Anda di halaman 1dari 26

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Captulo 4 Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Os assuntos abordados nos Captulos II e III apresentaram os fundamentos para o estudo da usinagem. Os fenmenos decorrentes do contato da ferramenta com a pea sero apresentados a partir deste Captulo, que trata do processo de formao do cavaco e do estudo da interface cavaco-ferramenta. Antes de dar incio ao estudo da formao do cavaco propriamente dita, apresentada a definio do corte ortogonal, que tem por objetivo permitir simplificaes no estudo dos fenmenos relacionados ao contato cavaco-ferramenta, como a formao do cavaco, interface cavaco-ferramenta, foras e tenses de usinagem.

4.1 O Corte Ortogonal

As direes de corte, avano e do movimento de sada do cavaco para o torneamento cilndrico so representadas na Figura 4.1. Nota-se que essas trs direes no esto contidas um mesmo plano, de modo que o corte denominado tridimensional. O corte ortogonal faz uma simplificao do corte na qual as direes dos movimentos de corte, avano e de sada do cavaco passem a fazer parte de um mesmo plano. Exemplos de corte ortogonal so apresentados na Figura 4.2.

Direo de corte

Direo de avano

Direo do movimento de sada do cavaco

Figura 4.1 Exemplo de corte tridimensional.


Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

36

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Direo de corte

Direo de corte

Direo de avano

Direo de avano Direo do movimento de sada do cavaco


Direo do movimento de sada do cavaco

Figura 4.2 Exemplos de corte ortogonal.

Os desenhos esquemticos mostrados na Figura 4.2 permitem a visualizar que as direes de corte, avano e de sada dos cavacos pertencem a um mesmo plano. O desenho apresentado na Figura 4.3 representa uma vista do plano de trabalho de uma ferramenta no corte ortogonal.

h h

Figura 4.3 Vista do plano de trabalho durante o corte ortogonal.

Alm das consideraes relacionadas s direes, outras condies devem ser atendidas para que o corte seja considerado ortogonal: A aresta de corte deve ser reta e perpendicular direo de corte; A aresta de corte deve ser maior que a largura de corte b; A espessura de corte h, que igual ao avano, deve ser pequena em relao largura de corte b;
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

37

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

A largura de corte b e a espessura do cavaco b devem ser idnticas; O cavaco formado deve ser contnuo, sem formao de aresta postia de corte;

As simplificaes obtidas por meio do corte ortogonal facilitam a visualizao dos fenmenos que ocorrem durante o corte.

4.2 A Formao do Cavaco

O desenho esquemtico do ensaio de compresso apresentado na Figura 4.4. O corpo de prova submetido a esforos de compresso crescentes (F1 < F2 < F3) e inicialmente sofre deformaes elsticas (I). O aumento dos esforos de compresso prossegue at que seja atingido o limite de resistncia ao cisalhamento do material e a partir da o corpo de prova sofre deformaes plsticas (II). No instante em que o limite de resistncia do material atingido, o corpo de prova rompe por cisalhamento. De acordo com o diagrama de distribuio de tenses de cisalhamento, a mxima tenso ocorre em um plano a 45o de modo que o material sofre cisalhamento nessa regio, caso seja isotrpico e no apresente defeitos.

F1

F2

F3

F1 I

F2 II

F3 III

Figura 4.4 Representao esquemtica do ensaio de compresso.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

38

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Para o estudo da formao do cavaco, o volume klmn, mostrado na Figura 4.4, pode ser considerado um corpo de provas submetido a um ensaio de compresso. As tenses de compresso a que o volume de material submetido crescem medida que o volume de referncia se aproxima da cunha de corte da ferramenta, de modo que o material submetido deformao elstica e plstica, at sofrer ruptura por cisalhamento no ponto O, localizado na ponta da ferramenta. A regio onde o material cisalhado denominada zona de cisalhamento primria, representada na Figura 4.5. Para efeito de simplificao, a zona de cisalhamento primria representada por um plano perpendicular ao plano de trabalho, denominado plano de cisalhamento primrio, indicado pelo seguimento OD na Figura 4.4.

Figura 4.4 Desenho representativo do processo de formao de cavaco (Trent, 1991).

