Anda di halaman 1dari 21

SRIE ANTROPOLOGIA

153 O PAPEL POLTICO DAS EPIDEMIAS: O CASO YANOMAMI Alcida Rita Ramos

Braslia 1993

O PAPEL POLTICO DAS EPIDEMIAS 1 O CASO YANOMAMI Alcida Rita Ramos Universidade de Braslia "No doubt the Plymouth colonists had prepared themselves for hard confrontations with the natives (...), but by the time they had begun building their homes alongside the still-intact cornfields of Patuxet the following month, they were given ample reason to believe that Providence had, for their sake, all but cleared the entire countryside of its native population" (Sanders 1978:300). Um dos temas mais recorrentes na ideologia brasileira da soberania nacional o dos vazios demogrficos que tm como eptome a regio amaznica. O seu carter de "zona de fronteira" tem tido srias repercusses para as populaes indgenas que a vivem. Assim como as terras da Amaznia aparecem como imensides geogrficas vazias, tambm os seus habitantes indgenas se tornam eles mesmos existncias baldias, invisveis lgica expansionista dos "civilizados". Decorre disso que a tomada ilcita de territrios nativos no vista como invaso, mas como ocupao natural - e at obrigatria - por frentes nacionais que esto alargando suas fronteiras demogrficas e econmicas. Como se fossem terras de ningum, as reas indgenas so objeto de especulaes nos graus mais variados de ilegalidade. Na maioria dos casos, tais ilegalidades permanecem impunes. Como se no existissem para os invasores, os indgenas assistem, perplexos, a essas invases e a essa impunidade, sem compreender imediatamente a magnitude dos danos que lhes esto causando e dos graves problemas que logo enfrentaro. A baixa concentrao demogrfica que caracteriza atualmente as populaes indgenas da Amaznia - em contraste com o que os primeiros exploradores encontraram na regio2 - contribui para essa "invisibilidade", ao ser interpretada pelos brancos como indcio de que os ndios esto desaparecendo e, inevitavelmente, desaparecero por completo ante o avano da civilizao. Apesar da assombrosa dizimao sofrida pelos ndios desde o sculo 16, o fato que a Amaznia brasileira abriga hoje cerca de 63% da populao indgena do pas, ou seja, 140 mil pessoas pertencentes a 175 povos diferentes. No entanto, isto no muda em nada o clich dos "vazios demogrficos". Ele foi e continua sendo o leit motif favorito para justificar a invaso de territrios indgenas simbolizado no refro da "muita terra para pouco ndio". Quem articula a retrica dos vazios demogrficos e a quem serve a manuteno da ideologia por ela veiculada? Para responder a essa perguntas, farei aqui uma tentativa de
Uma verso mais curta deste trabalho foi apresentada no simpsio "Povos Indgenas em Risco de Extino", organizado por Miguel Bartolom para o XIII Congresso Internacional de Cincias Antropolgicas e Etnolgicas, Mxico, 29 de julho a 5 de agosto de 1993. Sobre a ocupao da Amaznia antes e depois da conquista europia vide Denevan 1976; Gonalves 1991; Hemming 1978; Meggers 1971; Moreira Neto 1988; Porro 1993; Ribeiro 1993.
2 1

identificar esses agentes e demonstrar que epidemias de sarampo e malria, entre outras, tm sido instrumentais para transformar a retrica dos vazios em situao de fato. Naturalmente, essa demonstrao s pode ser feita por evidncias indiretas, j que moral, tica e politicamente um tal projeto no poderia tornar-se explcito. Na conjuntura atual em que o horizonte dos direitos humanos se ampliou para alm de fronteiras regionais e nacionais, a intencionalidade de tirar vantagem de choques epidemiolgicos para eliminar populaes indgenas vistas como empecilhos ao progresso3 seria impronuncivel. Como veremos, o caso dos ndios Yanomami no Brasil exemplar para se levar a cabo uma anlise da retrica dos vazios, dos efeitos de epidemias e da dialtica do processo histrico pela qual certas aes trazem em seu bojo a possibilidade de reaes contrrias. Em primeiro lugar, vejamos a quem interessa propor a existncias de "vazios demogrficos". * * * "An effective fifth column, smallpox ravaged Tenochtitlan's defenders, enabling Corts and his followers to capture the city" (Reff 1991:100).

A Amaznia sempre foi alvo da ateno dos militares desde o tempo do Brasilcolnia (Ramos 1991). Mas, na histria recente do pas, foi a partir do fim do regime militar que as Foras Armadas concentraram seus esforos para conquistar a hegemonia poltica da regio. Em 1985, primeiro ano de governo civil depois do golpe de estado militar em 1964, foi elaborado o chamado Projeto Calha Norte, ambicioso plano de ocupao e desenvolvimento da Amaznia, produto das preocupaes geopolticas e nacionalistas do Conselho de Segurana Nacional. Gestado em absoluto sigilo, esse projeto expe claramante a viso militar da Amaznia: "o imenso vazio demogrfico da regio, o ambiente hostil e pouco conhecido, a grande extenso da faixa de fronteira, escassamente povoada, bem como a susceptibilidade da Guiana e do Suriname influncia ideolgica marxista, aspectos estes que tornaram vulnervel a soberania nacional. A anlise desses aspectos e de outros de ordem econmica, poltica e social, permite concluir por um planejamento abrangente, de mdio e longo prazo, visando direcionar a atuao governamental, em conjunto com a iniciativa privada, para promover a ocupao e o desenvolvimento da rea de modo harmnico e adequado aos interesses nacionais" (Exposio de Motivos No. 018/85 de 19 de junho de 1985 assinada pelo General Rubens Bayma Denys, o Secretrio-Geral do Conselho de Segurana Nacional do governo Sarney)
Esta expresso tem sido utilizada nas trs ltimas dcadas por diversos representantes do estado brasileiro com referncia aos ndios Yanomami. Por exemplo, o governador de Roraima em 1975 afirmou que "uma rea como aquela no pode se dar ao luxo de ter meia dzia de ndios atrapalhando o desenvolvimento" (Taylor 1979:49).
3

