETIVO, FOCO E BENEFCIO DO S.I.

Os Sistemas de informao independentemente de seu nvel ou classificao, tm como maior objetivo: auxiliar os processos de tomada de decises na empresa. Se os Sistemas de Informao no se propuserem a atender a esse objetivo, sua existncia no ser significativa para a empresa. FOCO O foco dos Sistemas de Informao est direcionado para o principal negcio empresarial. O caso contrrio seria se os esforos dos Sistemas de Informao estivessem direcionados aos negcios secundrios ou de apoio. Para facilitar o entendimento deste foco, o exemplo pode ser uma indstria que deve ter seus Sistemas de Informao direcionados ao processo fabril, efetivamente auxiliando nos processos de produo e comercializao dos referidos produtos industrializados por ela. Este foco esta intimamente relacionado com os quesitos de qualidade, produtividade, rentabilidade, perenidade e competitividade empresarial. BENEFCIO Entre os benefcios que as empresas procuram obter por meio dos Sistemas de Informao esto: suporte tomada de deciso profcua;
UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 4

valor agregado ao produto (bens e servios) melhor servio e vantagens competitivas produtos de melhor qualidade; oportunidade de negcios e aumento da rentabilidade; mais segurana nas informaes, menos erros, mais preciso; aperfeioamento nos sistemas, eficincia, efetividade, produtividade; carga de trabalho reduzida; reduo de custos e desperdcios; controle das operaes, etc..

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 5

2. SUB-SISTEMAS DE INFORMAO

2.1.

SUB-SISTEMAS EMPRESARIAIS

Dentro da mesma linha de raciocnio, o Sistema de Informao Empresarial pode ser dividido em Subsistemas de Informao Empresarial. Os Subsistemas de Informao Empresarial podem ser parcionados em outros subsistemas, tais como, Produo ou Servios, Comercial, Materiais, Financeiro, Recursos Humanos, Jurdico Legal e outros.

2.2.

DECOMPOSIO DOS SUBSISTEMAS

Essencialmente cada subsistema, a partir da entrada e coleta de dados, elabora uma srie de funes e conseqentemente gera produtos e informaes, que so distribudas e utilizadas: a. Subsistema de entrada; b. Subsistema de processamento; c. Subsistemas de sada.

2.3.

INTEGRAO DE S.I.

So as relaes de interdependncia entre os subsistemas, que resultam principalmente na troca de informaes entre eles. Estas relaes so necessrias para o funcionamento efetivo das funes empresariais e respectivos Sistemas de Informao. Com a utilizao destes recursos, plenamente possvel construir um sistema integrado pelos vrios subsistemas de empresa que considere as suas funes empresariais internas, tais como Produo e/ou Servios, Comercial, Financeira, Materiais, Recursos Humanos e Jurdico Legal. Deve ser considerado tambm o meio ambiente externo. Integrao tambm pode ser chamada e conhecida como viso sistmica, abordagem sistmica, viso de floresta, engrenagem empresarial, sinergia da informao ou conjunto harmnico das funes empresariais.

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 6

3. S.I. E ORGANIZAES O papel que os Sistemas de Informao exercem nas empresas fundamental e sua relao inexorvel. Eles exercem impactos na estrutura organizacional, influenciando a cultura, as filosofias, as polticas, os processos e os modelos de gesto.

3.1.

