Anda di halaman 1dari 5

VIVA MELHOR COM SEU INTESTINO

Para quem tem intestino preso:


y y y y

Ingerir semente de mamo (sem mastigar); 08 a 10 ameixas pretas secas colocadas num copo de gua; Tomar a gua e comer as ameixas de manh ou noite; Consumir muita fibra principalmente cenoura, palmito e agrio.

Para quem tem intestino muito solto:


y y y

No tomar sucos de frutas cidas; No tomar leite; No tomar caf.

O PROBLEMA DA M DIGESTO
Uma parcela significativa da populao brasileira sofre de problemas de m digesto. As causas esto geralmente nos hbitos alimentares, no stress e no estilo de vida. Para se ter uma avaliao correta do quadro, de suma importncia que se consulte um mdico e que no se tome remdios por conta prpria. Porm, sabe-se que, na grande maioria dos casos, as pessoas acabam se automedicando. Estes medicamentos, disponveis em farmcias, podem, num primeiro momento, aliviar os sintomas a curto prazo. No entanto, se eles forem mais intensos e voltarem com freqncia, isto mostra que o tratamento no est sendo suficiente. Antes de ir ao mdico, tente modificar seus hbitos. Caso o problema persista, hora de procur-lo. Aqui seguem algumas dicas para minimizar este tipo de problema atravs da mudana de hbitos: 1. Evitar excesso de comida ou alimentos pesados ou gordurosos a regra nmero 1. Prefira refeies bem balanceadas, em horrios regulares. 2. No se deite no perodo de duas a trs horas depois de ter feito a refeio. 3. Alimentos que prejudiquem a digesto devem ser evitados. Podemos listar, entre outros: carnes gordurosas, alimentos muito temperados, chocolate, caf, suco de laranja, refrigerantes, bala de menta, etc... 4. Pare de fumar (este conselho vale no somente para a digesto, mas tambm para a sade do organismo como um todo). 5. Tente chegar ao seu peso ideal de acordo com sua estatura e faixa etria. 6. Pratique exerccios fsicos regularmente. 7. Evite roupas apertadas. 8. Durma de 7 a 8 horas por dia. 9. Seja mais socivel e comunicativo

DIETA RICA EM FIBRAS


sempre aconselhada na complementao alimentar: Ingerir, em jejum, duas colheres de sobremesa de farelo de cereais (arroz ou trigo), umedecido com gua, leite, suco de laranja ou mel. O farelo pode ser adicionado ao preparo de suco de frutas, sopa, ensopados ou mingau, conforme sua preferncia; Utilizar diariamente nas refeies verduras de folhas cruas (alface, almeiro, agrio, escarola, etc) e legumes (abobrinha, abbora, vagem, quiabo, jil, mandioca, etc); Ingerir diariamente frutas cruas (laranja com bagao, mamo com semente, banana e pra) e frutas secas (ameixa, passas e tmaras); Utilizar, de preferncia, alimentos integrais (arroz, po e aveia); Ingerir diariamente leguminosas e gros (feijo, ervilha, lentilha, gro-de-bico e soja); Variar a ingesto de alimentos, evitando a repetio por vrios dias seguidos; Outros alimentos com fibras: frutas (damasco, morango, manga, cereja, figo, pssego, grapefruit e mamo); vegetais (aspargo, brcolis, milho, endvia, berinjela, couve, couve-flor, cogumelo, quiabo, cebola, rabanete, palmito, etc...)

DOENA HEMORROIDRIA
A Doena Hemorroidria tem distribuio universal e, est ligada ao sedentarismo, pessoas com problemas circulatrios e com predisposio gentica e sofrem de obstipao crnica ("intestino preso"). As hemorridas so pequenas varizes que se formam na regio ano-retal e seu principal sintoma o sangramento aps a evacuao, dor e "ardncia", quando da evacuao. Classifica-se em Grau I, II, III e IV, sendo as de Grau I e II tratadas clinicamente. As de Grau III e IV necessitam ser tratadas cirurgicamente, uma vez que apresentam complicaes como sangramento, trombose, fissuras, etc...Para um diagnstico seguro, recomenda-se a realizao do exame de Proctolgico e a Retossigmidoscopia.

Tratamento Clnico
Modificao dos hbitos alimentares, com uma dieta rica em fibras alimentares (frutas, verduras, cereais), diminuindo-se a ingesto de gorduras. Evitar uso de bebidas alcolicas e alimentos muito temperados. Profilaxia (higiene), com uso de ducha higinica e medicao que regula o hbito intestinal (evitando-se o uso de laxativos).