Aps passar pela zona de cisalhamento primria o volume de referncia deformado e passa a assumir a configurao representada por pqrs no esquema da Figura 4.4. A partir de ento tem incio a quarta etapa, a formao do cavaco, que o movimento do cavaco sobre a superfcie de sada da ferramenta.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

39

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Figura 4.5 Representao esquemtica das zonas de cisalhamento primria e secundria (Trent, 1991).

De modo resumido, a formao do cavaco consiste de quatro etapas que so: Deformao elstica, ou recalque; Deformao plstica; Ruptura; Movimento do cavaco sobre a superfcie da ferramenta;

A quarta etapa do ciclo distingue a formao do cavaco do processo de ruptura em ensaios de compresso. Ao entrar em contato com ferramenta, o material submetido a esforos de compresso e de cisalhamento na direo paralela superfcie de sada da ferramenta, o que d origem chamada zona de cisalhamento secundria, tambm representada na Figura 4.5. O material na zona de cisalhamento secundria exerce esforos de compresso sobre a zona de cisalhamento primria, o que faz com que a regio de mxima tenso de cisalhamento nesta regio ocorra em uma posio no mais a 45o, como ocorre nos ensaios de compresso. A posio da regio de mxima tenso de cisalhamento indicada pelo chamado ngulo de cisalhamento (), como indicado nas Figuras 4.4 e 4.5.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

40

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

A medida do ngulo de cisalhamento sempre menor que 45o e tanto menor quanto maior for a resistncia ao cisalhamento do material na zona de cisalhamento secundria. Os fenmenos que ocorrem na interface da ferramenta e os seus efeitos sobre o ngulo de cisalhamento so detalhados nas sees a seguir.

4.3 - Interface Cavaco-Ferramenta

O estudo da interface cavaco-ferramenta se justifica no s por sua influncia direta na formao do cavaco, mas tambm por estar relacionado s temperaturas, s foras de usinagem e vida das ferramentas. Os fenmenos que ocorrem na interface cavaco-ferramenta no so totalmente esclarecidos. A teoria mais aceita foi proposta por Trent (1963), que assume a existncia de uma zona de aderncia e de uma zona de escorregamento na interface cavaco-ferramenta. O desenho esquemtico da Figura 4.6 indica a localizao dessas zonas.

Ferramenta

Figura 4.6 Representao das zonas de aderncia e escorregamento Trent (1991).

A regio hachurada corresponde zona de aderncia que seguida pela rea delimitada pela linha tracejada.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

41

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Apesar de no se ter conseguido provar a existncia da zona de aderncia, existem fortes evidncias de que ela ocorra. Trent (1991) ao analisar a raiz do cavaco aps o corte ter sido interrompido abruptamente em um dispositivo denominado quick stop encontrou fortes evidncias de sua existncia. Outra evidncia da existncia da zona de aderncia est relacionada ao atrito em usinagem. So identificados trs regimes de atrito entre slidos, dependendo da rea de contato efetiva entre as superfcies de contato. Shaw et al. (1960) apresentaram os trs regimes de atrito slido por meio do diagrama da Figura 4.7.

Figura 4.7 Representao dos trs regimes de atrito slido (Shaw,1960).

O regime I ocorre quando a rea de contato efetiva entre os slidos muito menor que a rea aparente (Ar << A), pelo fato de o contato ocorrer apenas nas irregularidades das superfcies. Nesse regime vlida a Lei de Atrito de Coulomb (=/ = constante, onde e so as tenses normal e cisalhante presentes no contanto). O regime III aquele onde no existe superfcie livre. A rea de contato real equivale rea aparente (Ar = A). O regime II o de transio entre I e III, onde o coeficiente de atrito diminui com o aumento da carga. Wallace e Boothroyd (1964), contestam a existncia do regime II e afirmam que ocorre a transio brusca do regime I para III.
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

42

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

De acordo com o modelo de atrito apresentado, quando existe o contato total entre as superfcies a tenso cisalhante constante e corresponde tenso de cisalhamento do material de menor resistncia. O modelo de distribuio de tenses proposto por Zorev (1963), mostrado na Figura 4.8, indica que a tenso de cisalhamento constante nas proximidades da ponta da ferramenta e passa a decrescer a partir de um certo ponto, at chegar a zero. Ainda de acordo com o modelo, a tenso normal mxima na ponta da ferramenta e decresce exponencialmente at chegar a zero. As elevadas tenses de compresso na ponta da ferramenta e o fato de a tenso de cisalhamento no variar com a tenso normal indica que nas proximidades da ponta da ferramenta ocorre o contato total entre a raiz do cavaco e a superfcie de sada da ferramenta.

