Anda di halaman 1dari 10

ARTIGO

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

147

CLICA EM RECM-NASCIDO E LACTENTE: reviso da literatura

Fanny Sarfati KOSMINSKYa Amlia Fumiko KIMURAb

RESUMO Trata-se de uma reviso de literatura sobre a manifestao clnica da clica que comumente afeta os bebs na fase inicial de vida. O texto aborda a definio do quadro clnico, fatores etiolgicos e associados, condutas mais adotadas e estudadas para o alvio e tratamento da clica do lactente. Analisaram-se publicaes de peridicos nacionais e internacionais cadastradas nas bases de dados informatizadas MEDLINE e LILACS, com acesso disponvel na BIREME, Bibliotecas da USP e pelo Portal da CAPES. Descritores: clica; recm-nascido; enfermagem peditrica. RESUMEN Se trata de una revisin de literatura sobre la manifestacin clnica del clico que comunmente afecta a los bebs en la fase inicial de su vida. El texto aborda la definicin del cuadro clnico, factores etiolgicos y asociados, conductas frecuentemente adoptadas y estudiadas para el alivio y tratamiento del clico del lactante. Fueron analizadas publicaciones de peridicos nacionales e internacionales registradas en las bases de datos informatizadas MEDLINE y LILACS, con acceso disponible en la BIREME, Bibliotecas de la Universidad de So Paulo y por el Portal de la CAPES. Descriptores: clico; recin nacido; enfermera peditrica. Ttulo: Clicos en recin nacidos y lactentes: revisin de la literatura. ABSTRACT This paper is a literature review on excessive crying and colic that affect babies during their first period of life. This text presents the clinical definition, etiology, colic associated factors and interventions to relief and treatment of infant colic. Articles published in medical and nursing journals indexed at MEDLINE and LILACS computerized database available in the libraries of BIREME, Universidade de So Paulo and CAPES homepage were analysed. Descriptors: colic; infant, newborn; pediatric nursing. Title: Colic in newborn and infant: a literature review.

Enfermeira Obsttrica. Mestranda da rea de concentrao em Enfermagem Obsttrica e Neonatal do Programa de Ps-Graduao da Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo. Enfermeira Obsttrica. Profa Dra do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquitrica da Escola de Enfermagem da Universidade de So Paulo.

Kosminsky FS, Kimura AF. Clicos en recin nacidos y lactentes: revisin de la literatura [resumen]. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147.

Kosminsky FS, Kimura AF. Colic in newborn and infant: a literature review [abstract]. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147.

148
1 INTRODUO

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

Os profissionais de sade que prestam atendimento ao binmio purpera-recmnascido deparam-se, com certa freqncia, com queixas maternas de dificuldade em lidar com o choro excessivo e ininterrupto do filho com algumas semanas de vida. Esta queixa tem incio por volta da segunda semana de vida, estendendo-se at o sexto ms, e so identificadas como clica do lactente. Frente a esta ocorrncia, surpreendem-se com a dificuldade vivenciada pelos pais para lidarem com a clica do filho, acreditando que tais dificuldades so decorrentes da inexperincia e insegurana de assumir o novo papel materno/paterno, assumindo uma conduta profissional de valorizar esta queixa como uma ocorrncia transitria e indicando algumas prticas como massagens, calor local, entre outras, para ser realizado quando a me identificar o sintoma. O que se observa na prtica assistencial que as mes, particularmente aquelas que esto tendo a sua primeira experincia de maternidade, acabam recorrendo aos aconselhamentos de familiares, especialmente mes, tias, avs e amigas, que j tiveram filhos. Entretanto, as condutas adotadas para minimizar este desconforto manifestado pelo beb nem sempre surtem resultados satisfatrios, deixando-as angustiadas por no conseguirem aliviar o mal estar do filho. As intervenes recomendadas tanto por profissionais de sade como pelos familiares e amigos limitam-se a fornecer algumas informaes de cuidados de alvio da clica como segurar o recm-nascido em posio ventral com o abdome apoiado na palma da mo da me, aplicao de calor local, manuteno do contato corporal, manuteno do aleitamento exclusivo e restrio da dieta materna para alimentos que possam produzir flatulncia. Estas prticas, na observao emprica profissional, muitas vezes no se mostram efetivas para acalmar ou reduzir os sintomas de desconforto do beb. As medidas de interveno ado-

