Anda di halaman 1dari 10

A Culpabilidade na Pespectiva Jakobsiana

Jose Ricardo Caldas Freire1

Introduo O presente artigo nos leva ainda que de maneira simplria, a entender o principio da culpabilidade, segundo a perspectiva do jus-filsofo alemo Gnter Jakobs, que trata do assunto de maneira singular e coerente, mostrando-nos como de fundamental importncia o elucidamento deste principio no meio juridico-penal.

Ao falar de culpabilidade imprescindvel lembrarmos da imensa contribuio de Gnter Jakobs, um dos principais tericos da cincia penal moderna, com vasta contribuio em varias aladas da dogmtica penal, Jakobs tem papel de destaque e provoca muitas discusses doutrinarias em virtude dos seus posicionamentos, argumentos e, sobretudo por ser o maior expoente da teoria do direito penal do inimigo (teoria que deu ao autor notria repercusso mundial).

O citado autor comea fazendo uma breve diferenciao entre a responsabilidade pela culpa contrapondo a responsabilidade pelo resultado; mostrando-nos que estes dois extremos representam formas distintas de aplicao da sano penal; a responsabilidade pelo resultado (imputao objetiva) aquela sugere que recaia sobre o autor do delito a sano penal; independente de fatores intrnsecos como: o dolo, a capacidade psicolgica, conhecimento da norma, etc.
1 Acadmico do 5 perodo do curso de Direito do UNI-CEUMA, cohama, Bolsista do PIBIC, orientado pelo Dr Roberto Carvalho Veloso.

Este padro de aplicao da norma se d em um mundo regido por um sistema moralteolgico contrario ao que temos em nossa sociedade moderna e na perspectiva de Max Weber "este mundo regido por foras misteriosas e incalculveis que determinam las condiciones de vida ". E em contrariedade a esta percepo de mundo temos a responsabilidade no liame subjetivista (imputao subjetiva) que a responsabilidade do autor regida pelo limite de sua culpabilidade esta percepo de mundo fruto da contemporaneidade e no desnecessrio lembrar que este estudo se funda neste contexto subjetivo culpabilistico.

o jus filsofo adentra em questes como: a responsabilizao pela culpa e a responsabilizao pelo resultado (imputao objetiva), qual a profundidade da culpabilidade na aplicao da pena, como a aplicao da culpabilidade se mantm no contexto de mantimento da ordem social, entre outros pontos que cabe mais a frente serem elucidados .

Adentra tambm na diferenciao entre as perspectivas de mundo; Para Jakobs existem duas perspectivas para a aplicao da norma; um mundo que determinado por foras incalculveis que determinam as condies de vida e outro que regido por um intenso processo de desmistificao, ou seja, regido pela lgica e pela razo.

E neste contexto que se insere este estudo, dando nfase ao mundo regido por uma perspectiva subjetivista, perspectiva que responsabiliza os indivduos que desrespeitam o sistema na mediada ou no tamanho da sua culpabilidade transformando o sistema o mais justo ou menos arbitrrio possvel, pois se o autor imputado a pagar em demasia por alm daquilo que cometeu nos termos que esta pena um"mal intil " como nos diz Jakobs.

A pena deve ser aplicada na medida da culpabilidade do autor em virtude disso que esta mudana de concepo da imputao objetiva para a concepo subjetiva representa a meu ver, um avano no ponto da dignidade da pessoa humana, onde a pena no aplicada apenas para o estado manifesta o seu poder jus puniendi, mas para cumprir uma funo social e concretizar o maior objetivo da sano sistema penal que promover a justia e a paz social.

