Anda di halaman 1dari 16

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

19

A caracterstica mais importante dos grandes bancos nacionais atuarem diretamente em todas as regies do pas e ainda se preocuparem em expandir a capilaridade, at nas menores localidades, com variados tipos de representantes, seja a rede de agncias dos correios, casas lotricas, seja padarias, aougues, lojas comerciais em geral. No somente por a que se apresenta a cobertura total do mercado pelos bancos comerciais. O maior crescimento das operaes vem acontecendo nos meios em que no h a participao de funcionrios, tais como as mquinas de autoatendimento, as transaes por telefone, fax e principalmente Internet. Um terceiro fator que pavimenta a estrada dos grandes bancos brasileiros o fato de todos estarem integrados a conglomerados financeiros, que disponibilizam grande variedade de produtos afins ao mercado financeiro, para serem comercializados atravs das redes de agncias. Crdito ao consumidor, seguros, previdncia privada, capitalizao, seguro-sade, leasing, cartes de crdito, administrao de recursos de terceiros, fundos de investimentos, mercado de capitais em geral: esses so alguns dos itens que compem o menu de qualquer dos grandes bancos que operam no Brasil.
Internet: <http://www.bancohoje.com.br> (com adaptaes).

Quem apostou na tecnologia saiu ganhando, e isso ocorreu, principalmente, com os lderes do sistema bancrio brasileiro. Os que at agora foram tmidos nessa

rea vo ter maior dificuldade de se integrar complexidade tecnolgica detonada pelo novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e pela certificao digital.

um caminho sem volta e os bancos menos identificados com essa nova dinmica so os que se colocaram venda enquanto cedo. H muito tempo a tecnologia est

10

associada ao sistema bancrio brasileiro. Quando a reserva de mercado impedia a importao de itens necessrios modernizao bancria, foram os prprios

13

bancos que investiram na fabricao desses equipamentos no Brasil.


Idem, ibidem.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.


6

Pelos sentidos do texto, subentende-se, aps Os (R.3), a palavra bancos.

Em relao s idias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.


1

O sinal de crase em complexidade (R.4-5) permanecer se o verbo integrar for substitudo por adaptar.

Na linha 5, estaria gramaticalmente correta a substituio de seja por sejam antes de padarias. Em relao aos grandes bancos nacionais, o texto trata de trs aspectos: da abrangncia e capilaridade, do crescimento das operaes em que no h participao de funcionrios e do fato de integrarem conglomerados financeiros que oferecem diversidade de produtos. A expresso pavimenta a estrada (R.12) est sendo empregada em sentido denotativo ou literal. O emprego das vrgulas no ltimo perodo do texto tem, em todas as ocorrncias, a mesma justificativa. Nas linhas 20 e 21, estaria tambm gramaticalmente correta a concordncia compe o menu no lugar de compem o menu.
10 8

A expresso essa nova dinmica (R.8) elemento coesivo que retoma a idia explicitada em certificao digital (R.6).

Estaria gramaticalmente correta e de acordo com os sentidos do texto a substituio da estrutura est associada ao (R.9-10) por est associada pelo. Mantm-se a correo gramatical do perodo Quando a reserva (...) equipamentos no Brasil (R.10-14)

eliminando-se os termos foram e que.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

Os lucros deste ano confirmam os xitos de um mundo bancrio cada vez mais complexo. H estatsticas que indicam ter o quadro de pessoal dos

bancos sido reduzido a uma tera parte nas duas ltimas dcadas, mas a mdia salarial se elevou a quase o dobro. Os investimentos em tecnologia foram s nuvens, e tambm os lucros. Isto fcil de entender: o bancrio est acabando e os executivos financeiros esto chegando. A profisso foi, durante muito tempo, conveniente para estudantes de cursos tcnicos ou superiores, que conseguiram um horrio profissional de seis horas dirias, concilivel com a freqncia s aulas. Para muita gente foi uma profisso de passagem, em que se ganhava pouco, mas com convenincias. O novo bancrio ou executivo tem de saber mais, saber discutir com os clientes, ao vivo ou pelo call center, um plano de investimentos, uma previso de conjuntura ou a tcnica de clculo de valorizao. Ganha mais, e sob a forma de comisses. Essa transformao nas estruturas dos bancos e de seu corpo de funcionrios ocorre de forma semelhante das matrizes estrangeiras no Brasil.
Idem, ibidem.
10 7

Os lderes do mercado bancrio sustentam que no so responsveis somente pelo desenvolvimento ou investimento em tecnologia, mas tambm pela difuso da tecnologia, especialmente nas camadas menos favorecidas da populao. Os bancos correram seu risco quando gastaram dinheiro para a implantao das maquininhas de auto-atendimento, que hoje so operadas com maestria por vivas, aposentados, analfabetos e todos os outros clientes. Os bancos colocaram os computadores no cotidiano de amplas camadas da populao e esto induzindo os menos carentes a comprar seu computador a perder de vista e a us-lo no relacionamento com o prprio banco.
Idem, ibidem.

