Anda di halaman 1dari 8

RESUMO DIR ADM

Dir. Adm. o conjunto harmnico de princ jurdicos que regem os rgos, os agentes, as atividades pblicas tendentes a realizar, concreta, direta e indiretamente os fins desejados do estado. 1- Pertence ao dir pblico 2- Considerado direito no codificado, pois no pode ser reunido em uma nica lei e sim em vrias, chamadas de legislaes esparsas (ex. Leis de licitaes, leis de Improbidade Administrat). 3- No contencioso, 4- Possui regras q se traduzem em Princpios constitucionais e princpios infraconstitucionais (previstos nas legislaes especficas do tema Dir. Adm) 5- Tem como objeto o estudo da organizaes es estrutura da ADM pb.

PRINC. CONSTITUCIONAIS - (LIMPE)


- Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade e eficincia) - So considerados constitucionais por estarem localizados na CF. 1) PR. DA LEGALIDADE - considerado um princpio genrico pois todos os outros derivam deste. Por este pr. Podemos afirmar que o Estados s faz aquilo que a lei determinar, ou seja, um ato legal, legtimo aquele praticado de acordo os ditames legais. O cidado pode fazer tudo o q a lei no proibir, mas o agir da ADM PUB necessita estar previsto em lei. Obs. O ato admvo praticado pelo agente pblico sem a observncia da legalidade, torna o ato nulo de pleno direito, tendo em vista a presena de um vcio insanvel em sua estrutura. 2) PR. DA MORALIDADE - O agente que pratica o ato admvo deve ter um comportamento tico, jurdico e adequado. No basta a simples previso legal que autorize o agir, necessrio que alm de legal, o ato, seja aceitvel do ponto de vista tico-moral. O pr da moralidade guarda estreita relao com os costumes adotados pela ADM PUB. 3) PR DA IMPESSOALIDADE - Significa que o agir da ADM no pode prejudicar ou beneficiar o cidado individualmente considerado. Impes q o administrador pblico s pratique o ato para o seu fim legal, que o bem da coletividade. Este princpio pode ser considerado como sinnimo do princpio da finalidade, pois impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal e o fim legal unicamente aquele que a norma de Direito indica expressa ou virtualmente como objetivo do ato. Significa que o agente pblico um mero instrumento do Estado na consecuo de seus fins, ou seja, ao pratica o ato admvo, na verdade, o agente pblico executa a vontade do Estado e no a sua vontade pessoal. 4) PR DA PUBLICIDADE - Imposio legal da divulgao no rgo Oficial do ato admvo. Obs.: Nem todos os atos administrativos necessitam de divulgao oficial para serem vlidos. Existem excees , como por ex.: assuntos de segurana nacional; investigaes policiais. 5) PR DA EFICINCIA - Principio que foi acrescentado posteriormente a CF, atravs de emendas. Atravs dele, implantou-se a Administrao Pblica Gerencial, ou seja, as avaliaes peridicas de desempenho e o contrato de gesto.

PRINCPIOS INFRACONSTITUCIONAIS ou Implcitos - Esto previstos em outras legislaes esparsas e


especficas que no a CF. 1) SUPREMACIA DO INTERESSE PBLICO - Este pr. Coloca o particular em p de desigualdade com o poder pblico, que dever prevalecer. 2) PRESUNO DE LEGITIMMIDADE - partimos do pressuposto que os atos devem estar de acordo com a lei vigente. No entanto, esta presuno relativa, isto porque a lei nos permite provar ao contrrio.

