Anda di halaman 1dari 6

LEDIF - Laboratrio de Estudos Discursivos Foucaultianos

REUNIO REALIZADA NO DIA 25 DE MARO DE 2010

Karina Luiza Assuno Jaciane Martins Ferreira

Durante a primeira reunio do Laboratrio de Estudos Discursivos Focaultianos, discutiu-se o prefcio da edio portuguesa do livro As palavras e as coisas (1967). Antes de entrar na leitura do texto, o professor Cleudemar destacou brevemente pontos acerca da obra de Foucault: A Histria da loucura foi a tese de doutoramento de Michel Foucault. Nesse livro, mesmo no sendo historiador, o filsofo se prope a fazer um trabalho na histria. Essa obra mostra a construo do objeto loucura, ou seja, a formao da loucura a partir de longos sculos para mostrar, assim, como se modificou a cada poca. Ao ser olhado sob a perspectiva da Histria Nova, o livro A Histria da loucura teve boa receptividade. Logo aps essa obra, vem O nascimento da clnica, As palavras e as coisas e depois A arqueologia do saber. Os trabalhos de Foucault foram bastante lidos por intelectuais contemporneos a ele. Inclusive, nos anos 80, esses trabalhos tiveram um espao na obra de Pcheux como algo lido e que aparece na formao da teoria do discurso. O livro A Ordem do discurso traz um dispositivo de poder, delimitao e controle do discurso. Trata da questo de poder, configurando-se como deslocamento da ideia de arquivo para uma ideia de poder na relao com o sujeito e o discurso como algo que perpassa essa relao. Depois dA ordem do discurso, publicam-se Em defesa da sociedade, A verdade e as formas jurdicas e Vigiar e punir, que se configura como o ltimo livro sobre poder. Logo aps, vem a publicao do primeiro volume dA histria da sexualidade que tambm traz consideraes sobre o poder, ou seja, discorre sobre de um dispositivo de poder acerca da sexualidade. Esse livro marca o comeo de uma nova fase (tica e esttica da existncia). Assim, entre o primeiro volume da histria da sexualidade e os ltimos, Foucault passa um perodo sem publicar, tendo, nesse nterim, todas as aulas do livro A hermenutica do sujeito. Quanto ao livro A arqueologia do saber, o professor Cleudemar destaca seu carter metodolgico e a teoria do discurso com uma relao intrnseca com a Nova Histria, sendo que o texto discutido nesta reunio traz questes sobre a Nova Histria. Nesse sentido, a disciplina histria sofre transformaes, no havendo um consenso entre todos os historiadores da poca, comea-se a pensar na constituio do objeto histria; a relao temporal e concepo de sociedade, ou seja, h uma ruptura com a hegemonia vigente, uma histria que no mais olha apenas os grandes fatos. Vale destacar que, ao olhar a histria vista de baixo, estabelece-se uma relao com a

Uberlndia - MG, ano 1, smula n. 1, 25 de maro de 2010

LEDIF - Laboratrio de Estudos Discursivos Foucaultianos

questo do tempo a qual ser bem explicada pela noo de descontinuidade. Antes havia uma dada linearidade ao relatar os fatos histricos. J na perspectiva da Nova Histria, elege-se a descontinuidade, ou seja, uma ruptura, como isso, no mais pensa em uma dada linearidade. Sob essa perspectiva,

A noo de descontinuidade toma um lugar importante nas disciplinas histricas. [...] Ela se tornou, agora, um dos acontecimentos fundamentais da anlise histrica, onde aparece com um triplo papel. Constitui de inicio, uma operao deliberada do historiador (e no mais o que recebe involuntariamente do material que deve tratar), pois ele deve, pelo menos a titulo de hiptese sistemtica, distinguir os nveis possveis de anlise, os mtodos que so adequados a cada um, e as periodizaes que lhes convm. (FOUCAULT, 2008, p. 10)

