Anda di halaman 1dari 6

15/07/2011

Universidade Federal do ABC

Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos CONCEITOS A (Desempenho excepcional; 9,00–10,00); B (Bom desempenho; 7,00–8,90); C (Desempenho satisfatório; 5,00 a 6,99); D (Aproveitamento não satisfatório; 4,5 a 4,99); F (Reprovado; < 4,50).

Origem da vida e diversidade dos seres vivos (turmas D e F- matutino)
Profa. Vanessa K. Verdade
(vverdade@gmail.com)

Atenção!
-Cada conceito corresponde a um INTERVALO de notas! Portanto, o B de um não necessariamente corresponde ao B de outro.... SÓ FAÇO REVISÃO DE NOTA SE: -o aluno tiver assistido a aula de correção da prova - eu tiver errado na soma das questões.

Critério de correção das questões da prova: -Conteúdo e clareza (leia-se uso adequado do português!) -Comparação com um gabarito mínimo. -A correção é feita por questão e não por prova. Portanto tenho visão comparativa das respostas e posso detectar problemas no entendimento. -Corrijo sempre a mesma questão de todas as provas em um mesmo dia para evitar flutuação de humor!!!

Por quê?!

1) Associe as três características mais comuns utilizadas na definição do que é um ser vivo (autoreplicação, metabolismo e mutação) com os conceitos que você aprendeu em relação à evolução dos seres vivos (variabilidade,

individualidade e história). Explique. (1.0)

Gabarito: A auto-replicação está associada à história, pois é a partir da reprodução que as características dos seres vivos são passadas para as próximas gerações e permanecem no tempo. O metabolismo está relacionado à individualidade, pois sem o metabolismo o organismo tenderia ao equilíbrio e estabilidade, portanto perderia sua individualidade em relação ao meio. E a mutação está associada à variabilidade, pois se as características dos seres vivos não variassem, a própria evolução não existiria. (Nota: mais ou menos 0,25 para cada associação e os outros 0,25 para a qualidade da explicação)

1

. só surge a partir de outro ser vivo. no contexto da geração espontânea. (1.. mas permanece válida como explicação para o surgimento do primeiro ser vivo (evolução química e/ou panspermia) Biogênese: Um ser vivo. mesmo o mais simples. Ótimo! Pergunta que não quer calar: Então como surgiu o primeiro ser vivo? 2 . Seres vivos apresentam três características básicas: Auto-replicação (= história) Metabolismo (= manutenção) Mutação (= variabilidade) 2) A frase “A abiogênese foi completamente descartada após a realização do experimento de Pasteur” é verdadeira ou falsa? Explique.15/07/2011 Relembrando. A abiogênese foi descartada em relação ao surgimento dos seres vivos..0) Gabarito: Falsa.

Jean-Baptiste Monet (Cavaleiro de Lamarck) (1744-1829) Efeito do ambiente: . O que é seleção natural? Isso faz parte da teoria e precisa ser explicado! • Se colocaram para Lamarck evolução linear.modificação de hábitos .caracteres adquiridos são transmitidos aos descendentes (a herança de caracteres adquiridos explica porque organismos apresentam órgãos bem desenvolvidos para a função que desempenham). Jean-Baptiste Monet (Cavaleiro de Lamarck) (1744-1829) Atenção para duas características importantes da teoria de Lamarck: .. As modificações adquiridas são transmitidas para a geração seguinte.0) Gabarito Para Lamarck o meio ambiente gera a necessidade de modificação. E o que isso quer dizer? Qual é o papel do ambiente? • Para Lamarck a evolução acontecia por uso e desuso e para Darwin através de seleção natural. Poderia ter acontecido. Para Darwin o ambiente determina quais são os indivíduos que apresentam características que permitem sobrevivência e reprodução diferencial. fora. aceitamos atualmente biogênese: todo ser vivo vem de outro ser vivo.a modificação do caráter acontece no indivíduo ou indivíduos de uma mesma geração. 3) Quais são os conceitos da teoria de evolução de Lamarck que confrontam diretamente com os conceitos da teoria de evolução por seleção natural de Darwin? (1. Mas e o primeiro ser vivo? Atualmente é consenso no meio científico que o primeiro ser vivo surgiu a partir de reações químicas naturais em um ambiente favorável à formação de moléculas mais complexas a partir de elementos mais simples existentes no universo: chamamos essa teoria de evolução química. mesmo os mais simples.a modificação do caráter se dá por necessidade do animal . 3 . em direção a um aumento de complexidade x ancestralidade comum e árvore filogenética e evolução ocorre ao acaso. na Terra ou em ambos. OK.padrões diferentes de uso e desuso (desenvolvimento e atrofia de órgãos) . considerei algo também. A evolução química aconteceu na Terra ou fora dela? O primeiro ser vivo surgiu na Terra ou fora dela? Não temos respostas para essas perguntas. De geração em geração a frequência das características predominantes variam. Então.. Os indivíduos são agentes dessa modificação através do uso e desuso de características.15/07/2011 Recordando. • Problemas nessa questão: • Para Lamarck o ambiente tem papel secundário e para Darwin primário.