tadas costumam estar baseadas em crenas populares e tradies e o choro ininterrupto, acompanhado de sinais de irritabilidade, desconforto e dor do beb, acabam desaparecendo espontaneamente com o decorrer do tempo. Assim, algumas questes da nossa prtica assistencial foram identificadas, as quais buscvamos respostas: quais so os agentes etiolgicos que causam a clica do recm-nascido? Quais grupos de recm-nascidos so mais vulnerveis a apresentar clica? Existem prticas de interveno que sejam efetivas para o alvio do desconforto/dor do recm-nascido? que evidncias cientficas existem sobre a clica do recm-nascido? Esta constatao levou-nos a questionar e a buscar compreender a clica do beb como uma manifestao clnica e da necessidade de interveno, j que demanda mobilizao materna na tentativa de resolver um problema identificado com o filho, saindo em busca de ajuda profissional. Com base nestas consideraes, realizamos uma reviso literria da produo de conhecimento sobre o tema com objetivo de verificar o estado de arte sobre a clica neonatal. 2 REVISO LITERRIA 2.1 Definio, sinonmia e caractersticas da clica O choro a primeira forma de comunicao social do beb, sendo considerado uma manifestao normal e fisiolgica durante os primeiros meses de vida(1,2). Pode sinalizar sede, fome, sono, fraldas sujas, desconfortos relacionados temperatura ambiente, posio desconfortvel, roupas apertadas, aerofagia, clicas, vontade de ser aconchegado, entre outros(3). Um certo grau de choro em recm-nascido esperado nos bebs normais, que vivem em ambiente tranqilo e equilibrado emocionalmente(4).

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

149

A clica neonatal um fenmeno muito freqente no primeiro trimestre de vida, caracterizado por comportamento de irritao, podendo persistir, s vezes, por perodos mais longos. A clica do beb tambm consagrada pela expresso inglesa three months colic(3). A anlise da literatura identificada possibilitou verificar que h tanto uma definio consensual entre os autores, bem como em relao aos sinais e sintomas da clica infantil, caracterizada pela presena de paroxismos de irritabilidade em um beb alimentado e saudvel, choro excessivo e inconsolvel por mais de 3 horas por dia, com ocorrncia de, no mnimo, 3 vezes por semana, e que desaparecem por volta do 3 ms de idade(5-18). Todos estes autores definem a clica e as suas caractersticas baseando-se nos critrios estabelecidos por Wessel, Cobb, Jackson, Harris e Detwiler(19), em 1954, conhecido tambm por regra dos trs. Outra caracterstica identificada diz respeito ao horrio da manifestao da clica do beb. Existe uma tendncia do beb apresentar comportamentos de inquietude, irritao e choro no perodo compreendido das 18h s 24h(4,8,9,12,19). 2.2 Fatores associados Embora os estudos sobre clica remontem h quase cinco dcadas, sua etiologia continua pouco esclarecida(13). Os pioneiros no estudo sobre a clica do lactente apontaram alguns fatores que determinam ou contribuem para a manifestao da clica. Dentre elas destacam-se imaturidade do trato intestinal, hipertonicidade congnita, alergias, tenso dos pais e meio-ambiente(19). A clica pode ser causada pelo prprio amadurecimento do aparelho digestivo do beb e tambm pela ingesto de ar durante a mamada. O perodo de idade que vai do nascimento ao 3 ms de vida a fase de adaptao do sistema nervoso e do aparelho diges-

tivo imaturo do beb ao ambiente extrauterino(20). Estudo comparativo entre um grupo de bebs que recebeu leite materno exclusivo com um grupo cujos bebs receberam frmula lctea verificou que o pico da clica variou de acordo com a alimentao recebida pela criana. Nos bebs que receberam frmula lctea, o pico da intensidade do choro ocorria mais precocemente, por volta da 2 semana de vida quando comparado ao grupo de bebs que recebeu leite materno, que apresentou pico de choro na 6 semana de vida(12). Contradizendo dados destes autores, em outro estudo em que foi oferecida frmula aos bebs, o pico do choro do beb foi na 7 semana de vida(21). Bebs amamentados exclusivamente no peito no esto protegidos de desenvolver clica. Estudo de corte realizado com 856 mes afirma no existir relao entre a fonte alimentar do beb e o aparecimento de clica(16). Entretanto, os achados de estudos desenvolvidos por outros autores mostraram uma freqncia maior de clica em bebs que recebiam leite de vaca, quando comparados s que mantinham aleitamento exclusivo(18,22). Embora no exista um consenso na literatura pesquisada observam-se vrios estudos que procuram identificar a ingesto materna de leite de vaca como fator etiolgico da clica do beb. Jakobsson e Lindberg(23) realizaram estudo com 18 mes cujos bebs foram amamentados exclusivamente, sendo que uma delas teve filho gemelar, totalizando 19 bebs estudados. Orientaram as mes a suspenderem o leite de vaca e constataram que em 13 bebs a manifestao da clica no foi mais observada. Lothe, Lindberg e Jakobsson(24) conduziram um estudo clnico, duplo cego, com 60 bebs que apresentavam clica no qual avaliaram o tipo de leite administrado frmula de leite de soja e frmula de leite de vaca e de soja. Verificaram que 11 bebs (18%), en-

