Anda di halaman 1dari 6

FERNANDO AZEVEDO CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL

14

CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL.


Corruption, media and mediatic scandals in Brazil.

Fernando Azevedo Universidade Federal de So Carlos - UFSCar fa@uol.com.br

Os escndalos polticos, entre os quais se incluem a corrupo individual ou sistmica, constituem uma das principais matrias primas do jornalismo poltico moderno. Em parte, os escndalos so explorados com volpia pela mdia por conta da teoria do co de guarda e, por outra, por conta da teoria do valor-notcia, ou seja, porque simplesmente vende mais jornal e d mais audincia. Como se sabe, para a teoria liberal do jornalismo um dos principais papis da imprensa fiscalizar o sistema poltico, o governo, partidos e polticos. Dentro dessa perspectiva, a imprensa assume a funo de um co de guarda sempre vigilante e pronto para farejar e denunciar atos e comportamentos abusivos ou lesivos aos interesses dos cidados e da sociedade. justamente dessa concepo liberal do papel poltico da imprensa que se originou a idia de que a imprensa o 4o poder nas democracias modernas. Mas uma denncia jornalstica, embora muito freqente, nem sempre se transforma num escndalo poltico. Para se transfigurar num escndalo necessrio que a denncia repercuta e reverbere entre os formadores de opinio e provoque reaes em cadeia suficientemente fortes para que o
Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, p 14-19, mar. 2010.

FERNANDO AZEVEDO CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL

15

caso se transforme num assunto quente na opinio pblica. Ou seja, num escndalo miditico. Uma vez na agenda pblica, o escndalo passa a ter uma dinmica prpria em que os principais protagonistas deste espetculo miditico, os jornalistas, os polticos e membros do ministrio pblico e do judicirio e eventualmente do aparelho policial desempenham os papis centrais. Embora todos esses atores tenham um peso importante em algum momento nos rumos de um escndalo, este s pode se manter na agenda pblica enquanto a mdia se ocupa intensamente dele, seja atravs de novas denuncias, a entrada em cena de uma testemunha bomba, a introduo de novos fatos produzidos pelo jornalismo investigativo ou mesmo pela simples reproduo das declaraes dos agentes envolvidos (acusadores e denunciados) e da cobertura da repercusso do caso. Assim, o tempo que cada escndalo se mantm na ateno pblica depende da sua visibilidade na mdia e os danos (e favorecimentos polticos) que produzem variam de acordo com a gravidade das acusaes e do enquadramento dominante adotado na cobertura da mdia. Como lembra Thompson (2002), um escndalo se refere s aes ou acontecimentos que implicam transgresses de valores, normas ou cdigos morais que, revelados, motivam reaes e respostas pblicas. Na esfera poltica, em geral os escndalos esto associados corrupo e ao suborno, embora em sociedades em que os valores morais e religiosos so exacerbados os escndalos sexuais tambm sejam alvo de reaes pblicas como mostram o caso Mnica Lewinsky e vrios episdios envolvendo polticos ingleses no qual o caso paradigmtico o affair Profumo nos anos 60. No caso do Brasil, malversao de recursos, desvios de dinheiro, compra de votos, financiamento de campanhas com caixa 2, favorecimentos em licitaes e apadrinhamentos no servio pblico, entre outras aes do tipo, constituem as principais matrias primas dos escndalos explorados pelo nosso jornalismo. Em resumo, a corrupo e suborno poltico. Os trs maiores escndalos polticos da nossa histria republicana recente mostram a predominncia desse gnero entre ns: o suposto mar de lama do 2o governo Vargas, cujo desfecho trgico foi o suicdio do Presidente; o Collorgate com desfecho dramtico da renncia de Collor e o Mensalo que atingiu em cheio o PT e o 1o governo Lula. Alm desses trs escndalos federais podemos incluir o escndalo, atualmente em curso em Braslia, e batizado pela mdia como o Mensalo do DEM, que j resultou na priso e cassao do governador Jos Arruda.

Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, p 14-19, mar. 2010.

