Anda di halaman 1dari 2

PORTARIA n 290/2011-DG O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRNSITO DETRAN/PR, no uso de suas atribuies legais, e considerando a necessidade de renormatizao

dos documentos a serem aceitos para comprovao de residncia, RESOLVE: Art. 1 - Para os procedimentos de anotao e registro de dados relativos a condutores e veculos, consideram-se como documentos hbeis comprovao de residncia ou domiclio: I. contas de gua, luz ou telefone, expedidas no prazo mximo de noventa dias; II. correspondncia ou documento expedido por rgos oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal, com data de emisso de no mximo noventa dias; III. correspondncia de Instituio Bancria Pblica ou Privada, ou ainda de administradora de carto de crdito, cuja identificao (nome e endereo do titular) esteja impressa no prprio envelope (devidamente carimbado pelos Correios), com data de expedio de no mximo noventa dias; IV. certido simplificada, expedida pela Junta Comercial ou Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos, no prazo de validade; cpia da Ata de Assembleia devidamente registrada, conforme dispuser a legislao especfica ou carto do CNPJ, em se tratando de pessoa jurdica de direito privado. V. Carteira de Trabalho devidamente registrado, Certido de Matricula em Instituio de Ensino Fundamental Mdio ou Universitrio, juntamente com qualquer outro comprovante de endereo previsto nesta Portaria em nome de terceiros. VI. pessoas residentes em rea rural, podero apresentar contrato de locao ou arrendamento da terra, Nota Fiscal do Produtor Rural fornecida pela Prefeitura Municipal, documento de Assentamento expedido pelo INCRA. Pargrafo nico - Os documentos podero ser apresentados em sua forma original ou fotocpia autenticada por tabelio. Poder o servidor do DETRAN/PR, aps conferncia com documento original, proceder carimbo "Confere com Original", nos processos requeridos diretamente pelos usurios.
Pgina 1 de 2

Art. 2 - Sero aceitos documentos em nome do pai, irmo, filho, avs ou cnjuge do interessado, com a devida comprovao do parentesco, atravs de documento de identidade reconhecido pela legislao federal, certido de nascimento ou certido de casamento. Art. 3 - Outras hipteses no previstas nesta portaria, podero ser acatadas mediante anlise e deciso justificada da coordenadoria competente. Art. 4 - A falsa declarao de domiclio, bem como o uso de documentos falsificados para fins de registro, licenciamento de veculos ou habilitao de condutores, sujeita o responsvel s sanes previstas no Artigo 242, da Lei 9503/97 e nos artigos 299 e 304, do Cdigo Penal. Art. 5 - Esta Portaria entrar em vigor na data da sua publicao, ficando revogada a Portaria n 221/2008 -DG, e demais disposio em contrrio. PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE. Gabinete do Diretor Geral, em 12 de maio de 2011.

Marcos Elias Traad da Silva, Diretor Geral do DETRAN/PR.

Pgina 2 de 2

Anda mungkin juga menyukai