Anda di halaman 1dari 118

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

OS CAADORES DE DEUS
Tommy Tenney

Do original: The God Chasers DYNAMUS EDITORIAL www.dynamus.com.br 10 Edio: Setembro/2002

ndice:
Apresentao ....................................................................................................... 2 Contracapa: .......................................................................................................... 2 Autor: .................................................................................................................... 3 Aqueles que buscam a Deus sempre existiram ................................................. 3 O dia em que quase O alcancei........................................................................... 5 No h po na Casa do Po............................................................................... 17 Sei que h mais .................................................................................................. 31 Os mortos vem a face de Deus ....................................................................... 43 Vamos fugir ou entrar? ...................................................................................... 55 Como lidar com o que Santo: Da uno glria........................................... 67 O que Deus fez uma vez pode fazer de novo ................................................... 80 O propsito da presena de Deus..................................................................... 88 Despoje-se de sua glria ................................................................................... 95 Moiss: 1500 anos de busca pela glria de Deus .......................................... 107

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Apresentao
com muito prazer que apresento essa obra maravilhosa do Pr. Tommy Tenney. No por acaso que Os Caadores de Deus atualmente o segundo livro evanglico mais vendido nos Estados Unidos. Fiquei tremendamente encorajado ao ouvir relatos de irmos norte americanos que choravam j nas primeiras pginas deste best seller, e no resisti: adquiri um exemplar e o li como algum curioso e sedento de boas mensagens. So muitas as revelaes que nos trazem estes escritos do Pr. Tommy. Eu fui abenoado e se voc tambm quer mais de Deus, no hesite: dedique um tempo especial leitura deste livro e a oraes. Deus tem muito para nos falar e por muitas vezes usa vasos distantes e desconhecidos para nos revelar a sua vontade e imprimir em ns novos desejos de comunho espiritual. Que Deus te abenoe!
Pastor Ciro Otvio Igreja Batista da Floresta Belo Horizonte

Contracapa:
O que um caador de Deus? Caador de Deus o indivduo cuja fome excede sua capacidade de saci-la. aquele que busca o Senhor incansavelmente, que impulsionado pela paixo de ter uma intimidade cada vez maior com Ele. Essas trilhas apaixonadas dos Caadores de Deus podem ser traadas desde Moiss, Davi, J, Paulo e tambm por voc. Jesus alvo e desejo insaciveis: sua presena, seu poder, seu amor, sua graa esto acima de todos os outros desejos. Inclua seu nome nessa lista. Torne-se tambm um Caador de Deus.
Pastor Glycon Terra Pinto Igreja Batista da Floresta

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Autor:
Tommy Tenney a voz mais jovem de trs geraes de evangelistas. Nascido em 1956, ele comeou a pregar aos 16 anos. Tommy j passou quase dez anos como pastor e 17 como ministro itinerante, tendo pregado em mais de 30 pases e na maioria dos estados americanos. Ele tambm publica o peridico The Cutting Edge (Gume Cortante). Tommy um renomado avivalista e tem sido usado no ateamento e na manuteno das chamas do avivamento. Apesar de tambm ter tido experincias com milagres, ele privilegia a intimidade e a humildade diante de Deus. A maior obsesso de sua vida a busca da presena manifesta de Deus. Tommy e sua esposa Jeannie residem em Lousiana (EUA), com suas trs filhas, Tiffany, Natasha e Andra. Little Romeo, um yorkshire, tambm vive com a famlia.

INTRODUO

Aqueles que buscam a Deus sempre existiram


Desde que Deus existe, existem os que O buscam. A Histria est cheia de exemplos. O meu somente um a mais. Histrias desse tipo so como mapas que conduzem ao Santo dos Santos ou a lugares celestiais. Os caadores de Deus no se limitam a tempo e cultura. Eles vm dos mais variados lugares e contextos histricos: desde Abrao, o pastor errante, a Moiss, o gago adotivo, incluindo Davi, o jovem pastor de ovelhas. E, assim, no decorrer dos tempos, os nomes continuam aparecendo, desde Madame Jeanne Guyon, Evan Roberts, William Seymour do clebre avivamento de Azusa Street, at os nossos dias. (Nota do tradutor: O avivamento de Azusa Street aconteceu na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, durante o ano de 1906. Estudiosos relatam que este avivamento foi o mais importante da histria do movimento pentecostal americano. O avivamento de Azusa Street foi liderado pelo americano de origem africana, William Seymor, e recebeu este nome porque eclodiu numa velha igreja localizada na Rua Azusa.)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Somente a Histria pode nos dizer os nomes de todos os caadores de Deus. Voc um deles? Deus est esperando ser alcanado por algum cuja fome exceda seu autocontrole. Os caadores de Deus tm muita coisa em comum. Primeiramente, eles no esto interessados em se acamparem ao redor de verdades conhecidas por todos, ao contrrio: esto sempre atrs da doce presena do Todo-Poderoso. Sua busca pode causar espanto Igreja mas, geralmente, os transporta de lugares ridos at o lugar que o Senhor est. Se voc um caador de Deus, no se contentar em, simplesmente, seguir as trilhas de Deus. Voc as seguir at que apreenda Sua presena. A diferena entre a verdade de Deus e a revelao de Deus muito simples. A verdade onde Deus esteve. A revelao onde Deus est. A verdade so as trilhas de Deus, Seu rastro, Sua trajetria, mas nos leva aonde? Conduz-nos a Ele. Talvez muitas pessoas fiquem satisfeitas se souberem onde Deus esteve, mas os verdadeiros caadores de Deus no se contentam em somente estudar Seu rastro ou Suas verdades: eles querem conhec-Lo, saber onde Ele est e o que Ele est fazendo agora. Infelizmente, a maior parte da Igreja est como um detetive procura do lugar onde Deus esteve. Um caador, por exemplo, pode chegar a muitas concluses estudando as trilhas de um animal. Ele pode determinar a direo em que est indo, h quanto tempo esteve ali, qual seu peso, se macho ou fmea e assim por diante. A Igreja, hoje, gasta incontveis horas e muita energia debatendo sobre onde Deus esteve, quo poderosamente Ele agiu quando estava l e a natureza de Sua operao. Para os verdadeiros caadores de Deus todas estas coisas so irrelevantes. Eles querem percorrer a trilha da verdade at chegarem ao ponto da revelao, o ponto onde Deus est. Um caador de Deus pode ser estimulado por algumas verdades e ficar emocionado em determinar o peso da glria que passou por aquele caminho, ou h quanto tempo foi. Mas , justamente, este o problema: h quanto tempo foi? Um verdadeiro caador de Deus no se satisfaz com a verdade passada, ele anseia pela verdade presente. O caador de Deus no quer apenas estudar o que Deus fez, porm est ansioso para ver o que Deus est fazendo. Existe uma grande diferena entre a verdade presente e a passada (Veja 2 Pedro 1:12). Temo que muito do que a Igreja tenha estudado seja a verdade passada, e muito pouco do que sabemos seja a verdade presente. Se voc quer reconhecer um verdadeiro caador de Deus, imagine um co de caa prestes a encontrar o que procura. Deixe que o caador de Deus sinta o cheiro da proximidade de Deus e veja o que acontece. Como a

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Bblia diz, o cheiro das guas faz com que muitas coisas aconteam (Veja J 14:9). Como ces de caa em uma trilha, os caadores de Deus ficaro ainda mais agitados quando alcanarem sua presa. E, neste caso, a presa a presena do Pai. Tudo que posso dizer que sou um caador de Deus. E tambm o so todos aqueles que tm experimentado encontros com Deus. Por que voc no vem se juntar queles que buscam a Deus? O que queremos somente estar com Ele.

CAPITULO 1

O dia em que quase O alcancei


Buscando a Deus (Salmo 63.8)

Ns pensamos que sabemos onde Deus est. Ns pensamos que sabemos o que O agrada e estamos certos de que sabemos aquilo que O desagrada. Temos estudado tanto a Palavra de Deus e Suas cartas de amor para as igrejas, que alguns de ns alegam saber tudo sobre Deus. Mas, agora, pessoas como voc e eu, em diferentes lugares do mundo, esto comeando a ouvir uma voz persistente no silncio da noite: No estou perguntando o quanto voc sabe a Meu respeito. Quero lhe perguntar: Voc realmente Me conhece? Voc realmente Me deseja? Eu pensava que sim. Pensava que havia alcanado um nvel considervel de sucesso no ministrio. Afinal, eu havia pregado em algumas das maiores igrejas dos Estados Unidos. Estava envolvido em obras de alcance internacional, com grandes homens de Deus. Fui Rssia vrias vezes e participei da fundao de muitas igrejas naquele pas. Fiz muitas coisas para Deus pensando que era o que deveria fazer. Mas, em um outono, durante uma manh de domingo, aconteceu algo que mudou tudo isto e colocou em cheque todos os meus talentos, credenciais e realizaes no ministrio. Um velho amigo meu que pastoreava em Houston, no Texas, pediume que pregasse em sua igreja. De alguma forma, senti o que o destino estava me preparando. Antes desta chamada, havia brotado em meu corao uma fome que parecia insacivel. Aquele vazio incmodo que perdurava dentro de mim, apesar de minhas realizaes ministeriais, ficava

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

cada vez maior. Estava com um frustrante pavor, uma deprimente premonio. Quando recebi aquele convite, senti que algo da parte de Deus me aguardava. Pouco a pouco, sentamos que estvamos nos aproximando de um encontro com o Pai. Fao parte da quarta gerao de uma famlia atuante no ministrio da Igreja. Mas, para ser honesto com voc, eu j estava enfadado de igreja. Estava como a maior parte das pessoas que tentamos atrair aos nossos cultos semanalmente. Elas tambm esto cansadas da igreja e, por isso, no vm. Por outro lado, mesmo que a maior parte daqueles que esto em nossas igrejas e em nossas reunies tambm possa estar entediada, est, de igual modo, faminta de Deus.

Nada menos que propaganda


Voc no pode me dizer que as pessoas, quando colocam cristais nos pescoos, gastam dinheiro diariamente para ouvir gurus e contratam mdiuns carssimos, no estejam famintas de Deus. Elas esto famintas para ouvir algo que esteja alm de si mesmas, algo que no esto ouvindo na Igreja hoje. A questo : as pessoas esto enfadadas da Igreja porque ela tem se portado como mera difusora da Bblia! As pessoas querem estar ligadas a um poder maior! Sua fome as leva a qualquer lugar, menos igreja. Elas esto procura de algo para saciar a fome que lhes corri a alma. Ironicamente, mesmo sendo um ministro do evangelho, eu estava sofrendo da mesma fome que aflige aqueles que nunca tiveram um encontro com Jesus! No me contentava mais em apenas saber sobre Jesus. Voc pode saber tudo sobre presidentes, realezas e celebridades; pode conhecer seus hbitos alimentares, endereo, estado civil. Mas, saber sobre eles no significa ter intimidade com eles, no significa que voc os conhea. Na Era da Comunicao, com boatos passados de boca em boca, de papel em papel, de pessoa a pessoa, possvel compartilhar informaes sobre algum sem conhec-lo pessoalmente. Se voc ouvir duas pessoas conversando sobre a ltima tragdia que se abateu sobre alguma celebridade, ou a ltima vitria que ela experimentou, pode at pensar que elas conheam a pessoa de quem esto falando, quando, na verdade, tudo que sabem so fatos a respeito dela! Por muito tempo a Igreja s tem conhecido fatos sobre Deus. Ns conhecemos tcnicas, mas no falamos com Ele. Esta a diferena entre conhecer algum e saber a respeito dele. Presidentes, realezas e celebridades: posso ter muitas informaes sobre eles, mas no conhec-

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

los, de fato. Se os encontrasse pessoalmente, teriam que ser apresentados a mim, porque o mero conhecimento a respeito de uma pessoa no o mesmo que uma amizade ntima. Saber a respeito de Deus no o suficiente. Temos igrejas cheias de pessoas que podem ganhar qualquer concurso sobre temas bblicos, mas que no O conhecem. Temo que alguns de ns fomos desviados ou embaraados, tanto pela prosperidade, quanto pela pobreza. Receio que tenhamos nos tornado uma sociedade to farisaica, que nossos desejos e vontades no correspondam aos do Esprito Santo. Se no tomarmos cuidado, estaremos cultivando o culto ao bemestar: satisfeitos com nosso pastor amvel, nossa igreja confortvel, nosso fiel crculo de amigos, nos esquecendo dos milhares de insatisfeitos, feridos e aflitos que passam por nosso confortvel templo todos os dias! No posso deixar de pensar que, se falhamos at mesmo em tentar alcan-los com o evangelho de Jesus Cristo, muito sangue foi desperdiado no Calvrio. Isso, de fato, me incomoda. Tinha que haver algo mais. Eu estava desesperado por um encontro com Deus (o mais ntimo possvel). Depois de pregar na igreja do meu amigo no Texas, voltei para casa. Na quarta-feira seguinte, estava na cozinha, quando o pastor me telefonou de novo e disse: Tommy, somos amigos h anos e no me lembro de ter convidado algum para pregar dois domingos consecutivos, mas ser que voc poderia voltar no prximo domingo? Concordei. Poderamos dizer que Deus estava prestes a fazer algo. Estaria o perseguidor agora sendo perseguido? Estaramos prestes a ser apreendidos pelo que estvamos buscando? (Veja Filipenses 3:12). O segundo domingo foi ainda mais abenoado. Ningum queria deixar o prdio aps o culto da noite. O que devemos fazer?, meu amigo me perguntou. Deveramos fazer uma reunio de orao na segunda noite, eu lhe disse, e acrescentei: Passaremos todo o tempo orando intensamente. Vamos apurar at que ponto vai a fome das pessoas e ver o que est acontecendo. Quatrocentas pessoas se apresentaram na segunda-feira para a reunio de orao e tudo que fizemos foi buscar a face de Deus. Algo, realmente, estava acontecendo. Uma pequena rachadura aparecia no bronze dos cus de Houston. Uma fome coletiva estava clamando por uma visitao. Voltei para casa. Na quarta-feira, o pastor estava novamente ao

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

telefone me dizendo: Tommy, voc pode voltar no domingo? Ouvi suas palavras e seu corao. Ele, verdadeiramente, no estava interessado em minha volta. O que eu e ele queramos era que Deus viesse. Ele um dos nossos, um caador de Deus, e estvamos em uma ardente busca. Sua igreja havia estimulado a fome que havia em mim. Eles tambm tinham sido preparados para esta busca. Havia uma premonio de que estvamos prestes a peg-Lo. Uma expresso interessante, no ? Peg-Lo. Realmente uma expresso impossvel. Podemos peg-Lo assim como o Leste pode pegar o Oeste, eles esto muito longe um do outro. como brincar de pega-pega com minha filha. Quando ela chega em casa, aps um dia de aula, ns brincamos como tantos outros pais e filhos mundo afora. Ao tentar me pegar, apesar do meu corpo grande e desajeitado, ela no consegue nem mesmo me tocar, porque uma criana de seis anos no pode pegar um adulto. Mas no este o propsito da brincadeira, porque, alguns minutos depois, ela diz sorridente: Ah, papai!. neste momento que ela captura no s minha presena, mas, tambm, meu corao. Ento, me volto e no mais minha filha que est me buscando, agora eu que corro atrs dela, a alcano e camos na grama entre abraos e beijos. O perseguidor torna-se perseguido. Ser que podemos peg-Lo? Literalmente, no, mas podemos pegar Seu corao. Davi fez isso. Se podemos pegar Seu corao, ento, Ele se volta e nos busca. Esta a beleza de ser um caador de Deus. Voc busca o impossvel, sabendo que possvel. Aqueles crentes, em Houston, tinham dois cultos agendados aos domingos. O primeiro culto da manh comeava s 8h30, o segundo, seguido a este, s 11 horas. Quando voltei, no terceiro fim de semana, senti uma forte uno enquanto estava no hotel, um toque do Esprito, chorei e tremi.

Mal podamos respirar


Na manh seguinte, entramos no prdio s 8h30 para o culto dominical esperando ver aquela multido sonolenta com sua adorao desinteressada. Enquanto me encaminhava para sentar na primeira fileira, a presena de Deus j estava naquele lugar de uma forma to intensa que o ar estava denso: mal podamos respirar. A equipe de louvor, visivelmente, se esforava para continuar ministrando. Lgrimas jorravam. Estava cada vez mais difcil tocar. Finalmente, a presena de Deus pairava to fortemente, que eles no mais conseguiam tocar ou cantar. O dirigente do louvor rompeu em soluos atrs

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

do teclado. Se houve alguma boa deciso que j tomei na vida, foi a daquele dia. Eu nunca tinha estado to perto de pegar Deus e no iria parar. Ento, falei para minha esposa, Jeannie: Continue a nos conduzir a Ele. Jeannie sabe como levar as pessoas presena de Deus atravs da intercesso e do louvor. Calmamente, colocou-se frente e continuou a facilitar a adorao e ministrao ao Senhor. No era nada sofisticado, era algo singelo, era a retribuio mais apropriada quele momento. A atmosfera me lembrava a passagem de Isaas, captulo 6, algo que li e at mesmo ousei sonhar que poderia experimentar um dia. Nesta passagem a glria do Senhor encheu o templo. Nunca entendi o que significava a glria do Senhor encher um lugar. J havia sentido Deus muito prximo, mas daquela vez, em Houston, quando pensava que Deus j estava presente, mais e mais Sua presena enchia o santurio. como a cauda de um vestido de noiva que, mesmo depois da entrada da noiva na igreja, continua a entrar aps ela. Deus estava l, no havia dvidas quanto a isto. Porm, cada vez mais d'Ele continuava entrando no lugar at que, como em Isaas, literalmente, encheu o templo. Algumas vezes o ar ficava to rarefeito, que se tornava muito difcil respirar. Parecia que o oxignio vinha em pequenas pores. Soluos abafados percorriam a sala. Em meio a tudo isto, o pastor veio a mim e perguntou: Tommy, voc est pronto para assumir o plpito? Pastor, estou receoso de subir at l, porque sinto que Deus est prestes a fazer algo. Lgrimas estavam correndo pelo meu rosto quando disse isto. No temia que Deus me abatesse, ou que algo ruim acontecesse. Simplesmente no queria interferir e afligir a preciosa presena que estava preenchendo aquele lugar! Por muito tempo, ns humanos, permitimos o mover do Esprito Santo at certo ponto. Mas, quando perdemos o controle, logo puxamos as rdeas (a Bblia chama isto de apagar o Esprito em 1 Tessalonicenses 5.19). Por muitas vezes, paramos no vu do tabernculo. Sinto que devo ler 2 Crnicas 7.14, tenho uma palavra do Senhor, disse meu amigo. Entre muitas lgrimas, balancei a cabea e disse: V, v! Meu amigo no um homem dado a expressar seus sentimentos, essencialmente um homem equilibrado. Mas, quando comeou a andar pela plataforma, mostrava-se visivelmente abalado. Naquele momento, tive tanta certeza de que alguma coisa estava prestes a acontecer, que fui em direo cabine de som no fundo da sala. Sabia que Deus iria se manifestar, s no sabia onde.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Eu estava na primeira fileira, e sentia que algo poderia acontecer atrs de mim ou do meu lado. E eu estava to desesperado para peg-Lo, que caminhei para o fundo da sala, enquanto o pastor se encaminhava para o plpito, dessa forma eu poderia perceber todo o ambiente. No estava certo do que aconteceria na plataforma, mas sabia que algo iria acontecer. Deus, eu quero ser capaz de ver o que quer que o Senhor esteja prestes a fazer. Meu amigo subiu para o plpito no centro da plataforma, abriu a Bblia e, calmamente, leu a arrebatadora passagem de 2 Crnicas 7.14:

... se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e buscar a Minha face, e deixar seus maus caminhos; ento eu ouvirei dos cus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Ento, ele fechou sua Bblia, agarrou as bordas do plpito com as mos trmulas e disse: A palavra do Senhor para ns, hoje, que paremos de buscar Seus benefcios e busquemos a Ele. No vamos mais buscar Suas mos, mas sim a Sua face. Naquele instante, ouvi o que parecia ser o eco de um trovo, e o pastor foi, literalmente, tomado e lanado a uma distncia aproximada de trs metros do plpito. Quando ele foi arremessado para trs, o plpito caiu para frente. O belo arranjo de flores, que estava em frente, caiu no cho. Porm, antes que o plpito batesse no cho, ele j estava partido em dois pedaos. Havia sido partido em dois, como se um raio o tivesse atingido! Naquele instante, o terror tangvel da presena de Deus encheu aquela sala. (Nota: O plpito era feito de um plstico acrlico de alta tecnologia. Este material, segundo os engenheiros, capaz de suportar milhares de quilos de presso por metro quadrado).

As pessoas comearam a chorar e se lamentar


Rapidamente fui ao microfone do fundo da sala e disse: Caso voc no esteja ciente do que est acontecendo, Deus acaba de se mover neste lugar. O pastor est bem [passaram-se duas horas e meia para que ele pudesse ao menos se levantar, ainda assim com o auxlio dos introdutores. Somente sua mo tremia dando sinal de vida]. Ele vai ficar bem. Enquanto tudo acontecia, os introdutores correram para verificar se o pastor estava bem e pegar os pedaos do plpito. Ningum, realmente, prestou muita ateno no plpito partido, pois estvamos muito ocupados com os cus fendidos. A presena de Deus atingira aquele lugar como se fosse uma bomba. As pessoas comearam a chorar e a se lamentar. Eu

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

disse: Se voc no est onde precisa estar, esta uma boa hora para se reconciliar com Deus. Eu nunca vira tamanho apelo. Um tumulto se fez. Pessoas se empurravam. No esperavam os corredores se esvaziarem. Pulavam os bancos da igreja, homens de negcio arrancavam suas gravatas e estavam, literalmente, amontoados uns sobre os outros, no mais terrvel e harmonioso som de arrependimento que eu j tinha ouvido. A simples lembrana disso ainda me causa arrepios. Quando fiz o apelo do culto das 8h30, no tinha idia de que aquele seria o primeiro dos sete apelos daquele dia. Quando j era hora de comear o culto das 11 horas, ningum havia deixado o prdio. As pessoas ainda se encontravam prostradas e, embora no houvesse nenhuma msica sendo tocada, a adorao era calorosa e espontnea. Homens maduros danavam como bailarinos, crianas choravam em manifestao de arrependimento. As pessoas estavam com rosto em terra, ajoelhadas, absortas pela presena do Senhor. Havia tanto da presena e do poder de Deus ali, que as pessoas comearam a sentir uma necessidade urgente de serem batizadas. Eu assistia s pessoas adentrarem os trios do arrependimento, e, uma aps outra, experimentarem a glria e a presena de Deus enquanto Ele estava ali por perto. Elas queriam ser batizadas e eu estava em dvida sobre o que fazer. O pastor ainda permanecia no cho. Pessoas vinham at mim e declaravam: Preciso ser batizado. Algum me diga o que fazer. Havia uma quantidade imensa de perdidos que foram salvos, e tudo provocado puramente pelo encontro com a presena de Deus. No houve sermo nem canes naquele dia - somente o Esprito de Deus. Duas horas e meia se passaram, e, j que pastor s havia conseguido gesticular um dedo para chamar os ancies at ele naquele instante, os introdutores tiveram que carreg-lo para seu gabinete. Enquanto isso, todas aquelas pessoas me perguntavam (ou a qualquer outro que encontravam) se poderiam ser batizadas. Como um ministro visitante naquela igreja, eu no queria assumir a autoridade de dizer a algum para batiz-las, ento enviei pessoas ao escritrio do pastor para verificar se ele autorizaria o batismo. Eu fazia um apelo aps outro e centenas de pessoas vinham frente. Como, a cada vez, mais pessoas vinham me perguntar a respeito do batismo, percebi, ento, que nenhum daqueles que foram ao escritrio do pastor retornaram. Finalmente, enviei um pastor assistente j aposentado, dizendo-lhe: Por favor, descubra o que o pastor quer fazer acerca do batismo, pois ningum que enviei retornou para me dar uma resposta. O homem entreabriu a porta e inclinou a cabea para dentro do escritrio. Para sua surpresa, viu o pastor ainda deitado diante do Senhor e todos os

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

que eu havia lhe enviado estirados pelo cho tambm, chorando e se arrependendo diante de Deus. Ento, voltou depressa para me relatar o que tinha visto, e acrescentou: Vou perguntar-lhe o que pediu, mas, se eu entrar naquele gabinete, pode ser que no volte tambm.

Batizamos pessoas por horas


Balancei a cabea concordando com aquele pastor assistente: Acho que no h problema se os batizarmos. Ento comeamos a passar as pessoas pelas guas como um sinal fsico de seu arrependimento diante do Senhor. E, por muito tempo, batizamos as pessoas. Mais e mais pessoas continuavam se derramando perante Deus. Como os participantes do primeiro culto ainda estavam l, havia carros estacionados por todos os lados fora da igreja. Em um grande terreno vago prximo ao prdio, as pessoas sentiam a presena de Deus to fortemente, que comeavam a chorar sem controle. E, simplesmente, se dirigiam ao estacionamento sem saber o que estava acontecendo. Algumas, ao sarem de seus carros, mal conseguiam andar pelo estacionamento. Outras entraram no prdio somente para cair no cho. Com muito esforo, os introdutores arrastavam aquelas pessoas da porta e as colocavam ao longo do corredor para liberar a entrada. Algumas pessoas conseguiam avanar um pouco para dentro do prdio e outras entravam na sala antes de carem prostradas em arrependimento. Alguns, na verdade, se prostravam dentro do santurio, mas, a maior parte no se importava em no achar assentos. Eles se prostravam diante do altar. No importava, pois no demorava muito para que comeassem a chorar e se arrepender. Como eu disse, no houve nenhuma pregao. Nem mesmo msica houve na maior parte do tempo. Mas basicamente uma coisa aconteceu naquele dia: A presena de Deus se revelou. Quando isto acontece, a primeira coisa que se faz o mesmo que Isaas fez ao ver o Senhor no alto e sublime trono. Ele clamou das profundezas de sua alma:

Ento disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lbios impuros, habito no meio dum povo de impuros lbios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exrcitos! (Isaas 6.5)
Veja bem: no momento em que Isaas, o profeta, servo escolhido de Deus, viu o Rei da glria, o que ele pensava estar puro e santo parecia trapos imundos. Ele estava pensando: Eu achava que conhecia Deus, mas no conhecia nem um pouco d'Ele! Naquele domingo, parecia termos chegado to perto, quase O pegamos. Agora sei que possvel.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Eles voltavam buscando mais


As pessoas continuaram enchendo o auditrio. Tudo comeou com o extraordinrio culto das 8h30 naquela manh. Finalmente, por volta das 16 horas, consegui comer alguma coisa. Ento, voltei para a igreja. Muitos nem saram. Aquele culto matinal de domingo s terminou 1 hora da madrugada de segunda. Nem precisvamos anunciar nossa programao para segunda-feira noite. Todos j sabiam. Haveria uma reunio, quer anuncissemos ou no. As pessoas voltavam para casa simplesmente para dormir um pouco ou fazer algo, e retornavam buscando mais - nada que viesse de homens ou de suas programaes, porm algo que brotasse de Deus e Sua presena. Noite aps noite, o pastor e eu diramos: O que vamos fazer? Na maioria das vezes nossa resposta era previsvel: O que voc quer fazer? O que queramos dizer era: No sei o que fazer. O que Deus quer fazer? Algumas vezes, tentvamos ter um culto, mas a fome das pessoas rapidamente nos conduzia presena de Deus e, de repente, ela que nos tinha\ Escute, meu amigo: Deus no se importa com sua msica, suas torres, seus prdios admirveis. O carpete de sua igreja no O impressiona - Ele quem forrou os campos. Deus, realmente, no se preocupa com nada do que voc possa fazer para Ele. Ele somente se preocupa com sua resposta a uma pergunta: Voc Me quer?.

Caia por terra tudo que no provenha do Senhor Deus!


Programamos nossos cultos de uma forma to rgida e to pouco proftica, que ficamos nervosos se Deus tenta fazer algo que no planejamos. No podemos suportar a livre presena de Deus em nossas programaes por muito tempo, porque Ele poderia arruinar tudo. Esta tem sido minha orao: Faa com que nossos esquemas se desmoronem, Deus, e que caia por terra tudo que no provenha do Senhor!. Deixe-me fazer-lhe uma pergunta: Quando foi que voc esteve na igreja e disse: Vamos esperar no Senhor? Acho que temos medo de esperar n'Ele, porque no acreditamos que Ele v se revelar. Tenho uma promessa para voc: ... os que esperam no Senhor renovam as suas foras (Isaas 40.31a). Quer saber por que vivemos fracos como cristos e no temos tido tudo o que Deus tem para ns? Quer saber por que temos vivido atados aos nossos confortveis privilgios e no temos tido fora para superar nossa prpria carnalidade? Talvez, porque no tenhamos esperado n'Ele, para que nos fortalea. Talvez tenhamos tentado realizar as coisas confiados em nosso prprio poder.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Deus fez desmoronar tudo que no provinha d'Ele em Houston


No estou tentando fazer com que voc se sinta mal. Sei que muitos cristos e muitos de nossos lderes verdadeiramente se esforam, mas existe muito mais. Voc pode pegar Deus. Pergunte a Jac! Voc ver ruir os esquemas que limitaram o seu caminhar at agora! Voc pode peg-Lo. Ns temos falado, pregado e ensinado sobre avivamento a ponto de saturar a Igreja. o que tenho feito toda minha vida: preguei o avivamento, ou, pelo menos, penso t-lo feito. Deus quebrou nossos esquemas e fez com que tudo russe quando Se revelou a ns. Sete noites por semana, por quatro ou cinco semanas seguidas, centenas de pessoas, em cada culto, se enfileiravam em frente ao altar para declarar seu arrependimento e aceitar a Cristo. Elas O cultuavam, esperavam n'Ele e Lhe dirigiam Suas oraes. O que aconteceu nos dias dos primeiros cristos e nos avivamentos mais recentes, estava acontecendo novamente. Ento comecei a entender: Deus, o Senhor quer fazer o mesmo em todos os lugares. Durante meses a presena de Deus pairou ali.

Deus est voltando para recuperar a Igreja


At onde posso dizer, s existe uma coisa que O detm: o Senhor no vai derramar Seu Esprito onde no h fome d'Ele. Ele procura pelos famintos. Ter fome significa no estar satisfeito com a mesmice, porque ela nos obriga a viver sem o Senhor em Sua plenitude. Ele s vem quando voc est disposto a se voltar totalmente para Ele. Deus est voltando para recuperar Sua Igreja, mas voc tem que estar faminto. Ele quer Se revelar entre ns. Ele quer vir cada vez mais forte, mais forte e mais forte, at que sua carne no seja mais capaz de suportar. A beleza disto que nem mesmo os perdidos ao nosso redor sero capazes de resistir. Est comeando a acontecer. Vejo o dia em que os pecadores mudaro seu rumo nas ruas, estacionaro com olhares confusos e vo bater nossa porta, dizendo: Por favor, existe algo aqui, como posso ter isto?.

O que fazemos?
Voc no est cansado de tentar distribuir folhetos, bater nas portas e fazer tudo acontecer? Por muito tempo, temos tentado fazer com que as coisas aconteam. Agora, Deus quer fazer acontecer! Por que voc no descobre o que Ele est fazendo e junta-se a Ele? Era isto que Jesus fazia. Ele dizia: Pai, o que o Senhor est fazendo? isto que farei. (Veja Joo

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

5:19-20). Deus quer Se mover com Sua Igreja. Quando foi que voc se sentiu to faminto por Deus, que sua fome o consumiu a ponto de voc no mais se importar com o que as pessoas pensassem de voc? Eu o desafio a esquecer cada perturbao, cada opinio e pense: O que est sentindo, agora, enquanto l sobre como Deus tomou estas igrejas? Voc est passando por cima disto? O que est embaraando seu corao? Voc no sente o despertar daquela fome que pensou estar esquecida? Quando foi que voc sentiu o que est sentindo agora? Levante-se e busque a presena de Deus. Seja um caador de Deus. No estou falando daquela animao tpica do louvor e da adorao. Sabemos muito bem como conduzir a msica de forma que tudo esteja maravilhoso, o acompanhamento esteja espetacular e tudo parea perfeito. Mas no disto que estou falando e no isso que est causando esta fome em voc agora. Estou falando da fome pela presena de Deus. Eu disse uma fome pela presena de Deus. Sem muita cerimnia gostaria de dizer que, na verdade, a Igreja tem vivido por tanto tempo em uma presuno e uma justia prpria que cheira mal diante de Deus. Ele no pode nem olhar para ns em nosso estado presente. Da mesma forma que voc ou eu nos sentimos embaraados em um restaurante ou em um supermercado, quando vemos os filhos de algum pintando o sete, Deus sente o mesmo sobre a nossa justia prpria. Ele est incomodado com nosso farisasmo. No estamos to juntos quanto pensamos estar. O que pode nos mover para o centro do plano de Deus? O arrependimento.

Naqueles dias apareceu Joo Batista, pregando no deserto da Judia, e dizia: Arrependei-vos, porque est prximo o reino dos cus. Pois este o referido por intermdio do profeta Isaas: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. (Mateus 3.1-3.)
O arrependimento prepara o caminho e endireita as estradas do nosso corao. O arrependimento eleva os lugares baixos e rebaixa todos os lugares altos de nossas vidas e das famlias crists. O arrependimento nos prepara para a presena de Deus. Na verdade, voc no pode viver na presena do Pai sem arrependimento. O arrependimento nos permite buscar Sua presena. O arrependimento constri a estrada para que voc alcance a Deus (ou para que Deus alcance voc!). Pergunte a Joo Batista. Quando ele construiu a estrada, Jesus veio andando. Este o ponto fundamental do que tenho para dizer: Quando foi que

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

voc disse: Estou indo para Deus? Quando foi que voc deixou tudo de lado, todas as suas ocupaes e correu na estrada do arrependimento para buscar a Deus?

No uma questo de orgulho, mas de fome.