FERNANDO AZEVEDO CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL

16

Os trs episdios federais e o regional de Braslia mostram que a imprensa brasileira tem exercido, nos perodos democrticos, a funo de co de guarda ainda que se deva ressalvar que o jornalismo praticado nos anos 50 (fortemente partidarizado) era diferente daquele exercido na atual quadra democrtica em que a grande imprensa se autodenomina politicamente independente e apartidria. Contudo, e apesar do discurso de independncia e apartidarismo, o fato que quando a imprensa denuncia e explora um escndalo politico na esfera do executivo ou do legislativo produz, com ou sem intenes e interesses polticos, conseqncias e efeitos colaterais na vida partidria e eleitoral. Embora seja um trusmo, vale lembrar que quando o escndalo tem origem no executivo ele inevitavelmente favorece os grupos oposicionistas pelo simples fato de que eles esto na oposio e qualquer escndalo no campo situacionista ser uma boa notcia. Esta situao um fato da vida e no deve ser interpretado automaticamente (como habitualmente a esquerda faz quando est no poder) como uma conspirao poltica dos bares da imprensa com os grupos oposicionistas (embora seja realista reconhecer que obviamente os proprietrios da mdia tm e bom lembrar tambm que legitimamente preferncias ideolgicas e polticas que expressam na linha editorial de seus veculos). At porque esses efeitos colaterais atingem tanto governos de direita quanto de esquerda. Seno vejamos. Nos anos 50, no 2o governo Vargas, a campanha contra o governo Getlio e o suposto mar de lama beneficiava diretamente Carlos Lacerda e a UDN. Como j lembrado, na poca o jornalismo brasileiro era abertamente partidarizado e a maioria da grande imprensa se alinhava com os grupos antigetulistas, com exceo do jornal Ultima Hora, dirigido por Samuel Wainer e fundado com estmulo e apoio do prprio Getlio. Ironicamente, as repetidas denncias de corrupo no interior do governo atingiram seu auge na criao da CPI do jornal ltima Hora em que o governo era acusado de financiar o jornal que lhe apoiava com dinheiro pblico. Tanto as repetidas denncias de corrupo quanto o funcionamento da referida CPI mantiveram o governo sob ataque cerrado na mdia na qual se destacava o jornal Tribuna da Imprensa que pertencia ao principal lder da oposio, Carlos Lacerda, que , como todos sabem, terminou sendo alvo de um atentado (que a imprensa batizou como o crime da rua Tonelero ) que acelerou a crise poltica cujo desfecho foi o suicdio de Vargas.

Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, p 14-19, mar. 2010.

FERNANDO AZEVEDO CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL

17

No chamado Collorgate, a exemplo do que ocorreu no Watergate, a mdia seria um dos principais protagonistas da crise poltica. Como todos podem se recordar, o escndalo teve origem na entrevista concedida pelo irmo do Presidente, Pedro Collor, revista Veja. A partir da, com os desdobramentos do caso, que se transformaria rapidamente numa crise poltico-institucional, a mdia, com destaque para os jornais de circulao nacional e revistas semanais, desempenharia um papel ativo na escalada do escndalo atravs da pratica de um intenso jornalismo investigativo que terminou acuando politicamente o Presidente, que, na iminncia de ser afastado pelo Congresso, optou pela renncia. No caso do Mensalo, o desfecho poltico no foi dramtico como em 1954 e 1992, mas foi o nico que coincidiu com o calendrio eleitoral de uma eleio presidencial. O affair teve incio em maio de 2005, com a publicao pela revista Veja de uma matria denunciando um esquema de corrupo na Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos. Os partidos de oposio, at ento tmidos no seu enfrentamento com o governo, procuram ento amplificar o escndalo atravs da criao de uma CPI no Congresso. Mas, o acontecimento decisivo para a instalao da Comisso foi a publicao, pela Folha de S. Paulo, no incio de junho de 2005, de uma matria denunciando uma suposta operao abafa da CPI. Logo em seguida, o deputado Roberto Jefferson concede ao mesmo jornal uma entrevista bombstica acusando o PT de comprar votos. A partir desse momento o escndalo ganharia uma grande repercusso na opinio pblica e mobilizaria intensa ateno da mdia at o final das eleies presidenciais de 2006. Assim, e diferentemente dos outros dois casos aqui citados, o escndalo cursou simultaneamente ao ano eleitoral at porque o principal adversrio de Lula usou o Mensalo (e, por extenso, o argumento tico) como principal tema da sua campanha na disputa presidencial. Deste modo, ocorreu um processo de retroalimentao entre o campo poltico (os partidos de oposio) e o campo jornalstico (a mdia) que terminou formatando e definindo a agenda-setting da campanha presidencial. . Com exceo da revista Carta Capital, praticamente todos grandes jornais e as revistas semanais, ao criticarem duramente o governo e o PT pelo suposto envolvimento no escndalo, favoreciam indiretamente a oposio ou a apoiava abertamente como fizeram a revista Veja e os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo.

Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, p 14-19, mar. 2010.

FERNANDO AZEVEDO CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL

18

Finalmente, o recente caso de Braslia, que embora seja um escndalo regional tem repercusso nacional pelo fato de ser a Capital Federal, mostra que a mdia tambm no tem poupado os escndalos polticos nascidos nos governos de centro-direita. O caso tem recebido uma ampla cobertura e a mdia tem criticado os suspeitos com a mesma indignao com que tratou os do Mensalo. Considerando-se os exemplos aqui comentados, a mdia deu ampla visibilidade a quatro escndalos nos quais dois deles (governo Vargas e Lula), ainda que em contextos democrticos e jornalsticos distintos, eclodiram num governo populista e outro de centro-esquerda, e os dois outros em governos de centro-direita (Collor e Arruda). Em todos os casos, com maior ou menor intensidade, a mdia no s denunciou e deu ampla cobertura ao desdobramento do escndalo como fez duras crticas aos polticos, partidos e governos envolvidos. Desta forma, como sugerido no incio deste texto, a grande imprensa brasileira tem assumido de fato sua funo de co de guarda tanto em relao governos de centro-esquerda quanto de centro-direita. Isto, apesar da forte concentrao dos meios de comunicao (os grandes jornais e revistas nacionais continuam controlados por poucas famlias que detm a propriedade cruzada dos meios impressos, eletrnicos e digitais) e da conseqente reduo da pluralidade externa que limita a diversidade e o confronto de opinies polticas (no temos e nunca tivemos, por exemplo, e com a exceo da Ultima Hora, jornais de esquerda com grande circulao nacional como os extintos Rinascita na Itlia e o LHumanit na Frana, ou os mais recentes El Pais ou Pblico, na Espanha). Esse paradoxo , por um lado, resultado de um profissionalismo tardio, mas irreversvel, do nosso jornalismo que incorporou regras e constrangimentos deontolgicos da prtica jornalstica (como as categorias de objetividade, equilbrio, etc.) nos anos recentes e, por outro lado, pela presso da acirrada competio comercial e jornalstica entre os veculos que transformou a credibilidade da notcia na principal commodity a ser vendida no mercado de informao. Como resultado destas duas variveis a grande imprensa nacional tem sido capaz, com as excees de praxe, de manter um jornalismo informativo e investigativo competitivo e relativamente autnomo da linha editorial e das preferncias polticas dos donos da mdia que so historicamente conservadoras.

Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, p 14-19, mar. 2010.

FERNANDO AZEVEDO CORRUPO, MDIA E ESCNDALOS MIDITICOS NO BRASIL

19

Por fim, cabe insistir que quando um escndalo poltico se transforma num evento miditico uma de suas principais conseqncias a sua explorao poltica pelos grupos de oposio. Nenhuma novidade a, da natureza do jogo poltico. Nesse sentido, h um previsvel feedback entre a mdia que cobre e investiga o escndalo e os grupos polticos interessados em jogar lenha na fogueira, faturar o desgaste dos adversrios e prolongar sua agonia poltica na mdia e na opinio pblica. O prprio PT recorreu inmeras vezes a essa poltica de desgastar os adversrios em momentos crticos quando estava na oposio, tendo sido, inclusive, o mais feroz acusador do governo Collor no momento em que este entrou em crise. A retroalimentao entre a mdia e os partidos de oposio pode at ser ocasionalmente concertada por interesses polticos e eleitorais comuns entre proprietrios de mdia, editores e polticos (e a est a origem de todas as teorias conspiratrias), mas o mais provvel que ela ocorra pura e simplesmente porque os governos, partidos ou polticos vtimas dos escndalos polticos miditicos sangram perante a opinio pblica feridos pelos seus prprios erros e esse espetculo aumenta a audincia da mdia e o capital politico dos partidos de oposio. Simples assim.

Referncias Bibliogrficas THOMPSON, O Escndalo Poltico Poder e visibilidade na era da mdia. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2002.

Em Debate, Belo Horizonte, v.2, n.3, p 14-19, mar. 2010.

Anda mungkin juga menyukai