10

Em relao ao texto acima, julgue os itens seguintes. A palavra sustentam (R.1) poderia, sem que se alterasse a essncia da informao original do texto, ser substituda por qualquer uma das seguintes: afirmam, ressaltam, declaram, acentuam, argumentam. 18 Estaria gramaticalmente correto, coeso e coerente o deslocamento do trecho quando gastaram dinheiro para a implantao das maquininhas de auto-atendimento (R.5-6) para o incio do perodo, com os devidos ajustes de maisculas e minsculas. 19 O emprego de preposio imediatamente antes de comprar (R.11) e de us-lo (R.11) justifica-se pela regncia do verbo induzir.
17

13

16

19

Julgue se cada um dos prximos itens completa o trecho a seguir de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta. A mdia das previses correntes indica que, depois da implantao do Sistema de Pagamentos Brasileiro,
20

22

Com base nas estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
11

Est gramaticalmente correta a seguinte reescritura do segundo perodo do texto: H estatsticas que indicam ter-se reduzido o quadro de pessoal dos bancos a uma tera parte nas duas ltimas dcadas, mas a mdia salarial se elevou a quase o dobro.

12

Prejudica-se a estrutura sinttica do texto ao se substituir em que (R.14) por na qual.

13

Pelos sentidos do texto, o executivo financeiro o novo bancrio (R.16).

os bancos vo se aproximar muito do mercado de capitais, se envolver com lanamentos, interiorizar as pontas deste mercado, por meio de suas agncias, lotricas, padarias, aougues e outros agentes. 21 os novos produtos devem representar maior integrao entre banco e cliente, e que os bancos vo disseminar ferramentas de controle de fluxo de caixa e alguma induo a maior informatizao de processos nas empresas. 22 os bancos que vo se envolver mais no crdito rural, visto hoje como um territrio do governo, que usa a rede do Banco do Brasil para as operaes. O mercado do interior importante para os bancos, mas no o crdito rural como existe atualmente. 23 passando a valer-se das bolsas de mercadorias e certamente os bancos vo querer participar do novo sistema. Um dos fatores de aumento dos lucros dos bancos proveniente das operaes de crdito. Julgue se os itens a seguir esto gramaticalmente corretos.
24

14

Caso as vrgulas que isolam a expresso ao vivo ou pelo call center (R.17-18) sejam substitudas por travesses ou parnteses, mantm-se a correo gramatical do perodo.

15

A expresso Ganha mais, e sob a forma de comisses (R.20) constitui, em relao ao perodo anterior, uma causa.

16

Na linha 23, entre e das, subentende-se o trecho transformao nas estruturas.

A afirmao no cenrio internacional do software bancrio produzido no Brasil tm uma grande participao dos brasileiros, que a cada dia, em cada caixa eletrnico, testaram e aprovaram a tecnologia que hoje o pas exporta. 25 O cidado comum, que absorveu to depressa as inovaes, desconhece, entretanto, que, por trs do pagamento de uma conta pela Internet ou no correspondente bancrio, existem todo um ambiente que possibilita essa transao. 26 O fenmeno mundial da substituio das agncias bancrias por outros locais de atendimento teve amplas repercusses no Brasil, e a tendncia oferecer mais servios aos clientes, com compartilhamento da rede por diferentes bancos.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

Julgue se os itens subseqentes esto gramaticalmente corretos e adequados para a correspondncia oficial.
27

Esclarecemos ainda que, com o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), operado pelo Banco Central segundo padres internacionais, ingressamos no grupo de pases em que transferncias de fundos interbancrias podem ser liquidadas em tempo real, em carter irrevogvel e incondicional. Vimos informar que a Rede do Sistema Financeiro Nacional uma estrutura de base de dados, implementada por meio de tecnologia de rede, que foi criada com a finalidade de suportar o trfeco de mensagens entre as instituies financeiras, as cmaras e os prestadores de servios de compensao e de liquidao, a Secretaria do Tesouro Nacional e o Banco Central. Se a integrao de sistemas, possibilitada pela tecnologia da informao, propiciou a realizao de vrias transaes a distncia, ela ainda no integrou o sistema bancrio s aplicaes de comrcio eletrnico e muito menos outras transaes no mbito do governo, como a gente gostaria de ver. O emprgo de uma rede de comunicao segura e com processos padronizados de liquidao, que venha a ser utilizada em prl dos clientes dos bancos, poder ser o grande salto a ser dado em termos de servios no Brasil. Para o lojista, a vantagem seria o uso de um conector nico, ou de um reduzido nmero de conectores para realizar as transaes.

28

29

30

A figura acima mostra uma janela do PowerPoint 2002, com um slide em processo de edio. Com relao a essa janela e ao PowerPoint 2002, julgue os itens a seguir.
34

Para se aumentar o tamanho da fonte usada no ttulo do slide em edio Investimentos previstos , suficiente selecionar esse ttulo e clicar o boto .

35

Para se dar incio ao processo de insero de um novo slide, subseqente ao slide mostrado, suficiente clicar o menu e, em seguida, clicar a opo Novo slide,

que consta na lista de opes disponibilizada pelo referido menu.