Eu costumava procurar por grandes multides e bons sermes para pregar, tentava fazer grandes obras para Deus. Meus esquemas ainda no haviam se desmoronado. Agora, eu sou um caador de Deus. Nada mais importa. Digo a voc, como seu irmo em Cristo, que o amo, mas amo mais a Deus. No me preocupo com o que outras pessoas ou ministros pensam sobre mim. Estou indo atrs de Deus. No uma questo de orgulho, mas de fome. Quando voc buscar a Deus com todo seu corao, alma e corpo, Ele se voltar para encontr-lo e voc sair desta experincia desmoronado aos olhos do mundo. Aquilo que bom tem sido inimigo do que melhor. Eu o desafio agora, enquanto l estas palavras, a deixar seu corao ser quebrado pelo Esprito Santo. hora de voc santificar sua vida. Pare de assistir ao que voc costuma assistir; pare de ler o que voc costuma ler, se isto tem lhe tomado mais tempo do que a leitura da Palavra de Deus. Ele deve ser sua maior fome e mais urgente. Se voc est contente e satisfeito, ento eu o deixarei, e voc pode, seguramente, largar este livro de lado, agora, e nunca mais o incomodarei. Mas se voc est faminto, tenho uma promessa do Senhor para voc. Ele disse: Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero fartos (Mateus 5.6).

Nunca estivemos famintos


Nosso problema que nunca estivemos realmente famintos. Temos permitido que as coisas deste mundo preencham nossas vidas e saciem nossa fome. Temos ido a Deus semana aps semana, ano aps ano, simplesmente para que Ele preencha pequenos espaos vazios. Eu digo a voc que Deus est cansado de estar em segundo lugar em nossas vidas. Ele est cansado at mesmo de ser o segundo na programao e na vida da igreja! Tudo de bom, incluindo as coisas que sua igreja local faz - desde alimentar os pobres, resgatar rfos, at o ensino na Escola Bblica Dominical - deveria fluir na presena de Deus. Nossa motivao bsica deveria ser: Fazemos isso por causa de Deus, porque isto est em Seu

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

corao. Se no tomarmos cuidado, podemos ser achados to envolvidos em atividades para Deus, que acabamos nos esquecendo d'Ele. Voc pode estar sendo to religioso, que nunca ser espiritual. No importa o quanto ore. Perdoe-me por dizer isto, mas voc pode estar perdido, sem mesmo conhecer Deus, apesar de manter uma vida de orao. No me importa o quanto voc conhea a Bblia, ou o que voc sabe sobre Deus. Estou perguntando: Voc O conhece! Um marido e uma esposa podem fazer coisas um para o outro sem que, realmente, se amem. Eles podem participar do pr-natal juntos, ter filhos, dividir a hipoteca, mas nunca aproveitar o alto nvel de intimidade que Deus ordenou e designou que houvesse em um casamento (e no me refiro apenas ao relacionamento sexual). Geralmente, vivemos em um plano abaixo daquele que Deus pensou para ns. Ento, quando Ele, inesperadamente, aparece em Seu poder, ficamos chocados. Muitos de ns, simplesmente, no estamos preparados para ver Sua glria encher o templo. O Esprito Santo pode j estar falando com voc. Se voc mal pode conter as lgrimas, deixe-as correr. Minha orao que o Senhor desperte, agora, aquela antiga fome que voc quase esqueceu. Talvez, tempos atrs, voc normalmente se sentia dessa maneira, mas permitiu que outras coisas o preenchessem e tomassem o lugar do seu desejo pela presena de Deus. Em nome de Jesus, liberte-se da religio morta e corra para a fome espiritual neste momento. Eu oro para que voc fique to faminto de Deus, que no se importe com mais nada. Acho que j vejo uma chama... Deus ir inflam-la.

Senhor, queremos somente a Sua presena. Estamos to famintos.

CAPITULO 2

No h po na Casa do Po
Migalhas no cho e prateleiras vazias

A presena de Deus tem deixado de ser prioridade na Igreja moderna. Estamos como padarias abertas, mas que no tm po. Alm disto, no estamos, realmente, interessados em vender po. Apenas gostamos do bate-papo ao redor dos fornos frios e prateleiras vazias. Na verdade, fico imaginando, ser que ao menos sabemos se o Senhor est aqui ou no. E se est, o que Ele est fazendo? Onde Ele est indo? Ou

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ser que estamos preocupados demais em varrer as migalhas imaginrias das padarias sem po?

Ser que sabemos, pelo menos, quando Ele est na cidade?


No dia em que Jesus realizou o que chamamos de Entrada triunfal em Jerusalm, montado em um jumento, Seu trajeto atravs da cidade, provavelmente, o fez passar perto da porta do templo de Herodes. Acredito que o que deixou os fariseus indignados, na passagem registrada em Joo 12, foi a perturbao de seu culto religioso dentro do templo. Posso ouvi-los reclamando: O que est acontecendo? Vocs esto perturbando o sumo sacerdote! No sabem o que estamos fazendo? Estamos tendo um importante culto de orao aqui dentro. Sabe por que estamos orando? Estamos orando pela vinda do Messias! E vocs tm a audcia de fazer este desfile barulhento e nos perturbar?! E quem o responsvel por todo esse tumulto?

Est vendo aquele moo montado no jumentinho?


Eles perderam a hora de sua visitao. O Messias j estava na cidade e eles no sabiam. O Messias passou em sua porta, enquanto estavam l dentro orando para que Ele viesse. O problema era que Ele no veio da forma esperada. Eles no O reconheceram. Se Jesus estivesse em um cavalo branco, ou em uma carruagem real, com soldados sua frente, os fariseus e os sacerdotes teriam dito:' Deve ser Ele. Infelizmente eles estavam mais interessados em ver o Messias derrubar o jugo do Imprio Romano do que o jugo espiritual que se transformara em uma praga entre seu povo. Deus est pronto para Se manifestar, mesmo que precise Se desviar de nossas igrejas para manifestar-Se em bares! Seramos sbios em lembrar que Ele j fez isto antes, ao se desviar da elite religiosa para jantar com os pobres, os profanos e as prostitutas. A Igreja do Ocidente e a Igreja Americana, em particular, tm exportado seus programas sobre Deus para o mundo inteiro, mas hora de aprender que tais programas no significam avano espiritual. O que precisamos da presena de Deus. Precisamos t-la, no importa o que acontea, de onde venha ou o quanto custe. E o Senhor quer vir, mas do Seu jeito, no do nosso. At que Ele venha, a ausncia de maravilhas vai assombrar a Igreja. Podemos estar aqui dentro orando para que o Senhor venha enquanto Ele passa l fora. Pior que isto, os que esto aqui O perdem enquanto os que esto do lado de fora marcham com Ele!

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O po escasso em tempos de fome. Nos dias em que julgavam os juizes, houve fome na terra; e um homem de Belm de Jud saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belm de Jud; vieram terra de Moabe e ficaram ali. Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome duma Orfa e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. Morreram tambm ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido. Ento, se disps ela com suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe po. (Rute 1.1-6.) H uma razo para que as pessoas deixem a Casa do Po
Noemi, seu marido e seus dois filhos saram de casa e foram para Moabe, porque havia fome em Belm. O significado literal do nome hebraico de sua cidade natal, Belm, casa do po. A razo pela qual eles deixaram a casa do po era que no havia po na casa. uma constatao muito simples: Por que as pessoas deixam as igrejas? Porque no h po. O po era parte das prticas do templo tambm, era prova da presena do Senhor: o po da proposio, o po da Presena. O po era o que, historicamente, indicava a presena de Deus. No Antigo Testamento, o po da proposio estava no Santo Lugar. Era chamado o po da Presena (Nmeros 4.7). A melhor traduo para po da proposio seria po da manifestao, ou, em termos hebraicos, po da revelao. Era um smbolo celestial do prprio Deus. Noemi e sua famlia tm alguma coisa em comum com as pessoas que deixam ou evitam nossas igrejas hoje - eles deixaram o lugar onde estavam e procuraram outro onde pudessem encontrar po. Posso dizer-lhe porque as pessoas esto se dirigindo aos bares, clubes e aos mdiuns carssimos. Esto tentando se arranjar e sobreviver porque a Igreja as tm frustrado. Elas procuraram, seus pais e amigos procuraram e comunicaram que o armrio espiritual est vazio. No h nada na despensa, nada alm

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

de prateleiras vazias, gavetas cheias de receitas para po, fornos frios e empoeirados. Temos, falsamente, anunciado que h po em nossa casa. Mas quando vem a fome, tudo que fazemos sair em busca das poucas migalhas dos avivamentos passados. Falamos sobre o que Deus fez e onde Ele esteve, mas podemos dizer muito pouco sobre o que Ele est fazendo entre ns hoje. E a culpa no de Deus, nossa. Temos somente os vestgios do que j se foi - um resduo da glria em extino. E, infelizmente, conservamos o vu do sigilo sobre este fato, da mesma forma que Moiss manteve o vu sobre sua face depois que o brilho da glria se extinguiu. Camuflamos nosso vazio assim como fazia o clero nos dias de Jesus, mantendo o vu no lugar tradicional, mesmo no estando mais a arca da aliana por detrs dele. Deus tambm precisa rasgar o vu de nossa carne para revelar nosso vazio interior. E uma questo de orgulho - apontamos orgulhosamente para onde Deus esteve (preservando a tradio do templo), ao mesmo tempo em que negamos a irrefutvel e manifesta glria do Filho de Deus. Os religiosos do tempo de Jesus no queriam que o povo percebesse que no havia glria atrs de seu vu. A presena de Jesus representava problemas. Os religiosos pragmticos se acham no dever de preservar o local onde Deus esteve, ainda que isto implique a sua privao do local onde, de fato, Deus est! O homem que tem uma experincia nunca ficar merc daquele que s tem argumentos, ... uma cousa eu sei: Eu era cego, e agora vejo! (Joo 9.25b). Se pudermos conduzir as pessoas presena manifesta de Deus, todos os aparentes edifcios teolgicos construdos de papelo vo se desmoronar. Por que as pessoas dificilmente curvam suas cabeas quando vm a nossas reunies e lugares de adorao? Para onde foi o temor de Deus?, clamamos como o avivalista A.W. Tozer. As pessoas no sentem a presena de Deus em nossas reunies, porque ela no est l em nvel suficiente para estimular os nossos sensores espirituais. E isto, por sua vez, cria outro problema. Quando as pessoas captam um pouco de Deus, misturado com muito daquilo que no Deus, acabam se tornando resistentes ao que verdadeiro. Ento, quando dizemos: Deus est, realmente, aqui, elas dizem: No, eu estive a, at comprei esta camiseta, e no O encontrei. Realmente, no funcionou para mim. O problema que Deus estava l, mas no havia o suficiente d'Ele! No havia a experincia da estrada de Damasco. No havia o sentimento inegvel e irresistvel de Sua presena. As pessoas tm vindo Casa do Po, freqentemente, apenas para

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

descobrir que aqui existe muito de homens e pouco de Deus. O TodoPoderoso quer restaurar a sensibilidade de Sua magnfica presena em nossas vidas e em nossas igrejas. Cada vez mais, falamos sobre a glria de Deus cobrindo a Terra, mas como ela vai fluir pelas ruas de nossas cidades, se no pode nem mesmo fluir pelos corredores de nossas igrejas? preciso comear por algum lugar, e no ser pelo lado de fora! preciso comear aqui, no templo. Como Ezequiel escreveu: Depois disto me fez voltar entrada do templo, e eis que saam guas debaixo do limiar do templo, para o oriente (Ezequiel 47.1a). Se a glria de Deus no pode fluir pelos corredores do templo, por causa da manipulao humana, Deus ter que se voltar para outro lugar, assim como fez no dia em que Jesus passou pela Casa do Po, que era o templo em Jerusalm. Se no h po na casa, eu no culpo os famintos por no irem at l! Eu mesmo no iria!

Um rumor chega at Moabe


Quando Belm, a Casa do Po, ficou vazia, as pessoas se viram obrigadas a procurar o po da vida em outro lugar. O dilema que elas enfrentaram que as alternativas do mundo podem ser mortais. Como Noemi estava prestes a descobrir, Moabe um lugar cruel. Moabe furtar seus filhos e os sepultar antes do tempo. Moabe separar voc de seu cnjuge. Moabe roubar toda a vitalidade que h em voc. Por fim, tudo que restara a Noemi eram as duas noras apenas. Com nada alm de um futuro sombrio e desastroso fitando a sua face, ela disse: "Vocs no devem permanecer comigo tambm. Eu no tenho mais filhos para dar a vocs." Mas, ento, ela disse: "Ouvi um rumor...". Existe um murmrio que percorre cada comunidade, aldeia e cidade do mundo. Desce pelas encostas, pelas montanhas e lugares onde os homens habitam. o murmrio dos famintos. Se somente um deles ouvisse um boato de que o Po est de volta Casa do Po, a notcia logo se espalharia como uma onda de eletricidade, na velocidade da luz. As novidades sobre o Po correriam de casa em casa, de um lugar para outro instantaneamente. E voc no teria que se preocupar em anunciar na TV ou usar outros meios de comunicao. Os famintos simplesmente ouviriam a notcia:

"No, no uma farsa! difcil de acreditar, mas desta vez no uma propaganda enganosa. E no so migalhas no cho. Realmente existe Po na Casa do Po! Deus est na Igreja!"

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Quando isto acontecesse, seriam tantos os que viriam, que no conseguiramos comport-los todos em nossos templos, no importa quantos cultos tivssemos a cada dia. Por qu? Como? Tudo o que se tem a fazer trazer o Po de volta!

Satisfeitos com migalhas no cho


Podemos desfrutar da presena de Deus muito mais do que temos capacidade de imaginar, mas ficamos to "satisfeitos" com o lugar onde estamos e com o que temos, que no reivindicamos o que h de melhor da parte de Deus. Sim, Ele est se movendo entre ns e trabalhando em nossas vidas, mas temos nos contentado em varrer o cho procura de migalhas, ao invs de ter as abundantes fornadas de po quente que Deus preparou para ns nos fornos dos cus! Ele preparou uma grande mesa cheia de Sua presena nestes dias, e est chamando a Igreja: "Venha e coma!. Ignoramos a chamada de Deus, enquanto, cuidadosamente, contamos nossas migalhas de po dormido. Enquanto isso, milhares de pessoas, fora das quatro paredes de nossas igrejas, esto famintas por vida. Elas esto doentes e saturadas da exibio dos programas feitos por homens. Esto famintas de Deus, no de histrias sobre Deus. Elas querem comida, mas tudo que temos para lhes oferecer so migalhas que sobraram do banquete que um dia esteve nas mos de famintos desesperados, protegidas em vitrines de vidro. por isso que vemos homens e mulheres bem-posicionados socialmente, usando cristais em seus pescoos na esperana de entrar em contato com algo que esteja alm de si mesmos e de sua triste existncia. Ricos e pobres se atropelando em filas para grandes seminrios sobre iluminao espiritual e paz interior, engolindo, passivamente, todo o lixo que lhes est sendo passado como se fosse a ltima revelao do outro mundo. Como pode ser? Isto deveria envergonhar a Igreja! Tantas pessoas machucadas e carentes voltando-se para mdiuns, astrlogos e espritas para obter orientao e esperana em suas vidas! As pessoas, de to famintas que esto, chegam a gastar milhes de dlares na indstria do ocultismo que surge da noite para o dia, manipuladas por falsos adivinhos, que no passam de exploradores oportunistas - at mesmo os verdadeiros mdiuns ou guias, que tradicionalmente exploram o mundo de espritos satnicos, so raros neste grupo. O desespero tanto que elas aceitam as orientaes desses negociantes como se fossem uma viso espiritual. Ah, as profundezas da fome espiritual no mundo! S existe uma razo para que as pessoas estejam to ansiosas por um contato com algo misterioso, oculto, aceitando at falsificaes: elas no sabem onde encontrar O que

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

verdadeiro. A culpa disto s pode recair sobre um lugar. Esta a hora perfeita para que a Igreja do Senhor prevalea. Quero repetir uma das chocantes frases que continuo ouvindo Deus dizer em meu esprito:

Existe mais de Deus na maior parte dos bares do que na maior parte das igrejas.
Nem crentes nem incrdulos sentem necessidade de se prostrarem quando esto em um culto de adorao, e isto no imaginao. Eles no sentem a presena de nada nem de ningum digno de louvor em nosso meio. Por outro lado, se a Igreja se transformasse naquilo que poderia e deveria ser, ento teramos dificuldades para atender demanda de "po" na casa. E quando as pessoas entrassem em nossas igrejas, ningum teria que lhes dizer para "curvarem suas frontes em orao". Elas se prostrariam perante Nosso Santo Deus, sem que qualquer palavra fosse dita. Mesmo os perdidos saberiam, instintivamente, que o prprio Deus havia entrado na casa (1 Co 14:25). Perguntaramos uns aos outros: "Quem ficar responsvel pelos telefones amanh?" sabendo que as linhas estariam ocupadas com pessoas ligando para dizer: "Tenho que ouvir a respeito de Deus!" Por que digo isto? Porque, quando pagam quantias exorbitantes aos mdiuns, as pessoas esto realmente tentando tocar em Deus e encontrar alvio para a dor em suas vidas. Elas s no sabem mais aonde ir. O Rei Saul nos deu o exemplo do errante desesperado que foi cortado da presena de Deus. Quando ele no pde mais alcanar ou "pegar" Deus, ele disse: "Ento, deixe-me achar uma bruxa. Qualquer pessoa! Tenho que ter uma palavra, mesmo que eu tenha que me disfarar e penetrar sorrateiramente pela porta do fundo. Preciso ter acesso ao reino espiritual." (1 Sm 28:7). Existe outro problema com o qual Deus est preocupado e Jesus o revelou quando repreendeu os lderes religiosos de seu tempo:

"Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque fechais o reino dos cus diante dos homens; pois, vs no entrais, nem deixais entrar os que esto entrando." (Mateus 23.13).
J terrvel quando voc mesmo se recusa a ir, mas Deus fica incomodado quando voc pra na porta e impede que outros entrem! Atravs de nossa ignorncia espiritual e nossa falta de apetite, estamos parados na porta barrando os que esto realmente famintos e perdidos. Temos falado que h po quando, na verdade, s existem migalhas de po dormido. Isto tem deixado geraes famintas, desabrigadas e sem outra

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

alternativa, a no ser partir para Moabe. E o preo cobrado em Moabe muito caro: l as pessoas pagam com seus casamentos, seus filhos, suas vidas. Agora, existem rumores de que h po novamente na Casa de Deus. Esta gerao, assim como Rute (que retrata os perdidos), est prestes a acompanhar Noemi, (um retrato dos prdigos), dizendo: "Se voc ouviu que realmente h po l, ento irei com voc. Onde quer que v, eu irei. Seu povo ser meu povo, e o seu Deus ser o meu Deus" (Rute 1.16). Se... realmente existe po. A reputao de Belm (a Casa do Po) estava to prejudicada que Orfa no foi. Quantos, como ela, "no vo" porque a propaganda da Igreja esgota suas energias? Sabe quando que as pessoas se integraro rapidamente Igreja local? No momento em que provarem o po da presena de Deus. Quando Rute ouviu que o po estava de volta em Belm, ela se levantou de sua tristeza para ir Casa do Po.

O que aconteceu com o po?


A placa ainda est l. Ainda levamos as pessoas s nossas igrejas e mostramos a elas os fornos onde costumvamos assar o po. Os fornos ainda esto no lugar e tudo mais, mas o que encontramos so migalhas da ltima visitao e da ltima grande onda de avivamento, sobre a qual os nossos antecessores nos contaram. Agora nos limitamos a ser meros pesquisadores daquilo que esperamos experimentar um dia. Estou, constantemente, lendo sobre avivamento. Um dia desses, Deus me assegurou: "Filho, voc est lendo sobre isto porque no teve ainda uma experincia para escrever. Estou cansado de ler sobre as ltimas visitaes de Deus. Quero que Deus se manifeste em algum lugar da minha existncia para que, no futuro, meus filhos possam dizer: "Estivemos l. Ns sabemos: verdade!" Deus no tem netos. Cada gerao deve experimentar Sua presena. O conhecimento no deveria tomar o lugar da experincia.

Os efeitos do po de volta ao seu lugar


Duas coisas acontecem quando o Po da presena de Deus restaurado na Igreja. Noemi foi a prdiga que deixou a Casa do Po quando a mesa ficou vazia. Entretanto, quando ouviu que Deus havia restaurado o Po em Belm, a Casa do Po, rapidamente retornou. Os prdigos voltaro de Moabe, quando souberem que o Po est de volta em casa e no viro sozinhos. Noemi voltou Casa do Po acompanhada de Rute, que nunca havia estado l antes. Aqueles que nunca vieram, viro. Como resultado,

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Rute tornou-se integrante da linhagem messinica de Jesus, quando ela se casou com Boaz e lhe deu um filho chamado Obed, que foi o pai de Jess, o pai de Davi. A futura realeza conta com as nossas aes que sero desencadeadas por causa da fome de po. O avivamento, tal como o conhecemos agora, simplesmente a "reciclagem" dos salvos para que permaneam "acesos". Mas a prxima onda de avivamento verdadeiro trar os perdidos para a Casa do Po. Pessoas que nunca adentraram as portas de uma igreja na vida, quando ouvirem que realmente h Po na casa, viro correndo atrs do cheiro de po quente dos fornos dos Cus! Estamos, freqentemente, to saciados e satisfeitos com outras coisas, que insistimos em nos contentar com migalhas de po dormido. Estamos felizes com nossa msica do jeito que . Estamos felizes com nossas reunies de "restaurao". J hora de termos o que costumo chamar de "insatisfao divina". No estou feliz. Ser que posso dizer isto e no ser julgado? Quero dizer com isto que, embora tenha participado do que alguns chamariam de avivamento, ainda no estou feliz. Por qu? Porque sei o que mais pode acontecer. Posso pegar Deus. Sei que existe muito mais do que temos visto ou esperado e isto tem se transformado em uma santa obsesso para mim. Eu quero Deus. Eu quero mais d'Ele.

A soluo parece ser que haja menos de mim


O plano satnico consiste em nos manter to cheios de lixo, que no tenhamos fome de Deus, e isto tem funcionado muito bem por sculos. O inimigo tem nos feito acostumar a sobreviver em uma prosperidade terrena, porm, em uma mendicncia espiritual. Dessa forma, basta uma migalha da presena de Deus para que nos demos por satisfeitos. Mas existem aqueles que no se contentam mais com migalhas. Querem Deus e nada mais. Falsificaes no lhes satisfazem ou interessam; querem o po verdadeiro. A maior parte, entretanto, mantm suas vidas to tomadas de "sobras" para a alma e banquetes para a carne, que no sabem o que estar realmente faminto. Voc j viu pessoas famintas? Quero dizer, pessoas realmente famintas? Se pudesse vir comigo em uma viagem Etipia ou a outra localidade assolada pela fome, veria o que acontece quando sacos de arroz so colocados no meio de pessoas realmente famintas. Elas aparecem de todos os lugares em questo de segundos. Muitos de ns comemos antes de irmos para o culto, por isso, quando vemos o po sobre o altar, no nos sentimos estimulados. Mas, quando Deus me disse, certa manh, para

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

pregar sobre o po, Ele disse tambm: "Filho, se eles estivessem fisicamente famintos, no agiriam da mesma forma" (Curiosamente, naquela manh, um intercessor sentiu-se constrangido a assar po e o pastor foi divinamente compelido a coloc-lo sobre o altar!). Nasceu, naquele dia, uma fome pelo po da presena de Deus, estimulada pelos cus. Este o po que tem operado cura, restaurao e fome de avivamento por todo o mundo. A Bblia diz:

"Desde os tempos de Joo Batista at agora o reino dos cus tomado por esforo, e os que se esforam se apoderam dele." (Mateus 11.12)
Isso no soa, de alguma maneira, como uma descrio nossa? Tornamo-nos to inertes na igreja, que temos nosso prprio manual de aes "politicamente corretas" e de regras de etiqueta. Porque no queremos nos parecer radicais demais, alinhamos as cadeiras em fileiras muito bem arranjadas e esperamos que nossos cultos sejam igualmente lineares e previsveis. Precisamos ficar desesperadamente famintos por Deus e, literalmente, nos esquecermos das "boas maneiras"! A aparente diferena entre um louvor litrgico e um louvor "carismtico" que o programa de um impresso e o outro memorizado. Geralmente j sabem quando "Deus" vai falar! Todas as pessoas do Novo Testamento que "esqueceram suas boas maneiras" receberam algo de Deus. No estou falando da indelicadeza propriamente dita, mas da indelicadeza que brota do desespero! Voc se lembra daquela mulher atormentada por uma hemorragia incurvel, que, com dificuldade, abriu caminho em meio multido para tocar a orla das vestes do Senhor? (Mt 9:20-22). E quanto impertinente mulher canania que no parava de implorar que Jesus libertasse sua filha endemoninhada em Mateus 15.22-28? Embora Jesus a tenha humilhado, dizendo: "No bom tomar o po dos filhos e lan-lo aos cachorrinhos" (Mateus 15.26b), ela persistiu. E foi to indelicada, to incmoda (ou simplesmente to desesperadamente faminta por po), que replicou:

... Sim, Senhor, porm os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. (Mateus 15.27).
Muitos de ns, por outro lado, vamos a nossos pastores e dizemos: "Oh, pastor, ser que poderia, por favor, orar por mim e me abenoar?" Se nada, realmente, acontece, simplesmente damos de ombros e dizemos: "Bem, acho que vou comer ou ento relaxar", ou: "Vou para casa e aplacar

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

a minha fome interior com comida carnal e entretenimento." Para ser honesto, espero que Deus incomode homens e mulheres em Sua Igreja e os torne to obcecados com o po da Sua presena, de forma que no parem mais. E, quando isto acontecer, no vo querer somente o "por favor, me abenoe". Vo querer a manifestao da presena de Deus, no importa o que custe ou quo inslitos possam parecer. Podero parecer rudes ou indelicados, mas no se importaro mais com a opinio de homens, somente com a vontade de Deus. Podemos dizer que a Igreja, de modo geral, no tem dado lugar a pessoas assim. Um dos primeiros passos para o avivamento real reconhecer que voc est em estado de decadncia. Esta no uma tarefa fcil em face da nossa aparente prosperidade, mas precisamos dizer: "Estamos em decadncia. No estamos mais vivendo nossos melhores momentos." Ironicamente, nos encontramos na clssica situao descrita no livro A Tale of Two Cities (Uma histria de duas cidades), de Charles Dickens: "Foram os melhores momentos, foram os piores momentos". Em termos econmicos, talvez, sejam estes os melhores momentos, mas, como um todo, a Igreja no est se movendo sobre uma onda de prosperidade espiritual. Qual foi a ltima vez que sua sombra curou algum? Qual foi a ltima vez que sua presena, em algum lugar, tenha levado as pessoas a dizerem: "Tenho que me reconciliar com Deus"? Onde esto os futuros Finneys e Wigglesworths, homens que incendiaram sua gerao atravs do poder do Esprito Santo? Maravilhas provenientes de Deus faziam parte do cotidiano deles. Conheo um pastor na Etipia que certa feita estava ministrando um culto, quando homens do Governo Comunista o interromperam, dizendo: "Estamos aqui para acabar com esta igreja." Eles j tinham tentado de tudo sem sucesso. Ento, naquele dia, agarraram a filha de trs anos do pastor e a arremessaram pela janela do templo vista de todos que ali estavam presentes. Os comunistas pensaram que esta violncia acabaria com aquela igreja, mas a esposa do pastor desceu, colocou seu beb morto nos braos, retornou ao seu lugar na primeira fila, e a adorao continuou. Como conseqncia da fidelidade deste humilde pastor, quatrocentos mil crentes fiis destemidamente compareceram em suas conferncias bblicas na Etipia. Certa vez, meu pai, lder nacional de uma denominao pentecostal nos Estados Unidos, estava conversando com este pastor. Meu pai sabia que ele morava em meio a uma horrvel misria na Etipia e cometeu o erro de tentar mostrar um pouco do que ele pensava ser considerao. Ele disse ao pastor etope: "Irmo, temos orado por vocs, por causa de sua pobreza."

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Este humilde homem voltou-se para meu pai e disse: "No, voc no compreende. Ns que temos orado por vocs, por causa de sua prosperidade." Meu pai ficou confuso, mas o pastor etope explicou: "Ns oramos pelos americanos, porque muito mais difcil para vocs estarem onde Deus quer, em meio prosperidade, do que para ns em meio pobreza." A maior artimanha que o inimigo tem usado para roubar a vitalidade da Igreja acenar-lhe com a bandeirinha da prosperidade. No sou contra a prosperidade. Seja to prspero quanto voc deseja, mas busque Deus ao invs de buscar a prosperidade. Veja bem, muito fcil comear buscando a Deus e se desviar para outra coisa. No seja assim! Seja um caador de Deus e ponto final! (Nota do autor: Ao utilizar a expresso caando Deus, quero me referir nossa busca por Deus como Senhor e razo principal da nossa existncia ps-salvao. No quero dizer que somos salvos pelas nossas obras. A salvao a graa obtida atravs do sacrifcio de Jesus na cruz e Sua ressurreio. Embora possa parecer bvio para alguns leitores, considerei importante incluir este esclarecimento. Para aqueles que queiram maior aprofundamento quanto ao assunto, recomendo o livro The Pursuit of God, (A busca de Deus) de A. W. Tozer).

E se Deus realmente Se revelasse em sua Igreja?


Se Deus realmente se revelasse em sua Igreja, posso assegurar que aqueles "rumores dos famintos", em sua cidade ou regio, espalhariam a notcia rapidamente! Antes que voc pudesse abrir as portas no dia seguinte, os famintos j estariam em fila por po fresco. Por que no vemos este tipo de reao agora? Os famintos tm sido frustrados. To logo a menor gota da presena de Deus flui em nossos cultos, dizemos ao mundo inteiro: "H um rio da uno de Deus fluindo aqui. Infelizmente, sempre gritamos: "Deus est aqui! E os famintos vm somente para descobrir que super-dimensionamos a realidade e que tudo no passou de propaganda enganosa. Temos falsamente apresentado as gotas da uno de Deus como se fossem um rio poderoso, mas o nico rio que as pessoas encontram entre ns um rio de palavras. Algumas vezes, at mesmo construmos maravilhosas pontes sobre leitos secos! No podemos esperar que os perdidos e feridos venham correndo para nosso "rio" apenas para descobrir que mal existe o suficiente para aliviar um pouco da sua sede, no chega a ser nem um gole da taa de Deus. Dizemos: "Deus est realmente aqui: h comida na mesa", mas toda vez que acreditam, vem-se obrigados a procurar pelo cho meras

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

migalhas do banquete prometido. Nosso passado fala mais alto que nosso presente.

Nada tendes porque...


Em comparao ao que Deus quer fazer, estamos catando farelos, enquanto Ele tem, para ns, um crocante po quentinho, que acabou de sair dos fornos dos cus! Ele no Deus de migalhas e de escassez. Ele est esperando que O busquemos para dispensar pores infinitas de Sua presena. Mas nosso problema foi descrito h muito tempo pelo apstolo Tiago, "Nada tendes, porque no pedis" (Tiago 4.2c). No obstante, o salmista Davi canta, atravs dos tempos, que "sua semente" nunca iria "mendigar o po" (Salmos 37.25). Precisamos compreender que o que ns temos, onde estamos e o que estamos fazendo muito pequeno em comparao ao que Deus quer fazer entre ns e atravs de ns. O jovem Samuel foi profeta numa gerao em transio como a nossa. A Bblia nos diz que cedo, na vida de Samuel, "...a palavra do Senhor era mui rara; as vises no eram freqentes" (I Samuel 3.1b). Certa noite, o sumo sacerdote Eli foi dormir, ele estava to avanado em dias, que mal podia enxergar. Parte do problema na Igreja histrica que nossa viso tem ficado embaada e no podemos ver como deveramos. Estamos satisfeitos em ver a Igreja prosseguindo da mesma forma como sempre foi. Enquanto isso, continuamos na nossa rotina, tateando de um lugar para outro, como se Deus estivesse ainda falando conosco. Mas, quando Ele realmente fala, pensamos que as pessoas esto sonhando. Quando Ele realmente aparece, os olhos embaados no podem v-Lo. Quando Ele realmente se move, relutamos em acreditar por medo de "esbarrarmos" em algo que no seja peculiar penumbra em que vivemos. frustrante quando o Senhor muda de lugar alguma moblia dentro de ns. Dizemos ao jovem Samuel entre ns: "Volte a dormir! Continue fazendo tudo da maneira que lhe ensinei, Samuel! No h nada de errado. Tudo sempre foi assim." No, nem sempre tudo foi desta forma! E eu no estou satisfeito com tudo deste jeito, quero mais! No sei quanto a voc, mas cada banco vazio que vejo na igreja parece clamar: "Eu poderia ser preenchido com alguns cidados de Moabe! Voc no pode colocar algum aqui?" No sei quanto a voc, mas isso alimenta minha santa frustrao, minha insatisfao da parte de Deus.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"...e tendo-se deitado tambm Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lmpada de Deus se apagasse, o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel. Este respondeu: Eis-me aqui." (1 Samuel 3.3-4.)
A lmpada de Deus estava fraca e prestes a se apagar, mas isto no chamou a ateno de Eli: ele j vivia em um permanente estado de penumbra. O jovem Samuel, entretanto, disse: "Ouo algo." J tempo de admitir que a lmpada de Deus est se apagando. Sim, ainda est queimando, mas as coisas no esto como deveriam estar. Olhamos para esta pequena chama lanando uma luz fraca, aqui e ali, e dizemos: "Oh, o avivamento!" Pode at ser, para alguns que conseguem chegar bem perto para ver, mas e quanto queles que esto distantes? E aqueles que esto perdidos e que nunca leram nossas revistas, assistiram a nossos programas de televiso ou ouviram as nossas fitas de estudo? Precisamos que a luz da glria de Deus brilhe o bastante para que possa ser vista distncia. Em outras palavras, tempo de a glria de Deus, a luz de Deus, extrapolar os limites da Igreja e iluminar nossas cidades! (Veja Mateus 5:15). Creio que o Senhor est prestes a manifestar "aquele que abrir caminhos" (Miquias 2.13) e que, literalmente, ir fender os cus, para que todos possam comer na mesa de Deus. Antes que isto acontea, as fontes do grande abismo (Veja Gnesis 1:8; 7:11) devem ser rompidas. J tempo de alguma igreja, em algum lugar, parar de tentar ser "politicamente correta" e abrir os cus, para que o man possa cair e alimentar a fome espiritual da cidade! J hora de fendermos os cus e aliviar a agonia dos que esto famintos, para que a glria de Deus comece a brilhar em nossa cidade. Mas a verdade que no podemos ver nem mesmo uma simples gota fluir pelos corredores, muito menos a glria de Deus fluir pelas ruas, e isto porque no estamos realmente famintos. Estamos como os crentes da Igreja de Laodicia (Apocalipse 3.17), satisfeitos e contentes.

