Anda di halaman 1dari 8

NEGOCIAES NA INDSTRIA MUSICAL Armando Lula Wunsch e Tyalla Meneghetti

URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses), Santo ngelo, RS, Brasil armando.wunsch@gmail.com URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses), Santo ngelo, RS, Brasil tyalla_meneghetti@hotmail.com
RESUMO

Entregar um CD demo para a gravadora, se apresentar para um representante da gravadora, contratar um empresrio, fechar o contrato com a gravadora, escolher o conceito do lbum, escolher as msicas do lbum, definir a data de lanamento, divulgar o lbum e fazer uma turn. Esses so os principais passos para um artista se tornar conhecido, fazer sucesso e ganhar dinheiro. Ma s a chegada do MP3 e do compartilhamento de msicas na internet fez com que a indstria musical se tornasse ainda mais difcil para novos talentos, os lanamentos diminuem a cada ano e as vendas seguem esse declnio. Para se manter no cenrio musical hoje necessrio muito mais que apenas uma boa gravadora, um timo empresrio e talento, necessrio que todas as etapas das negociaes referentes ao lbum e sua divulgao sejam bem feitas e planejadas.
Palavras-chave: negociao; indstria musical.

INTRODUO

Encontrar uma gravadora que divulgue o trabalho de um artista , sendo ela uma gigante ou independente, a nica forma com qual o artista pode se tornar popular e conseguir os to sonhados quinze minutos de fama, mas para chegar a ter um contrato com a gravadora necessrio muito mais que apenas talento e a oportunidade de se apresentar para os caa -talentos da empresa que produzir o trabalho do cantor ou banda.

necessrio que o artista ou banda tenha caracterstica s de um administrador, em geral, precisa de algum com a capacidade de negociar um bom contrato com a gravadora, um empresrio. Pessoa responsvel no somente pelo contrato com a gravadora, mas tambm responsvel por negociar aparies do artista em programas de TV, rdios, entre outros. A gravadora fica encarregada de gravar o trabalho do artista, fazer o trabalho artstico e promocional do material gravado, distribuir o material, defender o artista e seu material judicialmente, planejar a sua carreira, entre outros. Um dos grandes erros dos artistas fazer um contrato de longo tempo com a gravadora pensando que vai sempre fazer seu trabalho de acordo com seu ponto de vista, pois a gravadora tem uma voz ativa no material gravado e se achar que aquele material no vender pode no disponibiliz-lo a venda. Em uma indstria aonde anualmente chegam ao mercado cerca de 100 mil lanamentos e somente 2,1% so rentveis necessria uma ateno especial para cada etapa de negociaes feitas entre gravadora e artista. (PEOPLES, 2010)
A REALIDADE DO MERCADO FONOGRFICO NO SCULO XXI

Para falarmos das negociaes no mercado fonogrfico necessrio saber um pouco mais sobre a realidade desse mercado multibilionrio nos dias de hoje. O mercado dominado por trs grandes gravadoras, so el as: BMG, Sony e WMG, elas so donas de vrias outras gravadoras e juntas vendem cerca de 200 milhes de lbuns por semestre. (TRAVIS, 2010) O mercado americano o mercado dominador, seus artistas esto em todas as paradas musicais do mundo e so praticamente os nicos que conseguem atingir a marca de um milho de lbuns vendidos nos dias de hoje. Segundo Peoples (2010) somente 12 lbuns chegaram a vender mais de um milho em 2009, uma queda grande se comparado com os dados de 2008 aonde 22 lbuns atingiram a marca de um milho de lbuns vendidos, e em 2007 foram 27.

Com o resultado de baixas vendas as gravadoras esto se tornando mais seletivas, somente material com potencial de venda transformado em material fsico e mesmo assim somente uma pequena parte, cerca de 2%, chega a vender mais que cinco mil cpias de seu trabalho. (PEOPLES, 2010) So dois os fatores que so considerados a razo pela queda na venda dos CDs, o primeiro a perda de interesse do consumidor em comprar os lbuns fsicos e o envelhecimento da populao, hoje a venda de CDs est direcionada somente para pessoas mais velhas e colecionadores. Segundo Leonhard (2008, p. 102): O segundo fator o download de msicas de forma ilegal , aps a criao do MP3 as vendas de lbuns caram cerca de 70%. Houve um aumento nas vendas digitais de msicas, mas esse nmero no preenche a lacuna criada pela queda na venda de CDs. De acordo com Klein: as gravadoras trabalham em conjunto com as rdios da seguinte forma: a gravadora abastece as rdios com novos materiais, para que a rdio consiga manter um fluxo de ouvintes. Ouvintes compram o material divulgado pela rdio, logo esses ouvintes tambm do audincia para a rdio, que ganha dinheiro com propagandas. Ou seja, h uma parceria de ga nha-ganha entre rdio e gravadora.
NEGOCIAES NO MUNDO DA MSICA (DO DESCOBRIMENTO DA BANDA AT O CONTRATO COM A GAVADORA)