150

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

quanto receberam leite de soja, ficaram livres da sintomatologia da clica; 32 bebs (53%) tiveram piora da clica ou permaneceram com o quadro inalterado quando alimentados com frmula de leite de vaca e soja simultaneamente. Os sintomas desapareceram quando estes bebs foram alimentados com casena hidrolisada. Os autores concluram que o leite de vaca desencadeia o aparecimento de sintomas de clica no beb. Achados semelhantes foram encontrados por outro autor que realizou um estudo duplo cego, randomizado, com 19 bebs que apresentavam sintomas de clica, comparando o uso de leite de vaca e de soja. O pesquisador ofereceu leite de soja para 10 bebs durante uma semana, seguido de frmula de leite de vaca modificado, e, para os 9 restantes, ofereceu frmula de leite de vaca seguido de leite de soja. Os leites foram identificados e codificados, mantendo o sigilo de seus cdigos at o final das trs semanas de observao. Para os bebs que apresentaram melhora dos sintomas da clica com o uso do leite de soja, introduziram novamente a frmula de leite de vaca e, em caso de reaparecimento da sintomatologia, foram classificados como bebs que tinham intolerncia ao leite de vaca. Para aqueles bebs que apresentaram sintomas de clica, inclusive com leite de soja, realizaram-se a mudana para a frmula de leite de vaca modificado e diante da melhora dos sintomas, introduziram novamente frmula de leite de vaca a fim de estabelecer a existncia de intolerncia ao leite de vaca e soja. Ao trmino do estudo verificaram que 11 (58%) apresentavam intolerncia ao leite de vaca, 5 (26%) apresentaram uma melhora espontnea dos sintomas, 1 (5%) apresentou falha do tratamento, 2 (11%) apresentaram intolerncia ao leite de vaca e soja. Para estes dois bebs citados no ltimo caso, utilizou-se a protena hidrolisada do leite com bons resultados. Confirmaram que a alterao na dieta dos bebs resultou em melhora dos sintomas da clica e que nem sempre a substituio pelo leite de soja o melhor caminho(25).

Outro estudo experimental, duplo cego, randomizado, com 66 mes que amamentavam exclusivamente e cujos bebs apresentavam clica, em que fora m suspensos o leite de vaca das dietas maternas. Os resultados mostraram o desaparecimento da clica no perodo de um a trs dias em 35 lactentes (53%). O reaparecimento dos sintomas aps a reintroduo do leite de vaca na dieta materna ocorreu em 23 crianas (35%), no perodo de 1 a 8 horas psingesto. Dessas, 7 foram excludas do estudo por motivos diversos (urticria, falta de leite, e no concordncia em continuar participando do estudo). Para as demais 16 mes, foram utilizadas cpsulas gelatinosas de protena whey (presente no leite de vaca) ou fcula de batata, idnticas em suas aparncias, sendo oferecidas 3 cpsulas quatro vezes por dia no 1 e 3 dias do estudo. Aps dois dias, as mes foram orientadas a ingerir meio copo de leite trs vezes por dia. Deste grupo, 6 mes foram excludas do estudo. Os resultados demonstram que 9 bebs reagiram com clica aps a ingesto de cpsulas de protena whey ou leite de vaca(26). Outro estudo duplo cego experimental com 27 bebs investigou esta mesma protena whey presente no soro do leite de vaca. Inicialmente, suspenderam o leite de vaca da dieta dos bebs, oferecendo frmula de casena hidrolisada, e verificaram que em 24 bebs a clica desapareceu ou diminuiu significativamente. Em seguida, utilizaram cpsulas gelatinosas A e B contendo albumina humana (placebo) e protena whey. Estes contedos foram adicionados, separadamente, por um perodo de dias pr-estabelecidos, s mamadeiras oferecidas aos 24 bebs. Os dados mostraram que 18 deles reagiram com sintomas de clica quando ingeriram a cpsula contendo a protena whey. Os autores concluram que a protena whey, presente no leite de vaca, pode produzir sintomas de clica em bebs alimentados por frmula(5). Clyne e Kulczycki(27) conduziram um estudo com um grupo de 59 mes com bebs de 2

