Anda di halaman 1dari 49

ESCOLA DR.

PEDRO AFONSO DE MEDEIROS - EPAM


www.escolas.educacao.pe.gov.br/mas.pamedeiros epampalmares@yahoo.com.br (081) 3662 2062 / 3662 7021

Professora Amara Maria Pedrosa Silva


www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br

BIOLOGIA

Aluno(a):............................................................. N.:..... Srie: 2 Turma:..... Curso: ........................

Palmares, 2004

N D I C E

I N T R O D U O ...................................................................2 A DIVERSIDADE DOS SERES ...............................................................3 Sistemtica ou Taxonomia..............................................................3 O Mundo Vivo: Diviso em Reinos.......................................................5 Os Vrus..............................................................................6 O Reino Monera........................................................................7 O Reino Protista......................................................................8 O Reino Fungi........................................................................10 O Reino Metaphyta ou Plantae.........................................................12 O Reino Metazoa ou Animalia..........................................................15 FISIOLOGIA DOS ORGANISMOS ............................................................22 Nutrio: A Obteno de Matria e Energia para o Organismo...........................22 A Respirao: As Trocas Gasosas entre o Organismo e o Meio...........................26 A Circulao e o Transporte de Substncias...........................................28 A Excreo: A Eliminao de Produtos Indesejveis....................................31 A Coordenao: O Controle do Ambiente Interno e das Respostas ao Ambiente............33 A Coordenao Nervosa nos Animais....................................................33 Os Hormnios: A Coordenao Qumica dos Animais......................................35 Os Sentidos: O Relacionamento com o Ambiente e com os Outros Seres...................37 BIBLIOGRAFIA .........................................................................39 ANEXOS.................................................................................40

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

I N T R O D U O

Querido aluno,

A cada dia o conhecimento se torna imprescindvel tanto na vida pessoal como na vida profissional. A globalizao e o capitalismo tornam o mundo cada vez mais competitivo, e quem no estiver bem instrumentalizado corre o risco de ficar margem do processo. A tecnologia est presente em tudo, desde o ato de escovar os dentes at o acesso Internet via telefonia celular. A Biologia desponta como uma das cincias que mais se destacou no cenrio tecnolgico com as tcnicas de clonagem, os transplantes de rgos e tecidos, a criao dos transgnicos, a decifrao do cdigo gentico humano, etc. Estudar Biologia compreender a ns mesmos e ao mundo que nos rodeia. Decifrar os mistrios da natureza. Maravilhar-se com a beleza do universo. Curvar-se diante do CRIADOR! Este material de estudo foi elaborado pensando em ajud-lo a ingressar neste mundo fantstico. Ele no substitui o uso de livros, apenas os complementa. Espero que voc possa ter sucesso nos seus estudos.

Um abrao, Amara Maria Pedrosa Silva


pedrosamail-contato@yahoo.com.br Esta apostila parte integrante do site .:. Clickbio .:. Biologia sem mistrios * www.clickbio.cjb.net * Permitida a reproduo desde que citados a fonte e o autor

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

A DIVERSIDADE DOS SERES

A Terra existe como planeta consolidado h cerca de 4,5 bilhes de anos. Calculase, porm, que a vida s surgiu h um bilho de anos atrs. Eras, Perodos e pocas geolgicas se sucederam no transcorrer de muitos milhes de anos, durante os quais os seres evoluram. Desde os mais simples microrganismos, que proliferaram nos mares cambrianos, at o surgimento do homem, a biodiversidade foi fantstica. A vida se diversificou por incrveis e surpreendentes caminhos. Apareceram as plantas, os animais e seres que, ainda hoje, so to indefinidos nas suas formas e maneiras de viver que, por vezes, torna-se difcil identificar a sua verdadeira natureza. Os protozorios j foram considerados animais; alguns j estiveram em classificao de vegetais. Hoje, so todos enquadrados entre os protistas. A tendncia para classificar seres vivos ou brutos, reais ou imaginrios, remonta pr-histria. Aos poucos, nossos ancestrais foram aprendendo a diferenciar plantas comestveis das venenosas; os solos frteis dos estreis; os metais mais apropriados para confeco de utenslios e armas. Ao longo da histria, o homem aprendeu que a prtica de classificar seres e objetos facilita a manipulao e a compreenso das entidades classificadas, alm de permitir que seu estudo seja compartilhado entre pessoas, constituindo um eficiente mtodo de comunicao. Classificar alguma coisa agrupar tipos com caractersticas comuns, tendo por objetivo tornar mais fceis os conhecimentos gerais, particulares e comparativos desses tipos. Um sistema natural de classificao no se baseia apenas na morfologia e na fisiologia dos organismos adultos, mas tambm no desenvolvimento embrionrio dos indivduos, no caritipo de cada espcie, na sua distribuio geogrfica e no posicionamento dos seres perante seus ancestrais no processo de evoluo das espcies. Uma classificao to mais perfeita quanto mais desenvolva uma viso geral anatmica, fisiolgica, embriolgica, citolgica, bioqumica, gentica, geogrfica e evolutiva dos organismos.

SISTEMTICA OU TAXONOMIA
a parte da Biologia que trata do estudo dos seres vivos, organizando-os em grupos ordenados (os txons ou categorias hierrquicas), e estabelecendo um sistema natural de classificao. Etimologicamente vem do grego: taxis = ordem e nomos = lei.

A Nomenclatura Cientfica Em cada um dos idiomas existentes, os seres vivos receberam nomes, formando uma coletnea de muitos milhares de denominaes, impossveis de serem conhecidas no mundo todo. Esse fato mostrou a necessidade de se padronizar todos os nomes dos seres vivos de modo que a denominao de qualquer um deles seja entendida em qualquer lngua. Aps vrias tentativas, em 1758, Karl von Linn, botnico e mdico sueco, props as regras de uma nomenclatura binominal que serviram de base para o sistema ainda hoje utilizado. Essas regras foram adotadas em 1901 e revistas em 1927 e 1961.

As principais regras so: 1. Todo nome cientfico deve ser latino de origem ou, ento, latinizado. Ex: Trypanosoma cruzi 2. Em obras impressas, todo nome cientfico deve ser escrito em itlico (letra fina e inclinada). Em trabalhos manuscritos ou datilografados, na impossibilidade de se usar o itlico, esses nomes sero grifados. Ex: Zea mays ou Zea mays (milho) 3. Cada organismo deve ser reconhecido por uma designao nica binominal, onde o primeiro nome indica o gnero a que ele pertence, e o segundo nome indica a sua espcie em particular. Ex: Oryza sativa - arroz Phaseolus vulgaris - feijoeiro 4. O nome relativo ao gnero deve ser um substantivo simples ou composto, escrito com inicial maiscula. O nome relativo espcies deve ser um adjetivo, escrito com inicial minscula. Ex: Homo sapiens 5. Os nomes de famlia levam, em zoologia, a terminao idae (ide, com e aberto) e, em botnica, a terminao aceae (acee, com o segundo e aberto). Ex: o co e o lobo so da famlia Canidae.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 3

o coqueiro e as palmeiras so da famlia Palmaceae. Os Txons ou Categorias Taxonmicas A espcie a unidade bsica de classificao. ESPCIE um grupamento de indivduos com profundas semelhanas recprocas (estrutural e funcional), os quais mostram ainda acentuadas similaridades bioqumicas; idntico caritipo (equipamento cromossomial das clulas diplides) e capacidade de reproduo entre si, originando novos descendentes frteis e com o mesmo quadro geral de caracteres. Indivduos de espcies diferentes no se cruzam por falta de condies anatmicas ou por desinteresse sexual. Quando se cruzam no geram descendentes porque seus cromossomos no formam pares. E, quando geram, esses descendentes so estreis. o caso do cruzamento entre cavalo (Equus cabalus) e jumenta (Equus asinus), cujos descendentes, hbridos, so os burros ou mulas. As espcies so agrupadas em gneros. Os gneros se juntam de acordo com suas semelhanas e formam as famlias. Diversas famlias podem ser agrupadas numa nica ordem. Por sua vez, as ordens mais aparentadas se congregam em classes. O conjunto de classes afins constitui um filo. (*No reino Metaphyta ou Vegetal usa-se o termo diviso). A reunio de filos identifica um reino. O reino a categoria mais abrangente e a espcie a mais particular.

REINO FILO* CLASSE ORDEM FAMLIA GNERO ESPCIE

Metazoa Chordata Mammalia Primata Hominidae Homo Homo sapiens

Metaphyta Tracheophyta Angiospermae Dicotyledoneae Papilionaceae Phaseolus Phaseolus vulgaris

Metazoa Arthropoda Insecta Dptera Muscidae Musca Musca domestica

Metaphyta Tracheophyta Angiospermae Dicotyledoneae Papilionaceae Caesalpinia Caesalpinia echinata

Das Espcies aos Reinos Os gatos domsticos (siams, persa, vira-lata) pertencem mesma espcie: Felis catus. J o gato selvagem europeu exibe outras caractersticas e chamado Felis silvestris, e a nossa jaguatirica denominada Felis pardalis. Todos esses animais, embora sejam de espcies diferentes, so portadores de caractersticas bastante prximas, fazendo parte do mesmo gnero: Felis. Do mesmo modo, lees (Panthera leo), tigres (Panthera tigris), onas (Panthera onca) e leopardos (Panthera pardus), animais silvestres de porte relativamente grande, pertencem ao mesmo gnero: Panthera. Mas esses animais assemelham-se aos gatos e, por isso, tanto o gnero Felis como o gnero Panthera pertencem mesma famlia: Felidae. Muitas outras famlias de animais podem ser consideradas. A famlia Canidae engloba o co (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e a raposa (Vulpes vulpes). Os feldeos e os candeos so comedores de carne, assim como a famlia Ursidae (ursos) e Hyaenidae (hienas). Todas pertencem ordem Carnvora. Como nem todo animal carnvoro, existem outras ordens como a dos roedores (paca, rato), a dos primatas (macaco, homem), a dos cetceos (baleia, golfinho), etc. Os indivduos dessas ordens, embora bem diferentes, apresentam uma caracterstica comum: todas as fmeas possuem glndulas mamrias e so agrupados na mesma classe: Mammalia (mamferos). Os mamferos, assim como os peixes, anfbios, rpteis e aves, apresentam na fase embrionria um eixo de sustentao denominado notocorda, que origina a coluna vertebral. Por isso esses animais pertencem ao mesmo filo: Chordata. O filo dos cordados, juntamente com o dos equinodermos (estrela-do-mar), artrpodes (insetos), aneldeos (minhoca), moluscos (caramujo) e outros, constituem o Reino Animalia ou Metazoa.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

O MUNDO VIVO: DIVISO EM REINOS Os Critrios Bsicos de Classificao


Em 1969, foi idealizado o atual sistema de classificao que distribui os seres vivos em cinco grandes reinos. Para essa classificao foram utilizados os seguintes critrios: 1. Nmero de clulas - Conforme os seres vivos sejam unicelulares ou multicelulares (pluricelulares); 2. Tipo de organizao celular - Define se os seres vivos so procariontes (destitudos de carioteca - membrana nuclear) ou eucariontes (possuidores de carioteca, nuclolo e organelas membranosas em suas clulas). 3. Tipo de nutrio - Indicando se os organismos so auttrofos(sintetizam matria orgnica a partir da matria inorgnica) ou hetertrofos (se nutrem por absoro ou ingesto do material orgnico disponvel no ambiente).

Os Cinco Grandes Reinos


Reino Monera: Abrange todos os organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas bactrias e pelas algas azuis (cianofceas ou cianobactrias). Reino Protista: Compreende os organismos unicelulares e eucariontes. Representado pelos protozorios e certas algas. Reino Fungi: Compreende os organismos eucariontes e heterotrficos por absoro. Representado pelos fungos, cogumelos, mofos, leveduras. Reino Metaphyta ou Plantae: Abrange os organismos pluricelulares, eucariontes e auttrofos. Representado por algas e todos os outros vegetais ou plantas como as brifitas (musgos), pteridfitas (avencas), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (feijo, coqueiro). Reino Metazoa ou Animalia: Compreende os organismos pluricelulares, eucariontes e hetertrofos por ingesto. Representado pelos porferos (esponjas), celenterados (corais), platelmintos (solitria), nematelmintos (lombriga), aneldeos (minhoca), artrpodes (aranha), moluscos (polvo), equinodermos (ourio-do-mar) e cordados (peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos).

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

OS VRUS
Vrus (do latim, virus, veneno) so agentes infectantes de clulas vivas, causadores de doenas em animais e plantas, e capazes de atacar outros organismos mais simples, at mesmo bactrias. Apesar de ainda no terem sido qualificados entre os seres vivos, alguns bilogos, virologistas, microbiologistas e pesquisadores j deram nomes cientficos a muitos deles. Atualmente, os vrus so quase sempre reconhecidos por letras ou siglas. Temos como exemplo o vrus causador da AIDS chamado de HIV (Human Immunodeficiency Vrus), o causador do papiloma chamado de HPV (Human Papiloma Vrus) ou alguns vrus que atacam bactrias, os fagos ou bacterifagos, batizados como T2, T3, T4, etc. Os vrus no possuem organizao celular, apenas uma estrutura molecular. Essencialmente, so molculas de nucleoprotenas auto-reprodutveis e com capacidade de sofrer mutaes. Essas duas caractersticas so tpicas dos seres vivos. Todavia, como no possuem organelas capazes de lhes permitir a obteno, armazenamento e utilizao de energia, s conseguem subsistir no interior de clulas vivas, de cujo equipamento funcional se utilizam para obter tudo de que necessitam. Fora de clulas vivas eles se cristalizam e podem manter-se num vidro, por tempo indeterminado, como um sal qualquer se mantm. Postos em contato com novas clulas hospedeiras reassumem imediatamente sua atividade. Por isso, todos os vrus so necessariamente parasitas intracelulares e no podem ser cultivados em meios artificiais. A sua estrutura formada por uma cpsula de natureza protica e um miolo formado de cido nuclico. Esse miolo pode conter uma molcula longa de DNA (vrus do herpes, adenovrus, bacterifagos e outros) ou de RNA (da gripe, da poliomielite, da AIDS, do mosaico do tabaco, etc). Nunca so encontrados DNA e RNA em um mesmo vrus. Alguns vrus, como os bacterifagos, atacam as clulas injetando-lhes o seu cido nuclico. Outros penetram por inteiro na clula hospedeira, como faz o vrus da gripe. No protoplasma da clula atacada, o DNA ou RNA viral se reproduz, utilizando os nucleotdeos da clula. Depois, ainda se valendo do equipamento enzimtico e da energia fornecida por molculas de ATP dessa mesma clula, os provrus j formados (partculas virais em formao) roubam-lhes os aminocidos para a fabricao da cpsula protica. Rapidamente eles se reproduzem dentro da clula, originando vrus completos, que a destroem e partem para atacar outras. Na espcie humana, os vrus determinam numerosas doenas (viroses) tais como hepatite infecciosa, poliomielite, herpes, varola, febre amarela, hidrofobia, gripe, AIDS, febres hemorrgicas (ebola, dengue), certas pneumonias e encefalites, rubola e as habituais viroses de infncia como sarampo, catapora ou varicela e caxumba, entre outras. Existe perfeita relao bioqumica entre a natureza molecular de cada tipo de vrus e certos receptores especficos da superfcie das clulas, justificando o tropismo dos vrus por determinados tipos de tecidos. Assim, o vrus da gripe ataca as clulas das vias respiratrias; o da hidrofobia ataca as clulas do sistema nervoso; o da caxumba acomete as glndulas salivares partidas; o da AIDS destri os linfcitos T4 do sistema imunolgico. Por isso, os vrus so comumente classificados como pneumotrpicos, neurotrpicos, adenotrpicos, dermotrpicos, etc. Alguns grupos recebem nomes especiais como arbovrus e retrovrus. Os arbovrus (arthropod-bornvirus, vrus oriundos de artrpodes) so transmitidos ao homem e outros mamferos por meio de insetos silvestres. So exemplos o da febre amarela e o da dengue, que so transmitidos por mosquitos do gnero Aedes. Os retrovrus so aqueles cujo miolo de RNA tem de formar uma molcula de DNA na clula hospedeira, a qual vai presidir a reproduo de numerosas cpias do RNA viral. O vrus da AIDS pertence a este grupo.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

