Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE FEDERAL D0 ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Cincias Sociais Aplicadas Bacharelado em Cincia e Tecnologia Prof.

Maria Gabriela S.M.C. Marinho

Arthur Scaquetti do Nascimento Turma A - Noturno

RA: 11206110

Estudo Dirigido 01 Texto 01: Um Toque de Clssicos (Introduo)

1. As autoras apontam a construo da chamada modernidade europia como um longo processo de transformao social, econmica, poltica e cultural, portanto das mentalidades e da conscincia de si mesmo. Aponte exemplos que confirmam esta premissa.
R: Nesta poca, aconteciaas grandes revolues burguesas e a Revoluo Industrial que, juntamente com as bases do capitalismo, acarretou em um crescimento nos meios de produo da Europa. Com isso, observou-se um grande xodo rural, j que as mquinas produziam muito mais que trabalhadores do campo. Logo, estes se viram na necessidade de acompanhar o ritmo econmico nas cidades, que mais tarde se tornaram grandes cidades urbanizadas. Esse perodo de revolues teve como base o empirismo, racionalismo e iluminismo, filosofias que surgiram para unir pensamentos e ideias sobre toda a situao atual europeia.

2. O que caracteriza o conceito tempo socia l? De que modo a questo social abordada no texto?
R: O tempo social tratado no texto em como as pessoas realizavam suas atividades dirias e administravam suas tarefas para que obtivessem um maior aproveitamento. Antes, estaes do ano, clima, tempo de luminosidade e outras mudanas da natureza eram o que relativizava as tarefas. Depois da industrializao, comearam a usar seu tempo a partir de horas precisas de trabalho, o que gerou uma relao direta de tempo e dinheiro, cronometrando-o de forma que cobrasse a partir disso.

3. Racionalismo, Empirismo e Iluminismo so vertentes filosficas que modelaram a racionalidade europia no interior da chamada modernidade. Detalhe sua compreenso destas correntes filosficas em sua correlao com a experincia da modernidade?

R: De uma maneira geral, as trs correntes derivam de pensamentos defendidos por aqueles que buscavam autonomia diante de autoridades, sendo a Igreja a principal dessas.Ou seja, todas as trs baseiam-se no conceito de secularizao. O racionalismo a maneira lgica de se chegar a uma concluso atravs de proposies. O empirismo a prtica e experimentao de teorias. J o iluminismo abrange as ideias que defendem a razo como forma de expandir os conhecimentos sobre tudo ao seu redor. Tais ideias propiciaram a ascenso do liberalismo e influenciaram as revolues burguesas.

4. Aglomeraes urbanas, novas formas de organizao do trabalho, pssimas condies sanitrias, desagregao humana e social contriburam para forjar uma experincia indita em termos de convivncia, estrutura e relaes de poder. De que modo tais eventos se disseminaram e se enraizaram em termos do conflito e das tenses entre liberdade e igualdade?
R: Diante da industrializao, as cidades cresceram muito em muito pouco tempo, principalmente com as migraes de camponeses. A demanda foi muito grande em relao estrutura que j existia para suportar as condies de vida. Os salrios eram pssimos e as condies de trabalho eram muito precrias. Quando o trabalhador, que sofria com tais adversidades, se via em uma posio inferior de seu patro, que possua uma estrutura de vida melhor, este via tambm que, naquele tipo de sociedade, no havia meios de crescer social e economicamente. Juntando estas duas vises, fica claro que quem fosse trabalhador (preso sem liberdade ao seu trabalho) comearia a criar um sentimento de revolta quanto a tal desigualdade. Da comeou o surgimento de partidos e sindicatos, que levou luta de classes.

5. De que modo se constituram as primeiras sociologias?


R: As primeiras sociologias surgiram assim que comearam com a contestaodos fatos impostos pela Igreja secularizao. A razo foi defendida, deixando de lado os paradigmas da f para que pudessem analisar na prtica o que acontecia na sociedade. Diante de tanto caos nas cidades, abuso no trabalho e desigualdade, surgiram ento os pensadores e aqueles que defendiam uma reforma religiosa. Isso s fez com que ampliassem seu modo de pensar no indivduo e seu papel na sociedade.