Um pouco antes, diz esse mesmo documento: "Trata-se de rea praticamente inexplorada, correspondendo a 14% do Territrio Nacional e delimitada por uma extensa faixa de fronteira praticamente habitada por indgenas. Este ltimo aspecto, por si s, vem acrescendo nova magnitude ao problema geral da rea, uma vez que a conhecida possibilidade de conflitos fronteirios entre alguns pases vizinhos aliada presente conjuntura no Caribe podem tornar possvel a projeo do antagonismo Leste-Oeste na parte Norte da Amrica do Sul". A insidiosa associao de uma guerra fria com a presena de povos indgenas ganhou foros de verdade e logo passou a justificar a subordinao ao Conselho de Segurana Nacional de todos os grupos indgenas que vivem na faixa de 150 km entre o Brasil e seus vizinhos do norte. O projeto que se seguiu a essa Exposio de Motivos descreve como uma de suas estratgias a implantao de "projetos especiais" em quatro reas indgenas do norte amaznico, dentre elas a "rea caracterizada pela presena de ndios Yanomami, com uma pequena populao estimada em 7.500 ndios4 que vivem em dezenas de malocas esparsas, adjacente (sic) a um longo trecho de 900 quilmetros de fronteira com a Venezuela, pas onde tambm residem numerosos contingentes indgenas da mesma etnia. H bastante tempo, observam-se presses, tanto de nacionais quanto de estrangeiros, visando constituir - s custas do atual territrio brasileiro e venezuelano - um Estado Yanomami5 (minha nfase). O Projeto Calha Norte prope a construo de uma vasta infraestrutura aerdromos, rodovias, quartis, escolas, bancos, distribuidores de alimentos - para tornar possvel a "vivificao" da zona de fronteira internacional. Por vivificao quer-se dizer o assentamento de colonos brasileiros e a instalao de projetos minerais que demonstrem o poder e o controle do Estado brasileiro, com o objetivo de obter a hegemonia geopoltica na regio amaznica (Ramos 1991). A falcia dos espaos vazios, associada ao suposto perigo da cobia estrangeira, um inesgotvel manancial que alimenta a imaginao da conquista. Vemos no Projeto Calha Norte uma preocupao com a possvel criao de um Estado Yanomami independente. Esse Projeto toma a vida autnoma dos Yanomami como uma ameaa soberania nacional e acaba por cair em contradio: por um lado, a rea Yanomami no Brasil seria habitada por uma pequena populao de apenas 7.500 ndios; por outro lado, os ndios representam numerosos contingentes; so, afinal, tantos que, com algumas presses daqui e dali, poderiam mesmo criar um Estado independente. Mesmo assim, frequentes declaraes tanto de militares como de civis mantm a falcia de grandes espaos vazios em territrio Yanomami e que esses ndios tm terra demais6. L onde no existem vazios
Esse nmero baseia-se, provavelmente, em um levantamento da FUNAI de 1977. Em 1987/88, os militares fizeram seu prprio levantamento em Roraima e no Amazonas e chegaram ao total de 9.910 Yanomami. As outras trs reas citadas no Projeto Calha Norte so o Alto Rio Negro, o Leste de Roraima e o Alto Solimes.
6 5 4

Algumas citaes da imprensa atestam essa postura: "Mais da metade dos deputados e

demogrficos, ento necessrio invent-los. O efeito perverso dessa atitude resulta de um componente de auto-confirmao, self-fulfilling prophecy, que lhe inerente, ou seja: com um pouco de esforo, o vazio inventado passar a ser o vazio de fato. Se, por um lado, tal postura advoga o vazio que justifica a ocupao dessas terras por nacionais, por outro lado, ela tambm reconhece que existe uma presena indgena na regio. Mas, ao invs de considerar essa presena indgena como uma ocupao demogrfica legtima, ela v as populaes indgenas como inimigas da nao brasileira e, portanto, passveis de conquista. Vejamos como essa estratgia foi posta em prtica no caso dos Yanomami no Brasil. O Projeto Calha Norte em territrio Yanomami inclui a construo de quatro postos (batalhes) e sete aerdromos. A justificativa para esse aparato militar era inicialmente o melhor controle da zona de fronteira e a manuteno da ordem no processo de colonizao da rea. O embuste dessa retrica veio tona quando as Foras Armadas se omitiram na preveno e no controle das atividades desordenadas e ilegais de dezenas de milhares de garimpeiros que, a partir de agosto de 1987, invadiram as terras Yanomami7. Em 1986, no mesmo ano em que veio a pblico o Projeto Calha Norte, a Fora Area ampliou uma minscula pista de pouso no corao das terras Yanomami, num local conhecido como Paapi, em plena floresta tropical do Estado de Roraima. De um pequeno retngulo de cerca de 300 metros de comprimento, at ento utilizado por avies monomotores da Misso Evanglica da Amaznia (MEVA) ou da Fundao Nacional do Indio (FUNAI), a pista do Paapi cresceu para cerca de mil metros; os cem metros de cada lado da pista passaram a ser rea de segurana nacional. Por isso, os Yanomami foram obrigados a demolir sua grande casa comunal que por acaso haviam muito antes construda dentro dessa faixa de cem metros. Como os militares no tinham qualquer plano de construir uma base naquele local, assim que completaram o trabalho, foram embora, deixando para trs os escombros da casa comunal Yanomami e um mal aparelhado posto da FUNAI. Poucos meses depois, a pista era invadida por centenas de garimpeiros em busca de ouro. Em dois anos o nmero de invasores havia aumentado para quase 50 mil, quase oito vezes a populao Yanomami do Estado de Roraima. De Paapi irradiaram-se para virtualmente todo o territrio Yanomami no Brasil, atravessaram a fronteira e foram explorar ouro tambm na Venezuela. Enquanto os garimpeiros provocavam um colapso na subsistncia dos ndios e introduziam devastadoras epidemias de malria - doena at ento praticamente ausente na regio do Paapi - mdicos, missionrios catlicos e antroplogos que trabalhavam com os Yanomami eram expulsos da rea. Durante dois anos nada se pde saber do que acontecia l dentro. Os Yanomami foram totalmente privados de servios de sade justamente quando mais necessitavam deles, pois as epidemias de malria e outras molstias trazidas pelos garimpeiros comeavam a se propagar pelas comunidades como fogo selvagem. Alguns jornalistas conseguiram infiltrar-se na rea e trouxeram de volta imagens em fotos e
senadores (51%) ... acha que a rea [Yanomami] deve ser diminuda" (Folha de S. Paulo, 30 de agosto de 1993. "Eles [Yanomami] ocupam uma faixa de terra equivalente a trs vezes a superfcie da Blgica" (O Globo, 19 de agosto de 1993). "A diminuio das reservas defendida pelos governos do Estado da Amaznia (sic), de Roraima e do Par e pelos garimpeiros. O argumento principal de que h muita terra para pouco ndio" (Folha de S. Paulo, 4 de outubro de 1993). Pelas leis brasileiras so proibidas as atividades de garimpagem em reas indgenas por nondios.
7