O REINO MONERA
Rene os organismos procariontes, aqueles cujas clulas, ainda que dotadas de material nuclear, no possuem um ncleo individualizado pela falta de cariomembrana e, por isso, simulam ter clulas anucleadas. Tambm no se observam no seu citoplasma as estruturas ou organelas membranosas como mitocndrias, cloroplastos, complexo golgiense e outras. At mesmo o retculo endoplasmtico est ausente ou muito reduzido. As moneras so unicelulares, mas comumente se mostram em grupamentos multicelulares, formando filamentos, cachos ou outras formas de agregao. O reino Monera compreende os filos Schizophyta e Cyanophyta. Filo Schizophyta (bactrias): So os organismos mais disseminados pela face da Terra. Esto presentes no ar, na gua, no solo, nos objetos, na superfcie do nosso corpo; vivendo livremente ou praticando o parasitismo. Tm dimenses muito pequenas e so medidas em micrmetros (um milsimo do milmetro). Algumas medem menos de um micrmetro. Algumas so providas de flagelos, os quais so apenas modificaes da membrana celular. A imensa maioria heterotrfica, vivendo de saprobiose (nutrem-se de matria orgnica em decomposio), do mutualismo (nas razes das leguminosas) ou do parasitismo (causando doenas nos animais e vegetais). As auttrofas realizam a fotossntese ou quimiossntese (sulfo, ferro e nitrobactrias). Na fotossntese bacteriana no h liberao de oxignio para o ambiente e ela se realiza mesmo no escuro, pois a luz utilizada a infravermelha. Algumas espcies so anaerbias (Clostridium tetani) embora a maioria tenha respirao aerbia. A forma mais comum de reproduo a assexuada por bipartio ou cissiparidade, ainda que por vezes ocorra a conjugao. Muitas so utilizadas pela indstria na fabricao do vinagre, do iogurte e de antibiticos como a tirotricina, a bacitracina e a polimixina, produzidos pelos Bacillus brevis, B. subtilis e B. polymyxa. De acordo com suas formas, classificam-se em: TIPOS FORMAS APRESENTAO EXEMPLOS Micrococcus ureae Isolados Micrococos Pares (diplococos) Gonococos Grnulos Associados Fileiras COCOS arredondados Streptococcus haemolyticus (estreptococos) Cachos Staphylococcus aureus (estafilococos) BACILOS Bastonetes Bacilo de Koch e de Hansen ESPIRILOS Filamentos longos, espiralados, rgidos, que se deslocam por meio dos movimentos de Spirillum gallinarum flagelos situados nas extremidades ESPIROQUETAS Filamentos longos, espiralados, flexveis, Treponema pallidum que se deslocam por meio de movimentos Leptospira icterohaemorragiae ondulatrios do corpo Vibrio cholerae VIBRIES Bastes em forma de vrgula Os Micrococcus ureae so encontrados nos sanitrios, decompondo a uria da urina em amnia; os gonococos (Neisseria gonorrheae) causam a gonorria ou blenorragia; o Streptococcus haemolyticus comum nas infeces das amdalas e suas toxinas lanadas no sangue provocam a febre reumtica e doenas cardacas; os Staphylococcus aureus formam pus nos abscessos. As menores e mais rudimentares bactrias so as riqutsias e os micoplasmas, tambm conhecidos como PPLO (pleuropneumonia like organisms organismos semelhantes aos da pleuropneumonia). As riqutsias so to pequenas que h quem as considere um meio-termo entre vrus e bactrias. A Rickettsia prowazeki, causadora do tifo exantemtico transmitida por piolhos e pelo chato (piolho pubiano). Os PPLO so menores que as riqutsias e, vezes, menores do que alguns vrus. So as menores clulas conhecidas. So encontradas nos esgotos, no solo e nos organismos, causando doenas pulmonares, renais, nas articulaes de aves, ratos e at na espcie humana.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

Algumas bactrias patognicas para o homem DOENA Hansenase Tuberculose Ttano Blenorragia ou gonorria Pneumonia Difteria ou crupe Clera Leptospirose Sfilis ou lues Disenterias Coqueluche Tracoma Peste bubnica Meningite Botulismo TRANSMISSO Contato direto Vias respiratrias Ferimentos contaminados Contato sexual Vias respiratrias Vias respiratrias Alimentos e gua Urina de ratos Contato sexual Alimentos e gua Vias respiratrias Objetos contaminados Pulga do rato Vias respiratrias Enlatados contaminados BACTRIA Mycobacterium leprae Mycobacterium tuberculosis Clostridium tetani Neisseria gonorrheae Diplococcus pneumoniae Corynebacterium diphiteriae Vibrio cholerae Leptospira icterohaemorragiae Treponema pallidum Salmonella sp./Shigella sp. Borttedela pertussis Chlamidia trachomatis Pasteurella pestis Neisseria meningitidis Clostridium botulinum

Filo Cyanophyta (cianofceas, cianfitas ou cianobactrias ou algas azuis): Enquadra organismos isolados ou coloniais, com clorofila, mas sem cloroplastos. Todos auttrofos fotossintetizantes e bons assimiladores do nitrognio do ar, razo pela qual se constituem, geralmente, em espcies pioneiras na instalao de sucesses ecolgicas. Reproduzem-se por cissiparidade e so comuns em solo mido e em rochas, bem como na gua doce ou salgada. Atualmente so considerados como um tipo de bactria as cianobactrias pois sua estrutura se identifica mais com bactrias do que com algas. Apesar de serem conhecidas como algas azuis, podem se revelar vermelhas, pardas e at negras. Possuem um rudimento de retculo endoplasmtico na periferia de seu citoplasma. Nas membranas desse proto-retculo se localizam os pigmentos de clorofila. No possuem flagelos. Algumas espcies se locomovem por meio de movimentos oscilatrios. Os principais exemplos so dos gneros Oscillatoria, Anabaena e Nostoc.

O REINO PROTISTA
Formado por organismos unicelulares eucariontes (com ncleo individualizado pela presena da cariomembrana). O citoplasma j possui algumas estruturas membranosas como retculo endoplasmtico, vacolos, mitocndrias e plastos, embora nem sempre estejam todas elas presentes no mesmo indivduo. Esse reino compreende os filos Protozoa, Euglenophyta, Chrysophyta e Pyrrophyta. Filo Protozoa (protozorios): Organismos microscpicos, unicelulares que podem viver isolados ou em colnias. Todos so hetertrofos. Alguns tm vida livre enquanto outros realizam o parasitismo, raramente so comensais. Sua reproduo assexuada por cissiparidade ou gemulao; entre paramcios pode ocorrer a conjugao. A maioria deles pode se apresentar sob duas formas, conforme as circunstncias: a forma trofozotica que caracterstica da espcie; e a forma cstica que sempre esfrica e se constitui num recurso de defesa ou proteo quando o meio se torna inspito ou no perodo de reproduo. A classificao dos protozorios se baseia principalmente nos meios de locomoo. Eles se dividem em Rhizopoda, Flagellata, Ciliophora e Sporozoa. Classe Rhizopoda ou Sarcodina: (rizpodos) Movimentam-se por meio de pseudpodos. Realizam a fagocitose para captura de alimentos. Seus principais representantes so as amebas. Existem amebas de vida livre na gua (Amoeba proteus), comensais do tubo digestivo dos animais (Entamoeba coli) e parasitas intestinais do homem (Entamoeba histolytica).

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

Classe Flagellata ou Mastigophora: (flagelados) Movimentam-se por meio de flagelos cujo nmero varivel de acordo com a espcie. Os tripanossomos possuem apenas um; as tricomonas apresentam 4 ou 6; as girdias tm 8; as triconinfas possuem dezenas. A Trichonynpha aggillis e o Lophomonas blattarum vivem em mutualismo nos intestinos de cupins e baratas, respectivamente, decompondo a celulose da madeira, do papel ou de outros materiais ingeridos. A maioria vive em parasitismo. So parasitas da espcie humana: - Trypanosoma cruzi, causador da doena de Chagas; (paciente 2) - Leishmania brasiliensis, provoca a lcera de Bauru ou leishmaniose; - Trichomonas vaginalis, ocasiona corrimento vaginal; - Giardia lamblia, provoca fortes clicas intestinais e biliares.

cissiparidade Classe Ciliophora: (ciliados) Movimentam-se por meio de clios numerosos. Tm dois ou mais ncleos e so quase todos de vida livre, infusrios, saprobiontes ou comensais. O exemplo mais conhecido o paramcio. A nica espcie parasita do homem o Balantidium coli, causador de disenteria.

Classe Sporozoa: (esporozorios) No possuem organelas locomotoras. So todos parasitas, geralmente parasitando o sangue. Penetram nas hemcias e nelas se reproduzem, rompendo-as para reinfectar outras. So por isso qualificados como hemospordeos. Os exemplos mais importantes so do gnero Plasmodium (P. malariae, P. falciparum, P. vivax) causadores da malria humana e transmitidos por meio do mosquito Anopheles sp (paciente 1). H doenas parecidas no boi e no co produzidas pelo gnero Piroplasma e transmitidas por carrapatos. Filo Euglenophyta (euglenas): Representam um grupo com numerosas espcies todas de hbitat dulccola, dotadas de um nico flagelo longo e numerosos cloroplastos bem definidos. So auttrofas, mas se tornam hetertrofas se perderem os cloroplastos. Reproduzem-se por cissiparidade longitudinal. Possuem apenas um ncleo central e um a dois vacolos pulsteis. O prottipo a Euglena viridis. Filo Chrysophyta (crisfitas ou diatomceas): Do grego chrysos = ouro e phyton planta; so conhecidas como algas amarelas ou douradas. Possuem uma carapaa silicosa constituda de duas peas que se encaixam; apresentam contornos e desenhos variveis com ornamentos delicados. Aps sua morte, suas carapaas sedimentadas no fundo das guas formam a terra das diatomceas, industrializada como diatomito para o fabrico de filtros, isolantes trmicos (amianto) e abrasivos para polir metais. So todas auttrofas fotossintetizantes e reproduzem-se por diviso direta binria. H espcies dulccolas e marinhas. Filo Pyrrophyta (dinoflagelados ou pirrfitas): So aquticos, na maioria marinhos e alguns apresentam bioluminescncia (Noctiluca milliaris). Fazem parte do plncton. Todos possuem carapaa e dois flagelos e movem-se em rodopios (pio). A superpopulao de pirrfitas provoca as mars vermelhas. Nesses casos, a grande quantidade de catablitos txicos eliminados por esses organismos provoca grande mortandade de peixes, tartarugas, focas, aves litorneas e outros.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

O REINO FUNGI
Compreende um grupo particular de seres conhecidos como fungos ou eumicetos (do gr. eu = bem, verdadeiro, perfeito e mykes = cogumelo). Nele se enquadram organismos eucariontes unicelulares e pluricelulares, mas suas clulas muito longas, as hifas, no apresentam contornos bem definidos, formando uma massa contnua com muitos ncleos, o miclio. Os tipos maiores como as orelhas-de-pau e os portadores de um pleo (chapu) em forma de sombrinha so conhecidos como cogumelos. No se deslocam livremente e so hetertrofos por absoro (digesto extracorprea). Suas clulas apresentam uma parede celular formada por quitina. O glicognio seu carboidrato de reserva. Reproduzem-se por meio de esporos. A parte area dos cogumelos macroscpicos na realidade o seu rgo reprodutor, chamado de corpo de frutificao. Os unicelulares e microscpicos podem ser parasitas ou desenvolvem ao fermentativa, sendo chamados de leveduras ou fermentos. Alguns produzem antibiticos e outros formam o mofo ou bolor. Entre os macroscpicos existem espcies comestveis e outras extremamente venenosas. Eles se dividem em vrias classes como os ficomicetos, ascomicetos, basidiomicetos e outras. Ficomicetos: so microscpicos quando isolados, mas em conjunto podem assumir formaes macroscpicas. Algumas espcies so parasitas de plantas, atacando as batatas, cereais e videiras; outras provocam doenas em animais como o gnero Saprolegnia que parasita os peixes; outras provocam o mofo ou bolor dos alimentos como o Rhizopus stolonifer (mofo negro) e o Mucor racemosus (mofo branco-esverdeado). O Aspergillus fumigatus provoca uma reao alrgica respiratria nos seres humanos. Ascomicetos: do gr, ascon = bolsa, saco e mykes = cogumelo. Constituem a classe mais numerosa. Sua caracterstica a presena de esporos (ascporos) que se desenvolvem dentro de hifas especiais em forma de pequenas bolsas ou sacos chamados de ascos. So comuns os ascomicetos bem desenvolvidos e comestveis. Entre os microscpicos destacamos o Penicillium notatum, produtor da penicilina; os P. camembert e P. roquefortii usados na fabricao dos queijos camembert e roquefort; e o Saccharomyces cerevisiae ou levedura de cerveja, usado na fabricao de cerveja, po, cachaa, etc., e que provoca a fermentao alcolica do acar. Basidiomicetos: compreende a maioria dos cogumelos de jardim e cogumelos comestveis. Sua caracterstica a formao de hifas especiais chamadas basdios, com aspecto de clava, que se desenvolvem nas bordas das lamelas encontradas na parte inferior do pleo, onde ficam os esporos. So exemplos importantes a Amanita muscaria (cogumelo mata-mosca) extremamente venenosa e do qual se extraem a muscarina e o LSD, que atuam sobre o sistema nervoso central; e o Cantharellus cibarius ou agrico que comestvel. Alguns fungos formam associaes mutualsticas com algas, constituindo os liquens. As algas, sendo clorofiladas, produzem carboidratos que nutrem o fungo. Estes, por sua vez, absorvem gua e sais minerais do ambiente, facilitando a vida da alga. O Lecanora esculenta se desenvolve nos desertos, incluindo o Saara; suculento e comestvel, provavelmente ter sido o man do cu que alimentou os hebreus na sua fuga do Egito. Na espcie humana alguns fungos microscpicos causam doenas conhecidas como micoses. Entre as mais comuns temos a impigem ou pitirase, aspergilose pulmonar, frieira ou p-de-atleta e candidase ou monilase (vaginal, intestinal e sapinho). As micoses que atacam a pele so chamadas genericamente de dermatomicoses. Juntamente com as bactrias, os fungos desempenham papel vital na reciclagem da matria ao decompor os restos orgnicos, transformando-os em compostos inorgnicos e devolvendo-os ao ciclo natural. "Arpergillus" e "Penicillium" so ascomicetos relativamente comuns sobre frutos podres, que do a cor azulada s laranjas emboloradas e que se reproduzem por conidisporos conforme a e b respectivamente. Em c so mostrados endsporos produzidos no interior de um esporngio, como no bolor comum.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 10

Em e mostra-se a formao de ascsporos no interior de um esporngio chamado asco.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

11

O REINO METAPHYTA OU PLANTAE


Tambm chamado reino vegetalia ou vegetal, abrange todos os organismos qualificados como plantas. Suas principais caractersticas so: - Organismos eucariontes pluricelulares; - Todos clorofilados e auttrofos fotossintetizantes; - Possuem clulas com parede celular formada de celulose, ainda que sobre ela possam ocorrer outros reforos de natureza qumica diversa (suberina, lignina, cutina, etc). - Tm o amido como carboidrato de reserva principal; - Mostram-se, na quase totalidade, incapazes de se locomover, exceto algumas espcies de algas verdes dotadas de flagelos. Eles constituem os grandes produtores de matria orgnica dos ecossistemas terrestres e nutrem direta ou indiretamente os outros seres vivos (hetertrofos), produzindo oxignio. Neste reino esto includas as algas pluricelulares, as brifitas, as pteridfitas, as gimnospermas e as angiospermas.

Classificao das Plantas

REINO VEGETAL
AVASCULARES (sem vasos condutores) VASCULARES OU TRAQUEFITAS (com vasos condutores)

ALGAS

BRIFITAS

PTERIDFITAS

GIMNOSPERMAS (sem frutos)

ANGIOSPERMAS (com frutos)

CRIPTGAMAS (sem flores e sementes)

FANERGAMAS OU ESPERMFITAS
(com flores e sementes)

As algas pluricelulares So plantas cujo corpo desprovido de razes, caule, folhas, flores e frutos; so formadas apenas por um talo, com estrutura histolgica elementar, sem diferenciao de tecidos. Por vezes apresentam formaes que lembram razes (rizides) e folhas sem, contudo, mostrar as estruturas teciduais prprias desses rgos. Compreendem as divises Chlorophyta, Rhodophyta e Phaeophyta. Diviso Chlorophyta (algas verdes, clorfitas ou clorofceas): Representam as algas mais numerosas e espalhadas pelos ambientes terrestres. Vivem na gua doce ou salgada; na terra mida e em locais secos; sobre troncos de rvores ou em mutualismo com fungos, formando os liquens. H espcies unicelulares e pluricelulares; microscpicas e macroscpicas. As espcies unicelulares so geralmente portadoras de flagelos locomotores. A clorofila se apresenta na estrutura de cloroplastos. As clorfitas integrantes do plncton marinho so responsveis pela maior parte do oxignio do ar atmosfrico, eliminado graas intensa fotossntese que realizam. Reproduzem-se por meio de esporos (zosporos ou esporos mveis, dotados de flagelo) ou ento sexuadamente, por conjugao. Pode ocorrer tambm a hormogonia: o talo se fragmenta e cada parte origina um novo filamento. Entre as mais conhecidas citamos a Spirogyra charcos e rios) e a Ulva ou alface-do-mar (usada como alimento).