36

Ao se clicar o boto

, ser iniciado o modo de

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com dados referentes a trs pessoas. Com relao a essa janela e ao Excel 2002, julgue os itens subseqentes.
31

apresentao automtica do PowerPoint 2002. Com relao ao Windows XP, julgue os itens subseqentes.
37

Selecionando-se o grupo de clulas formado pelas clulas A1, A2,


A3

e A4 e clicando-se , sero salvas em arquivo apenas as informaes pertencentes a esse grupo de clulas.
32

Ao se clicar o boto Iniciar, exibida uma lista de opes, entre as quais, a opo Proteger computador, que disponibiliza uma ferramenta do Windows XP de proteo contra infeco por vrus de computador.

Para se calcular a mdia aritmtica das alturas das trs pessoas nomeadas na planilha e se ter registrado o resultado na clula B5, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a clula
B5;

digitar =soma(B2:B4)/3; finalmente, teclar

33

38

Ao se aplicar um duplo clique em um local da barra de ttulo de uma janela do programa Paint, essa janela ser maximizada, caso assim no esteja.

Para se copiar o contedo da clula A1 para a clula D1, suficiente proceder-se do seguinte modo: clicar a clula A1; clicar ; aplicar um duplo clique na clula D1.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

A poltica agressiva de preos praticados pelos fornecedores chineses de equipamentos para telecomunicaes preocupa os fabricantes ocidentais, instalados h mais tempo no Brasil. Com preos que chegam a ser 50% menores que os praticados pelos rivais e com rapidez na entrega, os chineses esto avanando no mercado brasileiro em ritmo acelerado. Nos bastidores, os ocidentais questionam como os asiticos conseguem, atuando principalmente com importaes, ser mais barateiros que os demais. Em nenhum momento pronunciam o palavro dumping, mas sugerem discretamente que a prtica est ocorrendo. Em contrapartida, os chineses afirmam que so competitivos porque tm mo-de-obra barata e investiram pesadamente em tecnologia nas ltimas dcadas.
Valor Econmico, 5/6/2005, p. 3B (com adaptaes).

10

13

16

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando o tema por ele abordado, bem como as caractersticas marcantes do atual modelo econmico mundial, julgue os itens subseqentes.
39

Dados da Fundao SEADE mostram que o total de assassinatos declinou 19,4% no estado de So Paulo, de 2003 para 2004. A trajetria de queda desse indicador teve incio cinco anos atrs. Apesar da reduo, o ndice segue escandalosamente alto. Por ano, so assassinadas, em So Paulo, 28,4 pessoas entre cem mil habitantes. Na vizinha Argentina, o nmero de apenas 5 pessoas. Especialistas so unnimes em atribuir a boa nova a uma conjuno de iniciativas. No que diz respeito polcia, vale destacar, alm dos investimentos em pessoal e equipamento, a ampliao do policiamento comunitrio e o aperfeioamento das aes de inteligncia. Municiada com informaes do INFOCRIM (base de dados informatizada dos boletins de ocorrncia), a polcia centrou sua atuao nas zonas mais problemticas. Outros fatores so as restries ao horrio de funcionamento de bares, adotadas em vrias cidades da grande So Paulo, a ampliao de programas de renda mnima e a atuao de ONGs.
Folha de S. Paulo. Editorial: Menos homicdios, 5/6/2005, p. 2A (com adaptaes).

O atual estgio da economia mundial, comumente denominado de globalizao, tem na expanso dos mercados uma de suas caractersticas essenciais. Na prtica, o comrcio internacional no mais se subordina a regras, evidenciando-se aes livres na busca incessante de novos e crescentes mercados. Incapaz de concorrer internacionalmente, o Brasil exemplo de economia que se recolhe ao seu territrio e admite no ter condies de colocar seus produtos e servios no disputado mercado mundial. As inovaes tecnolgicas situam-se em primeiro plano no cenrio da economia contempornea, sendo decisivas para assegurarem competitividade aos atores que disputam posies no ampliado comrcio global. Atualmente, um pas somente pode ser considerado rico se possuir, simultaneamente, grande territrio, expressiva populao e muita disponibilidade de matria-prima. A China , nos dias de hoje, exemplo de pas que apresenta uma das mais elevadas taxas de crescimento econmico anual. Sabe-se que a economia chinesa apenas comeou a deslanchar a partir do momento em que procedeu ampla abertura poltica, implantando a democracia plena em suas instituies. Infere-se do texto que os concorrentes ocidentais suspeitam estar os chineses cobrando preos inferiores aos do custo de seus produtos, como forma de ganhar mercado. O texto evidencia que os trabalhadores chineses produzem mais e melhor porque so bem preparados e bem remunerados. A rea das telecomunicaes, citada no texto, constitui um dos setores da economia contempornea em que mais se fazem sentir os avanos tecnolgicos, que exigem elevados investimentos para a conquista de mercados.