Pgina 1 de Anotaes No Arquivadas

3) CONTINUIDADE DO SERVIO PBLICO - Os servios devem ser prestados de maneira contnua. 4) PRINCIPIO DA INSONOMIA OU DA IGUALDADE - Impes Adm Pub a vedao de qualquer espcie de favoritismo ou desvalia em proveito ou detrimento de algum. 5) PR DA RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE - Este princpio visa proibir o excesso, buscando aferir a compatibilidade entre meios e fins. 6) PR. DA MOTIVAO - exige-se a indicao dos fundamentos de fato e de direito que motivaram suas aes. 7) AMPLA DEFESA E CONTRADITRIO - Garante aos administrados q no sero surpreendidos com restries sua liberdade, sem as cautelas preestabelecidas para sua defesa. 8) INDISPONIBILIDADE OU PODER-DEVER - Os bens pblicos pertencem a toda coletividade, sendo o Est apenas o seu gestor. 9) AUTOTUTELA - O Estado tem o dever de fiscalizar a emisso dos seus atos administrativos, para isto, conta com um mecanismo que possui trs espcies de controle: A anulao, a revogao e a convalidao. ANULAO - na anulao do ato admvo, este se faz em virtude da existncia de uma ilegalidade, uma ilicitude, ou seja, de um vcio insanvel, que no pode ser suprido, tendo em vista , a ausncia de um requisito fundamental para a formao deste ato (competncia, finalidade ou forma). Caso a adm pub no anule o seu prprio ato ilcito , caber ao poder judicirio faz-lo, mediante ao judicial (mandado de segurana, ao popular, ao civil pbica). REVOGAO - A adm revoga um ato perfeito, mas no mais conveniente e nem oportuno. Trata-se de um ato discriocionrio. Somente a ADM PUB poder revogar seus atos, no recaindo esta possibilidade sobre o poder judicirio. CONVALIDAO - convalidar consertar. A ADM PUB pratica um ato que contem um vcio sanvel em um dos seus requisitos de formao do ato (motivo ou objeto). A convalidao se faz de forma discriocionria, somente a prpria poder convalidar os seus atos, no recaindo esta possibilidade sobre o poder judicirio. 10) PR DA SEGURANA JURDICA - Este princpio se justifica pelo fato de ser comum, na esfera administrativa, a mudana de interpretao de determinadas normas legais, afetando situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior, o que geraria insegurana jurdica, pois os interessados nunca sabem quando sua situao ser passvel de ser contestada pela prpria adm.

ORGANIZAO ADMINISTRATIVA
ADM PUBLICA DIRETA - ou centralizada. Como o prprio nome j diz, a atividade exercida pelo prprio governo que atua diretamente por meio dos seus rgos. Estes rgos so despersonalizados, ou seja, no possuem personalidade jurdica prpria, portanto, no so , capazes de contrair direitos e obrigaes por si prprios. Na ADM PUB direta, o Estado ao mesmo tempo o titular e o executor do servio pblico. ADM PUBLICA INDIRETA - Apenas com a adm pub direta, o Estado no seria capaz de administrar todo o territrio e por isso outorgou poderes para outras estruturas (entidades). A outorga ocorre quando o Estado cria uma entidade (pessoa jurdica) e a ela transfere, por lei, determinado servio pblico ou de utilidade pblica. Nesta descentralizao de poderes no h vnculo hierrquico entre as Administrao central e as entidades que recebem a titularidade e a execuo destes poderes, portanto, as entidades no so subordinadas ao Estado. O que existe na relao entre ambas um poder chamado de controle com atribuies de fiscalizao. Estas entidades so personalizadas, portanto, possuem vontade e capacidade de exercer direitos e contrair obrigaes por si prprios. So elas: AUTARQUIAS: Criada pelo prprio governo atravs de uma Lei especfica para exercer funo tpica do estado. So pessoas jurdicas de Direito Pblico de capacidade exclusivamente administrativa. Podemos adotar os dois regimes, o estatutrio e o celetista, Seu patrimnio prprio, ou seja, pertencente prpria Entidade e no ao ente que a criou.