Diviso Rhodophyta (algas vermelhas, rodfitas ou rodofceas): So geralmente muito desenvolvidas, quase todas pluricelulares, macroscpicas e marinhas. Suas clulas, alm da clorofila, possuem um pigmento vermelho a ficoeritrina responsvel pela cor que apresentam. A gelidium produz uma substncia gelatinosa conhecida como gelose ou gar-gar, utilizada pela indstria farmacutica no fabrico de laxantes; tambm empregada no preparo de gomas e como meio de cultura para bactrias. A carragem, gelatina usada na fabricao de sorvetes, tambm retirada dessas algas. Diviso Phaeophyta (algas marrons ou pardas, fefitas ou feofceas): So muito desenvolvidas e j apresentam rudimentos de rgos, ainda que sem a estrutura verdadeira de razes, caules e folhas. Contudo j revelam rizides, caulides e filides. Algumas espcies alcanam mais de 10 metros de comprimento. Alm da clorofila, possuem a fucoxantina, um pigmento marrom que lhes d a cor caracterstica. So muito usadas na China e no Japo para a alimentao humana. Na Europa algumas espcies servem de forragem para o gado. Nos EUA so empregadas como fertilizantes, pois so ricas em sais de potssio, sdio e iodo, constituindo-se em timo adubo para o solo. Os exemplos mais conhecidos so os sargaos as laminrias e o gnero Fucus (Fucus vesiculosus). Diviso Bryophyta (brifitas ou muscneas): So vegetais minsculos, com poucos milmetros de altura. J apresentam uma estrutura orgnica definida, ainda que muito simples, pois ainda no so portadores de todos os rgos que caracterizam uma planta superior. So dotados de folhas, de um pequeno caule e de rizides que servem para a absoro da gua. Como no apresentam vasos condutores de seivas, a gua e os nutrientes passam de clula a clula por difuso direta, abastecendo toda a estrutura. No possuem flores, sementes nem frutos. Reproduzem-se por metagnese ou alternncia de geraes. Em seu ciclo de vida verifica-se a participao de gametas que dependem da gua para que ocorra a fecundao. Nesse caso, o gameta masculino se desloca no meio lquido at o gameta feminino. A fase de esporfito curta, enquanto a fase de gametfito duradoura. Os musgos so os espcimes mais significativos do filo. A - esporfito B - gametfito

musgo

Ciclo de vida das brifitas Metagnese ou alternncia de geraes Diviso Tracheophyta (traquefitas: pteridfitas, gimnospermas e angiospermas): Este filo engloba todos os vegetais que apresentam vasos condutores de seivas. Pteridfitas Foram as primeiras plantas vasculares que apareceram na Terra. Durante o Perodo Carbonfero, h 300 milhes de anos, elas dominaram a Terra, formando enormes florestas com espcies de grande porte. So mais desenvolvidas do que as brifitas, pois j possuem razes, caule (sempre do tipo rizoma) e folhas. Todavia no apresentam flores nem frutos. Reproduzem-se por meio de esporos, no processo conhecido por metagnese. A fase de esporfito duradoura, enquanto a fase de gametfito passageira. Dependem da gua para a fecundao, pois os gametas masculinos precisam nadar at a oosfera (gameta feminino). Os principais representantes so os fetos, avencas, samambaias e xaxins.

Samambaiau
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 13

Gimnospermas Abrangem todas as plantas traquefitas dotadas de rgos bem desenvolvidos como razes, caule, folhas, flores (sem ovrios) e sementes. As gimnospermas (do gr. gymnos = nu e sperma = semente) possuem as sementes nuas; no existe a estrutura de um fruto envolvendo ou encobrindo a semente. Uma caracterstica fundamental a de no mais dependerem da gua para sua reproduo, pois o gro de plen (elemento reprodutor masculino) pode ser transportado para outra flor pelo vento ou pequenos animais (insetos, aves e moluscos), isso permite tambm que esses vegetais possam se propagar por todos os tipos de ambiente. As mais comuns entre ns so as conferas. Suas folhas so aciculares, ou seja, em forma de agulhas longas e verdes. Suas flores so secas e grosseiras e se chamam cones ou estrbilos, e so formadas por folhas ou escamas. Os cones masculinos produzem gros de plen e os femininos produzem vulos. Aps a fecundao dos vulos, o cone feminino se transforma em uma pinha repleta de sementes. Cada semente um pinho. As gimnospermas mais conhecidas so o pinheiro comum (Pinus silvestris), o cipreste (gneros Cupressus e Thuya), o pinheiro-de-Natal (Criptomeria japonica), o cedro comum (Cedrus libani), os abetos ou pinheiro-do-Canad (Abies balsamea) e a gigantesca e milenar sequia (Sequoiadendron giganteum), a maior rvore do mundo, capaz de viver por cerca de 3 mil anos. No Brasil temos como nico representante, a araucria ou pinheirodo-Paran (Araucaria angustifolia), que forma a mata de araucrias no sul do pas. Angiospermas So as plantas mais evoludas dos tempos atuais. Possuem razes, caule, folhas, flores e frutos com sementes. Suas flores so, geralmente, vistosas, coloridas, perfumadas e delicadas, e se constituem em estruturas destinadas a proteger os rgos de reproduo o androceu e o gineceu. A semente protegida pelo fruto, que se forma a partir do desenvolvimento do ovrio (do gr. aggeion = caixa, urna, vaso e sperma = semente). O fruto contm substncias nutritivas que iro enriquecer o solo onde a semente ir germinar. De acordo com o nmero de cotildones encontrados nas sementes, elas so divididas em monocotiledneas e dicotiledneas. As monocotiledneas apresentam apenas um cotildone em cada semente. O albmen ou endosperma bem desenvolvido e nutre o embrio nas suas primeiras fases de crescimento. So exemplos importantes: as gramneas (arroz, trigo, milho, capins, bambu, cana-deacar); as palmeiras (carnaba, babau, coco-da-bahia, dend, buriti); as bromeliceas (abacaxi, sisal, agave) e as musceas (bananeiras). As dicotiledneas apresentam dois cotildones em cada semente que iro nutrir o embrio, pois o albmen ou endosperma pouco desenvolvido. So exemplos importantes: as leguminosas (pau-brasil, feijo, amendoim, soja, ervilha); as cucurbitceas (abbora, melancia, melo, pepino); o cafeeiro e a laranjeira. Caractersticas Gerais das Angiospermas MONOCOTILEDNEAS DICOTILEDNEAS Fasciculada (em cabeleira) (6) Axial ou pivotante (5) Colmo, estipe, rizoma e haste Tronco e haste Estreita e paralelinrvea (3) Larga e peninrvea (4) Trmera (verticilos em n de 3 ou Pentmera ou tetrmera (verticilos em mltiplo) (1) n de 5, 4 ou mltiplos) (2) Feixes lenhosos e liberianos Feixes lenhosos e liberianos reunidos dispersos em grupo. 1 cotildone, endosperma 2 cotildones, endosperma no desenvolvido desenvolvido

ESTRUTURAS RAIZ CAULE FOLHA FLOR VASOS CONDUTORES SEMENTE

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

14

Estrutura da Flor Verticilos florais protetores Clice: spalas Corola: ptalas

Verticilos florais reprodutores Androceu: estames (filetes e anteras) Gineceu: carpelos ou pistilos (ovrio, estiletes e estigmas)

Estrutura do Fruto Pericarpo: epicarpo, mesocarpo e endocarpo Semente: tegumentos, amndoa (albmen e embrio)

A B C D E

mesocarpo endocarpo epicarpo pericarpo semente

Polinizao o transporte do gro de plen de uma flor para outra, pode ser feita pelo vento, pela gua ou por animais. Fecundao a unio do ncleo espermtico do plen (gameta masculino) com a oosfera (gameta feminino). A disperso das sementes feita pelo vento, gua, animais ou pela prpria planta.

A polinizada pelo vento B polinizada por animais

O REINO METAZOA OU ANIMALIA


Aqui se enquadram todos os seres vivos que so qualificados tipicamente como animais. O reino extremamente heterogneo e as caractersticas mais comuns, ainda que nem sempre estejam integralmente presentes em todas as espcies, so: - Organismos eucariontes multicelulares; - Clulas desprovidas de parede celular embora, em alguns casos, possa ocorrer um reforo de quitina; - Carboidrato de reserva representado, geralmente, pelo glicognio; - Maioria dotada de movimentos ativos, com algumas espcies fixas; - Nutrio sempre heterotrfica, geralmente por ingesto; - Quase todos dotados de sistema nervoso e com capacidade de responder rapidamente ao de estmulos externos; - Reproduo sexuada, por meio de gametas, na quase totalidade das espcies, fazendo exceo apenas alguns celenterados que podem realizar a gemulao ou brotamento, e alguns vermes turbelrios e aneldeos poliquetos que podem reproduzir-se por diviso simples assexuada. O reino se divide em nove filos: Porifera, Coelenterata, Platyhelminthes, Nemathelminthes, Annellida, Arthropoda, Mollusca, Echinodermata e Chordata.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 15

GRUPOS I INVERTEBRADOS Porferos ou espongirios Cnidrios ou celenterados Platelmintos Nematelmintos Aneldeos

Artrpodos

Moluscos Equinodermos II CORDADOS A - Protocordados B-Eucordados - Vertebrados 1 - Ciclstomos 2 Peixes 3 Anfbios 4 Rpteis 5 Aves 6 Mamferos

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS EXEMPLOS No formam notocorda durante o desenvolvimento embrionrio Aquticos, fixos ao fundo, corpo esponjoso Esponjas Aquticos,urticantes gua-viva, corais Vermiformes, achatados Tnias, planria Vermiformes, cilndricos Lombrigas Corpo segmentado em anis Minhoca, sanguessuga Crustceos Camaro, caranguejo Insetos Mosca, borboleta Patas Aracndeos Aranha, carrapato articuladas Diplpodos Piolho-de-cobra Quilpodos Centopia Corpo mole, com ou sem concha Caracol, polvo Marinhos, coberto de espinhos Estrela-do-mar Formam notocorda durante o desenvolvimento embrionrio Conservam a notocorda por toda a vida Anfioxo A notocorda substituda pela coluna vertebral Boca circular(ventosa),aquticos, pisciformes Lampreia Aquticos, escamas, brnquias e nadadeiras Sardinha, tubaro Larva aqutica, adulto terrestre Sapos, rs Locomoo por rastejamento Cobras, jacars Corpo coberto de penas Pingim, coruja Fmeas dotadas de mamas Homem, baleia

Filo Porifera (porferos ou espongirios): So os mais simples na escala zoolgica, com a estrutura do corpo formada apenas por duas camadas de clulas que no chegam a formar tecidos. No apresentam simetria, rgos ou sistemas e so fixos s rochas no fundo das guas (bentnicos). H espcies dulccolas, mas a maioria marinha. A sustentao do corpo feita por meio de uma estreita malha de espculas calcrias ou silicosas. Alguns no possuem espculas, sendo macios e usados como esponja natural. De forma geral, o corpo pode ser interpretado como um saco com numerosos pequenos orifcios inalantes (os stios ou poros) e um nico orifcio exalante (o sculo). H uma cavidade central chamada espongiocele. A gua circula entrando pelos stios, passando pela espongiocele e saindo pelo sculo. Detritos alimentares e oxignio so absorvidos da gua que entra, enquanto os excretas celulares so eliminados com a gua que sai. A espongiocele revestida por clulas (os coancitos - providos de flagelo e uma gola ou colarinho) que realizam a digesto intracelular dos alimentos. No possuem sistema nervoso. Exibem cores variadas como amarelo, vermelho, cinza, esverdeado, etc. A reproduo sexuada (do zigoto se forma uma larva ciliada) ou assexuada (brotamento). Tm grande capacidade de regenerao.

Filo Coelenterata (celenterados ou cnidrios): So animais aquticos, geralmente marinhos, j dotados de clulas organizadas em tecidos e dispostas em duas camadas, embora o corpo mostre consistncia gelatinosa. Todos tm simetria radial e no possuem sistemas circulatrio, respiratrio nem excretor. A rede nervosa difusa. So todos predadores de outros animais. Tm uma nica abertura que se abre na cavidade gastro-vascular e que funciona como boca e como nus. Apresentam tentculos com clulas urticantes, os cnidoblastos ou cnidcitos, especializadas para a defesa e captura de alimentos. Essas clulas possuem uma cpsula com filamento distensvel e inoculador de substncias irritantes. A reproduo pode ser assexuada ou sexuada. A maioria tem um ciclo vital com uma fase meduside (livre) e outra polipide (fixa). Geralmente as formas medusides se reproduzem sexuadamente, dando formas polipides, e estes, assexuadamente, originam novos medusides. Esse um caso de alternncia de geraes ou metagnese. H espcies que s passam pela fase de plipo, como as anmonas e os corais. Estes se reproduzem ou por processos assexuados (diviso binria simples ou gemulao) ou sexuados. Os indivduos podem ser independentes ou coloniais. Os principais representantes so os corais, as anmonas-do-mar, as hidras, as caravelas e as guas-vivas.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 16

Filo Plathyhelminthes (platelmintos): So vermes achatados; aquticos, terrestres ou parasitas. O corpo dotado de trs extratos de clulas. Apresentam simetria bilateral do corpo. O sistema nervoso ganglionar. O sistema digestivo, quando presente, tem uma nica abertura (planria e esquistossomo). As tnias no possuem qualquer rudimento de sistema digestivo e se nutrem por absoro atravs da vasta superfcie corporal. O sistema excretor formado por protonefrdias (clulas-flama). O aparelho reprodutor bem desenvolvido, principalmente nos parasitas, podendo ocorrer a reproduo assexuada e a autofecundao. Alguns apresentam grande capacidade de regenerao. Tnias e esquistossomos so parasitas, a planria tem vida livre. Tnia: I cabea ou esclex II - animal III - estrbilo IV - larva

Filo Nemathelminthes (nematelmintos): So aquticos, terrestres ou parasitas. Caracterizam-se pelo corpo longo, cilndrico, no segmentado em anis, revestido por uma espessa cutcula de quitina. O tubo digestivo completo (boca e nus). No possuem sistemas circulatrio nem respiratrio. O sistema excretor rudimentar e a reproduo sexuada com fecundao interna (ovparos). Compreendem diversas classes, dentre as quais a principal a dos nematides, que abrange diversas espcies parasitas de plantas e do homem. Na espcie humana, causam doenas chamadas de verminoses ou helmintoses. So exemplos mais notveis: Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus e Enterobius vermicularis (oxiro), todos parasitas intestinais. A Wuchereria bancrofti, conhecida como filaria, parasita os vasos linfticos. Filo Annellida (aneldeos): So seres aquticos, terrestres ou parasitas. Invertebrados vermiformes, tm o corpo segmentado (repetio de partes iguais), com segmentao homnoma, cada anel ou metmero externo corresponde a uma loja distinta internamente, ainda que essas lojas se comuniquem e faam continuidade. Apresentam simetria bilateral. A respirao cutnea nos terrestres e branquial nos aquticos. A circulao fechada e simples. A maioria j possui apndices locomotores (cerdas) que no so articulados. O sistema nervoso ganglionar. O tubo digestivo completo. Habitualmente se reproduzem por processo sexuado (as minhocas so hermafroditas de fecundao cruzada), mas entre os poliquetos alguns fazem a reproduo assexuada por fragmentao do corpo (hormogonia). Divide-se em trs classes: - poliquetos: com muitas cerdas, geralmente marinhos. Nereis sp. - oligoquetos: com poucas cerdas, habitualmente terrestres. Lumbricus terrestris (minhoca). - hirudneos: sem cerdas, aquticos (dulccolas), todos parasitas hematfagos, portadores de ventosas. Hirudo medicinalis (sanguessuga).