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as diversas implicaes do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
49

40

50

41

51

42

52

43

53

44

54

45

55

46

56

47

57

48

58

A violncia urbana, derivada de diversas causas, atualmente alcana, no Brasil, dimenso preocupante, inclusive por ampliar na populao a sensao de insegurana. O trfico de drogas ilcitas sempre apontado como um dos principais fatores para o aumento da criminalidade, entre outras razes, pela acirrada disputa, entre grupos criminosos rivais, pelo controle de reas de trfico. O quadro de violncia observado na grande So Paulo, conforme apontado no texto, restringe-se citada regio, sendo impossvel compar-lo com o de outras reas densamente urbanizadas do pas. Proporcionalmente populao dos dois pases, o nmero absoluto de mortes por causas no-naturais na Argentina maior que o verificado no Brasil. O texto informa que policiais identificados com a comunidade em que atuam obtm mais xito na luta contra a violncia que aqueles que no se identificam com ela. Infere-se do texto que a informtica pode transformar-se em importante aliada das autoridades policiais na luta contra o crime, auxiliando-as na identificao mais precisa das reas de maior periculosidade para a populao. Os dados fornecidos pelo texto indicam que no passam de boas intenes sem resultados prticos determinadas atitudes como a de fechar-se mais cedo casa que comercialize bebidas alcolicas. As aes de inteligncia (R.12) significam que deva ser adotado um maior rigor policial no momento do interrogatrio de suspeitos. No Brasil de hoje, expressivo o nmero de jovens do sexo masculino que morrem assassinados, vtimas, entre outros fatores, do uso intenso de armas de fogo, que o pas busca coibir. Programas governamentais voltados para a transferncia de recursos financeiros a famlias pobres podem trazer resultados socialmente positivos, mas, como se afirma no texto, so ineficazes no combate violncia.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

Julgue os itens que se seguem, relativos ao Internet Explorer 6 (IE6) e Internet, considerando a janela do IE6 mostrada na figura acima.
59

Sabendo-se que a sesso de uso do IE6 que permitiu obter a pgina web ilustrada na janela acima foi realizada por meio de uma conexo ADSL, conclui-se que a referida pgina pode ter sido carregada a taxa superior a 100 Mbps.

60

A janela do IE6 acima mostra, na rea de pginas, um arquivo Word 2002, no formato html. Esse formato necessrio para se visualizar, no cliente de uma aplicao, um arquivo Word 2002 disponibilizado no servidor dessa aplicao.

61

Na janela do IE6 acima, no campo

, esto disponibilizados recursos de pesquisa na Internet. Ao se digitar determinada , ser iniciado processo de pesquisa na Internet em busca

palavra ou expresso em local apropriado e se clicar o boto de pginas que contenham tal palavra ou expresso.

62

Ao se clicar o boto como favorita do IE6.

, ser possvel obter-se, na janela do IE6, campo especfico que permite definir a pgina web ilustrada

63

O menu

disponibiliza a opo Limpar histrico, que permite esvaziar a pasta Histrico do IE6. Essa pasta armazena

atalhos para as pginas visualizadas durante as sesses de uso do IE6.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

Considerando a janela do Outlook Express 6 (OE6) ilustrada na figura acima, julgue os itens subseqentes, considerando, ainda, que essa janela esteja em execuo em um computador cujo sistema operacional o Windows XP Professional.
69

Na situao mostrada na figura, caso o OE6 esteja devidamente configurado, ser possvel, ao se clicar o boto , obter-se uma janela semelhante mostrada abaixo.

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2002 contendo um documento em processo de edio, julgue os prximos itens.
64

Para aplicar-se ltima frase Clique e saiba mais , a formatao que est em uso no ttulo Desconto de cheques BRB , suficiente realizar o seguinte procedimento: clicar uma palavra do primeiro pargrafo; clicar . ; clicar uma palavra do ltimo pargrafo; clicar

65

Caso se deseje associar o trecho Clique e saiba mais a um hyperlink de uma pgina da web, possvel faz-lo por meio de opo encontrada no menu .

66

Sabendo que o ponto de insero est posicionado ao final do trecho Clique e saiba mais, considere a realizao do seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla

; teclar c; liberar a tecla . Nessa situao,

70

Ao se clicar o boto

, so disponibilizados

aps realizar-se tal procedimento, o trecho Clique e saiba mais ser enviado para a rea de transferncia e o boto ficar ativo, na forma
67

recursos que permitem editar o papel de carta associado a , de forma que se obtenha o efeito mostrado no campo da janela ilustrada abaixo.

. , na parte inferior da janela mostrada,

Os botes

pode ser utilizado para diversos tipos de formatao. Por exemplo, usando-se o boto , justifica-se um pargrafo

previamente selecionado do documento.


68

Caso se deseje que todo o texto mostrado do documento seja copiado para a rea de transferncia como uma figura do tipo bitmap, possvel faz-lo por meio de opo encontrada no menu .

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Determinada instituio bancria props a realizao de pesquisa dos perfis de seus clientes com o propsito de subsidiar o seu marketing de relacionamento. A partir dos resultados dessa pesquisa, a instituio traou estratgias para uma eficaz utilizao desse marketing. Diante da situao hipottica apresentada e considerando que em um planejamento de marketing a identificao do pblico-alvo ponto crtico, julgue os itens que se seguem.
71 77

O contato mais usual de um cliente com um banco ocorre por meio da movimentao de uma conta bancria. Com referncia abertura e movimentao de contas, julgue os itens seguintes. Considere a seguinte situao hipottica. Marcelo, engenheiro civil recm-formado, procurou o gerente da agncia bancria onde movimenta uma conta- corrente para se informar acerca do destino correto a ser dado ao seu salrio, j que gostaria que o dinheiro ficasse sua disposio para saque na hora em que lhe convier. O gerente indicou-lhe fazer depsito vista. Nessa situao, a indicao do gerente foi correta.