Nas palavras do prprio Jakobs uma pena intil no pode legitimar-se de nem um modo em um estado moderno, a pena deve ser necessria para o mantimento da ordem social, sem esta necessidade esta pena seria um mal intil.

fundamentado nestas palavras que passamos a perceber a importncia do principio da culpabilidade, posto se no h uma gradativa correspondncia entre o ato praticado e a pena correspondente, a pena torna-se um mal intil arbitraria, como bem acentua Jakobs um mal intil, ao contrario de quando bem aplicado o principio da culpabilidade que s haver penalizao se verificada uma real correspondncia entre o ilcito e o fato cometido, em suma a pena cumprira "fine da la pena ou finalidade da pena. "2

Imputacin Objetiva De forma meio que introdutria j foi exposto o que seria responsabilizao pelo resultado (ou pespectiva objetivista de aplicao da norma penal), pois bem necessrio adentrar-mos mais neste conceito para no restar dvidas quanto o mesmo.
Moderna dogmtica penal - Gnter Jakobs 2- p. 80.

necessrio aqui fazer uma descrio analtica do pensamento de jakobs: "o Conceito s filho de um mundo desmistificado, esta desmistificao da realidade significa utilizando as palavras de Max Weber; Se assim se quisesses poderia se averiguar em qualquer momento as condies de vida do autor e as condies que este esta submetido, isto , no principio existiam foras incalculveis que determinavam o curso da vida, determinavam as condies de vida."3

Aqui cabe um esclarecimento, que neste meandro no existia contesto subjetivista, como bem diz jakobs: foras misteriosas determinavam as condies de vida. Isso se d em suma a uma viso moral-teologica que tinha grande influncia nas decises do estado (respaldando as suas vontades atravs de um estado que tinha um poder de dispor de quem bem entendesse na viso de imputao objetiva.)

O sentido da existncia humana se percebia primeiramente em "encontrar o mundo exterior para depois o ser humano",4 em suma primeiro o estado para ento os cidados; esta viso de mundo se prestava a apenas inserir o ser humano lgico e reflexivo em um contesto de pseudo-consciencia.

nessa estrutura de estado e de direito que se insere a responsabilizao pelo resultado, responsabilidade esta que no se preocupava em individualizar a aplicao da norma penal, ela procurava "um bode expiatrio" para apenas mostrar o seu poder de maneira nica e arbitraria; para que estes venham a servir de exemplo pra outros que pensem em desrespeitar as normas legitimas.
Moderna dogmtica penal - Gnter Jakobs 3 - p. 83 - trad - chivo expiatorio 4 - p.83

Os perturbadores da norma so punidos exemplarmente, mesmo que no haja devida correspondncia entre fato cometido e sano aplicada, posto que esta modalidade de aplicao da norma penal "no leva em conta as condies favorveis do autor, como vida pregressa, atenuantes e exculpantes."5 Mas sim s o resultado produzido pelo fato, sendo este processo determinado por um procedimento normativo.

a partir da compreenso deste momento histrico que se fundam as bases para uma concepo mais abastada da responsabilizao pelo resultado, nasce uma maior preocupao com as finalidades da pena, e a partir deste ponto temos o nascimento do movimento culpabilista.

Imputao subjetiva J superado o perodo de imputao pelo resultado, adentramos em uma pespectiva mais justa e igualitria, pespectiva esta de imputao que funda as suas bases no devido grau de proporcionalidade entre delito e pena, neste contexto que surge a presena do principio da culpabilidade.

A imputao agora subjetiva proporcionar que qualquer um que no se mantenha fiel a norma seja responsabilizado na medida de sua culpabilidade.

E neste contexto nasce um novo questionamento, pois no estamos mais tratando de um mundo determinado por foras incalculveis, mas sim em um mundo descrito pela lgica e pela razo.

Moderna dogmtica penal - Gnter Jakobs 5 - pg.83

lgico encontraremos dois grupos de indivduos; aqueles que se mantm fiel ao ordenamento vigente e aqueles que se distanciam dos meandros da norma.

Cabe diferenciar que este segundo comporta ainda dois sub-grupos, aquele que de fato tem conhecimento da ilicitude do fato, conhecem a norma mais mesmo assim se mantm distante da legalidade, so denominados defeitos volitivos, ou oriundos da vontade, ou falta desta.

E aqueles que no tm capacidade de entender o grau de ilicitude da norma, ou por falta de capacidade de cognio ou por falta de conhecimento da norma em voga ou ainda pela ausncia do dolo, estes so postos como defeitos cognitivos (percepo).

a partir deste ponto que se faz necessria uma pequena distino; entre os defeitos cognitivos e os defeitos volitivos, partimos do ponto que h uma determinada norma em uma determinada localidade, e o sujeito do delito tenha total capacidade de interpretar o grau de ilicitude do fato cometido (neste caso, h a presencia do vicio de vontade), pois h o conhecimento do ilcito e mesmo assim h o desrespeito da norma.

