Anda di halaman 1dari 2

Leis so chatas. Um palavrrio metido besta. E depois, lei nunca pega. Sou educadora, no advogada!

! Juntas ou separadas, essas frases esto presentes nas conversas de gestores escolares e professores. Em essncia, elas expressam o distanciamento entre as pessoas e a legislao. Em certa medida, fomos (de)formados para no gostar das lei . Nos cursos de formao de s professores e nas habilitaes ou especializaes para formar gestores escolares, disciplinas como Estrutura e Funcionamento so o principal contato dos educadores com a legislao. Em vrios casos, despejam-se datas e artigos para que os alunos decorem e, mais tarde, demonstrem a capacidade de memorizao em temidas provas: Em que ano foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases?, O que foi modificado no ensino obrigatrio com a Lei 5.692, de 1971?. No quero questionar a importncia dessas informaes. O problema que, reduzido a isso, o ensino da legislao educacional perde o principal: a oportunidade de dizer que as leis so fruto de embates, debates e disputas de poder. Elas podem (e muitas vezes devem) ser modificadas. As leis so essenciais para a democracia existir. Elas formam o que o filsofo italiano Norberto Bobbio (1909-2004) chamou de regras do jogo: se cada um fizesse as suas, somente a fora bruta prevaleceria. Como queremos viver juntos, em paz e com direitos, precisamos criar normas (que devem ser respeitadas por todos). Desconhec -las, alm de imprudente, o primeiro passo para se dar mal.

Participamos das decises por aes ou omisses Mas nossa (de)formao no campo legal de compreenso complexa. Como nasce uma lei, quem a aprova, quem a faz valer? Muitas vezes, s tomamos conhecimento de uma nova legislao quando esta j passou pelo Congresso Nacional ou quando j est alterando nossa vida. A histria recente do Brasil contribuiu para a sensao de mal-estar e de incompreenso, pois o povo no podia se meter em assuntos at ento reservados a especialistas e encarregados do poder em regimes de exceo, como a ditadura. Nossa averso s leis pode at ser interpretada como ato de rebeldia (mesmo que inconsciente) em relao a essa poca. Mas hoje elegemos os polticos que propem, discutem e votam as leis e no podemos mais alegar autoritarismo, pois participamos, mesmo que indiretamente, das decises pblicas, por ao ou omisso. Culturalmente temos a crena de que as normas devem ser aceitas sem indagaes. Porm, numa democracia, podemos question-las e at modificlas. Se s vezes algum artigo parece intil, basta lembrar um da Constituio Federal do Brasil, promulgada em 1988, que determinou que todo brasileiro deve ter no mnimo oito anos de escolaridade. Duas dcadas depois, ainda existem analfabetos. Ento o artigo no serviu para nada? Mesmo tendo sido usado para cobrar mais vagas de governantes? Mesmo permitindo aos cidados reivindicar o direito Educao? O problema, nesse caso, que poucos perseguem seus direitos da maneira correta. Na verdade, poucos sabem que tm esse direito.

O desconhecimento em relao s leis no exclusividade dos analfabetos. E no vexatrio ser ignorante, ainda mais quando no se o responsvel por essa ignorncia. Mas podemos fugir dela em reas que consideramos essenciais. Uma das maneiras saber as regras do jogo.

Anda mungkin juga menyukai