Pai, eu oro para que o Esprito incomode nossos coraes e nos transforme em guerreiros da adorao. Oro para que no paremos at que vejamos uma rachadura nos cus e eles se abram. Nossas cidades e naes precisam do Senhor. Ns precisamos do Senhor. Estamos cansados de procurar migalhas no cho. Mande-nos po quente dos cus, mande-nos o man de Tua presena...

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

No importa o que voc precise ou o que falte em sua vida - o que voc realmente precisa de Deus. E para t-Lo, precisa estar faminto. Oro para que Deus lhe faa sentir fome, para, assim, qualificar voc promessa de abastana. Jesus disse:

"Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, pois sero saciados." (Mateus 5.6)
Se pudermos ficar famintos, ento Ele poder nos santificar. Ele colocar os pedaos de nossa vida no lugar. Mas a nossa fome a chave de tudo. Ento quando voc se encontrar procurando migalhas no cho da Casa do Po, ore: "Senhor, desperte em mim uma fome incontrolvel!"

CAPITULO 3

Sei que h mais


Redescobrindo a presena de Deus

No sei quanto a voc, meu amigo, mas existe uma paixo ardente em meu corao que sussurra, dizendo-me que existe muito mais do que sei ou conheo, mais do que tudo que j tenho alcanado. Isso me faz "invejar" Joo, que escreveu Apocalipse, e todas as pessoas que vislumbraram o que no deste mundo e viram coisas com as quais somente tenho sonhado. Sei que existe "mais", sei porque existem aqueles que experimentaram isto e nunca mais foram os mesmos. Caadores de Deus! Minha orao : Quero ver-Te assim como Joo Te viu, Meu Senhor! Em todas as leituras e estudos bblicos que j fiz, jamais encontrei uma pessoa que realmente tenha experimentado um encontro com Deus e depois tenha se desviado ou se rebelado contra Ele. Uma vez que voc experimente o Senhor em Sua glria, no h como virar as costas ou esquec-Lo. Isto muito mais do que simples argumentos, teorias ou doutrinas, experincia. por causa disto que o apstolo Paulo disse: "...sei em quem tenho crido..." (2 Timteo 1.12b). Infelizmente, muitas pessoas na Igreja diriam: "Eu sei coisas a respeito de quem tenho crido." Isto significa que nunca encontraram Deus em Sua glria.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

As pessoas que vm s nossas igrejas tm experimentado mais um encontro com homens e seus cerimoniais, que um encontro com Deus e Sua inesquecvel majestade e poder. As pessoas precisam ter uma experincia como aquela que Saulo teve na estrada de Damasco, onde encontrou-se com o prprio Deus (Atos 9:3-6). Tal experincia evidencia a diferena entre a onipresena de Deus e a presena manifesta de Deus. O termo "onipresena" de Deus refere-se ao fato de que Deus est em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele aquela "partcula" do ncleo atmico que os fsicos nucleares podem rastrear mas no podem ver. O Evangelho de Joo aborda esta qualidade divina quando diz: "...e sem ele nada do que foi feito se fez" (Joo 1.3). Deus est em tudo e em todos os lugares. Ele essncia de tudo que existe, o vnculo que mantm unidos todos os componentes do Universo e que sustenta a integridade de cada um destes componentes! Isto explica porque as pessoas podem estar em um bar, embriagadas, e, de repente, sentirem o convencimento vindo do Esprito Santo, sem que haja por ali um pastor, alguma msica evanglica ou qualquer outra influncia crist. Deus est ali no bar com aquela pessoa. E ela, com a mente entorpecida pelo lcool, perde suas inibies para com Deus. Infelizmente, no uma deciso baseada na vontade que move essas pessoas para Deus. Tal atitude fruto da fome de seus coraes. Suas "mentes" esto entorpecidas e seus coraes famintos. To logo a "mente" se recupere, elas retornam ao estado inicial, no foi um encontro vlido, a vontade no foi quebrantada. Eis a receita para a misria: um corao faminto, uma cabea (mente) orgulhosa e uma vontade no quebrantada (insubmissa). Agora, se Deus pode fazer isto em um bar, por que nos surpreendemos com todas as outras coisas que Ele pode fazer "por Si mesmo"? Muitas pessoas que no foram criadas na igreja dizem que, na primeira vez que sentiram o toque do Esprito, no estavam em um culto. Tudo isto ilustra os efeitos da onipresena de Deus, o Seu atributo de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

A manifestao da presena de Deus


Embora Deus esteja presente em todos os lugares ao mesmo tempo, h momentos em que Ele concentra a essncia de Seu ser em um local especfico. o que muitos chamam de "presena manifesta de Deus". Quando isto acontece, h uma forte convico de que o prprio Deus "Se fez presente" em nosso meio. Podemos dizer que, embora Ele esteja em todos os lugares todo o tempo, existem momentos especiais em que Ele est mais "aqui" do que "ali". Por alguma razo divina, Deus escolhe

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

concentrar-Se ou revelar-Se de uma maneira mais forte em um determinado tempo ou lugar. Teologicamente falando, talvez este conceito possa perturb-lo. Talvez voc esteja pensando: Espere um momento. Deus est sempre aqui. Ele onipresente. Sim, verdade, mas, ento, por que Ele disse: "...se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar Minha face.."? (2 Crnicas 7.14). Se eles j eram o povo de Deus, qual outra instncia de Sua presena deveriam buscar? A face de Deus! Por qu? Porque o favor do Senhor flui para onde quer que esteja voltada a Sua face. Voc pode ser filho de Deus e ainda no ter Seu favor, assim como um filho pode ser desfavorecido, sem ser renegado. A expresso usada no versculo muito interessante. Deus disse a Seu povo, que se eles buscassem Sua face e se "convertessem de seus maus caminhos", ento, Ele no s ouviria as suas oraes, como tambm sararia a sua terra. Como podemos ser povo de Deus e ainda permanecermos em maus caminhos? Talvez nossos maus caminhos expliquem o fato de estarmos satisfeitos somente com a proximidade de Deus ao invs de desfrutarmos de Sua presena. Sabe o que vai fazer com o favor de Deus se volte para ns? Nossa fome. Devemos nos arrepender, buscar a face do Senhor, e orar: "Deus, volte os Teus olhos para ns, e ns ficaremos na dependncia de Ti."

Guiados pelos olhos de Deus


Frequentemente, os cristos s conseguem se guiar pela Palavra ou pela profecia. A Bblia diz que Deus quer que superemos isso, e alcancemos uma instncia mais elevada, marcada por um maior grau no ternura de corao para com Ele, e por uma maturidade mais profunda, que o permita que Ele venha a nos guiar sob Suas vistas (Salmos 32.8). No tipo de lar em que fui criado, bastava meu pai ou minha me me olhar de certa maneira, que conseguiam o trabalho que queriam de mim. Se eu estivesse "aprontando" alguma, eles no precisavam dizer nada. Os sinais que seu olhar dirigia a mim davam-me as instrues de que eu precisava. Ser que voc ainda precisa ouvir algum trovejar atrs do plpito? Ainda precisa de alguma enrgica profecia para endireitar seus caminhos? Ou voc capaz de ler a emoo de Deus atravs de Sua expresso facial? Voc suficientemente sensvel para que o olhar de Deus o guie e o convena de seu pecado? O que acontece quando Deus olha para voc? Ser que imediatamente voc diz: "No posso fazer isso", "No posso ir por ali", "No posso dizer isto, porque no agradaria a meu Pai"? Pedro foi

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

convencido pelo olhar de Deus, ao ouvir o cantar daquele galo. Por isso, chorou e se arrependeu. Deus est em todo lugar, mas Sua face e Seu favor no esto voltados para todos os lugares. por isso que Ele nos diz para buscar Sua face. Sim, Ele est com voc e seus irmos na hora do culto. Mas, qual foi a ltima vez que, de tanta fome, voc tenha subido no colo do Senhor e, como uma criana, tenha voltado a face do Pai em sua direo? Intimidade: isto que Deus quer. E que a Sua face seja nossa prioridade. Os israelitas se referiam presena manifesta de Deus como a glria SHEKINAH. Quando Davi pensou em trazer de volta a arca da aliana a Jerusalm, ele no estava interessado na caixa de ouro, nem no que havia dentro dela. Ele estava interessado naquela chama azulada que pairava entre os dois querubins sobre o propiciatrio. Era isso que ele queria, porque a chama significava a presena de Deus. E para onde quer que a glria ou a presena manifesta de Deus fosse, haveria vitria, poder e bno. A busca de intimidade traz bnos, mas a busca de bnos, nem sempre traz intimidade. Nosso clamor pela restaurao desta presena em nosso meio. Quando Moiss estava exposto glria de Deus, o reflexo daquela glria fez com que seu rosto brilhasse tanto que, no momento em que desceu do monte, o povo lhe disse: "Moiss, cubra o rosto, porque no conseguimos olhar para voc" (xodo 34.29-35). Qualquer coisa ou pessoa que esteja exposta presena manifesta de Deus, comea a absorver Sua essncia. Voc pode imaginar como era o ambiente na Santo dos Santos? Quanto da glria de Deus foi absorvida por aquelas cortinas, pelo vu e pela prpria arca?

O "status" do lugar onde Deus permanece


Quando Deus comea a manifestar-se em um lugar ou entre um povo, algo fora do comum acontece por causa de Sua presena. Se voc no acredita, pergunte a Jac. Veja como ele fugia de seus problemas. Em um determinado momento, Deus mandou que ele voltasse para Betel, que significa "Casa de Deus". Jac disse, em suma, sua famlia: "Se voltarmos para Betel, edificarei um altar a Deus e estaremos bem" (Gnesis 35.1-3). Ele sabia que a presena do Senhor era contnua em Betel. interessante ler o que aconteceu a Jac e sua famlia quando chegaram a Betel:

"E, tendo eles partido, o terror de Deus invadiu as cidades que lhe eram circunvizinhas, e no perseguiram aos filhos de Jac." (Gnesis 35.5, grifos do autor)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A palavra hebraica para "terror" vem de uma raiz que significa "prostrar-se, ser abatido por violncia, confuso ou temor" Se queremos que o "temor do Senhor" seja restaurado no mundo, ento a Igreja deve voltarse para Betel, o lugar da presena manifesta de Deus.

Trombando com a nuvem


A presena manifesta de Deus continua em um lugar, mesmo quando no h mais ningum por perto. Eu me lembro do dia em que um irmo que fazia parte do corpo administrativo de uma igreja, num dia de semana normal, passou pelo altar, a fim de trocar a gua do batistrio. E desapareceu. Trs horas depois, algum percebeu sua ausncia e, a partir da, comearam a procur-lo. Quando acenderam as luzes do altar, encontraram o homem estirado no lugar onde ele cara, aps chocar-se com a nuvem da presena de Deus. H oportunidades em que uma nuvem da presena de Deus se manifesta de repente, quando o povo santo est adorando-O. Isso causa arrepios. Parece a nvoa da glria de Deus comeando a se condensar e a se solidificar ante os nossos olhos. Eu no consigo compreender isso, mas estou dizendo o que, de fato, acontece. Um dos pastores daquela igreja tinha um cunhado ateu. Na verdade, ele no era s ateu, era um "antievanglico". Era o tipo de pessoa que sempre causava problemas e provocava discusses ferrenhas. Em meio manifestao de Deus, naquela igreja em particular, o tal cunhado telefonou para a esposa do pastor, que era sua irm e lhe disse: "Estou embarcando para a casa de vocs. D para me apanhar no aeroporto? Quero passar uns dois dias com vocs." O pastor sabia que algo estava prestes a acontecer, porque o cunhado nunca fizera isto antes. Quando ele chegou, era bvio que no sabia bem o que estava fazendo ali. E l estavam eles, no carro, tentando manter um dilogo, quando, na verdade, no tinham nada em comum. Conversaram um pouco a respeito do tempo e, depois, entraram num longo e embaraoso perodo de silncio. Quando passaram perto da igreja, o pastor disse: "Esta a igreja. Acabamos de concluir algumas reformas." Como o homem nunca tinha visto a igreja e o pastor entendeu que aquela seria uma boa oportunidade para quebrar aquele silncio incmodo, disse: "Voc no gostaria de entrar e dar uma olhada, gostaria?" Para sua surpresa, a resposta foi: "Sim."

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"No estou pronto para isto"


O pastor estacionou e abriu as portas da igreja. O cunhado estava atrs e, logo aps, a esposa do pastor. Ele abriu a porta e, no momento em que os ps de seu cunhado tocaram o cho da igreja, o homem rompeu em soluos e comeou a chorar e a clamar: "Meu Deus, me ajude! No estou pronto para isto! O que vou fazer?" Ento, ele se agarrou ao pastor e disse: "Diga-me como ser salvo agora!" Ele se contorcia pelo cho e chorava copiosamente. O pastor conduziu seu cunhado a Cristo ali mesmo. O homem estava no cho, com metade do corpo para dentro e metade para fora da igreja. A esposa do pastor pacientemente segurava a porta aberta! Seu irmo ateu teve um encontro com a presena de Deus que ali continuava, como reflexo da manifestao de Sua glria. To logo ele se recuperou, lhe perguntaram: "O que aconteceu com voc?". Ele respondeu: "No sei como explicar. Tudo que sei que, quando estava do lado de fora do prdio, eu era um ateu e no acreditava na existncia de Deus. Mas, quando cruzei aquela porta, O encontrei e sabia que era Deus. Sabia que tinha que me reconciliar, me senti muito mal com minha vida." E completou: "Era como se toda minha fora tivesse sado de mim." O que poderia acontecer em uma cidade ou regio se tal fora da presena de Deus se expandisse alm da rea da igreja?

A uno e a glria
Quando a uno de Deus se reflete sobre a carne humana, faz com que tudo flua melhor. Uma das imagens bblicas mais claras a respeito da uno e de seus propsitos est no livro de Ester. Ester estava sendo preparada para sua apresentao ao rei da Prsia. Foi necessrio um ano de purificao, durante o qual ela se banhava repetidamente em leo perfumado - que curiosamente era feito dos mesmos ingredientes do leo hebreu usado para uno e como incenso. Um ano de preparao para urna noite com o rei! Uma conseqncia lgica que, depois de todos estes banhos com leo perfumado, os homens que se aproximassem de Ester, pensariam ou diriam: "Como voc est perfumada!" E claro que Ester no gastaria tempo com eles, assim como eu e voc no deveramos nos deixar levar pela aprovao dos homens, sabe por qu?

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O propsito da uno no buscar aprovao dos homens, mas do Rei.


A aprovao do Rei muito mais importante. Davi foi ungido por Deus, para depois ser coroado pelo povo. Ele buscou a aprovao de Deus mais do que a dos homens. Ele era um caador de Deus! Temos desonrado a uno de Deus muitas vezes. Nos preparamos para Ele, nos banhamos em Sua doce, perfumada e preciosa uno, e, depois disto, tudo o que fazemos desfilar perante os homens! Acabamos sendo entretidos no caminho para a sala do Rei e nunca chegamos l. Deixamo-nos seduzir por outros amores de pouco valor. Precisamos lembrar que nosso Rei no aceita nada que esteja "manchado ou corrompido". Somente os puros esto aptos a ser admitidos nos aposentos do Rei. Estou dizendo que corrompemos a uno de Deus quando dizemos: "Aquela foi uma boa pregao!" ou: "Aquele louvor estava realmente muito bom!" e damos ao homem a glria e a ateno devidas a Deus - ou ento, buscamos a glria e a ateno vindas de homens. Ns estaramos buscando, assim, agradar carne, mas nunca a Deus. A uno realmente tem maravilhosos efeitos em nossas vidas: ela quebra o jugo da opresso. Mas isto uma conseqncia. Por exemplo: quando me perfumo para minha esposa, fico, como conseqncia, perfumado para todos em redor. Mas o meu propsito estar perfumado para minha esposa, no para os outros! O problema est em querer impressionar outra pessoa, desviando-se do propsito original da uno, que encobrir o odor natural de nossa carne. Enquanto permaneceu na "casa das mulheres", Ester recebeu leos, especiarias e perfumes para purificao. Submeteu-se a um processo destinado a transformar uma plebia em princesa. Mais uma vez, digo: o propsito da uno no fazer com que fiquemos melhores, mais atraentes ou perfumados para os homens, tudo isto conseqncia da uno, cujo objetivo encontrar favor diante do Rei. Nossa carne no cheira bem perante o Senhor, e a uno nos faz aceitveis para Ele. Esse o processo atravs do qual Deus transforma plebias em princesas - ou seja, em noivas em potencial! A uno pode fazer com que louvemos ou preguemos melhor, mas precisamos lembrar que ela - quer venha sobre ns individualmente ou sobre a congregao durante o culto - no o fim, mas somente o incio. Alguns se contentam em passear diante do vu, e, assim, desonram a uno que lhes foi dada. No compreendem que o propsito da uno em nossa vida nos preparar para entrar, ir alm do vu, atingir o lugar onde a glria de Deus permanece continuamente. A sala do Rei, o Santo dos

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Santos, espera pelos ungidos. No Santo Lugar, tudo era impregnado com o leo da uno, at mesmo os trajes dos sacerdotes. Estes, ento, tomavam o incenso modo e ungiam o ambiente.

"Tomar tambm [Aro ou todo que o suceder no sacerdcio] o incensrio cheio de brasas de fogo de sobre o altar, diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromtico bem modo e o trar para dentro do vu. Por o incenso sobre o fogo perante o Senhor, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatrio, que est sobre o testemunho, para que no morra." (Levtico 16.12,13)
Entre as ordenanas do Antigo Testamento, a ltima coisa que o sumo sacerdote fazia antes de entrar no Santo dos Santos era colocar um punhado de incenso (simbolizando a uno) dentro do incensrio, lev-lo atravs do vu e fazer uma densa nuvem de fumaa. Por qu? Para "...cobrir o propiciatrio... para que no morra" (Levtico 16.13b). O sacerdote tinha que fazer fumaa suficiente para encobrir sua carne da presena de Deus. A uno, assim, relaciona-se reverncia. Era por reverncia que se enchia o Santo dos Santos com fumaa. Coberto, o homem demonstrava sua reverncia diante de Deus e podia permanecer na Sua presena e viver. Em outras passagens do Antigo Testamento, Deus saa do Santo dos Santos e fazia sua prpria nuvem, para que os homens no pudessem vLo e perecer. Sob a Antiga Aliana, baseada no sangue dos touros e bodes, o sacerdote executava suas tarefas pelo tato e no por vistas. Andamos por "f", no por vistas! Deus, sei que o Senhor est aqui em algum lugar.

Cultuamos diante do vu e nos recusamos a entrar


A Palavra de Deus nos diz que o vu foi rasgado em dois pedaos quando Jesus Cristo morreu no Calvrio. Atravs de Seu sangue temos livre acesso presena de Deus, somos reticentes em entrar na presena do Senhor. Vez ou outra, algum passa para alm do vu (por descuido), mas logo retorna a seus "passeios". Ficamos animados com a possibilidade de entrarmos na intimidade da glria de Deus, mas nunca consumamos o fato. O propsito da uno nos ajudar a fazer a transio da carne para glria. Gostamos de permanecer na uno, porque nossa carne se sente bem. Por

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

outro lado, quando a glria de Deus se manifesta, nossa carne j no se sente to confortvel. Quando a glria de Deus se manifesta, ficamos como o profeta Isaas. Nossa carne fica to frgil na presena de Deus, que no conseguimos fazer mais nada, a no ser contempl-Lo em Sua glria. Cheguei concluso de que, na presena de Deus, sou um homem sem vocao. Quando Deus manifesta Sua glria, no h necessidade de pregar3. As pessoas so convencidas de seu pecado, da necessidade de arrependimento e de ter uma vida santa diante de Deus. Elas tomam conscincia de que Ele digno de receber louvor e adorao e so tomadas por um desejo de ir alm e conduzir outros presena do Senhor! Jac orou e, literalmente, lutou por uma bno, mas recebeu uma "mudana". Seu nome, seu caminho e seu comportamento foram mudados. Estou convencido de que, algumas vezes, Deus coloca um pequeno sinal de "morte" em nossos corpos (como na coxa de Jac) para trazer uma mudana divina em nossas vidas. Algo morre dentro de ns cada vez que somos confrontados pela glria de Deus. um canal que se estabelece em nosso corpo para a santidade. Assim como brasas vivas foram colocadas nos lbios de Isaas, recebemos o po vivo da presena de Deus e nunca mais somos os mesmos. Quanto mais nossa carne morre, mais nosso esprito vive. Os primeiros seis captulos da profecia de Isaas so dedicados aos "ais". Ele diz: "Ai de mim, ai de voc, ai de todos." Depois que o profeta viu o Senhor no alto e sublime trono, comeou a falar de coisas que s podem ser entendidas no contexto do Novo Testamento. H algo que no mudou: receber a "bno" e ter a coxa deslocada, ou sentir a brasa viva da glria de Deus em nossos lbios carnais ainda nos incomoda. Os sacerdotes sabiam que no podiam brincar com a glria de Deus: era algo para ser levado a srio. Por isto, uma corda era amarrada no tornozelo do sumo sacerdote antes que ele se movesse para alm do vu. Se entrasse na presena de Deus com presuno ou pecado, no voltaria. Ento, teriam que puxar seu cadver para fora do vu e esperar que tudo corresse bem da prxima vez. Deus chama Sua Igreja para experimentar a manifestao de Sua glria. Para obedecermos a este chamado temos que, assim como o sumo sacerdote, estar preparados.

A manifestao exuberante de Deus


Certas pessoas ao longo da histria da Igreja conheceram a fundo a glria de Deus. Smith Wigglesworth, sem dvida, fez parte deste grupo. Uma de suas biografias conta a histria de um pastor que estava determinado a orar com ele. No demorou muito para que o pastor engatinhasse para fora da sala, dizendo, atordoado: Para mim, isso glria

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

demais! Saiba que isto possvel. Voc pode chegar a este ponto, pergunte a Enoque. O resultado final da busca a glria de Deus. E ela que permanece, no os dons dos homens, a uno, ministrios, opinies ou habilidades. Estando na presena manifesta de Deus, embora coisas grandes e maravilhosas aconteam, voc e eu precisamos fazer muito pouco. exatamente quando tentamos "fazer algo", que os resultados so escassos e desprovidos da glria de Deus. Esta a diferena. Outra ilustrao para diferenciar a uno e a glria: quando voc esfrega seus ps no carpete em um dia frio e toca na ponta do nariz de algum, leva um choque. Voc tambm leva um choque se segurar um fio de 220 volts. Em ambos os casos, o poder por trs do choque a eletricidade, ambos partem do mesmo princpio. O primeiro apenas lhe dar um pequeno choque, mas o segundo tem poder para mat-lo instantaneamente ou iluminar uma cidade inteira. Ambos dividem a mesma fonte, mas diferem em poder, propsito e alcance. Se permitirmos que Deus substitua "nossas programaes" com Sua presena manifesta, to logo as pessoas cruzem as portas de nossa igreja, ou quando andarem conosco pelo shopping, sero convencidas do pecado e correro para se reconciliarem com Deus, sem que nenhuma palavra seja dita [Entraremos em maiores detalhes quanto a este assunto no Captulo 8, "O propsito da presena de Deus".].

Ainda no "pegamos" Deus


Precisamos aprender como atrair, recepcionar e entreter a presena exuberante de Deus em nosso meio. Temos que chegar a um ponto em que o mero reflexo do que houve entre ns conduza os perdidos ao arrependimento e converso. Estou faminto por este tipo de expresso de avivamento, mas se no formos cuidadosos deixaremos a chama esvaecer. No estamos conseguindo "deter" a presena de Deus conosco, porque ainda no nos "casamos" com Ele. Deus procura uma noiva sem ruga e sem mancha: Ele j deixou uma noiva no altar e pode deixar outra. Creio que, se for preciso, o Senhor vai acabar com a estrutura que conhecemos como "igreja" para poder alcanar os perdidos. O Senhor no est satisfeito com nossas verses malfeitas de Sua Igreja perfeita. Deus reivindicar a casa que Ele mesmo construiu. Se nosso "elefante branco" ficar no caminho daquilo que Deus quer fazer, Ele no hesitar em removlo. Seu plano alcanar os perdidos e, se Ele no poupou Seu nico Filho para salv-los, no nos poupar tambm. Devemos nos mover de acordo com o que Deus quer fazer. A mesma Bblia que eu e voc carregamos para os cultos, semana aps semana, diz

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

que se nos calarmos, as pedras clamaro5. Se as igrejas no O louvarem e Lhe obedecerem, Ele levantar outras pessoas para fazerem isto. Se no cantarmos a glria de Deus pelas ruas das cidades, ento, Ele levantar uma gerao de "gentios" e revelar Sua glria a eles. O problema que sofremos de uma doena espiritual fatal: relutncia. No estamos famintos o suficiente!

Somente o arrependimento pode nos conduzir a algum lugar


Deus no vai se manifestar ao povo que s busca Seus benefcios. Ele vai se manifestar aos que buscam Sua face. No Antigo Testamento, se algum se recusasse a mostrar o rosto a voc, estaria deliberadamente lhe rejeitando. As antigas ordens da Igreja adotavam prticas similares. Podemos nos gabar de nossas realizaes ou ignorar nossas deficincias. No importa o que faamos: somente o arrependimento vai nos levar a algum lugar com Deus. Deus s vai tornar a Sua visitao em avivamento permanente se voc e eu, com lgrimas e arrependimento, Lhe prepararmos um lugar. O avivamento e a visitao do Senhor no devem ser apenas "momentos". Assim, Ele no ir mais piscar os olhos diante de nossa ignorncia. Ele vai, literalmente, fechar Seus olhos e no olhar em ns para que no acontea que sejamos consumidos por Seu olhar. Deus est farto de vociferar instrues Igreja: Ele quer nos guiar sob Suas vistas. Isto significa que precisamos estar perto d'Ele, perto o suficiente para vermos Sua face. Ele est cansado do vexame de ter de nos corrigir publicamente. Por muito tempo, temos buscado Suas mos. Queremos o que Ele pode fazer por ns, queremos Suas bnos, emoes, arrepios, queremos os peixes e os pes. Todavia, nos retramos diante do chamado a que busquemos Sua face. Se buscarmos a face de Deus, obteremos Seu favor. Temos experimentado a onipresena de Deus, mas agora estamos experimentando a manifestao de Sua presena. Isto, sim, faz cada plo de nosso corpo se arrepiar e pe para correr as foras demonacas. Se voc um pastor e est sob a uno de Deus, prega melhor. Mas debaixo da glria de Deus, tropea, gagueja, no consegue fazer nada. Quando voc dirige o louvor e ungido, canta melhor. Mas sob a glria de Deus, mal pode cantar. Por qu? Porque Deus declarou que carne nenhuma vai se gloriar em Sua presena6. Isto no significa que voc seja uma m pessoa ou que viva em pecado. Significa que voc simplesmente carne e sangue diante da presena do Todo-Poderoso. Lembra o que aconteceu na dedicao do templo de Salomo? O sacerdote no pde

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ministrar7. Creio que ele no foi impedido de ministrar a bno, mas caiu com o rosto em terra por causa do temor!

Se eu nunca tinha escutado Deus, desta vez sabia que era Ele
Quando a glria do Senhor se manifesta, podemos encontrar pessoas fazendo coisas aparentemente absurdas. Testemunhei isso, noite aps noite, durante cultos em lugares que foram marcados por um "surto" de santidade e glria. Uma senhora disse: "Nunca estive nesta igreja antes. Eu estava determinada a deixar meu marido hoje de manh. Mas, por volta das 19h30 (o culto havia comeado h meia hora), eu estava jantando, quando Deus falou comigo. Eu nunca ouvira Deus falar, mas sabia que, naquele momento, era Ele. E Deus me disse: 'Levante-se agora e v at a Igreja aquele prdio com telhado verde.'" Ela dirigiu-se para o prdio da igreja (com telhado verde) e sentou-se em um dos ltimos bancos. Ento, prostrou-se com rosto em terra, ali mesmo, entre os bancos de trs, e comeou a chorar e a arrepender-se por duas horas. Ningum teve que dizer a ela o que fazer. No havia o que dizer, seu casamento estava salvo.

O avivamento real acontece quando...


Ns no sabemos o que avivamento. Na verdade, no temos a menor idia do que seja o avivamento genuno. O avivamento que pregamos no passa de mensagens em outdoors, faixas que espalhamos pela cidade ou colocamos na entrada de nossas igrejas. Para ns, avivamento um pastor persuasivo, msicas comoventes e a presena de uns poucos amigos que aceitam o convite para ir igreja. No! O avivamento real acontece quando as pessoas esto em um restaurante ou andando pelo shopping e, de repente, comeam a chorar, olham para seus amigos e dizem: "No sei o que est errado comigo, mas sei que tenho que me reconciliar com Deus." O verdadeiro avivamento acontece; quando as pessoas mais "difceis" e "inalcanveis" que voc conhece vm at Jesus. Tais pessoas ainda no foram alcanadas, porque vem em ns pouco de Deus e muito de homens. Tentamos lhes empurrar doutrinas goela abaixo. J imprimimos tantos folhetos que dariam para forrar as paredes de nossas igrejas. Agradeo a Deus pelas pessoas alcanadas atravs de um folheto evangelstico, mas as pessoas no querem doutrinas, no querem folhetos, nem nossos frgeis argumentos: elas querem Deus! Quando que vamos aprender que as pessoas podem ser facilmente persuadidas, mas, com a mesma facilidade, podem tambm se desviar? As

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

pessoas podem ser atradas pela nossa msica, mas s permanecero enquanto gostarem da msica. No devemos concorrer com o mundo nas reas em que ele muito competente, ou at melhor que ns. Mas existe algo com que o mundo no capaz de competir: a presena de Deus. Agora, vou contar-lhe um segredo se voc prometer que vai espalhar. Quer saber quando as pessoas comearo a entrar pelas portas de sua igreja? To logo saibam que a presena de Deus est ali. J tempo de experimentarmos este poder. Deus quer manifestar-se queles que esto famintos. E quando Ele vier, no teremos que colocar anncios no jornal, rdio ou televiso. Tudo que precisamos da presena de Deus e as pessoas viro de longe e de perto, de todos os lugares, a todo instante! Isto no teoria ou fico - j est acontecendo. E tudo comea com o clamor dos famintos: Sei que existe mais...

CAPITULO 4

Os mortos vem a face de Deus


O caminho secreto que nos leva Sua Presena

"Sei que est aqui em algum lugar, estou bem prximo. Deve haver um caminho para chegar at l. Aqui est. Este caminho no parece muito agradvel. um caminho precrio. Deixe-me ver como se chama... Arrependimento. Ser que o caminho este mesmo? Tem certeza de que assim que poderei desfrutar da presena de Deus e de Sua face? Acho que vou perguntar para outra pessoa. Moiss, voc j esteve l, diga-me!"

"Disse o Senhor a Moiss: Farei tambm isto que disseste; porque achaste graa aos meus olhos, e eu te conheo pelo teu nome. Ento ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glria. [Respondeu-lhe:] No me poders ver a face, porquanto homem nenhum ver a minha face, e viver." (xodo 33.17,18,20)
Quando Moiss pediu que Deus lhe mostrasse Sua glria, o Senhor lhe avisou que nenhum homem poderia v-Lo e viver. E esta verdade

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

permanece. Somente os que morrem podem ver a Deus. Existe uma estreita relao entre a glria de Deus e a nossa morte. Quando insistiu em seu pedido, dizendo: "Eu quero, preciso ver", Moiss j tinha em mos o esboo do tabernculo. Ele foi o homem escolhido por Deus para receber os detalhes arquitetnicos do modelo de salvao pr-Calvrio, que veio antes do plano definitivo para resgate do homem. Provavelmente, Moiss olhou para o tabernculo, para a lei, e pensou: "Isso deve ser uma espcie de modelo daquilo que Deus ainda vai fazer. E s um prottipo, uma sombra. Ainda no isto." Creio que ele sabia que os mveis e utenslios do tabernculo tinham um significado simblico. A obra que comeou era grande demais para ser concluda em uma gerao. Por isso, Moiss queria ver o produto final, e pediu: "Mostre-me Sua glria." O Senhor respondeu: "Voc no pode v-La, s os que morrem podem ver Minha face." por isso que gosto de ler a respeito de visionrios intercessores como Aimee Semple McPherson e William Seymour que costumavam passar noites inteiras com a cabea sobre uma caixa de ma intercedendo e orando para que a glria de Deus se manifestasse. Creio que, quando intercessores se levantarem no meio do povo de Deus para clamar por Sua presena, chegar o tempo em que o Senhor finalmente dir: " isto. No vou esperar mais. J est na hora!" Foi isto que aconteceu na Argentina em 1950. Um homem chamado Edward Miller escreveu o livro "Cry for me, Argentina" (Chore por mim, Argentina), no qual ele descreve as origens do avivamento argentino - cuja finalidade era abalar a Amrica do Sul e o mundo. O Sr. Miller est na casa dos 80 anos hoje, e, por mais de quatro dcadas, foi um dos poucos missionrios pentecostais, comprometidos com o evangelho pleno, atuantes na Argentina. Ele conta como 50 alunos do Instituto Bblico Argentino, poca dirigido por ele, comearam a orar e experimentaram a presena e ao do Senhor. As aulas tiveram que ser suspensas, tamanho o comprometimento daqueles jovens com a intercesso por seu pas, a Argentina. Diariamente, durante 49 dias seguidos, eles oraram e intercederam por sua Nao. O pas era um deserto espiritual naquele tempo. O Sr. Miller conhecera somente 600 crentes cheios do Esprito, em todo o pas, durante os anos de governo de Juan Pern. Ele me disse que nunca vira tantas pessoas chorando e clamando, por tanto tempo, daquela maneira. As origens e propsitos daquele clamor s podiam ser espirituais. A verdade que no sabemos muito sobre intercesso nos dias de hoje. Para muitos, interceder significa ficar repreendendo o inimigo, mas no disso que precisamos: s precisamos que o "Pai" se manifeste.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Aquilo s poderia ser descrito como um choro sobrenatural


O Sr. Miller me disse que aqueles jovens intercessores choraram e clamaram sem cessar. Ele mencionou um jovem que encostou a cabea na parede e chorou. Quatro horas depois, suas lgrimas escorriam pela parede. Seis horas se passaram e ele estava sobre uma poa formada por suas prprias lgrimas! Aquele era um clamor sobrenatural, esta era a nica explicao. Eles no estavam simplesmente se arrependendo por algo que tinham feito. Foram movidos pelo Esprito a um "arrependimento vicrio", no qual comearam a arrepender-se por causa de coisas que aconteceram entre outras pessoas em sua cidade, sua regio e em seu pas. O Sr. Miller conta que, no qinquagsimo dia de intercesso contnua perante o Senhor, veio a eles uma palavra proftica: "No chore mais, pois o Leo da Tribo de Jud prevaleceu contra o prncipe da Argentina." Dezoito meses mais tarde, argentinos aglomeravam-se em cultos evangelsticos realizados em estdios de futebol com capacidade para 180 mil pessoas e, mesmo os maiores estdios do pas no eram grandes o suficiente para abrigar as multides. Nunca me esquecerei do que aquele homem me disse: "Se Deus puder contar com pessoas entre Seu povo, em uma determinada regio, que rejeitem o domnio satnico com humildade, quebrantamento, arrependimento e intercesso, ento Ele vai entregar uma "ordem de despejo" ao poder demonaco vigente naquela rea. E quando assim Deus o fizer, veremos a manifestao de Sua glria." Oro para que os cus se abram sobre nossas cidades e nossa nao, para que a glria de Deus se manifeste; que as fortalezas demonacas sejam quebradas e que as pessoas ao nosso redor no possam mais resistir. Como isto pode acontecer? Atravs da manifestao da glria de Deus. Sim, intercessores se levantaro para fechar as portas do inferno e abrir as janelas do cu!