Tratamento no Cirrgico
Na Gastromed, para maior conforto dos pacientes, realizado moderno tratamento que consiste no emprego de raios infravermelhos aplicados nas hemorridas, fornecendo sua

diminuio (INFRARED). Referido tratamento realizado ambulatorialmente. Tambm pode ser empregado o mtodo da "ligadura elstica".

Tratamento Cirrgico
Quando a Doena Hemorroidria no responde ao tratamento clnico, recorre-se cirurgia. Na Gastromed, aplica-se o mtodo cirrgico mais moderno, oferecendo rpida recuperao e maior conforto ps-operatrio com o uso do BISTURI HARMNICO ou o GRAMPEADOR.

COMO FAZER O INTESTINO FUNCIONAR


Os males advindos de se ter o intestino preso so to comuns que causam alarme. Se o indivduo no tem uma evacuao regular (uma ou mais vezes por dia), ele pode estar sujeito aos mais variados males, que vo desde a alteraes na pele, irritao nervosa, hemorridas, at apendicite, colite ou, pior ainda, cncer no clon ou do reto. pesaroso ver que tantos sofrem deste mal quando trs passos to simples poderiam alivi -los facilmente destes problemas.

Sugerimos abaixo estas trs prticas que, se adot adas, podero resolver o problema de priso intestinal. 1) Ingerir abundncia de lquidos. Se o volume de lquidos da corrente sangunea estiver insuficiente, o organismo procura reter ao mximo a gua da qual dispe. Assim o indivduo pode: - Diminuir sua sudorese prejudicando a adequada eliminao de produtos indesejveis ao organismo - toxinas. - Diminuir a quantidade de urina eliminada, retendo assim as impurezas que seriam eliminadas para fora do corpo. - Reter toda a gua que estiver presente no bolo alimentar. Assim as fezes se concentram, endurecem e se tornam extremamente difceis de serem eliminadas. por isso que todos ns necessitamos tomar lquidos em abundncia durante o dia, mesmo que no tenh amos sede. 2) Comer abundncia de fibras vegetais: Por no serem digeridas, estas fibras servem como vassourinhas para os intestinos, limpando suas paredes e forando a evacuao mais regularizada. Os alimentos fibrosos so : - Cereais integrais (aveia, trigo - gros e farinha integral - arroz

integral, triguilho, etc.) e os preparos e massas feitos com cereais integrais. - Frutas com bagao. - Verduras, especialmente as de fibras Ex.:escarola, almeiro, brcoli, catalnia, etc. mais rgidas.

Obs.: H alguns alimentos que so especialmente laxantes, so eles: Farelo de trigo (adicionar a mingaus, sopas, bolachas e pes caseiros, etc.). Usar at 2 colheres de sopa por dia. Ameixa preta: deix-las de molho noite e us -las em jejum pela manh. Sementes de mamo: comer o mamo, engolir antes as sementes ( 2 a 3 colheres de sopa). Voc pode mastig-las ou no. Pode-se tambm bat-las em vitaminas de frutas, adoando levemente esta vitamina com mel ou melado. Sementes de linhaa: deix-las de molho durante a noite (1 colher de sopa em meio copo de gua). De manh, tomar o lquido amornado. As sementes podero ser mastigadas ou batidas em liquidificador, prestando -se para adio em vitaminas, mingaus ou panquecas e assados, substi tuindo em parte o ovo quanto ao efeito de dar liga. Sene : deixar as folhas de molho durante a noite ( 1 colher de sobremesa por xcara de gua) e beber o lquido de manh, frio ou amornado. leo de oliva puro: tomar uma colher de sopa em jejum de manh.

Veja tambm Benefcios do azeite - DICAS DE ALIMENTACAO


3) Atender ao intestino assim que ele pedir: A prtica de deixar para depois quando o intestino pede altamente prejudicial: o intestino pode ficar viciado e preguioso. Coloque esta mensagem do teu organismo bem alto na lista de suas prioridades - assim que o intestino der um pequeno sinal, atenda-o. Obs.: muito benfico para o bom funcionamento intestinal, a formao de hbito ou cost ume. Escolha um ou mais horrios durante o dia que lhe favorecem e treine o seu intestino a

funcionar quelas horas (especialmente mais fcil aparecer o desejo de evacuar).

aps uma refeio

Desfrute ento os benefcios de um intestino regularizado

Anda mungkin juga menyukai