Texto 02: A cidade, a indstria, a classe trabalhadora (Cap.12, Hobsbawn)

1. O autor alinhava um conjunto bastante expressivo de dados para situar a nova estrutura econmica e social de um mundo transformado pela industrializao e urbanizao. Selecionee comente sobre algumas destas transformaes. Argumente de que modo elas se relacionam com o surgimento da Sociologia.
R: O autor cita, por exemplo, a desigualdade social, a industrializao que instigou o xodo rural e a reforma protestante. Com a industrializao, a nova relao predominante era Empresrio-Proletrio, porm era uma relao no ponderada, onde o operrio trabalhava muito e ganhava pouqussimo para se manter na cidade, causando a desigualdade social. Diante de tanto descontentamento, pensamentos surgiram para tentar esclarecer qual era o verdadeiro direito e que papel cada um teria na sociedade ento. Isso s fez com que desenvolvessem a sociologia, a maneira que encontraram para, atravs da razo e no mais apenas pela f, de contornar(ou ao menos tentar) a realidade em que se viam, buscando melhoras no meio em que viviam.

2. Analise as configuraes, articulaes e tenses que se estabeleceram entre o capital financeiro e as demais formas de organizao da produo, como indstrias , agricultura, comrcio ou artesos.
R: Antes, o proprietrio rural e o arteso dominavam o comrcio europeu, porm com a industrializao, se viram diante de grandes empresrios e do modo de produo bem mais rpido e eficaz, logo tiveram que se alinhar com esse novo comrcio, se adaptando a ele. A indstria foi se ampliando juntamente com os meios de produo e com isso investimentos vieram juntos. O capital acumulado agora necessitava de um local seguro e prtico de manipular, para isso surgiram os bancos e posteriormente os bancos de investimento. Aqueles que moravam prximos ainda do campo, tentavam manter uma vida de trabalho dupla, cultivando trabalhos rurais, trazendo alimentos para a cidade, tentando ampliar um pouco o lucro do final do ms. Porm, nada disso tirou o poder das mos dos empresrios que controlavam o capital financeiro da cidade.

3. A partir do texto, aponte as distines de classe que passaram a caracterizar a distncia social entre trabalhadores, a classe mdia e os burgueses.
R: Com a urbanizao, ocorreu a superlotao das cidades, e ento muitos se viam morando na rua j que tinham vida precria mesmo trabalhando, devido aos pssimos salrios e pssimas condies de trabalho. A classe mdia e os burgueses acharam a situao oportuna e visualizaram que a partir disso,

poderiam se beneficiar com uma mo de obra barata. Os pobres continuariam trabalhando para eles, pois precisavam do pouco dinheiro oferecido (estavam desprovidos de sua liberdade presos ao capital). Os empresrios, ento, ganhavam mais e construam cada vez mais meios de investimento na cidade (com possvel desapropriao de trabalhadores), se enriqueciam cada vez mais e esse ciclo s aumentava a desigualdade social.

4. De que modo a diferenciao de salrios contr ibuiu para a consolidao e estratificao do sistemaanalisado?
R: As condies do trabalhador estavam direcionadas: trabalhar muito pra ganhar pouco. Isso s fazia com que o mesmo dependesse sempre disso, sem meios de prever uma melhoria, aceitando as condies impostas pelos proprietrios. Os burgueses lucravam cada vez mais com isso, consolidando e estratificando a economia.

5. Como se deu a formao da conscincia de classe a partir da base social que se constituiu ao longo do sculo XIX?
R: Surge a partir da concepo dos mais ricos que tiravam proveito da situao, ampliando a lacuna socioeconmica entre as classes sociais. Com isso, aqueles que eram menos favorecidos (mas no s: a pequena burguesia tambm tomou partido) comearam a enxergar cada vez mais claramente que uma mudana de estilo de vida seria quase impossvel, consolidando as classes sociais.

Anda mungkin juga menyukai