Anda di halaman 1dari 5

ORIENTAES SOBRE O TESTE DO PEZINHO

I- Introduo

A implantao do Teste do Pezinho na rede municipal de sade de Belo Horizonte representou um grande avano em sade pblica. Atravs deste teste tornou-se possvel a deteco do

Hipotireoidismo Congnito e da Fenilcetonria, doenas responsveis por grande parcela dos casos de deficincia mental, que se tratadas precocemente, evitam graves deficincias fsicas e mentais. A realizao destes exames pela SMSA, teve incio em outubro de 1994, aps convnio entre a SES/MG, a SMSA/BH e a UFMG, constituindo-se o Programa Estadual de Triagem Neonatal. Recentemente, em maro de 1998, foi implantado tambm o exame para deteco de Doenas Falciformes. O Teste do Pezinho encontra-se implantado nas 130 unidades de sade, que realizam uma mdia mensal de 3.031 exames, alm de ser feito em algumas maternidades. A cobertura do teste do pezinho pela rede municipal representa cerca de 98% da clientela do municpio. As crianas, cujos exames apresentamse alterados, so encaminhadas para o Ambulatrio de Endocrinologia do Hospital das Clnicas e Hemominas e tm o tratamento garantido. II - Objetivos

- Sistematizar os procedimentos e normas existentes para realizao do teste do Pezinho pela equipe de enfermagem;

- Orientar a equipe de sade a respeito da importncia do exame, das doenas que so detectadas, da interpretao dos resultados do teste do pezinho e do aconselhamento aos familiares; III - Organizao do Atendimento

- A equipe de Ateno Mulher, deve orientar as gestantes durante o Pr-Natal sobre a importncia do teste do Pezinho para preveno de doenas que causam retardo mental e de sua realizao no 5 dia de nascimento.

- O teste do Pezinho deve ser realizado em uma sala ou ambiente tranquilo. importante que os pais sejam orientados sobre a finalidade do teste. Este primeiro contato com a Unidade de Sade deve ser aproveitado ao mximo pela equipe para orientao das mes sobre aleitamento materno, cuidados com as mamas e com o recm-nascido, vacinas, devendo-se encaminhar s mes para a consulta ps-parto, planejamento familiar e puericultura.

- Para a realizao do teste do Pezinho, fundamental que a equipe de enfermagem esteja treinada e que todo o material necessrio esteja disponvel. O Manual de Organizao e Normas Tcnicas para Triagem Neonatal produzido pelo NUPAD/UFMG administrativos VI - Material necessrio para coleta do Teste do Pezinho: contm todos os procedimentos tcnicos e

- Luvas de procedimento; - Recipiente com lcool a 70%; - Pacotes de gazinha esterilizada ou algodo; - Lancetas esterilizadas descartveis, com ponta triangular; - Envelopes com papel filtro; - Pregadores de roupa; - Caneco de alumnio (capacidade de 1 litro); - Ebulidor eltrico; - Bolsa de gua quente (20 X 25cm); - Garroteador de borracha (o mesmo para puno venosa).

O material relacionado acima pode ser colocado em uma maleta e estar disponvel no posto de coleta, em visitas domiciliares ou em maternidades para a coleta em RN retidos. VII - Procedimentos:

1) Registro dos Dados: - Antes da coleta deve-se preencher os dados da criana, com letra legvel e sem abreviaturas e com caneta esferogrfica, no livro de registro, no envelope branco e no papel filtro. Se a criana ainda no tem nome, colocar: RN de (nome da me). Os seguintes dados so necessrios: nome completo;

endereo completo (rua, nmero, bairro, cidade, telefone); data de nascimento; data da coleta; Unidade de Sade e cdigo da Unidade.

2) Aquecimento do p do RN: - Ferver litro de gua, com ebulidor ou no fogo e acrescentar litro de gua da torneira. Esta mistura atinge em mdia 53 C e ao ser colocada na bolsa, reduz para 44 . Antes de se colocar a mistura na bolsa, verificar se a mesma est fria. Retirar todo o ar da bolsa, para facilitar sua dobra ao ser colocada no p do beb . Conferir com a mo se a temperatura no est muito excessiva. - Manter o p a ser aquecido coberto com uma pea fina (meia, sapatinho) e o outro tambm. Dobrar a bolsa de modo a envolver o p, fixando-a com um garroteador de borracha ou elstico. Deixar a bolsa de gua quente por 5 minutos. Manter a criana com o p abaixo do nvel do corao. Este procedimento s dever ser realizado quando necessrio e sob atenta superviso de todos os passos, afim de evitar queimaduras no p da criana.

