Anda di halaman 1dari 10

Como configurar um servidor DHCP

No ltimo artigo eu prometi que iriamos falar de RsoP, uma ferramenta nova no windows 2003, muito importante para configuraes de Group Policy! Porm, pensei bem e decidi adiar um pouco esse assunto para quando formos falar da ferramente de gerenciamento da Group Policy! Ento arranjei um assunto tambm super interessante para falarmos hoje!!! Como Configurar um servidor DHCP! Que tal? Espero que vocs gostem! Ento vamos l! Vamos comear conversando sobre o que o DHCP. Bom vamos pela definio: "Um servidor DHCP um Servidor Windows 2000/2003 que possui um servio de distribuio de endereos IP". Bom um servidor DHCP nada mais do que um servidor que possui o servio DHCP instalado e configurado para responder a solicitaes de de computadores clientes por endereos IP em nossa rede. Ou seja, quando um cliente for inicializado e no tive rum endereo IP configurado, ele manda uma mensagem para toda a rede em busca de um endereo IP. Todos os computadores recebero essa mensagem, porm o nico que poder atender a ela o servidor DHCP. Mas qualquer mquina pode ser um servidor DHCP? Se ela estiver executando o Windows 2000 ou 2003, pode sim! E a chegamos a um pono muito positivo! Essa servio no mudou praticamente nada do Windows 2000 pro 2003! Quem j configurou um servidor DHCP no windows 2000 j viu que moleza! E to moleza quanto, no 2003! =o) S que precisamos instalar o servio DHCP em nosso servidor, certo? Ao galera, mos obra! Hoje vamos ver como fazer essas intalao de uma maneira um pouco diferente do que no 2000 ( mas o resultado idntico!). Sempre que tinhamos que instalar um servio como DHCP, DNS, etc... no Windows 2000, iamos no painel de controle, adicionar ou remover programas e depois no "Add/Remove Windows Components", lembram-se? Ento, mas no Windows 2003 vamos fazer de um outro jeito! (Essa maneira que utilizamos no windows 2000 continua funcionando perfeitamente no Windows 2003). Ento vamos em Start, Administrative Tools e em "Manage your Server":

Por esse utilitrio temos como ver de maneira detalhada tudas as funes que o nosso servidor desempenha, como por exemplo se ele um servidor de aplicativos ( antigo "servidor Web", ou seja tem o IIS instalado). Agora cliclamos em "Add or Remove a Role":

Depois de clicar, vamos comear o "Configure Your server Wizard" e clicamos em "Next":

O "configure your server wizard" faz uma srie de verificaes sobre tudos os componentes instalados:

Depois das configuraes serem detectadas, vamos "Configuration Options" e clicamos em "Custom configurations" e em "Next":

Agora em "Server Role", selecionamos a funo que desejamos adicionar, no nosso caso "DHCP Server" e clicamos em "Next":

E novamente em "Next":

O Windows 2003 comea a instalar os componentes e depois que eles forem instalados o Windows comear a configurao do DHCP. Vamos ao "New Scope Wizard". nele que vamos configuraes as opes para o endereamento IP e finalizar instalao do nosso DHCP. Ento, clicamos em "Next":

Em "Scope Name", podemos dar um nome ao nosso escopo e colocar um descrio (opcional) ao nosso escopo. Colocaremos o nome de "Scope1":

Em "IP Address Range", temos que informar a quantidade de endereos Ips que iremos disponibilizar. Para isso, colocamos o primeiro endereo a ser atribudo e o ltimo da faixa de endereos que desejamos disponibilizar. No nosso caso, eu colocarei como endereo inicial 192.168.1.1 e como final 192.168.1.254 . (Isso nos dar 254 endereos IPs disponveis para alocao nos nossos computadores clientes, ou seja a faixa que eu configurei poderia atender a uma rede que tem at 254 computadores.) E depois clicamos em "Next":

Depois em "Add Exclusions" podemos informar os endereos Ips que sero excluidos da faixa que informamos na etapa anterior. No nosso caso, no iremos exluir nenhum endereo. Ento apenas clicamos em "Next":

Em "Lease Duration" podemos informar quanto tempo durar o "Lease" (aluguel) dos endereos IPs alocados. Isso significa que o tempo que configurarmos aqui ser o tempo mximo que um computador que recebeu um endereo IP de nosso DHCP poder ficar com esse endereo IP. O Lease por padro de oito dias. Tambm no iremos alterar essa configurao padro, ento s clicar em "Next":

Depois, poderemos fazer uma srie de outras configuraes opcionais, como por exemplo fornecer aos computadores que recebero os endereos IPs o IP do nosso servidor DNS, o IP do roteador, entre outras informaes. Ento vamos l! Selecionamos a opo "Yes, I want to configure these options now" e clicamos em "Next":

Em "Router (Default Gateway)", informamos o endereo do nosso roteador, que no nosso caso ser 192.168.1.1 . E clicamos em "Next":

Depois em "Domain Name and DNS Servers" colocamos o nome de nosso domnio (empresa1.com.br), o nome de nosso servidor DNS e o seu enreo IP. Depois de colocar o endereo IP s clicar em "Add", e clicamos em "Next":

Em "WINS Servers" colocamos o nome de nosso servidor WINs e seu endereo IP. Como no nosso caso no temos um servidor WINS, deixaremos essa etapa em branco e clicaremos em "Next":

E por ltimo em "Activate Scope" colocamos a opo "Yes, I want to activate this scope now". Essa opo deve ser marcada para que aps a configurao desse escopo ele j possa ser utilizados por nosso servidor DHCP para fornecer endereos IPs aos computadores de nossa rede. E depois s clicar em "Next":

E em "Finish":

Pronto, nosso servidor DHCP j est configurado, e em pleno funcionamento.

Anda mungkin juga menyukai