Anda di halaman 1dari 33

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

ISGOTT International Safety Guide for Oil Tankers and Terminals, em portugus - Guia de Segurana Internacional para Navios Tanques e Terminais. PROVA DE EXPLOSO (Explosion proof) Um equipamento eltrico definido e certificado como sendo prova de exploso quando est encerrado em um invlucro capaz de reter no seu interior a exploso de uma mistura gasosa de GS DE HIDROCARBONETO com ar ou de outra qualquer mistura inflamvel fora do invlucro, seja por centelha ou chama resultante de exploso, seja por elevao da temperatura do invlucro em conseqncia de exploso interna
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

O equipamento deve ser capaz de funcionar a uma temperatura externa tal que a atmosfera inflamvel circundante no possa ser por ela inflamada.

ADITIVO ANTIESTTICO (Antistatic additive)

Uma substncia adicionada a um produto de petrleo para elevar sua condutividade eltrica acima de 100 picosiemens/metro (pS/m) a fim de evitar a acumulao de eletricidade esttica. Comumente utilizado nos tanques de QAV.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

I - RISCOS DO PETRLEO I.I Inflamabilidade No processo de queima, os gases de hidrocarboneto reagem com o oxignio do ar para produzir gs carbnico e gua. A reao produz calor suficiente para formar uma chama visvel que se propaga por toda a mistura ar / gs de hidrocarboneto. Quando o gs existente acima da superfcie de um hidrocarboneto liquido inflamvel, o calor produzido , normalmente, bastante para fazer emanar do liquido, gs em quantidade suficiente para alimentar a chama, de tal modo que parece que o liquido que est queimando. Na verdade, o gs que est sendo queimado e que est sendo continuamente reposto pela vaporizao do liquido.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

I.II Limites de Inflamabilidade Uma mistura de ar / gs de hidrocarboneto no se inflamar a menos que sua composio esteja dentro de uma faixa de concentraes do gs no ar conhecida como FAIXA INFLAMVEL ou FAIXA EXPLOSIVA. O limite inferior desta faixa, conhecido como limite inferior de inflamabilidade (LII ou LIE), a concentrao de hidrocarboneto abaixo da qual h insuficincia de gs de hidrocarboneto para manter e propagar a combusto.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

O limite superior conhecido como limite superior de inflamabilidade (LSI ou LSE) corresponde concentrao de hidrocarboneto acima da qual a quantidade de ar na mistura insuficiente para manter e propagar a combusto.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

I.III Efeitos do Gs Inerte na Inflamabilidade Quando um gs inerte - tipicamente um gs de combusto - adicionado a uma mistura ar / gs de hidrocarboneto, o resultado aumentar o limite inferior de inflamabilidade dela.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

I.IV Toxidez Quando so inaladas quantidades relativamente pequenas de gases de petrleo, manifestam-se sintomas de diminuio dos reflexos e noo de responsabilidade, e de tontura (semelhante a embriaguez pelo lcool), acompanhados de dor de cabea e irritao nos olhos. A inalao em propores maiores podem ser fatal.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

II - PRECAUES DE APLICAO GERAL EM PETRLEO

II.I Princpios Gerais A fim de eliminar o risco de incndio ou exploso num petroleiro, e necessrio impedir que uma fonte de ignio e uma atmosfera inflamvel estejam presentes simultaneamente num mesmo lugar. Nem sempre e possvel eliminar ambos os fatores e, por conseguinte, devem ser tomadas precaues a fim de que um deles possa ser eliminado ou controlado.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

II.II - Fumo

Num petroleiro deve ser permitido fumar apenas nos locais e ocasies especificados pelo Comandante. Deve ser proibido fumar no convs ou em qualquer outro local onde possam ser encontrados gases de petrleo. Restries adicionais ao ato de fumar enquanto o petroleiro estiver no porto, so encontradas nos procedimentos de bordo fixados em locais visveis.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

II.III - Fsforos e Isqueiros Deve ser proibido o use de fsforos ou isqueiros fora dos compartimentos habitveis, com exceo dos locais onde e permitidos fumar. Fsforos e isqueiros no devem ser retirados destes locais, nem devem ser portados pelo pessoal no convs ou em qualquer outro local onde possa ser encontrado gs de petrleo.