4 . Os recursos ambientais são limitantes.resume de do experimento de Pasteur” é verdadeira mais apto” (1. Seleção natural: o raciocínio . portanto os indivíduos competem por recursos.todas as espécies tem fertilidade alta. Descreva-o de maneira mais completa. Alguns caracteres favorecem a captação de recursos e outros a prejudicam gerando capacidades de sobrevivência e reprodução diferencial entre os indivíduos.recursos são limitados. Seleção natural: o raciocínio .indivíduos dentro de características variáveis. .Parte da variação descendentes. . .0) uma maneira extremamente simplificada o raciocínio envolvido no conceito da seleção natural. * Para acertar tinha que haver uma associação da sobrevivência com a reprodução! Só sobreviver não adianta nada! O indivíduo não permanece ao longo da história evolutiva e sim os caracteres que transmite a sua prole. portanto o número de indivíduos aumentaria em progressão geométrica se todos os indivíduos fossem capazes de reproduzir.Parte da variação pode afetar a obtenção de recursos e por consequência o sucesso reprodutivo e/ou sobrevivência. Esse processo foi descoberto por Darwin e Wallace independentemente Todos os seres vivos são aparentados em maior ou menor grau a partir de um ancestral comum (descendência com modificação) Elo e transformação presente entre todos os seres vivos.a modificação do caráter acontece no indivíduo ou indivíduos de uma mesma geração. Existe competição por recursos e portanto o sucesso reprodutivo e a sobrevivência variam entre os indivíduos.mas as populações naturais apresentam tamanho relativamente estável. Aqueles indivíduos que sobrevivem E deixam maior número de descendentes transmitem suas características para as próximas gerações. (2. É isso que observamos na natureza. 2) A frase “A abiogênese foi completamente descartada após a realização 4) A frase “sobrevivência doou falsa? Explique. .0) Gabarito: A sobrevivência do mais apto resume o raciocínio da seleção natural que inclui basicamente: As populações tem potencial para reproduzir e aumentar em número de indivíduos em progressão geométrica. uma população apresentam pode ser transmitida para os O que impede o crescimento? .a modificação do caráter se dá por necessidade do animal .15/07/2011 Grandes inovações de Darwin Evolução não é linear: é processo de divergência a partir de um ancestral comum O processo que causa as mudanças evolutivas: seleção natural.

Explique essa mesma ausência com base na teoria de evolução de Darwin. Explique a ausência de olhos nesses organismos com base na teoria de evolução de Lamarck.A sobrevivência do mais apto significa que aqueles que não apresentam as características mais favoráveis ao ambiente que vivem não sobrevivem. Assim..0) Para Darwin: Na população de organismos que viviam nas cavernas existiam ou surgiram em um determinado momento indivíduos sem olhos. Confusão entre características dos indivíduos.Explicar com o que não explica nada em diferentes graus: .0) Problema (mas sem descontar nota): Os indivíduos sem olhos apresentavam outras características vantajosas.A sobrevivência do mais apto significa que o mais adaptado às condições do ambiente sobrevive. .A sobrevivência do mais apto significa que os indivíduos mais adaptados ao ambiente são selecionados positivamente e sobrevivem. Os indivíduos sem olhos eram melhor adaptados a esse ambiente e assim os outros (com olhos) se extinguiram. 6) Toda a similaridade entre os organismos reflete parentesco e define grupos naturais (monofiléticos)? (1. o órgão pode ter atrofiado e a falta de olhos foi transmitida para outras gerações. (1. foi vantajosa no interior da caverna e trouxe vantagem na sobrevivência desses organismos resultando em maior sucesso reprodutivo. O que faz a característica permanecer e tornar-se dominante é a reprodução diferencial: maior número de descendentes com ou sem a tal característica. A falta de olhos.0) Problemas: Só mencionar sobrevivência. 5) Animais que vivem em cavernas muitas vezes não apresentam olhos. 5 . Ao longo das gerações o número de indivíduos sem olhos aumentou em frequência até que indivíduos com olhos tenham deixado de ocorrer na população..15/07/2011 Problemas nessa questão: . (2.blá blá blá.. populações e espécies..Essa frase é extremamente importante pois resumo um dos conceitos mais interessantes associados à teoria de evolução de darwin.Enrolação! . que revolucionou o pensamento. . por algum motivo..0) Para Lamarck: Os organismos que vivem em cavernas não precisam utilizar seus olhos por tratar-se de um ambiente escuro. (1. Para Darwin o meio não gerava a necessidade de olhos e assim os indivíduos cegos aumentaram em frequência através de seleção natural. .

15/07/2011 Quando comparamos organismos de táxons diferentes. mas na verdade têm origens diferentes e portanto não são a mesma coisa (chamadas homoplasias. Características que são novidades evolutivas (chamadas sinapomorfias) 3.75). Pois Darwin diz que o homem e o macaco compartilham um ancestral comum Verdadeiro.. Problemas: Sim.5 e 0. Dúvidas? 6 . as características semelhantes que compartilham podem ser de 3 tipos: 1. Dá a noção de progresso. Verdadeiro ou falso? Justifique.. Características que parecem iguais. 7) A figura abaixo é uma representação fiel da evolução do homem segundo a teoria de evolução de Darwin. aves e seres humanos = membros anteriores de tetrapodas) e para quem falou em convergências (asa do morcego e asa de aves) considerei algo (0. da evolução em uma linha intencional do mais simples ao complexo.0) Gabarito: Falsa. (2. são as convergências e paralelismos) Se a resposta foi Não: 0. Características herdadas dos ancestrais (chamadas de simplesiomorfias) 2.25 Para quem falou em homologias (por exemplo os membros anteriores de morcegos. mas em parte dá margem a outra interpretação. A palavra chave da questão era NOVIDADE EVOLUTIVA..