Pgina 2 de Anotaes No Arquivadas

EMPRESAS PBLICAS - So empresas com personalidade jurdica de Direito Privado, integrantes da Adm Pb indireta que exercem funes atpicas. As normas que incidem nestas entidades so em sua maioria de direito privado, provenientes do Cdigo Civil. So autorizadas por lei especfica a funcionar como prestadoras de servios pblicos, ou exploradoras de atividade econmica. Seu capital social integralizado exclusivamente com recursos pblicos, podendo estes recursos serem provenientes de entes polticos distintos. Podem ser institudas sobre qualquer forma societria permitida em lei. S admite o regime celetista e seu patrimnio prprio. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA - So empresas com personalidade jurdica de Direito Privado, integrantes da Adm Pb indireta que exercem funes atpicas. Seu capital social constitudos por recursos pblicos e privados, sendo a maior parte das aes destas empresas, de propriedade do Estado, assim o governo sempre mantm o controle destes entes. S admitem a forma societria de S.A. S admitem o regime celetista. Seu patrimnio prprio. FUNDAES PBLICAS - So integrantes da administrao pblica indireta formadas por um patrimnio personalizado, destacado por um fundador para uma finalidade especfica. No podem ter como fim o lucro, mas nada impede que, pelos trabalhos desenvolvidos o lucro acontea. Neste caso, esta receita no poder ser repartida entre seus dirigentes, devendo, ser aplicada na f especfica para a qual a entidade fora criada. Quem destacou o patrimnio para a constituio da fundao define o regime a ser seguido. Se foi um particular, temos uma fundao privada, se foi um ente pblico, teremos uma fundao pblica. As fundaes pblicas compem a Administrao pblica indireta, e quanto a sua natureza jurdica, temos que possvel tanto a fundao pblica com personalidade jurdica de Direito Privado quanto a Fundao Pblica com personalidade jurdica de Direito pblico. As Fundaes pblicas de direito pblico admitem os dois regimes, celetista e estatutrio. J as Fundaes pblicas de Direito privado admitem somente o celetista. Em suma, o Estado poder criar Fundaes regidas pelo Direito Pblico ou autorizar por lei Fundaes regidas pelo Direito Privado. As fundaes pblicas exercem funes atpicas.

AGNCIAS DA ADMINISTRAO PUBLICA


As agncias fazem parte da Administrao pblica e so compostas por entidades da Administrao Pblica Indireta. Subdividem em Agencias Reguladoras e Agencias Executivas. AGENCIAS REGULADORAS: So Autarquias especiais, que controlam, disciplinam e gerenciam as atividades pblicas e algumas atividades privadas, normatizando de forma supletiva a previso legal, ou seja, no podem criar leis. Possuem um regime jurdica semelhante ao das Autarquias, porm com maior autonomia para nomeao de seus dirigentes e maior poder de gerenciamento e administrao. O regime de pessoal dever ser o estatutrio. Ex.: Anatel, Aneel, Anac, Anvisa. AGENCIAS EXECUTIVAS : So formadas por autarquias ou Fundaes Pblicas que celebram com o poder pblico um CONTRATO DE GESTO e atravs deste contrato executam um plano estratgico de modernizao. O objetivo do contrato firmado de prestar um servio pblico de forma mais eficiente. O regime jurdico o mesmo das Autarquias ou Fundaes Pblicas e o status de Agencia Executiva temporrio e durar enquanto durar o Contrato de Gesto. Ex.: Inmetro

AGENTES DELEGADOS OU DELEGATRIOS DE SERVIOS PBLICOS:


So aqueles que recebem incumbncias da Administrao Pblica para prestar um servio coletividade. Geralmente so empresas privadas, mas nada impede a delegao s Entidades da Administrao Pblica Indireta. A delegao pode ser feita sob as modalidades de : Concesso, Permisso ou Autorizao. CONCESSO: a delegao contratual da execuo do servio, na forma autorizada e regulamentada pelo Executivo. O contrato de concesso ajuste de Direito Administrativo, bilateral, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae. Com isto se afirma que um acordo administrativo, com vantagens e encargos recprocos. Pode -se ter a concesso para servios pblicos ou para servios pblicos precedidos de obra pblica. A concesso de servio pblico o contrato admvo pela qual a adm pub. Delega a outrem a execuo de um servio pblico, para que o execute em seu prprio nome, por sua conta e risco, assegurando-lhe a remunerao mediante tarifa para pelo usurio ou outra forma de remunerao decorrente da explorao do servio.
Pgina 3 de Anotaes No Arquivadas