A segmentao de mercado embasada na oferta de proposta de produtos e servios adequados a cada perfil de cliente dessa instituio pode constituir fator de sucesso para o seu crescimento.

78

Na caderneta de poupana, os valores depositados so atualizados com base na TR do dia do depsito, acrescida de juros de 0,5% ao ms, correspondendo a 6% ao ano, na data em que completa um ms. Considere a seguinte situao hipottica. Pedro, impossibilitado de comparecer agncia bancria para abertura de conta-corrente para recebimento e movimentao de seu salrio, passou procurao especfica para que Paulo providenciasse a abertura dessa conta-corrente. Nessa situao, a procurao perder o efeito quando Pedro vier a se casar.

79

72

Considere que um nico produto/servio dessa instituio no satisfaz s necessidades de todos os seus clientes. Nessa situao, a instituio poder reunir grupos de pessoas com caractersticas, preferncias e potencial de investimento semelhantes a fim de ofertar esse produto e, assim, criar uma relao mais forte com cada um desses grupos.
80

Um indivduo com mais de 16 anos e menos de 21 anos de idade poder abrir uma conta bancria desde que tenha autorizao do responsvel, no caso, pai, me ou tutor. O recibo de depsito bancrio (RDB) uma modalidade de depsito vista.

73

A instituio deve utilizar-se do marketing de relacionamento para trabalhar com clientes de vida comercial curta, pois esse tipo de marketing o adequado para esse tipo de cliente.

81

RASCUNHO

74

Ao aplicar o marketing de relacionamento por meio da segmentao de mercado, a instituio estar utilizando um mecanismo de natureza homognea.

75

Ao lanar um novo produto ou servio, a instituio deve determinar como deseja coloc-lo no mercado competitivo, levando em conta que fatores intangveis precisam ganhar o reconhecimento do mercado por meio da conquista da credibilidade junto aos consumidores.

76

Ao adotar o marketing de relacionamento, a instituio estar praticando a comunicao com enfoque em assuntos pessoais de seus clientes.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

Julgue os itens a seguir, relativos a documentos comerciais e a caractersticas de pessoas jurdicas.


82

Para se cobrar alguma coisa de algum necessrio que se tenha um fundamento, ou seja, uma razo autorizada. O ttulo de crdito a razo pela qual uma pessoa tem o direito de cobrar algum valor de outra pessoa. Nesse sentido, julgue os itens subseqentes, de acordo com o direito comercial brasileiro.
96

Sociedade annima aquela em que o capital dividido em debntures.

83

As aes preferenciais do direito ao acionista de receber os lucros antes das aes ordinrias, mas no do direito ao voto.

84

Firma individual uma pessoa que, regularmente matriculada na junta comercial, pratica atos de comrcio com habitualidade profissional.

A circularidade uma caracterstica dos ttulos de crdito.

85

A nota fiscal mais importante como documento comercial e menos significativa como documento de controle do fisco.

97

A literalidade uma caracterstica dos ttulos de crdito que significa que o credor tem direito somente ao que est escrito, nem um centavo a mais.

O cheque um instrumento usual para movimentao de contas correntes. Julgue os seguintes itens, acerca das caractersticas do cheque.
86 98

A nota promissria retrata uma promessa de pagamento de uma importncia.

Considere que um cheque com data para 15 de agosto de determinado ano foi apresentado ao banco em 15 de junho do mesmo ano. Nesse caso, havendo suficincia de fundos, o banco dever pag-lo.
99

O cheque no representa um ttulo de crdito.

100 A partir de uma fatura (ou nota de venda), poder ser

extrada a duplicata, porm o comerciante no poder coloc-la em circulao. Toda vez que pessoas contratam entre si direitos e obrigaes, a primeira preocupao de ambas as partes assegurar-se de que os deveres contratuais sero cumpridos. Julgue os itens a seguir, que se referem aos instrumentos que garantem o cumprimento dos contratos.
101 A nota promissria, como nos demais ttulos de

87

Se ocorrer divergncia entre o valor lanado por extenso e o valor expresso em nmeros, o banco dever devolver o cheque.

88

Se, ao endossar o cheque, se fizer constar no verso o nome de um novo beneficirio, fica caracterizado o endosso em branco.

89 90

O cheque cruzado no poder ser resgatado diretamente no caixa. O cheque emitido em praa diferente daquela do banco sacado tem prazo de apresentao de at 60 dias.

Alm das contas bancrias, os bancos oferecem vrios produtos e vrias prestaes de servios. Com relao a esses produtos e servios, julgue os prximos itens.
91

crdito, pode ser transferida a terceiros por endosso.


102 A hipoteca uma modalidade de garantia real,

Na cobrana, o banco recebe o ttulo dos clientes e, agindo como seu mandatrio, cobra dos devedores a quantia devida.

enquanto a cauo uma modalidade de garantia pessoal.


103 Pela alienao fiduciria, o vendedor somente

92

Ordem de pagamento a remessa de dinheiro, de um mesmo banco, de uma praa (cidade, localidade) para outra com o correspondente deslocamento fsico do numerrio.

transferir o bem ao comprador aps o pagamento da metade do preo.


104 Em uma fiana de emprstimo, o fiador somente ser

93

O DOC somente possibilita a transferncia de valores entre clientes de agncias do mesmo banco.