O pessoal deve ser conscientizado sobre o risco inerente ao porte de fsforos e, mais ainda, de isqueiros.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

II.IV - Luzes Desprotegidas (Chamas Abertas) Devem ser proibidas luzes desprotegidas no convs ou em qualquer outro local onde houver risco da presena de gs de petrleo. II.V Avisos Nos locais de acesso ao navio e de sada de compartimentos habitveis devem ser afixados avisos, portteis e fixos que chamem ateno sobre a proibio de fumar e de usar luzes desprotegidas.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

II.VI Roupas de Fibras Sinttica A experincia tem demonstrado que roupas feitas de fibras sintticas no do lugar a qualquer risco eletrosttico significativo nas condies geralmente encontradas a bordo dos petroleiros.
Entretanto, a tendncia do material sinttico para se derreter e se fundir quando submetido a altas temperaturas leva gerao de uma fonte de calor concentrado que produz graves danos ao tecido do corpo humano. Roupa feita com este tipo de material no adequada para uso por pessoas que, por fora de suas tarefas, possam ficar expostas a chamas ou superfcie aquecidas.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

II.VII - Combusto Espontnea Alguns materiais, quando umedecidos ou encharcados de leo, especialmente leos de origem vegetal, tem possibilidade de entrar em combusto sem a aplicao de calor externo, em virtude do aquecimento gradativo interno do prprio material, produzido pela oxidao. O risco de combusto espontnea menor no caso de leos derivados do petrleo do que no de leos vegetais porem, ainda assim, podem ocorrer, especialmente se o material for mantido aquecido, como por exemplo, se estiver nas proximidades de uma tubulao quente.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Restos de algodo, trapos, lonas, panos, sacos de aniagem ou materiais igualmente absorventes no devem, por conseguinte, ser guardados perto de latas de leo, de tinta etc., e no devem ser deixados largados em per, convs, equipamentos, sobre ou em volta de tubulaes etc. Caso estes materiais venham a ficar umedecido, devero ser secados antes de serem armazenados. Se ficarem encharcados com leo, devem ser limpos ou destrudos.

Certos produtos qumicos usados para o tratamento de caldeiras tambm so agentes oxidantes e, mesmo se transportados em forma diluda, so capazes de entrar em combusto espontnea se forem deixados evaporar.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

II.VIII - Auto Ignio Petrleos lquidos quando suficientemente aquecidos, entram em ignio sem que seja aplicada chama. Este processo de autoignio mais comum quando um leo combustvel ou um leo lubrificante sob presso, lanado pulverizado sobre uma superfcie aquecida. Isto tambm ocorre quando o leo derrama sobre revestimentos isolantes trmicos, se vaporiza e entra em combusto

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Estes so dois exemplos de fatores responsveis por graves incndios j ocorridos em praas de maquinas. As linhas de alimentao de leo exigem ateno especial para evitar que o leo seja pulverizado em virtude de vazamentos. Revestimentos trmicos quando saturados de leo, devem ser removidos e o pessoal deve ser protegido de qualquer re-ignio de vapores durante os trabalhos de remoo.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

III - MEDICAO E AMOSTRAGEM III.I Geral Dependendo da toxidade e/ou volatilidade da carga, poder ser necessrio prevenir ou minimizar a liberao de gases dos espaos livres dos tanques de carga (ullages) durante as operaes de amostragem e medies. Onde for possvel isto devera ser realizado com o uso de equipamentos de medio e amostragem fechadas.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Os equipamentos necessrios para medies de ullage e temperatura no interior dos tanques de carga podem ser fixos (permanentemente instalados) ou portteis. As medies e amostragens fechadas sero executadas utilizando o sistema fixo de medies ou o equipamento porttil, passando o dispositivo hermtico de medio (vapour lock). Tais equipamentos sero capazes de obter medies de ullages, temperaturas, cortes de gua e interfaces com um mnimo de vapores da carga sendo desprendidos. Este equipamento porttil passado atravs do dispositivo hermtico de medio (vapour lock), algumas vezes referido como "equipamento de medio restrito".