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

151

a 17 semanas de vida, amamentados exclusivamente, com o objetivo de verificar nas amostras de leite humano a presena da Imunoglobulina Bovina (IgG) presente no leite de vaca ingerido pela me e o desenvolvimento da clica no beb. Identificaram em 29 mes que tinham bebs com clica altos nveis de IgG (0,42mg/ml), quando comparados ao grupo de 30 mes de bebs sem clica (0,32mg/ml). Os resultados sugerem que a Imunoglobulina Bovina (IgG) pode estar envolvida na etiologia da clica do lactente. Estudo realizado com 272 mes verificou as variaes alimentares durante o aleitamento exclusivo, que foram analisadas categoricamente pela regresso logstica com intervalo de confiana de 95%. Estudando as relaes entre a ingesto de alguns alimentos comprovou-se um risco relativo (RR) de 2,0 para o leite de vaca; 1,7 para cebola; 1,5 para chocolate; 1,3 para repolho e brcolis; 1,2 para couve-flor e 0,7 para carnes vermelhas, identificando uma associao significativa destes alimentos com os sintomas da clica do lactente(28). O fumo durante a gravidez pode aumentar o risco do beb desenvolver clica. Foram avaliados 1820 binmios e constataram uma incidncia de 10,8% dos bebs com clica com risco dobrado para bebs cujas mes fumaram 15 ou mais cigarros durante a gravidez ou no perodo do puerprio (com risco relativo de 2,1 e 2,0, respectivamente, considerando o intervalo de confiana de 95%). Mulheres que fumaram ininterruptamente desde a gravidez at o perodo de puerprio apresentaram um risco relativo de 1,5 quando comparadas as que no fumaram durante este mesmo perodo(29). No existe um consenso na literatura sobre a sintomatologia de clica relacionando ao sexo do recm-nascido. Estudo realizado com mes que tiveram filhos com clica verificou uma freqncia maior de clica em bebs do sexo feminino (57%), embora a amostra estudada tenha sido limitada a 23 binmios(30). Resultado semelhante no foi identificado em

outros estudos conduzidos por Wessel, Cobb, Jackson, Harris e Detwiler(19) e por Saavedra, Costa, Garcias, Horta, Tomasi e Mendona(18) que no encontraram associao entre a clica e o sexo do recm-nascido. Clifford, Campbell, Speechley e Gorodzinsky(17) estudaram variveis relacionadas persistncia e remisso da clica no terceiro ms de vida do lactente. Identificaram que a remisso da clica ocorria predominantemente nas crianas do sexo feminino, filhos de mes que receberam anestesia ou analgesia durante o parto e que exerciam atividade profissional fora do domiclio, durante a gravidez ou que estudavam em perodo integral e que tinham hbito de consumir lcool e cafena no perodo ps-parto. Alguns aspectos psicosociais diretamente envolvidos no desenvolvimento da clica foram descritos em um estudo randomizado relacionando a insatisfao no relacionamento sexual, vivncia de traumas de parto, experincias estressantes, problemas fsicos e isolamento social na gestao e insegurana materna no cuidado do beb. Ao mesmo tempo, este estudo mostra no haver associao entre as variveis sociodemogrficas, tais como idade, ocupao, posio social e educao, com a manifestao da clica no lactente(7) . Clifford, Campbell, Speechley e Gorodzinsky(16) concluram que mes empregadas ou que freqentam escola em perodo integral durante a gravidez apresentam menor chance de que seus bebs venham a apresentar clica. Bebs filhos de mes casadas ou que mantm relacionamento marital, quando comparados aos nascidos de mes solteiras, tiveram 70% menos chance de desenvolver clica. Os autores afirmam que tais fatores esto diretamente associados ao grau de ansiedade materna. 2.3 Prticas para obter alvio da clica Estudo prospectivo realizado com 40 bebs para verificar as prticas adotadas pelos pais para o alvio da clica de seus filhos cons-