Diferentemente da falta de cognio (defeitos cognitivos), que caracterizada pela falta de conhecimento da norma, ou ainda pela ausncia do dolo na pratica do fato.

Na aplicao da norma no liame subjetivista, existem estes dois extremos; os defeitos cognitivos e os defeitos volitivos.

So duas faces; aquela que no tem fidelidade a lei, que s escuso do sistema e,

portanto no recaem as atenuantes, pois parte-se da vontade de consecuo de determinado ato, e aquele que insidiu no ato ilcito, mas esta respaldado por uma exculpante, ou no mais por uma atenuante.

Note que de fundamental importncia para se mensurar a culpabilidade no caso concreto, que o aplicador da pena se resguarde em determinar qual o vicio que recai sobre o caso concreto para ento fazer a dessimetria da pena.

Defeitos Volitivos Faz-se necessrio aprofundarmos-nos mais sobre os defeitos volitivos (oriundos da vontade). Ou melhor, falando a falta de fidelidade ao ordenamento jurdico.

Nas palavras do prprio jakobs: "quem desconhece o mundo externo fracassa no intento de viver de maneira vantajosa, quem desconhece o sistema de normas estatais fracassa no intento de fazer seu caminho sem criar problemas, quem conhece a realidade externa e no respeita as normas fracassa em sua construo individual..

Estas palavras so o suficiente para elucidar no que tange aos defeitos volitivos, o sujeito do delito tem pleno conhecimento da ilicitude do fato e mesmo assim no se mantm fiel ao ordenamento jurdico, atentando contra a ordem social.

Pois o que temos no algum que se excusa pela falta de conhecimento, h o conhecimento da ilicitude do fato, o que h a falta de vontade em respeitar esta norma.

O que nos remete a culpabilidade material, posto que h conhecimento de ilicitude do fato, e mesmo assim no h cognio em obedecer as normas legitimas da sociedade (legitimas posto que a sociedade se vincula a estas normas), ensejando assim a

culpabilidade material.

Defeitos cognitivos Ao se perceber naquele momento que o dolo era elemento fundamental na consecuo dos defeitos de vontade, nos defeitos de cognio ocorre o oposto aqui para a configurao do defeito de cognio necessrio ausncia do dolo, ou ainda o desconhecimento da norma.

A ausncia do dolo perfaz um dos parmetros para a configurao deste defeito juntamente com o desconhecimento da norma.

Percebe-se que se faz necessria o conhecimento prvio por parte do aplicador da sano no que tange aos defeitos cognitivos ou volitivos, pois este parmetro determinar qual ser o grau de culpabilidade no que se refere aplicao da pena.

imprescindvel lembrar-mos que no haver punio para aquele que comete o ato que tido como inevitvel; haver a exculpante que isentar o autor da pena, deferente quando este vicio tido como evitvel o autor ter apenas a atenuao da sano.

concluso desnecessrio falar o quanto simplrio este texto, mais que pode servir como parmetro introdutrio para se entender a Pespectiva da culpabilidade na viso de jakobs, um dos mais notrios pensadores do direito penal.

O entendimento do principio da culpabilidade se faz necessrio por representar de acordo com a pespectiva hodierna de aplicao da pena, a medida do justo e do injusto,

a profundidade da compreenso da culpabilidade determinar se o apenado cumprir uma pena que de fato cumpre os fatores da finalidade da pena.

O principio da culpabilidade vai alm de tudo o que foi exposto, pois este determinar se h ou no justia e respeito, tanto para o apenado quanto para a sociedade.

bibliografia

Moderna dogmtica penal - Jakobs, Gnter, editorial porra, 2006.

Direito penal do inimigo - sobre o que estamos falando - Marcelo Xavier de Freitas crespo, boleto do IBCCRIM, ANO 16, n 196 - maro - 2009.

Anda mungkin juga menyukai