vdeos de desnutrio aguda: homens, mulheres e crianas esquelticos como j nos acostumamos a ver nos telejornais sobre a Etipia ou a Somlia, cadveres de Yanomami abandonados pelo mato, arrogantes garimpeiros distribuindo remdios e enlatados aos ndios enquanto zombavam deles, comparando-os a macacos. Em junho de 1989, depois de uma torrente de ms notcias vindas da rea com relao ao estado de sade dos Yanomami e aos estragos ambientais causados pelo garimpo, uma comitiva da Ao pela Cidadania - grupo constitudo de parlamentares, membros da Igreja, representantes de associaes cientficas e Organizaes NoGovernamentais - foi a Roraima obter informaes em primeira mo. "Isto um Vietn!", exclamou um dos parlamentares ante a viso apocalptica de avies e helicpteros em constante movimento que saturavam a pista do Paapi com um rudo infernal e sem trgua. A, a longa faixa de lama de quase um quilmetro, continuamente sulcada por avies de diversos tamanhos, palmilhada por constantes ondas de pees, empresrios, comerciantes, prostitutas e Yanomami de ambos os sexos e de todas as idades, servia de palco para um dos captulos mais trgicos da curta histria do contato dos Yanomami com o mundo de fora. Suas plantaes foram transformadas em grandes crateras abertas com jatos dgua, suas vias de comunicao na mata foram cortadas por outras tantas crateras, fazendo com que vrias comunidades ficassem isoladas umas das outras. Os animais de caa fugiram do rudo ensurdecedor dos avies e maquinrio, os peixes morreram pela poluio dos rios. Se Paapi a eptome do desastre que desabou sobre os Yanomami encarnado naquilo que foi descrito como "faroeste areo"8, os barracos devastados do posto da Funai eram o smbolo concreto da conivncia oficial com esse desastre. O que havia sido a farmcia tornara-se um quarto de despejo, com vidros quebrados coalhando o cho de terra batida, seringas descartveis expostas a qualquer mo, livros de registro amontoados na poeira, numa atmosfera de saque e agresso. Em Boa Vista, a comitiva parlamentar entrevistou os oficiais do Exrcito responsveis pelo Projeto Calha Norte em Roraima. Foram levantadas questes sobre atribuies responsabilidades por parte dos organismos oficiais que operam na regio. O comandante do Batalho Especial de Fronteiras (BEF) em Roraima estimou em cerca de 50 mil o nmero de garimpeiros trabalhando na mata e de 80 a 100 mil na cidade de Boa Vista, o que representaria praticamente o dobro de sua populao. Sendo assim, disse o Coronel, tornava-se impossvel a retirada de garimpeiros fora. Seria preciso empregar exrcito de campanha e no havia recursos para isso. O fato que existia ouro em "quantidade compensatria", de modo que era preciso achar um modo de continuar com a explorao. O BEF e outros rgos do Exrcito faziam parte de uma comisso criada pelo governo do estado para ordenar o assentamento dos garimpos, pois era necessrio encontrar uma soluo conciliatria juntamente com o governo de Roraima. Na poca, o governador era Romero Juc Filho, recm-sado da presidncia da FUNAI em Braslia. Sua gesto na FUNAI tornara-o notrio por suas aes anti-indgenas, como, por exemplo, a venda ilcita de madeira de reas indgenas em Rondnia. Enquanto foi governador de Roraima, Juc encorajou abertamente a entrada franca de garimpeiros na rea Yanomami, executou as ordens dos militares quanto proibio de entrada na rea por pesquisadores e Organizaes No-Governamentais e elaborou um plano para disciplinar as atividades de garimpo quando estas j haviam produzido danos considerveis ao meio
Expresso utilizada no relatrio do ento Secretrio Geral do Ministrio da Justia, aps uma visita de surpresa a Paapi em fins de 1988.
8

ambiente e s comunidades Yanomami. O Coronel do BEF prosseguiu em sua explanao para os membros da Ao pela Cidadania, dizendo que o governador Juc tinha planos bem definidos para administrar o garimpo em terras Yanomami. O Projeto Meridiano 62, idealizado por Juc, contemplava a organizao da garimpagem dentro das pequenas ilhas reservadas pelo Projeto Calha Norte para os Yanomami9, pois os garimpos "so um fato consumado". O restante da rea, ou seja, os corredores entre as ilhas, seria administrado pelo companhia estatal de desenvolvimento de Roraima, Codesaima, que subcontrataria outras empresas para explorao de minrio (no apenas ouro, mas tambm cassiterita). Os royalties gerados desses empreendimentos seriam revertidos FUNAI que ento os repassaria aos Yanomami. Algumas perguntas diretas foram feitas ao Coronel: Pergunta: O que faz o Exrcito sobre as pistas clandestinas? Resposta: Isso com a Aeronutica; as pistas no so clandestinas, so apenas no homologadas; no h nada que impea um avio de decolar. Pertunta: O que faz o Exrcito sobre as invases descontroladas de garimpeiros em rea de fronteira? Resposta: Ns somos aqui rgo de execuo; o CMA (Comando Militar da Amaznia) que manda. Pergunta: O que faz o Exrcito para coibir o contrabando de ouro? Resposta: O Exrcito no tem ingerncia nos casos de contrabando, isso com a Receita Federal". Pergunta: O que faz o Exrcito sobre a violncia e assassinatos nos garimpos? Resposta: Isso com a Polcia Civil e Federal. Pergunta: O que faz, afinal, o Exrcito na rea? Resposta: Cuida da segurana interna, da segurana externa e d apoio ao desenvolvimento de assistncia s comunidades, como sade, por exemplo. Pergunta: Em que consiste essa segurana interna? Resposta: Criar condies para as comunidades; Surucucus um plo de desenvolvimento para a fixao de populaes. Pergunta: Mas Surucucus rea indgena! Resposta: Isso no comigo, o governo que decide. Restou a pergunta que no chegou a ser feita: se Paapi no est previsto como posto do Calha Norte, por que foi ampliada a pista? Ou, inversamente, se o Projeto Calha Norte prev a ordenao da ocupao em rea de fronteira, por que o Exrcito no est em Paapi? Vemos, ento, um conjunto de fatos que, a partir de 1985, apontam numa mesma direo, ou seja, a conquista das terras Yanomami para propsitos de explorao econmica: a instalao do Projeto Calha Norte; a ampliao da pista de Paapi, abrindo uma porta invaso garimpeira (h muito esperada, como veremos adiante); a inao dos poderes constitudos face instalao ilegal dos garimpos, o que redunda em consentimento tcito invaso; o retalhamento da rea Yanomami segundo diretrizes desse Projeto; o fechamento da rea Yanomami a todos que no fossem militares, funcionrios da FUNAI, missionrios protestantes ou garimpeiros, isto , queles que at ento vinham contribuindo mais ativamente para a proteo cultural e sanitria dos Yanomami; a elaborao do Projeto Meridiano 62 contemplando tanto a continuao da garimpagem
9