tarifa para pelo usurio ou outra forma de remunerao decorrente da explorao do servio. Outras caractersticas: a) S acontece com pessoas jurdicas e com prazo determinado; b) O poder concedente s transfere ao concessionrio a execuo do servio, continuando titular do mesmo; c) S atravs de licitao, na modalidade concorrncia; d) O concessionrio executa o servio em seu prprio nome e corre os riscos normais do empreendimento; e) Faz jus ao recebimento da remunerao; f) Tem responsabilidade objetiva g) Poder proceder s desapropriaes necessrias, mediante outorga de poderes por parte do concedente.

PERMISSO: um ato unilateral e precrio, intuitu personae, atravs do qual o poder pblico transfere a algum o desempenho de um servio de sua alada, proporcionando a possibilidade de cobrana de tarifas dos usurios. Pode ser gratuita ou onerosa, isto , exigindo-se do permissionrio pagamentos como contraprestao. Trata-se de contrato celebrado entre o Poder pblico e o particular (pessoa fsica ou jurdica). Tem carter mais precrio do que a concesso, uma vez que poder ser revogado a qualquer momento. um contrato de adeso, ato unilateral e com prazo indeterminado. O servio executado em nome do permissionrio por sua conta e risco. Admite qualquer forma de licitao.

AUTORIZAO: ato unilateral, precrio e discricionrio da Administrao. Acontece em casos excepcionais para atender interesses coletivos de emergncia. Por serem aplicadas em situaes emergenciais dispensa a licitao. Acontecem em servios simples e de valor no superior a R$ 4.000,00. CONCESSO Carter mais estvel Exige autorizao lei PERMISSO Carter mais precrio No exige AUTORIZAO Carter mais precrio No exige Licitao dispensada e Inexigvel Contrato de adeso Para PJ ou PF Ato Unilateral

Licitao Por concorrncia Licitao qq modalidade Formalizao por contrato Contrato de adeso Prazo determinado S p/ PJ Ato Bilateral Para PJ ou PF Ato unilateral

Pode ser por prazo indet. Prazo determinado

REGIME CONSTITUCIONAL DO AGENTE PBLICO


AGENTES PBLICOS: So todas as pessoas que prestam servio pblico em nome da adm pub de forma definitiva ou transitria, com ou sem remunerao. Os agentes normalmente desempenham funes do rgo, distribudas entre os cargos, mas podem exerc-las sem cargo. Os agentes pblicos se subdividem em: Agentes polticos - (mandato poltico, assessores diretos) Honorficos - (jurados, mesrios eleitorais) Delegados - (concessionrios, permissionrios, autorizados) Credenciados - (representam o Estado) Administrativos - (Estatutrios, celetistas e temporrios) Administrativos especiais - (magistrados, membros do MP E TC) Militares - (federais e Estaduais)

AGENTES POLTICOS - Esto presentes princip. No poder executivo e legislativo. So os presidentes, Prefeitos, assessores diretos (ministros e secretrios, Deputados etc. A forma de investidura por eleio, salvo para os cargos de ministros e secretrios, que so de livre escolha. AGENTES HONORFICOS - So convocados temporariamente, devido a seus conhecimentos. No possuem qq
Pgina 4 de Anotaes No Arquivadas

