Anda di halaman 1dari 4

Como comprar em sites americanos que no entregam no Brasil

Facilitador de compras recebe encomendas em endereo livre de impostos locais e as despacha para o Brasil
Salvar notcia Comentrios (1)Views (7792) Julia Wiltgen, de David Long/Flickr

Checar a necessidade: grandes multimarcas como a Bloomingdale's j entregam no Brasil. So Paulo Os caadores de marcas exclusivas e pechinchas j podem ter se deparado com a desagradvel situao de encontrar seu objeto de desejo num loja virtual a americana que no entrega no Brasil. Muitas delas sequer aceitam cartes de crdito internacionais.

Lei M i
y y y y

09/07/ 011 | TV com i t t vai ganhar o mundo em 2015 08/07/2011 | Demanda por TVs conectadas deve gerar US$ 80 bilhes at 2017 08/07/2011 | Dvida com cart o de crdito nos EUA a maior desde 2008 08/07/2011 | Caso News of the World projetasombrasobre a News Corp

Nesses casos, no h outro jeito: ou o comprador tem um endereo de entrega nos Estados Unidos, ou fica a ver navios. Mas nem todo mundo tem um parente ou amigo morando na terra do Tio Sam. A soluo recorrer a um facilitador de compras. No Brasil, esse servio oferecido h dois anos pelo PuntoMio, subsidiria da empresa de logstica SkyShop. Noventa e cinco por cento das lojas virtuais americanas no entregam fora dos Estados Unidos, diz A.J. Hernandez, CEO da PuntoMio. Pensando nisso, a empresa passou a oferecer um endereo para que latino-americanos recebam suas mercadorias compradas pela internet em sites dos Estados Unidos. Recentemente, a localizao da PuntoMio na Flrida foi declarada Zona Livre de Impostos, o que isenta as compras entregues ali dos 7% de sales taxes cobradas pelo governo americano Como funciona O mecanismo bem simples: o internauta faz sua compra normalmente, usando carto de crdito internacional ou servios como o PayPal. Como endereo de entrega, porm, informa o endereo do PuntoMio. O valor da compra e o frete em territrio americano sero debitados de seu carto. No necessrio comprar num dos sites recomendados pelo PuntoMio; qualquer loja virtual dever aceitar o endereo americano. Aps a entrega da encomenda no PuntoMio o que normalmente leva de 3 a 5 dias teis , a empresa verifica se est tudo certo com a mercadoria e a despacha para o destino final, aonde ela deve chegar entre 3 e 7 dias. o prprio PuntoMio que desconta, do carto do cliente, o valor do frete para o Brasil, os impostos brasileiros e um seguro obrigatrio para o produto. Europa tambm ser contemplada Filho do fundador da empresa de entregas venezuelana SkyNet (hoje pertencente diviso de logstica da LAN Chile), A. J. Hernandez teve a ideia para criar o PuntoMio em 1992, quando comeou a oferecer um endereo para latino-americanos no residentes nos Estados Unidos receberem correspondncias, jornais e revistas americanos e mercadorias compradas por catlogo. Atualmente, a empresa atende apenas latino-americanos que desejam fazer compras online nos Estados Unidos, mas em setembro ser inaugurado tambm um endereo em Londres. A grande maioria dos sites europeus no entrega fora da Unio Europeia. Com esse novo servio, os latino-americanos podero comprar produtos na Itlia, na Frana, na Inglaterra, ou em qualquer outro pas do bloco, explica o CEO. O PuntoMio est expandindo a sua atuao no Brasil por meio de parcerias com empresas como Credicard, Ita, Porto Seguro, Liberty Seguros e Diners, concedendo a