ESTRUTUTRAS ORGANIZACIONAIS

As empresas modernas esto reduzindo o nmero de nveis hierrquicos para facilitar os processos de comunicao, os fluxos de informaes e os atos decisrios. Incorporando a exigncia de um maior dinamismo, globalizao e readequao mercadolgica, nestes ltimos anos muitas empresas utilizam-se da estrutura organizacional dinmica. Alta administrao (AA) que pode ser composta por presidncia, diretores, scios, proprietrios, acionistas etc,: Corpo gestor (CG) que pode ser composto por gerentes, chefes, encarregados, mestres, contra-mestres, coordenadores, supervisores etc.; Corpo tcnico e/ou executores (CT) que pode ser composto por engenheiros, assistentes, auxiliares etc. Para desenvolvimento dos sistemas de Informao o organograma secundrio, pois independentemente da estrutura organizacional, todas as funes empresariais devem estar presentes e organizadas, formando a base do desenvolvimento dos sistemas. A Unidade de Tecnologia da Informao a rea, ou departamento, ou setor, ou seo responsvel pelos servios de informtica e pelos recursos de Tecnologia da Informao de uma unidade ou de uma organizao.

Um sistema baseado em computador quase sempre tem um elemento humano, pois uma pessoa pode interagir diretamente com o hardware e com o software, realizando um dilogo que direciona a funo do sistema. (PRESSMAN, 1995). 3.2. PERFIL PROFISSIONAL VINCULADO AO T.I.

Para atingir a qualidade e produtividade total nas atividades relacionadas a sistemas e a Tecnologia da Informao, requeridas pelo mercado de trabalho, h necessidade de uma postura efetiva no tocante ao perfil profissional, contemplando o domnio das habilidades tcnica, de negcios e comportamental. As habilidades de negcios e comportamental so as mais difceis de adquirir. J a habilidade tcnica em Tecnologia da Informao mais fcil tendo em vista que esta formao normalmente tratada em cursos tcnicos, de graduao e de ps-graduao.

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 7

Esse perfil est embasado em pesquisas elaboradas em diversas empresas, bem como nas tendncias de atuao em tecnologia a Informao (SUCESU, 1993). a. Habilidades Tcnicas b. Habilidades de negcios c. Habilidades comportamentais As formas de atuao relacionadas com a rea de informtica ou Tecnologia da Informao podem se apresentar das seguintes maneiras: especialista segmentado, analista de negcios e7ou informaes, engenheiro de software, CIO (Chief Information Officer) e ITM (Information Tecnology Manager). Outras formas de atuao esto tambm vinculadas com as atividades de Tecnologia da Informao.

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 8

4. NVEIS DE INFORMAO E DE DESCISO EMPRESARIAL Os nveis da informao e de deciso empresarial obedecem hierarquia padro existente na maioria das empresas, tambm chamada pirmide empresarial e so conhecidas como estratgico, ttico e operacional. O tipo de deciso que tomada em cada nvel requer diferente grau de agregao da informao, e os diferentes nveis de deciso requerem diferentes informaes em seus diversos tipos de produtos externados, tais como telas, relatrios etc..

4.1.

NVEL ESTRATGICO

As decises do-se no alto escalo da empresa e geram atos cujo efeito duradouro e mais difcil de inverter. Emanam do planejamento a longo prazo da empresa, conhecido como Planejamento Estratgico, tais como, construo de uma nova fbrica, nova linha de produo, novos mercados, novos produtos. O nvel estratgico de influncia considera a estrutura organizacional de toda a empresa e a melhor interao desta com o ambiente. Nesse caso o nvel da informao macro, contemplando a empresa em sua totalidade, ou seja meio ambiente interno e/ou externo (MAIE).

4.2.

NVEL TTICO OU GERENCIAL

As decises tticas do-se nos escales intermedirios e geram atos de efeito a prazo mais curto, porm, de menos impacto no funcionamento estratgico da empresa. Emanam do Planejamento e Controle Gerencial ou Planejamento Ttico. O nvel ttico de influncia considera determinado conjunto de aspectos homogneos da estrutura organizacional da empresa. Nesse caso, o nvel da informao em grupos (agrupada ou sintetizada), contemplando a juno de determinadas informaes de uma Unidade Departamental e ou de um negcio.

4.3.