152

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

tatou que 43% ofereceram chs de ervas, 36% utilizaram medicamentos e 21% empregaram meios fsicos, como calor local, presso ou contato fsico(31). Foi realizado tambm um estudo exploratrio, entrevistando pais e enfermeiras, com o objetivo de conhecer como esta profissional lida com a clica do beb, qual a percepo dos pais em relao s contribuies da enfermeira e ainda se a presena desta profissional faz ou no diferena neste contexto. A concluso foi que embora no exista tratamento efetivo e muito menos a cura, a orientao e apoio de enfermagem aos pais podem diminuir a intensidade do choro, facilitando a vida das famlias(15). Concluses semelhantes foram encontradas em outro estudo randomizado e controlado, realizado com 45 binmios para avaliar o uso de trs tipos de intervenes no manejo da clica. Os trs grupos receberam orientaes gerais sobre a clica e apoio. No grupo 1, 13 mes foram treinadas a responder com gentileza ao beb, mais prontamente, diminuindo estimulaes sensoriais, carregando o beb no colo profilaticamente e oferecendo chupeta. No grupo 2, 17 pais receberam tambm um pequeno vibrador para ser colocado embaixo do bero e foram orientados para acionar o dispositivo por uma hora sempre que percebessem que o beb estivessem com clica. O grupo 3 permaneceu apenas com as orientaes gerais sobre clica e apoio. Os autores concluram que no houve diferena significativa entre os grupos, sugerindo que o melhor oferecer apoio e orientao para estas famlias(6). Huhtala, Lehtonen, Heinonem e Kovenra(32) ta realizaram um estudo randomizado com 58 bebs com queixa de clica, com o objetivo de comparar dois tipos de interveno: massagem manual 28 bebs e vibrao no bero 30 bebs. Aps 4 semanas de interveno, a anlise dos dados demonstrou um efeito semelhante nos dois grupos na reduo dos sintomas da clica. A ausncia de um grupo placebo dificultou a anlise e concluses defi-

nitivas destas prticas intervencionistas, podendo ser inferido que a remisso do sintoma tenha ocorrido como uma evoluo natural da clica do lactente. importante enfatizar aos pais que a clica uma condio autolimitante, resolvida por volta do 3 ou 4 ms de vida, e que no est relacionada a patologias, a condutas ou cuidados inadequados realizado pelos pais. Alguns autores aconselham os pais a deixarem seus bebs com outras pessoas, quando necessrio, para no se esgotarem emocionalmente(13). Existe uma recomendao de suspenso do leite de vaca ingerido pelas mes que amamentam como primeira forma de tratamento de clica do lactente(23,24,26), embora revises sistemticas recentes realizadas sobre a eficcia de tratamentos para clica infantil concluam que a adoo de dieta com restrio de leite de vaca por mes que amamentam uma medida duvidosa e que necessita de maiores investigaes. A substituio do leite de vaca por frmulas hipoalergnicas ou pelo leite de soja na alimentao do lactente pode ser eficiente no tratamento da clica. Os autores analisaram tambm terapias naturais, intervenes medicamentosas e comportamentais, constatando que o uso de ch medicinal alivia os sintomas da clica, o uso de drogas anticolinrgicas contra-indicado pelos efeitos colaterais acarretados e apontam algumas evidncias de que a diminuio da estimulao sensorial externa contribui para a reduo da clica(13,33). Diversos estudos tm como foco a interveno em tcnicas comportamentais relacionadas estimulao do contato me-filho. O Mtodo Canguru citado como um excelente recurso para prevenir, minimizar e at interromper o choro do beb(34). Neste sentido, foi realizado um estudo randomizado com 66 mes de bebs com idade inferior a 4 semanas de vida que apresentavam clica e receberam orientaes sobre serem mais responsivas em relao a esta manifestao. A seguir foram divididas em dois

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

153

grupos. O grupo controle recebeu apenas as orientaes e outro grupo suplementar recebeu tambm a recomendao de carregar o beb no colo 50% a mais do que faziam anteriormente. O grupo suplementar chorou apenas 3 minutos a menos do que o grupo controle. Sendo assim concluram que aumentar a permanncia das crianas que apresentavam clica no colo materno no diminui o padro de choro(35). O tratamento da clica baseado na modificao da interao pais e bebs foram estudados. O autor trabalhou com dois grupos de 30 bebs semelhantes em suas caractersticas scio-demogrficas e outras variveis e constatou que ensinar os pais a serem mais eficientes nas respostas a seus bebs pode diminuir o choro da clica em at 70% dos casos(36). Pesquisa semelhante foi realizada neste sentido por outro autor que estudou tambm estratgias para o tratamento da clica em 23 bebs randomizados, modificando a interao pais e bebs (forneceu instrues sobre responder rpido e apropriadamente s necessidades dos bebs), e tambm constatou uma diminuio de choro(37). A introduo do tratamento com msica e aumento da ateno dos pais diminuiu o choro das crianas com clica em 75%, embora a amostra tenha sido pouco significativa, resumida a apenas 8 bebs(38). Apesar de no existir comprovao dos resultados, tcnicas comportamentais como msica, massagem, aumentar o tempo no colo tm efeito de aproximar o binmio me-filho proporcionando momentos de maior contato e prazer(39). Entre outras condutas, destaca-se tambm a oferta de gua adocicada. O uso de soluo de sacarose oral induz rapidamente a tranqilidade do beb durante o choro(40). Um estudo duplo cego com 19 bebs comparando o uso de gua destilada e sacarose a 12% no tratamento da clica foi realizado. Constatouse que o uso de sacarose claramente mais eficiente, produzindo uma melhora da clica