Filo Arthropoda (artrpodes): So invertebrados providos de apndices articulados (arthron = articulao). o filo mais numeroso e polimorfo dentre todos. So animais de simetria bilateral, corpo segmentado e revestido por uma cutcula de quitina que representa o seu exoesqueleto (Exoesqueleto no estrutura exclusiva de insetos, pois ocorre tambm em outros artrpodes como crustceos e aracndeos, alm de aparecer em representantes do filo moluscos (ostras, caramujos) e celenterados (corais). Ele confere proteo contra o ataque de predadores. Porm, limita o crescimento e, muitas vezes, a locomoo do animal.) Algumas espcies realizam mudas peridicas do tegumento (ecdises). Alguns crustceos apresentam uma carapaa calcria por fora do esqueleto quitinoso. O tubo digestivo completo e com glndulas anexas. A circulao aberta. A respirao branquial nos de hbitat aqutico e traqueal ou filotraqueal nos de vida terrestre. O sistema nervoso ganglionar, com uma dupla cadeia ventral de gnglios. Os rgos dos sentidos so muito especializados e situados na cabea (olhos, rgos auditivos e antenas sensoriais). A reproduo sexuada com fecundao interna (ovparos). O desenvolvimento geralmente ocorre por meio de metamorfose completa ou incompleta. Classes principais: aracndeos, insetos, crustceos, quilpodos e diplpodos.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 17

Aracndeos: Seres terrestres. Corpo dividido em cefalotrax e abdome, com quatro pares de patas (octpodos) e sem antenas. So portadores de palpos (apndices parecidos com patas) destinados funo sexual e preenso de alimentos. Muitos causam doenas no homem. A classe se divide em diversas ordens, das quais as principais so os aranedeos, os caros e os escorpiondeos. -Os aranedeos ou aranhas possuem, junto boca, rgos inoculadores de veneno chamados quelceras. Algumas espcies tecem teias. Existem espcies peonhentas. - Os caros enquadram os carrapatos e certos parasitas semimicroscpicos da pele, como o Demodex folliculorum, que ataca os folculos pilosos, desencadeando as crises de acne ou cravo; e o Sarcoptes scabiei, causador da sarna. caros semimicroscpicos, que vivem em nossas casas, so os principais causadores das crises de alergia respiratria. - Os escorpiondeos renem os escorpies ou lacraus. Apresentam palpos em forma de pinas e um aguilho (na extremidade posterior do abdome) inoculador de peonha bastante perigosa. Insetos: a classe mais numerosa. Seres terrestres, areos e aquticos. Corpo dividido em cabea, trax e abdome. Um par de antenas (sensorial), um par de mandbulas (nutrio) e trs pares de patas (hexpodos). A maioria possui asas (dpteros ou tetrpteros) embora algumas espcies sejam pteras como a traa, a pulga, o piolho e as formas mais comuns de formigas. A metamorfose pode ser completa (ovo, larva, pupa e imago) ou incompleta (ovo, ninfa e imago). Compreendem diversas ordens como: dpteros (moscas e mosquitos), lepidpteros (borboletas e mariposas), hempteros (percevejos), colepteros (besouros), ortpteros (baratas, gafanhotos e grilos), himenpteros (formigas, abelhas e vespas), etc. Alguns insetos tm importncia mdica por atuarem como vetores ou transmissores de doenas infecto-contagiosas como a malria, a doena do sono, o mal de Chagas, a febre amarela, a dengue, a filariose, a leishmaniose, etc. as moscas berneiras, na fase de larva, parasitam a pele de mamferos, causando a berne ou bicheira.

Aparelho bucal I -abelha, II - pernilongo III borboleta IV - gafanhoto

Desenvolvimento A direto - ametbolo B metamorfose incompleta - hemimetbolo C - metamorfose completa - holometbolo

Crustceos: Seres aquticos, com exceo do tatuzinho. Podem apresentar uma crosta calcria. O corpo se divide em cefalotrax e abdome, na grande maioria. Apresentam dois pares de antenas; olhos pedunculados em alguns e ssseis em outros; um par de mandbulas; cinco pares de patas ambulacrrias no cefalotrax (decpodos) e nmero varivel de patas natatoriais no abdome. Geralmente utilizados na alimentao humana. So exemplos: o camaro, a lagosta, o siri, etc. Quilpodos e Diplpodos: Seres terrestres. Corpo cilndrico, vermiforme, longo; com cabea e tronco segmentado em muitos anis. Um par de antenas. Os quilpodos (lacraia) tm um par de patas em cada anel, onde o primeiro serve para injetar veneno. Os diplpodos (embu ou piolho-de-cobra) possuem dois pares de patas por anel. Filo Mollusca (moluscos): Animais de corpo mole podem ser aquticos (maioria) ou terrestres. O corpo apresenta simetria bilateral e s vezes protegido por uma concha calcria; so constitudos de cabea, p e massa visceral. Na cabea se encontram os rgos dos sentidos: olhos, tentculos tteis e receptores de gosto e olfato. A massa visceral o conjunto de rgos destinados digesto, respirao, circulao, excreo e reproduo. O p especializado para a locomoo, fixao e escavao. O corpo envolvido por uma prega dorsal da epiderme, o manto, que secreta a concha, a qual funciona como esqueleto. O sistema digestivo completo. A circulao aberta. A respirao pode ser branquial, cutnea (lesmas) ou pulmonar (caracis). O sistema nervoso ganglionar. A reproduo sexuada por fecundao externa (pelecpodos) ou interna (cefalpodos e gastrpodos).
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 18

As principais classes so os gastrpodos, pelecpodos e cefalpodos. Os gastrpodos, conhecidos como caramujos, caracis e lesmas, possuem concha univalva (exceto a lesma), dois pares de tentculos (um olfativo e um com olhos), corpo dividido em cabea, massa visceral (com manto) e p. Possuem rdula, lngua spera com dentes quitinosos, que raspa os alimentos. Os pelecpodos so as ostras, mexilhes, mariscos e outros. Possuem concha bivalva, cabea pouco distinta da massa visceral e p em forma de lmina de machado. So geralmente fixo s pedras do fundo atravs do bisso (estruturas produzidas por glndulas do p). Algumas espcies produzem prolas. Os cefalpodos so exclusivamente marinhos e desprovidos de concha (exceto o Nautilus e a fmea do Argonauta). Abrangem o polvo, a lula, o nautilus e o argonauta. Apresentam tentculos com um bico crneo no centro (boca) para triturar os alimentos. Algumas espcies possuem uma bolsa com tinta (nanquim ou spia) usada como defesa.

lula

Filo Echinodermata (equinodermos): Exclusivamente marinhos. Simetria radial no adulto e bilateral na larva. Dotados de endoesqueleto calcrio com projees espinhosas, recoberto por uma epiderme fina. O sistema digestivo completo, com boca ventral e nus dorsal. Podem ser carnvoros e predadores ou herbvoros e detritvoros. A respirao branquial. A reproduo sexuada, com fecundao externa e desenvolvimento por metamorfose. Apresentam capacidade de regenerao. Possuem um sistema aqfero, substituto do sistema circulatrio, e que tambm ativa os ps ambulacrrios, pequeninas formaes na base desses animais que lhes permite o deslocamento sobre o funda do mar sem movimentar os braos. Os principais representantes so as estrelas-do-mar, pepinos-do-mar, ourios-do-mar e lrios-do-mar.

Filo Chordata (cordados): So os mais evoludos. Apresentam um eixo de sustentao dorsal, a notocorda. O sistema respiratrio derivado da faringe (fenda branquiais). O tubo nervoso nico e dorsal. A circulao fechada e o sangue possui hemoglobina em quase todas as espcies, o corao ventral. O tubo digestivo completo e com glndulas anexas. Possuem cauda na fase embrionria, podendo permanecer no adulto. Dividem-se em subfilos: Protochordata (hemicordados, urocordados e cefalocordados) e Vertebrata. Protocordados: - Hemicordados: So longos, vermiformes e marinhos. Ex.: balanoglosso. - Urocordados ou tunicados: Seu representante a ascdia, animal fixo, globoso, geralmente colonial, sem cauda e sem notocorda. Na fase larvar mvel, com cauda e notocorda. So marinhos. - Cefalocordados: Seu representante o anfioxo. Animal que lembra um peixe pequeno sem nadadeiras pares. marinho e apresenta fendas branquiais e notocorda durante toda a vida. Vertebrados ou Eucordados: Possuem notocorda na fase embrionria, na fase adulta ela substituda pela coluna vertebral (vrtebras sseas ou cartilaginosas) que serve de eixo de suporte do corpo. Possuem caixa craniana envolvendo os rgos do sistema nervoso central que bem desenvolvido. O subfilo est dividido Reptilia, Aves e Mammalia.
www.clickbio.cjb.net

em

seis

classes:

Cyclostomata,

Pisces,

Amphibia,
19

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

Os ciclstomos so cartilaginosos; sem mandbulas e sem nadadeiras pares nem escamas; boca circular em ventosa; sete fendas branquiais; ectoparasitas de peixes. Seu representante a lampria. Peixes: Seres exclusivamente aquticos; com cinco fendas branquiais persistentes, com paredes ramificadas (brnquias); nadadeiras. Pecilotermos. Circulao fechada simples e corao com duas cavidades. Linha lateral que percebe as vibraes e presso da gua. Excreo por rins. Reproduo sexuada, fecundao interna (ovovivparos e vivparos) ou externa (ovparos), larva chamada de alevino. - Os condrcties so cartilaginosos. Tm nadadeiras pares e mpares; no possuem bexiga natatria; a boca ventral e as fendas branquiais so descobertas. Predominantemente vivparos. Possuem cloaca e intestino com vlvula espiral. So os tubares e as arraias. - Os ostecties (maioria) so sseos. Tm nadadeiras pares e mpares e escamas; possuem bexiga natatria; a boca anterior e as fendas branquiais so protegidas pelo oprculo. A bexiga natatria funciona como pulmo em alguns casos (pirambia). Predominantemente ovparos. So exemplos o cavalo-marinho, o poraqu, a enguia, o bacalhau, a piranha, o pirarucu, a piaba, o tilpia, etc.

1,3 - cartilaginosos 2,4 - sseos

1,2,4 peixes sseos 3 - peixe cartilaginoso 5 - mamfero

Anfbios: Nascem na gua e tornam-se terrestres. Possuem brnquias na fase larvar (girino) e pulmes na fase adulta. Podem apresentar cauda e patas na fase adulta (salamandras), s patas (sapo) ou s cauda (cobra-cega). O esqueleto sseo. A pele mida, lisa, com glndulas mucosas e cromatforos (clulas pigmentadas). O sistema digestivo completo, apresentando cloaca. Excreo por meio de rins. Reproduo sexuada com fecundao externa; so ovparos e sofrem metamorfose. Possuem respirao cutnea intensa para compensar a respirao pulmonar precria. So pecilotermos. A circulao fechada, dupla e incompleta, o corao tem trs cavidades. O sistema nervoso apresenta encfalo, medula e nervos cranianos. Rpteis: So terrestres ou aquticos, mas s se reproduzem na terra. Movimentamse por rastejamento. A reproduo sexuada com fecundao interna, pem ovos com casca calcria e o embrio apresenta alantide e bolsa de gua (mnio, o que evita a desidratao). O sistema digestivo completo, com cloaca. A pele seca e impermevel (queratinosa), desprovida de glndulas; com escamas, carapaas ou placas. Alguns realizam mudas peridicas do tegumento. So pecilotermos. A circulao fechada dupla e incompleta, o corao tem trs cavidades (exceto nos crocodilianos). Os pulmes so bem eficientes. O sistema nervoso se divide em encfalo, medula e nervos cranianos. A excreo feita por meio de rins bem desenvolvidos. As ordens mais comuns so: ofdios, lacertlios, quelnios e crocodilianos. - Os ofdios abrangem as cobras e serpentes. Alguns possuem dentes especiais que injetam um veneno produzido pelas glndulas salivares. - Os lacertlios ou surios so os lagartos. No so peonhentos, com exceo do monstro de Gila, do golfo do Mxico, e do drago de Komodo, da Indonsia. - Os quelnios compreendem as tartarugas (marinhas), cgados (dulccolas) e jabutis (terrestres). - Os crocodilianos so os mais desenvolvidos. Compreendem os jacars (Brasil) e crocodilos (Amrica do Norte, frica e sia). Aves: Seres adaptados ao vo; com esqueleto sseo leve e reforado, ossos pneumticos ligados aos sacos areos dos pulmes. Pele seca (escamosa nos membros posteriores) e coberta de penas. Na cauda possuem glndulas uropigeanas que secretam gordura para lubrificar as penas. Olhos com membrana nictante. Quatro membros (os anteriores em forma de asa); homotermos (temperatura constante). Circulao fechada, dupla e completa (corao com quatro cavidades). O bico crneo adaptado a vrios tipos
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 20

de alimentos. Sistema digestivo completo e terminado em cloaca. Excreo por rins. Sistema nervoso com encfalo, medula e nervos cranianos. Sexos separados com acentuado dimorfismo sexual. Reproduo sexuada com fecundao interna; todos ovparos; incubam os ovos e cuidam da prole. Erroneamente chamados de pssaros, tal denominao pertence apenas ordem passeriforme (sabi, canrio, pardal, etc). Os pingins, emas, avestruzes, e outros no conseguem voar. Mamferos: So os mais evoludos; esto adaptados vida aqutica, area, subterrnea e, principalmente, terrestre. A cobertura de plos, a gordura e o corao eficiente garantem a homotermia. O sistema nervoso muito desenvolvido com encfalo, medula e nervos cranianos. Reproduo sexuada com fecundao interna (vivparos e com tero exceto os monotremados); placentrios (exceto os monotremados e marsupiais); e grande proteo prole. Glndulas mamrias, sebceas, sudorparas, etc. Endoesqueleto sseo. Sistema digestivo completo, com glndulas anexas, terminado em nus (exceto nos monotremados). Pele queratinizada coberta de plos. Excreo por rins. Respirao pulmonar auxiliada pelo msculo diafragma. Circulao fechada, dupla e completa (corao com quatro cavidades), hemcias anucleadas. Formam um grupo muito heterogneo quanto ao tamanho, forma do corpo e hbitat. O homem, o canguru, a baleia, o hipoptamo, o porco, o morcego, a preguia, o rato, o coelho, o gato, o leo e o macaco so exemplos de mamferos. Os monotremados, ornitorrinco e qidna pem ovos, embora amamentem os filhotes.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

21

FISIOLOGIA DOS ORGANISMOS NUTRIO: A OBTENO DE MATRIA E ENERGIA PARA O ORGANISMO


Para poder sobreviver os organismos vivos necessitam de abastecer-se de substncias com as quais obtm energia e materiais para o reparo de seu desgaste. Se o organismo jovem, parte desse material destinada ao crescimento. Atravs da nutrio o ser vivo obtm os tomos e as molculas das substncias que formam seu corpo. Chama-se nutriente a qualquer substncia essencial manuteno da vida. Os alimentos que ingerimos diariamente contm esses nutrientes que podem ser classificados em macronutrientes e micronutrientes. Como o prprio nome diz, macronutrientes so aqueles necessrios em grande quantidade Os nutrientes necessrios em pequenas quantidades so denominados micronutrientes. Com relao nutrio, os seres vivos podem ser divididos em dois grandes grupos: os auttrofos e os hetertrofos. Os organismos dotados de clorofila so capazes de realizar o processo conhecido como fotossntese. Pela fotossntese eles transformam as substncias minerais retiradas do ambiente (gs carbnico, gua e sais minerais) em molculas orgnicas formadoras de seu corpo. So os organismos auttrofos fotossintetizadores. Para a transformao das substncias minerais em molculas orgnicas fundamental a energia da luz do Sol, que transformada em energia qumica, ficando armazenada nos compostos orgnicos formados. Algumas bactrias do solo tambm so auttrofas, s que no usam a energia da luz do Sol, mas sim a energia liberada nas reaes de oxidao de minerais. So os organismos auttrofos quimiossintetizadores, pois usam a energia qumica para fabricar compostos orgnicos. Os outros seres vivos (animais, fungos, protozorios, etc.) dependem dos seres auttrofos para obter a matria-prima necessria construo de seu corpo e produo de energia. So os organismos hetertrofos. Todas as clulas necessitam de alimentos que utilizam, em parte para obter energia e, em parte, como material de construo. Para os indivduos hetertrofos, porm, os alimentos no se encontram no ambiente numa forma que lhes permita sua utilizao direta pelas clulas. As grandes molculas que deles fazem parte tero de ser desdobradas em molculas menores, e essa a finalidade da digesto. Os esquemas a seguir representam o processo digestivo como uma necessidade comum a diferentes tipos de organismos. - Hidra de gua doce: A digesto inicia-se na cavidade gastrovascular (tubo digestivo com uma s abertura) e termina em vacolos digestivos das clulas que a revestem. - No paramcio a digesto exclusivamente intracelular. - A evoluo nos animais acabou por permitir que o movimento dos alimentos se fizesse num s sentido, e conseqentemente, que as suas transformaes se sucedessem em cadeia, o que tornou a digesto mais fcil e eficiente, como na lombriga.