OPERACIONAL

As decises operacionais esto ligadas ao controle e s atividades operacionais da empresa. Visam alcanar os padres de funcionamento preestabelecidos, com controles do detalhe ou Planejamento Operacional. Cria condies para a adequada realizao de trabalhos dirios da empresa, onde o nvel operacional de influncia considera uma parte bem especfica da estrutura organizacional da empresa. Nesse caso, o nvel da informao detalhada (analtica), contemplando pormenores especficos de um dado, de uma tarefa ou atividade

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao 9

5. TECNOLOGIAS APLICADAS A SISTEMA DE INFORMAO As empresas tm como opo utilizao de diversas tecnologias modernas, para facilitar o processo de tomada de deciso dos gestores, visando atender a sua complexidade, seu crescimento, sua modernidade, sua perenidade, sua rentabilidade e sua competitividade (REZENDE, 1999). Para a efetiva gerao e manipulao das informaes executivas, necessria a utilizao dos recursos da Tecnologia da Informao, e praticamente impossvel uma empresa, fazer com que o funcionamento dos modelos de Sistemas de Informao seja efetivo sem o uso de tecnologias modernas. A aplicao das tecnologias disponveis no mercado aos Sistemas de Informao, tem como base os modelos j relatados e as trs diferenas citadas (dinamismo da empresa, informao oportuna e base de dados nica). Este novo diagrama tem como base o Modelo Dinmico de Sistemas de Informao Empresariais que contempla os trs nveis dos Sistemas de Informao (Estratgico, de Gesto e Operacional). Com os mesmos objetivos e foco, nveis da informao e hierrquicos, com base nas funes empresariais. Todo este diagrama em sinergia (coerncia) vertical e horizontal. As principais tecnologias aplicadas gerao de informaes oportunas dos Sistemas de Informao Executivos so a seguir relatadas.

5.1.

EXECUTIVE INFORMATION SYSTEMS EIS

O Executive Information Systems (EIS) foi criado no final da dcada de 1970, com base nos trabalhos desenvolvidos no Massachusets Institute of Tecnology, EUA (MIT) por pesquisadores. Aclamado por uma nova tecnologia, o conceito espalhou-se rapidamente por vrias empresas. Atualmente esta tecnologia est presente em diversos outros softwares no mundo inteiro.

5.2.

SISTEMA DE APOIO A DESCISO - SAD

Tambm chamados de Decision Support Systems (DSS), os Sistemas de Apoio a Decises (SAD) auxiliam o executivo em todas as fases de tomada de deciso, principalmente nas etapas de desenvolvimento, comparao e classificao dos riscos, alm de fornecer subsdios para a escolha de uma boa alternativa, com base na gerao de diversos cenrios de informaes (FREITAS et. Al., 1997; STAIR, 1998; LAUDON & LAUDON; 1999).

5.3.

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP

A tecnologia ERP Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais so pacotes (software) de gesto empresarial ou de sistemas integrados, com recursos de
UNIRONDON Apostila Sistema de Informao10

automao e informatizao, visando contribuir com o gerenciamento dos negcios empresariais.

5.4.

BANCO DE DADOS

Os dados so geralmente organizados em uma hierarquia de dados, no qual o Banco de Dados tem o nvel mais alto. Nessa hierarquia, os campos formam um registro, e os registros formam o arquivo. A entidade de um Banco de Dados uma classe generalizada de arquivo, ou seja, registros especficos que tm seus respectivos atributos ou campos ou itens de dados (NORTON), 1996; STAIR, 1998; LAUDON & LAUDON, 1999). Banco de dados convencional; b. Sistema Gerenciador de Banco de Dados; c. Data Warehouse.

5.5.

INTELIGNCIA ARTIFICIAL - IA

A Inteligncia Artificial pode plenamente ser aplicada como tecnologia de funcionamento dos Sistemas de Informao Executivos, por meio de seus recursos, tais como, os sistemas especialistas, Data Mining e demais ferramentas e algoritmos.

UNIRONDON Apostila Sistema de Informao11

Anda mungkin juga menyukai