Anda di halaman 1dari 3

O SER HUMANO E O CICLO DE VIDA

O desenvolvimento do recm-nascido e da criana Embora os bebs nasam fisicamente impotentes, eles esto equipados com vrios reflexos e capacidades sensoriais que parecem melhorar as suas chances de sobrevivncia. Viso, audio e olfato esto sintonizados para interagir com as pessoas que cuidam deles. O crebro se desenvolve rapidamente aps o nascimento. A seqncia do desenvolvimento das habilidades motoras geralmente universal, embora existam variaes individuais na rapidez desse desenvolvimento. Tomas e Chess demonstraram que os bebs parecem nascer com temperamentos diferentes. Eles identificaram trs padres de temperamentos bsicos: fcil, difcil e relativamente resistente. Os tipos de temperamento parecem ter uma base biolgica e persistem por toda a vida, embora possam ser modificados pelas influncias do meio ambiente. De acordo com a teoria do apego, as habilidades do beb de desenvolver-se bem dependem da qualidade do vnculo com aqueles que cuidam dele. O apego seguro desenvolveu-se quando os pais so sensveis e receptivos s necessidades do beb. O desenvolvimento da comunicao Os bebs so biologicamente predispostos a aprender lnguas. Ao nascer, eles podem distinguir os sons que esto presentes em qualquer lngua, mas logo se tornam particularmente sensveis aos sons da lngua falada em seus lares. Os adultos promovem o desenvolvimento da linguagem nos bebs utilizando a chamada linguagem afetuosa (motherese). Os estgios do desenvolvimento da linguagem incluem arrulhar e balbuciar. Outros estgios so o estgio de uma palavra e o estgio de duas palavras. Em cada estgio, o vocabulrio de compreenso do beb maior que seu vocabulrio de produo. O desenvolvimento sexual O perfil sexual e a identidade sexual comeam a desenvolver-se no incio da infncia. Os meninos e as meninas apresentam preferncias diferentes em relao aos brinquedos e brincam geralmente com membros do mesmo sexo. Duas teorias contemporneas que explicam o desenvolvimento do perfil sexual so a teoria da aprendizagem social e a teoria do modelo de gnero. A primeira baseiase nos princpios de aprendizagem. As crianas aprendem os comportamentos adequados para cada sexo por meio de reforo, punio e imitao. A teoria do modelo de gnero baseia-se na idia de que as crianas desenvolvem ativamente categorias mentais para cada sexo. Os modelos sexuais da criana influenciam o que aprendem e lembram.

O desenvolvimento cognitivo De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, as crianas progridem por estgios cognitivos distintos e cada um deles representa uma mudana na forma de pensar e de entender o mundo. A permanncia de objeto adquirida durante o estgio sensoriomotor. O pensamento simblico adquirido no estgio pr-operatrio, que egocntrico e caracterizado por irreversibilidade e centrao. Assim, a criana no estgio properatrio incapaz de entender os princpios de conservao. Elas so capazes de pensamentos lgicos no estgio operatrio concreto, mas o pensamento est limitado a objetos e eventos tangveis. No estgio operatrio formal, o adolescente pode engajar-se em operaes mentais lgicas, envolvendo conceitos abstratos e situaes hipotticas. As crticas teoria de Piaget incluem: Piaget subestimou as habilidades cognitivas de bebs e crianas; os estgios de Piaget no so universais conforme ele acreditava; Piaget subestimou a influncia de fatores sociais e culturais no desenvolvimento cognitivo. O modelo de processamento de informao uma descrio alternativa do desenvolvimento cognitivo que enfatiza os processos mentais fundamentais e refora que o desenvolvimento cognitivo um processo de mudanas contnuas. A adolescncia Na puberdade, os adolescentes atingem a maturidade sexual. A puberdade implica o desenvolvimento de caractersticas sexuais primrias e secundrias, a espichada da adolescncia e, nas mulheres, a menarca. Enquanto o ciclo da puberdade relativamente previsvel o momento da puberdade varia. Os relacionamentos sexuais e romnticos tornam-se cada vez mais importantes na adolescncia. Por volta do final da adolescncia, a maioria dos homens e das mulheres j teve relaes sexuais. Em geral, quando o relacionamento entre pais e filhos bom antes da adolescncia, este continua a ser positivo ao longo da adolescncia. Os relacionamentos entre os colegas tornam-se cada vez mais importantes. As chances de a influncia dos colegas ser positiva ou negativa praticamente igual. A teoria de Erikson sobre o desenvolvimento psicossocial enfatiza que cada estgio da vida marcado por um conflito psicossial especfico. Identidade versus difuso da identidade o conflito associado aos adolescentes; entretanto, o processo de formao de identidade no termina na adolescncia. Lawrence Kohlberg descreveu o tipo de juzo vigente no momento de tomar uma deciso moral. A sua teoria de desenvolvimento moral inclui os nveis prconvencional, convencional e ps-convencional, e cada nvel tem dois estgios. Alguns pesquisadores acreditam que o juzo moral afetado tanto pelo sexo quanto pela cultura. O desenvolvimento do adulto Embora existam padres gerais no desenvolvimento do adulto, variaes individuais so cada vez mais significativas. As trs fases da vida adulta so incio da

vida adulta, meia-idade e terceira idade. A gentica, o meio ambiente e o estilo de vida individual influenciam mudanas fsicas aos longo da vida adulta e do envelhecimento. Amor e trabalho so os dois temas centrais que dominam o desenvolvimento do adulto. Os amigos continuam a ser importantes na vida adulta. Formar uma relao comprometida e ntima uma tarefa importante, tradicionalmente associada com o incio da vida adulta. A satisfao conjugal tende a diminuir aps o nascimento do primeiro filho e a aumentar aps os filhos sarem de casa. As estruturas e os relacionamentos familiares tornaram-se muito variados nos Estados Unidos. Embora a combinao de funes profissionais, conjugais e familiares possa ser difcil, especialmente para a mulher, funes mltiplas podem levar ao aumento da satisfao pessoal quando a qualidade da experincia em cada papel alta. A terceira idade e o envelhecimento A terceira idade no implica necessariamente um declnio drstico das funes fsicas e cognitivas. As habilidades mentais s comeam a diminuir levemente por volta dos 60 anos, e esses declnios podem ser minimizados ou eliminados com um estilo de vida ativo e mentalmente estimulante. Muitos idosos no se desligam da vida, mas permanecem socialmente ativos. De acordo com a teoria da atividade no envelhecer, a satisfao na terceira idade mais alta quando as pessoas mantm seus nveis anteriores de atividades. Os idosos diferem no seu nvel ideal de atividade. Erikson identificou a tarefa da integridade do ego como a tarefa psicossocial principal da velhice. A morte e o morrer A morte pode ocorrer a qualquer momento ao longo da vida de uma pessoa, embora seja comumente associada velhice. A ansiedade em relao morte tende a atingir o seu auge na meia-idade e diminuir na velhice. Elisabeth Kbler-Ross props um modelo de cinco estgios da morte: negao, raiva, barganha, depresso e aceitao. Entretanto, os indivduos reagem de maneiras diferentes em face da morte iminente.

EQUIPE IDP

Referncia Bibliogrfica e Bibliografia Bsica: HOCKENBURY, D. H.; HOCKENBURY, S. E. Descobrindo a Psicologia. So Paulo: Ed. Manole, 2003.

Anda mungkin juga menyukai