94

O plano gerador de benefcios livre (PGBL) uma aplicao oferecida como mais uma alternativa de complementao de aposentadoria.

obrigado ao pagamento depois de cobrado o tomador.


105 A diferena entre aval e fiana que o primeiro

95

Do valor aplicado pelo investidor em ttulo de capitalizao, a instituio financeira separa um percentual para o seguro aos riscos da aplice, outro para o sorteio e um terceiro para cobrir suas despesas administrativas.

somente prestado em ttulos de crdito, enquanto o segundo prestado em todo e qualquer tipo de contrato.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

A combinatria um ramo da matemtica que trata da contagem ou da determinao do nmero de possibilidades lgicas de algum evento. A respeito desse tema, julgue os itens subseqentes.
106 Considere a seguinte situao hipottica.

RASCUNHO

Para oferecer a seus empregados cursos de ingls e de espanhol, uma empresa contratou 4 professores americanos e 3 espanhis. Nessa situao, sabendo que cada funcionrio far exatamente um curso de cada lngua estrangeira, um determinado empregado dispor de exatamente 7 duplas distintas de professores para escolher aqueles com os quais far os seus cursos.
107 Considere que as senhas dos clientes de um banco tm

8 dgitos, sem repeties, formadas pelos algarismos de 0 a 9. Nessa situao, o nmero mximo de senhas que podem ser cadastradas nesse banco inferior a 2 106.
108 Com trs algarismos escolhidos aleatoriamente entre os

algarismos de 1 a 9, pode-se formar, no mximo, seis nmeros distintos que sejam maiores que 110 e menores que 1.000.
109 Considere que 8 brindes diferentes sero entregues a trs

convidados especiais de um evento. Um dos convidados receber 4 brindes e os outros dois, 2 brindes cada um. O nmero de maneiras distintas de se escolher os brindes que sero entregues aos convidados superior a 8! . 4!
110 Considere a seguinte situao hipottica.

Um trabalhador dispe de 3 linhas de nibus para ir de sua casa at o terminal de nibus no centro da cidade e, a partir da, ele dispe de 5 linhas de nibus para chegar ao seu local de trabalho. Nessa situao, considerando-se que o trabalhador possua as mesmas opes para fazer o percurso de retorno do trabalho para casa e entendendo-se um trajeto de ida e volta ao trabalho desse trabalhador como uma escolha de quatro linhas de nibus de sua casa ao centro, do centro ao trabalho, do trabalho ao centro e do centro de volta para casa , ento o trabalhador dispe de, no mximo, 30 escolhas distintas para o seu trajeto de ida e volta ao trabalho.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

Em um concurso pblico, registrou-se a inscrio de 100 candidatos. Sabe-se que 30 desses candidatos inscreveram-se para o cargo de escriturrio, 20, para o cargo de auxiliar administrativo, e apenas 10 candidatos se inscreveram para os dois cargos. Os demais candidatos inscreveram-se em outros cargos. Julgue os itens a seguir, considerando que um candidato seja escolhido aleatoriamente nesse conjunto de 100 pessoas.
111 A probabilidade de que o indivduo escolhido seja candidato

RASCUNHO

1 . 4 112 A probabilidade de que o indivduo escolhido seja candidato

ao cargo de auxiliar administrativo superior a

ao cargo de escriturrio ou ao cargo de auxiliar administrativo 1 igual a . 2 Antnio, Benedito e Camilo so clientes de uma agncia bancria. Certo dia, os trs entraram na agncia e pegaram senhas para atendimento no caixa. Cada um deles realizou exatamente uma das seguintes tarefas: fazer um depsito, pagar uma fatura, liquidar uma hipoteca. Nas linhas e colunas da tabela abaixo, so dados os nomes dos trs clientes, as tarefas que eles realizaram e a ordem em que foram atendidos, em relao aos outros dois.
primeiro depsito hipoteca segundo terceiro fatura

Antnio Benedito Camilo depsito fatura hipoteca

Sabendo que Camilo no foi o segundo nem o terceiro a ser atendido, que Antnio foi liquidar a hipoteca e que o segundo que foi atendido foi pagar uma fatura, marque, em cada clula da tabela acima, V ou F conforme o cruzamento das informaes das respectivas linha e coluna seja verdadeiro (V) ou falso (F). Com base nas informaes acima, julgue os itens subseqentes, acerca da situao hipottica apresentada.
113 Antnio foi o terceiro atendido e no foi fazer o depsito

bancrio na agncia.
114 Benedito no foi pagar a fatura na agncia bancria. 115 Se um dos clientes no foi o primeiro a ser atendido ou no foi

fazer o depsito, ento ele no se chama Camilo.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

10

A partir do texto e do fluxograma precedente, em que A, B, X e Y so proposies quaisquer, siga as instrues do fluxograma e julgue os itens a seguir.
118 A valorao atribuda a X ser igual valorao de

AB.
119 A proposio (AB) tem as mesmas valoraes

2m

V e F que a proposio (A)(B).

120 Se as valoraes iniciais de A e de B fossem,

respectivamente, F e F, ento a valorao de Y seria tambm F.