Sobre os planos militares para a demarcao da rea Yanomami ver Albert 1992.

como a instalao de minerao industrial. H que ter em mente que, a partir da metade dos anos 70, quando foi realizado um levantamento exaustivo dos recursos minerais da Amaznia pelo chamado Projeto Radam Brasil, praticamente toda a rea Yanomami do lado brasileiro passou a ser objeto de desejo de um grande grande nmero de companhias mineradores, tanto estatais quanto privadas (CEDI 1988). A dificuldade de acesso rea (quase toda alcanvel apenas por avio), as oscilaes do mercado internacional de ouro e de cassiterita, e a visibilidade dos Yanomami no circuito internacional dos direitos humanos so alguns dos fatores que tm esfriado o mpeto dessas mineradoras em investir direta e imediatamente naquela regio, mantendo-as em compasso de espera. No seria descabido levantar a hiptese, alis bastante frequente, de que a instalao dos militares na rea Yanomami tem servido de cabea de ponte para abrir caminho invaso de dezenas de milhares de garimpeiros numa avalanche desenfreada e no raro letal. Por sua vez, o assalto garimpeiro criaria condies politicamente favorveis entrada de grandes mineradoras que ento assumiriam o papel de agentes racionais, disciplinadores do caos deixado pelos aventureiros do garimpo. Uma afirmao recente parece confirmar isso: "O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratgicos (SAE) [substituta do antigo Conselho de Segurana Nacional], almirante Mrio Csar Flores, prope a entrada de empresas mineradoras na reserva ianommi. Segundo ele, essa a melhor forma de se controlar a atividade dos garimpeiros porque as empresas teriam 'mais responsabilidade' no relacionamento com os ndios e com o meio ambiente. As mineradoras teriam reas determinadas de atuao e contratariam os garimpeiros. Flores acha que isso facilitaria a fiscalizao da regio. O ministro parte do pressuposto de que no h como impedir que os garimpeiros invadam a reserva: ' invivel impermeabilizar qualquer regio da floresta', afirma" (Folha de S. Paulo, domingo, 3 de outubro de 1993, p. 6-5). E mais: "O ministro Paulino Ccero (Minas e Energia) apresentou ao Congresso, na semana passada, um projeto para regulamentar a explorao mineral nas terras indgenas. (...) Uma vez aprovado o projeto no Congresso, os ndios devero receber um 'bnus que lhes assegurar uma participao no empreendimento', afirmou o ministro" (Folha de S. Paulo, 7 de setembro de 1993). A fora poltica das grandes empresas de minerao no pode ser menosprezada. Embora a Constituio Federal de 1988 tenha trazido conquistas significativas para os povos indgenas (Gaiger 1989), ela abriu espao para a atuao legalizada de mineradoras em reas indgenas. Com a nova Constituio, a garimpagem continua tacitamente proibida, mas a minerao industrial em terras indgenas ser permitida mediante a aprovao do Congresso Nacional e depois de ouvidas as comunidades indgenas. Em ltima instncia, so essas mineradoras as maiores beneficiadas pela atuao militar e pelo rastro de doenas e morte deixado pela garimpagem em terras Yanomami. No momento 8

propcio, elas estariam prontas para entrar em cena como legtimos agentes do progresso e do desenvolvimento do pas. * * * "Smallpox came to Brazil in 1562 and 1563 and carried off tens of thousands of Indians, but left the Portuguese unscathed. In some villages no one was left who was healthy enough to tend the sick" (Crosby 1972).

De meados de 1987 a janeiro de 1990, o auge da corrida do ouro, estima-se que cerca de mil Yanomami, ou seja, 14% de sua populao em Roraima, tenham morrido principalmente por causa de doenas como a malria (Fundao Nacional de Sade 1991:73). Se considerarmos que esse nmero se refere apenas aos cerca de 6.700 Yanomami que vivem no estado de Roraima, temos a uma percentagem de mais de 22% de mortes em menos de trs anos. Mas a saga Yanomami no comeou a. Ela tomou corpo no incio dos anos 70, com a construo da rodovia Perimetral Norte e com o levantamento mineral da Amaznia. Pees com m sade, garimpeiros despreparados e empresrios gananciosos fizeram em quatro anos mais estrago entre os Yanomami afetados por essa invaso do que tudo que esses ndios tinham at ento na memria, mesmo considerando os tempos de guerra com outros grupos indgenas da regio (Arvelo-Jimenez 1974; Ramos 1980). No primeiro ano da construo da Perimetral Norte, em 1974-75, molstias infecciosas mataram 22% da populao de quatro aldeias, as primeiras atingidas pelas obras (Ramos 1979). Dois anos depois, mais 50% dos habitantes de outras quatro comunidades sucumbiram a uma epidemia de sarampo. No rio Apia, no extremo leste do territrio Yanomami, estima-se que cerca de 100 ndios j teriam morrido em meados da dcada de 70, restando apenas 30 sobreviventes (Taylor 1979). Desgarrados, acabaram abandonando a rea e juntaram-se a outras comunidades. Em fevereiro de 1992, o que fora suas terras era agora uma gigantesca rea de queimadas de mais de 30 mil hectares transformados em projeto de colonizao regional. Por sua vez, os 60 remanescentes dos 102 indgenas que habitavam a regio do rio Ajarani, na parte mais meridional do territrio Yanomami em Roraima, tambm se dispersaram, abrindo caminho para uma intensa ocupao por colonos brasileiros do que fora terras suas. Alguns desses Yanomami vivem hoje como agregados nos stios desses colonos. Enquanto nas plancies meridionais do territrio Yanomami a Perimetral Norte exauria vidas indgenas e expunha os sobreviventes ao esbulho, mais ao norte, nas montanhas do Parima, comeava o interesse pelos minrios espalhados pela Serra de Surucucus. A partir de um ncleo inicial de oito garimpeiros em busca de cassiterita e do interesse episdico da companhia de minerao Icomi (Taylor 1979), criou-se uma efervescncia garimpeira que chegou a 500 homens a pago de pequenas empresas locais para extrair cassiterita. Os poucos meses de atuao desses garimpeiros geraram conflitos armados com os ndios e problemas srios de sade, como atestam fotografias da poca. Os garimpeiros acabaram expulsos em 1976 pelo governo federal (Taylor 1979). O ouro viria depois. Em 1980, quando o mercado internacional alcanou picos inusitados, cerca de 2 mil garimpeiros ocuparam uma das bordas da rea Yanomami, no 9