Escorregamento

Ferramenta

Figura 4.8 Modelo de distribuio de tenses em usinagem proposto por Zorev (1963). Onde: st - tenso cisalhante na regio de aderncia; lst - comprimento da regio de aderncia e, lf - comprimento total das regies de aderncia e de escorregamento.

Na regio de aderncia, Ar = A e prevalece o regime III. Na regio de escorregamento Ar << A vale o regime I. Dessa forma, a fora total, tangente

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

43

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

superfcie da ferramenta, dada pela soma das foras tangenciais que atuam em cada uma das regies. Em determinadas condies especiais a zona de aderncia pode ser suprimida, prevalecendo apenas as condies de escorregamento. Devido existncia de diferentes condies na interface cavaco-ferramenta, impese a necessidade de estudo criterioso de cada uma dessas condies. A presena da zona de aderncia pode ser ainda evidenciada por meio da anlise da Figura 4.9 (Hutchings, 1995), onde mostrado um diagrama de regimes de desgaste, definidos pela velocidade normalizada e pela carga normalizada. A velocidade normalizada a razo entre a velocidade de deslizamento e a velocidade da conduo do calor e a carga normalizada definida pela diviso do valor da carga normal aplicada pela rea de contato e pela menor dureza entre os materiais em contado. Velocidade normalizada =
vd vtc

(4.1)

Onde: vd a velocidade de deslizamento e vtc a velocidade de transferncia de calor. Carga normalizada = Onde: FN a carga normalizada, A a rea de contato e HV o valor da menor dureza entre os materiais em contato. O diagrama foi obtido por meio de ensaios de desgaste pino sobre disco e define regies de desgaste severo, suave, transio entre os dois regimes e uma regio onde ocorre a adeso, definida predominantemente pelo valor da carga normalizada.
FN A.HV

(4.2)

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

44

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

10
I Adeso

Carga normalizada

10-1
II Severo

IV Severo

10-3

V Suave

III Suave

10-5 10-2 1 Velocidade normalizada 104

Figura 4.9. Mapa de regime de desgaste obtido no ensaio pino sobre disco em corpos de prova de ao. Tomando como exemplo o torneamento do ao AISI H10 (Costa, 2003), pode-se estimar o valor da fora normal por meio da equao de Kienzle (Ferraresi, 1977), apresentada a seguir:
1 z

Fc = K s1 .b.h Onde:

(4.3)

Fc a fora de corte; Ks1 e 1-z so constantes determinadas por meio de grfico, em funo do par ferramenta-pea e das condies de corte; h a espessura do cavaco, calculada pela eq. (2.6); b a largura calculada do cavaco, definida pela eq. (4.4); b= ap sen r (4.4)

Onde: ap a profundidade de corte;


Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

45

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

r o ngulo de posio; Os valores de profundidade de corte e do ngulo de posio adotados no exemplo foram 0,1 mm e 75o, respectivamente. Substituindo-se esses valores na eq. (4.4) obtm-se: b = 0,104 mm. Os valores de Ks1 e de 1-z foram obtidos considerando um material de caractersticas semelhantes s do material usinado (Ferraresi, 1977). Ks1 = 2250 N/mm2 e 1-z = 0,84. Substituindo esses valores na eq. (4.3) tem-se que: Fc = 21,4 N De posse do valor da fora de corte Fc, pode-se determinar a presso especfica de corte Ks, por meio da equao (4.5).
Fc A

Ks =

(4.5)