Contentamo-nos em danar ao redor da sara ardente


Quando achamos que o culto foi realmente muito bom, ou quando sentimos o que chamamos de avivamento, logo nos acomodamos, deixamos de lado nossa busca pelo Senhor e danamos ao redor das "saras ardentes" que encontramos. Ficamos to maravilhados com elas que nunca voltamos ao Egito para libertar o povo! Deus est dizendo Sua Igreja que ser abenoado no o suficiente. Receber Sua uno e Seus dons no o suficiente. Eu no quero mais bnos, quero Aquele que abenoa. No quero mais dons, quero Aquele

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

que os concede. "Por acaso voc est dizendo que no cr em dons e que no quer as bnos de Deus?" No! Estou dizendo que, algumas vezes, ficamos to ansiosos para experimentar algo sobrenatural, que nos desviamos do propsito divino. No fique empolgado com o que Deus pode dar, empolgue-se com o que Ele . Meu ministrio exige que eu viaje com freqncia e, quando volto para minha famlia, logo sou bombardeado com perguntas: "O que voc trouxe para mim, papai? Comprou alguma coisa?" Compreendo que normal para as crianas, mas o que realmente quero, aquilo que sonho a cada dia que estou longe, o momento em que minha filha de seis anos vem, carinhosamente, para meu colo sem pensar nos brinquedos que esto na mala. So momentos como estes que tambm ficaro na memria de minhas filhas daqui a alguns anos. Creio nisto, pois os brinquedos logo desaparecem ou so esquecidos em algum lugar. Nosso Pai espera o mesmo. Os caadores de Deus querem Deus! As "coisas" que Deus pode dar no so suficientes para aquele que um homem segundo o corao de Deus (Atos 13.22). Quando Deus se manifesta, geralmente estamos com os olhos no lugar errado, na "mala". Queremos Seus "brinquedos" espirituais (O termo
"brinquedos" foi usado para descrever nossa atitude diante dos dons e bnos de Deus. No estou, de forma alguma, tentando menosprezar seu verdadeiro valor e significado. Deus no nos deu dons to preciosos tais como profecia, discernimento ou cura para que impressionemos a carne ou para que possamos influenciar pessoas. Tais dons nos so dados com o propsito de edificar e equipar o Corpo de Cristo para o trabalho na obra de Deus). Dizemos-Lhe: "Toca-

me, abenoa-me, Pai!" Temos transformado nossas igrejas em "clubes da bno". Em nenhuma passagem bblica o altar o "lugar da bno". O altar s existe com um propsito, pergunte quele cordeirinho que era levado at l. No um lugar de bno, um lugar de sacrifcio, morte. Se admitirmos esta morte, talvez possamos ver a face de Deus.

Por que estamos falando tanto de morte?


No Novo Testamento, morte equivale a arrependimento, quebrantamento e humildade diante de Deus, disto que estou falando. Muitas vezes, parece que no passamos de "simpatizantes" da Palavra de Deus. Dizemos que verdade, mas agimos como se no fosse. E se Deus estiver falando srio? E se somente os mortos puderem ver Sua face? impressionante como aceitamos aquilo que no o que deveria. Estou batendo nesta tecla porque a Igreja corre o srio risco de mais uma vez contentar-se com a "sara ardente", enquanto Deus se manifesta de forma

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

poderosa. Existe um propsito por trs das viglias de orao que esto sendo feitas no mundo inteiro, e no que simplesmente sejamos abenoados. Deus quer abrir os cus sobre nossas cidades para que os perdidos conheam Seu Senhorio e amor. Este o verdadeiro propsito da manifestao de Deus entre os homens. Temos que tirar nossos olhos dos "brinquedos" e fix-los nos propsitos do Senhor... Como Moiss, precisamos clamar: "Obrigado, Senhor, mas no suficiente: queremos mais, queremos ver mais, queremos ver Sua glria. No queremos somente saber onde o Senhor esteve, mas queremos ver para onde o Senhor est indo!" isto que estou buscando. S quero saber para onde Deus est indo, para que eu possa estar por perto. Ele soberano em Suas escolhas quanto a lugares. Ningum risca um fsforo para acender a sara. S Deus pode fazer isto. A parte que nos cabe vagar pelo deserto at encontrarmos o lugar certo e, ento, lembrarmos de tirar os sapatos diante da terra santa.

J posso sentir a fumaa no ar...


Algumas vezes vou a lugares onde posso sentir o cheiro de fumaa no ar... o cheiro daquelas folhas que ardem e no se queimam. Parece que estamos perto do lugar onde Deus nos mostrar Seu propsito por trs de tudo isto. Muito do que temos visto at agora a renovao da Igreja. Talvez avivamento no seja a melhor definio para o que estamos vendo, pois traz a idia de algo que no tinha vida. No tenho palavras para conceituar ou descrever o que Deus est prestes a fazer. Como voc poderia descrever um maremoto? Como falar do que Deus pode fazer com Sua indizvel graa e poder? A forma como Deus tratou com Nnive o modelo bblico com o qual eu sonho. Desejo ver uma onda do poder de Deus varrendo a cidade, arrastando toda arrogncia humana e deixando para trs nada menos que uma trilha de arrependimento e quebrantamento. Estou faminto por um avivamento como o descrito em Jonas, quando uma cidade inteira se rendeu em arrependimento e jejum . Este tipo de avivamento deveria ter acontecido em Nazar, mas no aconteceu. Nazar teria sido um excelente lugar porque teve o melhor pregador que j existiu. Jesus levantou-se na sinagoga de Nazar e declarou: "O Esprito do Senhor est sobre mim..." E leu diante deles o que faria -curar os doentes, abrir os olhos dos cegos, libertar os cativos - mas a

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

incredulidade do povo nazareno se colocou como obstculo. Precisamos atentar para esta triste histria, pois Nazar era o "cenrio bblico" no tempo de Jesus, era um bom lugar para que o avivamento ocorresse [No podemos nos deixar levar pela aparncia de um lugar ou de um povo.]. No me importo com aparncias: somente Deus conhece Seus planos para o futuro. Muitos cristos logo descartam metrpoles como Los Angeles, Nova Iorque, Detroit, Chicago ou Houston. Los Angeles o abrigo de milhares de lugares pornogrficos e tambm da indstria cinematogrfica de Hollywood. Nnive talvez fosse o lugar menos provvel para um avivamento naqueles dias! Nem precisamos mencionar as cidades de Xangai, Nova Deli, Calcut, Rio de Janeiro... a lista enorme! Mas, se algum puder encontrar o interruptor, a glria de Deus vai inundar estas cidades. assim que deve ser, pois a Palavra nos diz que a "glria do Senhor encher toda a terra"! (Nmeros 14.21).

Sou um defunto ambulante


S os que morrem podem ver a face de Deus. Quando voc penetrar alm do vu, diga: "No estou vivo, sou um morto ambulante." Quando um condenado pena de morte comea sua caminhada final em direo sala de execuo, antes que a porta do corredor se feche, um dos guardas grita: "Defunto ambulante", para que todos saibam que algum est em seus ltimos instantes de vida na terra - todos ficam imveis em respeito quele momento. O homem est vivo, mas por pouco tempo. Quando ele chega cmara de execuo, o fim. assim que o cristo, como descrito em Romanos 12.1: defunto ambulante. Quando os sacerdotes amarravam uma corda no tornozelo do sumo sacerdote, e este olhava para o espesso vu que o separava do Santo dos Santos, sabia que era um defunto ambulante. Ele sairia com vida, exclusivamente, pela graa e misericrdia de Deus. Aproximar-se da glria de Deus: este um assunto delicado e mal compreendido nos dias de hoje. Dizemos: "A glria de Deus est neste lugar", mas, na verdade, no est. A uno est presente, talvez uma poro da luz do Senhor esteja ali. Mas, se a glria de Deus se manifestasse em toda a sua plenitude, estaramos todos mortos. As montanhas se derretem na presena de Deus: quanto mais a carne do homem! Falhamos em no compreender a glria de Deus (talvez no tenhamos capacidade para isto). O apstolo Paulo disse: "...a fim de que ningum se vanglorie na presena de Deus" (1 Corntios 1.29). Se a carne estiver presente, quando a glria de Deus se manifestar, ter que morrer, pois nada pode sobreviver diante Desta presena. Somente quando sua carne estiver "morta", poder a pessoa permanecer na presena de Deus.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Apenas os que morrem podem ver Sua face.

"No sei se voltarei"


Uma vez por ano, o sumo sacerdote de Israel teria que deixar sua casa e, com o corao apertado, dizer famlia: "No sei se voltarei. No tenho certeza, mas acho que fiz tudo que deveria fazer. Minha estola sacerdotal est em ordem?" Os judeus eram to cuidadosos, que no permitiam que o sumo sacerdote dormisse na noite anterior sua entrada no Santo dos Santos! Os outros sacerdotes o mantinham acordado lendo a lei, para que ele no se contaminasse acidentalmente atravs de um sonho. Quando chegava a hora da verdade, o sumo sacerdote, cuidadosamente, molhava seu dedo no sangue do cordeiro e o colocava na ponta das orelhas e nos polegares das mos e dos ps. Por qu? Simbolicamente, trazendo traos de morte, ele representava um homem morto e, assim, poderia aproximar-se da glria de Deus e sobreviver. Uma vez aplicado o sangue, o sacerdote respirava fundo, dava uma ltima olhada ao redor, checava a corda no tornozelo e tomava o incensrio. Este pequeno recipiente, ligado a uma corrente, tinha brasas quentes em seu interior. O sacerdote tomava um punhado do santo incenso e o colocava sobre as brasas, criando uma espessa nuvem de fumaa perfumada. Ele introduzia o incensrio aps o vu, balanando-o de forma que o Santo dos Santos ficasse completamente coberto pela fumaa. Ento, com muito cuidado, levantava a orla do vu e engatinhava para dentro do Santssimo Lugar com temor e tremor, esperando que pudesse retornar com vida. A melhor forma de entrar no Santo dos Santos de joelhos.

Os sacerdotes da linhagem de Aro sabiam algo que no sabemos


A cobertura de fumaa era o ltimo recurso para proteger a carne do sacerdote de ser consumida pela santidade do Todo-Poderoso. Os sacerdotes da linhagem de Aro sabiam algo a respeito de Deus que precisamos redescobrir hoje. Eles sabiam que Deus Santo, mas o homem, no. Sabiam que a carne "descoberta" morreria instantaneamente ao entrar em contato com a glria de Deus. Embora eles tivessem seguido todos os procedimentos e exigncias, cobrindo a si mesmos com sangue e passado a noite inteira lendo as Escrituras, s penetravam alm do vu quando a fumaa encobrisse tudo. A fumaa estaria suficiente quando nada mais pudesse ser visto. E o sacerdote tinha que executar todas as suas tarefas pelo tato e no pela viso. A cobertura de fumaa era sinal de que

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ele tinha alguma chance de tornar a ver a luz do dia (Levtico 16). Creio que a nuvem de incenso no estava ali para impedir que o homem visse a glria de Deus, mas o contrrio. A Bblia diz em Apocalipse 8.1:

"Quando o Cordeiro abriu o stimo selo, houve silncio no cu cerca de meia hora."
Por que os anjos do cu permaneceriam "mudos" por 30 minutos? No contexto do captulo anterior apresenta-se a viso dos santos, com vestes brancas, diante do prprio Deus. Vir um dia em que nossos corpos mortais se revestiro de imortalidade e este corpo corruptvel se revestir da incorruptibilidade. E mesmo assim, resduo da carne ainda estar l. Creio que quando colocarmos os ps para dentro dos portais celestiais, os anjos permanecero em silncio por meia hora, como se dissessem: "Os remidos esto diante do Santo." Para eles, inconcebvel que a carne possa estar diante da glria de Deus. verdade, mas aquele que tiver sido transformado' pelo processo da morte e ressurreio, atravs do sangue de Jesus, poder fit-Lo. Somente os que morrem podem ver a face de Deus.

A misericrdia de Deus O mantm afastado de ns


a misericrdia de Deus que O mantm afastado de ns. Uma gerao aps outra, os cristos tm orado: "Venha Senhor, aproxime-se!" Creio que a resposta do Senhor tem sido uma faca de dois gumes. Por um lado, Ele nos chama: "Clamem a mim, quero me aproximar." Mas, ao mesmo tempo, Ele detm Sua mo e avisa: "Tenham cuidado, tenham cuidado! Se vamos nos aproximar, certifiquem-se de que a carne esteja morta. Se realmente querem Me conhecer, tudo que se relacione ao pecado deve morrer." Por que Deus requer esta morte? O que h na fumaa do sacrifcio que faz com que Ele nos visite? como se ela fosse um "convite" ao Senhor. Voc pode no compreender, mas a morte esteve presente em cada avivamento na histria da Igreja! Esteve presente nas primeiras reunies de orao na rua Azusa e tambm no Primeiro e no Segundo Grande Despertamento. Frank Bartleman, o pioneiro pentecostal que tomou parte no Avivamento de Azusa Street, disse: "A profundidade de seu arrependimento vai determinar estatura de seu avivamento."

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Quanto mais arrependimento (morte) diante de Deus, mais prximo Ele poder chegar
como se o aroma do sacrifcio fosse o sinal para que Deus pudesse aproximar-se de Seu povo sem consumi-lo por seus pecados. O objetivo de Deus sempre foi a ntima comunho com o homem, a coroa de Sua criao. No entanto, o pecado fez com que esta comunho se tornasse mortfera. Deus no pode aproximar-Se da carne, porque ela exala o cheiro do mundo. Para que Ele chegue perto, a carne tem que morrer. Ento, quando clamarmos para que o Senhor se aproxime, Ele o far, mas nos dir: "No posso chegar mais perto, porque sua carne seria destruda. Quero que voc compreenda que se sua carne morrer, poderei aproximar-Me mais." por isso que o arrependimento e o quebrantamento -o equivalente a morte no Novo Testamento - traz a presena manifesta de Deus to perto. Mas queremos evitar o arrependimento, porque no gostamos de sentir o cheiro da morte. Definitivamente, no um odor agradvel. No atrai os sentidos do homem, mas agradvel a Deus porque o sinal de que Ele pode aproximar-Se daqueles que ama.

Esquea o nculto-entretenimentoff
Aquilo que agrada a Deus bem diferente daquilo que nos agrada. O Senhor me disse uma vez, enquanto eu estava ministrando: "Filho, o culto que Me agrada e o culto que lhe agrada so bem diferentes." Comecei a perceber que muitas vezes estruturamos nossos cultos para que sejam agradveis aos homens. Temos que dizer o que os homens querem ouvir e lhes prover uma boa dose de entretenimento. Infelizmente, estes tipos de reunies tm pouco daquele amor sacrificial derramado perante o nico que digno de receber louvor e adorao. Acho que o Senhor procura aqueles (poucos) que realmente O amam, no aqueles que s querem ser entretidos. como se preparssemos uma festa para o Senhor e depois O ignorssemos! A morte do eu algo especial, no uma idia atraente para ns, mas sem dvida, agrada a Deus. Se, ao pegar este livro, voc esperava alguma "comoo" vinda do Esprito Santo, talvez esteja decepcionado. Mas se j sabia, em seu corao, da necessidade de uma revoluo na Igreja, em seus procedimentos, ento no ser desapontado. O Salmo 103.1 diz: "Bendize, minha alma, ao Senhor..." No est escrito: "Oh, Senhor, bendiga a minha alma." Deus est farto de ficar s dispensando bnos, Ele quer que desfrutemos do que Ele , de Sua face, mas somente os que estiverem dispostos a morrer podero aproximar-se d'Ele.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Deus receia Se aproximar...


Ainda preservamos alguns traos de nossas ambies carnais, enquanto nos agarramos s bordas das vestes de Salvao de Nosso Deus. Podemos manter o resto de nossas vestes antigas e viver dos benefcios que o Senhor nos concede. Permanecemos longe da fome espiritual e Deus no ousa chegar mais perto, pois, assim, a carne, que tanto prezamos, seria destruda. A escolha nossa. Deus procura por algum que esteja disposto a amarrar uma corda no tornozelo e dizer: "Se perecer, pereci... mas verei o Rei. Quero fazer tudo que puder para penetrar alm do vu. Vou me arrepender e fazer tudo que for necessrio, pois estou cansado de ouvir falar a respeito de Deus e, simplesmente, saber sobre Ele. Quero conhec-Lo, tenho que ver Sua face" No interessa quem voc , o que tenha feito ou quo religioso seja, o nico caminho que vai lev-lo para alm do vu a morte de sua carne. Tal morte significa arrependimento e quebrantamento diante de Deus para que Ele possa Se aproximar. O apstolo Paulo disse:

"Porque agora vemos como em espelho, obscuramente, ento veremos face a face; agora conheo em parte, ento conhecerei como tambm sou conhecido." (1 Corntios 13.12)
Este o ponto em que conheceremos Deus em toda a plenitude, a mesma plenitude com a qual somos conhecidos por Ele. O apstolo Joo estava exilado na Ilha de Patmos por causa da f em Cristo, mas creio que havia uma razo ainda mais profunda. Quando Joo estava como um "defunto ambulante", abandonado em uma ilha deserta, foi que ouviu uma voz e viu a face de Deus Filho, Jesus Cristo. Todos ns pensamos conhecer Deus e sermos parte da Igreja. Mas olhemos Joo mais de perto: ele era o apstolo que recostou no peito de Jesus, era o discpulo mais chegado. Joo estava presente quando Jesus acordou de Seu sono para acalmar a tempestade no Mar da Galilia. Ele viu quando Jesus interrompeu um funeral e tocou no corpo do rapaz morto, devolvendo-o sua me. Foi esse mesmo apstolo que, na Ilha de Patmos, viu, pela primeira vez, o Senhor em Sua glria. Ele contou que a cabea e os cabelos do Senhor eram brancos como neve, Seus olhos eram como chamas de fogo e Seus ps, como bronze polido. A Palavra diz que Joo caiu aos ps do Senhor como morto (Apocalipse 1.17). Por que lhe sucedera isto? Justamente com ele, que convivera com Jesus por trs anos? Joo experimentou a morte, naquele

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

momento, porque seus olhos contemplaram a Vida. preciso experimentar morte para v-Lo, e tudo que posso dizer que este um bom momento para fazer isto. Quanto mais morro, mais o Senhor se aproxima. Joo Batista tambm conhecia este segredo. Jesus declarou:

"...Entre os nascidos de mulher, ningum apareceu maior do que Joo Batista..." (Mateus 11.11a).
Por qu? Joo compreendeu graciosamente um princpio pouco conhecido e sobre o qual todo ministrio, culto e adorao deveriam estar:

"Convm que ele cresa e que eu diminua." (Joo 3.30)


Se eu diminuir, Ele poder crescer. Quanto menos espao eu ocupar, mais sobrar para Ele. Joo Batista foi sbio em reconhecer o verdadeiro Provedor de todos os dons e ministrios. Ele disse:

"...o homem no pode receber cousa alguma se do cu no lhe for dada." (Joo 3.27)
Conforme tenho dito, quanto menor eu me tornar, maior poder ser Deus na minha vida. Quanto mais eu morrer, mais perto o Senhor chegar. Haver limites para isto? No sei, mas posso indicar-lhe a quem perguntar... Procure o Sr. Enoque. Ele demonstrou que podemos, literalmente, andar com Deus, mas "morreremos" durante a caminhada. A Bblia diz:

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e, mesmo em face da morte, no amaram a prpria vida." (Apocalipse 12.11)
Ser que voc est evitando esta morte? Voc quer as bnos de Deus em sua vida? A maior bno no vem das mos do Senhor, mas de Sua face, do ntimo relacionamento com Ele. Quando finalmente, voc puder contempl-Lo e conhec-Lo, encontrar a fonte de todo poder.

Esta bno tem um custo


Toda carne deve morrer na presena de Deus, mas tudo que provm

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

do Esprito permanece eternamente diante de Sua glria. Aquilo que eterno em seu ser, realmente quer e pode viver para sempre. Porm, primeiramente, aquilo que diz respeito sua carne deve morrer. Sua carne constitui um obstculo para a manifestao da glria de Deus. provvel que, enquanto l estas palavras, voc esteja em meio a uma intensa luta entre a carne e o esprito. Digo que j hora de dizer ao Senhor: "Deus, quero contemplar Sua glria." O Deus de Moiss quer Se revelar a ns, mas esta no vai ser uma bno sem nus. preciso disposio para morrer, para que Ele aproxime-Se cada vez mais. Esquea o qu ou quem est em seu redor, abandone as "formalidades"! Deus quer redefinir e reestruturar aquilo que chamamos de "Igreja". Ele procura pessoas que estejam buscando Seu corao. Ele quer uma Igreja cheia de "Davis", pessoas que busquem Seu corao (e no somente Suas mos). Voc pode continuar buscando Suas bnos e usar os "brinquedos", ou dizer: "Pai, muito obrigado, mas no quero mais bnos, quero o Senhor. Quero Sua presena bem prxima. Quero Seu toque em meus olhos, em meu corao, em meus ouvidos. Mude-me, Senhor! No quero mais ser o mesmo! Estou cansado, Senhor! Sei que se eu puder ser mudado, ento as pessoas em meu redor tambm podero ser transformadas." Precisamos orar por uma mudana, uma ruptura, mas no podemos faz-la, a menos que ela comece em ns. As mudanas viro sobre aqueles que no estiverem em busca de suas prprias ambies, mas, sim, buscando os propsitos de Deus. Precisamos chorar sobre nossas cidades como Jesus chorou sobre Jerusalm. Estamos carentes de uma transformao vinda do Senhor. Quando a mo de Deus tentar moldar seu corao, no resista ao Esprito Santo. O Oleiro de sua alma quer torn-lo malevel. Ele quer conduzi-lo a um ponto em que no seja necessrio um furaco vindo dos Cus para que voc saiba que Ele est presente. Ele deseja que voc esteja to sensvel que uma brisa tranqila e suave possa lhe anunciar a Sua presena.

Queremos vida, mas o Senhor est em busca de morte.


Precisamos nos arrepender por preparar cultos para agradar aos homens, ao invs de prestar a Deus a adorao que Ele merece. Como a maioria das pessoas, queremos "vida" em nossos cultos, mas Deus est em busca de outra coisa: "morte"! A morte que vem do arrependimento e quebrantamento, que nos conduz presena de Deus e faz com que nos

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

aproximemos d'Ele e, ainda assim, permaneamos vivos. Este o ponto em que alguns ficam muito incomodados, porque comeam a sentir um cheiro de "fumaa" no ar e j conseguem sentir o odor da carne queimada. Pode no cheirar bem para ns, mas para Deus ser um sinal de arrependimento. A Bblia diz:

... h jbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lucas 15.10)
Morte e arrependimento na terra levam alegria e regozijo aos cus. O avivamento deve comear em sua Igreja antes de alcanar sua comunidade. Se voc est faminto por avivamento, tenho uma palavra do Senhor para voc: O fogo no cai sobre altares vazios. Para que o fogo caia, preciso que haja um sacrifcio sobre o altar. Se voc quer fogo, precisa ser o combustvel. Jesus sacrificou-Se para conquistar nossa salvao. E o que Ele diz a cada um que deseja segui-Lo? Ele nos chama a renunciar nossa prpria vida tomar nossa cruz e segui-Lo. De acordo com a concordncia bblica Strong's, a palavra grega para "cruz", STAUROS, significa "de maneira figurada, exposio morte, ou seja, auto-renncia"5. Elias no pediu que o fogo do Senhor casse at que houvesse combustvel e um sacrifcio digno sobre o altar. Temos orado para que o fogo caia, mas o altar est vazio! Se voc anseia que o fogo caia sobre sua Igreja, voc precisa, ento, subir ao altar e dizer: "Senhor, no importa o que custe. Eu me coloco sobre o altar para ser consumido pelo Seu fogo." Ento poderemos fazer como John Wesley. Ele explica como conduziu multides durante o Primeiro Grande Despertamento: "Eu me coloquei no meio das chamas, para que as pessoas pudessem me ver queimado."

CAPITULO 5

Vamos fugir ou entrar?


Uma chance para encontrar Aquele que voc sempre soube que estava l

Quando vejo pela noite, nas festas ou em bares, pessoas bebendo e agindo como verdadeiros mpios no posso evitar, mas, de certa forma, eu

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

gosto delas! Geralmente, no esto fingindo: sabem muito bem quem so e o que esto fazendo. (Os que realmente me irritam so aqueles que fingem ser algo que no so!) Quando passo por um barzinho ou boate, quase sempre me vem mente um pensamento inusitado: Senhor, por que no aqui? Por que no manifesta Sua presena neste lugar? Para mim, o avivamento ocorre quando a glria de Deus rompe as quatro paredes de nossa igreja e flui pelas ruas. O avivamento que tomaria propores histricas em nossos tempos seria aquele em que a glria de Deus se manifestasse em shoppings s sextas-feiras noite. Eu adoraria ver as administraes destes shoppings sendo obrigadas a contratar capeles que trabalhassem em tempo integral, para atender s pessoas que fossem encontradas chorando e se arrependendo pelos corredores. E seriam muitas! Eu quero ver as linhas telefnicas ficarem congestionadas, tamanho o nmero de chamadas por ministros voluntrios para lidarem com o fluxo de pessoas que seriam convencidas de seu pecado ao atravessar as cidades. (Os seguranas sabem como lidar com os "trombadinhas", mas o que fariam com as pessoas que viessem at eles angustiadas e arrependidas?) Que venha esse dia! Creio que Deus tem suscitado uma tal fome pela Sua presena que, no "dia do Senhor" (se Seu povo busc-Lo), as igrejas existentes no sero capazes de lidar com a exploso de almas perdidas buscando salvao. A Igreja moderna , na melhor das hipteses, uma assistente social, ou, na pior das hipteses, um museu onde est exposto tudo aquilo que j foi um dia. Nossas prateleiras esto abarrotadas, mas com o "produto" errado. Esto repletas de rituais religiosos concebidos por homens e ningum, em s conscincia, est faminto por isto! Celebraes religiosas, cerimnias e ritos vazios no despertam o apetite de ningum. Se oferecssemos Jesus, as massas famintas viriam. Talvez no haja o "produto" certo em nossos cultos, porque, como j vimos, tem um custo. A Igreja, hoje, est na metade do caminho em sua jornada pelo deserto. Estamos acampados ao p do Monte Sinai, como os filhos de Israel no livro de xodo. Chegamos ao ponto decisivo. E agora? Vamos fugir ou entrar?

"Subiu Moiss a Deus, e do monte o Senhor o chamou e lhe disse: Assim falars casa de Jac, e anunciars aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egpcios, como vos levei sobre asas de guias, e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

aliana, ento sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra minha; vs me sereis reino de sacerdotes e nao santa. So estas as palavras que falars aos filhos de Israel. " (xodo 19.3-6).
Estamos diante de uma linguagem neotestamentria nas pginas do Antigo Testamento. Ao povo foi dada a opo de saltar a um nvel mais elevado de intimidade (Veja 1 Pedro 2:9).

Chegamos a um Monte da Deciso


Podemos nos alegrar com as "saras ardentes", com nossos primeiros encontros com Deus e com tudo que Ele pode nos fazer ou proporcionar. Mas, agora chegamos ao momento da deciso: estamos diante de uma bifurcao no caminho. Deus nos tirou do pecado e do mundo e fez de ns um povo. Durante a jornada pelo deserto, Deus estava constituindo um povo daquele que no era povo. Pedro escreveu:

... vs, sim, que antes, no reis povo, mas agora sois povo de Deus, que no tnheis alcanado misericrdia, mas agora, alcanastes misericrdia ". (1 Pedro 2.10)
Deus tomou escravos, analfabetos e sem auto-estima, plantou neles Seu carter e colocou sobre eles Seu nome. Deus os tirou do Egito e disse: 'Agora, farei de vocs um povo." Ele estava, literalmente, constituindo uma Noiva. No foi fcil, mas o Senhor conduziu os descendentes de Abrao ao p do Monte Sinai. Quando aquela multido teve fome, Deus queria que eles O buscassem, Ele queria saci-los, mas eles censuraram Moiss e declararam como seria bom voltar ao Egito, o lugar de sua escravido. Todavia, Moiss orou e Deus proveu man e codornizes. O mesmo aconteceu quando no havia gua. Ao invs de clamar a Deus e confiar em Sua abundante providncia, eles imediatamente murmuraram contra Moiss, fazendo meno dos "bons tempos" no Egito. Deus tinha algo melhor para os filhos de Israel: Se passarmos deste monte, posso ter esperana em conduzi-los pelo resto do caminho.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Chamados para o corao de Deus


A triste verdade do livro de xodo que o grupo que Deus levou ao Monte Sinai no foi o mesmo que Ele conduziu atravs do Rio Jordo em direo terra prometida. Algo aconteceu naquele monte. O Senhor os chamou, e fez deles uma nao pela primeira vez na histria de suas vidas. Ele os chamou a um lugar - um lugar de bno e de transformao - e eles se recusaram. Este "lugar" no era um simples ponto no mapa. Embora Deus lhes tivesse prometido uma terra, a bno no era um pedao de cho. Deus os chamou para Ele, um lugar prometido n'Ele, em Seu corao. Ele os chamou para o lugar da Aliana, um lugar de intimidade com o Criador, um lugar que no havia sido oferecido a nenhum outro povo da terra naquele tempo. Eis o segredo da terra prometida: pensamos que a idia de um "reino de sacerdotes" exclusivamente neotestamentria, mas este era o plano original de Deus para Israel!

"Disse tambm o Senhor a Moiss: Vai ao povo, e purifica-o hoje e amanh. Lavem eles as suas vestes, e estejam prontos para o terceiro dia: porque no terceiro dia o Senhor vista de todo o povo, descer sobre o monte Sinai. (...) Quando soar longamente a buzina, ento, subiro ao monte." (xodo 19.10,11,13b)
A primeira gerao de israelitas no alcanou a terra prometida, a verdadeira causa de seu fracasso pode ser encontrada ali ao p do Monte Sinai. Deus pretendia que todos os israelitas se achegassem a Ele no monte, mas eles no se sentiram bem com a idia.

"Todo o povo presenciou os troves e os relmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante: e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. Disseram a Moiss: Fala-nos tu, e te ouviremos; porm no fale Deus conosco, para que no morramos. Respondeu Moiss ao povo: No temais; Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vs, afim de que no pequeis. O povo estava de longe em p; Moiss, porm, se chegou nuvem escura onde Deus estava."

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

(xodo 20.18-21.)
Eles viram os relmpagos, ouviram os troves e recuaram atemorizados. Eles fugiram da presena de Deus, ao invs de busc-La, como Moiss fez. O estilo de liderana escolhido por Deus no os agradou: o Todo-Poderoso no "amenizou" a manifestao de Seu poder para agrad-los, nem tampouco far isto hoje. Eles fugiram da intimidade com o Senhor e, como conseqncia, no entraram na terra prometida. Vagaram pelo deserto, at que fosse exterminada aquela gerao. Preferiram um respeito distncia a um relacionamento ntimo. A morte da primeira gerao de israelitas no deserto no estava no plano original de Deus. Ele queria conduzir o mesmo povo que tirou da terra da escravido at a terra prometida. Ele queria que Sua nova nao se apossasse de sua prpria terra e herana, mas isto no foi possvel por causa do medo e da incredulidade deles. J estavam sentenciados quando atravessaram o Jordo, e tudo comeou quando se afastaram da presena de Deus no Monte Sinai. Foi ali que fugiram de Deus e pediram que Moiss intermediasse este relacionamento. A Igreja tem padecido do mesmo mal. Geralmente, preferimos que um homem se coloque entre ns e Deus. As razes deste medo percorrem o caminho de volta ao Jardim do den. Ado e Eva se esconderam, temerosos e envergonhados, enquanto Deus esperava por uma doce comunho.

Vamos fugir ou entrar?


Agora, observe sua Igreja. Posso garantir com certa segurana que alguns na congregao esto a "desde o comeo". Outros vieram poucos meses depois ou muitos anos mais tarde, e alguns so novos convertidos. No importa, hoje Deus conduz todos vocs ao monte. Vocs, que "no eram povo", foram feitos povo. Deus os tirou da escravido do pecado. Alguns foram tirados de relaes imprprias, outros foram arrancados do jugo do alcoolismo ou das drogas, outros foram libertados da misria, depresso crnica e outras escravides infernais. Mas aqui estamos, ao p do monte do Senhor, ouvindo Seu chamado para que nos acheguemos. Agora, enfrentamos o mesmo desafio dos filhos de Israel h milhares de anos atrs: Vamos fugir ou entrar? Entrar aonde? Na presena de Deus. H uma ansiedade e uma expectativa na Igreja hoje. E provvel que voc, assim como eu, possa sentir que "no estamos muito longe". Alguns estudiosos dizem que, passado o Monte Sinai, bastava uma marcha de poucos dias para alcanar a terra prometida. O que os fez demorar tanto?