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Quando no for possvel efetuar operaes de medies e / ou amostragens fechadas, ser necessrio o emprego de medies abertas. Isto envolver o uso de equipamentos passando para o interior do tanque atravs da boca de ullage ou de amostragem ou por um tubo de sondagem, conseqentemente o pessoal poder ficar exposto a uma grande concentrao de vapores da carga. Como o compartimento da carga pode estar na condio de pressurizado, a abertura das vlvulas dos compartimentos hermticos de medio das bocas de ullage ou tampas e desprendimento controlado de qualquer presso, somente devera ser executado por pessoal autorizado.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

Ao medir ou amostrar, todo cuidado deve ser tomado para evitar inalao de gs. O pessoal deve, portanto, manter suas cabeas afastadas do gs liberado e postar-se em angulo reto, em relao a direo do vento. Postar-se imediatamente a barlavento da boca de ullage pode causar um redemoinho reverso de vapores em direo ao operador. Adicionalmente, dependendo da natureza da carga a ser manuseada, deve ser levado em considerao o uso de equipamentos apropriados de proteo respiratria. Quando estiverem sendo empregados procedimentos de medio aberta, a abertura do tanque somente devera permanecer aberta o tempo suficiente para completar a operao.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

III.II - Medio e Amostragem de Tanques No-inertizados. Riscos de eletricidade esttica podem estar presentes quando medindo ou amostrando tanques no inertizados. Uma carga eletrosttica pode estar presente na superfcie do liquido no tanque, isto ocorre devido ao produto estar sendo bombeado ou sujeito a agitao. Uma carga pode ser gerada tambm nos equipamentos de medio ou amostragem ou na pessoa utilizando estes equipamentos.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

- Cargas Eletrostticas Acumulao de carga esttica em sondas no aterradas introduzidas nos tanques: Independente da volatilidade da carga, em um tanque no inertizado ha sempre a possibilidade de que a atmosfera pode estar dentro da faixa de inflamabilidade. Quando medindo, sondando, amostrando ou imergindo equipamentos todas as cargas em tanques no-inertizados, independente da classificao de sua volatilidade, devem ser observadas as seguintes precaues de modo a evitar os riscos associados com a possvel acumulao de cargas eltricas nas sondas, tal como as trenas de metal, arriadas no interior do tanque:
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

As trenas de metal ou outros dispositivos de medio / amostragem que podem atuar como condutor eltrico, atravs de todo seu comprimento, deve ser efetivamente aterrada ou conectada antes da introduo no interior do tanque ate aps a sua retirada. No deve ser utilizado trenas ou cabos sintticos. III.III - Medio e Amostragem de Tanques Inertizados Os navios equipados com sistemas de gs inerte possuem sistemas fechados para efetuar medies durante operaes com a carga. Adicionalmente muitos navios estaro providos com dispositivos hermticos de medio com o propsito de assegurar a custodia da transferncia.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

Nos navios equipados com dispositivos hermticos de medio em cada tanque de carga, pode-se medir e amostrar sem reduo na presso de gs inerte. Estes dispositivos so, em muitos casos, acompanhados de equipamentos de medio especialmente adaptados, incluindo trenas snicas, amostradores e indicadores de temperatura. As vlvulas do dispositivo no devem ser abertas ate que o instrumento esteja propriamente conectado ao tubo vertical.