em 12 bebs, embora a amostra tenha sido uma limitao do estudo(41). Algumas condutas, como oferta de chupetas, substncias adocicadas ou chs de ervas, podem contribuir para o desmame precoce(39). Com base na anlise dos resultados dos estudos apresentados, possvel verificar que existe uma necessidade de mais investigaes para identificar evidncias para a implementao das prticas assistenciais que fundamentem a indicao de intervenes efetivas e eficazes no tratamento da clica do lactente que, por sua vez, no tragam efeitos adversos na sade do recm-nascido/lactente(13). 3 CONSIDERAES FINAIS Existe uma tendncia atual de reduo do perodo de internao do binmio purperarecm-nascido nas instituies de sade que prestam atendimento perinatal para baixar os custos hospitalares e aumentar a disponibilidade dos leitos, particularmente nas situaes de baixo risco. As mulheres que tiveram parto normal permanecem apenas 24 horas, recebendo muitas vezes apenas as orientaes essenciais de higiene, cuidados com o coto umbilical, aleitamento materno e vacinao. Assim, a continuidade da assistncia profissional fragmentada e o binmio encaminhado para as unidades bsicas de sade ou para as equipes responsveis pelos programas de sade da famlia por volta do primeiro ms aps o parto. Aps a alta hospitalar, alguns servios oferecem atendimento de puericultura ambulatorial por volta da segunda semana aps o parto. As enfermeiras obsttricas que majoritariamente atuam nas instituies hospitalares tm pouco contato com bebs que apresentam clica no perodo inicial da vida devido sua ocorrncia ter incio por volta da terceira semana de vida, quando ele encontra-se no domiclio. Assim, no se deparam com as queixas dos pais e no presenciam em seu cotidiano profissional esta manifestao do re-

154

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

cm-nascido/lactente, tendo dificuldades para identificar e compreender a dimenso desta ocorrncia vivenciada pela famlia. Mesmo entre as profissionais que lidam com recmnascidos, pouco valorizada a manifestao da clica. Quando estas profissionais atendem estas crianas em ambulatrios, consultrios, unidades bsicas de sade ou domiclio, a conduta de orientar os pais que esta uma ocorrncia comum, de evoluo natural, com regresso do quadro por volta do 3 ou 4 ms e que no necessita de interveno medicamentosa. Quando presenciam a manifestao da clica, recorrem a identificar as causas do choro excessivo e inconsolvel. Enquanto profissionais, observamos que a clica do lactente um verdadeiro desafio para a famlia, alterando o cotidiano e que precisa ser enfrentada. Acreditamos que, nesses momentos, as mes necessitam ter tranqilidade e confiana para transmitir calma ao seu beb. Cabe ao profissional de enfermagem diante disto prestar uma assistncia humanizada e qualificada, baseada em evidncias cientficas, com acolhimento a esta famlia, compreendendo a fragilidade deste perodo vivido, e que leva em considerao as crenas e valores culturais, para fortalecer o vnculo afetivo. Tais manifestaes da criana geram, no casal, sentimentos de incompreenso, incompetncia, impotncia, frustrao e a sensao de no estarem sendo capazes de cuidar corretamente de seu filho por no conseguirem alcanar o controle da situao ou pelo menos o alvio do desconforto. Quando os pais procuram os profissionais, muitos ainda esto inseguros e percebemse inbeis para cuidar do filho recm-nascido, acrescido da insuficiente informao e literatura sobre o tema clica do lactente nos veculos de informao ao pblico leigo. notrio que a abordagem do profissional enfermeiro frente ao diagnstico da clica do lactente limitada e insatisfatria, decorrente da indeterminao da etiologia da mesma. Verifica-se uma tendncia de realizarem-se pes-