A Digesto: A Quebra das Molculas Grandes D-se o nome de digesto s transformaes qumicas por que sofrem os alimentos a fim de serem incorporados e utilizados pelas clulas. Tais transformaes envolvem a fragmentao e a hidrlise de grandes molculas, que so reduzidas a molculas menores, solveis em gua e facilmente absorvveis pelas clulas. Podemos dividir o processo digestivo em trs etapas. 1 etapa: Fragmentao das partculas nutritivas. Consiste na triturao dos alimentos. Para isso alguns animais dispem de estruturas especializadas. Assim, os mamferos, os rpteis e os peixes dispem de dentes; as aves utilizam a moela; os equinides possuem a lanterna-de-aristteles; os moluscos possuem a rdula; alguns artrpodos utilizam as mandbulas, etc. 2 etapa: Reduo das partculas alimentares em produtos solveis. 3 etapa: Absoro dos nutrientes.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 22

H trs tipos bsicos de digesto: intracelular, extracelular e extracorprea. A digesto intracelular ocorre no interior de vacolos do citoplasma (vacolos digestivos) graas ao das enzimas dos lisossomos. um tipo de digesto encontrado em protozorios e clulas de alguns animais como os coancitos dos porferos e os leuccitos e macrfagos dos vertebrados. A digesto extracelular ocorre fora das clulas, ou seja, numa cavidade (trato digestivo) ou fora do corpo. Esse tipo de digesto encontrado em aneldeos, nematelmintos, equinodermos, moluscos, artrpodes, protocordados e vertebrados. A digesto extracorprea acontece nos fungos e aranhas. Esses organismos lanam para fora suas enzimas digestivas e depois absorvem os nutrientes j digeridos. As cobras e estrelas-domar pr-digerem seus alimentos. A Digesto Extracelular O sistema digestrio dos animais a sede principal das transformaes dos alimentos. Pode ser completo (tubo digestivo dotado de duas aberturas: boca e nus) e incompleto (tubo digestivo com uma nica abertura encontrado nos cnidrios e platelmintos). Em alguns grupos de animais o sistema digestrio no termina no nus, mas numa cavidade denominada cloaca. Possuem cloaca os peixes, os anfbios, os rpteis, as aves e os mamferos monotremados. O sistema digestrio completo consta de um tubo digestivo e glndulas anexas. O tubo digestivo dos mamferos constitudo de boca (1), faringe, esfago (3), estmago (5), intestino e nus. O intestino apresenta duas pores: o delgado (6 constitudo de duodeno e jejuno-leo) e o grosso (constitudo de ceco, colo (8) e reto). As glndulas anexas so o fgado (2), o pncreas (4) e as glndulas salivares. O fgado apresenta um rgo em forma de bolsa (7 - a vescula biliar) onde fica armazenada a bile. Esse rgo possui um duto de desembocadura no duodeno (o canal coldoco) por onde a bile eliminada no intestino. As aves possuem uma dilatao no esfago (o papo) onde o alimento amolecido, e seu estmago possui duas pores: o proventrculo e a moela. No proventrculo ocorre a digesto qumica de protenas e a moela faz o papel de dentes, triturando os alimentos. O papo encontrado tambm em aneldeos e moluscos com a mesma finalidade: amolecer os alimentos. Veremos como acontece a digesto extracelular nos seres humanos. Aps a mastigao, o alimento deglutido. Na faringe, no esfago, no estmago e nos intestinos ele impelido pelos movimentos peristlticos, cuja ao involuntria, controlada pelo sistema nervoso autnomo. Ao passar em rgos como a boca, o estmago e o intestino, os alimentos sofrem aes qumicas dos sucos digestivos. Podemos dividir o processo qumico da digesto em etapas que ocorrem em rgos diversos com nomes diferentes: insalivao (ocorre na boca), quimificao (ocorre no estmago) e quilificao (ocorre no intestino). SUCOS DIGESTIVOS Saliva Suco gstrico Suco entrico Suco pancretico Bile RGOS ELABORADORES Glndulas salivares Estmago Intestino delgado Pncreas Fgado ENZIMAS COMPONENTES Amilase salivar (ptialina) Pepsina, renina Maltase, lactase, peptidase, Lpase entrica, sucrase(invertase) Tripsina, nucleases, quimotripsina, lpase pancretica, amilase pancretica, No contm enzimas

Condies para a insalivao . Ao do sistema nervoso autnomo parassimptico, estimulando a secreo de saliva. Essa ao se faz por mecanismos reflexos: estmulo da viso, cheiro e gosto dos alimentos. . Valor timo de pH ao redor de 7,0; aproximadamente neutro. . Ao da saliva, que contm a enzima ptialina ou amilase salivar. Sob a ao da amilase, o amido hidrolisa-se, reduzindo-se a compostos de cadeia menor at chegar maltose.

(amilase) Amido + H2O


www.clickbio.cjb.net

maltose
pedrosamail-contato@yahoo.com.br 23

Glndulas salivares

Condies para a quimificao . Ao do sistema nervoso. A viso, o cheiro e o sabor dos alimentos provocam uma reao do sistema nervoso que envia impulsos s clulas da parede do estmago para que este secrete o suco gstrico. . Ao do suco gstrico que contm essencialmente gua, cido clordrico e enzimas. A pepsina provoca o rompimento das ligaes peptdicas entre os aminocidos das protenas, fragmentando-as em peptdeos.

(pepsina) Protena + H2O peptdeos

A renina produz a coagulao das protenas do leite permitindo que elas fiquem mais tempo no estmago para que a sua digesto seja mais completa. O cido clordrico proporciona um pH ao redor de 2,0; que um valor timo para a atividade da pepsina. Alm disso, tem ao germicida, reduzindo a fermentao bacteriana. Condies para a quilificao O intestino delgado est separado do estmago por uma vlvula de estrutura muscular denominada piloro. Sua primeira poro, de cerca de l5 cm de comprimento, o duodeno, seguindo-se ao jejuno-leo que se comunica com o intestino grosso. So as seguintes as condies para ocorrer a quilificao: . Valor timo de pH igual a 8,0. (O suco pancretico rico em bicarbonato de sdio e tem efeito alcalino). . Ao do sistema nervoso autnomo, estimulando a secreo intestinal. . Ao hormonal. A ao das gorduras do quimo provoca a liberao da bile e do suco pancretico. . Ao dos sucos digestivos. A bile, embora no contenha enzimas, possui sais biliares que facilitam a emulsificao das gorduras, favorecendo a ao das lipases sobre as gotculas de gordura da emulso e a solubilizao dos produtos finais da digesto, para que possam introduzirse nos vasos linfticos da mucosa intestinal. A hidrlise das protenas catalisada pela tripsina e pela quimotripsina, enzimas do suco pancretico, que as transformam em peptdeos. Estes, hidrolisados pelas peptidases, convertem-se em aminocidos.

(tripsina) Protenas + H2O (quimotripsina) pH = 8,0 (peptidases) Peptdeos + H2O aminocidos peptdeos

O amido no digerido na boca, sob a ao da amilase pancretica, transformado em maltose. Os dissacardeos (maltose, sacarose e lactose) so transformados em monossacardeos.

(maltase) Maltose + H2O (invertase) Sacarose + H2O (lactase) Lactose + H2O glicose + galactose glicose + frutose glicose + glicose

As gorduras so inicialmente emulsificadas pela bile e, posteriormente, hidrolisadas pelas lipases entrica e pancretica que as transformam em cidos graxos e glicerol.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 24

Gorduras + bile (lipases) Gordura emulsificada


As nucleases nucleotdeos. catalisam a hidrlise de

gordura emulsificada cidos graxos + glicerol


cidos nuclicos, transformando-os em

Interaes hormonais que auxiliam na liberao de secrees no sistema digestivo humano: A colecistocinina desencadeia o esvaziamento da vescula biliar no duodeno e estimula a secreo do suco pancretico. A secretina estimula a liberao do suco pancretico no duodeno. A gastrina propicia o aumento das secrees gstricas com seu contedo proteoltico. O pncreas, estimulado pela secretina, possibilita a alcalinizao do intestino delgado. A enterogastrona inibe a secreo de suco gstrico e retarda o esvaziamento do estmago.

A absoro dos nutrientes Essa a ltima etapa, consiste na penetrao dos produtos da digesto atravs da mucosa intestinal. Os produtos no aproveitveis sofrem desidratao no intestino grosso, transformando-se num material pastoso e castanho denominado fezes, que eliminado do organismo atravs da defecao. Os monossacardeos e os aminocidos so absorvidos pela parede do intestino delgado e transportados pela corrente sangnea aos vrios tecidos. Os cidos graxos so absorvidos pelos vasos linfticos. A gua, as vitaminas e os sais minerais no sofrem digesto, portanto so absorvidos integralmente pelos capilares sangneos. Uma parcela da glicose absorvida utilizada como fonte de energia na respirao; a outra parte armazenada no fgado e nos msculos na forma de glicognio. Os cidos graxos so utilizados em parte como fonte de energia; o restante empregado na sntese de gorduras. Os aminocidos so utilizados para a sntese de novas protenas, que podem formar estruturas celulares, pigmentos respiratrios, enzimas, hormnios, anticorpos e coagulantes sangneos. A figura ilustra a digesto nos ruminantes, entre os quais citamos bois, cabras, girafa, camelo, veado, etc. Durante vrias horas do dia apenas cortam os vegetais e os engolem sem mastigao. Depois de mastigado, o alimento, acompanhado de grande quantidade de saliva, deglutido, passando pela faringe e seguindo pelo esfago at a pana. A existem bactrias que secretam enzimas capazes de hidrolisar a celulose, transformando-a em glicose. O estmago dividido em 4 compartimentos: pana ou rmen, barrete ou retculo, folhoso e coagulador. Desses quatro, apenas o coagulador apresenta glndulas secretoras de enzimas, funcionando, portanto, como o verdadeiro estmago. Na primeira cmara estomacal (rmen), que funciona como armazenadora, ocorre uma intensa fermentao, proporcionada por uma abundante flora bacteriana. Pouco a pouco, o alimento passa para o retculo onde compactado em massas mais ou menos esfricas e, por inverso voluntria do peristaltismo do esfago, essas massas voltam boca e so novamente mastigadas. Esse retorno do rmen boca o que se denomina ruminao. Deglutido novamente, passam ao folhoso onde a gua excedente absorvida, depois, no coagulador, ocorre a digesto qumica e finalmente passam para o intestino, onde se completa a digesto.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

25

A RESPIRAO: AS TROCAS GASOSAS ENTRE O ORGANISMO E O MEIO


Respirao o conjunto de processos cuja finalidade a liberao da energia contida em molculas de compostos orgnicos existentes no interior das clulas (carboidratos, cidos graxos, aminocidos). Tais molculas constituem os metablitos, e sua oxidao produz catablitos (resduos) e libera energia. Essa energia aproveitada na execuo das reaes qumicas posteriores que completam o metabolismo celular. Alm disso, utilizada para manter a temperatura corporal dos animais homotermos. O principal metablito utilizado pelas clulas a glicose. Por isso, comum representar-se a respirao pela equao:

C6H12O6 + 6O2

6CO2 + 6H2O + Energia

Essa equao se refere respirao no nvel celular. No nvel do organismo podemos dizer que a respirao o fenmeno de trocas gasosas entre o organismo e o ambiente, isto , aquisio de oxignio (O2) e liberao de gs carbnico (CO2). Os seres que utilizam o oxignio para a respirao so aerbios e os que no utilizam o oxignio so anaerbios (bactrias, fungos). Os vegetais absorvem o O2 e eliminam o CO2 atravs da superfcie corporal, pois, mesmo em uma planta de grande porte, a superfcie de contato com o ambiente extensa. Isto porque seu corpo ramificado e suas folhas (onde ocorrem a maior parte das trocas gasosas) tm grande rea relativa. Nos vegetais terrestres, a epiderme apresenta uma camada protetora e impermevel de cutina que evita a perda excessiva de gua pela transpirao, mas tambm dificulta as trocas gasosas. Nesse caso, existem aberturas na epiderme das folhas e caules, os estmatos (partes verdes) e as lenticelas (partes velhas), por onde o oxignio e o gs carbnico entram e saem. Os Mecanismos das Trocas Gasosas nos animais: 1 - Pele: respirao cutnea. 2 - Brnquias: so apndices respiratrios bem vascularizados, constitudos de filamentos delgados cobertos por uma delicada epiderme de superfcie ampla, apropriados para o meio aqutico. 3 - Traquias e filotraquias: so tubos finos que se ramificam a partir da superfcie do corpo at o interior dos tecidos, permitindo a difuso de O2 do ar para os tecidos e do CO2 dos tecidos para as traquias. A difuso dos gases auxiliada por movimentos do trax e do abdome, que promovem a distenso das traquias de calibre maior, facilitando o bombeamento do ar. A abertura das traquias na superfcie do corpo denomina-se estigma ou espirculo. Na poro anterior ventral do abdome dos aracndeos h um par de estigmas que se comunicam com cavidades cujas paredes apresentam lminas foliares ricamente vascularizadas, por onde acontecem as trocas gasosas. So as filotraquias. 4 - Pulmes: so rgos respiratrios tpicos de vertebrados terrestres, constitudos por uma ou mais cmaras revestidas internamente por um epitlio mido, ricamente vascularizado, com superfcie ampla, que permite a absoro do O2 diretamente do ar atmosfrico. Nos mamferos, os pulmes so alveolares, isto , os bronquolos se subdividem, terminando em numerosos e minsculos saquinhos (os alvolos pulmonares), que so ricamente vascularizados. A Respirao nos Mamferos: Para o mecanismo de captura de O2 e eliminao do CO2, os mamferos dispem de um sistema constitudo de vias areas e de dois pulmes, que so revestidos pela pleura. As vias areas compreendem as narinas, fossas nasais, faringe, laringe, traquia e os brnquios. No interior dos pulmes, os brnquios esto subdivididos em tubos de calibre mais fino (os bronquolos) que terminam nos alvolos pulmonares. Nas paredes externas dos alvolos existem numerosos capilares onde se processam as trocas gasosas. Anexo ao sistema respiratrio dos mamferos, existe o msculo diafragma e os msculos intercostais. O diafragma exclusivo dos mamferos, tem a forma de cpula e separa a cavidade torcica da abdominal.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 26

Nesses animais a respirao compreende dois tipos de fenmenos: mecnicos e qumicos. Os fenmenos mecnicos compreendem a inspirao e a expirao. A inspirao consiste na entrada de ar nos pulmes. Com a contrao do diafragma e dos msculos intercostais, que elevam as costelas, o volume da caixa torcica fica aumentado. Com o aumento do volume da caixa torcica e dos pulmes, a presso intrapulmonar diminui. Como o ar atmosfrico encontra-se a uma presso maior, penetra pelas vias areas no interior dos pulmes at que as presses se igualem. Na expirao os msculos se relaxam. Diminui o volume dos pulmes. A presso no interior dos pulmes torna-se maior do que a do ar atmosfrico. Com isso o ar eliminado dos pulmes. Dentro dos alvolos pulmonares realiza-se uma troca gasosa. Como no ar inspirado a presso parcial do O2 maior do que a sua presso no sangue, o O2 difunde-se para o interior dos capilares dos alvolos. E o inverso acontece com o CO2. O ar expirado contm cerca de 100 vezes mais CO2 do que o ar inspirado. O fenmeno qumico da respirao se chama hematose e acontece nos alvolos pulmonares. O oxignio muito pouco solvel em gua, logo tambm pouco solvel no plasma sangneo. Por isso muitos animais possuem protenas combinadas a um metal que facilitam a absoro e o transporte dos gases. So os pigmentos respiratrios dos quais vamos estudar apenas a hemoglobina. A hemoglobina formada por uma molcula protica combinada a um grupo molecular no-protico contendo ferro. Tem cor vermelha e encontrada nas hemcias dos vertebrados e no plasma de alguns aneldeos, moluscos e artrpodes. Uma nica molcula de hemoglobina pode ligar-se a quatro molculas de oxignio, formando um composto instvel denominado oxiemoglobina.