Desde o momento em que o artista ou banda decide deixar seu CD demo, um CD com uma ou duas msicas cantadas sem edies na voz, na gravadora at o momento em que o artista assina o contrato com a gravadora so feitas negociaes a todos os momentos. Ao deixar seu CD demo na gravadora ele precisa negociar com o caa talentos para que ele realmente oua o seu trabalho, ele pre cisa convencer o responsvel pelo departamento de A&R, departamento responsvel por descobrir novos talentos, que ele tem o que necessrio para se tornar uma estrela dentro de seu estilo musical e que pode trazer lucros para a gravadora.

Aps ouvir o demo, se gostar, o caa-talento entrar em contato para assistir uma apresentao do artista. A negociao do dia em que o caa talentos ir assistir ao artista muito importante, muitos no acham o mesmo, mas fatores como platia e a ornamentao do lugar n a noite da apresentao podem ajudar ou atrapalhar. O artista tem que negociar de forma passiva, pois o interesse maior dele. Ele precisa primeiro saber quais os horrios que o caa -talento tem disponvel para ento encaixar um horrio, o artista no deve impor uma data, pois o caa-talento pode ter outro compromisso agendado e deixar de assistir sua apresentao, ento o contrato no acontecer. Se a gravadora convidar o artista para se apresentar para os funcionrios da gravadora e oferecer um contrato, o artista deve procurar um empresrio. O empresrio responsvel por fazer toda a comunicao entre a gravadora e o artista, alm de cuidar de toda a finana do artista e aconselh-lo em assuntos referente a sua carreira . O empresrio precisa ser algum com quem o artista consiga se comunicar bem e importantssimo que ele seja um negociador nato, alm de ter um carter profissional. O artista tambm tem que saber negociar, na contratao do empresrio ele precisa saber ouvir, falar em uma linguagem que o empresrio entenda o artista, pois um empresrio no precisa necessariamente saber as grias do ramo . Ainda necessrio que o artista diga quais so seus principais objetivos no ramo e ser receptivo a novas idias e formas de viver. Com o empresrio contratado est na hora de cu idar das clusulas do contrato. Segundo Boulez (2002, p. 91): tudo deve ser discutido, desde tempo de contrato at finanas, ali est tudo o que o artista pode e no pode fazer. Um exemplo para ser estudado por causa de um m contrato o da cantora de msica soul Joss Stone, ela assinou contrato com a gravadora EMI para lanar 5 CDs em 2001 quando seu gnero era popular, depois do terceiro CD da cantora a gravadora imps a mudana de estilo de gravao para um estilo de msica mais comercial. Foi nesse momento que a briga comeou, a cantora se recusou e ataques comearam de ambos os lados, a EMI veio a pblico dizer que a cantora

era insubordinvel e rebelde, a cantora rebateu as criticas com um pedido de quebra de contrato, oferecendo dois milhes de libras esterlinas para a gravadora, que recusou. A briga s acabou com o lanamento do quarto CD, de msicas soul, que vendeu muito pouco, trazendo prejuzo a gravadora, ento a gravadora dispensou a cantora de seu contrato. (LORENTZ, 2010) As negociaes entre a cantora e a gravadora estavam predestinadas a dar errado no momento que a cantora foi com muita sede ao pote, deixando de cobrir no contrato algo to importante como qual ser ia o estilo dos cinco lbuns que estavam no contrato. Isso combinado com a falta de flexibilidade da cantora e a posio defensiva da gravadora fez com ambas as partes perdessem dinheiro, credibilidade e fama.
NEGOCIAO NO MUNDO DA MSICA (DO CONCEITO DO LBUM TURN)

Um bom lbum que vende bem traz fs para o artista e faz suas apresentaes serem prestigiadas por vrias pessoas, a qualidade do lbum que leva os fs a pagar o ingresso para a turn de seu artista, portanto todas as decises referentes ao lbum devem ser pensadas cuidadosamente objetivando o sucesso do lgum do artista. As negociaes do artista com a gravadora a partir do momento da criao do conceito do lbum ficam cada vez mais importantes, no somente porque o lbum mostrar quem o artista e o que ele pode trazer para a indstria, mas tambm porque envolve recursos fsicos que se no bem administrados trazem prejuzos para a gravadora e frustrao para o artista. Ao negociar o tema do lbum o artista tem que assumir uma postura ativa e no ser defensivo, ele deve demonstrar confiana sobre o que quer, um lbum feito sob um tema que no agrade o artista um lbum morto, o artista no conseguir desenvolv-lo de forma apropriada, a qualidade no ser boa e isso resultar nas vendas. (WILLMAN, 2010) e as negociaes entre gravadora e artista devem ser feitas de forma clara, sempre