A noo de descontinuidade importante para que possamos pensar a emergncia do discurso, como ele se d e como ele toca uma descontinuidade, um apagamento, mas ao mesmo tempo integra uma memria, reaparece em pocas posteriores com sentidos modificados. Nesse sentido, os acontecimentos tambm sero pensados pela diferena, pela coexistncia do diferente. A arqueologia nega a imagem do contnuo, ou seja, dada linearidade, pois as formaes discursivas no tem o mesmo modelo de historicidade que o curso da conscincia ou a linearidade da linguagem (FOUCAULT, 2008, p. 191). Da Foucault abandona o quadro temporal clssico e a idia de evoluo. Assim, a arqueologia das cincias humanas fundada na diferena. Logo no inicio do texto primeiro prefcio da edio portuguesa de As Palavras e as coisas , Loureno (1967) reflete sobre arqueologia como uma nova metodologia e expe o panorama que Foucault abre ao iniciar esse novo trabalho. Refere-se ainda incluso de campos diversos como a Biologia, Economia, Histria Natural, Filologia ou Literatura, como o que viabiliza a produo e existncia das cincias humanas. interessante, pois, pensar que ler Foucault faz com que esbarramos em pontos diversos, pois o autor discutir cincia, saber e produo do conhecimento, mas sem se limitar a um campo cientfico especfico, ou seja, sem se limitar cincia propriamente dita, possibilitando, assim, que um grupo de Analistas do discurso, como o nosso, possa fazer uso de tais leituras como pressuposto analtico e metodolgico. Usando as palavras do autor do prefcio em discusso:
A presente obra de Michel Foucault cujo sucesso constitui uma surpresa e um enigma, pois no obra fcil oferece no s uma leitura original da Histria das Idias na Europa, desde o sculo XVI ao sculo XIX, como uma nova metodologia, designada pelo seu autor sob o conceito de arqueologia. (LOURENO in FOUCAULT, 1967, p. III)

Quando Foucault discute sobre o saber a partir de reas do conhecimento como a Biologia, Economia e Filosofia, como algo que se desloca para a vida, no se limita ao fazer cientfico, mas abre um novo campo epistemolgico para pensar o sujeito como funo dos campos de saber. A
Uberlndia - MG, ano 1, smula n. 1, 25 de maro de 2010

LEDIF - Laboratrio de Estudos Discursivos Foucaultianos

palavra epistemologia vem sempre colocada entre aspas, pois falar de epistemologia implica um campo cientfico, determinao do olhar cientfico, nesse caso, o mtodo arqueolgico. Usando as palavras de Loureno:

A verdade que esta maneira de interrogar pertence ao que Michel Foucault chama um campo epistemolgico, quer dizer, aquela inteno implcita que estrutura uma rea cultural mas permanecendo invisvel queles que a utilizam, ou antes, queles que ela utiliza... pois, como veremos, o sujeito, conscincia so fices de um desses campos epistemolgicos. (LOURENO in FOUCAULT, 1967, p. IV)