AGENTES HONORFICOS - So convocados temporariamente, devido a seus conhecimentos. No possuem qq vnculo com o estado. Normalmente trabalham sem remunerao. Ex.: mesrios, jurados, comissrios de menores, etc. AGENTES DELEGADOS - Particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico e o realizam em nome prprio. No so servidores pblicos e nem representantes do Estado; Todavia, constituem uma categoria parte de colaboradores do Poder Pblico. So os concessionrios, permissionrios, autorizatrios, os serventurios de ofcios ou cartrios no estatizados, os leiloeiros, etc. AGENTES CREDENCIADOS - Representam a Adm Pb na prestao de determinados servios, mediante remunerao do prprio Poder Pblico. So por exemplo, os hospitais particulares credenciados para atenderem pelo SUS. AGENTES PBLICOS ADMINISTRATIVOS - o conceito de servidor pblico em sentido amplo (lato sensu). qualquer pessoa vinculada a um regime jurdico que presta servios ao Estado e a Administrao Indireta mediante remunerao paga com recursos pblicos. a) Estatutrio - Servidor pblico no sentido estrito (strito sensu) b) Celetista - empregado pblico c) Temporrios - contratados. AGENTES PBLICOS ADMINISTRATIVOS ESPECIAIS - Estes agentes pblicos ocupam cargos vitalcios, ou seja, s podero ser destitudos dos mesmos por sentena judicial transitada em julgado. So os membros do Ministrio Pblico (Procuradores e Promotores) e membros do Tribunal de Contas (Ministros e Conselheiros). O vnculo de definitividade privativo dos agentes administrativos especiais, o que no acontece com os agentes polticos, pois estes possuem vnculo transitrio. MILITARES - So pessoas fsicas que prestam servios s Foras Armadas. So considerados espcies de Agentes Pblicos, regidos por estatuto prprio militar.

OBSERVAO: Agente pblico a espcie, que engloba vrios gneros. So todas as pessoas que de forma permanente ou no, exercem algum tipo de f estatal. Nesta categoria esto os Servidores Pblicos. Todo SP AP, mas Nem todo AP SP O SP exerce funo pblica e ocupa um cargo pblico. J o agente nem sempre ocupa um cargo pblico.

CARGOS PBLICOS:
o local na estrutura da Adm Pb onde as pessoas ocupam e exercem as suas atribuies. a) Cargo pblico efetivo - Qd se diz cargo pblico efetivo, necessariamente tem que haver, como pressuposto bsico o concurso pblico. Em caso de ato ilcito praticado pelo servidor pblico efetivo, estar sujeito a pena de demisso (perda do cargo). b) Cargo Pblico comissionado ou de Confiana - Cargos de livre nomeao e exonerao, portanto, so cargos precrios, que no tem qq estabilidade, independentemente do tempo de servio do comissionado. Independem de concurso pblico para sua lotao. Tanto os serv. Pub. Quanto os particulares podem ocupar cargo em comisso. Os comissionados exercem funes de direo, chefia e assessoramento. Uma parcela destes cargos ser preenchida por servidores de carreira. No caso de ato ilcito, estar sujeito pena de destituio (perda do cargo), que tem o mesmo efeito da demisso.

FUNO DE CONFIANA OU FUNO COMISSIONADA:


So plexos unitrios de atribuies criados por lei, correspondentes a encargos de direo, chefia ou assessoramento, a serem exercidas por titular de cargo efetivo, da confiana da autoridade que as preenche. Somente o servidor pblico efetivo (concursado) poder exercer funo de confiana. regime estatutrio e de livre nomeao e exonerao. No caso de ato ilcito praticado pelo servidor que exerce de f de confiana, este estar sujeito pena de destituio (perda da funo) que tem o mesmo efeito da demisso.

Pgina 5 de Anotaes No Arquivadas

Obs.: Cuidado para no confundir a Funo de Confiana (exercida exclusivamente pelo Servidor estatutrio) com a Funo Pblica do Contratado (local na estrutura da Administrao Pblica ocupada pelo temporrio vinculado ao Regime Administrativo Especial).