Onde A a rea de contato cavaco ferramenta. Substituindo-se os valores de Fc e A (0,06 x 0,1) na eq. (4.5) tem-se: Ks = 3567 N/mm2 = 3567 MPa A carga normalizada ento calculada dividindo-se Ks pela dureza do material da pea, que no exemplo foi considerado 1000 HV. Como resultado obtm-se que a carga normalizada vale aproximadamente 3,5. Do diagrama da Figura 4.9, tem-se que valores de carga normal da ordem de grandeza 101 como a obtida no exemplo, correspondem regio de adeso, o que um forte argumento para a existncia da zona de aderncia, ainda mais considerando que, para o clculo de Ks foi tomado o valor nominal da rea de contato cavaco-ferramenta. Como de acordo com a Fig. 4.6 a rea de aderncia apenas uma parcela da rea total de contato, o valor real de
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

46

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Ks superior ao calculado. Somando-se a isso o fato que, de acordo com o modelo de Zorev mostrado na Fig. 4.8, a tenso normal superior na ponta da ferramenta, a hiptese da existncia de uma zona de aderncia naquela regio torna-se irrefutvel.

4.3.1 - Zona de aderncia

Como j mencionado, a existncia de uma zona de aderncia na interface cavacoferramenta foi evidenciada por meio da anlise de micrografias da raiz do cavaco (obtidas pela interrupo brusca do corte com um dispositivo quick-stop) de diversos materiais usinados com ao rpido e metal duro (Trent. 1963). Verificou-se a existncia de contato ntimo do cavaco com a ferramenta ao longo de uma grande poro da interface ferramenta-pea. Essa regio foi denominada de zona de aderncia, que corresponde ao regime III do atrito slido. Ainda com base nessas micrografias percebe-se que o fluxo de material no ocorre na interface e sim em uma zona de cisalhamento intenso na parte inferior do cavaco com espessura entre 0,01 a 0,08 mm, que foi denominada de zona de fluxo (Trent, 1963). A poro de material em contato com a superfcie da ferramenta permanece estacionria e h um gradiente de velocidade ao longo da espessura, at que no limite da zona de fluxo a velocidade de cisalhamento se iguala velocidade de sada do cavaco. Com base nesse conceito, a tenso requerida para cisalhar o material a altas temperaturas e altas taxas de deformao um fator muito importante na usinagem. Nas micrografias apresentadas por Trent (1963) fica evidente que as condies de aderncia podem tambm ocorrer na superfcie de folga, desde que o desgaste de flanco elimine o ngulo efetivo de folga. As altas tenses de compresso, grandes quantidades de calor gerado, altas taxas de deformao e afinidades qumicas entre os materiais da ferramenta e das peas so apontados como principais fatores que favorecem o surgimento da zona de aderncia, pelo fato de promovem ligaes atmicas na interface. As elevadas temperaturas devido ao calor gerado pelas deformaes plsticas no s governam os mecanismos e as condies de deformao da zona de aderncia, mas tambm influenciam diretamente os mecanismos de desgaste da ferramenta. Trent (1988a,
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

47

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

1988b, 1988c) afirma que as condies de aderncia devem ser assumidas como inevitveis. Segundo Trent (1991), as deformaes cisalhantes no plano de cisalhamento primrio so da ordem de 2 a 5, podendo chegar a 8. Entretanto, nas bandas de cisalhamento adiabtico na usinagem de titnio ("flow zone") as deformaes so bem maiores, podendo atingir valores superiores a 100. Esse um valor estimado j que praticamente impossvel de se medir tais nveis de deformaes a taxas de deformaes da ordem de 104 s-1, confinadas a uma zona de fluxo de espessura, normalmente compreendida entre 10 a 100 m. Dessas observaes Trent (1991) prope um modelo, apresentado na Figura 4.10.

Figura 4.10 - Modelo de Deformao na zona de fluxo proposto por Trent (1991).