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Sua resistncia em se achegar a Deus. O medo da intimidade semeou o medo do inimigo. Posso dizer o mesmo a respeito de muitas igrejas hoje e sinto que estamos em uma encruzilhada. Acreditamos estar longe demais para voltar ou muito cansados para prosseguir viagem. A questo : O que Deus diz? Creio que a vontade do Senhor que tomemos conscincia de onde estamos, busquemos Sua face e recebamos o que Ele tem para nossa vida hoje. Voc e eu vamos fazer duas coisas daqui para frente:

1. Vamos crescer no relacionamento com Deus, custe o que custar,


ou

2. Vamos voltar para o lugar de onde viemos e continuarmos a ser aqueles crentes viciados em programaes, reunies e sesses, fazendo tudo que pessoas de bem, como ns, devem fazer?
Se decidirmos equivocadamente, um dia vamos lamentar: "Aquele era o tempo." No sei quanto a voc, mas quanto a mim, no quero envelhecer e olhar com arrependimento para o passado, dizendo: "Bons tempos aqueles..." E por que eu faria isto, quando posso viver o agora com Deus? Posso experimentar o que Ele tem para mim a cada instante. Se ousarmos seguir Deus hoje, ao olharmos para trs diremos: "Oh, sim, eu me lembro daqueles anos, foram antes do avivamento....

Nosso futuro depende de nossa viso


Nosso futuro vai depender de nossa viso agora, este o tempo da deciso. Se nossa viso for: "Estamos satisfeitos com nosso trabalho at aqui", ento continuaremos fazendo as mesmas coisas de hoje. Mas, se ousarmos dizer: "Obrigado Senhor... mas onde est o resto? Tem que haver mais! Mostre-nos Sua glria!", nosso futuro ser totalmente diferente. Satans tem obtido "bons resultados" ao fazer os crentes cruzarem falsas linhas de chegada. Ele trabalha incansavelmente para isto. Corremos poucos quilmetros e dizemos: "Conseguimos!" Ele se delicia ao nos ver

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

sentados no acostamento. E, ento, percebemos, no ltimo momento, que a linha de chegada est mais adiante. O apstolo Paulo sabia do que estava falando:

"...esquecendo-me das cousas que para trs ficam e avanando para as que adiante de mim esto, prossigo para o alvo, para o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3.13b,14)
Precisamos tirar lies do que aconteceu no Monte Sinai. Foi ali que os israelitas construram um tabernculo de acordo com as instrues que Deus deu a Moiss. Foi no Monte Sinai que Deus revelou a Moiss Sua lei e os Dez Mandamentos. Porm, outros fatos, igualmente importantes, aconteceram: foi naquele lugar que um bezerro de ouro, destinado idolatria, foi criado. Em primeiro lugar, Deus revelou Sua inteno de lidar com o povo de forma direta e pessoal. At ento, era Moiss quem relatava ao povo tudo que Deus dizia. Aquele era, pois, um tempo de transio, um perodo em que Deus estava dizendo: "Tudo bem, hora de crescer. De agora em diante, quero tratar com vocs diretamente, como uma nao de sacerdotes. No quero intermedirios. Amo Moiss, mas no quero ficar falando com vocs atravs dele. Quero falar diretamente com vocs, como Minha nao, Meu povo".

Ainda existem muitos "bebs de colo" nos bancos das igrejas


Infelizmente, o problema dos israelitas repete-se hoje em dia. Os cristos esto to acostumados a uno, boas pregaes e bom ensino, que muitos se comportam como crianas de peito. Querem sentar-se em bancos acolchoados, em templo com ar-condicionado, onde algum possa mastigar o que Deus tem a dizer e colocar em suas boquinhas. Tm medo de se engasgarem com aquelas mensagens "duras demais". Seu aparelho digestivo muito frgil e no est acostumado dura verdade! Quando estivermos realmente famintos e desesperados, no precisaremos de "intermedirios". Temos que orar: "Deus, estou cansado de assistir experincia dos outros com o Senhor! Onde est a chave do meu quarto de orao? Vou ficar trancado ali at que, eu mesmo, possa experiment-Lo!"

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Fazemos bem em ler a Palavra, sem dvida, muito importante. Mas precisamos lembrar que a Igreja Primitiva no teve acesso, por muitos anos, ao que chamamos de Novo Testamento. E nem mesmo possua as Escrituras do Antigo Testamento, porque os pergaminhos ficavam trancados nas sinagogas. Partes da Lei, dos Salmos e dos Profetas, transmitidos oralmente por seus avs (se fossem judeus), eram as nicas Escrituras de que dispunham. O que eles tinham, afinal? Intimidade com Deus em um nvel to enriquecedor, que no havia necessidade de se debruarem sobre antigas epstolas. As cartas de amor de Deus estavam sendo impressas em seus prprios coraes: eles se tornaram "cartas vivas" (Minhas afirmaes, aqui,
no significam que eu pense que a Bblia seja desnecessria ou irrelevante. No penso que Ela seja nada menos que a ungida e infalvel Palavra de Deus. Meu propsito alertar os cristos contra a prtica de ler a Bblia sempre sob uma perspectiva passada: "Veja o que Deus fez antigamente, com aquele povo! Pena que Ele no aja assim hoje." A Palavra de Deus nos conduz a algo muito maior - ao Deus da Palavra. Algumas vezes penso que quase camos em uma espcie de idolatria, quando tendemos a louvar a Palavra de Deus mais do que o Deus da Palavra.).

O Esprito Santo est dizendo: "Ser resgatado do pecado foi uma experincia grandiosa em sua vida. Voc est vivendo no tempo da graa e pode contar sempre com a Minha presena. Sei que voc est sob uma boa liderana, mas o que realmente quero faz-lo crescer, lev-lo a um novo nvel de intimidade." A busca pelo avivamento, em si, nunca fez com que ele acontecesse. O avivamento s nasceu quando o povo buscou a Deus. E muita pretenso acharmos que podemos controlar um avivamento, no podemos determinar "quando, como e onde". Isso seria to irracional quanto tentar controlar um furaco! Se voc puder mant-lo sob controle, ento, no ser avivamento. Ser o que estamos habituados a ver: uma srie de boas conferncias, repletas de excelentes pregaes, salpicadas por obras de homens! Pode ser muito bom para ns, podemos "curtir" cada minuto, mas isto no avivamento. Temos que encarar o fato de que nos tornamos viciados nas programaes que acompanham a Igreja. Mas no era este o propsito original de Deus, no isto que Ele chama de "Igreja". Tenho uma forte impresso de que Deus est prestes a colocar tudo isto de lado e nos perguntar: "E, ento, quem Me ama? Quem, realmente, Me quer?". hora de buscar o Avivador ao invs do avivamento! Deus est cansado de relacionamentos distncia com Seu povo. Ele j estava cansado disto h milhares de anos, j no tempo de Moiss. Ele quer um relacionamento ntimo e prximo, com voc e comigo. Ele quer invadir nossas casas com Sua presena de uma forma to poderosa, que aqueles que vierem nos visitar sejam convencidos do pecado ao entrarem

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

pela porta.

Fugir ou entrar "Todo o povo presenciou os troves e os relmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante: e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. (...) O povo estava de longe, em p; Moiss, porm, se chegou nuvem escura onde Deus estava. (xodo 20.18,21)
Que dicotomia divina! Um correu para dentro, o outro fugiu desesperado! Deus estava chamando o povo para Sua intimidade, mas ele correu para o lado oposto! Disseram a Moiss: ... no fale Deus conosco, para que no morramos" (xodo 20.19). Eles entenderam que somente quem se enquadrasse no padro de Deus, descrito nos Dez Mandamentos, poderia sobreviver em Sua presena. Ao fugir, estavam dizendo: "No queremos nos submeter a isto! No deixe que Deus fale conosco agora!" O que o Senhor queria, quando os Dez Mandamentos foram entregues a Moiss, era purificar o comportamento de Seu povo para que pudesse t-lo mais perto. Deus queria, mais uma vez, andar com o homem no frescor do dia. Ele queria sentar-Se com Seu povo e compartilhar com ele o Seu corao em doce e terna comunho. Nada mudou, meu amigo! Ele ainda busca o mesmo relacionamento com voc e comigo. A reao mais adequada do povo naquela situao seria responder: "Sim, Senhor, fale conosco mesmo se tivermos que morrer!" A triste realidade que a maior parte dos cristos no tem noo do que seja viver na presena constante de Deus, porque se recusam a retirar as impurezas de suas vidas. E, os que tentam retir-las, se detm diante do legalismo.

Oua os passos do Pai


Os israelitas expressaram seu medo a Moiss, que lhes explicou:

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"No temais; Deus veio para vos provar, e para que seu temor esteja diante de vs, a fim de que no pequeis." (xodo 20.20)
Voc j reparou como os passos de nossos pais pareciam mais fortes quando vinham em nossa direo, principalmente se estivssemos fazendo algo errado? Era isto que os israelitas estavam ouvindo, os passos do Pai. A Bblia diz que "o povo ficou de longe", enquanto "Moiss se chegou nuvem escura onde Deus estava" (xodo 20.21). Que imagem! O povo corria para um lado e Moiss corria para outro, dizendo: "Venham! o Senhor que est aqui! Ele s quer que nos aproximemos. Ele nunca fez isto antes. Eu j havia me aproximado antes, mas agora Ele quer que faamos isto juntos." Deus sempre comea pela liderana: Moiss j havia se achegado quela nuvem. Mas, naquele dia, Deus queria que os israelitas se juntassem a Moiss, e eles fugiram. Parece que a histria do povo judeu declinou a partir do momento em que Deus disse: "Venham!", e o povo disse: "Nem pensar!" Este problema no era exclusivo do povo de Deus no tempo de Moiss: ele est bem presente na Igreja hoje.

As pessoas no querem compromisso srio com Deus


Algo nos faz temer o compromisso que nasce da intimidade com Deus. Talvez porque intimidade requeira pureza. A intimidade requer o fim dos dias de diverso e entretenimento na Igreja. O que quero dizer com "diverso e entretenimento"? Bem, se para voc isto significa "muita emoo e pouco compromisso", ento, voc no tem feito mais do que "flertar" com Deus. Preciso entrar em detalhes? Alguns s querem as emoes e os arrepios, mas sem usar a aliana de compromisso. So como "garimpeiros religiosos" em busca de uno, dons e bnos, felizes com bombons, flores e jias. Deus est cansado disto! O Senhor busca uma noiva, no uma namorada, algum que v se envolver em intimidade e em comprometimento com Ele. Temo que muitas pessoas na Igreja se aproximem de Deus para obter o que desejam, sem, na verdade, estarem comprometidas. Deus est dizendo Sua Igreja: "No isto que Eu quero." Se a Igreja quer o Noivo, temos que nos comprometer. Temos buscado "amor sem compromisso", mas Deus est dizendo: "Intimidade". O avivamento nasce da intimidade. O fruto do avivamento vem do compromisso com o Noivo. Os filhos so frutos da intimidade. hora de nos aproximarmos. Geralmente, colocamos os carros na frente dos bois. "Queremos o

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

avivamento!" dizemos, mas no mencionamos nada sobre intimidade. Procuramos o avivamento sem procurarmos por Deus. como se algum do sexo oposto chegasse para voc, dizendo: "Quero filhos! No lhe conheo bem, nem sei se gosto de voc. No quero casamento nem compromisso, mas quero filhos. Que tal?" Lderes tm escrito uma infinidade de livros do tipo "como fazer as igrejas crescerem", mas parece que a mensagem que est por trs : "Veja como fazer a Igreja crescer, sem maiores compromissos com o Senhor." Temos nos esforado muito em procurar atalhos, lugares que no passem pela intimidade. Por qu? Porque tudo o que queremos uma "penca de filhos" sentados nos bancos da igreja para que possamos comparar com as de outras famlias (igrejas). Os filhos, por si mesmos, no formam um lar! Eles devem ser frutos de um relacionamento de amor e intimidade. Francamente, muitas de nossas igrejas parecem fazer "produes independentes". Onde est o "Pai"? O que devemos, realmente, buscar um relacionamento real com Deus. Quando o marido e sua esposa se amam, no difcil imaginar que tero filhos. uma conseqncia natural do processo de intimidade. Por que os maiores avivamentos do ltimo sculo no aconteceram em solo americano? Acho que a escassez das manifestaes de Deus a uma Nao proporcional ao declnio da moralidade e do nvel de compromisso do seu povo com o Senhor. Penso que a busca do povo americano por um crescimento profundo em intimidade com Deus implicaria quedas na taxas de divrcio e casamentos desfeitos. Em outras palavras: temos esquecido a nossa arte to louvvel de nos comprometermos com Deus. Como fizemos a escolha de fugirmos da presena d'Ele no monte, todos os outros compromissos em nossas vidas comearam a se deteriorar e desmoronar da mesma forma.

"Crentes de incubadora no criam razes


A maioria dos cristos, hoje em dia, vive em "incubadoras": s se desenvolvem em um ambiente acolhedor, longe do medo, angstia ou perseguio. "Ser perseguido em nome de Jesus? Deus me livre." Se forem retirados de seu ambiente confortvel e colocados no mundo real, onde sopra o vento da adversidade e cai a chuva amarga das perseguies, ou tiverem que encarar sol forte e a estiagem prolongada, eles descobriro que nunca desenvolveram razes na incubadora. Logo, murcharo, dizendo: "No fui feito para isto!" Deus tratou comigo de tal forma, que tive que redefinir alguns de meus critrios quanto ao que significa ser "salvo". Se a presena de Deus

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

s se manifesta em nossas vidas em "ambientes perfeitos", o que dizer dos cristos que padeceram (e padecem) perseguies? Deus no estava em suas vidas? Em sua poca no havia seminrios, corais, nem os ltimos hits evanglicos. No havia templos com ar-condicionado, introdutores, conselheiros, enfermarias, sistemas computadorizados ou santurios carpetados. Seu ambiente no era dos mais agradveis. Se fossem pegos cultuando ao Senhor, pagavam caro. Li o relato de um grupo de cristos chineses que foram pegos durante um culto. Os oficiais colocaram um cocho no meio da cidade e obrigaram todos a urinarem dentro dele. Ento, mergulharam ali o pastor, bem diante de seus olhos! Sabe o que aconteceu? A congregao dobrou de tamanho em duas semanas e no foi por causa de seu belo santurio ou da equipe de louvor. O verdadeiro crescimento da Igreja, sob qualquer situao, quer de liberdade ou perseguio, s pode vir de um ntimo conhecimento do Deus Vivo.

A confisso daqueles que O amam


Os que amam o Senhor no avaliam seu relacionamento com Ele pela situao de sua vida financeira, emocional ou pelo "aproveitamento do culto". Antes, fazem suas as palavras de Paulo:

"Porm, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministrio que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graa de Deus." (Atos 20.24)
Esta a confisso daqueles que amam o Senhor, daqueles que esto em ntima comunho com seu Criador. Deus est chamando. A primeira vez que Ele me revelou isto, tremi e chorei diante do povo: "Hoje, vocs esto no Monte Sinai e Deus est chamando para um relacionamento pessoal com Ele. Se voc ousar responder a este chamado, tudo que tem feito at hoje ser mudado." E o mesmo que lhe digo agora: sua deciso hoje ir determinar avano ou retrocesso na sua caminhada com Cristo. A intimidade com o Senhor requer um certo nvel de quebrantamento, pois do quebrantamento que nasce a pureza. O "culto-entretenimento" acabou, meu amigo... Deus est lhe chamando! Ser que no queremos subir ao Monte, porque Deus vai olhar dentro de nossos coraes (e sabemos muito bem o que Ele vai encontrar)?

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Temos que tratar no s de nossas aes exteriores, mas de nossas motivaes internas. Temos que estar limpos, porque Deus no pode revelar Sua face a uma Igreja "mais ou menos" pura, pois ela seria consumida em questo de segundos. O Senhor chama purificao todos aqueles que clamam por avivamento. por voc que Ele est procurando. Deus quer que voc se aproxime. Mas, para isto, Ele ter que trat-lo. Isto significa que voc ter que morrer. O mesmo Deus que disse a Moiss "Nenhum homem viu a Minha face e viveu", hoje, lhe chama. Ento, lembre-se de passar pelo altar do perdo e do sacrifcio no seu caminho para o Santo dos Santos. Est na hora de deixar nosso ego na cruz, crucificar nossa vontade e deixar de lado nossos compromissos carnais. Deus convida voc para um nvel mais elevado de comprometimento. Esquea os planos que j esto traados: deixe-os no altar de Deus e morra para si mesmo. Ore: "Deus, o que o Senhor quer que eu faa?" hora de deixar tudo de lado e cobrir-se com o sangue. Nada pode sobreviver na presena de Deus. Mas se voc estiver morto, Ele far com que viva. Se voc quiser desfrutar da presena de Deus, tudo o que tem a fazer morrer. Quando o apstolo Paulo escreveu: "Dia aps dia morro!", ele estava dizendo: "Dia aps dia, entro na presena de Deus" (1 Corntios 15.31b). No fuja, entre!

CAPTULO 6

Como lidar com o que Santo: Da uno glria


"Voc calmamente inclina sua fronte em reverncia quando entra em uma igreja? Eu ficaria surpreso se sua resposta fosse sim." A. W. Tozer

Minha vida mudou para sempre naquele fim-de-semana de outubro, em Houston, Texas. A presena de Deus invadiu a atmosfera como um raio, rompendo o plpito no culto dominical. Nunca me esquecerei do que disse ao pastor, meu amigo: "Deus poderia ter matado voc." Eu no estava brincando. Era como se Deus tivesse dito: "Estou aqui e quero que Minha presena seja respeitada." A imagem do tmulo de Uz veio minha mente. Quando dizemos: "Queremos Deus", no sabemos o que estamos pedindo. Eu mesmo descobri que no sabia. Quando Deus se manifestou,

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

nenhum de ns estava preparado para a realidade de Sua presena. Conforme mencionei antes, houve pouca pregao, no tivemos escolha. Deus tomou Sua Igreja e no permitiu que nada do que no estivesse em Seus planos acontecesse naquele culto. A presena de Deus era to "densa" que entendi clara e literalmente a palavra que diz:

"Tendo os sacerdotes sado do santurio, uma nuvem encheu a Casa do Senhor, de tal sorte que os sacerdotes no puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glria do Senhor enchera a Casa do Senhor." (1 Reis 8.10,11)
Deus veio to repentina e poderosamente naquela igreja, que temamos fazer algo que no estivesse em Seus planos. claro que a presena de Deus sempre estivera ali, mas no da forma como a experimentamos. Tudo que podamos fazer, naquela hora, era ficar l sentados, tremendo. Temamos, at mesmo, dedicar ofertas ao Senhor sem Sua permisso especfica. Ficvamos nos perguntando: "O que voc acha de dedicar nossas ofertas agora? Ser que podemos fazer isto? E aquilo?"

Reverncia ao Senhor
Por que hesitvamos diante de coisas to simples e corriqueiras? No sabamos como lidar com a Santa Presena em nosso meio: ramos amadores nesta matria (e ainda somos!). Percebi que as primeiras manifestaes da presena de Deus aconteceram de repente e sem aviso. Mas nas visitaes seguintes, Ele s veio mediante convite, e o convite era a fome por Sua presena. A questo : Voc realmente quer que Ele venha? Voc est disposto a pagar o preo de ser um caador de Deus? Ento, ter que aprender como reverenciar e lidar adequadamente com a santidade de Deus. Mordomia, meu amigo! A.W.Tozer preocupava-se com a falta de santidade na igreja. Ele percebeu que os cristos, em geral, estavam perdendo a noo do que Santo em seus cultos e na adorao. Para ele, tal irreverncia mostrava que o povo no tinha conscincia da presena de Deus no meio deles, era como se Ele no estivesse ali. Tozer observou que o anseio por uma vida espiritual estava perdendo espao para o mundanismo. E em ambiente mundano no se produz o avivamento. Ele sentia que se a Igreja no se voltasse para Deus e buscasse um relacionamento com Ele, O Senhor procuraria outro lugar.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Agora sei porque o sumo sacerdote do Antigo Testamento pedia a seus companheiros: "Amarrem uma corda em meu tornozelo, pois estou prestes a entrar onde a glria de Deus habita. Fiz tudo o que deveria para estar pronto, mas nosso Deus temvel." No tenho medo de Deus, eu O amo. Mas tenho agora um respeito por Sua glria e santidade que no tinha antes. Costumava ser fcil lidar com a uno vinda do Senhor, mas agora sei que algo santo. Cuido em fazer duas oraes antes de ministrar: primeiramente dou graas "Obrigado, Senhor, por vir estar conosco!" E, ento, suplico: "Por favor, permanea aqui, Senhor." Voc se lembra da sunamita estril que preparou um quarto para o profeta Elias, em 2 Reis, Captulo 4? Ela foi recompensada com um filho. Quando, ainda na infncia, Satans o levou, Deus mandou o profeta ressuscit-lo. Satans no pode roubar o que Deus traz vida, mas esta uma graa reservada aos que, pela f, preparam um aposento aO que pode realizar milagres. por isto que, com reverncia, agradeo ao Senhor por ter vindo, e, ento, digo-Lhe que estaremos preparando provises para Sua volta. "Senhor, estaremos aqui para louv-Lo na quarta, quinta e sextafeira. Nosso nico propsito engrandecer o Seu nome e buscar a Sua face adorvel." Pela f, creio que Ele nos visitar novamente. A Palavra de Deus me assegura que, quando o Senhor nos visita, nada permanece como antes: sempre nasce algo novo e precioso. E, mesmo que o inimigo tente impedir, Deus move cus e terra para recuperar o que Ele mesmo criou! preciso ter cuidado e sensibilidade no trato com a Santidade de nosso Deus! Devemos lembrar que aquilo que bom pode ser o pior inimigo daquilo que melhor. Se voc quer o melhor de Deus, ter que sacrificar aquilo que voc pensa ser bom e aceitvel. Se eu e voc pudermos descobrir o que o melhor e aceitvel a Deus, ento a promessa de visitao se cumprir. O que presenciei, em Houston, foi uma parcela daquilo que Deus est fazendo. E Ele est se movendo em preparao para mais.

Movendo-se para o lugar ao qual pertence a glria de Deus


O captulo 13 de 1 Crnicas nos diz que, aps a coroao de Davi como rei e a derrota dos filisteus, o jovem soberano decidiu trazer a arca da aliana de volta a Jerusalm. Deus estava de mudana, no sentido de que Seu domiclio velho-testamentrio estava se mudando do seu lugar interino de descanso para o lugar ao qual Sua glria pertencia de fato. Deus quer retornar a Seu lugar devido. Jerusalm apresentada como a

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

representao da Igreja. O apstolo Paulo fez esta analogia quando falou de Jerusalm "l de cima" como "nossa me" (Glatas 4.26). Esta a cidade espiritual ou habitao de Deus. O Senhor quer que Sua glria esteja na Igreja e que seja visvel ao mundo. Houve um tempo em que, pelo pecado ou indiferena do homem, a glria de Deus, Seu cabode (ou "Sua presena substancial") foi removida de seu lugar. O neto do velho sacerdote Eli permanece como cone perptuo da ausncia de Deus nos planos da humanidade profana. O pequeno recm-nascido recebeu de sua me o nome de Icabode, que significa "a glria se foi". Ela entrara em trabalho de parto to logo soube da tomada da arca, pelos filisteus, da morte de seu marido Finias e de seu sogro. Os filhos de Eli, Finias e Hofni, pecaram contra o Senhor em pleno exerccio de suas tarefas sacerdotais! (Ser que este o caso de incontveis ministrios ainda hoje? Talvez se lhes reserve a mesma sorte dos filhos de Eli e sua herana ser lembrada sob a insgnia: "Icabode, a glria se foi.") Nos 20 anos seguintes perda da arca, o rei Saul nunca demonstrou interesse em traz-la de volta a Jerusalm, mas Davi pensou diferente. Ele desejava, ardentemente, ver a presena de Deus restaurada no lugar de origem, em Jerusalm. Ele queria viver sob a sombra da glria de Deus. hora de algum se levantar na Igreja e dizer: "A era de Saul acabou!". Saul foi um rei segundo a carne, Davi foi um rei segundo o Esprito. Saul foi escolhido porque "desde os ombros para cima, sobressaa a todo povo" (1 Samuel 9.2). Por sua estatura e beleza, ele "pareceu" ser o mais indicado. Deus tinha o melhor para o povo, mas em Seu devido tempo. O povo insistiu e quis algo menos do que "o melhor" e Saul foi nomeado rei. Saul perdeu, rapidamente, seu mandato dado por Deus, pois seu governo pretendia agradar aos homens e no a Deus. No h lugar para "polticos" na obra de Deus. Enquanto filhos de Deus, o nosso "pblico" composto de um s: nossa platia Aquele que nos criou para o louvor de Sua glria. Davi, por outro lado, foi o rei escolhido por Deus, um homem que tinha sido equipado e treinado atravs de um ntimo relacionamento com seu Senhor. Quando Deus tirou o reinado das mos de Saul e o colocou nas mos de Davi (Veja 1 Samuel 28.17), este disse, atravs de suas aes: "No usaremos caminhos humanos para buscar a Deus." A Igreja nunca mais ser a mesma, quando pessoas como eu e voc se levantarem e declararem suas intenes como Caadores de Deus.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A aparncia no importa mais


Existem templos belssimos nos Estados Unidos e em qualquer pas que vamos, mas no importa o que seus magnficos letreiros dizem, Deus "persona non grata" nestes lugares. Por qu? Porque suas programaes, sua dignidade e seu prestgio entre os homens so mais importantes do que a presena do Criador. Todavia, Deus est comeando a dispensar Sua graa e misericrdia, e aqueles que esto realmente sedentos tm mudado. No se importam mais com a aparncia ou com o profissionalismo dos programas feitos pelos homens - esto procurando Deus. Querem a arca da presena de Deus de volta Igreja. Talvez voc esteja no mesmo ponto em que hoje me encontro. J estive em tantos cultos, onde no havia a presena da "arca". J suportei tantas canes vazias. Estou cansado at mesmo de meu prprio ministrio! J preguei tantos sermes, sei que foram ungidos, mas no conduziram presena d'Aquele pelo qual todos esperamos. Talvez eu tenha feito tudo que podia, mas tudo que fiz foi dar ao povo uma pista de algo imensuravelmente melhor e mais poderoso. S fiz fumaa do lado de fora do vu, quando, na verdade, meu desejo era ir alm dele e contemplar a glria do Senhor. Sou grato pela uno, mas agora sei que Deus tem muito mais para ns - Ele mesmo. Lutei e trabalhei no ministrio durante dcadas, mas agora descobri que, em meio presena de Deus, tudo que fao perde a importncia. Quando a presena de Deus entra em cena, todos - crentes e mpios, ricos e pobres, sbios e tolos, jovens e velhos -todos se prostram diante de Sua temvel glria. Ao invs de ficar buscando a uno, devamos buscar a manifestao da presena e da glria de Deus. A uno capacita a carne cantamos ou pregamos melhor. Mas a "Glria" a consome! Que seja esta a sua busca: a glria de Deus! Davi lembrou-se do relacionamento ntimo que tinha com Deus nos campos de seu pai. Lembrou-se do pequeno e frgil pastor de ovelhas que encarou lees, ursos e at mesmo o guerreiro mais poderoso dos filisteus. E, muitos anos depois, assim que foi coroado rei de Israel e Jud, Davi deu o primeiro passo para concretizar seu sonho:

"E disse [Davi] a toda a congregao de Israel: Se bem vos parece, e se vem isso do Senhor, nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmos, em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas com eles nas cidades e nos seus arredores, para que se renam conosco; tornemos a trazer para ns a arca do nosso Deus;

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

porque nos dias de Saul no nos valemos dela." (1 Crnicas 13.2-3, Revised English Bible).
Os "Sauls" e a carne no tm se valido da arca. Agradeo a Deus por aqueles pastores e igrejas que, famintos pela presena do Senhor, deixam tudo de lado e dizem: "Podemos ter um belo templo, um tabernculo, mas precisamos de Deus!" Israel possua todos os cerimoniais, ornamentos e prescries de Deus, mas no O tinham. Os judeus da poca de Jesus tinham o tabernculo, realizavam todo ritual de sacrifcio com perfeio, "cumpriam" com as obrigaes da lei, mantinham o sacerdcio levtico funcionando precisamente - mas a arca da aliana no estava l. Creio que o vu, ao ser rasgado, tambm exps o vazio da religio. Aquele rompimento revelava que o Santo dos Santos estava vazio (eles no poderiam nem suspeitar que o vu do "Santo dos Santos" acabara de ser rasgado por um soldado romano, pois o lugar estava absolutamente vazio). Todas as tarefas eram executadas do lado de fora do vu, por detrs dele s havia o silncio do vazio. Algumas vezes, voc precisa admitir que algo est faltando e, ento, empreender a viagem para recuperar a "arca". Os fariseus no reconheciam falhas, imperfeies ou que algo estivesse faltando.

(Reuniu, pois, Davi a todo Israel (...) para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim. Ento, Davi, com todo Israel, subiu (...) para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual invocado o nome do Senhor, que se assenta acima dos querubins." (1 Crnicas 13.5-6.)
Nos tempos de Davi, a arca da aliana era sinal da glria de Deus. E ela ainda se encontrava na casa de Abinadabe, em Quiriate-Jearim, onde fora deixada pelos israelitas de Bete-Semes, depois do grande morticnio que houve entre eles. Foram mortos porque se atreveram a abrir e olhar dentro da arca da presena de Deus, como se ela no passasse de uma caixa, muito bonita, porm comum. Vinte anos depois, Davi empreendeu uma peregrinao de vinte e quatro quilmetros, aproximadamente, para recuperar a glria do Senhor:

"Puseram a arca de Deus num carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uz e Ai, filhos de

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Abinadabe, guiavam o carro novo. Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Ai ia adiante da arca. Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltrios, com tamborins, com pandeiros e com cmbalos. Quando chegaram eira de Nacom, estendeu Uz a mo arca de Deus, e a segurou, porque os bois tropearam. Ento, a ira do Senhor se acendeu contra Uz, e Deus o feriu ali por esta irreverncia; e morreu ali junto arca de Deus. Desgostou-se Davi, porque o Senhor irrompera contra Uz; e chamou aquele lugar Perez-Uz, at ao dia de hoje. Temeu Davi ao Senhor, naquele dia, e disse: Como vir a mim a arca do Senhor? No quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, para a cidade de Davi; mas a fez levar casa de Obede-Edom, o geteu." (2 Samuel 6.3-10).
Davi e seus auxiliares estavam tentando lidar com a presena santa e gloriosa de Deus, usando mos humanas. Como voc lida com a santidade e a glria de Deus? At hoje, tudo tem sido feito do "nosso" jeito, e Deus no vai permitir isto mais. Ouvi algum dizer que havia uma "pedra no meio do caminho" por onde deveria passar a caravana de Davi. Quem a colocou no caminho? O prprio Deus! As pedras no caminho nos foram a diminuir o passo e perguntar: " assim mesmo que se faz?"

A pedra no meio do caminho


Os problemas de Davi comearam quando ele e seus auxiliares tentaram prosseguir aps toparem com a "pedra". O Senhor nunca pretendeu que Sua glria fosse carregada nas costas de instrumentos, veculos ou programas criados pelo homem. Ele sempre ordenou que Sua glria fosse transportada por "vasos humanos" santificados, separados, vasos que reverenciassem e respeitassem Sua santidade. Os filhos de Abinadabe passaram vinte anos junto arca. Para eles, ela era uma caixa muito bem feita, bonita, mas comum, como qualquer outra. Provavelmente se sentiram honrados em serem escolhidos para guiar o carro que levava a arca, mas nenhum daqueles jovens estava preparado e eles no conheciam as antigas prescries concernentes santidade de Deus. A caravana de Davi encontrou a pedra no meio do caminho, os bois tropearam e Uz segurou a arca para que no casse. O nome Uz significa "fora, coragem, majestade, segurana". A presena de Deus

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

nunca precisou da assistncia ou orientao da fora humana. E Deus nunca permitiu (nem permitir) que o brao da carne se glorie em Sua presena, sem que experimente a morte. A glria de Deus abateu a carne que se aproximou "viva" de Sua presena, e Uz foi morto instantaneamente. Somente os mortos podem ver a face de Deus, e somente a carne que passou pelo arrependimento pode tocar Sua glria. Algum j viu alguma igreja funcionar como aquela de Jerusalm descrita no Livro de Atos? Creio que no. A morte de Ananias e Safira, por terem mentido a Deus (Atos 5.1-11), deveria ser reexaminada pela Igreja hoje. O mesmo Esprito visita a Igreja hoje e Seus padres de santidade no mudaram. Quando a glria de Deus veio sobre aquela jovem igreja, houve temor entre o povo, e tambm trouxe consigo sinais e maravilhas, fazendo com que muitos fossem acrescentados quela comunidade santa (Atos 5.11-16). Por qu? Os lderes, que eram submissos a Deus, agiam no poder e autoridade do Senhor: Se voc no fez nada de errado, enquanto o "Pai" esteve fora, no precisa tem-Lo! To logo a presena do Senhor nos sobrevenha, comearemos a fazer as mesmas perguntas que passaram pelo ntimo de Davi, quando ele viu quo srio era lidar com a presena manifesta de Deus. Com freqncia, me pego fazendo a mesma pergunta: "Por que eu, Senhor?" Davi, o salmista e guerreiro de Deus, descobriu, de repente, uma faceta do carter divino at ento desconhecida por ele e pelos filhos de Israel. Infelizmente, algo que a Igreja hoje tambm desconhece. Davi decidiu cancelar a viagem para Jerusalm e deixar a Presena, que ele agora temia, na casa de Obede-Edom, prximo a Gate (uma antiga fortaleza filistia). A arca permaneceu ali por trs meses e o Senhor abenoou Obede-Edom juntamente com sua famlia e suas posses. Por que Davi tropeou assim como os bois que puxavam o carro? Ele estava em estado de choque. Ele havia feito tudo que sabia, da maneira mais respeitvel possvel. (Na verdade, os mtodos de Davi foram semelhantes aos usados pelos filisteus, anos antes, para transportar a arca dentro do territrio israelita, de acordo com 1 Samuel 6.7). Ele, alegremente, danava frente do cortejo, ao redor do carro e, junto com o resto do povo, cantava e tocava instrumentos. Ele cria que Deus estava satisfeito com os esforos daquele dia. Eles eram uma pequena e feliz "Igreja" levando a presena de Deus de volta a Seu lugar. Ento, toparam com uma "pedra" na eira de Nacon, uma palavra hebraica que, curiosamente, significa "preparado". E, obviamente, eles no estavam preparados. Quando Uz, acidentalmente, segurou a "caixa de Deus" para que ela no casse do carro, era como se

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Deus dissesse: "Basta! At agora permiti que vocs fizessem tudo do seu jeito. Se vocs querem a Minha presena de volta a Jerusalm, tero que agir do Meu jeito." Ento, Deus feriu Uz ali mesmo e interrompeu o cortejo de Davi. Deus saiu de Sua caixa e acabou com as programaes humanas naquele dia. Chega de tentar conter Deus em programaes vazias! Davi levou trs meses para se recuperar, se arrepender e buscar a glria de Deus. O mesmo acontece quando experimentamos a manifestao da glria de Deus hoje. Muitas vezes, temos a pretenso de impedir que o Deus, que cuidadosamente guardamos em uma caixa, "caia" de nossos frgeis programas. No deveramos ficar surpresos quando a glria de Deus rompesse nossas caixas. Algo sempre morre, quando a glria de Deus entra em contato com a carne. Davi mudou seus planos e mtodos, porque o peso da presena de Deus, subitamente, rompeu sobre ele. O rei Davi pensou: Este um assunto srio. O que estamos fazendo? Sou a pessoa indicada para isto?

