Anda di halaman 1dari 24

APLICAO DE FITOFARMACOS EM VITICULTURA E ARBORICULTURA

FACTORES DO MEIO QUE INTERFEREM NO TRANSPORTE E DEPOSIO DAS GOTCULAS Factores meteorolgicos do meio envolvente e junto do objecto

Factores meteorolgicos do meio envolvente (transporte das gotas) O vento. Origem, direco, variao durante o dia e noite, etc. A turbulncia. Correntes de conveco (originadas pelo vento - origem mecnica e originadas pelo calor - origem trmica); A temperatura. Influncia directa na evaporao das gotas e indirecta com a formao de correntes de conveco e diminuio do teor de humidade do ar. A humidade. Ar mais seco maior evaporao das gotas.

Factores meteorolgicos junto do objecto (deposio das gotas) Zona fronteira de um objecto. Zona com luxo laminar (perda de massa por difuso) seguida de uma zona com fluxo turbulento (perda de massa por turbulncia). A massa envolvente constituda pela vapor de gua, CO2 e calor. A zona turbulenta apresenta transferncias de massa muito superior zona de fluxo laminar pelo que a taxa de evaporao bastante elevada. Para a copa das plantas a zona fronteira depende da densidade, distribuio da folhagem em altura e regularidade da superfcie da copa; as gotculas mais pequenas podem no ter energia suficiente para penetrarem nesta zona, sendo transportadas pelas correntes de ar, que circundam a copa.Importncia da conduo das plantas na distribuio e regularidade da copa.

Factores meteorolgicos vs dimenso das gotas As gotas pequenas ( < 200 m ) esto mais sujeitas aco do vento e da turbulncia; As gotas pequenas, evaporam-se mais rapidamente que as grandes pois a sua superfcie, relativamente ao volume, maior.; As gotas muito pequenas ( < 50 m) tm uma trajectria s das correntes de ar, movendo-se volta dos obstculos, sendo apenas filtradas pelas protuberncias das plantas

Topografia. Influncia nas correntes de ar. Formao de correntes de conveco de origem mecnica. Variao no aquecimento das superfcies como resultado da sua exposio e inclinao, de que resulta a formao de correntes de conveco de origem trmica.

As plantas Conduo das plantas: Conduzem a diferenas na distribuio das folhas variaes na penetrao das correntes de ar, formao de correntes de conveco no seu interior e diferenas na rea exposta. A densidade de folhagem na periferia da copa interfere na espessura da sua zona de fronteira, e, portanto, na distribuio dos fluxos de ar laminares e turbulentos. Os fluxos de ar criados pelos equipamentos devem atingir toda a copa para que a massa de ar a existente seja totalmente renovada As correntes de conveco criadas no interior da copa favorecem a distribuio das gotculas. medida que o volume da folhagem aumenta a intensidade das correntes de conveco diminuem (menor penetrao na copa) pelo que as gotas devem ser mais pequenas para atingir o seu interior. A diminuio da velocidade do ar provoca uma menor agitao das folhas e portanto uma maior irregularidade na distribuio das gotculas nas duas pginas. Uma velocidade muito elevada pode dispor as folhas paralelamente ao fluxo, diminuindo significativamente a rea de intercepo. As gotas grandes (> 400 m) depositam-se mais na periferia da copa; caso a sua energia seja grande pode resultar uma "exploso" do seu impacto com as folhas, de que resultam perdas por escorrimento As que atingem o interior da copa depositam-se mais nas pginas superiores das folhas. Quanto maior for o ndice de rea foliar (IAF), ou seja, a relao entre a rea foliar e a superfcie plana de solo ocupada pela planta, melhor ser a distribuio das gotculas no seu interior. O IAF para a vinha 5.(Mussilami, 1982)

Aspectos morfolgicos: Diferentes rugosidade originam correntes de turbulncia determinantes na deposio das gotas mais pequenas. Influncia da cutcula da epiderme na molhabilidade das folhas. O ngulo de contacto da gota com a superfcie de deposio, depende fundamentalmente da rigidez da cutcula e da energia cintica das gotas A difuso dos pesticidas faz-se de uma forma semelhante verificada num meio semi-slido e proporcional ao permetro das gotas. Para um mesmo volume as gotculas mais pequenas apresentam uma maior rea de difuso.