Nesse sentido, Foucault no se limita a uma disciplina, mas reflete sobre a episteme de uma dada poca a partir do que ele vai construir como a arqueologia do saber, tudo isso para pensar o sujeito como funo, ou seja, pensar o sujeito dos grandes campos epistemolgicos. Surgem, luz de nossas discusses, dvidas acerca dos termos epistemologia, episteme, positividade e prtica discursiva: epistemologia, refletir sobre a funo sujeito nesses campos. Temse, at uma dada poca, um sujeito como centro, quer na fenomenologia, bergsonismo e humanismo h o predomnio da razo: o sujeito existe, pensa e tem individualidade no mundo. Ento, discute sobre de uma episteme, palavra que, ao lado da palavra epistemologia, apresentam-se como palavras derivadas uma da outra, e, muitas vezes, tomadas como sinnimas. Epistemologicamente inscrevemo-nos em dado campo cientfico para refletir a partir desse lugar. Foucault rompe com a questo da cincia no para descart-la, mas para considerar as prticas discursivas dentro de campos cientficos e no cientficos. Tem-se a loucura como exemplo, objeto que integra prticas diferentes em pocas diferentes. J a positividade um conceito que aparece bastante em Foucault, lido como algo que incita, faz com que a produo acontea, no sentido do que produtivo. Analisar as positividades mostrar segundo que regras uma prtica discursiva pode formar objetos, conjuntos de enunciaes, jogos de conceitos, sries de escolhas tericas (FOUCAULT, 2008, p. 204). Assim, a episteme pode ser tomada como um parmetro norteador para a positividade, uma perspectiva a partir de um dado olhar. Foucault no tem uma epistemologia propriamente, mas ao mesmo tempo h uma epistemologia quando ele pensa a produo do conhecimento no sculo II a. c., como era a funo sujeito, como o sujeito exercia uma funo naquela poca, ou seja, como consiste a construo do conhecimento e como esse sujeito exerce uma funo em diversos campos de conhecimentos. Uma reflexo no sentido de apontar para a necessidade de trabalhar com a coexistncia do diferente. At dada poca o sujeito era tido como uno, racional, ao que, embasado em Nietzsche, Foucault contrape o descentramento: no h um acontecimento, mas pluralidade de sentidos (LOURENO in FOUCAULT, 1967, p. VI), implicando, assim, uma noo de verdade. Diferentes

Uberlndia - MG, ano 1, smula n. 1, 25 de maro de 2010

LEDIF - Laboratrio de Estudos Discursivos Foucaultianos

verdades so construdas, a verdade dita pelo conjunto de fenmenos culturais, permanecendo os participantes neles fora dela (LOURENO in FOUCAULT, 1967, p. XV). Essa afirmao gera conflitos, pois naquele momento, na filosofia, reinavam as ideias de Sartre, as quais consistem no existencialismo, projeo do eu, sujeito da existncia. Assim, todas as concepes de sujeito da fenomenologia, existencialismo sartreano, humanismo, racionalismo sero contrapostas ao posicionamento de que no h um acontecimento, mas pluralidade de sentidos. A isso implica uma noo de histria, descontinuidade, verdade, a qual ser pensada a partir do posicionamento de sujeito. Esse sujeito configura-se como um sujeito descentrado, no sendo, dessa forma, dono de si. A verdade algo relativo aos posicionamentos dos sujeitos, da os sentidos serem diferentes, porque os sujeitos esto em lugares diferentes. Ento, sobre o mesmo acontecimento diferentes sentidos so produzidos. Diferentes verdades so construdas, chegando questo do discurso enquanto prtica discursiva. Ao se tratar de discurso, segundo Foucault:

[...] temos o costume de considerar que os discursos e sua ordenao sistemtica no so mais que o estado final, o resultado de ltima instncia de uma elaborao, h muito tempo sinuosa, em que esto em jogo a lngua e o pensamento, a experincia emprica e as categorias, o vivido e as necessidades ideais, a contingncia dos acontecimentos e o jogo das coaes formais. Atrs da fachada visvel do sistema, supomos a rica incerteza da desordem: e sob a fina superfcie do discurso, toda a massa de um devir em parte silencioso: um pr-sistemtico que no da ordem do sistema: um pr-discursivo que se apia em um essencial mutismo. Discurso e sistema s se produziriam e conjuntamente na crista dessa imensa reserva. (FOUCAULT, 2008, p. 85)

Durante a discusso sobre discurso e prticas discursivas surgem ento dvidas acerca do termo prticas no discursivas, trazido por Foucault em A arqueologia do saber (2008, p. 75). Tendo em vista que o discurso se estabelece em uma rede, ligado a outros discursos, torna-se difcil mensurar o que so as prticas no discursivas, mesmo porque o autor menciona esse termo aps explicar sobre as formaes discursivas e a possibilidade de surgir discursos outros dentro de uma dada formao discursiva, salientando que trata-se de uma modificao no princpio de excluso e de possibilidades de escolhas, modificao que devida insero em uma nova constelao discursiva. (FOUCAULT, 2008, p. 75). Vem, portanto, luz de nossas discusses, o fato de a gramtica normativa ter uma certa abertura para ser considerada como uma prtica no discursiva, mas, ao pensar no carter de uso dessa gramtica, partindo do fato de que o sujeito pode fazer uso dela ou no a medida que lhe for necessrio, ela perde o carter no discursivo, pois entrar em um nova rede de sentidos. O segundo texto discutido, escrito por Virglio Ferreira, uma crtica ao estruturalismo, principalmente a Althusser, Lacan e Foucault, defendendo, sob um vis existencialista, a idia de que o estruturalismo uma barragem burguesa ao marxismo. Para o autor, o existencialismo