Voc est disposto a pagar o preo?


Este exatamente o lugar onde a Igreja est neste momento crucial: chegamos ao ponto mais importante nesta mudana de Deus onde estamos tentando transportar a glria de Deus de volta a seu devido lugar. Alcanamos o trecho onde o cho irregular e o nosso carro novo est trepidando. hora de nos perguntarmos: "Ser que somos as pessoas mais indicadas para essa tarefa? Ser que isto o que realmente queremos? Estamos dispostos a pagar o preo e obedecer voz de Deus a todo custo? Estaremos dispostos a aprender como lidar com a santidade de Deus?" Devo avisar-lhe que a glria de Deus, a manifestao de Sua presena, pode "ferir" o corpo da igreja local, como fez a Uz. Um pastor ungido se aproximaria de sua congregao com muita bondade e diplomacia para dizer:

"Se vocs no esto dispostos a buscar a face de Deus, com seriedade, ento procurem outro lugar. Se no se agradam em servir ao Senhor, ou esto incomodados com a manifestao de Sua presena, melhor procurarem outro lugar onde haja menos fome de Deus, para que possam ali permanecer. Por muito tempo, fizemos tudo do nosso jeito. Se quiserem permanecer como 'Saul', se esto satisfeitos em colocar Deus numa caixa, limitando-O a seus programas e procedimentos, por

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

favor, procurem outro lugar. Devo adverti-los que 'a pedra no meio do caminho' est agora a nos dizer que no ser possvel continuarmos assim."
Quando voc topar com tal pedra, compreender: "Isto no funciona mais, no assim que se faz." provvel que, at este momento, tudo estivesse muito agradvel: danas, pequenas harpas (que nem fazem tanto barulho), pessoas cantando e at alguns nmeros tradicionais de vez em quando. Mas, quando a glria de Deus for restaurada ao Seu lugar de origem, a carne e toda pretenso humana ser consumida diante de todos, e isso no ser algo fcil de se ver. O arrependimento genuno algo que muita gente no consegue suportar. O dia em que confidenciei ao meu amigo pastor: "Deus poderia ter matado voc", ambos sabamos que havamos "tropeado no caminho". Deus disse: "Vocs esto falando srio? Querem que Eu Me aproxime? Querem Minha presena? Ento, vamos fazer do Meu jeito." S Deus sabe como os israelitas manejaram a arca, quando ela foi colocada pela primeira vez na casa de Abinadabe, mas sabemos que tudo foi bem diferente depois da morte de Uz. Uma coisa certa: Ningum tocou nela. O respeito pela glria de Deus marcou aquelas vidas. Provavelmente desejaram sorte a Obede-Edom, dizendo: "Tivemos que enterrar um homem hoje! Ele foi fulminado ao tocar na arca, quando os 'bois' tropearam no caminho. Por isto, seja cuidadoso!" Davi pensou: "No sei se realmente quero que a arca volte a Jerusalm. Ela pode nos matar a todos." Mas, nos trs meses seguintes, ele recebeu notcias de como Deus estava abenoando Obede-Edom. De acordo com a Palavra, a bno estava sobre a casa de Obede-Edom e tudo que ele tocava era igualmente abenoado! Incluindo suas posses, toda sua famlia e os animais. Havia prosperidade e sade. Creio que Davi foi checar tais notcias com Obede-Edom: "Sim, verdade mesmo o que voc ouviu." "O que voc fez?" "Com certeza, no a tocamos: no deixei que as crianas chegassem perto dela. Mas desde que voc a deixou em minha casa, ela parece emanar riqueza, poder e autoridade. Estas coisas simplesmente aconteceram, no tenho nada a ver com isto." Davi, rapidamente, repensou sua posio a respeito da arca. Ele percebeu que, se a presena e a glria de Deus trouxe bnos sobre uma famlia, o que isto poderia significar para toda uma nao? Ento disse: "Tenho que levar a arca de volta ao seu devido lugar, em Jerusalm."

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Quando Davi colocou a arca no carro, pela primeira vez, ele e "todo Israel" pensaram: Deus ficar contente com isto. Veja todas estas pessoas danando e tocando ao redor da arca. J que ningum se preocupou em perguntar a Deus Sua opinio, Ele teve que acabar com a festa. "Basta, nem mais um passo. Vocs notaram este tropeo no meio do caminho? Vamos parar por aqui! Se realmente querem que Minha presena retorne ao seu lugar, de agora em diante ser do Meu jeito." Na segunda vez, Davi fez o que deveria ter feito desde o comeo. Ele estudou nas Escrituras como Deus se moveu anteriormente. Como a arca foi transportada de um lugar para outro nos tempos de Moiss? Ele descobriu o verdadeiro propsito e funo dos levitas e dos sacerdotes aranicos. E percebeu, pela primeira vez, os paus para serem colocados nas misteriosas argolas nos quatro cantos da arca. "Ah, para isto que servem as argolas! intrigante que o nosso majestoso Deus tenha ficado satisfeito com sua arca envergada sobre dois paus!"

Nunca despreze a glria de Deus


Muitos lderes nas igrejas, que esto famintos pela presena de Deus, lem tudo que podem a respeito do mover de Deus no passado. Por qu? Porque j topamos com a "pedra santa" no meio do caminho. Sinto que, se realmente queremos que a santidade de Deus e a plenitude de Sua glria habitem em nosso meio, precisamos descobrir como lidar com ela de forma adequada. Sabemos que neste ponto que a carne cai fora, mas qual a forma mais adequada? O que Deus quer que faamos? Nossa fome grande demais para ser satisfeita com uma refeio. Queremos mais do que Sua visitao. Queremos que Ele permanea. Queremos Seu cabode, no o "Icabode". Queremos que Sua presena se manifeste e fique entre ns. Estamos na mesma situao em que se encontrava o Rei Davi. O maior perigo, neste momento, considerarmos comum aquilo que santo. A arca da aliana permaneceu na casa de Abinadabe por um bom tempo, mas a presena de Deus no estava ali em plenitude. Alguns escritores acreditam que Uz esteve junto arca quando criana. Talvez ele tenha brincado com ela ou sentado nela. Se isto for verdade, exatamente esse o motivo pelo qual a presena de Deus no estava ali em plenitude. Quando voc coloca a glria de Deus no lugar devido, a manifestao de Sua presena e poder comeam a ser restaurados em cada passo dado em direo Sua ordem original. (Poderia aquele tropeo ter vindo do peso adicional da glria, o cabode, restaurando o poder de Deus na arca?) Se

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

no formos cuidadosos, permitiremos que as coisas santas se tornem to comuns, que comearemos a pensar como Uz: Veja, posso toc-la. Cresci junto dela, inofensiva. Vamos tocar a glria de Deus, mas ser s uma vez... Nunca tome a santa presena de Deus por algo comum. No pense que Deus no est operando somente porque no h ningum chorando, tremendo ou profetizando. Pense duas vezes antes de bocejar entediado. Muitos dos grandes nomes, na histria da Igreja, sabiam que Deus nem sempre manifesta Sua glria de forma que os olhos da carne possam ver. Se pudessem nos aconselhar, diriam: "No busquem sensacionalismo. Busquem Deus e O encontraro." Temos que honrar a presena constante de Deus. Cuido para que ela no se torne algo to comum para mim, que eu comece a pensar que posso, casualmente, tocar Sua santidade com minha carne. Quero o Senhor, custe o que custar, e no vou permitir que as coisas santas se tornem comuns para mim. Se voc est empenhado em buscar a manifestao da glria de Deus, ento ore comigo: "Senhor Deus, estou aqui para encontr-Lo, estou aprendendo como lidar com a santidade de Sua presena. Tenha misericrdia de mim, Senhor Jesus!" Uma das primeiras coisas que Deus faz, quando manifesta Seu poder na Igreja, trazer de volta o respeito por este poder. Qualquer eletricista poder lhe dizer que antes de mexer na parte eltrica de uma casa sempre se desliga a energia: a primeira providncia a ser tomada. Por qu? Muitos admitem que j experimentaram um choque antes! E o que aprenderam com tal experincia? Adquiriram um respeito profundo e pessoal pelo poder que h na eletricidade e seus efeitos sobre a carne desprotegida. Antes que Deus traga Seu poder sobre a terra, em Sua misericrdia, Ele primeiramente restaura nosso temor pela Sua glria e santidade. Precisamos adquirir um respeito profundo e pessoal pelo poder da glria de Deus e seus efeitos sobre a carne que no foi consumida pelo arrependimento. Isto no quer dizer que no devemos nos aproximar dela, "us-la" ou habitar nela. Assim como um eletricista capaz de trabalhar junto a fios de 220 volts com segurana, uma vez que ele aprendeu a respeitar o poder da eletricidade, Davi e os israelitas aprenderam como honrar e lidar com a glria de Deus manifesta na arca da aliana. Eles at levaram consigo a arca na batalha mais tarde. Deus est nos chamando para levar Sua presena "batalha" todos os dias como "arcas vivas" ou tabernculos do Altssimo. O Senhor quer que habitemos com Ele em uma comunho

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ntima, mas, para isto, a carne deve morrer. A uno e o poder de Deus viro sobre ns to fortemente que Sua presena ir adiante de ns em nosso escritrio, nas prises, nos shoppings e onde quer que formos. Tal avivamento baseado na presena da glria de Deus, no na obra dos homens, e, por isto, no pode ser contido pelas quatro paredes das igrejas. A glria de Deus tem que fluir pelo mundo. Vejamos outro ponto: na segunda tentativa de Davi em restituir a glria de Deus ao devido lugar, quando convocou os levitas e os descendentes de Aro para levarem a arca, ele deu um aviso solene que se aplica a todo sumo sacerdote do Reino de Deus hoje:

"E lhes disse: Vs sois os cabeas das famlias dos levitas; santificai-vos, vs e vossos irmos, para que faais subir a arca do Senhor, Deus de Israel, ao lugar que lhe preparei. Pois visto que no a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus irrompeu contra ns, porque ento no o buscamos, segundo nos fora ordenado. (1 Crnicas 15.12,13).
A palavra hebraica traduzida como "santificar" QADASH, e significa "separar" ou "tornar santo". Em outras palavras, temos que nos tornar santos assim como Deus Santo. Voc sabe o quanto Davi enfatizou a importncia da santificao para aqueles homens? Penso que ele disse: "Quero mostrar a vocs o tmulo daquele que no estava santificado. Vocs esto prestes a carregar a mesma arca que fez isto a ele. Ento melhor realizarem uma cerimnia de purificao agora mesmo." Imagino que os primeiros homens a colocarem os varais nas argolas, se deram como mortos. Somente "mortos ambulantes" podem lidar com a santidade de Deus.

Vale mais que uma Coca-Cola


O mover do Senhor pela terra marcado, com freqncia, por noites e noites de purificao atravs do arrependimento. Se permitirmos que Deus nos conduza pelo processo de arrependimento e quebrantamento, sem impedir, resistir ou apagar Seu Esprito, ento, quando o cabode, a presena substancial de Deus, vier sobre ns, teremos condies de suport-la sem medo, pois estaremos andando na pureza de Jesus e nossa carne estar morta, coberta pelo sangue do Cordeiro. Os primeiros avivalistas do movimento pentecostal costumavam fazer algumas coisas das quais eu zombava quando jovem. Tenho uma tia que

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"parou de beber Coca-Cola", enquanto estava buscando a presena de Deus em sua vida. Ela gostava muito de Coca-Cola, mas orou: "Deus, se o Senhor se manifestar a mim, nunca mais beberei outra." Deus levou em considerao o seu pedido. Eu costumava rir disto quando era criana e ficava balanando uma Coca-Cola na frente dela. "Olhe, voc no quer?" Ela simplesmente sorria, e dizia: "No, eu no quero." Aquele sorriso, me fazia sentir que ela sabia algo que eu desconhecia. Agora, desde o dia em que Deus manifestou Sua presena em Houston, posso dizer: "Agora, eu a entendo, tia. Agora posso entender." Deus vale mais que todas as outras coisas com as quais nos apegamos.

CAPITULO 7

O que Deus fez uma vez pode fazer de novo


Faa chover, Senhor!

Queremos que Deus transforme o mundo. No entanto, Ele no vai transformar o mundo, antes que consiga nos transformar. Pois, em nosso estado atual, no estamos em condies de abalar nada. Porm, se nos submetermos ao Oleiro, Ele far de ns aquilo que Ele quer. Ele nos moldar ao que precisamos ser. Se nos submetermos ao toque do Oleiro, Ele poder refazer nosso vaso quantas vezes forem necessrias. Ele far de ns vasos de honra, poder e vida. Afinal, no foi Ele que transformou pescadores analfabetos em revolucionrios, e cobradores de impostos mal-afamados em avivalistas destemidos? Se Ele fez isto uma vez, pode fazer de novo! Quero romper com o padro de escrever "regras" para livros evanglicos e pedir que voc ore comigo agora, enquanto l a primeira pgina deste captulo. Este livro foi escrito para ajud-lo a introduzir a presena de Deus em sua vida e em sua Igreja. Pode parecer tolice, mas quero que voc coloque a mo sobre seu corao e ore comigo agora, a "orao do vaso de barro":

"Pai, agradecemos por Sua presena! Sentimos no ar a possibilidade de estarmos prximos do Senhor. Sentimos que est por perto. Mas, no estamos perto o suficiente. Venha, Esprito Santo! Se no for agora, quando ser? Se no vier a ns, sobre quem vir? Se no for aqui, diga-nos, onde? Instrua-

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

nos, Senhor, e Lhe seguiremos. Buscaremos Sua presena, pois queremos o Senhor. No estamos buscando nada menos do que a Sua presena."
Algo est acontecendo no Corpo de Cristo. Muitos de ns (e cada vez mais irmos) j no suportamos "brincar" de religio. Est se levantando, em nosso meio, um esprito de batalha, uma nsia de conquistar territrios, em nome do Deus Eterno. Sei que recebi do Senhor a misso de colocar minha vida em cidades chaves, pontos estratgicos, onde sinto que Deus est prestes a derramar Seu Esprito. Estou buscando lugares onde Deus est se manifestando. J descrevi como Deus se manifestou na cidade de Houston (fiz meno deste acontecimento porque tive o privilgio de presenci-lo). Fui conduzido, por mais de um ano, a participar de reunies constantes de orao em algumas cidades, coisas incrveis esto acontecendo. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Mas, em cada uma destas cidades, tem acontecido algo de grande significado para este mover de Deus. Meu desejo ver uma exploso contagiante da presena de Deus, como aquela experimentada por Finney, Edwards, Roberts e outros, em que muitas regies foram alcanadas pelo Reino.

Estou em busca de cidades inteiras


Estou em busca de cidades, no estou mais interessado em s pregar para os crentes nas igrejas. Estou em busca de cidades inteiras, onde h pessoas que no conhecem Jesus. Certa vez, quando estava em uma conferncia com Frank Damazio na cidade de Portland, Oregon, eu o ouvi dizer algo que imediatamente me chamou a ateno. Ele disse que alguns pastores em Portland haviam se unido para fincar estacas em lugares estratgicos no permetro daquela regio e nas principais fronteiras. Foi um trabalho demorado, porque eles oravam sobre cada estaca colocada, como se elas simbolizassem uma demarcao espiritual. Impelido pelo Esprito Santo, disse ao Frank: "Se voc providenciar estacas, irei s cidades aonde Deus me enviar e ajudarei os pastores a demarcar o territrio para o Senhor." Ento comecei a orar: "Deus, mostreme um precedente para que eu possa compreender o que o Senhor est fazendo aqui. Assim, saberei porque colocou este desejo em meu corao." Tal compreenso me sobreveio mais tarde, justamente na Califrnia, exatamente no lugar onde "a corrida do ouro" teve incio. Quando os garimpeiros encontravam uma terra onde pudesse haver ouro, fincavam

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

uma estaca e assim reivindicavam o territrio. Alguns terrenos eram mais valiosos que outros por causa do que havia sob eles. Para reivindicar um terreno naquela poca, era preciso fincar uma estaca no cho. A estaca deveria levar o nome da pessoa e uma breve descrio da rea que estava sendo reivindicada. O terreno seria avaliado formalmente mais tarde. Enquanto isso, a estaca era um "documento" to importante quanto uma escritura. Se ningum reclamasse a terra, outra pessoa poderia remover a estaca antiga, fincar sua prpria estaca com seu nome e as dimenses da terra, e dizer: "De acordo com a lei, reivindico esta terra. Estou em processo de possesso e ocupao e esta estaca a prova de que, por lei, este terreno meu." Os pastores e congregaes que desenvolveram razes em uma cidade ou regio tm "direitos legais", sob orientao de Deus, para reivindicar suas cidades para o Rei fincando suas estacas no territrio. Mantivemos nossa f cercada pelas quatro paredes de nossas igrejas. Agora, Deus nos chama a estendermos a f alm das fronteiras de nossas cidades e nao. Ao demarcamos o territrio de nossas cidades, estaremos expandindo as "paredes" de nossas igrejas. E isto nos obriga a encararmos o fato de sermos "a Igreja" na cidade, um povo sob Senhorio de Deus, composto de muitas congregaes de acordo com o modelo "Igrejacidade" do primeiro sculo. Fizemos estacas de madeira e escrevemos as palavras "Renovao, Avivamento, Reconciliao", juntamente com versculos bblicos. Fizemos um furo no meio da estaca e uma proclamao, enrolada como um pergaminho, foi inserida nele. Havia cerca de vinte versculos nas estacas e na proclamao, um deles se encontra em Isaas 62, e diz:

"Eis que o Senhor fez ouvir at s extremidades da terra estas palavras: Dizei filha de Sio: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardo. Chamar-vos-o: Povo Santo, remidos do Senhor; e tu, Sio, sers chamada a Procurada, Cidade no deserta." (Isaas 62.11,12.)

Arrependimento, Reivindicao e Resistncia


Na proclamao contida em cada estaca fincada no solo das cidades, havia esta declarao feita pelos "representantes legais" de Deus naquela cidade:

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"Baseado na Palavra de Deus, manifestando apoio aos lderes desta cidade, me coloco como representante dos outros pastores que desejam: arrepender, reivindicar e resistir. Arrependemo-nos, pedimos ao Senhor que nos perdoe pelos pecados deste Estado e desta regio, especialmente, desta cidade. Pedimos perdo pelos pecados de corrupo poltica, preconceito racial, perverso moral, feitiaria, ocultismo e idolatria. Clamamos que o sangue de Jesus purifique nossas mos do derramamento de sangue inocente. Pedimos perdo pelas divises na Igreja, perdo pelo orgulho, perdo pelos pecados da lngua e qualquer outro pecado que tenha ferido a causa de Cristo. Ns nos arrependemos e nos humilhamos, clamamos misericrdia sobre nossa terra, nossa comunidade e nossas igrejas. Reivindicamos, clamamos pela vinda do Reino de Deus, para que Sua vontade seja feita nesta cidade. Pedimos, em Nome de Jesus, o derramamento da graa, misericrdia e fogo para que haja um avivamento espiritual que cubra a comunidade, a fim de que as pessoas se voltem para Deus, se purifiquem, sejam quebrantadas e se humilhem. Clamamos que o destino desta cidade no seja frustrado. Clamamos que o Senhor visite esta cidade, nossas igrejas e lares. Que esta cidade no seja esquecida. Clamamos por uma restaurao baseada na justia. Tambm resistimos, em submisso a Deus, pela f, ao inimigo e suas obras, a todas as foras e poderes demonacos que tm escravizado esta cidade. Resistimos ao esprito de maldade que estabeleceu fortalezas nesta cidade. Resistimos aos lugares obscuros, s obras das trevas, aos lugares onde o inimigo esteja acampado. Clamamos o Nome do Senhor para que tais fortalezas espirituais sejam destrudas e proclamamos, neste dia, que esta cidade, especialmente esta regio, est agora sob o poder e senhorio do Esprito Santo. Por meio desta proclamao, avisamos a todos os outros espritos, que desde j eles esto banidos desta terra pelo poder do Nome de Jesus. Hoje, nos colocamos na brecha e edificamos uma cerca de proteo ao redor desta cidade."
Antes de adquirir uma propriedade, ela tem que ser avaliada. Ento, preciso que voc determine se est disposto a pagar o preo pela possesso da terra. Quando demarcarmos nossas cidades, como povo de

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Deus, estaremos declarando guerra ao reinado satnico, atravs de uma ofensiva direta, destemida, sem desculpas ou hesitao. Estaremos dizendo ao inimigo: "Declaramos, diante de Deus, e queremos proclamar: Vamos tomar a cidade!" (Me senti to compelido a isto que, juntamente com um grupo de
intercessores, fui Rua Bonnie Brae, em Los Angeles, Califrnia, local onde tudo comeou e que cresceu tanto, a ponto de ser mudado para a Rua Azusa. Enquanto intercedamos ali, naquele terreno, fincamos uma estaca! Algo parecia romper em meu corao (espero que, tambm, nas regies celestiais). Senti como se tivssemos esbarrado em um poo antigo! O entulho comeava a ser removido. Que as guas da rua Azusa fluam novamente!).

Veio a mim uma palavra do Senhor a respeito de "poos antigos", que se aplica diretamente s cidades, bem como s mais antigas denominaes e igrejas. Antes que novos poos artesianos sejam perfurados, Deus vai reabrir ou desobstruir os poos antigos. Gnesis captulo 26 nos diz que Isaque fez com que seus servos reabrissem os poos que seu pai Abrao cavara muitos anos antes no Vale de Gerar. Embora os filisteus os tivessem entulhado depois da morte de Abrao, Isaque ainda os chamou por seus nomes de origem. Ele encontrou tanta gua, que teve que pelejar constantemente contra assaltantes filisteus e, finalmente, mudar-se para Berseba, ou "poo do juramento". Foi ali que Jac teve o encontro com o Deus vivo e descobriu seu verdadeiro direito de primogenitura no plano de Deus (Veja Gnesis 28:10-16). O Senhor est desobstruindo poos antigos do avivamento nestes dias. Existem lugares onde a glria de Deus permanece como uma poa de gua parada, um charco. As pessoas tm que vir ao poo para serem satisfeitas, mas nos padres que Deus estabelecer. Deus vai reabrir os poos antigos antes de trazer tona novos poos. Um ano antes de comear a trabalhar neste livro, o Senhor falou ao meu esprito: "Vou visitar novamente os lugares de avivamentos histricos para dar outra chance ao Meu povo. Vou convoc-los a remover o entulho dos poos antigos, para que o novo avivamento seja firmado sobre as fundaes do avivamento antigo." Em outras palavras: antes que o verdadeiro avivamento possa irromper, nos shoppings ou outros lugares, ter que comear nos altares de nossas igrejas e fluir dali pelos corredores at atingir o limiar da porta e alcanar as ruas, como cumprimento da profecia em Ezequiel 47:
"

Depois disto, o homem me fez voltar entrada do templo, e eis que saam guas debaixo do limiar do templo, para o Oriente; porque a face da casa dava para o Oriente, e as guas vinham debaixo, da banda direita da casa, da banda do sul do altar. Ele me levou pela porta do norte e me fez dar uma volta por fora, at

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

porta exterior, que olha para o oriente; e eis que corriam as guas ao lado direito. Saiu aquele homem para o Oriente, tendo na mo um cordel de medir; mediu mil cvados, e me fez passar pelas guas, guas que me davam pelos tornozelos. Mediu mais mil e me fez passar pelas guas, guas que me davam pelos artelhos; mediu mais mil, e me fez passar pelas guas que me davam pelos lombos. Mediu ainda outros mil, e era j um rio que eu no podia atravessar, porque as guas tinham crescido, guas que se deviam passar a nado, rio pelo qual no se podia passar. (...) Toda criatura vivente que vive em enxames, viver por onde quer que passe este rio, e haver muitssimo peixe, e aonde chegarem estas guas tornaro saudveis as do mar, e tudo viver por onde quer que passe este rio. (...) Junto ao rio, s ribanceiras, de uma e de outra banda, nascer toda sorte de rvore, que d fruto para se comer; no fenecer a sua folha, nem faltar o seu fruto; nos seus meses produzir novos frutos, porque as suas guas saem do santurio; o seu fruto servir de alimento e a sua folha de remdio." (Ezequiel 47.1-5,9,12)
No curioso que o rio da presena de Deus, que flua de seu santurio, tornava-se mais profundo medida que o profeta andava? Por fim, Ezequiel j no podia mais tocar o fundo do rio, as guas o cobriam, estavam fora de seu controle. Busco um avivamento que no possamos conter! E, sua parte mais rasa ser o "templo"!

A prxima onda da glria de Deus


Acredito que algumas cidades so antigos poos da uno de Deus so lugares de avivamentos histricos e Deus est convocando pastores e congregaes nestas cidades para reabri-los. Remover entulhos de poos antigos no uma tarefa das mais agradveis. Quando um pastor, amigo meu, comprou um terreno na ndia, disseram-lhe que havia um velho poo naquela propriedade. E no era um poo comum "vertical": era inclinado horizontalmente ao lado de uma montanha. Quando os homens daquele ministrio comearam a trabalhar para remover o entulho, encontraram um amontoado de mveis e maquinrio

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

velhos e abandonados em meio ao mato que crescera por ali. Centenas de cobras tambm tiveram que ser removidas daquele lugar. Meu amigo me disse: "Limpamos todo o local e fomos dormir. Quando acordamos, na manh seguinte, espervamos encontrar uma poa de gua estagnada. Mas vimos que a gua comeara a brotar e a fluir com tanta fora que, da noite para o dia, formou-se uma torrente!" A prxima onda de avivamento vir quando Deus desobstruir os poos artesianos de Sua glria! Muitos poos localizados nos desertos do meio-oeste dos Estados Unidos so verdadeiros lagos. Existe gua suficiente, vertendo dos reservatrios naturais da terra, para mant-los cheios quase todo o tempo, mesmo no calor do deserto. A maioria dos seres viventes do ecossistema desrtico se dirige a estes osis em busca da gua de que necessitam para viver. Nos ltimos anos, Deus tem desobstrudo lugares onde Sua presena permanece perenemente e, assim, Ele tem trazido vida a milhares de perdidos e crentes sedentos. Mas eles tm que ir em direo ao poo. Existe um poder na peregrinao que foi esquecido. Agora, Deus est prestes a liberar a prxima "onda" de Sua uno. Em vez dos velhos lagos, haver novssimos poos artesianos cujas torrentes vo explodir com uma fora imensa. De acordo com o dicionrio Webster's Ninth New Collegiate, um "poo artesiano aquele que resulta da perfurao da terra at que gua seja encontrada, e esta, por efeito da presso interna, ascende superfcie como uma fonte; poo artesiano o que geralmente resulta de uma perfurao em profundidade ." Esta nova "onda" da glria de Deus ser produto da perfurao do poo de Sua presena pelo Seu povo e explodir, em nosso mundo, com tamanha fora, que a presena restauradora de Deus vai ultrapassar cada barreira ou obstculo, a fim de fluir pelas ruas ridas de nossa cidade e de nossa nao. assim que a glria de Deus vai encher toda terra (Isaas 6.3 e Habacuque 2.14). Fontes de gua da vida transbordaro! Voc no ter que ir s guas do poo artesiano, elas viro at voc! Considerando que as guas, em seu percurso, sempre procuram os nveis mais baixos e os pontos que apresentam menos resistncia, no difcil entender porque Jesus, o "resplendor da glria [do Pai] e a expresso exata de Seu ser" (Hebreus 1.3a), disse: ... e aos pobres est sendo pregado o evangelho" (Mateus 11.5). A glria de Deus sempre buscou preencher o vazio na vida dos homens. Em dias vindouros, a glria de Deus vai emanar de onde menos se espera e comear a fluir e encher os que oferecerem menos resistncia. E, somente ao Senhor, ser tributada a glria. O Senhor me falou, claramente, a respeito de Sua glria durante um aguaceiro incomum no sul da Califrnia. Nasci e fui criado em Louisiana, um

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

lugar onde estamos acostumados s chuvas. Algumas vezes, chovia dias e noites sem cessar e ningum se incomodava com isso. Mas na Califrnia diferente: quando h chuvas prolongadas, a populao sente. Naquele dia, em particular, algo estranho estava acontecendo. Era como se a Califrnia estivesse sendo tomada por uma tempestade, bem ao estilo de Louisiana. Era quase uma tempestade tropical. Em minha terra natal, as pessoas esto preparadas para as chuvas, j esto acostumadas: valas, bueiros e locais de escoamento foram construdos. A cidade de Los Angeles, no entanto, no estava acostumada quela quantidade de chuva. Eu estava em uma lanchonete quando o aguaceiro comeou. Vinte minutos depois, percebi que a chuva no passaria e corri para o meu carro que estava estacionado na rua. A gua j ultrapassara o meio fio e estava quase na altura de meus joelhos! Enquanto eu dirigia, dizia a mim mesmo: "Com certeza, eles no tm locais de escoamento ou algo assim por aqui. No sei at onde a gua chega quando chove em Louisiana, mas, certamente, nunca atinge tal nvel to depressa." Enquanto me encaminhava, debaixo da chuva, ao hotel, senti a presena de Deus e comecei a chorar. Minhas lgrimas se misturavam com a chuva e senti o Senhor falar ao meu corao: "Eles esto to despreparados para a chuva natural, quanto para o desaguar do Meu Esprito. Eu tambm virei de repente." Enquanto me preparava para o culto daquela noite, ouvindo as notcias locais, o reprter que informava a previso do tempo disse algo que me caiu como uma profecia. Ele disse: "Esta no ser a ltima tempestade. Na verdade, elas esto acumuladas no Pacfico, como se fossem ondas, e viro uma aps outra." Ele explicou que a fonte destas ondas de chuva era o fenmeno chamado El Nio. El Nio, em espanhol, significa "O Menino" e um termo usado para se referir ao Menino de Belm! Aquele reprter no percebeu a profundidade daquelas palavras profticas: ele estava falando do "Menino Jesus", a Fonte de todas as ondas de glria que esto prestes a inundar este planeta. Naquele momento, algo me dizia: "Sim, Senhor! Mande ondas aps ondas de Sua glria at que, literalmente, tudo seja inundado! Que seja removido tudo aquilo que no provm de Ti." Faa chover, Jesus, reine sobre ns! Geralmente, a "lei dos precedentes" se aplica a eventos que ocorrem paralelamente no mundo natural e espiritual. Minha fome pelo desencadeamento da manifestao da glria de Deus tamanha, que mal posso expressar sua intensidade ou urgncia. Minha orao :

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"Senhor, deixe que a chuva caia! Desta vez o inimigo no ter "bueiros" suficientes para escoar as guas. Sua chuva se elevar de tal forma que todos sero tomados pela poderosa onda de Sua glria. Deixe que chova, Senhor!"
Que as fontes sejam rompidas e os poos desobstrudos! Reivindique sua herana! Finque estacas pela cidade! A terra do Senhor! Ele j fez isto antes, Ele poder faz-lo novamente! Mande chuva, Senhor!

CAPITULO 8

O propsito da presena de Deus


O evangelismo baseado nas "zonas de irradiao " divinas

s vezes nos perguntamos: "Por que no consigo ganhar meus amigos para Cristo? Por que minha famlia no parece interessada em Deus?" A resposta pode choc-lo e parecer um tanto quanto rude, mas, h ocasies em que a verdade di. Talvez voc no tenha a presena de Deus em plenitude em sua vida, por isso seus conhecidos no esto interessados em Deus. Existe algo na presena de Deus que faz com que tudo mais perca a importncia. Sem ela, voc se tornaria to plido e sem vida quanto qualquer outra pessoa em seu redor. Sem a presena de Deus, no importa o que faa, voc s ser "mais um" para aqueles que convivem com voc. No sei quanto a voc, mas, quanto a mim, estou cansado de ser simplesmente "mais um" para os perdidos que me rodeiam. Tomei uma deciso: vou buscar a presena de Deus em minha vida! Quero estar to junto do Senhor que, por onde quer que eu ande, as pessoas que se aproximarem de mim tenham um encontro com Ele. Elas nem se daro conta de minha presena, mas sabero que Deus est presente. Desejo estar to "saturado" da presena de Deus que, ao tomar assento em um avio, todos que estiverem comigo, de repente, comecem a se sentir incomodados, caso estejam afastados do Senhor - mesmo que eu no lhes diga uma palavra. No quero conden-los ou convenc-los: quero apenas trazer comigo o bom perfume do meu Pai. Entendemos de programas de evangelizao, em que batemos s portas, entregamos folhetos, ou realizamos alguma atividade na Igreja visando alcanar os perdidos.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

John Wimber nos ajudou a entender o "evangelismo explosivo", em que se combina a uno programao. Orvamos para que algum fosse resgatado, ao invs de nos atermos somente ao testemunho ou entrega de folhetos. Mas existe uma forma de evangelismo pouco compreendida e, talvez por isto, pouco utilizada, que chamo de "evangelismo-presena". nele que as pessoas percebem e dizem: "Eles estiveram com Jesus" (Atos 4.13). E neste tipo de evangelismo que a remanescente presena de Deus em uma pessoa cria em torno dela uma zona de irradiao divina to forte, que afeta aos outros em redor (Veja Hebreus 8:11). "A sombra que cura" se encaixa nesta categoria. No era a sombra de Pedro que curava as pessoas (Veja Atos 5:15,16.), era a sombra d'Aquele com quem Pedro andava que estabelecia uma zona de cura, uma rea livre da interferncia maligna! Os hebreus acreditavam que a uno se estendia at onde a sombra alcanasse. Eu acredito que a glria se estender at onde a sombra de Deus alcance! Cubra a terra, Senhor! O Evangelho Segundo Marcos nos diz que, depois que Jesus acalmou o mar e o vento durante uma grande tempestade, Ele e os discpulos chegaram "terra dos gadarenos" (Marcos 4.35-5.1). Naquele dia, aconteceu algo que oro para que acontea hoje. Quando os ps de Jesus tocaram a costa de Gadara, logo Lhe veio ao encontro um homem possesso por cinco mil demnios e no demorou muito para que fosse liberto de seu tormento pela primeira vez na vida ((Veja Marcos 5:2-6). De acordo com W.E. Vine, uma legio romana no tempo de Jesus
consistia em "mais de cinco mil homens". Muitos acreditam que havia somente cerca de dois mil demnios naquele homem porque pediram ao Senhor permisso para invadir os corpos de dois mil porcos; mas, talvez, muitos deles tenham tido que "somar" seus esforos para escapar da dor esmagadora e do terror que sentiram diante da presena do Senhor). "Por qu? Como voc

sabe?" Marcos nos conta que o homem endemoninhado, quando viu Jesus, correu para ador-Lo. At aquele momento, eram os demnios que diziamlhe aonde ir e o que fazer. Ele no tinha controle de suas prprias aes, no conseguia resistir mesmo quando os demnios o impeliam a se ferir. O que mudou esta situao? O que transformou rapidamente aquele homem, cujas funes fsicas e mentais estavam sob controle de cinco mil espritos demonacos? Vou lhe dizer o que aconteceu: O Pai entrou em casa. E disso que precisamos hoje. S precisamos escutar os passos de Deus... Quando isto acontecer, no teremos que nos preocupar em colocar os pequenos demnios para correr. No teremos que declarar a Palavra contra seus principados ou destruir suas fortalezas. O propsito da manifestao da presena de Deus "libertar os cativos", para cumprir Lucas 4.18. Ele quer concluir o que no pde comear em Nazar, quando disse: "Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir." (Lucas 4.21b.)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"Senhor, queremos v-Lo! Estamos cansados de s ficar falando sobre o Senhor como se fssemos crianas da Escola Dominical. Quando o Senhor vai Se manifestar a ns?" Oro para que uma visitao do "tipo Isaas, captulo 6" venha sobre as igrejas, porque basta que o do Todo-Poderoso Deus coloque os ps na cidade para que se quebrem sculos de cadeias demonacas. Oro para que possamos dizer como o profeta Isaas: "Meus olhos viram o Senhor" Tenho orado para que haja uma mudana na Igreja, mas, oro, primeiramente para que Deus traga mudanas sobre cada um de ns individualmente. "Senhor, no estamos aqui por causa de uma bno. Queremos o Abenoador. Precisamos de uma mudana" Devo avis-lo que no existe mudana sem quebrantamento. assim que acontece. Quero encoraj-lo a permanecer "imerso" na presena do Senhor em todo o tempo e oportunidade. Quando se aproximar d'Ele, no se apresse e nem corra. Compreenda que esta (ou deveria ser) sua prioridade. Permita que Deus trabalhe, de forma profunda, em seu corao e em sua vida. assim que Ele vai perfurar um poo profundo em seu corao, que transbordar como um poo artesiano de poder e glria na presena d'Ele. O propsito da presena de Deus trazer liberdade aos cativos e vitria a Seus filhos.