quisas em reas patolgicas, e torna-se necessrio ampliar os conhecimentos em relao a este tema, desenvolvendo estudos sobre fatores associados clica e resultados de intervenes clnicas para compreender e conhecer o fenmeno clica do lactente, que contribui para estabelecer evidncias cientficas que possam orientar a prtica assistencial para que possamos manejar melhor e com mais segurana esta manifestao, aliviando o sofrimento da famlia. A finalidade desta reviso de literatura contribuir para o estabelecimento de condutas profissionais que levem preveno e manejo da manifestao da clica do lactente e motive os profissionais que lidam com mes, bebs e suas famlias a implementar prticas baseadas em evidncias cientficas, bem como apontar as lacunas no conhecimento relacionado s intervenes de enfermagem frente a esta ocorrncia. REFERNCIAS
1 Edwards LD. Adaptation to parenthood. In: Lowdermilk DL, Perry SE, Bobak IM. Maternity nursing. 5th ed. St. Louis (MO): Mosby; 1999. 932 p. p. 449-88. 2 Murahovschi J. Colic in infants. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro 2003 mar/abr;79(2):101-2. 3 Horrio livre: auto solicitao. In: Ornellas A, Ornellas LH. Alimentao da criana: nutrio aplicada. So Paulo: Atheneu; 1970. 505 p. p. 261-4. 4 Brazelton TB. Crying in infancy. Pediatrics, Evanston (IL) 1962 Apr;29:579-88. 5 Lothe L, Lindberg T. Cows milk whey protein elicits symptoms of infantile colic in colicky Formula-fed infants: a double-blind crossover study. Pediatrics, Evanston (IL) 1989 Feb;83(2):262-6. 6 Parkin PC, Schwartz CJ, Manuel BA. Randomized controlled trial of three interventions in management of persistent crying of infancy. Pediatrics, Evanston (IL) 1993 Aug;92(2):197-201.

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido e lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

155

7 Rautava P, Helenius H, Lehtonen L. Psychosocial predisposing factors for infantile colic. BMJ, London 1993 Sept;307(6904):600-4. 8 Field P. A. A comparison of symptoms used by mothers and nurses to identify an infant with colic. International Journal of Nursing Studies, Elmsford (NY) 1994 Apr;31(2):201-15. 9 Lehtonen L, Korvenranta H. Infantile colic: seasonal incidence and crying profiles. Archives of Pediatric and Adolescent Medicine, Chicago (IL) 1995 May;149(5):533-6. 10 Medoff-Cooper B. Infant temperament: implications for parenting from birth through 1 year. Journal of Pediatric Nursing, Philadelphia (PA) 1995 Jun;10(3):141-5. 11 Canivet C, Hagander B, Jakobsson I, Lanke J. Infantile colic-less common than previously estimated? Acta Paediatrica, Oslo 1996 Apr; 85(4):454-8. 12 Lucas A. St. James-Roberts I. Crying, fussing, and colic behaviour in breast-and bottle-fed infants. Early Human Development, Amsterdam 1998 Nov;53(1):9-18. 13 Lucassen PB, Assendelft WJJ, Gubles JW, van Eijk JT, van Geldrop WJ, Neven AK. Effectiveness of treatments for infantile colic: systematic review. BMJ, London 1998 May;316(7144):1563-9. 14 Pauli-Pott U, Becker K, Mertesacker T, Beckman D. Infants with colic: mothers perspectives on the crying problem. Journal of Psychosomatic Research, Oxford 2000 Feb;48(2):125-32. 15 Helseth S. Help in times of crying: nurses approach to parents with colicky infants. Journal of Advanced Nursing, Oxford 2002 Nov;40(3):267-74. 16 Clifford TJ, Campbell MK, Speechley KN, Gorodzinsky F. Infant colic: empirical evidence of the absence of an association with source of early infant nutrition. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, Chicago (IL) 2002 Nov; 156(11):1123-8. 17 Clifford TJ, Campbell MK, Speechley KN, Gorodzinsky F. Sequelae of infant colic: evidence of transient infant distress and absence of lasting