REGIMES JURDICOS:
o vnculo que une o trabalhador (agente pblico) Administrao pblica. Vale dizer que a EC n 19/98 suprimiu a obrigatoriedade de um nico regime jurdico para todos os servidores pblicos, como era antes. Logo, o regime jurdico poder ser estatutrio, celetista ou administrativo especial. a) Regime Estatutrio - O serv. Pub. Estar vinculado ao Estado por mio de um Estatuto. Vnculo para os titulares de cargo pblico. Cada esfera de governo ter o seu Estatuto. Este regime tem como principal foco o servidor pblico em sentido estrito, ocupante de cargo pblico efetivo ou em comisso. b) Regime Celetista - O Agente pblico est vinculado ao Estado por meio da CLT, e portanto, ganha a denominao de empregado pblico. Tal regime no gera estabilidade para o empregado pblico e mais frequente na administrao pblica indireta; c) Regime Administrativo Especial - Surge para atender excepcional interesse e demanda. Exercero funo pblica sem ocupar cargo ou emprego pblico. Esta contratao temporria e precria, ou seja, no h que se falar em estabilidade. Estes contratados so chamados de servidores pblicos temporrios ou simplesmente de contratados.

COMENTRIOS AOS ARTIGOS 37 A 41 DA CF/88:


Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros (natos ou naturalizados) que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; exigncia expressa da CF a imposio efetividade do princpio constitucional do concurso pblico, como regra para as admisses nos cargos efetivos e empregos pblicos. Como exceo, temos as nomeaes para cargo em comisso, q sero preenchidos por servidores de carreira. As funes de confiana sero preenchidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. Essas excees ao princpio do concurso pblico destinam-se s atribuies de direo, chefia e assessoramento. "V - As funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos caso, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento;" Da leitura do inciso acima, vemos que possvel delegar o exerccio de atribuies a pessoas estranhas aos quadros da ADM. Busca-se limitar os cargos em comisso, bem como as funes de confiana s atribuies de direo, chefia e assessoramento. Vale lembrar que o cargo em comisso pode ser ocupado tanto pelo servidor efetivo (concursado) quanto pelo particular que no faz parte dos quadros da Adm Pb. E a funo de confiana, s pode ser ocupada pelo servidor efetivo. Em ambos os casos h o provimento pela livre nomeao e exonerao, e as atribuies sero de direo, chefia e assessoramento. "XI - A remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da adm. Direta, autrquica e fundacional, dos membros de qq dos poderes da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qq outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do STF..." "XII - vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico" O inciso acima, veda a vinculao ou equiparao p/ efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. O que se visa impedir, so os reajustes automticos de vencimentos, o que ocorreria
Pgina 6 de Anotaes No Arquivadas

pessoal do servio pblico. O que se visa impedir, so os reajustes automticos de vencimentos, o que ocorreria se, para fins de remunerao, um cargo ficasse vinculado a outro, de modo q qualquer acrscimo concedido a um beneficiaria a ambos automaticamente. Isso tb ocorreria se os reajustes de salrios ficassem vinculados a determinados ndices, como o de aumento do salrio mnimo, etc. "XV - O subsdio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis, ressalvado o disposto nos incisos..." Este inciso deixa claro que a regra da irredutibilidade do subsdio e do vencimento no absoluta. Assim, ser proibido invoc-la para manter remuneraes que superarem o teto. "XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, qd houver compatibilidade de horrios, observado em qq caso o disposto no inciso XI. a) A de dois cargos de professor; b) A de um cargo de professor c/ outro tcnico ou cientfico c) A de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, c/ profisses regulamentadas.

