Anda di halaman 1dari 6

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

Culturas

CAF: ANLISE QUMICA DE SOLO Coleta de amostras em cafezal Caf: anlise qumica de solo coleta de amostras em cafezal Informao Tecnolgica Agosto de 2000 Culturas IInformaes resumidas sobre a coleta de amostras em solo em cafezal

Nome Produto Data Preo Linha Resenha

Autor(es) Departamento Tcnico

Culturas Caf: anlise qumica de solo coleta de amostras em cafezal

Menu Introduo Tipos de amostras de solo Nmero de amostras Onde retirar as amostras de solo Quando retirar as amostras Cuidados necessrios Como retirar amostras simples do solo Formao da amostra composta Identificao da amostra composta

1 - Introduo A analise qumica de amostras de solo a maneira mais segura de se avaliarem as necessidades de adubao para urna cultura. Mas, para que os resultados da analise possam ser confiveis, preciso que se faa uma boa coleta das amostras a serem analisadas. Leia com ateno as explicaes para conseguir isto.

1 de 6

10/16/aaaa 11:24

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

2 - Tipos de amostras de solo A amostragem de solo para analise feita pela coleta de pequenas pores de terra, que so retiradas de vrios pontos do terreno e reunidas para formar uma poro maior. As pores de torra retiradas em cada ponto so chamadas de amostras simples. A reunio de diversas amostras simples compem o que se chama de AMOSTRA COMPOSTA

3 - Nmero de amostras O terreno ocupado por uma lavoura de caf raramente uniforme. Quase sempre, apresenta variaes de um trecho para outro. De acordo com essas variaes do terreno, voc ira dividir a lavoura em duas, trs ou mais reas menores. Para cada uma destas reas, voc devera tirar, separadamente, uma amostra composta. Para dividir a lavoura em tais reas de amostragem, voc deve levar em considerao, especialmente: as diferenas de relevo (encosta, meia-encosta ou baixada), as diferenas de textura do solo (arenosa, argilosa ou barrenta), as diferenas de cor do solo (amarela, vermelha, etc.) as diferenas quanto a variedade, espaamento e idade das plantas e, finalmente, as diferenas de adubaes anteriores. Pode acontecer que uma lavoura relativamente grande apresente um terreno uniforme, ou seja, sem variaes aparente. Neste caso, ainda recomendvel dividir a lavoura em tantas reas de amostragem quantas couber, respeitando-se o limite mximo de hectares para cada uma delas. Retiram-se, assim, tantas amostras compostas quantas forem as reas de amostragem. Para formao da amostra composta de cada rea de amostragem, recomenda-se a retirada de 15 a 20 amostras simples.

4 - Onde retirar as amostras de solo O ponto para retirada de cada amostra simples varia de acordo com as seguintes situaes: lavouras em formao - retiram-se as amostras na regio onde se fez a adubao em cobertura. lavouras em produo com menos de 2 metros entre as linhas - retiram-se as amostras no meio da rua. lavouras em produo com mais de 2 metros entre as linhas -

2 de 6

10/16/aaaa 11:24

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

as amostras de solo devem ser retiradas no mesmo lado da rua onde se fez a ultima adubao e sempre na borda da saia dos cafeeiros; alem destas, retiram-se amostras no meio da rua a cada dois anos, para que os resultados de analises sirvam de comparao com a faixa adubada. Ateno: as amostras da borda das saias e as amostras do meio da rua devem ser retiradas em separado e assim enviadas para analise.

5 - Quando retirar as amostras Nos cafezais em produo, as amostras de solo devem ser retiradas poucos dias antes da arruao. Nos cafezais em formao, a partir de abril, ate junho. Em qualquer dos casos, devem-se esperar 30 dias depois da ultima adubao do solo para retirar as amostras.

6 - Cuidados necessrios Ao retirar as amostras do solo de uma lavoura, tome os seguintes cuidados: Retire amostras s em pontos representativos da rea, sem escolher partes melhores ou piores. Por isso, nunca retire amostras nas proximidades de casas, currais e outras instalaes. Evite retira-las tambm sobre os restos de formigueiro e em locais onde estiverem amontoados esterco, adubo ou calcrio. Ande em ziguezague na lavoura, retirando amostras simples em todos os pontos: fundo, cabeceira, lado direito, lado esquerdo e centro. Use baldes plsticos ou sacos plsticos devidamente limpos para a coleta das amostras. Nunca utilize sacos usados de adubos, calcrio, raes, etc.

7 - Como retirar a amostra simples do solo Localize o ponto de retirada da amostra. Limpe o local, removendo folhas secas e mato superficial.

Faa uma cova com enxado ate uma profundidade de 20 centmetros.

3 de 6

10/16/aaaa 11:24

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

Acerte uma das paredes da cova, deixando-a bem a prumo. Faa esse acerto com cavadeira reta, retirando e pondo de lado a terra que caiu dentro da cova. Da parede que ficou a prumo, corte uma fatia uniforme de terra, deixando-a cair no fundo da cova; esse corte feito tambm com a cavadeira.

Misture bem a fatia cortada ainda dentro da cova e retire um punhado da mistura. Coloque a quantidade retirada AMOSTRA SIMPLES - no balde ou saco plstico.

Observao: As amostras de solo podem ser retiradas com maior preciso e menor trabalho usando-se um TRADO. Procure conhecer, com o tcnico da EMATER, esse instrumento e informar-se como utiliz-lo para retirar amostras de terra.

8 - Formao da amostra composta Repita a operao de retirada de amostra simples nos diversos pontos da rea de amostragem, recolhendo sempre a mesma quantidade de terra e juntando-as dentro do balde.

Misture, dentro do balde, as amostras simples coletadas. Ponha meio quilo dessa mistura dentro de um saquinho plstico. Essa a amostra composta que devera ser remetida ao laboratrio.

4 de 6

10/16/aaaa 11:24

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

9 - Identificao da amostra composta Cada amostra composta obtida devera ser imediatamente identificada com uma etiqueta (carto ou papel grosso) amarrada na embalagem, devendo essa etiqueta conter os seguintes elementos de identificao: nome do proprietrio, nome da propriedade, municpio, numero da amostra e denominao da rea de amostragem a qual pertence. Exemplo: o Sr. Jos Ribeiro da Silva, residente no Sitio Santa Maria, municpio de Carvalhopolis, retirou das suas terras ocupadas com caf as seguintes amostras de solo: Amostra no 1: caf do limoeiro - meio da rua. Amostra no 2: caf do limoeiro - saia. Amostra no 3: caf do retiro velho (parte alta) - meio da rua. Amostra no 4: caf do retiro velho (parte alta) - saia. Amostra no 5: caf do retiro velho (parte baixa) - melo da rua. Amostra no 6: caf do retiro velho (parte baixa) - saia. Veja, neste caso, corno ficaria identificada, na etiqueta, a amostra no 3, que serve como exemplo de identificao para as demais amostras:

Alem da etiqueta de identificao, cada amostra devera ir acompanhada do respectivo formulrio para analise de solo, cujas informaes auxiliam na melhor interpretao dos resultados e no encaminhamento do boletim de analise ao interessado. Pea ao tcnico da EMATER para lhe fornecer esse formulrio. Observaes: Anote em um caderno a identificao de cada amostra (somente o numero e rea de amostragem) e guarde essa anotao para seu controle. Faa um mapa de localizao das amostras, se necessrio.

5 de 6

10/16/aaaa 11:24

EMATER - MG

http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Cultura...

6 de 6

10/16/aaaa 11:24

Anda mungkin juga menyukai