Segundo esse modelo, a deformao cisalhante na zona de fluxo inversamente proporcional distncia da superfcie de sada. No ponto Y, a poro inicial do material OabX sofreu uma deformao Oa'b'X, enquanto que o material no centro da poro inicial de material considerada, OcdX (metade de OabX) se deformou para Oc"d"X, que o dobro da deformao sofrida por ab. Da mesma forma, o material OefX, onde oe vale 1/4 de Oa, se deforma para Oe'''f'''X quando ele atinge o ponto Y, que quatro vezes maior que a deformao sofrida por OabX quando este atinge o mesmo ponto, Oa'b'X. Teoricamente, a deformao cisalhante seria infinita na superfcie de sada da ferramenta, mas o fluxo laminar interrompido a poucos micrometros desta superfcie, devido rugosidade da superfcie da ferramenta. A capacidade dos metais e ligas metlicas suportarem tais nveis de deformaes cisalhantes sem se
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

48

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

romperem atribuda s altssimas tenses de compresso presentes naquela regio (Machado e Da Silva, 1993).

4.3.2 Zona de escorregamento

A zona de escorregamento localizada na periferia da zona de aderncia e tem incio na onde a tenso de cisalhamento, segundo o modelo de Zorev, passa a decrescer e se estende at a regio onde esta se anula. Nessa regio no ocorre a deformao observada na zona de fluxo e o regime de atrito observado encontra-se na regio I do diagrama da Figura 4.7. Segundo Wright (1981), as condies de escorregamento ou aderncia dependem de: - Afinidade qumica entre os materiais da ferramenta e da pea; - Condies atmosfricas; - Tempo de usinagem; - Velocidade de corte;

4.3.3 - Aresta postia de corte A formao da Aresta Postia de Corte, APC, ocorre durante a usinagem a baixas velocidades de corte, a partir de uma poro de material encruado que se posiciona entre a superfcie de sada da ferramenta e o cavaco em formao. Trent (1988b) explica este fenmeno da seguinte maneira: ... a primeira camada de material que se une ferramenta por meio de ligaes atmicas e encrua-se. Aumenta-se assim o seu limite de escoamento e as tenses de cisalhamento so insuficientes para quebrar estas ligaes. As deformaes ento continuam nas camadas adjacentes, mais afastadas da interface, at que elas tambm so suficientemente encruadas. Pela repetio deste processo, uma sucesso de camadas forma a APC. O tamanho da APC no pode aumentar indefinidamente. Quando o seu tamanho atinge um valor no qual a tenso de cisalhamento suficiente para mudar a zona de cisalhamento primria, que at ento estava acima da APC, para dentro do corpo
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

49

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

desta, parte de sua estrutura cisalhada e arrastada entre a superfcie da pea e a superfcie de folga da ferramenta. Milovik e Wallbank (1983), analisando a microestrutura da aresta postia de corte, utilizando microscopia eletrnica e tica, encontraram vrias microtrincas na zona de cisalhamento ao redor da APC, entre os pontos A e B da Figura 4.11.

Figura 4.11 - Aresta Postia de Corte (Trent 1963).

Foi verificado que essas microtrincas eram responsveis pela abertura das trincas nos pontos A e B e eram geradas pela presena de segunda fase no material que, durante o cisalhamento, se deforma diferentemente da matriz, criando um estado triaxial de tenso que promove o aparecimento das microtrincas. Isso explica a necessidade de segunda fase no material para se formar a APC, como observaram Williams e Rollanson (1970). Resumindo, as condies necessrias para o surgimento da APC so a existncia de uma segunda fase no material, que d origem a um estado triaxial de tenses e que o corte seja realizado em uma faixa de velocidades de corte relativamente baixa. A faixa de velocidades de corte propensa ao surgimento da APC na usinagem de aos-carbono mostrada no esquema da Figura 4.12.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

50

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta


H, L

APC estvel APC instvel

APC instvel APC estvel


60 a 70 m/min vc

L L

2 a 4 m/min

Figura 4.12 Dimenses da APC em funo da velocidade de corte para aoscarbono. A influncia da velocidade de corte desta relacionada temperatura na regio de cisalhamento. Com o aumento da temperatura, em conseqncia do aumento da velocidade de corte, a diferena de plasticidade entre as fases que compem o material torna-se menor, o que diminui a tendncia de formao de trincas devido ao estado triaxial de tenses.