seus clientes promoes, como descontos na taxa de adeso ou na primeira entrega. Tambm estamos ativos nas redes sociais e fechamos parcerias com blogueiros, que podem testar nossos servios e recomend-los aos leitores, conclui Hernandez. Pese os custos na balana O sistema legal no sentido amplo da palavra mas resta se perguntar se vale a pena. Antes de abra-lo, bom colocar todos os custos na ponta do lpis. Primeiro ponto a se avaliar : o item desejado realmente s vendido em sites que no entregam em terras tupiniquins? bom lembrar que, hoje em dia, multimarcas grandes e famosas, como Macys e Bloomingdales, j entregam por aqui. Se realmente for o caso, preciso calcular se, com todos os custos do servio, os produtos ainda sairo mais baratos do que se fossem comprados no Brasil. A menos, claro, que o internauta esteja atrs de uma marca que no seja vendida por aqui. A, o PuntoMio definitivamente uma tbua de salvao. Pode parecer surpreendente, mas os itens mais comprados por brasileiros que usam o servio so roupas (22%) e no eletroeletrnicos, que aparecem apenas em segundo lugar (13%), praticamente empatados com cosmticos. Para o CEO da empresa, a explicao simples. Marcas que no so vendidas no Brasil ou so muito mais baratas nos Estados Unidos, diz Hernandez. Tambm bom levar em conta a frequncia com que se costuma comprar no exterior. Para ter o direito de utilizar o endereo PuntoMio, de cara preciso pagar uma taxa nica de 30 dlares, referente ao cadastro. Mas quem utilizar meios de pagamento prprios, como carto de crdito internacional ou uma conta de PayPal, no ter de pagar nenhuma taxa de servio extra. Despesas envolvidas Para calcular o custo total da utilizao do servio, o site do PuntoMio oferece uma calculadora bem completa. Os custos envolvidos sero: o valor da mercadoria, frete nos Estados Unidos, 30 dlares de taxa nica de inscrio, 60% de imposto de importao e ICMS que varia de 15% a 18% dependendo do estado da federao. O seguro grtis para mercadorias de at 200 dlares e custa 2 dlares para cada 100 dlares que excederem esse valor. O PuntoMio lucra com o frete internacional, por isso no cobra taxas adicionais. Os valores variam de acordo com a regio do Brasil para onde ser feita a entrega, podendo custar de 17 dlares para os primeiros 500 gramas e 6 dlares por cada 500 gramas adicionais (Grande So Paulo) at 35 dlares para os primeiros 500 gramas e 12 dlares para cada 500 gramas adicionais (Norte e Nordeste). A nica situao em que o site cobra uma taxa adicional no caso de o internauta optar pelo servio do PersonalShopper. Ele indicado para quem deseja comprar em um site que no aceite carto de crdito internacional. fcil saber isso, pois a loja virtual simplesmente no vai aceitar o endereo de fatura do carto fora dos EUA.

Com o PersonalShopper, o PuntoMio faz a compra para o internauta mediante o pagamento de uma taxa de 10% do valor da compra. Contudo, caso seja possvel, mais vantajoso fazer o pagamento usando uma conta de PayPal. Com esse servio, o usurio pode vincular seu carto de crdito internacional conta PayPal e efetuar pagamentos sem custo mesmo em sites que no aceitem cartes estrangeiros. Devolues Um servio interessante prestado pelo PuntoMio a possibilidade de devoluo da mercadoria sem custo de frete at Miami se o comprador ficar insatisfeito. comum nos EUA que as lojas ofeream essa opo, mas preciso ponderar se vale a pena. Embora seja anunciado como um servio gratuito, h algumas ressalvas. A mercadoria deve ser devolvida no escritrio do PuntoMio em So Paulo, ou retirada na casa do cliente mediante uma taxa de 15 dlares. O despacho para Miami gratuito para pacotes de at quatro quilos, mas cada quilo adicional custa 10 dlares. Finalmente, o frete do PuntoMio para a loja virtual americana custa 17 dlares para os primeiros 500 gramas e mais 4 dlares a cada meio quilo adicional. Nem to barato assim.

Anda mungkin juga menyukai