Condies de execuo dos tratamentos tendo em considerao os factores meteorolgicos Interaco entre os factores meteorolgicos, vento e turbulncia (aco mecnica e trmica), e o transporte e deposio das gotas. Condies atmosfricas estveis, neutras e instveis Classificao de Pasquill. baseia-se na velocidade do vento, sol (intenso, moderado e ligeiro), quantidade de nuvens durante o dia e noite Classificao de Beaufort. Observao do fumo, movimento das folhas, ramos, etc., para definio de diferentes foras do vento. Quadro com a escala de Beaufort

Concluses Em condies de estabilidade atmosfrica no existem limitaes realizao dos tratamentos. Em condies de instabilidade devem ser ponderados os vrios factores apresentados por forma a estabelecer as suas relaes com o transporte e deposio das gotas.: Pulverizar em dias quentes e secos provoca, quando do fecho das rampas, a secagem rpida dos depsitos da calda nos bicos, obstruindo-os. A quantificao dos factores relativos ao meio e pulverizao so utilizados para elaborao de modelos matemticos que permitem determinar uma taxa de risco relativa oportunidade de execuo dos tratamentos.

CARACTERSTICAS DOS PESTICIDAS COM IMPORTNCIA NA PULVERIZAO

Constituio dos pesticidas. Substncias activas (s.a.). - produtos qumicos, geralmente txicos, slidos ou lquidos, responsveis pelo combate das pragas e doenas; a sua dose exprime-se em g / l do produto comercial, em % ou ppm do peso unitrio. Origem - mineral (cobre e enxofre), orgnica natural (derivados de petrleo e carvo) orgnico sinttica Caractersticas - eficcia, persistncia, toxicidade, fitotoxicidade, compatibilidade. Diluentes (carga) . Solvente ou um produto pulverulento inerte onde a s.a. dispersa. A concentrao da s.a., depois de misturada com o diluente, facilita a sua utilizao e torna-a menos perigosa para o operador Aditivos (adjuvantes). Produtos que melhoram a eficincia dos pesticidas pela alterao das suas propriedades fsicas e fsico - qumicas.. Propriedades dos aditivos: - dispersantes e emulsionantes - melhoraram a homogeneidade da calda (suspenses e emulses); - molhantes - melhoraram a molhabilidade do objecto ; - aderentes - melhoram a aderncia (difuso) no objecto;. - estabilizantes - evitam a alterao das s.a.; - anti - espumas - evitam a formao de bolhas de ar; - para aumentar o peso especfico por forma a reduzir a deriva e evaporao; - etc..

Formulao dos pesticidas. Formulaes para diluio num solvente ou em gua Formulaes lquidas (aquosas).

Concentrados para emulso - formulao em que a s.a. + diluente formam uma soluo que misturada com a gua forma uma emulso. Suspenses concentradas - formulao em que as partculas slidas da s.a. e diluente esto finamente divididas na gua. Concentrados solveis - formulao em que a s.a., slida ou lquida, solvel na gua ou num solvente miscvel com esta. Formulaes slidas (no aquosas). Ps molhveis - formulao em que s.a., a que se juntam aditivos dispersantes, forma suspenses com a gua. Ps solveis - formulao em que s.a., a que se juntam aditivos dispersantes, forma solues com a gua. Formulaes slidas para aplicao directa Formulaes em p (exemplo do enxofre) . Utilizam com diluente minerais de argila. Formulaes granuladas (aplicaes no solo) Formulaes gasosas. Como fumigantes para desinfeces do solo.

Caractersticas fsicas dos pesticidas com importncia na pulverizao Tenso superficial - quanto >, mais difcil pulverizao e < a molhabilidade dos objectos. Tenses superficiais baixas (exemplo dos leos) conduzem a uma maior penetrao nas folhas. Massa volmica (densidade). Limites 850 - 1000 kg.m- . O seu valor geralmente influenciado pela densidade da gua, pelo que condiciona pouco a pulverizao. Viscosidade O aumento da viscosidade conduz geralmente diminuio do ngulo do jacto e, portanto, da dimenso das gotas. ndice de viscosidade- Variao da viscosidade com a temperatura. Esta caracterstica importante nos diluentes, pois quando estes tem I.V. elevados podem ser utilizados com vrias s.a. A utilizao de caldas oleosas permite obter gotas mais pequenas e homogneas, no volteis e aderentes, melhorando assim a repartio e fixao das s.a. nos objectos e, portanto, a sua penetrao.
3