4.4 - ngulo de Cisalhamento e Grau de Recalque

Na seo 4.2 foi citado que a diferena entre as deformaes sofridas pelo material da pea durante a formao do cavado e as sofridas por um corpo de provas durante o ensaio de compresso que na formao do cavaco existe uma quarta etapa que o movimento do cavaco sobre a superfcie de sada da ferramenta. A zona de aderncia responsvel pelo surgimento de tenses de compresso na zona de cisalhamento primria e com isso a posio da mxima tenso de cisalhamento no fica posicionada a 45o em relao vertical, como no ensaio de compresso, mas em uma posio que descreve um ngulo menor 45o. O ngulo entre o plano de corte e o plano de cisalhamento primrio denominado ngulo de cisalhamento e representado pela letra . O valor de tanto menor quanto maior for a restrio do material na interface cavaco-ferramenta. A fato de o ngulo de cisalhamento ser menor que 45o, faz com que a espessura do cavaco seja maior que a espessura de corte. A razo entre a espessura do cavaco e a espessura de corte definida como grau de recalque.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

51

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Rc =

h' v c = h v cav

(4.1)

Onde: vc a velocidade de corte; vcav a velocidade de sada do cavaco;

A definio do grau de recalque facilita a determinao do ngulo de cisalhamento, que pode ser obtido por meio da expresso:

tan =

cos n Rc sen n

(4.2)

onde: n o ngulo de sada normal.

Os valores de e de Rc so indicadores da quantidade de deformao sofrida pelo material na zona de cisalhamento primria. Quanto maior o valor de Rc (ou menor o valor de ) maior a quantidade de deformao sofrida pelo material no plano de cisalhamento primrio.

4.4 Classificao dos Cavacos

Em um produto obtido por processos de usinagem, o material retirado em forma de cavacos. A configurao do cavaco pode ser problemtica em algumas situaes por oferecer riscos de danos pea, mquina-ferramenta e integridade fsica do operador. Alm disso, o cavaco pode ocupar um volume considervel. Nesse aspecto, a obteno de cavacos curtos em forma de lascas prefervel aos cavacos longos em forma de fitas. A razo entre o volume ocupado pelo cavaco e o volume do material macio com a mesma massa denominado por fator de empacotamento.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

52

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Os problemas relacionados configurao dos cavacos podem atingir uma magnitude que venha a exigir a adoo de procedimentos especficos, apresentados na seo a seguir, denominada controle do cavaco. Antes, porm de estudar o controle do cavaco faz-se necessrio classificar os cavacos. A classificao dos cavacos pode ser feita levando-se em conta os tipos e as formas de cavacos.

4.4.1 Classificao dos cavacos quanto ao tipo

Quanto ao tipo, os cavacos podem ser classificados em: a. Cavacos contnuos; b. Cavacos parcialmente contnuos; c. Cavacos descontnuos; d. Cavacos segmentados;

Os trs primeiros tipos de cavaco dependem da ductilidade do material da pea e das condies de corte. Os cavacos segmentados so obtidos na usinagem de materiais de baixa condutividade trmica, ou em materiais com condutividade trmica relativamente elevada, desde sejam usinados em velocidades de corte elevadas comparadas velocidade do fluxo de calor no material. O tipo de cavaco (contnuo, parcialmente contnuo e descontnuo) depende da propagao da trinca que tem origem na ponta da ferramenta, na posio A, mostrada na Figura 4.13.

B A

Figura 4.13 Desenho esquemtico do plano de cisalhamento primrio. a. Cavacos contnuos


Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

53

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Os cavacos contnuos so obtidos na usinagem de materiais dcteis. O material tracionado e sofre ruptura no ponto A, na ponta da ferramenta. Um campo de tenses de compresso atua sobre o plano de cisalhamento primrio e a propagao da trinca interrompida, o que faz com que o cavaco seja contnuo. A intensidade da tenso de compresso sobre o plano de cisalhamento primrio influenciada pelo ngulo de cisalhamento , que por sua vez depende das condies da interface cavaco-ferramenta.

b. Cavacos parcialmente contnuos

Os cavacos parcialmente contnuos representam uma classe intermediria entre os cavacos contnuos e os descontnuos. A trinca originada no ponto A da Figura 4.12 se propaga at um ponto do plano de cisalhamento primrio entre A e B. Dois fatores so apontados como possvel causa da supresso da propagao da trinca. O primeiro est relacionado energia elstica da ferramenta que pode no ser suficiente para garantir a propagao da trinca. A ferramenta perde ento o contato com o cavaco e a propagao da trinca suprimida. O outro fator relacionado s tenses de compresso que atuam sobre o plano de cisalhamento primrio. A presena de elevadas tenses de compresso frente do ponto de abertura da trinca e pode suprimir a sua propagao. O resultado um cavaco com aspecto serrilhado.