Quer ver uma briga terminar? Chame o Pai!


Temos, durante sculos, travado batalhas espirituais contra Satans e os pequenos viles de sua vizinhana, usando palavras de intimidao e, algumas vezes, paus e pedras. Mas, agora, tempo de clamar pelo nosso Pai e ver nossas batalhas tomarem um rumo totalmente diferente. Digo-lhe, com toda f que h em meu ser, que, se nosso Pai permitir que Sua presena toque a terra uma vez que seja, se ao menos uma pequena lgrima de Seus olhos casse em uma cidade como Los Angeles, Nova Iorque, Rio de Janeiro ou So Paulo, uma enchente de Sua glria traria avivamento terra, os demnios fugiriam e os pecadores cairiam de joelhos! Jesus, nos ajude! Venha, oh, Pai! Abba, Pai! Papai! Precisamos do Senhor! A verdade que, se voc est realmente faminto para ver o Pai se manifestar, ter que compreender que deve parar de buscar Seus benefcios ou pedir que Ele faa isto ou aquilo. Temos transformado o que erroneamente chamamos de "Igreja" em um grande "clube da bno" ao qual nos associamos, por causa desta ou daquela bno. No estou certo de que ainda precisamos buscar bnos. Foi isto que os israelitas fizeram ao longo da histria, depois de terem fugido da face de Deus. Precisamos buscar quebrantamento, arrependimento, e dizer, no s com palavras, mas

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

tambm atravs de nossas aes: "Deus, queremos o Senhor! No importa se far ou no algo por ns. Vamos subir ao altar. Deixe que Seu fogo nos purifique, para que finalmente possamos ver Sua face." Por que passaramos por isto? Existem, pelo menos, duas razes nas quais posso pensar. Primeiramente, a experincia de contemplar a glria de Deus transformadora. a maior experincia de correo comportamental pela qual o ser humano pode passar, e tem, como conseqncia, a morte da carne. A segunda razo que o verdadeiro propsito da manifestao da presena de Deus em nossas vidas o evangelismo. Se pudermos carregar um resduo da glria de Deus para nossas casas e locais de trabalho, se pudermos atrair uma pequena poro do brilho de Sua presena para dentro de igrejas mornas, no teremos que implorar para que as pessoas venham a se arrepender diante do Senhor. Elas correriam para o altar to logo a glria de Deus rompesse suas cadeias - elas no poderiam vir de outro jeito! Nenhum homem vai a Deus a no ser pelo arrependimento e salvao atravs de Jesus. Qualquer outro meio para salvao traz embutida a marca do destruidor. O Senhor sabe que temos tentado facilitar o caminho para as pessoas virem a Ele atravs de uma graa barata e de um avivamento sem custo. Mas os efeitos desta barganha mal duram uma semana. Por qu? Tudo que proporcionamos s pessoas foi um encontro emocional com o homem, enquanto elas necessitavam de um encontro fatal com a glria e a presena do prprio Deus. De agora em diante, nossa orao deveria ser:

"Pai, confessamos que queremos ver uma mudana em nossas vidas e em nossa igreja para que possamos trazer mudanas em nossa cidade. D-nos tal amor e paixo pelo Senhor, que comecemos a ver Sua glria fluir atravs de ns para convencer e salvar os perdidos. Mostre Sua presena atravs de nossas vidas, assim como o Senhor fez atravs de Charles Finney, quando ele andava pelas fbricas e via trabalhadores dobrarem seus joelhos sob a Sua glria e clamarem por perdo, embora nenhuma palavra tenha sido dita ou pregada. Que a mais tnue sombra de Sua presena em nossas vidas possa curar os doentes e restaurar os coxos que encontramos pelas ruas. Permita que estejamos de tal forma imbudos de Sua presena, que as pessoas no consigam entrar em nossos lares ou permanecerem em nossa presena, sem que se arrependam de seus pecados. Que a Sua glria, Pai, traga convencimento em suas vidas e as conduza salvao, no por causa de nossas

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

palavras, mas por causa de Sua presena e poder em nossos coraes."


Para ser honesto, estou procurando pelo mesmo tipo de avivamento que aconteceu nas ilhas Novas Hbridas (Nota do tradutor: O arquiplago Novas
Hbridas, localizado no Oceano Pacfico, obteve sua independncia em 1980, passando a se chamar Repblica de Vanuatu.), quando oficiais foram enviados ao evangelista

Duncan Campbell, que estava conduzindo cultos noturnos naquela regio, e disseram: "Ser que voc poderia nos acompanhar delegacia? H uma multido por l, no sabemos o que est acontecendo, mas, talvez, voc saiba." (Isto, realmente, aconteceu!) O evangelista conta que, enquanto se encaminhava delegacia, juntamente com os policiais, s quatro horas da madrugada, se chocou com a calamidade que pairava no ar: parecia que uma praga estava sobre o lugar. Atrs de cada porta e por todo lado, havia pessoas chorando e clamando. Homens se ajoelhavam nas esquinas, mulheres e crianas, ainda de pijamas, estavam na entrada de suas casas chorando. Quando o evangelista, finalmente, chegou delegacia, encontrou a multido chorando e dizendo aos policiais: "O que est acontecendo, o que est errado?" Elas nem conheciam Deus o suficiente para saber que Ele era Quem as estava movendo! Tudo que sabiam era que havia algo errado e que eram culpadas. Por isto, elas foram delegacia para confessar sua culpa. O que havia de errado com elas era o pecado em seus coraes e Deus as convencera disto repentinamente. Quando estas pessoas comearam a invadir a delegacia com suas confisses, os policiais no tiveram como respond-las. O evangelista se colocou na escada da delegacia, naquela madrugada, e pregou o "simples" evangelho do arrependimento e da salvao atravs de Jesus Cristo e ali ocorreu um avivamento genuno. Este o tipo de avivamento de que estou falando, o tipo que vai, rapidamente, soterrar todo recurso e poder humano nas igrejas todas ao redor do mundo.

O mundo est faminto, mas no h po fresco


Em nosso estado atual, seramos totalmente incapazes de administrar tal "colheita" de almas. No temos, em nossas prateleiras, quantidade suficiente do po da presena de Deus para dar s massas famintas! Talvez o que vou dizer incomode algumas pessoas, mas no suporto nossa mentalidade de que a igreja deva funcionar apenas "meio expediente". Abordamos este assunto no Captulo 2: "No h po na Casa do Po", mas ele tem que ser repetido at que algo mude.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Por que, em quase toda esquina, existe uma pequena loja de convenincias, aberta 24 horas por dia, para suprir a demanda dos consumidores? Enquanto isso, a maior parte das igrejas, que deveriam satisfazer a fome de Deus que as pessoas tm, funcionam somente quatro horas por semana no domingo pela manh e noite! Por que a igreja no fica aberta dia e noite? No deveramos estar oferecendo aos famintos o Po da Vida? Algo est terrivelmente errado e no acho que seja a fome por Deus. As pessoas esto famintas, tudo bem, mas conseguem diferenciar o "po dormido", de experincias religiosas antigas, do po fresco, a genuna presena de Deus. Mais uma vez, devemos concluir que as pessoas famintas no esto batendo em nossas portas porque a Casa do Po est vazia. interessante notar que nenhuma das cinqenta maiores igrejas do mundo est nos Estados Unidos. "E como poderiam? No enviamos missionrios pelo mundo por mais de duzentos anos?" Os famintos precisam de po fresco, em abundncia, no de velhos farelos do ltimo banquete espalhados pelo cho. Tenho um amigo que pastoreia uma igreja com aproximadamente 7 mil membros. Sua igreja , sem dvida, o melhor modelo de "igreja em clulas" nos Estados Unidos. Certa vez, ele me contou que recentemente participara de uma conferncia internacional e o que descobriu l encheu seus olhos de lgrimas. Ele me disse: "Tommy, algo realmente me deixou angustiado naquela conferncia." E explicou que a conferncia ofereceu um seminrio a pastores de igrejas com mais de cem mil membros. Ele me disse: "No pude evitar. Eu tive que espiar a sala de reunies para me certificar se havia algum l. Para minha surpresa, ali estavam umas 20 ou 30 pessoas. E fiquei contristado por no poder tomar parte daquele grupo." E, com lgrimas nos olhos, aquele meu amigo pastor, disse: "Ento me dei conta, Tommy, de que ningum naquela sala era americano." Ele um homem bem-sucedido pelos padres americanos. Em sua cidade, que tem cerca de 400 mil habitantes, ele conseguiu alcanar um nmero considervel de pessoas. No entanto, ele ainda quer fazer mais. Ele no daquele tipo que se preocupa com quantidade ou fica contando o nmero de membros na igreja para competir com outros pastores e poder se gabar dos cultos dominicais. Ele um Caador de Deus e um "ganhador de almas". Suas lgrimas no eram de inveja, eram lgrimas de sofrimento. hora de o povo de Deus busc-Lo desesperadamente, pois o fogo do avivamento deve, primeiramente, inflamar a Igreja, antes que suas chamas se espalhem pelas ruas. Estou cansado de tentar realizar a obra de Deus com mos humanas.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Tudo que precisamos para um avivamento que alcance toda a nao que a presena de Deus se manifeste. Para que voc veja suas escolas sendo transformadas em lugares de orao, preciso que Deus Se manifeste. No estou falando de um evento histrico ou terico, mas houve tempos em que a glria de Deus flua em Suas igrejas de tal forma que Seu povo tinha que tomar cuidado ao entrar em restaurantes. Ao curvarem suas cabeas para agradecer pelo alimento, deparavam-se com as pessoas ao redor, clientes e garons, chorando compulsivamente e dizendo: "O que h com vocs?" Na poca daquela visitao de Deus em Houston, minha esposa estava na fila em uma loja, quando uma senhora tocou em seus ombros. Ela se virou para ver quem a tocara e encontrou uma estranha chorando diante dela sem o menor embarao. A senhora falou minha esposa: "No sei onde voc esteve e no sei o que voc tem. Sabe, meu marido um advogado e estou a caminho de um divrcio." Ela comeou a desabafar todos seus problemas e, finalmente, disse:

"O que quero dizer que preciso de Deus! Ore comigo!" Minha esposa olhou ao redor e perguntou: "Aqui?. A senhora respondeu: "Sim, agora." Minha esposa perguntou novamente: "Bem, e quanto aos outros na fila?" No mesmo instante, aquela senhora se voltou para a mulher que estava atrs dela e perguntou: "Voc se incomodaria se eu orasse aqui com esta mulher?" A resposta foi: "De maneira alguma! Orem comigo tambm!" No existe atalho
Fatos sobrenaturais como este tambm acontecero com voc, mas s h uma maneira. Acontecero quando pastores e ministros chorarem entre o prtico e o altar e clamarem a Jesus por libertao. No existe atalho para o avivamento ou para a vinda da presena de Deus. A glria de Deus s vir quando o arrependimento e o quebrantamento fizerem com que voc se ajoelhe, pois a presena do Senhor requer pureza. Somente os mortos vero a face de Deus. No podemos esperar que os outros se arrependam se no estamos dispostos a andar, continuamente, em um nvel profundo de arrependimento.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

O mundo est cansado de ouvir igrejas pomposas pregando sermes populares por detrs de seus plpitos. Que direito ns temos de dizer s pessoas para se arrependerem, quando os mesmos problemas de que padecem podem ser verificados em nossa prpria casa? A hipocrisia nunca foi "moda" na Igreja de Deus, mas temos feito dela a atrao principal em nossa "verso" de igreja. Precisamos nos purificar e confessar: "Sim, estamos com problemas. Sim, eu estou com problemas tambm. Mas vou me arrepender do meu pecado agora mesmo. Algum aqui quer se juntar a mim?" Creio que ficaramos surpresos com o nmero de pessoas que comeariam a vir de todos os segmentos da sociedade quando vissem a Igreja se arrependendo! Mais uma vez, voltamos ao nosso problema mais srio: no temos o po da presena de Deus. Nossas igrejas esto cheias de filhos prdigos atrs de sucesso profissional, que amam aquilo que o Pai pode dar mais do que o prprio Pai. Vamos mesa do Pai no para Lhe pedir mais de Sua presena, mas para implorar e persuadi-Lo a nos dar tudo aquilo que Ele prometeu que seria nosso por direito. Abrimos a Palavra e nos apressamos em cobrar: "Quero todos os dons, quero a melhor poro, a bno plena, quero tudo o que me pertence." Ironicamente, foi a bno do pai que "financiou" a viagem do filho prdigo para longe de sua face! E foi a conscincia da pobreza de corao do filho prdigo que o impeliu de volta aos braos do pai. Algumas vezes, usamos as bnos que Deus nos d para financiar nossa jornada para longe do centro de Sua vontade. importante que voltemos estaca zero, presena ideal e definitiva do Pai a fim de desfrutarmos de uma comunho ntima.

"Senhor, coloque uma fome da Sua presena em nossos coraes! No fome do que o Senhor pode nos dar. Agradecemos Suas infinitas bnos, Pai, mas queremos ter fome de Ti, nosso Abenoador. Venha nos mostrar o verdadeiro propsito de Sua presena!"

CAPTULO 9

Despoje-se de sua glria


O sepultamento da glria do homem o nascimento da Glria de Deus

Esquecemo-nos da arte de adorar ao Senhor. Nosso louvor est to

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

cheio de uma interminvel torrente de palavras inteis e vazias, dando a impresso de que tudo o que fazemos preencher o tempo com um monlogo que, talvez, o prprio Deus ignore. Alguns se agarram a isso de tal forma, que no conseguem contemplar o Pai ou perceber o quanto Ele nos ama. Precisamos retornar quela simplicidade de nossa infncia. Todas as noites, quando estou em casa, embalo minha amada filha de seis anos para dormir. Geralmente, ela deita em meus braos e, antes que adormea, me conta todos os problemas que enfrentou durante o dia: "Papai, aquele menino da escola brigou comigo." Ou: "Papai, no fui bem na prova hoje." Sei que, para ela, estes problemas so verdadeiros gigantes. Nestes momentos, sempre tento confort-la dizendo que ela est comigo, que a amo muito e tudo vai ficar bem. No importa o que disseram contra ela na escola, nem seus pequenos erros: nada pode atingi-la agora que est em meus braos. O melhor mesmo quando consigo caminhar pelo labirinto da mente de minha filha e lhe trazer paz. Ento, minha garotinha olha para mim, com seus olhinhos quase se fechando, e sorri. S posso dizer que, nestes momentos, seu semblante me revela o mais puro amor e confiana. Ela no tem que dizer mais nada: eu compreendo. Assim, em completa paz, ela se ajeita no meu colo para dormir, com um sorriso que reflete plena segurana e confiana estampado no rostinho. Deus quer que faamos a mesma coisa. Muitas vezes, ao final do nosso dia, vamos at Ele e O "adoramos" com algumas palavras mecnicas que j sabemos de cor. Ficamos to absorvidos pelos problemas que nos sobrevieram na "escola", durante o dia, que nos deitamos na presena de Deus somente o tempo suficiente para despejar nossa torrente de palavras e entregar nossa lista de pedidos. Depois, voltamos para a correria de nossas vidas. Parece que no encontramos aquele lugar onde reside a paz perfeita.

Voc vai ter que olh-Lo face a face


O que Deus quer simplesmente que olhemos para Ele. Sim, podemos dizer-Lhe aquilo que sentimos, precisamos fazer isto. Mas, o que o Senhor realmente espera receber nossa mais ntima adorao e louvor, em nvel que transcenda meras palavras e aes exteriores. Ele deixou, diante de voc, uma porta aberta, mas voc tem que olh-Lo face a face. No fique parado na porta da eternidade: preciso que entre. Voc tem que parar de ficar olhando e ouvindo outras coisas. Ele est acenando: "Suba at aqui e lhe mostrarei o que dever acontecer..." (Apocalipse 4.1). isto

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

que deveria trazer paz a um filho cansado. No podemos nos deixar levar pelo nosso intelecto matemtico para no corrermos o risco de racionalizarmos os propsitos de Deus. Podemos acabar perdendo a hora de nossa visitao, como os fariseus, saduceus e os escribas do tempo de Jesus. Eu, por exemplo, no quero ver isto acontecer. Jesus chorou sobre Jerusalm - que, naquele tempo, simbolizava a habitao da presena de Deus, dizendo essencialmente: "Vocs no reconheceram o tempo certo. Eu vim para vocs e vocs Me ignoraram. Vocs conhecem a Palavra, mas no Me conhecem" (Lucas 19.41-44). ''Veio para o que era seu, e os seus no o receberam" (Joo 1.11). No quero dizer que voc e os outros no conheam a Palavra de Deus. Pelo contrrio, escrevo estas coisas porque o Senhor deseja um novo nvel de intimidade com Seu povo. Ele no quer que saibamos a Palavra de cor, Ele quer que tenhamos conhecimento da Pessoa d'Ele. Paulo diz que, antes de se converter a Cristo, ele compreendia a lei (Filipenses 3.5,6). Mas depois de sua converso, ele disse: "Eu sei em quem tenho crido" (2 Timteo 1.12b). Uma coisa saber a respeito de Deus, outra, conhecLo. Deus est chamando voc para Sua intimidade. Se ousar responder a este chamado, ter conhecimento de uma faceta do carter de Deus que, at ento, voc desconhecia. O Senhor vai coloc-lo to perto d'Ele que voc poder respirar o ar puro dos cus. O nico caminho para o lugar que Davi chamava de "esconderijo" passa pela porta da adorao. Ao passar por este caminho, voc deixa de lado todas as demais distraes e concentra seu corpo, mente e esprito em Deus (Veja Filipenses 3.5,6). Quando a presena d'Ele se tornar to forte, que voc no mais se importe com nada a seu redor, voc vai experimentar um encontro com Deus do qual nunca se "recuperar". Seu corao ficar permanentemente afetado pelo amor, assim como a perna de Jac ficou pelo manquejar.

"Os cultos que Me agradam no so os mesmos que lhe agradam


Durante a minha jornada em direo presena de Deus, Ele me disse: "Filho, os cultos que Me agradam no so os mesmos que lhe agradam." Ento, compreendi que, muitas vezes, vamos igreja para "obter algo de Deus", quando, na verdade, a Palavra sempre nos exorta a "ministrar ao Senhor". Sim, estamos to ocupados em ministrar s pessoas e suas necessidades que poucas vezes temos oportunidade de ministrar ao

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Senhor. E, assim, semana aps semana, samos gratificados com nossas parcas necessidades satisfeitas. Quando que ouviremos a voz do Senhor a dizer: "H algum aqui que to-somente Me ame?" Como eu disse antes, o Salmo 103.1 ainda diz: "Bendize, minh'alma ao Senhor...", mas praticamos o "Oh, Senhor, bendiga a minha alma!. Qual seria a nossa definio de heri? Provavelmente no a mesma usada por Deus. Veja o que o Senhor disse sobre a mulher "pecadora" que quebrou um vaso de alabastro para ungi-Lo com leo. Se o cu tivesse uma "galeria da fama", posso dizer-lhes um nome que estaria no topo da lista: Maria, a mulher do vaso de alabastro. O mais espantoso que os discpulos ficaram to embaraados e constrangidos com o ato daquela mulher que quiseram mand-la embora, mas Jesus fez daquele ato um monumento eterno adorao desinteressada! E no foi por causa do talento ou da beleza de Maria, nem por seu "esforo religioso", mas pela sua singela adorao. Os discpulos disseram: "Para que este desperdcio?" (Mateus 26.8b) e Jesus respondeu: "Isto no desperdcio, adorao." Com freqncia, os discpulos se perdiam em meio a discusses sobre quem se assentaria direita ou esquerda, enquanto Jesus estava "faminto de adorao". Sua fome atraiu uma estranha, algum disposto a quebrar regras, uma lavadora de ps! Esse tipo de adoradores, enquanto ministram ao Senhor, ignoram os olhares e comentrios da igreja politicamente correta. O Senhor deseja nosso louvor e adorao. A "galeria da fama" do cu est cheia de nomes de ilustres desconhecidos, como aquele leproso que voltou para agradecer a Deus (enquanto os outros nove nem se incomodaram). Pessoas que tocaram o corao do Senhor e ficaram em Sua memria, das quais Ele diz: "Sim, Eu me lembro de voc. Sei quem voc . Muito bem, servo bom e fiel!" Enquanto isto, agimos como filhos ingratos, em nossos cultos, reivindicando nossas bnos e tudo o que biblicamente nos pertence. Religiosamente, buscamos as mos de Deus, mas ignoramos o que seja buscar Sua face e dizer: "Eu O quero, Senhor!".

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Acomode-se no colo do Abenoador


Deus est nos dizendo: ... eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta..." (Apocalipse 3.8). Deus parece estar deixando abertas as portas dos cus e dizendo: "Venham para um novo lugar de intimidade e comunho Comigo!" Voc no precisa se preocupar com as bnos se estiver confortvel no colo do Abenoador! Diga-Lhe que O ama e as bnos viro como conseqncia. Busque o Abenoador, no as bnos! Busque o Avivador, no o avivamento! Busque a face de Deus, no Suas mos! Vejo muitas vezes nos corredores das igrejas pessoas que subiram ao colo do Pai. Vejo-as inclinarem suas cabeas nos bancos enquanto buscam a face de Deus. Algo est acontecendo na Igreja hoje, e no tem nada a ver com a manipulao dos homens. Voc j no est cansado de tudo isto? No est faminto por um encontro com o Senhor, um tipo de encontro que no esteja contaminado com as vs promoes e manipulaes dos lderes carnais? No anseia pela manifestao do Senhor em sua vida? Acredite, voc no est sozinho! Existiu uma mulher que marcou o caminho do arrependimento com suas lgrimas e se despojou de sua glria perante o Senhor.

"Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungento; e, estando por detrs, aos seus ps, chorando, regava-os com suas lgrimas e os enxugava com os prprios cabelos; e beijava-lhe os ps e os ungia com o ungento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara, disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual a mulher que lhe tocou, porque pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simo, uma cousa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denrios, e o outro cinqenta. No tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amar mais? Respondeu-lhe Simo: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simo: Vs esta mulher? Entrei em tua casa, e no me deste gua para os ps; esta, porm, regou os meus ps com lgrimas e os enxugou com os seus cabelos. No me deste sculo; ela, entretanto, desde que entrei no cessa de me beijar os ps. No me ungiste a cabea com leo, mas esta com blsamo ungiu os meus ps. Por isso te digo: Perdoados lhe so os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Ento, disse mulher: Perdoados so os teus pecados. Os que estavam com ele mesa comearam a dizer entre si: Quem este que at perdoa pecados? Mas Jesus disse mulher: A tua f te salvou; vai-te em paz." (Lucas 7.36-50)
Voc pode estar a poucos passos espirituais de um encontro que mudaria sua vida inteira. Se voc deseja ver a face de Deus, siga Maria at os ps de Jesus. Derrame o precioso "blsamo" do louvor e adorao que est em seu vaso de alabastro. Voc tem mantido seu tesouro guardado por muito tempo, mas existe Algum que merecedor dele. No o guarde mais! Os evangelhos de Mateus e Marcos tambm relatam este fato e dizem que Simo era, ou tinha sido, leproso (Veja Mateus 26.6,7; Marcos 14.3). Muitos estudiosos acreditam que a relato apresentado pelo Dr. Lucas era a histria de um evento anterior. Mesmo assim, Simo, o fariseu, ainda era um leproso espiritual, porque padecia do pecado desfigurador da hipocrisia. Sempre vemos alguns fariseus com a lepra da hipocrisia, mostrando desprezo, quando derramamos o melhor de ns aos ps do Senhor. Mas quem se importa? Quem que sabe dos problemas que foram tirados de nossos ombros naquele momento? Quem conhece as preocupaes, medos e ansiedades que desapareceram, quando O ouvimos dizer: "Eu aceito voc." Aos olhos de Deus, somos todos leprosos espirituais. Precisamos ser aqueles que se voltam ao Libertador para oferecer aes de graa. Se o Senhor o aceita, voc pode ignorar todas as outras vozes que lhe dizem: "Eu o rejeito." No quero ser rude, mas quem se importa com todos os outros leprosos que o rejeitam, se voc foi aceito e curado pelo Rei? Na narrativa registrada nos evangelhos de Mateus e Marcos, os piores crticos de Maria no foram os fariseus ou os saduceus. Eram os prprios discpulos de Jesus que estavam prontos para expulsar Maria,

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

quando Jesus interveio rapidamente.

"Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ao para comigo. (...) Ela fez o que pde: antecipou-se a um ungir-me para a sepultura. Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo o evangelho, ser tambm contado o que ela fez, para memria sua." (Marcos 14:6,8,9) Voc est na memria do Senhor?
Jesus disse que a mulher que quebrara o vaso de alabastro, ungindo0 para Seu sepultamento, no seria esquecida onde quer que o evangelho fosse pregado. Em outras palavras, ela estaria sempre na memria de Deus. Voc anseia por uma visitao do Senhor? Ento, ter que preparar lugar para Ele em sua vida: no importa quo cheia e atribulada ela possa parecer agora. Isto significa que seus tesouros mais preciosos precisam ser quebrados para exalar uma fragrncia que fique na lembrana do Senhor. Seu quebrantamento possui um aroma suave diante de Deus. Ele receber cada lgrima que se derramar pelo seu rosto. A Bblia diz que Ele guarda um "odre" de memrias para recolher cada lgrima que voc derrama (Veja Salmos 56.8). Deus o ama, ento, corra para aquele lugar secreto onde voc mantm escondido o seu "vaso de alabastro" com a uno preciosa que reservou para este momento especial. Quebre-o aos ps do Senhor e diga: "Jesus, eu O amo mais que qualquer outra coisa. Abandonarei tudo, irei onde for preciso. S quero o Senhor." Mas no se engane: foi necessrio que Maria se humilhasse, enxugando os ps do Senhor com seus cabelos. A Bblia diz que o cabelo da mulher a sua glria, Maria usou sua glria para enxugar os ps de Jesus. As mulheres, nos tempos de Jesus, geralmente, usavam seus cabelos presos para cima, e, quando saam de casa, eles eram enrolados em um turbante ou envoltos em um vu. Maria, provavelmente, teve que desfazer seu turbante para enxugar os ps do Senhor. No quero escandalizar ningum, mas importante que tenhamos noo do que isto significava para a reputao de Maria. Naquele tempo, eram usadas sandlias, quando os convidados entravam em uma casa: elas eram deixadas porta. A maior parte dos viajantes, em Israel, compartilhava as estradas com camelos, cavalos e jumentos. Era impossvel no ter contato com as fezes destes animais durante o percurso. As sandlias protegiam os ps durante a viagem, mas no eram utilizadas na casa de algum. Certamente as marcas da viagem (inclusive o cheiro dos animais) ainda permaneciam nos ps descalos. Por esta razo, o

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

trabalho "sujo" de lavar os ps de algum era reservado aos servos mais insignificantes da casa. Qualquer servo que lavasse os ps dos convidados j era, automaticamente, contado entre os escravos mais desprezveis, e era, abertamente, tratado com indiferena. Imagine a humildade da adorao apresentada por Maria. Ela desmanchou sua "glria", seus cabelos, para enxugar os ps do Senhor. Nossa justia e glria no passam de trapos: s servem para enxugar os ps do Senhor (Veja Isaas 64.6)! Naquele tempo, se voc realmente quisesse desonrar e humilhar uma pessoa que chegasse sua casa, bastava fazer com que seus servos no se preocupassem em lavar os ps dela. Principalmente na casa de um fariseu, que tanto valorizava a limpeza exterior. Jesus diz claramente que, ao entrar na casa de Simo, ningum se preocupou em lavar os ps (Lucas 7.44). Simo queria que Jesus estivesse em sua casa, mas no queria honr-Lo. Quantas vezes queremos a presena de Deus em nossos cultos, mas nos recusamos a louv-Lo como deveramos?

Nossos cultos so realizados para Deus ou para os homens?


Por muito tempo, a Igreja tem pedido a presena de Deus, mas nunca O coloca em uma posio de honra. Isto significa que tudo o que queremos so Seus "brinquedos". Queremos as curas, os dons sobrenaturais e todos os milagres que Ele pode fazer. Mas, na verdade, no queremos honr-Lo. Como eu posso dizer tal coisa? Pergunte a si mesmo se nossos cultos so feitos para entreter os homens ou para honrar a Deus. O que mais importante, ouvir algum dizendo: "O culto foi realmente muito bom, gostei muito!", ou ouvir a aprovao do Senhor? No passado, quando Deus se fez presente em nossos cultos, quando foi que paramos tudo que estvamos fazendo, simplesmente, para honrLo? Ou ser que consideramos que Sua visitao seja um motivo justo para suspendermos todos nossos compromissos, mas somente at certa medida? Ser que, quando Maria quebrou seu vaso de alabastro com o blsamo precioso, ela percebeu que suas lgrimas, ao carem nos ps empoeirados do Senhor, deixavam um rastro de limpeza? Ser que ela se deu conta do desrespeito mostrado a Jesus naquela casa, embora Ele fosse o convidado? Creio que sim, e isto deve ter partido seu corao. Seu pesar pareceu aumentar a intensidade de suas lgrimas, at que se tornaram como uma torrente. Havia tantas lgrimas caindo sobre os ps de Jesus, que Maria, literalmente, os lavou, tirando de sobre eles o cheiro dos animais!

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Mas o que ela poderia usar para enxugar os ps do Senhor? Ela no tinha honra ou autoridade naquele lugar, no podia pedir uma toalha. Como no houvesse nada mo e nada fora providenciado pelo dono da casa, Maria usou seus cabelos, sua glria, para enxugar os ps de Jesus. Ela tirou d'Ele toda rejeio, desrespeito e desprezo mostrados naquela casa. E tomou, sobre si mesma, todas as evidncias da pblica rejeio ao Senhor. Voc consegue imaginar o que isto causou ao corao de Deus? Ao repreender abertamente Seu anfitrio, Jesus nos d pistas do que sentiu naquela hora:

"E, voltando-se para a mulher, disse a Simo: Vs esta mulher? Entrei em tua casa, e no me deste gua para os ps; esta, porm, regou os meus ps com lgrimas e os enxugou com os seus cabelos. No me deste sculo; ela, entretanto, desde que entrei no cessa de me beijar os ps. No me ungiste a cabea com leo, mas esta com blsamo ungiu os meus ps. Por isso te digo: Perdoados lhe so os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama." (Lucas 7.44-47)

Voc tem que se despojar de sua glria para ministrar ao Senhor


O Senhor me disse: "Maria despojou-se de sua glria para ministrar a Mim." Se todos os discpulos estivessem presentes, havia, no mnimo, mais doze pessoas naquela casa, mas ningum alcanou o mesmo nvel de intimidade que aquela mulher. Os discpulos, embora fossem boas pessoas como Pedro, Tiago e Joo, fracassaram. Oua meu amigo: Voc pode estar to ocupado sendo um discpulo atuante, que pode estar fracassando na adorao! Voc acha que Deus precisa que faamos coisas para Ele? No Ele o Criador que deixou os cus para escavar os sete mares com a palma da mo? No foi Deus que premeu a terra para fazer as montanhas? Ento, bvio que Ele no precisa que voc "faa" nada. O Senhor quer sua adorao. Jesus disse mulher junto ao poo:

"...os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque so estes que o Pai procura para seus adoradores." (Joo 4.23)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Assim como muitos pastores, ministros e diconos nas igrejas de hoje, os discpulos ficaram nervosos ao ver aquele tipo de fome por Deus: "Algum pare esta mulher", teriam dito. Mas Jesus interveio: "No, finalmente algum est fazendo algo correto. No ousem parar esta mulher!" As igrejas hoje no tm lugar para "Marias com vasos de alabastros", porque elas nos constrangem quando comeam a desmantelar sua glria, orgulho e ego na frente de todo mundo (o problema que nossa glria, orgulho e ego se sobrepem humildade). Deus est dizendo ao Seu povo: "Se vocs estiverem dispostos a se despojarem de sua glria, Eu os trarei para perto de Mim." Posso ouvi-Lo dizer: "Esquea sua glria, coloque seu ego de lado. No Me importa quem voc seja, o que sinta ou quo importante pense ser. Eu o quero, mas primeiro voc tem que 'esmigalhar' sua glria." Por qu? Porque o sepultamento da glria do homem o nascimento da glria de Deus. A paixo de Maria atingira to alto nvel, que ela poderia dizer: "No 'estou nem a' se as pessoas esto me vendo fazer isso!" Talvez voc sinta um aperto no peito ao ler estas palavras. Posso quase garantir que voc j aprendeu como manter a pose, mesmo que esteja louco para cair aos ps do Senhor clamando por perdo e misericrdia. Deixe que o amor que existe em voc quebre aquela casca que encobre aquilo que voc realmente : "Voc aquilo que pensa." Deus quer que voc, espontnea e corajosamente, deixe que o mundo saiba o quanto O ama - mesmo que tenha voc que "esmiuar" sua glria na frente de vrios discpulos criticastros. Quebre seu vaso de alabastro, onde est guardado o que voc tem de mais precioso, e mostre publicamente sua paixo pelo Senhor. Deus no precisa de seu culto religioso: Ele quer a sua adorao. E a nica adorao aceita por Ele a que provm da humildade. Se voc quiser v-Lo, ter que se despojar de sua glria e banhar os ps do Senhor com suas lgrimas -sem se importar com o que haja neles. No exatamente para isso que serve nossa glria? Nossa justia um trapo imundo aos olhos de Deus .