Importncia das caractersticas fsicas no comportamento das gotas e seus depsitos nos objectos A reduo dos volumes aplicados diminui a probabilidade do contacto directo entre as gotas e as doenas / pragas, pelo que a s.a. deve ser facilmente transferida para a periferia do local do impacto. Utilizao de aditivos ou leos que retardem a evaporao da fase lquida das gotas, por forma a contrariar a formao de cristais de pesticidas reduzindo assim a sua volatilizao.

Tipo de tratamentos - preventivos e curativos (efeito "stoppant") Em viticultura e arboricultura os tratamentos so geralmente preventivos pois evitam-se estragos e permitem um melhor planeamento das operaes culturais

Modo de aco dos pesticidas nas plantas Aco directa Pesticidas de contacto - aplicados preventivamente e por forma a obter-se uma cobertura do objecto o mais completa e uniforme possvel. Pesticidas penetrantes - utilizados em tratamentos curativos actuando por penetrao nas zonas de contacto. Pesticidas sistmicos - utilizados como curativos ou preventivos, penetram nos tecidos sendo veiculados pela seiva, reduzindo assim os efeitos negativos da falta de uniformidade da distribuio das gotas. Aco indirecta - exemplo do enxofre que actua por libertao de gases sulfurosos.

Escolha dos pesticidas Informaes Informaes tcnicas (formas de utilizao, doses, condies de aplicao, etc.) Informaes gerais (nome comercial, categoria, tipo de formulao, etc.) Informaes toxicolgicas (categoria toxicolgica, forma de armazenamento, etc.)

As quantidades de pesticidas a aplicar so geralmente definidas entre dois limites para que seja possvel ajustamentos relativos densidade da vegetao, dbito da bomba, etc. Para utilizar mais que um pesticida necessrio verificar a sua compatibilidade fsica; a miscibilidade pode ser testada utilizando um misturador elctrico ("efeito mayonnaise")

Doses vs concentraes Culturas baixas ou aplicaes no solo; dose dada em kg (l) / ha ; Culturas arbustivas e arbreas; concentrao dada em kg (l) / hl
-1 -1

Nas culturas baixas ou aplicaes no solo a quantidade de pesticida a utilizar num reservatrio deve ser tal que a dose (kg (l) / ha ) corresponda ao indicado nas embalagens. Nas culturas arbustivas e arbreas a quantidade de pesticida a utilizar num reservatrio depende da capacidade deste, pois as quantidades dos produtos a utilizar so dadas em (kg (l) / hl ), mas tendo como referncia os 1000 l / ha (alto volume). Quando a aplicao se faz com equipamentos de mdio ou baixo volume a concentrao deve ser aumentada de tal modo que a dose do produto por hectare seja a mesma que nos 1000 l / ha. Exemplo: 400 g / hl, corresponde a 4 kg / ha, que podem ser aplicados, p.e., com 500 ou 1000 l / ha, sendo, nestes casos a concentrao da calda no reservatrio diferente.
-1 -1

Qualquer tratamento necessita da aplicao da dose de produto preconizada para o hectare, independente do volume / ha, que funo do tipo de pulverizador. A

reduo das doses recomendadas deve ser efectuada com muito cuidado sendo fundamental dispor de equipamentos tecnologicamente muito desenvolvidos.

Preparao das caldas Os pesticidas slidos devem ser previamente misturados num balde com gua sendo o seu contedo despejado no reservatrio. Os pesticidas lquidos podem ser despejados directamente no reservatrio.

Inconvenientes da sobre e subdosagens Sobredosagem - anti - econmicas, aumento da poluio, conduzir ao aumento de resistncias das pragas / doenas, etc. Subdosagem - controlo insuficiente, conduzir ao aumento de resistncias nas pragas / doenas, etc.

Normas de segurana relativas aos produtos Armazenamento dos produtos Preparao das caldas Execuo dos tratamentos Situaes ps-tratamentos.

