Anda di halaman 1dari 2

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

-PG. 01/02-

PROCESSO TC- 05.326/07


rgo: Assunto: Deciso: PREFEITURA MUNICIPAL DE SO BENTO Concurso Pblico. Legalidade, com recomendao.

A C R D O AC2-TC -01474/2011
RELATRIO
A Auditoria deste Tribunal examinou, nos autos deste processo, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, decorrentes de concurso pblico, realizado no ano de 2007 pela Prefeitura Municipal de So Bento, com o objetivo de prover cargos pblicos criados pelas Leis Municipais ns 364/2001 e 471/07. O rgo tcnico procedeu ao exame dos autos e emitiu relatrio (fls. 1007/1008) constatando as seguintes irregularidades: a) Nmero de vagas oferecidas no edital, superior s vagas criadas pela legislao; b) No especificao, no edital, do regime jurdico a que seriam submetidos os candidatos aprovados no certame; c) Realizao de Concurso Pblico em uma etapa (prova objetiva) para os diversos cargos do magistrio; d) Estabelecimento de critrios de desempate em desacordo com o art. 27 da Lei n 10.747/03; e) Ausncia de comprovao de que o resultado final do concurso foi publicado em data anterior homologao, impossibilitando a interposio de recursos pelos candidatos. Notificado regularmente, o interessado apresentou defesa, analisada pelo rgo tcnico, que entendeu s ter sido elidida a falha quanto ausncia do relatrio emitido pela Comisso do Concurso, permanecendo as demais. Os autos foram encaminhados ao MPjTCE, para pronunciamento.

PARECER DO MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TRIBUNAL


O representante do MPjTCE, Procurador Andr Carlo Torres Pontes, nos autos, observou que: Num universo de candidatos concorrentes a vagas, aquele aprovado a espera de uma futura convocao, durante o prazo mnimo de dois anos de validade do certame, ver sua pretenso sucumbir, diante de falhas at ento alheias a sua vontade, no mnimo um retrocesso no regime democrtico de acesso aos cargos pblicos e um atentado dignidade da pessoa. Assim foroso concluir no poder qualquer mcula conduzir ao insucesso do certame, em detrimento do interesse de tantos, notadamente se no evidenciado prejuzo concreto a esse ou quele candidato. Registrou ainda que, no tocante ao excesso de vagas oferecidas no edital, em que pese incompatibilidade com o nmero de vagas oferecidas legalmente, as nomeaes no superaram as previses legais. E, ao final, opinou pela legalidade do concurso e dos atos de admisso em que no foram encontradas restries, com a concesso dos competentes registros, recomendando-se administrao municipal para evitar as falhas identificadas, em certames futuros.

VOTO DO RELATOR
O Relator vota de acordo com o parecer do MPjTCE pela legalidade do concurso e dos atos de admisso listados s fls. 985 a 988, com a concesso dos competentes registros, recomendando-se administrao municipal evitar, em certames futuros, falhas como as aqui identificadas.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


-PG. 02/02-

DECISO DA 2 CMARA DO TCE-PB


Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC-05.326/07, os MEMBROS da 2a. CMARA do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, unanimidade, na sesso realizada nesta data, ACORDAM em: dar pela legalidade do concurso e dos atos de admisso listados s fls. 985 a 988 dos autos, com a concesso dos competentes registros, recomendando-se administrao municipal para evitar, em certames futuros, falhas como as aqui identificadas.
Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses da 2a. Cmara do TCE-Pb Plenrio Ministro Joo Agripino. Joo Pessoa, 26 de julho de 2011.

______________________________________________ Conselheiro Arnbio Alves Viana Presidente da 2 Cmara

_______________________________________________ Conselheiro Nominando Diniz Relator

______________________________________________________ Representante do Ministrio Pblico junto ao Tribunal

PROCESSO TC- 05.326/07

Anda mungkin juga menyukai