Hb + O2

HbO2

O transporte do O2: A combinao dos pigmentos respiratrios com o O2, ou a separao dessas substncias, depende da presso parcial desse gs. Nos alvolos pulmonares dos mamferos a presso parcial do O2 alta, enquanto nos tecidos baixa. Quando o ar penetra nos alvolos pulmonares o O2 absorvido pelas hemcias e combina-se com a hemoglobina, formando oxiemoglobina (HbO2). Dessa forma, o sangue venoso transforma-se em sangue arterial. Essa transformao chamada de hematose. A hemoglobina tem afinidade por outras substncias, especialmente o monxido de carbono (CO). Nesse caso, forma-se um composto estvel (a carboxiemoglobina - HbCO) que impede a combinao do oxignio com a hemoglobina e o seu transporte pelo sangue, podendo provocar a morte por falta de oxigenao. Quando o sangue chega aos tecidos, a hemoglobina, totalmente saturada de oxignio, libera esse elemento que ser utilizado na combusto dos alimentos pelas clulas para a liberao de energia.

Nos pulmes: Hb + O2 Nos tecidos: HbO2 O2 + alimentos

HbO2 Hb + O2 CO2 + H2O + energia

Se a tenso de O2 no sangue descer a menos de 40 mm/Hg, o fornecimento de oxignio s clulas reduzir-se- a zero, causando-lhe a morte. A queda no abastecimento de oxignio pode ser causada por: . Insuficincia de sangue para a captao do O2, como nas hemorragias; . Incapacidade de utilizao do O2 pela alterao ou bloqueio de enzimas da cadeia respiratria. (O cianeto bloqueia uma das enzimas respiratrias); . Reduo da ventilao alveolar (a bronquite causa um excesso de muco que impede a passagem do ar) ou perda da elasticidade dos alvolos pulmonares ou a sua ruptura (enfisema pulmonar); . Reduo da tenso de O2 em grandes altitudes (produz fadiga, tonturas e falta de ar). Nesse caso, o organismo aumenta a produo de hemcias, fornecendo uma taxa maior de hemoglobina e compensando o baixo teor de O2. O transporte de CO2: O transporte desse gs complexo. Uma pequena parte dissolvida no plasma. Outra pequena parte se prende hemoglobina, formando a carboemoglobina. A maior parte, porm, carregada na forma de ons bicarbonato dissolvidos no plasma. A respirao controlada pelo bulbo raquidiano que controla os movimentos dos msculos intercostais e do diafragma, e que reage aos altos teores de CO2, baixos teores de O2 ou ao aumento da acidez do sangue, mantendo a homeostase (equilbrio interno).

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

27

A CIRCULAO E O TRANSPORTE DE SUBSTNCIAS


A circulao o fluxo de lquidos e clulas que conduzem de uma parte a outra do organismo substncias nutritivas e metablicas, bem como gases respiratrios e elementos do sistema imunitrio. Compreende a circulao sangunea e a circulao linftica. O transporte o fluxo de substncias nutritivas, mas no gases respiratrios, atravs de um sistema de canais pela estrutura das plantas. O transporte de Substncias nos Vegetais Os vegetais retiram do ambiente gua e sais minerais. Esta soluo, chamada de seiva bruta, inorgnica ou mineral, deve ser levada pelos vasos lenhosos para as folhas, onde servir de matriaprima para a fotossntese. Utilizando a seiva bruta e o gs carbnico do ar, as folhas fabricam as substncias orgnicas necessrias a seu corpo. Uma parte dessas substncias permanece na folha; outra parte, dissolvida na gua, transportada pelos vasos liberianos para todo o vegetal, recebendo o nome de seiva elaborada ou orgnica. O transporte da seiva bruta, mineral ou inorgnica feito atravs dos vasos lenhosos que formam o xilema ou lenho. A transpirao nas folhas o fator mais importante nesse transporte. Para que a planta efetue uma boa fotossntese, os estmatos das folhas devem abrir-se, ocorrendo ento uma inevitvel perda de gua por transpirao. Como conseqncia, as clulas das folhas tornam-se mais concentradas e, por osmose, absorvem gua dos vasos lenhosos prximos, juntamente com sais minerais. Esta absoro cria uma constante tenso na coluna lquida, puxando-a. A absoro de gua do solo pelas razes repe a quantidade perdida na transpirao e garante a continuidade do processo. O transporte da seiva elaborada ou orgnica feito atravs dos vasos liberianos que formam o floema ou lber. As substncias orgnicas fabricadas nas folhas pela fotossntese so levadas tanto para a raiz e o caule, como para o pice da planta. Dissolvidas na gua h vrias substncias orgnicas como aminocidos, carboidratos e alguns ons minerais. Essas substncias so transportadas pelos mecanismos de osmose e transporte ativo. O Transporte de Substncias nos Animais Nos animais de maior complexidade, surgiu um mecanismo de transporte mais complicado, com a formao de canais definidos para fluir o sangue ou a hemolinfa com vlvulas situadas em posies tais que permitam o fluxo somente numa direo. A hemolinfa o fluido circulante dos animais invertebrados em geral. uma mistura de gua com vrias substncias nela dissolvidas, havendo muitas vezes um pigmento respiratrio (molcula que transporta os gases respiratrios). Nos insetos o sangue no tem funo respiratria, funcionando apenas para transportar alimentos, excretas e hormnios. Nos animais vertebrados o fluido circulante constitudo pelo sangue e pela linfa. Toda a massa de lquido em circulao nos animais necessita de um sistema de bombeamento funcionando de maneira contnua para manter o fluido em movimento. Os principais mecanismos de bombeamento so: . Vasos contrteis, encontrados em aneldeos, artrpodes e protocordados; . Corao dividido em compartimentos, encontrado em moluscos e vertebrados. (I aves e mamferos, II anfbios, III peixes, IV - rpteis) A Circulao no Homem O sistema circulatrio humano consta de corao e de vasos (sangneos e linfticos). Os vasos sangneos esto distribudos em artrias, veias e capilares. Fisiologicamente, a artria difere da veia pelo sentido do fluxo sangneo em seu interior. Assim, as artrias transportam o sangue do corao aos tecidos enquanto as veias o fazem dos tecidos ao corao. No interior das grandes veias h vlvulas para garantir o fluxo de sangue num s sentido. Esses vasos esto ligados entre si de tal maneira que o sangue completa o circuito sem sair deles. Por isso se diz que essa circulao fechada. As artrias e veias se ramificam em vasos de calibre menor chamados de arterolas e vnulas, que terminam em vasos de calibre muito pequeno, chamados de capilares.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 28

O corao humano situa-se na caixa torcica, num espao denominado mediastino, entre os dois pulmes. Tem o tamanho de um punho fechado. um rgo musculoso e oco, dividido em 4 compartimentos: trios (dois superiores) e ventrculos (dois inferiores). O corao funciona como uma bomba hidrulica, recolhendo e enviando o sangue para todas as partes do organismo. Na realidade, so duas bombas, uma do lado direito, formada pelo trio e ventrculo direito e outra do lado esquerdo, formada pelo trio e ventrculo esquerdo. Do lado direito circula o sangue venoso, que contm grande porcentagem de CO2 e que vem dos rgos e depois vai aos pulmes. Do lado esquerdo circula sangue arterial, que contm grande porcentagem de O2 e que vem dos pulmes e depois vai aos demais rgos. No corao, o sangue circula dos trios para os ventrculos. Para impedir o refluxo do sangue, o corao dispe de vlvulas: a tricspide situada no orifcio atrioventricular direito e a mitral ou bicspide situada no orifcio atrioventricular esquerdo. Do ventrculo direito (4) o sangue segue para a artria pulmonar (9), e do ventrculo esquerdo (6) o sangue segue para a artria aorta (10). Na sada desses vasos existem as vlvulas semilunares ou sigmides para impedir o retorno do fluxo. O sangue de todo o organismo chega ao corao pelas veias cavas (2-5) (entram no trio direito - 3) e pelas veias pulmonares (1-8) (entram no trio esquerdo - 7). O corao revestido por duas membranas serosas (internamente pelo endocrdio e externamente pelo pericrdio). Entre essas membranas h um msculo espesso responsvel pelo funcionamento do rgo (o miocrdio). O ventrculo esquerdo tem a parede mais espessa, pois necessita bombear o sangue para todo o corpo. O corao humano possui um automatismo prprio devido a um tecido condutor especializado o marcapasso. O tecido cardaco capaz de se autoestimular, de tempos em tempos, mantendo o ritmo de funcionamento, produzindo a contrao do rgo, seguida de um relaxamento. Em cada contrao do miocrdio a presso sangnea, no adulto, se eleva para 12 cm/Hg; em cada relaxamento a presso cai para 8 cm/Hg. Cada contrao denominada de sstole (II IV) e cada relaxamento denominado de distole (I III). Tanto a sstole como a distole se iniciam nos trios e terminam nos ventrculos. O conjunto de uma sstole e uma distole denomina-se batimento cardaco. Ao nmero de batimentos cardacos por minuto denomina-se freqncia cardaca. Em atividade normal, a freqncia cardaca varia em torno de 80, podendo aumentar em razo de exerccios fsicos ou estados emocionais. Ao aumento da freqncia cardaca denomina-se taquicardia; a sua diminuio a braquicardia. O tecido cardaco est relacionado com o bulbo nervoso (sistema nervoso autnomo). O hormnio acetilcolina diminui a freqncia cardaca enquanto a adrenalina aumenta.

Durante a circulao, o sangue percorre dois caminhos: a circulao pulmonar (pequeno) e a circulao sistmica (grande). Na circulao pulmonar o sangue venoso sai do ventrculo direito pela artria pulmonar e vai aos pulmes, onde ocorrem trocas gasosas, voltando arterial pelas veias pulmonares e penetrando pelo trio esquerdo. Na circulao sistmica o sangue arterial sai do ventrculo esquerdo levando oxignio a todos os sistemas e volta venoso ao trio direito.

circulao pulmonar
www.clickbio.cjb.net

circulao sistmica
pedrosamail-contato@yahoo.com.br 29

Nos animais a circulao pode ser aberta ou fechada. A circulao aberta ocorre nos artrpodes, moluscos e protocordados. realizada por um conjunto de vasos que se originam no corao e se ramificam intensamente, terminando em cavidades (lacunas). Nessas lacunas o sangue fornece nutrientes aos tecidos e recolhe os resduos metablicos. Depois de irrigar os tecidos o sangue captado por outros vasos e volta ao corao. Durante esse trajeto o sangue passa pelos rgos respiratrios onde se realizam as trocas gasosas, levando o oxignio ao corao e ao resto do corpo. O movimento do sangue vagaroso, pois esses organismos no necessitam de grandes quantidades de alimentos ou oxignio. A circulao fechada ocorre nos aneldeos e vertebrados. A corrente sangnea impulsionada pelo corao ou vasos contrteis. O sangue se move rapidamente e no sai dos vasos. Nos animais vertebrados, a circulao fechada e se divide em simples e dupla. A circulao simples quando pelo corao passa apenas o sangue venoso. Ocorre nos peixes e nos ciclostomados. A circulao dupla quando pelo corao passam sangue venoso e arterial. Ocorre nos anfbios, rpteis, aves e mamferos. O corao dos peixes apresenta duas cavidades: um trio e um ventrculo. A circulao fechada, simples e completa. Do trio o sangue venoso passa ao ventrculo, seguindo pela artria branquial que ao chegar nas brnquias se ramifica em arterolas e capilares. A acontecem as trocas gasosas, perdendo CO2 e recebendo O2 o sangue fica arterial. Esse sangue irriga todo o corpo, tornando-se venoso e voltando ao corao. O corao dos anfbios compe-se de trs cavidades: dois trios e 1 ventrculo. O trio direito recebe sangue venoso proveniente dos rgos. O trio esquerdo recebe sangue arterial dos pulmes. Os sangues venoso e arterial se misturam no ventrculo e essa mistura segue para os rgos. Dos rgos o sangue venoso retorna ao corao. A circulao fechada e dupla, porm incompleta, pois existe mistura dos sangues arterial e venoso. O corao dos rpteis em geral consta de dois trios e 1 ventrculo incompletamente separado em duas lojas por um septo. No trio direito entra sangue venoso e no trio esquerdo entra sangue arterial. No ventrculo esses sangues se misturam. uma circulao fechada, dupla e incompleta, como nos anfbios. Nos rpteis crocodilianos existe uma ntida separao do ventrculo em duas lojas. O corao das aves e dos mamferos apresenta quatro cavidades (dois trios e 2 ventrculos) e no acontece mistura de sangues venoso e arterial. Nesses animais a circulao fechada, dupla e completa. No homem, o sangue completa uma volta (corao -> tecidos -> corao) em menos de um minuto.

A Circulao Linftica Nos interstcios dos tecidos, onde se encontram os capilares sangneos, existem tambm capilares linfticos que convergem para vasos linfticos. Ao longo desses vasos existem ndulos ganglionares chamados de gnglios linfticos ou linfonodos. Esses gnglios esto distribudos em diferentes reas do corpo. Neles se formam os linfcitos (leuccitos especializados em produzir anticorpos). Esses leuccitos, misturados com plasma, formam a linfa. Quando algum componente estranho ao organismo (vrus, bactria, etc.) invade os tecidos, os gnglios ficam intumescidos devido a uma superproduo de leuccitos. Alm da funo de defesa contra micrbios, o sistema linftico absorve, no intestino, os produtos da digesto das gorduras (cidos graxos e glicerol) e os distribui para o sangue. Os vasos linfticos se renem e terminam em dois grandes vasos: o canal torcico que se comunica com a veia subclvia esquerda, e a grande veia linftica que termina na veia subclvia direita. Dessa forma a linfa devolvida para o sangue.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 30

A EXCREO: A ELIMINAO DE PRODUTOS INDESEJVEIS


Nos animais, a oxidao de materiais derivados dos alimentos para a liberao de energia, sejam eles protenas, carboidratos ou lipdios, produz CO2 e H2O. Como as protenas contm o nitrognio em sua composio originam, tambm, catablitos nitrogenados como a uria, a amnia e o cido rico. O sangue, ou o fluido corpreo deve ter uma composio mais ou menos constante para que haja um equilbrio dinmico (homeostase). Logo, alguns compostos no podem permanecer no organismo ou por serem prejudiciais ou por estarem em excesso. A eliminao dos resduos do metabolismo (catablitos) e das substncias em excesso denomina-se excreo. Portanto as fezes no constituem excreo, pois so originadas de produtos no digeridos e que no foram absorvidos pelas clulas, formando apenas materiais de egesto. O CO2 eliminado atravs dos rgos respiratrios ou atravs da superfcie do corpo. Os demais compostos so eliminados atravs de estruturas que variam conforme a espcie. Parte da excreo dos vegetais ocorre no nvel celular; os resduos, como o cido oxlico, permanecem no interior da clula na forma de cristais. O amonaco e o CO2 podem ser levados para as folhas pelos vasos lenhosos e aproveitados na fotossntese ou eliminados pelos estmatos por transpirao. Em algumas plantas existem aberturas nas bordas das folhas, os hidatdios, que eliminam gua na forma lquida. Muitos resduos vegetais so eliminados por meio da queda das folhas ou armazenados em estado slido no interior do caule. A Excreo dos Compostos Nitrogenados nos Animais Da digesto das protenas resultam os aminocidos que, depois de absorvidos, podem ter dois destinos: . Alguns sero utilizados pelos ribossomos para a sntese de novas protenas; . Outros sero oxidados para fornecer energia. Nesse caso, os aminocidos liberam grupos NH2 que vo formar a amnia (NH3). Como a amnia um produto muito txico e bastante solvel na gua deve ser eliminada. Nos animais aquticos esse processo facilitado pela grande quantidade de gua que eliminam. Nos animais terrestres, a amnia convertida, no fgado, em uria e cido rico. Os animais apresentam formas diferentes de eliminar os compostos nitrogenados: . Os aquticos: esponjas, celenterados, crustceos, moluscos, equinodermos, larvas de anfbios e peixes sseos eliminam amnia e grande quantidade de gua (amoniotlicos); . Anfbios adultos, peixes cartilaginosos e mamferos eliminam uria, acompanhada de certa quantidade de gua (ureotlicos); . Os insetos, os rpteis e as aves eliminam cido rico e pouqussima gua, pois o cido rico praticamente insolvel em gua (uricotlicos). Nos animais vertebrados a excreo feita por meio dos rins que retiram os resduos do sangue. O sistema urinrio dos mamferos formado por dois rins e pelas vias urinrias (bacinetes, ureteres, bexiga e uretra). Os rins so dois rgos castanho-avermelhados, situados na parte posterior da cavidade abdominal logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral. Tm formato semelhante a um feijo. Apresentam uma face convexa e outra cncava, de onde saem o bacinete, vasos sangneos e nervos. So envolvidos por uma cpsula de tecido conjuntivo. A unidade renal responsvel pela filtrao do sangue e formao da urina chamada de nfron e constituda pelo glomrulo renal e tbulo urinfero.