CARACTERIZAO DE UMA POPULAO DE GOTAS

Objectivos Escolher o mtodo de pulverizao que permita obter o espectro de gotas que melhor se ajuste ao tipo de praga / doena a combater e com o mnimo de perdas. Um apreciao subjectiva dos espectro das gotas pode ser obtida colocando na horizontal os bicos e analisando o alcance das gotculas; as mais pequenas depositam-se rapidamente enquanto as maiores distncias so atingidas medida que o dimetro aumenta.

Escola Francesa. Dimetro aritmtico mdio - O dimetro aritmtico mdio (da) o dimetro correspondente ao valor que se obtm calculando a mdia aritmtica dos dimetros de diferentes classes de gotas, ou seja:

da=

i=1

Ni *di Ng

em que: Ni- nmero de gotas da classe i; di- dimetro aritmtico mdio da classe i; Ng- nmero total de gotas. h- nmero de classes Dimetro de superfcie mdio - O dimetro de superfcie mdio (ds ) de uma populao o equivalente ao dimetro que se obteria numa populao de igual nmero de gotas e em que a rea de deposio destas fossem todas iguais ; este dimetro corresponde ao valor obtido pelo quociente da rea ocupada por todas as gotas pelo seu nmero. A equao que permite obter o seu valor a seguinte: h

(Ni * di2)
i=1 Ng

ds =

10

Dimetro volumtrico mdio - O dimetro volumtrico mdio (dv) de uma populao de gotas o dimetro equivalente ao que se obteria com uma populao que tivesse o mesmo nmero de gotas e em que estas fossem todas iguais; corresponde ao dimetro da gota cujo volume a mdia aritmtica dos volumes de todas as gotas da populao. O valor deste dimetro superior ao aritmtico e de superfcie, pois uma alterao significativa do seu volume obtido com pequenas alteraes do seu dimetro, enquanto que estas variaes implicam diferenas mais acentuadas da rea das gotas. Este dimetro caracteriza o grau de diviso da calda, pelo que permite saber qual o nmero de gotas produzidas com um dado volume, ou seja, a densidade de impactos numa dada rea. A equao que permite a sua determinao a seguinte:

3 dv=

(Ni * Vi)
i=1 Ng ou dv=

(Ni * di3)
i=1 Ng

Dimetro volume / superfcie mdio - O dimetro volume / superfcie o equivalente ao dimetro de uma populao de gotas todas iguais, obtidas a partir de um volume igual ao da populao a caracterizar, e com a mesma superfcie global. superior ao dimetro anterior, pois trata-se do equivalente a uma rea, quantificando o seu nmero o grau de cobertura da pulverizao relativo a um dado volume, ou seja a % da superfcie coberta. A frmula que permite obter o seu valor dada por:

(Ni * di3)
i=1 dv/s= h i=1 Quadro 1- Apreciao de uma pulverizao, considerando o nmero e volume das classes (Ni e Vi) relativamente ao total ( Ng e Vg ) Caractersticas das gotas Ni / Ng (%) Vi / Vg (%) Fonte: Musillami (1982). 0<dg<da Classe I 60 - 62 4-8 0<dg<dv Classe II 77 - 80 18 0<dg<dv/s Classe III 88 - 90 36 - 39 0<dg<2dv/s Classe IV 99,5 90 - 94

(Ni * di2)

11

O dimetro aritmtico (da ) deve ser suficientemente alto, para evitar a deriva das gotas, pois o seu nmero muito elevado, embora o seu volume seja pequeno,. As gotas com dimetros superiores a 2dv/s representam um volume importante (6 - 10 %), pelo que o seu valor deve ser baixo, evitando-se assim as perdas por escorrimento. Escola Anglo - saxnica Dimetro numrico mediano - O dimetro numrico mediano (DNM) de uma populao de gotas o dimetro que permite dividir o nmero de gotas em duas partes iguais, ou seja, 50% do nmero total de gotas tem um dimetro superior quele valor e 50% inferior. Relativamente distribuio cumulativa considera-se que a percentagem acumulada dada por:

Pi =

(Ni / Ng) * 100;


i=1

em que: Pi - percentagem acumulada; Ni- nmero de gotas da classe i; Ng- nmero total de gotas ( Ng= S Ni ) h- nmero de classes consideradas sendo o diagrama de frequncias representado por uma linha recta; o valor do DNM depende principalmente das gotas mais pequenas. Dimetro volumtrico mediano - semelhana do DNM o dimetro volumtrico mediano (DVM) divide uma populao em duas partes que tm o mesmo volume; o seu valor depende fundamentalmente das gotas grandes, pois estas apresentam um aumento de volume muito superior variao do dimetro. Quando existe uma percentagem elevada de gotas grandes o DVM no d ideia do espectro da populao, pois o volume ocupado pelas gotas pequenas muito reduzido embora o seu nmero seja muito grande. Relativamente sua representao cumulativa tem-se:

(Ni * Vi)
P i=

(Ni * di3)

i=1 i=1 * 100 ou Pi= * 100 h h (Ni * Vi) (Ni * di3) i=1 i=1

12

Quadro 2- Classificao das gotas em funo do DVM, expresso em m.

<50 51 - 100 101 - 200 201 - 400 > 400 Fonte: Mathews (1979).

aerossis gotas muito finas gotas finas gotas mdias gotas grandes

Parmetros definidos pela ASAE Dimetros mdios - D10 dimetro aritmtico mdio; - D20 dimetro da superfcie mdio; - D30 dimetro volumtrico mdio; - D32 dimetro volume/superfcie mdio; - D43 dimetro sobre-volume mdio; em que os ndices dos dimetros representam os valores de p e q da seguinte frmula: S Dip S Diq

D(p-q)=

o que permite, por exemplo, obter para o dimetro aritmtico mdio a seguinte expresso: S Di n

D10= Dimetros medianos

- DV.5= dimetro volumtrico mediano; - DA.5= dimetro da rea mediano; - DL.5= dimetro geomtrico mediano; - DN.5= dimetro numrico mediano.

13

Determinao das caractersticas dimensionais das gotas Medio por anlise de imagem. Suportes das gotas utilizados no campo - folhas ou papel hidrosensvel Medio com raios laser. Permitem medir a dimenso, velocidade, densidade e trajectria das gotas.

14

EQUIPAMENTOS PARA APLICAO DE PESTICIDAS

OS PULVERIZADORES Objectivos da pulverizao Populao de gotas com dimenses adaptadas ao objecto a tratar Distribuio homognea das gotas e cobertura do objecto (penetrao da calda na vegetao e alcance do jacto); Reduo de volumes. / ha ( sua relao com a dimenso das gotas (V 400 = 512 V50 )) ; Diminuio das perdas para o solo (escorrimento) e atmosfera (deriva). Permitir a eficincia biolgica do tratamento.

Principais tipos de pulverizadores Pulverizadores por presso (hidrulicos) Pulverizadores por presso de jacto projectado (PJP) Constituio Reservatrio (escolha da sua capacidade) Bomba. Diferentes tipos e caractersticas (presso mxima, dbito, etc.) Regulador de presso Para variar a presso dentro de determinados limites por forma a alterar o dbito dos bicos Distribuidor Conduzir a calda para os diferentes trajectos do circuito ou para o reservatrio Bicos de pulverizao Bicos de turbulncia - aplicao de fungicidas e insecticidas em viticultura e arboricultura; Presso de funcionamento de 2 - 20 bar. Bicos de fenda - aplicao de herbicidas no solo nu, fungicidas sistmicos em culturas baixas, etc. Presso de funcionamento de 2 - 5 bar. Bicos de espelho - aplicao de adubos lquidos em suspenso. Presso de funcionamento de 0.5 - 1.5 bar.

15

Rampa de pulverizao. Estruturas para montar os bicos e para suporte das condutas da calda. A sua forma depende do tipo de cultura.

Regulaes 1- Escolher e verificar a velocidade de avano; Determinao da velocidade de trabalho. Ensaio no campo com o reservatrio meio cheio. A velocidade indicada pelo construtor, para um dado regime e relao de transmisso, pode no corresponder real, pois esta influenciada pela presso dos pneus e seu desgaste, escorregamento e enterramento das rodas, etc.