Uberlndia - MG, ano 1, smula n. 1, 25 de maro de 2010

LEDIF - Laboratrio de Estudos Discursivos Foucaultianos

tambm uma barragem ao marxismo. A questo fundamental trazida por Ferreira (1967) que no estruturalismo o sujeito no pensa, mas pensado, afirmando que o estruturalismo no se interessa em saber como se operou um determinado estado de coisas culturais para verificar apenas esse estado de coisas e simultaneamente notar que ele que pensa no sujeito contra o que poderia supor a autonomia desse sujeito, ao eu penso e isso pensa. a parle e a pense, trazido da teoria de Lacan, significa que h algo fora do sujeito, mas que atua nesse sujeito. O autor do texto critica o fato de certos estruturalistas quererem introduzir Marx no estruturalismo, mas no como parte de um sistema, como Althusser o considera, e critica, tambm, a Foucault por parecer no compactuar com a genialidade de Marx:

O estruturalismo seria uma genealogia no estudo de simples camadas sobrepostas, esquecendo o mais interessante, que seria o estudo da passagem de uma camada a outra. Ora a sincronia da anlise estruturalista no visa especificamente opor-se diacronia historicista, nomeadamente de um Marx: visa apenas frisar que a diacronia tem falhas para a continuidade de uma explicao. (FERREIRA in FOUCAULT, 1967, p. XXIII)

Essa , pois, a crtica que ele faz a Foucault de que ele no estrutura a histria como uma causa e consequncia; essa relao, segundo o autor, de extrema importncia para o entendimento da histria. Afirma, assim, que Foucault est equivocado ao considerar a histria descontnua. Nesse ponto da discusso, em nossa reunio de estudos, afirmou-se que Foucault foi muito inovador para o autor do texto, pois exigiria de crticos, no caso de Virglio Ferreira, um rompimento com conceitos que ainda estavam muito arraigados em sua constituio terica. Ferreira (1967) no teria alcanado o carter inovador nas reflexes de Foucault. Depois de questionar sobre o fato de Foucault ser estruturalista ou no, levantou-se a seguinte questo: O que estruturalismo? Sem a proposio de uma resposta definitiva, o professor Cleudemar fez consideraes como: pensar na estrutura no sentido de pares interdependentes, um jogo de um em relao com o outro, realizando, como exemplo, uma analogia com uma casa. O que a estrutura de uma casa? o telhado? As paredes? As portas? No isso, mas sim a forma como esses elementos estabelecem uma relao, implicam-se uns aos outros. Saussure um bom exemplo para essa relao a partir de suas dicotomias, pois percebemos nelas uma relao de dependncia para existir. Conclumos com os comentrios efetuados em nosso primeiro encontro que a leitura de ambos os textos foi produtiva para pensar o momento da produo de um pensamento cientfico, no caso o de Michel Foucault, quais as questes e mecanismos so colocados no momento da produo cientfica. A leitura ainda possibilitou-nos ter uma viso do momento de produo ou mesmo o que a crtica comentou na poca em que a obra As palavras e as coisas foi publicada.

Uberlndia - MG, ano 1, smula n. 1, 25 de maro de 2010

LEDIF - Laboratrio de Estudos Discursivos Foucaultianos

REFERNCIAS:

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Portuglia: Lisboa, 1967.

Uberlndia - MG, ano 1, smula n. 1, 25 de maro de 2010

Anda mungkin juga menyukai