Furo de Santa Rosa, no alto rio Uraricoera. Os Yanomami daquela regio, conhecidos como Yanam ou Xirixana, no tardaram em sentir os efeitos de epidemias de malria que se seguiram invaso. Essa invaso continuou localizada at fevereiro de 1985, quando um empresrio de garimpo, num ato arrojado, arregimentou cerca de 60 pees que, vestidos com uniformes do Exrcito e portando armas automticas, tomaram de assalto a base da FUNAI em Surucucus (CCPY 1989:18). Poucos dias depois foram expulsos de l por um contingente do Exrcito que obedecia a ordens anteriores s ditadas pelo Projeto Calha Norte. A voraz corrida do ouro iniciada em 1987 no veio, portanto, de surpresa. J havia sido amplamente anunciada e de tal modo que houve tempo e oportunidade suficientes para que as autoridades responsveis pela sobrevivncia dos Yanomami tomassem as providncias necessrias proteo dos ndios, demarcando suas terras - uma demanda que comeara em 1968 (IWGIA 1979) - e vacinando sua populao, alm de desencorajar investidas como a de 1985. Ao contrrio, as terras foram retalhadas e os agentes de sade expulsos delas. Os efeitos letais da invaso garimpeira comearam a ser avaliados a partir de janeiro de 1990, quando a situao de sade dos Yanomami chegou a um ponto to crtico que atrau a ateno internacional, forando o governo brasileiro a criar s pressas um programa emergencial de sade. Na regio de Paapi e Surucucus, onde antes a incidncia de malria era praticamente nula, algumas comunidades chegaram a apresentar 91% de seus habitantes infectados, a maior parte pela forma mais severa de malria, o Plasmodium falciparum. "No Paapi, 43% das pessoas recenseadas perderam de um a sete parentes diretos (pais, filhos ou irmos) entre 1987 e 1989, sendo que 13% das crianas at 14 anos perderam o pai e/ou a me durante o mesmo perodo" (Ao pela Cidadania 1990:32). "A partir de 1988, com a entrada de um enorme contingente de brancos em busca do ouro, a malria disseminou-se por toda a rea, apresentando nveis de pandemia, sendo a principal responsvel pelos bitos ocorridos. O adoecer coletivo da aldeia que no conta com armazenamento de alimentos, aliado s dificuldades de acesso s comunicaes e dos servios de assistncia, influi significativamente nas atividades de subsistncia e eleva o nmero de casos e bitos" (Fundao Nacional de Sade 1991:105). * * * "There have been numerous instances in which malarial epidemics, some of which have claimed thousands of lives, began after one or more individuals harboring Plasmodium entered an area where anopheline mosquitoes and susceptible hosts coexisted in large numbers" (Reff 1991:106). A ttulo de demonstrao de como a invaso epidemiolgica, mesmo quando propagada por uns poucos indivduos, pode afetar uma comunidade indgena vulnervel s doenas vindas de fora, detenho-me em algumas comunidades no norte do territrio Yanomami, na bacia do alto rio Auaris, onde vive o subgrupo que se autodenomina 10

Sanum. Minha primeira convivncia com ele foi em 1968-70; retornei por dois meses em 1973 e em 1974 (Ramos 1990a). Depois de 16 anos de ausncia, revisitei Auaris, no fim de 1990, para coletar dados demogrficos em preparao para futuras visitas de equipes mdicas do Ministrio da Sade. Nessas quase duas dcadas, verifiquei um sensvel aumento na populao das aldeias visitadas. Exemplifico com as duas com quem mantive contato mais prximo: 1970 Kadimani Auaris 52 94 1990 112 237

O aumento da populao de Kadimani e de Auaris - 115% e 152% respectivamente - devese essencialmente ao crescimento vegetativo que reflete, antes de tudo, uma diminuio da mortalidade infantil. Por mais restrita que seja a cobertura sanitria fornecida pela Misso Evanglica instalada em Auaris desde os anos 60, o resultado significativo nas comunidades a ela adjacentes, como so as que compem as aldeias de Kadimani e Auaris. Porm, esse crescimento demogrfico que se fez sentir ao longo de mais de 30 anos, pode ser revertido em apenas alguns meses. No incio de 1991, essa populao em alta s no foi drasticamente dizimada pela malria graas presena de uma equipe mdica que, por coincidncia, fazia um levantamento sanitrio em Auaris numa fase em que a enfermeira da Misso estava ausente. A terra dos Sanum foi ento palco de uma das mais severas crises de sade registradas no territrio Yanomami. O alto rio Auaris, por estar na periferia da atividade garimpeira, a cerca de 40 minutos de vo de Paapi, fora at ento considerado de baixo risco quanto aos efeitos das epidemias que assolavam o resto da rea Yanomami. L no houve grande concentrao de garimpeiros, como em Paapi, Homoxi ou Xidea mais ao sul, nem severos danos ao meio ambiente pela abertura de garimpos. Entretanto, ao longo do ano de 1991, enquanto o total de mortes registradas por malria nas 15 reas que compem a totalidade do territrio Yanomami no Brasil foi de 110, entre os Sanum o nmero chegou a 60, ou seja, mais da metade de toda rea Yanomami no Brasil. (Fundao Nacional de Sade 1991, Tabela XVII da p. 105). Com apenas uma equipe mdica para atender a cerca de mil pessoas vivendo em comunidades muito dispersas, uma grande parcela da populao Sanum ficou totalmente desatendida, merc da letalidade do P. falciparum. Em apenas 12 meses, 6% de vidas Sanum foram ceifadas pela malria. Nesse mesmo ano, a equipe mdica visitou outras comunidades Sanum e uma de falantes Carib conhecidos no Brasil como Mayongong e na Venezuela como Yekuana ou Makiritare, com o seguinte resultado:

11

INCIDNCIA DE MALRIA

BAIXO OLOMAI 15 a 18 de maro de 1991 FALCIPARUM 11 42% VIVAX 13 50% MISTA 2 8% TOTAL POSITIVO 26 25% POPULAO 103

EM TORNO DA MISSO 19 de maro a 15 de abril de 1991 FALCIPARUM SANUM MAIONGONG 42 59% 34 67% VIVAX 22 31% 16 31% MISTA 7 10% 1 2% TOTAL POSITIVO 71 30% 51 35% POPULAO 237 147

OUTRAS COMUNIDADES 16 de abril a 23 de maio de 1991 FALCIPARUM WALOBIU 1 WALOBIU 2 KUDAWAKANI 3 4% 1 3% -VIVAX 26 32% 3 8% 7 30% MISTA 3 4% 1 3% 1 4% POPULAO EXAMINADA 82 36 23 POPULAO TOTAL 82 ---

Somente nos cinco primeiros meses de 1991 foram registradas as seguintes mortes:

12

BITOS SANUM Fevereiro a maio de 1991


MULHERES Adultos OLOMAI KADIMANI KODAIMADIU KUDAWAKANI MISSO MAIONGONG TOTAL 2 2 1 1 6 Crianas 1 1 1 3 Adultos 1 1 3 5 HOMENS Crianas 2 2 1 1 6 6 6 4 2 1 1 20 TOTAL

Nos meses seguintes e at o fim de 1992, esse quadro iria agravar-se, principalmente nas reas de mais difcil acesso.