Voc quer ser ungido ou ser aquele que unge?


Costumamos colocar num "pedestal" as pessoas que foram ungidas por Deus. Mas quem Deus mantm em Sua lembrana? Jesus disse que o ato de Maria seria contado, para memria sua (Mateus 26.13). Gostamos dos ungidos, Deus, no entanto, gosta daqueles "que ungem"! Estes so os que amam mais a Deus do que aquilo que Ele pode oferecer. Acredito que, na verdade, Maria ungiu Jesus duas vezes, e ainda iria ungi-Lo uma terceira vez. Primeiro, em Lucas, Captulo 7, ela veio como

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

uma pecadora e ungiu Seus ps, esperando, a todo custo, receber Seu perdo. Depois, em Mateus 26 e Marcos 14, ela ungiu a cabea de Jesus no final de Seu ministrio terreno. O prprio Jesus disse que o que ela fazia era para Seu sepultamento (Mateus 2612). Agora pense: Jesus estava pendurado na cruz, suspenso entre o cu e a terra (e naquele momento no era merecedor nem de um nem de outro), abandonado por todos, agonizando em seus ltimos suspiros de vida. Mas, que cheiro Ele exalava? Que cheiro suplantava a fragrncia do sangue vertido pela Sua face moda? Que cheiro era mais forte que o barulho dos soldados disputando Sua capa? Que cheiro encobria at mesmo o escrnio dos sacerdotes judeus? Era o aroma da adorao que permanecera entre Seus cabelos... Ele exalava o odor do leo que estava no vaso de alabastro! A memria daquela adorao O encorajava na Sua deciso e Ele consumou Sua obra. A mesma mulher que O ungiu em vida, testemunhou Sua crucificao, e disse: "No posso deix-Lo sem uno em Sua morte." Ela carregou outros leos preciosos para ungir o corpo do Senhor no tmulo, mas encontrou, para sua surpresa e dor, o tmulo vazio. Ento, comeou a chorar e clamar. Ah, o amor daqueles que ungem! Esto dispostos a derramar uno at sobre o que j se foi! Jesus acabara de sair do tmulo e estava a caminho da glria, onde salpicaria com Seu sangue vertido o trono da misericrdia, quando ouviu um choro familiar. Era potencialmente a Sua misso mais importante, porque era a consumao daquilo que nenhum sumo sacerdote, ainda que revestido de santidade e pureza, conseguira realizar. Os sumos sacerdotes de Israel tinham que ser muito cuidadosos e no permitir que fossem contaminados: nenhuma mulher poderia toc-los. Jesus estava pronto a consumar tal obra e colocar Seu sangue sobre o propiciatrio, mas ouviu aquela que se despojou de sua glria para limpar Seus ps e ungi-Lo. Talvez Ele estivesse no primeiro degrau da "escada de Jac" que ascendia aos cus, quando parou e disse: "L est ela novamente com suas fragrncias preciosas e os sacrifcios de louvor, e no estou por perto para receber." Ele parou quando estava a caminho para cumprir Sua tarefa mais importante: "No posso deix-la aqui sem que ela saiba o que aconteceu." Um adorador pode, literalmente, interromper os planos e propsitos de Deus. Jesus adiou sua principal misso, para ir pessoa que havia quebrado o vaso mais precioso que possua para ungi-Lo. Ele viu as lgrimas dela e, colocando-se por detrs, chamou: "Maria, Maria!"

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Deus foi interrompido pelo clamor de uma prostituta


O que levou o Filho de Deus a fazer isso? Por que o Grande Sumo Sacerdote interrompeu Sua caminhada em direo ao propiciatrio, ao ouvir o clamor de uma ex-prostituta? Uma coisa eu posso lhe dizer: Ele s faz isto pelos que esto na "galeria dos verdadeiros adoradores". Num primeiro momento, Maria no O reconheceu, porque Ele havia mudado. Ela perguntou: "Onde voc O colocou? Onde voc colocou Aquele Cujo rosto me era to familiar?" Ela pensou que o Cristo glorificado fosse um simples jardineiro (alguns, hoje, parecem no reconhecer a glria de Deus quando ela est bem diante de ns). Finalmente, o choro de Maria cessou e ela ouviu a voz de Jesus dizendo: "Maria!" Sua aparncia mortal havia sido transformada em imortal, e todas as Suas feies j no eram terrenas, mas celestiais. Ele rapidamente a alertou: "Maria, no Me toque. No quero ter que passar pelo sacrifcio da cruz novamente, no toque em Mim. S queria que voc soubesse que estou bem. V e conte aos discpulos ((Veja Joo 20.7) Trs
dias depois, Jesus apareceu para os demais discpulos. Eles poderiam toc-lo desta vez, mas s depois que Ele completou Sua misso junto ao propiciatrio). O Senhor teve que Lhe

dizer para no toc-Lo. Ele disse isso porque sabia que ela poderia faz-lo! Ele tambm estava prximo o bastante para ela O tocar, se quisesse. Jesus arriscou ser crucificado de novo para conversar com aquela que O ungira. Deus vai revelar Seus segredos profticos, antes mesmo que eles venham a acontecer, para aqueles que quebram "protocolos" da adorao e O ungem com fragrncias aromticas. Ele pode colocar de lado Sua glria por aqueles que esto dispostos a se despojarem de seu ego e glria humana.

Voc est esperando por uma revelao da parte de Deus?


De certa forma, Jesus estava colocando em perigo os propsitos de Deus Pai por causa de uma adoradora que se despojou de sua glria. por isso que Ele teve que dizer: "No toque em Mim!" Que confiana Ele tinha nela! Voc j percebeu como algumas pessoas parecem ter uma estreita relao com Deus? Por alguma razo, Deus parece estar prximo a elas o tempo todo. E no porque elas preguem bem, ou porque cantem louvores divinamente. E porque sabem muito bem como se despojar de seu ego e de sua glria. Deixam tudo de lado, para se renderem aos ps do Senhor, em humildade e quebrantamento. para estes poucos e preciosos adoradores que o prprio Deus interrompe Sua ascenso ao cu para lhes revelar Seus segredos, para falar a seus coraes aquilo que est prestes a fazer.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Voc percebeu que no foi Deus quem quebrou o vaso de alabastro de Maria? Ela quem teve que faz-lo. Se voc quer este tipo de encontro com Deus, ter que voc mesmo quebrar seu vaso. No existem atalhos, mtodos ou frmulas para ajud-lo a chegar ao mais elevado nvel de adorao, porque ele s vem do quebrantamento. E ningum far isto em seu lugar, pois algo que s voc pode fazer. E quando assim o fizer, Deus vai parar o que estiver fazendo para passar algum tempo com voc. Se Ele ouvir o menor barulho de seu vaso precioso sendo quebrado, se Ele perceber o menor sinal de que voc esteja se despojando de sua glria, ento, interromper o que estiver fazendo, e Se voltar para voc, pois no desprezar um corao contrito e arrependido (Veja Salmos 51). Ele vai mover cus e terra para visit-lo. Quer saber porque algumas igrejas experimentam avivamento ou porque algumas pessoas tm intimidade com Deus? A resposta : quebrantamento. O quebrantamento do corao delas chama a ateno de Deus. Tudo comea quando o amor que tm por Ele suplanta o medo do que os outros possam pensar. Voc no pode buscar a face do Senhor e preservar a sua prpria "face". A "destruio" da sua glria, o despojamento, se assim lhe aprouver, o comeo da glria de Deus.

CAPTULO 10

Moiss: 1500 anos de busca pela glria de Deus


Voc no pode buscar a face de Deus e preservar a sua prpria "face "

Quando Deus nos diz: "Vocs no podem ver Minha face", muitos, rapidamente, retornam s atividades normais e ficam satisfeitos, pensando j terem cumprido seu dever religioso. Quando descobrimos que os mais valiosos tesouros requerem a morte para si mesmos, para o "eu", interrompemos nossa "caada". Nem mesmo questionamos, ou tentamos descobrir por que Sua presena nos vem sem que paguemos um preo. Talvez, porque tenhamos medo de sermos impertinentes, ou porque tenhamos medo da resposta. Moiss insistiu e aprendeu que "perseguir" a Deus, movido por amor Sua pessoa, no o incomodava, mas, sim, significava a maior alegria do Seu corao. O desejo ardente de ver a glria de Deus, de v-Lo face a face, uma das chaves mais importantes para o avivamento e para o cumprimento dos propsitos de Deus sobre a terra. Analisemos atentamente a "caada" de 1500 anos que o antigo patriarca Moiss empreendeu atrs da glria de

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Deus. Como vimos anteriormente no Captulo 4, quando Moiss pediu a Deus: "Mostre-me Sua glria", o Senhor respondeu: "No, Moiss, voc no pode v-La. Somente os que j morreram podem ver a Minha face." Felizmente, Moiss no parou por a. Infelizmente, a Igreja, sim. Seria mais fcil, para aquele homem, ter-se contentado com a primeira resposta de Deus, mas ele no se deu por satisfeito. Moiss no estava sendo egosta ou presunoso. Ele no estava buscando coisas materiais ou fama pessoal. Ele nem mesmo estava buscando milagres ou dons (e olha que Paulo nos exorta a buscarmos os melhores dons em sua Carta aos Corntios). Tudo que Moiss queria era Deus, e desej-Lo a maior alegria que Lhe podemos proporcionar. Mesmo para Moiss, aquele que buscou Deus, as coisas no foram fceis.

"Ento ele [Moiss] disse: Rogo-te que me mostres a tua glria. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericrdia de quem eu tiver misericrdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E acrescentou: No me poders ver a face, porquanto homem nenhum ver a minha face, e viver. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estars sobre a penha. Quando passar a minha glria, eu te porei numa fenda da penha, e com a mo te cobrirei, at que eu tenha passado. Depois, em tirando eu a mo, tu me vers pelas costas; mas a minha face no se ver." (xodo 33.18-23.)
Quando Moiss, no Monte Sinai, teve tal conversa com o Senhor, os israelitas j tinham virado as costas para fugir de Deus, aps Ele lhes pedir que se aproximassem. Somente Moiss se achegara nuvem da presena de Deus. Em temor e tremor, Israel, por causa de seus pecados, tinha implorado que Moiss e, depois, os sacerdotes aranicos se colocassem entre eles e o temvel Deus. Muitas vezes, Moiss j tinha se achegado nuvem na tenda da congregao: ainda assim ele ousou desejar mais.

Buscaremos a Deus ou a aprovao dos homens?


Enquanto Moiss buscava a presena de Deus em favor dos israelitas, no alto do monte, seu irmo Aaro, o sumo sacerdote, constrangido pela presso da opinio pblica, concordou em fazer um

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

bezerro de ouro para ser idolatrado. Enquanto Moiss via os dedos de Deus escreverem a lei nas tbuas de pedra, o povo perseguia seus prprios prazeres no vale. Depois deste episdio, Deus disse a Moiss que ainda permitiria que os israelitas subissem em direo terra prometida, mas desta vez, um anjo iria frente deles: "...eu no subirei no meio de ti, porque s povo de dura cerviz, para que te no consuma eu no caminho" (xodo 33.3b). E Moiss respondeu:

... Tu me dizes: Faze subir este povo, porm, no me deste saber a quem hs de enviar comigo; contudo, disseste: Conheo-te pelo teu nome; tambm achaste graa aos meus olhos. Agora, pois, se achei graa aos teus olhos, rogo-te que me faas saber neste momento o teu caminho, para que eu te conhea, e ache graa aos teus olhos; e considera que esta nao o teu povo. Respondeu-lhe: A minha presena ir contigo, e eu te darei descanso. Ento lhe disse Moiss: Se a tua presena no vai comigo, no nos faas subir deste lugar." (xodo 33.1215)
Moiss, juntamente com todos os israelitas, no s viu como tambm experimentou os milagres e a sobrenatural proviso de Deus. A Igreja moderna tambm experimentou manifestaes semelhantes, s que em escala bem inferior. Muitos de ns teramos saltado de alegria ao ouvir a promessa de que Deus iria conosco por onde quer que andssemos. Mas ser que ao menos sabemos para onde ir? Moiss foi sbio em responder: "Se o Senhor no nos guiar, no vamos a lugar nenhum." Moiss compreendeu que era muito "bom" ter Deus por perto, mas o "melhor" mesmo era ir com Ele. Deus negociou com Moiss: "Eu te darei descanso." Creio que, no Novo Testamento, o cumprimento do "descanso" de Deus para a Igreja so os dons do Esprito, os quais nos capacitam a treinar e ministrar ao Corpo com um esforo humano mnimo. A Bblia diz em Isaas 28.11,12a:

"Pelo que por lbios gaguejantes e por lngua estranha falar o Senhor a este povo, ao qual ele disse: Este o descanso...
Acredito que os dons do Esprito (incluindo lnguas) so o "descanso" referido. Metaforicamente, Deus estava dizendo: "Moiss, Eu lhe darei os

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

dons, o 'descanso'." E Moiss dizia: "Eu no quero os dons, quero o Senhor." A Igreja est to encantada com os dons do Esprito que no conhece o Doador destes dons. Estamos nos "divertindo" tanto com os dons de Deus, que at mesmo nos esquecemos de agradecer-Lhe. O melhor que podemos fazer, como filhos de Deus, coloc-los de lado e sentarmos no colo do Pai. No busque os dons, busque Aquele que os concede! Busque Sua face e no Suas mos!

Moiss queria a permanncia de Deus, e no somente uma visita


Raramente os israelitas tiravam um tempo para agradecer a Deus por Seus poderosos feitos. Eles estavam ocupados demais organizando "listas de pedidos" e reclamaes referentes s suas necessidades fsicas e pessoais. E o que a grande maioria tem feito hoje. Moiss, no entanto, queria algo mais. Ele experimentara os milagres. Ele ouvira a voz de Deus e testemunhara Seu poder de libertao. Mais do que qualquer outra pessoa, naquele tempo, Moiss provara da manifestao da presena de Deus em pores, visitaes temporrias. Mas tudo o que viu ou experimentou indicava que havia ainda mais esperando por ele alm da nuvem. Moiss esperava por mais do que uma visitao, sua alma queria a permanncia do Senhor. Ele queria mais do que ver o dedo de Deus ou ouvir Sua voz atravs de uma nuvem ou de uma sara ardente. Ele ultrapassou a barreira do medo e chegou ao amor. Assim, a presena de Deus, Sua habitao, passou a ser seu maior anseio. Por isso, ele implorou a Deus em xodo 33.18:

"Rogo-te que me mostre a tua glria."


Ele queria ver a face do Senhor! Deus foi rpido em atender ao pedido de Moiss por Israel. Sua presena continuaria a ir adiante deles, mas Ele no atendeu, diretamente, o pedido mais urgente de Moiss. Primeiro, Deus disse que faria toda Sua bondade passar diante de Moiss e afirmou que o conhecia pelo nome. Mas quando o Senhor explicou:

"No me poders ver a face, porquanto homem nenhum ver a minha face e viver." (xodo 33.20)
Tal afirmao parecia encerrar o caso, mas Moiss sentiu que deveria haver alguma maneira. O Senhor disse a ele: "Olhe, voc no pode ver Minha face, mas h um lugar junto a Mim onde voc pode Me ver, distncia, depois que Eu passar por voc" (xodo 33.21-23).

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Muitas pessoas teriam ficado mais do que contentes com essa resposta, mas Moiss j havia provado da alegria sobrenatural da presena do Senhor e adquiriu um gosto to apurado por Deus, que no podia se sentir satisfeito distncia. Havia uma fome em seu ser que, para ser satisfeita, o impulsionava a arriscar a prpria vida na presena de Deus. Tal fome atravessaria longos 1.500 anos e perpassaria a prpria morte para ser satisfeita. O Senhor disse a Moiss para "apresentar-se" a Ele sobre a pedra, na manh seguinte, e Ele o esconderia na fenda da pedra, enquanto estivesse passando com Sua glria. Um procedimento interessante. Deus disse: "Antes que Eu passe, vou cobri-lo com Minha mo. Depois que Eu houver passado, retirarei Minha mo para que voc olhe em Minha direo. Ento voc Me ver pelas costas, enquanto desapareo distncia" (xodo 33.22,23). E, ento, o Senhor veio na velocidade da luz (ou mais rpido) para proclamar Seu nome divino e passar com Sua glria. Depois que Ele passou, retirou Sua mo da fenda para que Moiss pudesse ver "as costas" de Sua glria desaparecendo distncia. Embora esta revelao tenha sido to rpida quanto o claro de um raio, causou tamanho impacto em Moiss que ele foi capaz de ditar, para geraes posteriores, "as costas" ou a histria de Deus no Livro de Gnesis, onde foi descrita a criao.

"O problema que voc ainda est vivo "


Moiss viu o lugar onde Deus esteve. Ele viu as trilhas de Deus, quando inventou e invadiu o tempo. Moiss foi capaz de recuperar a histria com um discernimento sobrenatural, aps um simples lampejo da glria de Deus diante de seus olhos. Mesmo depois desta experincia, Moiss queria mais. Porm, as palavras de Deus ainda permanecem: "Voc est vivo, Moiss: no pode ver Minha face." Moiss sabia que havia um propsito maior por trs do tabernculo e de tudo mais que ele havia recebido da parte Deus, ele sentiu necessidade impulsiva de conhecer Deus e ver o cumprimento de Seu propsito eterno. Moiss sabia que, para isso, precisava contemplar a face de Deus. Tenho que ver Sua glria, tenho que ver o produto final. A fome no corao de Moiss suscitou uma splica e uma perseverana que desafiou os limites do tempo e espao. Se voc est to faminto de Deus a ponto de busc-Lo, Ele vai fazer por voc o que no far por mais ningum. A concluso desta histria no pode ser encontrada no Antigo Testamento. Para encontrar o desfecho da fome que comeou na vida de

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Moiss, no Livro de xodo, voc tem que saltar 1.500 anos adiante, para uma nova era e uma nova aliana. A fome de Moiss por Deus produziu o que eu chamo de "orao permanente". A orao de Moiss pedindo a Deus que lhe revelasse Sua Glria, continuou a ecoar nos ouvidos do TodoPoderoso a cada dia, a cada semana, a cada ano atravs dos sculos, at alcanar o dia em que Jesus, muitas geraes depois, chamou Seus discpulos para um certo monte em Israel. Aquela orao, nascida divinamente, era algo eterno, que no conhecia limites de tempo. Ela no se extinguiu no dia em que Moiss deu seu ltimo suspiro sobre a terra, mas continuou a ecoar pela sala do trono de Deus at o momento em que foi respondida. O momento chegou durante o ministrio terreno de Jesus, no dia em que Ele separou trs de Seus seguidores mais fiis para acompanh-Lo ao topo de um monte. Jesus j comeara a preparar Seus discpulos com afirmaes do tipo: "Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, perd-la-; e quem perder a vida por minha causa, ach-la-" (Mateus 16.25). Esta uma afirmao que ainda hoje nos incomoda, porque fala de morte. Jesus derramara Sua vida em Seus discpulos, mas eles pareciam ter um srio problema de entendimento a respeito do que Ele estava fazendo e por qu. Eles gostavam de Seus ensinamentos, mas, raramente, pareciam compreend-los. Eles ficavam maravilhados ao v-Lo operando milagres, mas no eram capazes de alcanar o propsito maior que havia por detrs. Os discpulos, simplesmente, O seguiam, tentando entender um pouco do que Ele estava fazendo.

Quase todos os discpulos caem no sono durante reunies de orao


Naquele dia, Jesus levou trs de Seus discpulos ao monte e comeou a orar. Acredito que os discpulos do primeiro sculo no eram muito diferentes dos discpulos do sculo vinte, porque todos eles parecem cair no sono durante as reunies de orao.

"Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, Joo e Tiago, subiu ao monte com o propsito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparncia do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. Eis que dois vares falavam com ele, Moiss e Elias. Os quais apareceram em glria e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalm. Pedro e seus companheiros

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glria e os dois vares que com ele estavam. Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom estarmos aqui; ento faamos trs tendas: uma ser Tua, outra de Moiss e outra de Elias, no sabendo, porm, o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. " (Lucas 9.28-34)
L estava a nuvem de novo. Era quase como "Oh, oh! Se os discpulos acordarem, vo ver a 'glria'. Rpido, nuvem, cubra-nos!" Voc percebeu que, somente depois que os discpulos dormiram, Deus abriu o manto que cobria Sua prpria glria em Jesus Cristo? Hoje, chamamos aquele monte de "Monte da Transfigurao", pois a Bblia diz que as vestes do Senhor "resplandeceram de brancura". O termo grego original para resplandecer, EXASTRAPTO, significa "reluzir como um raio, brilhar, estar radiante"1. Enquanto os discpulos dormiam, Jesus estava sozinho e Sua glria estava sendo revelada, banhando a terra com Sua luz, a luz da glria de Deus que existe desde sempre!

J hora de Me ver
Naquele momento, era como se Deus tivesse ordenado: "Tudo bem, Miguel, Gabriel (os dois arcanjos), busquem Moiss! J hora de ele ver Minha glria." Ento eles baixaram a "escada de Jac" at a terra e Moiss desceu a um lugar onde nunca estivera antes - a terra prometida de seu povo. Em sua existncia mortal, Moiss s pde contemplar, de longe, a terra prometida para o avivamento, no qual ele jamais tomaria parte. Ele orou para ver a glria de Deus, mas ele nunca pde v-La, at que morresse. Naquele dia, 1.500 anos aps sua morte, tendo a sua orao ecoado aos ouvidos do Senhor atravs dos sculos, Moiss, "o morto ambulante", viu a revelao da glria de Deus. preciso que voc compreenda que, mesmo aps sua morte, suas oraes permanecem vivas. Por 1.500 anos a orao de Moiss continuou a dizer: "Mostre-me Sua glria! Mostre-me Sua glria! Mostre-me Sua glria!" Deus teve que marcar um compromisso divino e fixar o dia em que a eternidade invadiria as limitadas esferas do tempo e do espao. "Moiss, agora que voc est morto, tenho uma resposta para aquela orao!" Por esta razo, fico emocionado ao ler a respeito dos intercessores fiis e perseverantes que vieram antes de ns. Meu esprito se comove

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

quando vejo, em nossos dias, santos unindo suas fervorosas oraes s de cristos exemplares, como Aimee Semple McPherson e como William Seymour, que, na rua Azusa, freqentemente prostrava sua cabea sobre caixas de ma, em orao, para que a glria do Senhor se manifestasse. Quando as oraes do povo de Deus se unirem e, finalmente, com uma intensidade cada vez maior, ressoarem nos ouvidos de Deus, ento, o Senhor no vai mais esperar. Ele no vai desprezar as oraes dos quebrantados e contritos que buscam Sua face. Vem o dia em que o Senhor, de Seu alto e elevado trono, dir: "Est na hora." Foi o que aconteceu, na Argentina, quando o Sr. Edward Miller e seus 50 alunos lanaram suas intercesses diante do trono. Ele conta que a Argentina era um deserto espiritual, em 1950, e havia cerca de 600 crentes cheios do Esprito em toda Nao. Porm, alguns alunos de um pequeno instituto bblico comearam a interceder. Eles clamaram, movidos por uma compaixo sobrenatural, em favor de uma nao que nem sequer sabia que eles existiam. Deus trovejou Sua resposta para a Argentina. O mesmo vem acontecendo em muitos lugares, ao redor do mundo, onde o avivamento est irrompendo como um fogo inextinguvel. Estamos cansados de fazer tudo segundo mtodos humanos. Queremos que o "Pai" Se manifeste, mesmo que, para isso, tenhamos que morrer atravs do arrependimento e do quebrantamento. Moiss orou: "Mostre-me Tua glria", esta orao levou 1.500 anos para ser atendida. Trs discpulos sonolentos foram beneficiados da orao permanente de Moiss, mas eles caram na mesma armadilha que ameaa a Igreja "sonolenta" de hoje. Moiss desceu quele monte e viu a revelao da glria de Deus. Quando os discpulos acordaram, tudo j estava no final. Mesmo assim, eles ficaram to extasiados com aquele breve lampejo da glria de Deus, que queriam construir trs tendas naquele lugar e permanecer ali! Mas Deus Pai interveio dos cus e disse: "Vocs ainda no viram nada" (Lucas 9.34,35).

Algumas vezes paramos cedo demais


Alguns de ns nos empolgamos com revelaes momentneas da parte de Deus quando, na verdade, Ele quer que nos esforcemos na busca de Seus mistrios. Ele adora honrar oraes de "caadores" persistentes como Moiss, mas no vai permitir que construamos "tendas" para breves revelaes de Sua glria - principalmente, se no estivermos com nossas oraes no altar do quebrantamento. Apreciamos as coisas prticas, instantneas e baratas, por isso, buscamos um avivamento de microondas. O Senhor sabe que tais coisas no produzem o carter divino em ns. Ele diz:

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

"Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perd-la-; e quem perder a vida por minha causa, ach-la-. Pois, que aproveitar o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou que dar o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16.24b-26)
Tenho tentado explicar o inexplicvel, mas tudo que sei que "quanto mais morro, mais Deus se aproxima". No sei o quanto voc tem da presena do Senhor em sua vida ou o quanto O conhece, mas saiba que Ele vai Se revelar cada vez mais, desde que voc esteja disposto a morrer para si mesmo. Na sua Segunda Epstola aos Corntios, o apstolo Paulo diz conhecer um homem (ele mesmo) que tinha sido arrebatado ao terceiro cu (2 Co 12.2). Este apstolo no conhecia Deus "s de ouvir", mas realmente andava com Ele. Como Paulo chegou a um relacionamento to ntimo com o Pai? Ele disse: "Diariamente, eu morro" (1 Corntios 15.31). Muitos cristos hoje em dia esto perdendo tempo procurando atalhos para alcanarem a glria de Deus. Queremos o mximo com o mnimo de esforo. Queremos o avivamento em nossas cidades, mas no queremos que ningum nos diga que ele s vir quando houver fome, quando intercessores forem movidos a um arrependimento vicrio, por pecados que nunca cometeram, em favor de pessoas que nunca conheceram. Paulo disse:

"...porque eu mesmo desejaria ser antema, separado de Cristo, por amor de meus irmos, meus compatriotas, segundo a carne." (Romanos 9.3)
Voc est lendo este livro por um desgnio divino. Em algum lugar, de alguma forma, uma orao permanente est sendo respondida hoje. Mas pode ser que voc esteja se poupando da morte, fugindo do altar do sacrifcio que Deus colocou diante de voc - No se aflija: a realidade de todos ns! A maior bno no vem das mos de Deus, e, sim, de Sua face, atravs de um relacionamento de intimidade. Quando voc, finalmente, contempl-Lo e conhec-Lo em Sua glria, encontrar a

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

verdadeira fonte de todo poder.

Quanto mais voc morrer, mais o Senhor poder Se aproximar


Agora, deixe-me contar as boas novas que se encontram alm do altar da morte e do quebrantamento. Enquanto a carne morre diante da glria de Deus, tudo que provm do Esprito vive eternamente. Uma parte de seu ser viver eternamente, mas algo em sua carne ter que morrer. Permita-me expressar nestes termos: A sua carne afasta a glria de Deus. O Deus de Moiss deseja revelar-Se a voc hoje, mas lembre-se de que esta bno tem preo. Voc tem que se dispor a morrer, e, quanto mais voc morrer, mais o Senhor poder Se aproximar. Esquea as opinies e expectativas dos que esto em seu redor. Coloque de lado o "protocolo religioso". Para Deus, s existe um protocolo concernente carne: a morte. Deus est vido para transformar a Igreja. De uma forma ou de outra, Ele vai mandar Seu fogo consumir tudo que no provm de Sua vontade, ento, voc no tem nada a perder... a no ser sua carne. Deus no est procurando pessoas religiosas, mas aqueles que esto dispostos a buscar Seu corao. Ele deseja pessoas que O queiram, que desejem o Abenoador mais que as prprias bnos. Podemos continuar buscando Suas bnos e nos divertindo com Seus "brinquedos", ou simplesmente dizer: "No, Pai, no queremos mais bnos, queremos o Senhor! Queremos que o Senhor venha para perto de ns. Toque nossos olhos, nossos coraes e ouvidos! Mude-nos, Senhor! Estamos cansados de ser as mesmas pessoas. Compreendemos que, se ns mudarmos, ento, nossa cidade e nossa nao tambm mudaro."

Voc vai permitir que Ele se aproxime?


Acredito que esta gerao est muito prxima de um avivamento, mas no quero ficar assistindo ao Senhor passar pelas ruas em direo aos que, realmente, O querem. "Isto vai acontecer em algum lugar, mas se no conosco, com quem, Senhor? No queremos nos satisfazer com Seus dons, por mais maravilhosos que sejam. Queremos o Senhor!" A "equao do avivamento" ainda a mesma:

"...se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar [morrer no altar do arrependimento], orar e me buscar [a Sua face e no um avivamento passageiro ou uma visitao momentnea], e se converter de seus maus caminhos, ento eu

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ouvirei dos cus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2 Crnicas 7.14.)
"Pai, Sua face que buscamos!" Transformada por Deus, muito provvel que a Igreja que emerge da nuvem de Sua glria ser bem diferente daquilo que eu e voc pensamos ser seu formato ideal. Isto porque Deus est tomando a Igreja para conduzila prxima a Ele. Ser que vamos ter coragem de nos aproximar de Sua glria? Deus queria que os filhos de Israel subissem com Moiss ao monte e recebessem os Dez Mandamentos diretamente de Suas mos. Mas eles correram da presena de Deus. A Igreja corre o risco de fazer o mesmo hoje. Podemos correr o risco de que algo em ns venha a falecer, quando ousarmos a nos aproximar da Sua glria, ou podemos correr de volta s nossas tradies carnais e segurana dos cultos legalistas operados por homens. Vamos proporcionar um ambiente confortvel para Deus e incmodo para o homem atravs do culto de arrependimento. Nossas igrejas, com seus bancos acolchoados, so muito agradveis para os homens, mas no para Deus que consome a "carne"! Os israelitas, literalmente, se isolaram e ficaram ilhados da ntima presena de Deus, pois temeram a morte. Moiss, por outro lado, aproximou-se da espessa nuvem da glria de Deus. J hora de a Igreja abraar, de verdade, a cruz de Cristo. Nossa fome deve nos impelir para alm da morte da carne vida na glria de Deus. Este o destino da Igreja que pertence ao Deus vivo. Mas s vai acontecer no dia em que abrirmos mo da segurana da "lei da nova aliana" que regulamenta nossos cultos e renunciarmos s visitaes "sobrenaturais" cuidadosamente controladas, preferindo o "risco" de viver face a face com nosso Deus. Deus no quer que nos apartemos de Sua glria para construirmos "monumentos" que abriguem a revelao momentnea que no nos custou nada. A salvao um dom gratuito, mas a glria de Deus nos custar algo. Ele quer que O busquemos e vivamos na eterna habitao de Sua glria. Ele quer que estejamos to plenos de Sua glria, que levemos Sua presena por onde andarmos. Talvez esta seja a nica maneira de a glria de Deus fluir pelos shoppings, sales de beleza, supermercados e lojas de nossa nao. desta forma que a glria de Deus vai encher a terra. H de comear em algum lugar. As "nascentes" da carne precisam ser extintas e as janelas do cu abertas para que a glria comece a fluir como um rio e cubra a terra.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Jesus disse: "...do seu interior fluiro rios de gua viva" (Joo 7:38b). Se a glria de Deus vai encher a terra, temos que nos render totalmente a Ele. A diferena entre a uno e a glria a diferena entre as mos de Deus e Sua face. O caminho para a glria de Deus nos leva direto ao altar, que o lugar devemos colocar tudo de lado e morrer. E, no fim, nos encontraremos face a face com Deus, como uma nao de "mortos ambulantes", nas possesses de Sua glria. Nada mais necessrio. Uma vez que os filhos de Deus coloquem seus "brinquedos" de lado e subam ao colo do Pai para buscar Sua face, a Casa do Po vai transbordar de po e de boas ddivas. Os famintos finalmente sero fartos e encontraro a satisfao eterna que tanto procuram. O Senhor no vai nos decepcionar. Ele vai permitir que O capturemos. Assim como um pai permite que filho sorridente e amoroso o capture, quando brinca com ele, o Pai celestial vai permitir que Seus filhos o "apanhem". Na verdade, justamente, quando voc j estiver cansado, Ele Se voltar para peg-lo. Ele quer ser capturado pelo seu amor. Ele anseia por este encontro. Ele sente falta desses momentos com o homem desde o Jardim do den. Os Caadores de Deus sabem disso, intuitivamente. Eles querem "caar" o Que ningum consegue capturar, sabendo que Aquele que impossvel de ser capturado, pode captur-los. De fato, um famoso caador de Deus escreveu:

"...mas prossigo para conquistar aquilo para o que tambm fui conquistado por Cristo Jesus." (Filipenses 3.12b)
Paulo conseguiu! caadores de Deus! Voc tambm pode! Junte-se companhia dos

A temporada de "caada" est aberta...

F I M

Anda mungkin juga menyukai