A B 1 2 3

veia cava inferior artria aorta veia cava ureteres artria aorta

rim

bexiga Sistema urinrio humano nfron

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

31

No homem, a excreo de CO2 e vapor de gua feita atravs dos pulmes; a de suor pela pele; e a de urina pelos rins. A pele, alm de ser um rgo especializado para a excreo, relaciona-se tambm com a manuteno da temperatura corporal. A evaporao do suor retira o excesso de calor do corpo e do ar prximo sua superfcie. O sistema urinrio elimina os compostos nitrogenados e o excesso de gua e de sais minerais do corpo, assegurando que o seu volume lquido e a sua presso osmtica se mantenham constantes. So trs as funes bsicas dos rins: remoo de resduos do plasma; controle da quantidade de gua e sais nos lquidos corpreos; manuteno de um pH que produz leve alcalinidade nos fluidos orgnicos. O trabalho renal engloba dois processos: Ultrafiltrao do plasma sangneo nos glomrulos renais; Reabsoro de algumas substncias do filtrado capsular, nos tbulos renais. Por ultrafiltrao entende-se o processo pelo qual o sangue, ao passar pelos glomrulos, perde substncias de baixo peso molecular. So filtrados, por dia, cerca de 180 litros de fluido. A mdia de volume urinrio produzido diariamente de cerca de 1,5 litros. Isso significa que grande parte da gua filtrada reabsorvida juntamente com outras substncias. No filtrado capsular encontra-se gua, ons (Na+, Cl-, etc.), glicose, aminocidos, amnia, uria, cido rico, pigmentos amarelos, etc. O Na+, a glicose e certos aminocidos so reabsorvidos. Quando a glicose no reabsorvida integralmente, parte dela eliminada atravs da urina, caracterizando o diabetes melito (glicosria). A reabsoro do excesso de gua do filtrado capsular controlada pelo hormnio vasopressina ou antidiurtico (ADH). . . I II III IV V VI VII VIII clice bacinete artria renal veia renal ureter crtex (cpsula fibrosa) camada cortical pirmide

A Osmorregulao nos Animais Toda vez que o suprimento de gua para o organismo se reduz, a concentrao do ADH tende a aumentar no sangue e os rins passam a reter mais gua e a quantidade de urina diminui. Ao contrrio, quando o organismo est bem suprido de gua a concentrao de ADH diminui no sangue, a reabsoro de gua pelos rins se reduz e a urina aumenta em quantidade. As perturbaes na produo de ADH causam o diabetes inspido, anomalia na qual o indivduo, no produzindo ADH, elimina grandes quantidades de urina diluda (poliria) e conseqentemente ingere grandes quantidades de gua. Certas substncias, como o lcool, bloqueiam a sntese de ADH. Por isso, aps uma bebedeira o indivduo urina muito. Perdendo gua, passa a sentir muita sede (ressaca). Em protozorios, peixes e outros animais o equilbrio osmtico depende da gua e da concentrao salina. Os protozorios marinhos so isotnicos em relao ao meio e no necessitam de osmorregulao. Os protozorios de gua doce so hipertnicos em relao ao meio e absorvem gua atravs da membrana. O excesso de gua eliminado atravs de vacolos. Certos rpteis e aves eliminam o excesso de sal por meio de glndulas.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

32

A COORDENAO O Controle do Ambiente Interno e das Respostas ao Ambiente


Nos metazorios existe a necessidade de um sistema que integre e coordene as diversas partes do organismo para a realizao das vrias funes. Essa coordenao feita pelos sistemas nervoso e endcrino. O sistema nervoso atua atravs de impulsos nervosos (mensagens eltricas). O sistema endcrino um conjunto de glndulas que agem por meio de hormnios (mensagens qumicas). Enquanto os hormnios apresentam efeito lento e duradouro os impulsos nervosos tm ao rpida e momentnea. O sistema nervoso recebe as informaes do ambiente, analisa-as, armazena-as e produz uma resposta adequada. Mesmo em organismos unicelulares j se encontra uma capacidade de responder a estmulos do ambiente. O movimento em direo a um estmulo chamado de tactismo e pode ser observado tambm nos glbulos brancos dos animais superiores. Os vegetais apresentam irritabilidade, (capacidade de reagir a estmulos externos), reagindo apenas atravs de hormnios. O crescimento orientado do vegetal em reao a um estmulo chamado de tropismo (fototropismo luz; geotropismo - terra). As plantas so tambm capazes de executar movimentos no orientados em resposta a um estmulo. Essas respostas so chamadas de nastismos e podem ser observadas nas plantas carnvoras e na sensitiva. Quando essas plantas so tocadas elas se fecham.

Sistema ganglionar - aneldeos

A - sistema nervoso difuso, em rede B - gnglios nervosos no mesmo plano do corpo C - aparecem no dorso anteriormente e no ventre. D - possui os gnglios nervosos muito mais ramificados

A COORDENAO NERVOSA NOS ANIMAIS


Nos cordados o sistema nervoso se forma na fase embrionria como um tubo (tubo neural) que depois se divide originando o crebro, hipotlamo, cerebelo e o bulbo raquidiano. As mensagens eltricas so transmitidas atravs de clulas especiais do sistema nervoso chamadas de neurnios. Cada neurnio consta fundamentalmente de um corpo celular e de prolongamentos, os dendritos e axnios. O corpo celular castanho-acinzentado, enquanto o axnio branco devido ao revestimento de mielina. O impulso eltrico transmitido no sentido dendrito--->corpo celular--->axnio. Os neurnios sensoriais ou sensitivos conduzem impulsos dos rgos sensoriais. Os neurnios motores conduzem os impulsos para um msculo ou uma glndula. Entre um neurnio e outro ou entre um neurnio e um msculo (ou glndula) existe um pequeno espao chamada de sinapse. Nesse espao liberada pelo neurnio uma substncia (neurotransmissor) cuja finalidade promover a transmisso do impulso entre os neurnios. Entre elas citamos a acetilcolina, a adrenalina, a serotonina, etc. Numerosos corpos celulares reunidos num mesmo local formam o gnglio nervoso. Numerosos axnios ou dendritos envolvidos por uma bainha de tecido conjuntivo formam o nervo.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

33

O SISTEMA NERVOSO DOS VERTEBRADOS

encfalo Central

crebro cerebelo bulbo raquiano

medula raquiana Sistema nervoso Perifrico nervos cranianos (12 pares) nervos raquianos (31 pares) simptico parassimptico Neurnios: 1 - motor 2 - associativo 3 - sensorial.

Autnomo

O Sistema Nervoso Central, atravs de neurnios sensoriais, recebe informaes do meio ambiente e do organismo, analisa as informaes recebidas e elabora uma resposta que ser transmitida, por meio de neurnios motores, aos sistemas somtico e autnomo. O encfalo e a medula nervosa so revestidos e protegidos por trs membranas denominadas de meninges. Em contato direto com a massa nervosa fica a pia-mter, que fina e delicada. Em contato com o interior do crnio e a parede do canal vertebral fica a dura-mter. Entre elas fica a aracnide, constituda de clulas que se ligam formando uma estrutura que lembra uma teia de aranha. Na regio perifrica do crebro e do cerebelo e na regio central da medula raquidiana, os corpos celulares dos neurnios encontram-se concentrados em regies distintas, originando a substncia cinzenta. No interior do crebro e do cerebelo e na periferia da medula nervosa, concentram-se os axnios, cujo revestimento de cor branca (a mielina), forma a substncia branca. Todos os rgos do sistema nervoso central esto mergulhados em um fluido, o lquido cefalorraquidiano ou lquor. A sua funo amortecer os choques mecnicos, protegendo o encfalo e a medula; transportar nutrientes recebidos do sangue e levar para o sangue os produtos residuais. Nos mamferos e aves, o crebro (4) corresponde maior parte do encfalo. dividido em duas metades denominadas de hemisfrios cerebrais. Sua superfcie lisa nos peixes, anfbios, rpteis e aves; e nos mamferos dotada de circunvolues (expanses sinuosas) separadas entre si por cissuras (sulcos). O crebro apresenta uma regio perifrica (o crtex cerebral) de cor cinzenta e uma regio interna de cor branca. Ele comanda as aes voluntrias, a sensibilidade, a memria, o pensamento, a inteligncia, a aprendizagem e os atos inconscientes. Os hemisfrios cerebrais esto unidos entre si por grupos de axnios que formam o corpo caloso. Cada regio ou rea do crtex cerebral especializada em diferentes atividades: sensorial (analisa informaes dos receptores sensoriais), motora (controla os movimentos voluntrios), de associao (elabora os pensamentos e a compreenso dos fatos). O cerebelo (1) a parte do encfalo responsvel pelo equilbrio do corpo e a coordenao dos movimentos. Mantm o tnus muscular (estado de contratura permanente). Relaciona-se com o labirinto (ouvido interno) recebendo informaes relativas s posies do corpo (equilbrio). Bulbo raquiano (2) um rgo condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se, tambm com o controle crdio-respiratrio, com a presso sangnea e com alguns reflexos (piscar os olhos, secretar lgrimas e vomitar). O tlamo fica situado entre o crebro e o tronco cerebral. Envia informaes dos rgos dos sentidos para as reas sensoriais do crtex cerebral e transmite as informaes motoras para os msculos. O hipotlamo fica na base do tlamo. Controla a temperatura corporal e sintetiza certos hormnios para a hipfise.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 34

Medula raquiana o prolongamento do encfalo e passa pelo interior do canal vertebral. Externamente formada pela substncia branca e internamente pela substncia cinzenta. A medula tem como funes bsicas a conduo de impulsos nervosos sensoriais e motores e o centro nervoso de certos atos reflexos. O Sistema Nervoso Perifrico um conjunto de nervos que estabelece as relaes entre o sistema nervoso central e os diversos rgos do indivduo, recebendo impulsos sensoriais e conduzindo impulsos motores. Consta de 12 pares de nervos cranianos, que partem do encfalo, e 31 pares de nervos raquidianos, que partem da medula. Os nervos cranianos podem ser sensoriais, motores ou mistos. Os nervos raquidianos so todos mistos, a raiz anterior ou ventral motora e a raiz posterior ou dorsal sensorial. Estmulo ou excitao a energia (presso, calor, eletricidade, som, etc.) capaz de produzir uma reao na matria viva. Sob a ao de determinados estmulos o organismo reage rpida e involuntariamente, so os atos reflexos. Ao tocar em objetos quentes ou pontiagudos retiramos a mo imediatamente; a viso de certos alimentos aumenta a produo de saliva, etc. A medula raquiana o principal rgo desses atos. O reflexo medular mais simples o reflexo patelar ou do joelho; uma batida com um martelo de borracha abaixo da patela (rtula) faz com que a perna se levante involuntariamente. Os reflexos constituem geralmente um mecanismo de defesa a fim de evitar a leso em um rgo. O Sistema Nervoso Autnomo um sistema involuntrio, controla os movimentos dos msculos lisos de todos os sistemas, as glndulas e o msculo estriado cardaco. chamado tambm de neurovegetativo porque regula as funes da vida vegetativa (digesto, respirao, circulao e excreo), bem como a temperatura corporal, as secrees glandulares e a reproduo. O sistema neurovegetativo compreende os sistemas simptico e parassimptico. Apesar de autnomos, esses sistemas encontram-se integrados ao sistema nervoso central. O sistema nervoso simptico origina-se das pores torcica e lombar da medula raquidiana. Ligados aos nervos raquidianos por meio de pares de gnglios, saem nervos que formam redes nervosas ou plexos (cardaco: do corao, solar: do estmago, mesentrico: do intestino). As fibras nervosas do sistema parassimptico originam-se no tronco cerebral e na medula sacra. Os dois sistemas tm funes antagnicas, predominando a necessidade do rgo em garantir seu desempenho adequado.

OS HORMNIOS: A COORDENAO QUMICA DOS ANIMAIS


As glndulas so rgos que produzem, armazenam e eliminam substncias que so chamadas de secrees. Quando uma glndula lana suas secrees diretamente no sangue chamada de endcrina ou de secreo interna. Seus produtos so chamados de hormnios. O conjunto dessas glndulas denomina-se sistema endcrino e seu estudo conhecido como Endocrinologia. Fazem parte do sistema endcrino: a hipfise (A), a tireide (B), as paratireides, o timo, as supra-renais (C), as gnadas e o pncreas (D). O sistema endcrino faz a coordenao qumica do nosso corpo, colocando em harmonia as suas partes e relacionando-as umas s outras. Os hormnios so compostos orgnicos de natureza qumica variada e que atuam nas reaes do metabolismo, do crescimento, das funes reprodutoras e do desenvolvimento em geral. Desempenham papel importantssimo na homeostase, regulando os nveis de vrios componentes do plasma sangneo. Os hormnios circulam pelo sangue, indo da sua origem at o local de sua atuao; um mesmo hormnio pode ter mais de um alvo; o hormnio de uma glndula pode interferir na produo de hormnios de outra glndula. Variaes nos nveis hormonais podem acarretar distrbios orgnicos.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 35

A hipfise ou pituitria, nos seres humanos, localiza-se logo abaixo do hipotlamo, encaixada numa concavidade do osso esfenide. um pouco maior do que uma ervilha, embora tenha muitas funes. chamada de glndula mestra porque se relaciona com todo o organismo e dirige o funcionamento de outras glndulas e, por sua vez, controlada pelo hipotlamo. A hipfise diferencia-se em trs pores: anterior ou adenoipfise (de origem epitelial), posterior ou neuroipfise (de origem nervosa) e a intermediria. A adenoipfise atua sobre o sistema sseo, tireide, ovrios, testculos e mamas. Produz vrios hormnios: . STH ou somatotrofina: age no crescimento do indivduo, atuando nas divises celulares de vrios tecidos. A deficincia desse hormnio na infncia acarreta o nanismo; e o excesso de produo na infncia e adolescncia leva ao gigantismo. Se o excesso de produo acontecer aps a adolescncia surgir a acromegalia (crescimento exagerado das mos, ps e mandbula) . TSH ou hormnio tireotrfico: estimula a produo dos hormnios T3 e T4 pela tireide. . ACTH ou hormnio adrenocorticotrfico: estimula a secreo dos hormnios corticides das supra-renais. . GH ou gonadotrfico (FSH e LH): o FSH, nas mulheres, estimula os ovrios a produzir os folculos que contm os vulos; nos homens, estimula a produo de espermatozides pelos testculos. O LH, nas mulheres, estimula a formao do corpo lteo (corpo amarelo) na regio do folculo onde havia o vulo; nos homens, estimula a produo de testosterona (hormnio sexual) pelos testculos. . LTH ou prolactina: atua na secreo do leite aps o parto e que estimulada pela amamentao. A hipfise intermediria age na produo de hormnios que atuam na pigmentao da pele. A neuroipfise no secretora. Apenas armazena e distribui os hormnios produzidos no hipotlamo (ADH e ocitocina) . O ADH (antidiurtico ou vasopressina) aumenta a permeabilidade gua pelas paredes dos tbulos renais. Com a reabsoro de parte da gua diminui o volume de urina. A falta desse hormnio causa o diabetes inspido. . A ocitocina estimula as contraes dos msculos uterinos durante o parto e estimula as glndulas mamrias durante a lactao. Tireide: localiza-se na poro anterior do pescoo, sobre os primeiros anis da traquia. . Os hormnios T3 e T4 estimulam as atividades metablicas, atuando no crescimento e no desenvolvimento do indivduo. O hipotireoidismo ou deficincia na produo de T3 e T4 produz pele grossa e spera, comportamento fsico lento, cabelos secos e quebradios, freqncia cardaca abaixo do normal, aumento de peso, intolerncia ao frio e apatia. Quando ocorre na criana, afeta o seu desenvolvimento fsico e mental, produzindo o nanismo e cretinismo (retardamento mental). O hipertireoidismo ou produo excessiva de T3 e T4 aumenta a taxa metablica e apesar de ingerir grandes quantidades de alimentos a pessoa sofre perda de peso, diminuindo o volume muscular e o volume do tecido cutneo, a pessoa sente muito calor e transpira muito, a circulao e a pulsao ficam muito rpidas, a tireide pode ficar levemente crescida e os olhos ficam muito arregalados. . A calcitonina estimula o depsito de clcio nos ossos e a reduo dele no plasma sangneo. O bcio ocorre quando a alimentao deficiente em iodo ou quando o iodo no absorvido normalmente; nesse caso a tireide cresce demasiadamente. Paratireides: so dois pares de glndulas situadas na poro posterior da tireide. Seu hormnio (paratormnio) retira o clcio dos ossos, aumentando o nvel desse elemento no sangue. Em conjunto com a calcitonina, mantm o nvel de clcio no sangue. A deficincia de paratormnio produz uma queda no teor de clcio no sangue, conduzindo a um quadro de convulses que poder levar morte. As supra-renais ou ad-renais ficam localizadas sobre os rins. Apresentam duas regies estruturalmente distintas: a cortical (externa) e a medular (interna). Na regio cortical ou crtex so secretados hormnios do grupo dos esterides conhecidos como corticosterides que controlam a concentrao de sais no organismo e atuam no metabolismo dos glicdios, protenas e lipdios. Entre eles est a hidrocortisona que diminui a permeabilidade capilar e usada em medicina como antiinflamatrio. Na regio medular so secretadas a adrenalina e a noradrenalina. A noradrenalina atua na manuteno da presso sangnea. A adrenalina produz a contrao dos vasos sangneos, aumento da presso arterial e da freqncia cardaca, maior concentrao de sangue nos msculos e outros rgos, deixando o organismo pronto a reagir em situaes de susto, fortes emoes, raiva, medo ou fuga.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 36