* * * "Outra explicao que no a imunidade ou a vulnerabilidade biolgica cabvel para a alta letalidade das epidemias em grupos tribais. Pelo menos larga margem de mortalidade (...) se deve abrupta paralizao das atividades produtivas pelo acometimento quase simultneo de toda a comunidade, o que, numa tribo indgena, representa verdadeira condenao, uma vez que ela no conta com um sistema de estocagem de alimentos que permita fazer face a tais eventualidades" (Ribeiro 1970:278). Uma radiografia do que ocorreu com a comunidade de Kadimani revela o trauma que produz uma epidemia generalizada, quando apenas trs ou quatro pessoas esto sadias em meio a mais de uma centena de doentes. Nos meses de maro e abril de 1991, Kadimani, a cerca de duas horas a p da sede da Misso, registrou um surto avassalador no s em quantidade de doentes como em termos de gravidade do estado de sade de seus habitantes. No perodo de 20 dias, foram registrados 151 casos de malria em 133 pessoas (a maioria de Kadimani e mais algumas de outras aldeias a ela associadas), num assombroso percentual de 114%! A incidncia maior foi de P. falciparum que, aps o 13

tratamento com Mefloquina, deu lugar ao P. vivax. O estado de sade dos habitantes de Kadimani era deplorvel. A anemia e a desnutrio agudas saltavam aos olhos, principalmente nas crianas, mulheres jovens e velhos. As gotas de sangue extradas para anlise de malria no tinham a esperada cor vermelha, mas um inquietante rosa plido. A tabela abaixo mostra esse quadro. INCIDNCIA DE MALRIA EM KADIMANI 27 de maro a 15 de abril de 1991
FALCIPARUM 107 71% VIVAX 28 18% MISTA 16 11% TOTAL POSITIVO 151 114% POPULAO EXAMINADA 133

Foram duas as principais razes para essa calamidade: a infestao de malria pelo trnsito de garimpeiros em suas terras, localizadas no corredor que os leva da pista de pouso de Auaris ao garimpo de Ximara Woche, na Venezuela, e um longo perodo de entressafra entre a produo exaurida de velhas plantaes e a de outras ainda imaturas. O atraso no plantio de novas plantaes deveu-se a vrios fatores: 1. dois anos consecutivos de estao seca extremamente curta dificultou o corte e a queima da mata; 2. a comunidade mudou de local de residncia sem que houvesse um perodo intermedirio de plantio anterior mudana; e 3. segundo algumas verses, a atrao da comida pronta e fcil fornecida nos acampamentos de garimpeiros, como arroz e sardinha em lata, incentivando a postergao do trabalho nas plantaes. A conjuno desses fatores resultou em uma aldeia inteira faminta e prostrada pela forma mais letal de malria, o P. falciparum, que tomou de assalto uma populao em crise alimentar. Uma semana depois que a nossa equipe mdica chegou a Auaris, comearam a aparecer mensageiros dos Kadimani com notcias do estado desesperador de seus parentes que, como de hbito na poca da seca, estavam h dias acampados na mata numa localidade distante dois dias a p da nossa base, do lado venezuelano. Por falta de transporte, no conseguimos alcan-los imediatamente e mandamos de volta os mensageiros para que os doentes tentassem chegar a Auaris. Alguns dias depois, chegou o primeiro grupo de enfermos numa desoladora fila indiana de gente desnutrida, amparada em bastes ou nas costas dos mais fortes, arrastando-se at a casa onde se instalara a equipe de sade. A semana que se seguiu foi pautada pelo trabalho frentico de atender a todos, dia e noite, ao mesmo tempo que nos desdobrvamos para conseguir alimentar toda aquela gente com os limitados recursos que adquiramos dos outros Sanum residentes junto misso. Foi necessrio mandar vir alimentos de Boa Vista para fazer frente demanda de 133 pessoas famintas e desnutridas. Casos de anemia profunda necessitaram de transfuso de sangue. Foram feitas nove transfuses com doadores indgenas em condies extremamente precrias. Foram removidas para Boa Vista dez pessoas de Kadimani, sete das quais com anemia profunda. Vieram a falecer trs desses enfermos. Os corpos foram devolvidos aos parentes. A cada avio que chegava com um cadver, redobrava-se o desespero dos 14

parentes, alojados precariamente ao lado da clnica da misso. O pranto pungente e sofrido somava-se ao desalento dos desnutridos em lamentos sonoros que replicavam a desolao visual. O choro das famlias Kadimani debruadas sobre seus mortos retornados um aps outro da cidade dos brancos, tornou-se eco repetido e smbolo fnebre de uma situao insustentvel. A comunidade de Kadimani s no foi totalmente destruda pela malria graas coincidncia da presena da equipe mdica naquele momento em Auaris. Malria falciparum, quase sempre letal sem o devido tratamento, teria levado aquela comunidade a uma morte fulminante, deixando desgarrados um punhado de sobreviventes, a exemplo do que estava ocorrendo no centro do territrio Yanomami, mais pesadamente exposto s operaes dos garimpeiros. As violentas epidemias que grassaram pelo vale do rio Auaris e por muitas outras partes do territrio Yanomami so o resultado direto e reconhecvel da permanncia ou da simples passagem de garimpeiros pelas aldeias, plantaes e zonas de caa dos ndios. Garimpeiros que nunca chegam a curar suas malrias acampam e transitam pelos rios e caminhos da mata como se fossem viveiros ambulantes de Plasmodium alimentando a infestao do mosquito anofelino. Kadimani , de fato, uma pequena amostra do que pode ser a situao sanitria dos Yanomami - e quem diz Yanomami diz qualquer outro grupo indgena em condies semelhantes - se forem permitidas invases caticas como esse desastroso gold rush. Demonstram ao vivo o que pode acontecer se o Estado deixar que o territrio indgena seja considerado terra de ningum e se tornar conivente com o trnsito livre de multides de transmissores de malria, para no falar em tuberculose, leishmaniose e outras pragas estranhas aos ndios. Se o caso Kadimani ensina alguma coisa, que ele serve de rplica em miniatura do que poderiam ser os gigantescos corredores rasgados na mata por milhares de forasteiros, disseminando pestilncia, morte, fome e confuso social. Basta uma rpida leitura das tabelas apresentadas pelo Relatrio de 1991 da Fundao Nacional de Sade e cotej-las com o mapa da rea Yanomami para se perceber que a movimentao dos garimpeiros coincide com as rotas das epidemias. Que populaes "de solo virgem" como os Yanomami sucumbem facilmente s primeiras epidemias, sejam elas de gripe, de sarampo ou de malria, no mais um fato desconhecido nem surpreendente. Os prprios Yanomami da poca da construo da rodovia Perimetral Norte so testemunhas do que representa perder metade de seus parentes para o sarampo e ter que conviver com o medo de novas infestaes. Como, ao final do sculo 20, no seria politicamente correto exterminar essas populaes indgenas pela fora, o caminho mais econmico, prtico e "limpo" criar condies para que ataques epidemiolgicos desempenhem a tarefa de fazer desaparecer os ndios das regies que esto na mira da conquista. * * * "Y no se diga que no se debe juzgar los hechos del siglo XVI con criterio del XX. No es cuestin de siglos sino de consciencia, de respeto al ser humano; porque en el siglo XVI, mientras los hechos ocurran, Las Casas tronaba iracundo contra el crimen (...) Y no se diga tampoco que fue el choque de dos culturas. Sera una grave ofensa a Espaa suponer que unos aventureros sin escrpulos de 15