RASCUNHO

G 4m D

Ao adquirir um apartamento ainda em construo, o comprador solicitou construtora a alterao das dimenses da sala. Conforme a figura acima, o retngulo ABCD, que corresponde a uma sala de 48 m2, perderia a rea do retngulo GHCD, com 4 m de largura, e ganharia a rea do retngulo EAGF, com 2 m de largura. A nova sala, EBHF, ficaria com a mesma rea da sala original. A respeito dessa situao, julgue os itens que se seguem.
116 O permetro da nova sala, EBHF, superior a 26 m. 117 O retngulo GHCD, que foi retirado da sala original, tinha

comprimento igual a 6 m e largura igual a 4 m. O fluxograma abaixo contm uma seqncia finita de instrues a serem executadas na ordem em que so apresentadas, comeando-se da posio designada por incio e seguindo-se as setas. Dentro das formas retangulares, a seta para a esquerda indica que o valor escrito ou obtido direita atribudo varivel esquerda. A expresso no losango avaliada e, quando resultar verdadeira, prossegue-se na direo indicada por V, e, quando for falsa, prossegue-se na direo indicada por F. Se P e Q representam proposies que podem ter valoraes V ou F, ento as expresses P, PQ, PwQ e PvQ, que so lidas no P, P implica Q, P ou Q e P e Q, respectivamente, tambm so proposies e podem ter valoraes V ou F conforme as valoraes dadas a P e a Q.
incio

A B

V F

V (A B) F Y A B X A B

A B

F V

fim

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

11

conta energia a pagar fornecedores contas a receber proviso para devedores duvidosos estoque de mercadorias disponibilidades aplicaes financeiras duplicatas a receber de longo prazo gua a pagar custo da mercadoria vendida veculos despesa com gua prdios receita de vendas capital social gio na emisso de debntures depreciao acumulada depreciao acumulada prdios lucros/prejuzos acumulados aes de outras companhias debntures de curto prazo desgio na emisso de debntures despesa depreciao telefone a pagar despesa com energia despesa com telefone despesa com manuteno

saldo (R$) 2.000 74.000 48.570 14.789 49.800 50.000 35.000 69.870 1.258 155.220 87.365 1.258 87.900 258.700 258.000 20.000 17.473 7.032 86.953 100.000 52.000 5.800 2.500 800 2.870 1.580 8.740

RASCUNHO

Considerando as informaes do balancete acima, julgue os itens a seguir.


121 A conta disponibilidades poder apresentar o saldo

122

123 124

125 126

acumulado de banco e caixa. As informaes do balancete demonstram um ativo circulante superior a R$ 169.000,00. Ao emitir debntures, a empresa aumenta seu ativo circulante. No balancete apresentado, o passivo circulante totaliza R$ 124.258,00. No balancete apresentado, o patrimnio lquido totaliza R$ 364.953,00. As aes de outras companhias geralmente so classificadas no ativo permanente. No caso apresentado, o ativo permanente totaliza R$ 250.760,00. O lucro at o perodo apresentado de R$ 6.421,00. O lucro obtido no perodo igual a R$ 80.532,00.

A elaborao de ndices fundamental para a interpretao das demonstraes contbeis. Acerca desse assunto, julgue os prximos itens.
127 Ao apurar a margem bruta, a empresa consegue mensurar o

percentual de despesas operacionais em relao receita lquida de vendas. 128 O ndice de liquidez geral considera as aes de outras companhias classificadas no ativo permanente investimentos. 129 Ao apurar o ndice de rotatividade do estoque, ser considerado o custo da mercadoria vendida no perodo. 130 Ao apurar o retorno sobre o patrimnio lquido, ser deduzida a parcela correspondente a reserva de reavaliao.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

12

Acerca dos lanamentos contbeis e dos ndices econmicofinanceiros, julgue os itens seguintes.
131 Ao contratar aplice de seguros no valor de R$ 5.000,00,

RASCUNHO

com pagamento de 50% vista e vigncia de 5 anos, o lanamento correto ser: a dbito de ativo circulante seguros antecipados de R$ 5.000,00; a crdito de ativo circulante caixa/banco no valor de R$ 2.500,00; e a crdito de passivo circulante seguros a pagar de R$ 2.500,00.
132 O registro da baixa de veculo, no valor de R$ 90.000,00,

com saldo de depreciao acumulada de R$ 18.000,00 e valor de venda de R$ 100.000,00 proporcionar lucro de R$ 28.000,00, caso o valor residual seja igual a zero.
133 O registro da aquisio de veculos vista, para uso da

empresa, aumenta o ativo permanente. Como a aquisio foi vista, o ndice mdio de aquisio de investimentos aumentar.
134 O registro de dividendos a pagar aumentar o passivo

circulante e, conseqentemente, reduzir o ndice de liquidez corrente.


135 Ao se efetuar o lanamento de juros sobre capital prprio, h

um acrscimo no passivo circulante e um decrscimo no patrimnio lquido. Considere que um empregado tenha ganho um aumento de 30% sobre o seu salrio base. Considere ainda que, aps o aumento e depois de descontados 20% do novo salrio, a ttulo de impostos e taxas, o empregado tenha depositado todo o seu primeiro salrio lquido em uma aplicao financeira. Com relao a essa situao hipottica, julgue os itens seguintes.
136 O valor descontado na forma de impostos e taxas do salrio

do empregado foi superior a 25% do seu salrio base anterior ao aumento.