effects on maternal mental health. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine, Chicago (IL) 2002 Dec;156(12):1183-8. 18 Saavedra MAL, Costa JSD, Garcias G, Horta BL, Tomasi E, Mendona R. Incidncia de clica no lactente e fatores associados: um estudo de coorte. Jornal de Pediatria, Porto Alegre (RS) 2003 mar/ abr;79(2):115-22. 19 Wessel MA, Cobb JC, Jackson EB, Harris GS, Detwiler AC. Paroxysmal fussing in infancy, sometimes called colic. Pediatrics, Evanston (IL) 1954 Nov;14(5):421-34. 20 Problemas do lactente. In: Spock B. Meu filho, meu tesouro. 2a ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 1960. 460 p. p. 138-45. 21 Lee K. Crying and behavior pattern in breast-and formula-fed infants. Early Human Development, Elsevier 2000 May;58(2):133-40. 22 Stahlberg MR, Savilahti E. Infantile colic and feeding. Archives of Disease in Childhood, London 1986 Dec;61(12):1232-3. 23 Jakobsson I, Lindberg T. Cows milk as a cause of infantile colic in breast-fed infants. Lancet, London 1978 August;2(8087):437-9. 24 Lothe L, Lindberg T, Jakobsson I. Cows milk formula as a cause of infantile colic: a doubleblind study. Pediatrics, Evanston (IL) 1982 Jul;70(1):7-10. 25 Campbell JPM. Dietary treatment of infant colic: a double-blind study. Journal of the Royal College General Practitioners, Edinburgh 1989 Jan; 39(318):11-4. 26 Jakobsson I, Lindberg T. Cows milk proteins cause infantile colic in breast-fed infants: a doubleblind crossover study. Pediatrics, Evanston (IL) 1983 Feb;71(2):268-71. 27 Clyne PS, Kulczycki A. Human breast milk contains bovine IgG: relationship to infant colic? Pediatrics, Evanston (IL)1991 Apr;87(4):439-44. 28 Lust KD, Brown JE, Thomas W. Maternal intake of cruciferous vegetables and other foods and colic symptoms in exclusively breast-fed infants.

156

Kosminsky FS, Kimura AF. Clica em recm-nascido lactente: reviso da literatura. Rev Gacha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 ago;25(2):147-56.

Journal of the American Dietetic Association, Chicago (IL) 1996 Jan;96(1):46-8. 29 Sondergaard C, Henriksen TB, Obel C, Wisborg K. Smoking during pregnancy and infantile colic. Pediatrics, Evanston (IL) 2001 Aug;108(2):342-6. 30 Levittzky S, Cooper R. Infant colic syndrome: maternal fantasie of aggression and infanticide. Clinical Pediatrics, Philadelphia (PA) 2000 Jul;39(7):395-400. 31 Sarinho ESC, Monte L, Couto CS, Azevedo EC, Cruz MRLR. Tipo de aleitamento X clica. Revista do IMIP, Recife (PE) 1991 dez;5(2):91-4. 32 Huhtala V, Lehtonen I, Heinonem R, Kovenrata H. Infant massage compared with crib vibrator in treatment of colicky infants. Pediatrics, Evanston (IL) 2000 Jun;105(6):84. Available from: URL: <http: //www.pediatrics.org/cgi/content/full/105/ 6/e84>. Accessed at: 28 Aug 2003. 33 Garrison MM, Christakis DA. A systematic review of treatments for infant colic. Pediatrics, Evanston (IL) 2000 Jul;106(Suppl 1):184-90. 34 Ludington-Hoe SM, Cong X, Hashemi F. Infant crying: nature, physiologic consequences and select interventions. Neonatal Network, San Francisco (CA) 2002 Mar;21(2):29-36.

35 Barr RG, McMullan SJ, Spiess H, Leduc DG, Yaremko J, Barfield R, et al. Carrying as colic therapy: a randomized controlled trial. Pediatrics, Evanston (IL) 1991 May;87(5):623-30. 36 Taubman B. Clinical trial of the treatment of colic by modification of parent-infant interaction. Pediatrics, Evanston (IL) 1984 Dec;74(6):998-1003. 37 Dihigo SK. New strategies for the treatment of colic: modifying the parent/infant interaction. Journal of Pediatric Health Care, St Louis (MO) 1998 Sept/Oct;12(5):256-62. 38 Larson K, Ayllon T. The effects of contingent music and differential reinforcement on infantile colic. Behaviour Research and Therapy, Oxford 1990; 28(2):119-25. 39 Bricks LF. Choro excessivo e clica em lactentes. Pediatria, So Paulo 2001; 23(4):305-19. 40 Barr RG, Pantel MS, Young SN, Wright JH, Hendricks LA, Gravel R. The response of crying newborns to sucrose: is it a sweetness effect? Physiology and Behavior, Elmsford (NY) 1999 May;66(3):409-17. 41 Markestad T. Use of sucrose as a treatment for infant colic. Archives of Disease in Childhood, London 1997 Apr;76(4):356-8.

Endereo da autora/Authors address: Fanny Sarfati Kosminsky Rua Carabas, 1336, Ap. 81, Perdizes 05020-000, So Paulo, SP E-mail: fannysarfati@yahoo.com.br

Recebido em: 02/10/2003 Aprovado em: 09/01/2004

Anda mungkin juga menyukai