ninguna clase eran los portadores de su cultura (...)" (Coll 1974:12-13). Nos ltimos 15 anos, os Yanomami passaram de exticos e ferozes selvagens (Chagnon 1968) a smbolo dos povos indgenas em risco de desaparecimento. Lanados no circuito da mass media internacional por uma srie de campanhas visando a demarcao de seu territrio no Brasil, eles passaram, mesmo sem o saber, a desempenhar um papel emblemtico para as Organizaes No-Governamentais (ONGs) na luta pelos direitos humanos e preservao do meio-ambiente: "Neste final de sculo, o Brasil e o mundo assistem pelos jornais e pela TV o genocdio de um dos maiores povos indgenas da floresta amaznica" (CEDI 1991:172). Representantes involuntrios da oposio ao desenvolvimento econmico desumanizante, os Yanomami foram colocados em lugar de destaque na arena internacional dos direitos universais do homem, envolvendo instncias como a ONU, a OEA, ou a OIT (CEDI 1991:178-193). Essa visibilidade nacional e internacional conquistada no por eles, mas por seus aliados brancos, tem sido instrumental para contrapor os efeitos das invases descontroladas sobre suas vidas. A prpria estratgia destinada a conquist-los pela via da vulnerabilidade epidemiolgica acabou voltando-se a favor dos prprios Yanomami: espalharam doena e morte entre eles, sim, mas foram essas mesmas doenas e mortes que os salvaram do extermnio. Vejamos, pois, como a reao da opinio pblica veio frustrar as aes de militares, empresrios e polticos que tm tentado dispor das terras Yanomami como se l no existissem Yanomami. Com as notcias do morticnio, uma artilharia de acusaes de genocdio cau sobre o governo brasileiro, de fora e de dentro do pas, at que, em outubro de 1989, o Poder Judicirio interditou os 9,5 milhes de hectares do territrio Yanomami, reconhecidos pela FUNAI em 1985, e ordenou o Executivo a retirar os invasores. A reao a essa ordem judicial veio rpida e ousada: empresrios, donos de avies e outros agentes de garimpo comearam a despejar dezenas de ndios doentes nos hospitais e na Casa do Indio em Boa Vista, uma espcie de albergue para os ndios que iam cidade para tratamento de sade. Transferiam, assim, para a Fundao Nacional do Indio as atenes acusadoras da opinio pblica. Em novembro de 1989, mais de 200 Yanomami se amontoavam na Casa do Indio, praticamente sem assistncia mdicosanitria, famintos pela falta de alimentao suficiente, assistindo morte contnua de filhos pequenos. Uma avalanche de jornalistas brasileiros e estrangeiros desceu sobre Boa Vista e comeou ento o espetculo macabro da dizimao dos Yanomami. Com esse escndalo que exps o governo brasileiro a uma das piores campanhas de repdio, o Estado encheu-se de brios e comeou a organizar programas emergenciais de sade. Todos aqueles que estavam proibidos de retornar rea foram chamados para colaborar no esforo de estancar a sangria de vidas Yanomami. O caso Yanomami conseguiu congregar numa mesma arena poltica um nmero inslito e inesperado de personagens desencontradas com posturas e interesses os mais antagnicos, ou seja: o capital selvagem dos empresrios do ouro, as massas falidas de pees desenraizados, os ndios Yanomami e sua multiplicidade interna, o governo local abertamente a favor desse tipo de extrao de ouro, o governo federal numa oscilao de pndulo entre atender aos interesses privados e manter uma imagem de democracia, o poder judicirio local a servio dos poderes econmicos e o poder judicirio federal a servio do estado de direito. 16

