Anda di halaman 1dari 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA EDUCAO - DCIE SUBPROJETO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA ESCOLA MUNICIPAL DO SALOBRINHO, ILHUS BAHIA

Potencialidades e aprendizagens: Um olhar diferenciado sobre os alunos com dificuldades de aprendizagem do salobrinho
rick Alves Da Silva ROCHA1, Jlia Maria Oliveira2. 1Discente do Curso de Pedagogia DCIE/UESC, ped.pibid@hotmail.com; 2Docente do Curso de Pedagogia DCIE/UESC, ped.pibid@hotmail.com.
INTRODUO
Este trabalho descreve as aes de interveno pedaggicas no mbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia- PIBID/UESC, subprojeto de Licenciatura em Pedagogia desenvolvido na Escola Municipal do Salobrinho, IlhusBa. Compreendemos aprendizagem como um mtodo de obteno e conexo de informaes. Sabemos que a LDB n. 9394/1996 estabelece em seu artigo 2 que a educao tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho, no qual devem ser potencializado em todas as etapas de vida. Uma anormalidade nesse processo designada como dificuldade de aprendizagem, que atinge uma parcela representativa dos jovens em idade escolar, podendo persistir at idade adulta. Abordaremos aspectos relacionados com o processo de aprendizagem dos alunos, expondo algumas possveis contradies sobre o que dificuldade. .

RESULTADOS
Os resultados que obtivemos foram excepcionalmente animadores, pois como bolsistas e futuros professores, percebemos quo prazeroso visualizar de forma real os avanos na leitura e escrita dos alunos e suas dinmicas prprias de aprendizagem, por isso importante proporcionar uma lgica de prazer com o conhecimento e adequar as formas de sistematizao de contedos para aproxim-los do conhecimento.

OBJETIVO
Pretendemos potencializar um olhar problematizador e singular sobre os estudantes que participam do PIBID na Escola Municipal do Salobrinho, os quais apresentaram dificuldades de compreenso dos contedos na rea da linguagem.

CONCLUSO
Percebemos que as escolas devem buscar formas mais criativas e autnticas nas propostas de trabalho, preparar os professores para atingirem seus alunos, desenvolver estratgias que respeitem o ritmo prprio de aprendizagem de cada aluno, observando os aspectos inerentes s condies cognitivas da aprendizagem, com diferentes nveis de desenvolvimento, com diferentes relaes com o saber, com interesses e recursos diversos, com diferentes maneiras de aprender, logo podemos contribuir para uma dinmica prpria no processo de desenvolvimento cognitivo dos nossos alunos.

.
METODOLOGIA
Constatamos na interao direta com os estudantes da Escola Municipal do Salobrinho, dificuldades na rea da linguagem, e consideramos que estas podem ser atribudas a falta de aes metodolgicas eficazes que os estimulem a uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, buscamos contribuir para a reduo ou superao dessas dificuldades realizando intervenes pedaggicas, que continham tarefas especficas para os estudantes jovens e adultos, reconhecendo nesses sujeitos singularidades impressionantes na busca do conhecimento. Para subsidiar essas atividades fizemos a pesquisa bibliogrfica e anlise de experincias na prtica educativa do PIBID.

REFERNCIAS
FERNANDEZ, A. A inteligncia aprisionada: Abordagem psicopedaggica clnica da criana e sua famlia. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento. So Paulo: Martins Fontes, 1986. GARCIA, J.N. Manual das dificuldades de aprendizagem Linguagem, leitura, escrita e matemtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

O presente trabalho foi realizado com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID, da CAPES Coordenao de Bolsa de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior Brasil.

Anda mungkin juga menyukai