3) Posio e Antissepsia: - A me ou pai deve ficar em p e segurar a criana em posio vertical (de arroto) ou inclinada (de mamada). - O tcnico deve estar sentado e prximo mesa com o material. Aps retirar a bolsa de gua quente, realizar a anti-sepsia com lcool a 70% embebido em algodo ou gazinha.

4) Puno: local e tcnica:

- Lavar as mos e calar as luvas de procedimento. - Envolver o p e o tornozelo da criana com os dedos indicador e polegar, deixando exposta apenas a rea do calcanhar a ser puncionada. - A puno deve ser feita em uma das reas laterais da regio plantar do calcanhar, para evitar atingir o osso calcneo. - Aps a anti-sepsia e a secagem do lcool, penetrar toda a poro triangular da lanceta (ponta) no local escolhido, de modo a realizar um pequeno corte, pouco profundo. Fazer suavemente com a lanceta, um movimento de rotao para a esquerda e para a direita, para alargar o corte. - Retire com algodo seco ou gazinha a primeira gota que comea a se formar. Aguarde a formao de uma grande gota.

- Fazer uma compresso leve com os dedos indicador e polegar envolvendo o calcanhar, seguida por uma descompresso. Esta manobra visa aumentar a circulao sanguinea e obter uma boa gota. - Caso no sejam obtidas gotas suficientes aps todas as manobras recomendadas, pegar outra lanceta e puncionar outro ponto do mesmo p. Aps cada puno deve-se desprezar a lanceta.

5) Obteno da gota:

- Assim que a gota se formar, aproximar o papel-filtro da mesma, encostando-a no meio do crculo do papel-filtro. - Caso no se obtenha uma gota de bom tamanho, deve-se conseguir outra gota e coloc-la exatamente em cima da primeira, nunca nos lados. No se deve colocar mais de duas gotas no mesmo crculo. - Verificar se o sangue preencheu todo o crculo e se est visvel no verso do papel-filtro. Aps preencher um crculo com at duas gotas, passar para o crculo seguinte, repetindo todas as manobras. - Aps a coleta, colocar a criana deitada, levantar o p que foi puncionado e comprimir levemente o local com algodo ou gaze.

6) Secagem :

- Logo aps a coleta, o papel-filtro deve ser colocado para secar em temperatura ambiente e em local arejado, por um tempo mnimo de trs horas. No colocar o papel-filtro na geladeira imediatamente aps a coleta. - A secagem deve ser feita sempre com o papel-filtro na posio horizontal, utilizando-se suporte com haste de metal ou pregadores de roupa. - Aps a secagem , colocar o papel-filtro dentro do envelope branco que contm a identificao da criana. Os envelopes podem ser guardados em geladeira ou temperatura ambiente por no mximo trs dias.

7) Conservao e Viabilidade das Amostras:

- Os envelopes com as amostras devem ser guardadas na geladeira (no meio ou parte baixa), dentro de um recipiente tampado (caixa de isopor ou de plstico), cobrindo-se os envelopes com uma toalha de papel para reter a umidade e evitar molhar as amostras.

8) Remessa das Amostras: - A remessa dos envelopes para o laboratrio deve ser feita pelo menos duas vezes por semana. Deve-se destacar a importncia da agilidade no transporte dos exames, considerando-se que o

diagnstico e tratamento precoce de Hipotireoidismo e Fenilcetonria, evitar sequelas neurolgicas graves e retardo mental.

9) Entrega dos Resultados:

- O NUPAD/ UFMG procura liberar os resultados em um prazo de trs dias teis aps seu recebimento. Os resultados alterados so comunicados a Unidade de Sade imediatamente aps sua deteco pelo laboratrio. - Cabe equipe da Unidade de Sade, a responsabilidade de fazer a busca ativa da criana com resultado alterado e encaminh-la para a consulta especializada no Hospital das Clnicas

(Hipotireoidismo e fenilcetonria) e Hemominas (Doenas Faciformes). - No caso de deteco de Anemia Falciforme, o Instituto de Sade da Mulher e da Criana, envia fax com resultado dos exames, identificao da criana e consulta agendada no Hemominas.

10) Aconselhamento dos pais :

- A orientao dos pais sobre resultados alterados do Teste do Pezinho, doenas diagnosticadas (Hipotireoidismo, Fenilcetonria e Doenas Falciformes), alm do aconselhamento dos pais sobre crianas portadoras de trao Falciforme (possibilidade de filhos com a doena), deve ficar a cargo do Pediatra ou Enfermeiro da Unidade de Sade. As equipes podero utilizar como material de referncia para as orientaes aos familiares os documentos tcnicos do NUPAD/UFMG, encaminhados a todos os Centros de Sade. VIII - Bibliografia:

- Manual de Organizao e Normas Tcnicas para Triagem Neonatal - NUPAD/ UFMG , Belo Horizonte, 1998.

Anda mungkin juga menyukai