2- Escolher o volume de calda a aplicar por hectare; Db * 600 v* l

Q (l/ha) =

- Db -dbito dos bicos (l / min) - vt - velocidade de trabalho (em km / h) - l- largura de trabalho (em m);

3- Determinar o dbito necessrio por bico; O dbito dos bicos dado por: Db=m * do2 * p

em que m o coeficiente de dbito global, d o dimetro da patilha, em mm, e p a presso, em bars.

Determinao do dbito da bomba Dbito real e de retorno; o dbito da bomba deve ser superior em 20 % ao dbito mximo permitido pelas bicos

16

4- Escolher o binrio calibre vs presso do bico para obter o dbito desejado ; Controlar o dbito e ajustar a presso se necessrio; c p2 = p1 * ( D )2 p ( p1 - presso utilizada e Dc- dbito obtido; p2 - presso a utilizar para obter o dbito Dp ) Certificar-se que a taxa de desgaste dos bicos < 10 % 5- Calcular a altura da rampa por forma a que os jactos em leque apresentemr uma D

sobreposio de 50 %, e no chocarem uns com os outros.

Manuteno dos PJP Cuidados dirios Cuidados a observar quando da mudana dos produtos. Cuidados no fim de cada campanha

A utilizao de caldas muito concentradas implica maiores cuidados de manuteno, pois d-se uma maior sedimentao nas condutas e bicos, provocadas por uma diminuio da velocidade de escoamento.

Utilizao de um PJP para identificao, observao e manuteno dos vrios componentes.

Pulverizadores por presso de jacto transportado Circuito da calda. Constituio e manuteno ( ~ aos PJP) Principais regulaes do circuito da calda.

17

Regulao em presso constante; mantm as caractersticas das gotas mas o volume, por hectare, varia.( ~ aos PJP)

Ensaios em branco com pulverizadores de presso para determinao do dbito / ha. Definio de uma rea de referncia e determinao da calda gasta Regulao da presso para obter o dbito nos bicos desejado

Regulao em volume constante. Mantm o volume, por hectare, mas as caractersticas das gotas variam,.pois a presso altera-se. Constituio de um sistema calculador - regulador de pulverizao electrnico ( sistema DPA): - consola de controlo e mostrador de memria no voltil; - mdulo de comando; - electrovlvula de controlo ; - captor de presso; - captor de velocidade; A electrovlvula de controlo actua como regulador de dbito e est associada a um calculador regulador electrnico onde as informaes relativas velocidade de deslocamento, dbito dos bicos e presso de funcionamento so tratadas; estas permitem determinar o volume / ha instantneo que comparado com o volume / ha introduzido. Se estes valores forem diferentes o calculador - regulador actua por intermdio de um motor elctrico sobre a electrovlvula por forma a que o dbito se ajuste nova velocidade, corrigindo-se o volume / ha.

Utilizao do sistema calculador - regulardor: - modo de programao.( SET UP) - modo de funcionamento ( pulverizao);

No modo de funcionamento logo que volume / ha se afasta do volume / ha escolhido taxa de tolerncia um avisador sonoro emite um sinal. Comparao dos volumes / ha obtidos sem e com a utilizao do calculador - regulador, fazendo variar o estado do piso ( solo mobilizado e no mobilizado ), a inclinao do terreno, os bicos (10 e 12 mm) e a presso de funcionamento ( 3 e 5 bar).

18

A repartio da quantidade de produto deve ser determinada em funo das caractersticas e formao da copa, para que a distribuio seja o mais regular possvel.

Circuito do ar Deve permitir adaptar os caudais e velocidade do ar s caractersticas volumtricas das copas. Diferentes tipos de ventiladores Ventilador axial (helicoidal)- originam correntes de ar de baixa velocidade ( 10 - 40 m.s
1 -

) mas com dbitos elevados ( 2 - 16 m .s )


-1

-1

Ventilador radial (centrfugo)- originam correntes de ar de alta velocidade ( < 75 m.s ) mas com dbitos baixos( < 5 m .s ) Ventilador tangencial - a corrente de ar projectada na horizontal, tangencialmente ao ventilador, pelo que as perdas por deriva so <s, e segundo um dado ngulo (45o) para trs.
3 -1

As prestaes dos ventiladores so muito variveis pois dependem das caractersticas geomtricas dos orgos de rotao (dimenso das hlices, nmero, forma, inclinao, etc.), da seco de passagem do ar de sada, do regime de rotao, etc.