c. Cavaco descontnuos

Os cavacos descontnuos so tpicos da usinagem de materiais frgeis, que no suportam grandes deformaes sem sofrerem fratura. Materiais com certa ductilidade podem apresentar cavacos descontnuos, desde que usinados a baixas velocidades de corte, ngulos de sada pequenos e grandes avanos. O aumento da velocidade de corte tende a tornar o cavaco contnuo, devido maior gerao de calor que torna o material mais dctil e tambm por tornar mais difcil a penetrao
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

54

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

de contaminantes na interface e com isso reduzir a tenso de compresso no plano de cisalhamento primrio.

d. Cavaco segmentado

As deformaes no plano de cisalhamento primrio provocam a elevao da temperatura naquela regio. O calor gerado no plano de cisalhamento primrio se propaga por conduo para a pea e para o cavaco. Na usinagem de materiais com baixa condutividade trmica, o calor gerado no plano de cisalhamento primrio tende a ficar concentrado naquela regio, o que provoca a reduo da resistncia ao cisalhamento. A queda de resistncia ao cisalhamento do material faz com que ele continue a ser deformado, mesmo depois de deslocar-se para uma regio de menor tenso de cisalhamento, o que d origem a um seguimento. O ciclo se repete dando origem a bandas de cisalhamento. O ciclo de formao do cavaco segmentado mostrado na figura 4.14.

Figura 4.14 Formao do cavaco segmentado.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

55

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

A formao do cavaco segmentado tem incio com a deformao do material no plano de cisalhamento primrio (A), a rotao e o deslocamento do plano de cisalhamento primrio (B), movimento do segmento sobre a superfcie de sada da ferramenta e a formao de uma nova banda de cisalhamento (C) e a repetio do ciclo (D).

4.4.2 Classificao dos cavacos quanto forma

Quanto forma, os cavacos so geralmente classificados em: Cavaco em fita; Cavaco helicoidal; Cavaco em espiral; Cavaco em lascas ou pedaos;

A norma ISSO define uma classificao mais detalhada dos cavacos quanto forma, como mostrado na figura 4.15.

fragmentado

Figura 4.15 Classificao dos cavacos de acordo com a norma ISO 3685 (1987).

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

56

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Smith (1989) apresenta um diagrama que identifica a influncia do avano e da profundidade de corte na forma do cavaco, conforme mostrado na Figura 4.16.

Figura 4.16 influncia do avano e da profundidade de corte na forma dos cavacos.

4.5 Controle de Cavacos

A geometria e a disposio dos cavacos pode ser problemtica e at crtica na usinagem de materiais dcteis, principalmente em faixas elevadas de velocidade de corte. A gerao de cavacos longos pode gerar problemas no processo relacionados ao (Machado e Silva, 1999): Cavacos longos ocupam muito espao em relao ao espao ocupado por slidos com a mesma massa, o que causa problemas de armazenamento, manuseio e descarte; Representam riscos para o operador caso venham se enrolarem em torno da pea, da ferramenta ou de componentes da mquina-ferramenta; Podem comprometer o acabamento superficial da pea caso enrolem-se em torno dela; Podem afetar a vida das ferramentas, as foras de usinagem e a temperatura de corte;
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

57

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Podem impedir o acesso regular do fluido de corte;

A razo entre o volume ocupado pelo cavaco e o volume de um slido de massa equivalente definida como fator de empacotamento (R). R= massa do cavaco massa de um slido de massa equivalente

Cavacos contnuos e longos apresentam fator de empacotamento em torno de 50 ou superiores, enquanto em cavacos em lascas ou pedaos esse valor reduzido a 3 (Boothroyd, 1981). O conjunto de problemas associados aos cavacos longos fez com que fossem desenvolvidas medidas para promover a sua quebra. O mtodo tradicional de controle do cavaco a utilizao de quebra-cavacos. Os quebra-cavacos so obstculos localizados sobre a superfcie de sada das ferramentas com o objetivo de forar a sua curvatura. Os quebra-cavacos so classificados em: Quebra-cavacos postios; Quebra-cavaco integral tipo I anteparo; Quebra-cavaco integral tipo II cratera;