Um bom lbum alm de seguir uma linha especifica de desenvolvimento, deve conter msicas que so fceis de lembrar, empolgantes e que tragam uma mensagem, pois de nada adianta uma msica ter uma bo a batida se a sua letra no se comunica com o pblico alvo do artista. Como Kara DioGuardi vice-presidente da Warner Bros diz, a escolha de um compositor sempre a sada mais fcil para gravadora e artista, mas trabalhar com um compositor nem sempre fcil. O artista deve saber o que quer, mas tambm ser flexvel, um CD no pode s conter msicas de amor e o que aconteceu nos s eus relacionamentos passados, para isso no acontecer o artista pode negociar com a gravadora um consultor, para ele dizer se o caminho que est sendo seguido resultar em um lbum vendvel. Vrios impasses acontecero durante as escolhas das msicas para colocar no CD e esse geralmente o fator que faz um lbum demorar a ser lanado. Propor uma pausa na negociao, ouvir a outra parte, deixar o assunto especifico para ser tratado depois e se colocar no lugar da outra pessoa so dicas para superar impasses que acontecero durante as negociaes das msicas que sero parte integrante do lbum. (PUDELL, p. 10) Contrato fechado, lbum p ronto, e agora? Agora hora de divulgar o lbum, hora tambm da gravadora se unir ao empresrio da banda para conseguir b ons locais para a banda se apresentar, como rdios em hora de grande trfego de carros e programas de TV que vo ao ar de noite. Nessa etapa as negociaes so calmas, pois geralmente as gravadoras recebem pedido de bandas dos programas de TV, ento o empresrio somente precisa pressionar a gravadora para deixar sua banda tocar em um dos programas. ltimo passo a turn, caso a banda consiga vender bastante e arrecadar fs. Hoje a dois tipos de turn, a primeira uma turn s do artista, aonde ele apresenta as msicas que a gravadora selecionar. O segundo tipo abrir alguns shows de algum artista com maior nmero de fs e vendagem, modalidade que mais acontece com novos artistas, pois alm de divulgar a banda, a mesma j adquire experincia para uma possvel futura turn solo.

Quando o cantor decide apresentar seu trabalho na abertura de shows de outros artistas importante que este tenha o mesmo estilo ou estilo parecido ao seu, para que o pblico se identifique com o trabalho do artista que estar abr indo o show.
CONCLUSO

O artista que busca seus quinze minutos de fama precisa subir cada degrau da escada do sucesso prestando muita ateno nos detalhes e negociando com muita ateno, no indo com muita sede ao pote. Exemplos de brigas entre gravadora, empresrio e artista tm em todos os lugares e o artista precisa aprender com esses exemplos. Assumir uma postura profissional, ter calma e ser flexvel so caracter sticas de ouro na indstria musical, considerada por muitos o mercado mais difcil de manter-se no topo, por isso importante comear cada trabalho com a convico de que a parceria entre gravadora e artista preciosa e ambos querem ganhar com o produto final, ambos se importam com o produto e querem o melhor para ele. Portanto negociar com coerncia e clareza a melhor resposta para ambas as partes. Muitas vezes o artista parece ser somente um acessrio da gravadora, mas provar ao contrrio seu objetivo, mostrando que tem personalidade e voz ativa no seu trabalho. Conclui -se que para que o resultado do trabalho seja bom e vendvel durante todas as etapas da negociao o clima construtivo o mais adequado e deve vir tanto da gravadora como do artista.

REFERNCIAS

BOULEZ, Pierre. A msica hoje. 3 Ed. So Paulo: Perspectiva, 2002.148p KLEIN, Allison.
Como Funcionam as Gravadoras.

Disponvel

em:

http://lazer.hsw.uol.com.br/gravadoras3.htm TRAVIS, Peter. How to Sell Music?. Revista Rolling Stone, New York: Canwest Publishing Inc. Agosto 2010.

LEONHARD, Gerd. Music 2.0 1 Ed. Los Angeles: Creative Commom License, 2008. 228p. LORENTZ, Braulic. Artista x Gravadora: Quais as conseqncias dessa guerra?. Revista Billboard, So Paulo: BPP, Agosto de 2010. PEOPLES, Glee. Anlise: Tendncia de Vend as. Revista Billboard, So Paulo: BPP, Julho de 2010. PUDELL, Valmir. Tcnicas de Negociao Internacional. 19p. WILLMAN, Chris. Fenmeno Pop. Revista Billboard, So Paulo: BPP, Outubro de 2010.

Anda mungkin juga menyukai