1- Regulao do caudal de ar: Qa (m / h) = va * Sa * 3600


3

va - velocidade do ar, em m.s-1 Sa - seco de sada do ar, em m2.

2- Caudal de ar necessrio para as culturas arbustivas e arbreas: va * L *h * 3600 3

Qa (m3 / h) =

- L, largura de trabalho, em m;

19

- h, altura da vegetao, em m. - va , velocidade do ar, em m / s.

Nas culturas arbustivas e arbreas consegue-se melhorar a penetrao da calda no interior das copas utilizando grandes volumes de ar a baixas velocidades

3- Potncia para accionamento do ventilador: Qa * da * va 2 2g


3

N (watts) =

- da , densidade do ar, em kg / m ( 11.812).

O dbito (Qa ) e a velocidade do ar (va ) so concorrentes em termos de energia, pelo que, mantendo esta, quando se aumenta 2 vezes a velocidade do ar o seu dbito dividido por 4.

4- Direccionamento dos fluxos de ar - distribuio dos fluxos na parede da vegetao; - ngulo de incidncia dos jactos nas videiras (45 ). O direccionamento pode ser obtido pela variao da posio das palhetas ou direccionamento das condutas

A utilizao das correntes de ar tem vindo a generalizar-se, mesmo nos pulverizadores utilizados nas culturas baixas, pois reduz-se a deriva das gotas, aumenta-se a sua penetrao e deposio, diminui-se a influncia das condies do meio, permitindo, assim, uma reduo do volume de calda a aplicar por unidade de superfcie. Utilizao, no campo, de pulverizadores de jacto transportado para regulao e aplicao de calda na copa das plantas Observao da distribuio das gotas com a utilizao de plstico preto

20

Pulverizadores pneumticos. Constituio Circuito da calda. A relao lquido / ar deve ser 1 / 15000 e a velocidade deste > que 120 m / s. A baixa presso da calda conduz a perdas de carga quase nulas pelo que se obtm uma boa uniformidade do espectro da pulverizao. Circuito do ar. Ventilador radial - devido ao pequeno volume de ar (velocidade elevada) a distncia de transporte das gotas pequena pelo que devem ser utilizados em tratamentos de proximidade. Condutas do ar (simples, agrupadas) Regulao do dbito Utilizao de pastilhas calibradas ou torneiras. O controlo do

dbito ser efectuado a partir do reservatrio cheio, deixando o pulverizador a funcionar durante um dado intervalo de tempo.

Devido s caractersticas da corrente de ar, grande velocidade mas baixo caudal, estes equipamentos devem ser apenas utilizados em tratamentos de proximidade (ex. vinha)

Utilizao, no campo, de pulverizadores pneumticos para regulao e aplicao de calda na copa das plantas Observao da distribuio das gotas com a utilizao de plstico preto

Quadro 1- Designao e definio da quantidade de calda a aplicar, em L.ha-1, para as culturas, arbustivas e arbreas Designao Altos volumes ( HV) Mdios volumes (MV) Baixos volumes (LV) Muito baixos volumes (VLV) Ultra-baixos volumes (ULV) Fonte: Johnstone (1978). Culturas arbustivas e arbreas > 1000 300 - 1000 30 - 300 20 - 30 < 20

21

Quadro 2- Volume de calda, em L.ha-1, aconselhado para as tcnicas tradicionais de aplicao. Tipo de pulverizao Pulverizao centrfuga Pulverizao pneumtica Pulverizao em jacto transportado Pulverizao em jacto projectado Fonte: Vagny (1984). Volumes 10-20 60-300 150-500 400-2000

Quadro 3- Principais caractersticas dos diferentes tipos de pulverizadores que se baseiam na pulverizao tradicional da calda Tipo de pulverizadores Dimenso das gotas (m) Volumes /ha (L.ha-1) Bombas Turbina Volume (m3.h-1) Vel. do ar (km.h-1) Potncia (kW) Fonte: Leppert, B. (1985). 2-5 Pulverizadores de jacto projectado 150 - 500 300 - 1000 mbolo mbolo-menbrana Pulverizadores de jacto transportado 150 - 400 100 - 300 mbolo mbolo-menbrana helicoidal 30000 200 7 - 25 Pulverizadores pneumticos 50 - 100 50 - 100 centrfuga mbolo-menbrana centrfuga 7500 400 11 - 30