A reao da opinio pblica gerou um pingue-pongue de decises e contradecises, um dia a favor dos ndios, outro dia a favor dos garimpeiros, enchendo os noticirios com imagens dramticas de ndios morte e de garimpeiros em desespero, cometendo atos de violncia, como a tentativa de incendiar a casa do bispo no centro de Boa Vista. Cerca de 1,5 milho de dlares foi liberado para algo que nunca aconteceu no governo Sarney, ou seja: a retirada dos garimpeiros. Foi a partir de 1990, j no governo Collor, que comeou a exploso de pistas clandestinas e a expulso dos invasores; por fim, em 1991, o governo federal demarcou as terras Yanomami, depois de quase um quarto de sculo de tentativas frustradas (IWGIA 1979:113-115). Terras demarcadas, porm, no estancaram as invases. Enquanto a opinio pblica se dava por satisfeita (ou frustrada) com a demarcao oficial, novas levas de garimpeiros refluam aos garimpos abandonados. Durante o ano de 1992 e incio de 1993, a FUNAI calculava em 11 mil o nmero de garimpeiros em atividade na rea Yanomami. Foi deslanchada nova operao para evacuar os invasores e, em agosto de 1993, esse nmero havia cado para cerca de 600 concentrados em algumas reas especficas, boa parte no lado venezuelano da fronteira. Foi em um desses redutos garimpeiros em terras venezuelanas que, em meados de 1993, empresrios de garimpo brasileiros conceberam o plano de assassinar os 85 habitantes da aldeia de Haximu, e que resultou nos atos de crueldade que caracterizaram a chacina de 16 Yanomami, a maioria crianas. No demais concluir que, ao deixar acontecer a invaso ilegal das terras Yanomami na forma de uma fulminante corrida do ouro, os responsveis por esse consentimento contavam com a eficcia dos agentes patognicos como instrumento para se atingir da maneira mais rpida o maior grau de contaminao possvel. A malria estaria assim a servio da criao dos supostos vazios demogrficos que at agora, por fora do processo dialtico do embate entre a conquista e a defesa dos povos indgenas (Ramos 1990b), no tm sido mais do que figura de retrica daqueles que propem a expropriao das terras Yanomami. Restaria, porm, um pequeno contratempo: como na fbula do aprendiz de feiticeiro, resulta a incmoda questo de como controlar o avano da malria para evitar que o tiro saia pela culatra, j que a malria, no obedecendo a linhas de demarcao que separam ndios de no-ndios, ataca gregos e troianos, e j que a parasitologia tem razes que a cobia dos brancos desconhece. sabido que no so poucos os garimpeiros (embora o nmero nunca tenha sido adequadamente estimado) que acabaram morrendo pela mata, apodrecidos pela malria, despojados de recursos graas ao sistema altamente expoliativo do trabalho no garimpo, em total indigncia e anonimato. Na guerra epidemiolgica no declarada aos Yanomami, os pees garimpeiros no passam de bucha de canho, meros coadjuvantes de uma pea em que os atores principais atuam como que num teatro de sombras, escondidos atrs de uma cortina de desenvolvimento que deixa transparecer uma situao que, afinal, acaba trazendo ao pas mais problemas do que solues, como so, por exemplo, o contrabando de ouro pelos empresrios de garimpo, a implicao de que as atividades garimpeiras estejam acobertando o narcotrfico, o aumento da criminalidade dentro dos garimpos e nas reas urbanas e o espantoso aumento da incidncia de AIDS no estado de Roraima (no auge da corrida do ouro, em 1989-90, Boa Vista era a terceira cidade do Brasil em nmero de pessoas contaminadas com HIV). Aparentemente, to difcil de erradicar quanto esse vrus o constante fluxo e refluxo de garimpeiros em terras Yanomami. 17

"Os garimpeiros voltaram a nossas terras durante este ms. Essas pessoas no tm dinheiro para invadir nossas terras. Quem realmente est invadindo nossa floresta so as pessoas que tm dinheiro, os polticos (de Roraima) ... Os (simples) garimpeiros no tm dinheiro para comprar mantimentos, no tm avies, no tm dinheiro para comprar combustvel. Ento quem est realmente nos invadindo (por trs deles) o Projeto Calha Norte e os empresrios do Brasil e outros pases (...) Essas pessoas importantes tm dinheiro para pagar as invases dos garimpeiros" (Davi Kopenawa Yanomami 1992:39).

Agradeo a meu colega de Departamento, Wilson Trajano Filho, por sua crtica primeira verso deste trabalho que muito contribuu para me fazer perceber aspectos apenas pressentidos do problema.

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Ao pela Cidadania 1990 Yanomami: A Todos CCPY/CEDI/CIMI/NDI. Albert, Bruce 1992 os Povos do Mundo. Braslia:

Indian lands, environmental policy and military geopolitics in the development of the Brazilian Amazonia: the case of the Yanomami. Development and Change (Sage, London), vol. 23:35-70.

Arvelo-Jimenez, Nelly 1974 Relaciones Politicas en una Sociedad Tribal. Mxico: Instituto Indigenista Interamericano. CEDI 1987 Empresas de Minerao e Terras Indgenas na Amaznia. So Paulo: Centro Ecumnico de Documentao e Informao/ Coordenao Nacional dos Gelogos. Povos Indgenas no Brasil 1987/88/89/90. Aconteceu Especial 18. So Paulo: Centro Ecumnico de Documentao e Informao. Yanomamo. The Fierce People. New York: Holt, Rinehart & Winston.

1991

Chagnon, Napoleon 1968

Coll, Josefina Oliva de 1974 La Resistencia Indgena ante la Conquista. Mxico: Siglo Veinteuno Editores. CCPY (Comisso pela Criao do Parque Yanomami 1989 Minerao: o esbulho das terras Yanomami. Urihi No. 11. Crosby, Jr., Alfred W. 1972 The Columbian Exchange. Biological and Cultural Consequences of 1492. Westport, Connecticut: Greenwood Press. Denevan, William M. 1976 "The aboriginal population of Amazonia". In The Native Population of the Americas in 1492 (W.M. Denevan, ed.) pp.205234. Madison: The University of Wisconsin Press. Fundao Nacional de Sade 1991 Primeiro Relatrio do Distrito Sanitrio Yanomami. 19

Gaiger, Julio 1989

Direitos Indgenas na Constituio Brasileira de 1988. Braslia: CIMI.

Gonalves, Marco Antonio (ed.) 1991 Acre. Histria e Etnologia. Rio de Janeiro: Ncleo de Etnologia Indgena, IFICS, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hemming, John 1978 IWGIA 1979 Meggers, Betty J. 1971 Red Gold. The Conquest of the Brazilian Indians. Londres: MacMillan. Yanoama in Brazil 1979. Copenhague: IWGIA Document 37. Amazonia. Man and Culture in a Counterfeit Paradise. Chicago: Aldine.

Moreira Neto, Carlos 1988 Indios da Amaznia. De Maioria a Minoria (1750-1850). Petrpolis: Vozes. Porro, Antonio 1993 Ramos, Alcida R. 1979 1980 As Crnicas do Rio Amazonas. Petrpolis: Vozes. "Yanoama Indians in Northern Brazil threatened by highway" In IWGIA Document 37, pp. 1-42. Hierarquia e Simbiose. So Paulo: Hucitec.

1990a Memrias Sanum. Tempo e Espao em uma Sociedade Yanomami. So Paulo/Braslia: Marco Zero/Editora UnB. 1990b Indigenismo de resultados. Revista Tempo Brasileiro, vol. 100:133-149. 1991 Reff, Daniel T. 1991 Ribeiro, Darcy 1970 Sanders, Ronald 1978 Amaznia: a estratgia do desperdcio. Dados, vol. 34:443-461. Disease, Depopulation, and Culture Change in Northwestern New Spain, 1518-1764. Salt Lake City: University of Utah Press. Os Indios e a Civilizao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. Lost Tribes and Promised Lands. The Origin of American Racism. Boston: Little, Brown and Company. 20

Taylor, Kenneth I. 1979

"Development against the Yanoama. The case of mining and agriculture" In IWGIA Document 37, pp.43-98.

Yanomami, Davi Kopenawa 1993 Davi Kopenawa na Conferncia do Meio Ambiente Rio-92 (junho de 1992). Urihi, No. 16:18-40. So Paulo: Comisso pela Criao do Parque Yanomami.

21

Anda mungkin juga menyukai