137 Se o valor depositado na aplicao financeira foi de

R$ 2.000,00, ento o salrio base do empregado antes do aumento era inferior a R$ 1.900,00. Considere a situao hipottica em que um emprstimo de R$ 10.000,00, a ser pago em 5 meses, a juros simples de 8% ao ms, tenha sido concedido por um banco a um de seus clientes. Com relao a essa situao, julgue os itens subseqentes.
138 Caso o capital e os juros sejam quitados apenas no final do

5. ms, o valor total a ser pago pelo cliente relativo ao emprstimo por ele contrado ser inferior a R$ 15.000,00.
139 Se os juros totais forem descontados do valor do emprstimo

a ser entregue ao cliente no ato da assinatura do contrato e somente o capital de R$ 10.000,00 for pago ao final do 5. ms desde a contrao do emprstimo, ento a taxa efetiva de juros simples paga na data em que o emprstimo foi contrado pelo cliente ser superior a 12% ao ms.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

13

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica acerca de juros, taxas de juros, rendas uniformes e variveis, seguida de uma assertiva a ser julgada.
140 Duas duplicatas de mesmo valor nominal foram resgatadas

RASCUNHO

2 meses e 3 meses antes dos seus vencimentos, ambas com taxa de desconto comercial simples de 12% ao ms. Nessa situao, se o total pago referente s duas duplicatas regatadas foi de R$ 43.550,00, ento o valor nominal total do conjunto dessas duplicatas era inferior a R$ 30.000,00.
141 A rentabilidade de uma aplicao foi de 13% em um perodo

de 360 dias. Nessa situao, a taxa equivalente para 252 dias, que, no regime de juros compostos, proporcionaria a essa aplicao a mesma rentabilidade do perodo mencionado, igual a [(1,13)0,7 ! 1) 100]%.
142 Um capital de R$ 2.000,00 foi aplicado durante determinado

perodo, obtendo-se ao final da aplicao um montante total de R$ 2.236,00. Nessa situao, se a inflao no perodo mencionado foi de 4%, ento a taxa real de rendimentos da referida aplicao nesse perodo foi inferior a 7%.
143 Um capital de R$ 10.000,00 foi aplicado pelo prazo de um

ano no regime de capitalizao composta, obtendo-se R$ 2.100,00 de juros. Nessa situao, caso a capitalizao tenha sido semestral, a taxa nominal anual de rendimentos da aplicao foi inferior a 18%.
144 Um emprstimo dever ser pago em 3 prestaes mensais,

iguais e sucessivas de R$ 4.000,00. A primeira prestao ser paga em um ms aps a tomada do emprstimo. Os juros cobrados so de 5% ao ms, no regime de capitalizao composta. Nessa situao, tomando 0,95, 0,91 e 0,86, respectivamente, como valores aproximados para (1,05)!1, (1,05)!2 e (1,05)!3, correto concluir que o valor do referido emprstimo superior a R$ 11.000,00.

UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

14

Com relao a aplicao de regra de trs, julgue o prximo item.


145 Considere que x e y sejam nmeros reais correspondentes,

RASCUNHO

respectivamente, aos valores cobrados por um banco na renovao anual da ficha cadastral de cada um de seus clientes e na manuteno anual do carto magntico fornecido pelo banco ao cliente interessado pelo servio. Se x e y so diretamente proporcionais a 5 e 3, nessa ordem e com a mesma constante de proporcionalidade, e se x y = 6,2, ento a renovao anual de cadastro do referido banco custa, para cada cliente, mais de R$ 15,00. Considere que um emprstimo de R$ 42.000,00 deva ser pago em 16 prestaes anuais e sucessivas, com a primeira vencendo 1 ano aps a tomada do emprstimo. Sabendo-se que a taxa de juros compostos cobrada de 12% ao ano e tomando-se 0,16 como valor aproximado para (1,12)!16, julgue os itens que se seguem.
146 Se for usado o sistema de amortizao constante para quitar

o dbito, ento a primeira prestao ser superior a R$ 7.500,00.


147 Se o sistema de amortizao francs for adotado na quitao

do emprstimo, ento a primeira prestao ser superior a R$ 7.000,00.


148 O total de juros pago na primeira prestao, caso o sistema

de amortizao francs seja o adotado, ser igual a R$ 5.040,00. Considere que as duas aplicaes descritas a seguir tenham sido feitas por um correntista de um banco durante o perodo de um ano. Considere, ainda, que o correntista tenha depositado R$ 10.000,00 em cada aplicao. I II Caderneta de poupana que rende juros de 10% ao ano. Fundo de investimento que tem rendimento bruto de 15% ao ano, mas desconta 2% do valor aplicado na data da aplicao a ttulo de despesas administrativas e cobra 20% de impostos sobre o rendimento bruto obtido. A partir dessas informaes, julgue os itens seguintes.
149 O valor descontado a ttulo de despesas administrativas

referentes aplicao no fundo de investimento descrito foi de R$ 220,00.


150 O rendimento lquido do fundo de investimento foi superior

ao da caderneta de poupana.
UnB / CESPE BRB

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 3: Escriturrio

CADERNO TOSTO

15

Anda mungkin juga menyukai