Anda di halaman 1dari 2

Exerccios mmc e mdc

1. Lus tem um cachorro doente e o veterinrio receitou dois remdios: um para ser tomado a cada 3 dias e outro, a cada 5 dias. Lus comprou os remdios e deu uma dose dos dois pra o cachorro. Quantos dias se passaro at que o cachorro tome novamente os dois remdios no mesmo dia? 2. De um aeroporto, partem todos os dias, 3 avies que fazem rotas internacionais. O primeiro avio faz a rota de ida e volta em 4 dias, o segundo em 5 dias e o terceiro em 10 dias. Se num certo dia os trs avies partem simultaneamente, depois de quantos dias esses avies partiro novamente no mesmo dia? 3. Os planetas Jpiter, Saturno e Urano tm perodo de translao em torno do Sol de aproximadamente 12, 30 e 84 anos, respectivamente. Quanto tempo decorrer, depois de uma observao, para que eles voltem a ocupar simultaneamente as mesmas posies em que se encontram no momento de observao? 4. Um terreno retangular de 221m por 117 m ser cercado. Em toda a volta deste cercado sero plantadas rvores igualmente espaadas. Qual o maior espao possvel entre as rvores? 5. Duas pessoas fazendo seus exerccios dirios partem de um mesmo ponto e contornam, andando, uma pista oval que circula um jardim. Uma dessas pessoas andando de forma mais acelerada, d uma volta completa na pista em 12 min, enquanto a outra, andando mais devagar, leva 20 min para completar a volta. Depois de quantos minutos essas duas pessoas voltaro a se encontrar no ponto de partida? 6. Trs peas de tecido medem respectivamente, 180m, 252m e 324m. Pretende-se dividir em retalhos de igual comprimento. Qual dever ser esse comprimento de modo que o nmero de retalhos seja o menor possvel? Em quantos pedaos as peas sero dividas? 7. Hoje, Luiz e Flvio tiraram folga e foram mergulhar. Luiz folga novamente a cada 7 dias e Flvio a cada 5 dias. Daqui a quantos dias as folgas de Luiz e Flvio coincidiro para eles mergulharem juntos novamente? 8. Jlio, Marcos e Bruna so ginastas. Jlio treina no clube de 3 em 3 dias. Marcos treina de 2 em 2 dias e Bruna de 4 em 4 dias. Sabendo que eles se encontraram no clube hoje, daqui a quantos dias eles vo encontrar novamente? 9. Esto participando da gincana da escola 80 meninos e 60 meninas. A professora quer formar equipes iguais com o maior nmero possvel de alunos. Quantas equipes sero formadas?

10. Clara tem 3 rolos de fitas: um com 20 metros, um com 15 metros e outro com 25 metros. Ela quer cort-los em pedaos iguais, do maior tamanha possvel, de modo que no sobre nenhum pedao. Quantos metros devem ter cada pedao? 11. Trs torneiras esto com vazamento. Da primeira cai uma gota de 4 em 4 minutos; da segunda, uma de 6 em 6 minutos e da terceira, uma 10 em 10 minutos. Exatamente s 2 horas cai uma gota de cada torneira. A prxima vez em que pingaro juntas novamente ser s: a) 3 horas. b) 4 horas. c) 2 horas e 30 minutos. d) 3 horas e 30 minutos. 12. Um serralheiro precisa cortar duas barras de ferro, uma com 180 centmetros de comprimento e outra com 150 centmetros de comprimento, em pequenos pedaos, todos do mesmo tamanho e do maior comprimento possvel. a) Qual deve ser o comprimento de cada pedao? b) Quantos desses pedaos o serralheiro vai obter?

13. Hoje, Joana e Antnia esto num mesmo cinema que costumam freqentar. Joana vai a cada 18 dias, e Antnia vai a cada 24 dias. Daqui a quantos dias as duas amigas iro se encontrar nesse cinema? 14. Jlio percorre os 400 metros de uma pista de atletismo em 4 minutos e Marcos, em 5 minutos. Num certo momento, os dois esto juntos. Depois de quantos minutos eles voltaro a se encontrar? 15. Trs navios fazem viagem entre dois portos: o 1 , a cada 4 dias; o 2 , a cada 9 dias; e o 3 , a cada 6 dias. Se os trs partirem juntos no dia 26/06, em que data eles voltaro a partir juntos novamente? 16. Na fila da bilheteria de um teatro h menos de 50 pessoas. Contando essas pessoas de 6 em 6 sobram 5. Contando de 7 em 7 tambm sobram 5. Quantas pessoas esto na fila nesse momento? 17. Assinale entre as datas indicadas qual coincide com ano bissexto. Justifique sua resposta com clculos. a) 1792 Execuo de Tiradentes b) 1930 Revoluo de 30 c) 1876 Inveno do telefone por Alexandre Graham Bell d) 1992 Olimpadas de Barcelona 18. Quantos alunos tem, no mnimo, o 6 A de um colgio, se podemos cont-los de 8 em 8 ou de 10 em 10? 19. Trs luminosos acendem em intervalos regulares. O 1 a cada 20 segundos, o 2 a cada 24 segundos e o 3 a cada 30 segundos. Se, em um dado instante, os trs acenderem ao mesmo tempo, depois de quantos segundos os luminosos voltaro a acender simultaneamente? 20. Em uma caixa h um certo nmero de laranjas. Se contarmos as laranjas de 12 em 12, de 20 em 20, ou de 25 em 25, encontraremos sempre o mesmo nmero de laranjas. Qual a menor quantidade possvel de laranjas que h na caixa? 21. Duas tbuas devem ser cortadas em pedaos de mesmo comprimento, sendo esse comprimento o maior possvel. Se uma tbua tem 90cm e a outra tem 126cm, qual deve ser o comprimento de cada pedao se toda madeira deve ser aproveitada? 22. Seja P o nico ponto de passageiros que comum nas duas linhas circulares de nibus. Dois nibus, A e B, com velocidades mdias iguais, circulam ininterruptamente. O percurso feito pelo nibus A tem 6Km de extenso, enquanto o percurso feito pelo nibus B tem 15Km. Se eles partirem ao mesmo tempo do ponto P, a prxima oportunidade de se encontrarem novamente no ponto P ser depois que o nibus A tiver completado quantas voltas? 23. Sempre que determinada pessoa anda 650cm, 800cm e 1000cm, ela d um nmero exato de passos. Qual o maior comprimento possvel de cada passo dado por essa pessoa?

Anda mungkin juga menyukai