A vedao de acumulao de cargos alcana todos os servidores de empresas nas quais o Estado tenha participao acionria, seja diretamente, seja por meio de suas entidades da Administrao Indireta. As excees somente admitem dois cargos, empregos ou funes, inexistindo qq hiptese de trplice acumulao, a no ser q uma das funes no seja remunerada. Outra exigncia a compatibilidade de horrios. As autarquias bem como as Fundaes pblicas de Direito Pblico so criadas por Lei especfica (Lei Ordinria que trata de assunto especfico). J as Empresas Pblicas, Sociedade de Economia Mista e a Fundao Pblica de Direito Privado, tero a sua instituio autorizada por Lei especfica, devendo ainda, serem registradas no cartrio competente de registro de pessoas jurdicas. Licitao Pblica - Esto obrigados ao procedimento licitatrio a adm pub direta e indireta da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. As empresas governamentais (Empresa Pblica e Sociedade de Economia Mista) por serem regidas pelo regime jurdico privado podero ter um procedimento licitatrio simplificado. Atos ilcitos praticados pelos agentes pblicos, estes se sujeitaro responsabilidade civil, Penal e administrativa. a) RESPONSABILIDADE CIVIL - de ordem patrimonial (ao indenizatria). Para a configurao, exige-se ao ou omisso contrrias a lei, culpa ou dolo, relao de causalidade entre a ao ou omisso e o dano verificado e a ocorrncia de um dano material ou moral. b) RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA - O Servidor responde pelos ilcitos administrativos (falta funcional). A ao ser apurada pela prpria administrao que dever instaurar procedimento adequado. c) RESPONSABILIDAE PENAL - O servidor responde penalmente qd pratica crime ou contraveno (tipificados na legislao penal) que tem como requisitos a ao ou omisso contrria a lei e tipificada no cdigo penal. PRESCRIO - Lei de Improbidade Administrativa Lei n] 8.429/92, temos: a) A prescrio ocorre cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana e; b) Para os q exercem cargo efetivo ou emprego pblico a prescrio ocorre no mesmo prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico (5 anos no caso da Lei 8.112). Obs.: So imprescritveis, as aes de ressarcimento por danos causados por agente pblico, seja ele servidor pblico ou no. Assim, ainda que para outros fins a Ao de improbidade esteja prescrita, o mesmo no ocorrer quanto ao ressarcimento dos danos. Obs.: Prescrio = a extino da possibilidade de o Estado punir o autor de uma crime ou contraveno. "As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos q seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel." A Adm Pb brasileira adotou a TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO, no que diz respeito a sua responsabilidade civil.

Pgina 7 de Anotaes No Arquivadas

CONTRATO DE GESTO - aquela ajustado entre o poder pblico e determinada entidade pblica da Adm Indireta ou de entidades privadas que atuem paralelamente ao Estado, podendo ser classificadas como paraestatais, fixando-se um plano de metas para essa, ao mesmo tempo em que aquele compromete-se a assegurar maior autonomia e liberdade gerencial, oramentria e financeira ao contrato na consecuo de seus objetivos.

APOSENTADORIA E PREVIDENCIA SOCIAL


Podemos dizer que hoje temos tres tipos de regimes previdencirios: a) Regime Complementar (facultativo) - Ainda no foi regulamentado b) Regime Geral (obrigatrio) c) Regime prprio de Previdncia Social (obrigatrio) REGIME GERAL DA PREVIDENCIA SOCIAL - usado principalmente pela iniciativa privada. Tem carter contributivo e solidrio (uma gerao paga p/ outra receber o benefcio) - So usados pelos empregados pblicos, contratos ou temporrios ; Particulares que ocupam exclusivamente cargo em comisso; Particulares que esto desempenhando mandato eletivo e trabalhadores da iniciativa privada. Atualmente o teto de R$ 2.801,82.

REGIME PRPRIO OU ESPECIAL DA PREVIDENCIA SOCIAL - o constante do art. N 40 da CF e alm das regras gerais comuns aos dois regimes, tambm obedece outras trazidas pela EC 41/03 tratadas nos pargrafos e incisos a seguir. Esto cobertos por este regime, os Servidos efetivos; Servidores Vitalcios; Servidores Efetivos que aa

Pgina 8 de Anotaes No Arquivadas

Anda mungkin juga menyukai