Deve-se tomar cuidado para assegurar que no haja escapamento de gases. As trenas snicas os medidores de temperatura etc. devem ser usadas de acordo com boas praticas de segurana e com as instrues do fabricante. Os requisitos para equipamento eltrico porttil se aplicam a tais medidores.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

Em navios no equipados com dispositivos hermticos de medio, precaues especiais precisam ser tomadas para medir e amostrar a carga levada em tanques inertizados. Quando for necessrio reduzir a presso em um dos tanques para fins de medio e amostragem, as seguintes precaues devem ser tomadas: Um mnimo de presso positiva de gs inerte deve ser mantido durante a medio e a amostragem. Baixo teor de oxignio do gs inerte pode causar asfixia rapidamente e, portanto, todo cuidado deve ser tomado para evitar durante a medio e a amostragem, ficar a sotavento do gs eliminado. Nenhuma operao com a carga ou o lastro pode ser permitida enquanto a presso do gs inerte estiver sendo reduzida para operaes de medio e amostragem.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

Somente um nico ponto de acesso deve ser aberto ao mesmo tempo e pelo menor tempo possvel. Nos intervalos entre os diversos estagio de medio da carga (entre a medio da ullage e a tomada da temperatura, por exemplo) o ponto de acesso usado deve ser mantido bem fechado. Aps completar a operao de medio e amostragem e antes de iniciar a descarga da carga, todas as aberturas devem ser trancadas e os tanques de carga devem ser re-pressurizados com gs inerte.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Medies e amostragens que exijam que a presso do gs inerte seja reduzida e que pontos de acesso a tanques sejam abertos, no devem ser efetuadas durante fainas de amarrao ou desamarrao nem enquanto rebocadores estiverem a contrabordo. Deve ser notado que, se forem abertos pontos de acesso enquanto o navio estiver fundeado ou amarrado em ancoradouro desabrigado, os movimentos do navio podem provocar respirao de tanques.

Para minimizar este risco em tais circunstancias, deve ser tornado todo cuidado para manter suficiente presso positiva dentro do tanque que esta sendo medido ou amostrado.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Se for necessrio sondar os tanques ao se aproximar o termino da descarga, a presso do gs inerte pode ser novamente reduzida a um nvel de segurana operacional mnimo a fim de permitir sondar atravs de portas de visita ou de tubos de sondagem. A fim de evitar o ingresso de ar ou o escapamento excessivo de gs inerte, e essencial que durante esta operao os tanques que ainda estejam sendo descarregados no sejam abertos.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

III.IV - Medio e Amostragem de Cargas Contendo Substancias Txicas. Precaues especiais precisam ser tomadas quando os navios estiverem carregando produtos contendo substancias txicas em concentraes suficientes que possam ser perigosas. Os terminais de carregamento tm a responsabilidade de informar ao Comandante se o produto a ser carregado contem concentraes perigosas de substancias txicas. Do mesmo modo, e da responsabilidade do informar ao recebedor que a carga a ser descarregada contem substancias txicas. Esta informao deve ser obrigatoriamente trocada na Lista de Verificao de Segurana Navio / Terminal.
INSTRUTOR LOCAL DATA DIVISO

O navio deve tambm informar ao terminal e qualquer outro inspetor ou fiscal se a carga anterior continha substancias txicas. Navios transportando cargas contendo substancia txicas deve adotar procedimentos de medies ullage fechada ou exigir que todas as pessoas, executando estas atividades utilizem equipamentos de proteo individual.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Quando as medies e amostragens fechadas no puderem ser executadas, devem ser feitos testes para avaliar a concentrao de vapores nas proximidades de cada ponto de acesso, quando aberto para se assegurar que as concentraes de vapores no excedam os Limites de Exposio Permitida (LEP) das substancias txicas que podem estar presentes. Se a monitorao indicar que o limite pode ser excedido deve ser usada uma proteo respiratria adequada. Os pontos de acesso somente devem ser abertos o menor tempo possvel.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Se operaes efetivamente fechadas no puderem ser mantidas, ou se as concentraes de vapores estiverem crescentes devido a equipamentos defeituosos ou devido as condies do ar calmas, deve se levar em considerao a suspenso das operaes e o fechamento de todos os suspiros ate que os defeitos nos equipamentos tenham sido corrigidos ou as condies de tempo mudarem e aumentarem a disperso dos gases.

INSTRUTOR

LOCAL

DATA

DIVISO

Anda mungkin juga menyukai