A A - Quebra-cavacos postios

B - Quebra-cavaco integral tipo I anteparo C - Quebra-cavaco integral tipo II cratera Figura 4.17 Tipos de quebra-cavacos.
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

58

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

Outros mtodos para promover a quebra dos cavacos foram desenvolvidos e aplicados levaram a resultados satisfatrios. Um dos mtodos consiste em variar a velocidade de avano por meio de comandos no programa de mquinas CNC. O desenho esquemtico da Figura 4.18 representa o mtodo da desacelerao do avano.

Figura 4.18 Efeito da desacelerao do avano na espessura do cavaco (Takatsuto, 1988)

Outro mtodo aplicado conhecido como mtodo hidrulico, que consiste na injeo de fluido de corte a alta presso na superfcie de sada da ferramenta, no sentido contrrio ao da sada do cavaco, conforme seqncia mostrada na Figura 4.19. Esse mtodo apresentou resultados satisfatrios na usinagem de ligas de Titnio e de Nquel, reduzindo o fator de empacotamento de 47, obtido na usinagem sem quebra-cavacos, para 4,7 quando foi utilizado o mtodo.

Figura 4.19 Aplicao de jato de fluido a alta presso com a finalidade de promover a quebra do cavaco (Machado, 1990).
Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

59

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta

A deformao sofrida pelo cavaco nos planos de cisalhamento primrio e secundrio diretamente proporcional a h/rc, onde h a espessura do cavaco e rc o raio de curvatura do cavaco, Shaw (1986). Se a deformao sofrida pelo cavaco nesse estgio no for suficiente para causar a sua ruptura, faz-se necessrio aumentar a espessura do cavaco ou reduzir o raio de curvatura. Como h est diretamente relacionado ao avano e este, por sua vez, ao acabamento superficial da pea o procedimento mais recomendvel procurar diminuir o raio de curvatura do cavaco. O mtodo mais usual para reduzir o raio de curvatura do cavaco o emprego dos quebra-cavacos, porm condies de corte e a geometria da ferramenta tambm o influenciam. Sales, 1995, estudou a influncia desses parmetros no raio de curvatura natural do cavaco e os resultados obtidos so apresentados na Figura 4.20. Com base em valores de sensibilidade adimensional, o autor verificou que a profundidade de corte foi o parmetro mais influente no raio de curvatura do cavaco, seguida pelo avano, o ngulo de sada e a velocidade de corte foram, nessa ordem. Observa-se que o raio de curvatura do cavaco aumenta com o aumento da profundidade de corte, do ngulo de sada e da velocidade de corte e diminui como o aumento do avano.

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

60

Fundamentos da Usinagem dos Materiais - Formao do Cavaco e Interface Cavaco-Ferramenta


Vc=200 [m/min] ; f=0,182 [mm/rot] ; =6 [] 4

Vc=200 [m/min] ; ap=2,5 [mm] ; =6 [] 2,5

3,5

3 rc [mm]

2 rc [mm] 1,5 1
1,5 2 2,5 ap [mm] 3 3,5 4

2,5

1,5

0,1

0,2 f [mm/rot]

0,3

0,4

a
Vc=200 [m/min] ; f=0,182 [mm/rot] ; ap=2,5 [mm] 3

f=0,182 [mm/rot] ; ap=2,5 [mm] ; =6 [] 2,5

2,5

2 rc [mm]
rc [mm]

1,5

1,5

0,5

0 2 4 6 8 10 [] 12 14 16 18

1 50 100 150 200 Vc [m/min] 250 300 350

Figura 4.20 Influncia da profundidade de corte, (b) do avano, (c) do ngulo de sada da ferramenta e (d) da velocidade de corte no raio de curvatura do cavaco (Sales, 1995).

Sandro Cardoso Santos e Wisley Falco Sales

61

Anda mungkin juga menyukai