Pulverizadores centrfugos A principal vantagem a maior homogeneidade da dimenso das gotas. Estas so tanto + pequenas quanto > for o dimetro dos bicos, regime de rotao e < o dbito da calda. Pulverizadores centrfugos de jacto projectado Na aplicao de herbicidas com PC manuais utilizam-se volumes de 30 40 l / ha -1. A utilizao de cargas elctricas permite melhorar a deposio das gotas nos objectos, pois diminui as perdas por deriva e melhora a uniformidade da distribuio pois no se d a coalescncia das gotas. Para aplicao de fungicidas em culturas arbustivas ou arbreas a utilizao de correntes de ar de baixa intensidade e com uma direco perpendicular s linhas, pode ajudar disperso das gotculas na copa das plantas.

22

Pulverizadores centrfugos de jacto transportado Em viticultura e arboricultura apenas os PC de jacto transportado tm interesse, conseguindo-se redues de 50 % nas perdas de calda A utilizao de pulverizadores centrfugos em regies de elevadas temperaturas pode, devido elevada concentrao das gotas, conduzir queima das folhas.

Utilizao, no campo, de pulverizadores centrfugos para regulao e aplicao de calda na copa das plantas Observao da distribuio das gotas com a utilizao de plstico preto

Pulverizadores trmicos So caracterizados por fragmentar a calda em gotas de dimenses muito reduzidas. Pulverizadores termopneumticos - utilizam os gases de escape dos motores de tractores. Pulverizadores trmicos - utilizam os gases de escape de pequenos motores de combusto interna. Constituio e funcionamento (alternncia das fases de sobre e subpresso); o incio do funcionamento assegurado por uma bomba de ar. Utilizao de um pulverizador trmico para observao da pulverizao.

Utilizao, no campo, de pulverizadores trmicos para regulao e aplicao de calda na copa das plantas Observao da distribuio das gotas com a utilizao de plstico preto

23

Os pequenos pulverizadores Pequenos pulverizadores de presso de jacto projectado Presso prvia - introduz-se um determinado volume de ar que fica armazenado no reservatrio, procedendo-se depois introduo da calda que permanece sob presso. Presso contnua - a bomba accionada pelo operador que, por intermdio de uma alavanca de presso, mantm o nvel da calda no interior do amortecedor constante. Pequenos pulverizadores pneumticos ( atomizadores de dorso) Tm regimes de motor muito elevados (5000 - 6000 rpm), para pulverizarem a calda em pequenas gotculas, mas tm dbitos de ar baixos, pelo que devem ser utilizados em tratamentos de proximidade.

Pequenos pulverizadores centrfugos Apresentam um pequeno motor trmico ou elctrico alimentado por pilhas; estes designam-se por pulverizadores de pilhas. Para aplicao de herbicidas o regime dos bicos centrfugos de 2000 rpm e para os restantes pesticidas de 6000 - 8000 rpm.

Utilizao, no campo, de pequenos pulverizadores para regulao e aplicao de calda na copa das plantas Observao da distribuio das gotas com a utilizao de plstico preto

24

POLVILHADORES Os ps utilizados tm dimenses bastante pequenas (75-150 m), o que facilita a sua penetrao na copa nas plantas, mas no aderem bem nas folhas e so muito sensveis ao vento. Constituio e funcionamento Principais regulaes (o dbito regulado placas perfuradas, borboleta ou sistema vibratrio)

Actualmente a utilizao dos polvilhadores est praticamente confinada aplicao do enxofre nas vinhas e pomares.

Utilizao, no campo, de polvilhadores para regulao e aplicao de pesticidas na copa das plantas Observao da distribuio do p com a utilizao de plstico preto

DIFERENTES TIPOS DE TRATAMENTOS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS Tratamentos de Inverno (ex. escoriose) PJP - painis recuperadores e jacto intermitente Tratamentos de Vero (mldio e odio) PJT e PP Aplicao de herbicidas e despampa qumica PJP

Anda mungkin juga menyukai