Pncreas : secreta o glucagon e a insulina. Esses hormnios regulam a taxa de glicemia no sangue, mantendo-a entre 90 a 100 mg por 100 ml de sangue. Uma produo insuficiente de insulina causa a hiperglicemia (aumento da taxa de glicose no sangue), a urina passa a eliminar glicose (glicosria), caracterizando o diabetes melito ou sacarino. . A insulina aumenta a permeabilidade das clulas glicose. O glucagon atua no fgado, estimulando a despolimerizao do glicognio em glicose. Gnadas: so os rgos produtores de gametas e de hormnios sexuais. So os testculos (masculinos) e os ovrios (femininos). Sob a ao do FSH e do LH, as gnadas vo produzir os hormnios sexuais. Os testculos produzem a testosterona que estimula a espermatognese e, durante a puberdade, provocam o desenvolvimento dos testculos e dos caracteres secundrios masculinos (configurao corporal, crescimento e distribuio dos plos, engrossamento da voz) e o surgimento da libido (instinto sexual). O ovrio produz o estrgeno que desenvolve os caracteres sexuais secundrios femininos (configurao corporal, crescimento e distribuio dos plos) e o surgimento da libido; e a progesterona que prepara o organismo da mulher para a gravidez. Se ocorrer uma gravidez, a placenta secreta a gonadotrofina corinica que estimula o ovrio a manter o nvel de progesterona, garantindo a gravidez. Epfise ou pineal: situa-se entre os dois hemisfrios cerebrais, posterior hipfise. Sua funo ainda no bem conhecida. Parece influenciar o desenvolvimento fsico, psquico e social do indivduo. Timo: Situa-se na regio mediana do trax, frente do corao e entre os dois pulmes. bem desenvolvida nas crianas, cresce at a puberdade e regride nos adultos. Est ligado ao sistema imunitrio, produzindo linfcitos T.

OS SENTIDOS O Relacionamento com o Ambiente e com os Outros Seres


Os cinco sentidos bsicos que nos permitem uma verdadeira vida de relao com o ambiente so: a viso, a audio, o olfato, o paladar e o tato. Para a percepo dos sentidos so necessrias trs estruturas: - Receptores: estruturas que recebem o estmulo; - Condutores: nervos que conduzem ao crebro os impulsos nervosos; - Transformadores: centros nervosos do crtex cerebral que transformam o impulso nervoso em percepo.

A VISO
Os olhos so os rgos especializados para a percepo da luz, conseqentemente, da viso. Cada globo ocular formado por 3 camadas: 1 Esclertica: de cor branca, formada por tecido conjuntivo fibroso. Na parte anterior do olho, torna-se muito fino, transparente e delicado, formando a crnea. 2 Coride: tambm formada de tecido conjuntivo. Suas clulas so muito pigmentadas, fornecendo a cor do olho. A parte visvel atravs da crnea recebe o nome de ris, em cujo centro existe um orifcio circular que a pupila. A ris possui fibras musculares lisas ao redor da pupila que controlam seu dimetro de acordo com a intensidade da luz. 3 Retina: envoltrio mais interno. Tem estrutura nervosa composta por neurnios muito especializados. Na parte posterior do olho existe uma depresso, a mcula-ltea, onde a luz deve ser projetada. Os cones so os neurnios que distinguem as cores e os bastonetes so neurnios que s captam o preto e o branco. Alm dessas camadas, o olho apresenta vrios meios transparentes: 1 Crnea. 2 Humor aquoso: situado abaixo da crnea, na cmara anterior. 3 Cristalino: com aspecto de lente biconvexa sustentado por msculos que o alongam ou curvam, acomodando e focalizando os raios luminosos sobre a mcula-ltea. 4 Humor vtreo: meio espesso que preenche a cmara posterior, localizada atrs do cristalino e preenchendo o interior do globo ocular. A formao da imagem na retina segue as seguintes etapas: controle da entrada de luz pelas variaes do dimetro da pupila; acomodao do cristalino pela ao dos msculos; projeo da imagem na mcula-ltea; irritao dos cones e bastonetes pela decomposio dos pigmentos fotossensveis.
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 37

A AUDIO
O rgo receptor da audio o ouvido. Ele se compe de 3 partes: 1 Ouvido externo: compreende o pavilho da orelha e o canal auditivo externo, onde existem clulas produtoras do cerume. 2 Ouvido mdio: separado do ouvido externo pela membrana do tmpano, apresenta uma cmara com 3 ossinhos, o martelo, a bigorna e o estribo, que recebem e conduzem as vibraes do tmpano. Comunica-se com a faringe atravs da trompa de Eustquio, que permite o controle da presso interna do ar. 3 Ouvido interno: chamado de labirinto. Divide-se em duas partes, o vestbulo e o caracol ou cclea. No vestbulo existe uma dilatao o utrculo que sustenta trs canais semicirculares. O interior desses canais preenchido por um lquido contendo minsculas pedrinhas de carbonato de clcio, os otlitos. Ao mover a cabea, a posio dos otlitos se modifica, o que nos d a sensao de posio e equilbrio. A cclea a parte responsvel pela audio, ela transforma impulsos sonoros em impulsos eltricos (nervosos). Os animais desenvolveram importantes estruturas sensoriais relacionadas com a audio e com o equilbrio. No homem, a cclea (7) um rgo complexo responsvel pela audio. Em (8) e (9), temos, respectivamente, o nervo vestibular e o nervo auditivo. O utrculo (5), o sculo e os canais semicirculares (6) so estruturas relacionadas com o equilbrio do corpo. No ouvido interno, existem trs pequenos ossos, em seqncia, a partir do tmpano, denominados, respectivamente, bigorna (3), estribo (4) e martelo (2). H um canal auditivo externo pelo qual os sons penetram e movimentam o tmpano (1).

A OLFAO
Localizada na mucosa pituitria olfativa que reveste o interior das fossas nasais, a capacidade de perceber e distinguir os cheiros. As molculas ou partculas odorficas do ar so captadas pelas clulas receptoras que transmitem o impulso ao crebro.

A GUSTAO
O paladar ou gustao o sentido que nos permite perceber e distinguir os sabores e fica localizado na lngua. As estruturas receptoras so as papilas linguais que se dividem em papilas tteis (filiformes) e papilas gustativas. As papilas gustativas so de dois tipos: 1 Caliciformes: em forma de clice; grandes; situadas na parte posterior da lngua, formando o V lingual. Percebem melhor o sabor amargo. 2 Fungiformes: com formato de fungo; muito pequenas; espalhadas por toda a face superior e pores laterais da lngua. Percebem os sabores doce, salgado e azedo.

O TATO
Capacidade de perceber o contato sobre a pele, a dor, o calor e a presso. Na estrutura da pele e das mucosas ficam localizados os receptores do tato: 1 Terminaes Nervosas Livres: percepo dos estmulos dolorosos. 2 Corpsculos de Meissner: distinguem o tato propriamente dito (contato leve). 3 Corpsculos de Pacini ou Vater-Pacini: percebem a presso profunda. 4 Corpsculos de Krause: percebem a sensao de frio. 5 Corpsculos de Ruffini: distinguem as variaes de quente.

Parabns! Voc chegou ao 3 Ano.


www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 38

BIBLIOGRAFIA
Para fazer um bom trabalho de pesquisa, devemos usar diversas fontes: livros, revistas, jornais, vdeos, entrevistas, cd-rom, Internet, etc. Ao final do trabalho, devemos citar cuidadosamente as fontes utilizadas. Isso precisa ser feito, antes de tudo, porque obrigatrio. A cpia, sem indicao de fonte, chama-se plgio e pode constituir crime. Mas a citao das fontes tambm d mais credibilidade ao nosso trabalho, alm de permitir que outras pessoas conheam e utilizem essas fontes. As indicaes necessrias identificao de uma obra constituem uma referncia bibliogrfica. Existem normas que devemos seguir. Vamos aprender a fazer essas indicaes para o livro, a revista e o jornal. Todas as referncias geralmente so colocadas em ordem alfabtica. Quando ocorrer uma seqncia de referncias a obras do mesmo autor, usa-se um travesso para substituir o nome do autor, a partir da segunda referncia. Quando a obra tiver mais de dois autores, cita-se o primeiro, acrescentando-se a expresso e outros. A segunda linha deve comear debaixo da quarta letra do nome do autor.

Como Fazer Referncia para um Livro Os elementos essenciais de uma referncia bibliogrfica so aqueles que devem ser mencionados para permitir a imediata identificao da obra. No caso de um livro, so: *nome do autor * ttulo do livro * nmero da edio * nome da cidade onde o livro foi publicado * nome da editora * data de publicao. Esses elementos devem ser escritos na ordem em que foram mencionados acima e de acordo com alguns critrios. Veja estes exemplos: FONSECA, Albino. Biologia. So Paulo, IBEP, 1999. (Coleo Horizontes). KOFF, Adlia Maria Nehme Simo e outros. Discutindo a preservao da vida: educao ambiental. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989. LIMA, Maria Jos de Arajo e BRANDO, Marlia Lopes. Curso de ecologia. Cear, Fundao Demcrito Rocha, 1986. LINHARES, Srgio & GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia celular: o fenmeno da vida: a vida celular. 4. ed. So Paulo, tica, 1985. v. 1. _____. Biologia dos organismos: classificao: fisiologia: reproduo. 4. ed. So Paulo, tica, 1985. v.2. _____. Biologia das populaes: gentica: ecologia: evoluo. 4.ed. So Paulo, tica, 1985. v.3. MARCONDES, Ayrton Cesar e SOARES, Paulo A. de Toledo. Curso bsico de educao ambiental. So Paulo, Scipione, 1991. MARTHO, Gilberto. Pequenos seres vivos: viagem ao mundo dos microorganismos. 4. ed. So Paulo, tica, 1995. v.2. MERCADANTE, Clarinda e FAVARETO, Jos Arnaldo. Biologia. 1.ed. So Paulo, Moderna, 2001 PAULINO, Wilson Roberto. Biologia atual: citologia: histologia. 14. ed. So Paulo, tica, 1996. v. 1. _____. Biologia atual: seres vivos: fisiologia. 14. ed. So Paulo, tica, 1996. v.2. _____. Biologia atual: reproduo e desenvolvimento: gentica: evoluo e ecologia. 14.ed. So Paulo, tica, 1996. v.3. SOARES, Jos Luiz. Biologia; volume nico. So Paulo, Scipione, 1997. _____. Fundamentos de biologia: a clula: os tecidos: embriologia. 1.ed. So Paulo, Scipione, 1998. v.1. _____. Fundamentos de biologia: os seres vivos: estrutura e funes. 1.ed. So Paulo, Scipione, 1998. v.2. _____. Fundamentos de biologia. Gentica: evoluo: ecologia. 1.ed. So Paulo, Scipione, 1998. v.3. SOBRINHO, J. Vasconcelos. Catecismo de ecologia. Rio de Janeiro, Vozes, 1982. TOKITAMA, Snia & GEBARA, Heloisa. O verde e a vida, compreendendo o equilbrio e o desequilbrio ecolgico. So Paulo, tica, 1990. VASCONCELOS, Jos Luiz e GEWANDSNAJDER, Fernando. Programa de sade. So Paulo, tica, 1982,

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

39

Como Fazer Referncia para um Artigo de Revista SILVEIRA, Evanildo da. Os sapos pedem socorro. Globo Cincia, 5(55):38-43, fev. 1996. SILVEIRA, Evanildo da. nome do autor, da mesma forma que para livros. Os sapos pedem socorro. nome do artigo. Globo Cincia, - nome da revista, em itlico ou sublinhado, com iniciais maisculas. 5 nmero do volume, corresponde ao quinto ano de publicao (ano 5). (55) entre parnteses, representam o nmero do fascculo da revista. :38-43, - nmeros da pgina inicial e final do artigo. fev. 1996. data de publicao da revista. O ms sempre abreviado, com exceo do ms de maio.

Como Fazer Referncia para um Artigo de Jornal PAGENOTTO, Maria Lgia. Bicho de estimao pode trazer doenas. O Estado de S. Paulo, 10 set. 1995, p. A22. Nome do autor, nome do artigo e nome do jornal so escritos como no artigo de revista. 10 set. 1995 data de publicao. p. A22. nmero da pgina em que o artigo foi publicado.

Crdito das Ilustraes: Interbits Colibri Informtica (SuperPro) www.interbits.com.br


www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 40

Brifitas

L vem o musgo. Ele vem mostrar pra gente como que so as brifitas. Vamos l! Sou musgo sim. ( musgo sim) E vou crescendo. Vamos l galera. Brifita verdinha, aparecendo. Que que eu sou? Sou musgo sim. ( musgo sim) E vou crescendo. Vou crescendo. Brifita verdinha, aparecendo. criptgama quem diz isso no mente, pois no apresenta flor e tambm nem a semente. E dependente da gua ser ento, pois vai precisar de gua quando houver reproduo. Sou musgo... vegetal, maioria terrestre, o lugar tem que ser mido seno ele no cresce. O corpo simples, avascularizado, corre seiva por osmose seu tamanho limitado. Sou musgo... O gametfito, adulto duradouro, apresenta gametngios e de l vem os gametas. O anterdio, produzindo anterozides, arquegnio, oosfera, todos eles so haplides. Sou musgo... Pra fecundar. No meio dgua o zoidinho vai nadando, do arquegnio aproximando, t l dentro a oosfera. Fecundao o zigoto originado por mitoses sucessivas o esporfito formado. Sou musgo... Pra acabar. E o esporfito que muito dependente, no esporngio, por meiose, vai esporos produzindo. E cada esporo que no solo lanado origina gametfito. o ciclo continuado. Sou musgo...

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

41

Pteridfitas

Olha a, ns vamos falar um pouquinho sobre as pteridfitas como por exemplo a samambaia. Todo mundo aqui j viu uma samambaia? Olha l, hein! Cante comigo, ento. Olha a samambaia. V se no d fora. De uma pteriddita que eu vou falar agora. Voc vai aprender, traquefita ela , pois tem vasos condutores que seiva transportaro. Sem flores, sem sementes, criptgama, ento. E vai depender de gua para a fecundao. Olha... Adulto samambaia, esporfito chamado, tem tecidos condutores, ele vascularizado. E dentro do esporngio, a meiose acontece, os esporos so lanados e o ciclo permanece. Olha... Esporo chega ao solo, germinando protalo. Tem rizide, reduzido, transitrio e achatado. Gametngios e gametas no gametfito haplide, arquegnio, oosfera, anterdio, anterozide. Olha... Anterozide nada, um gameta flagelado, se desloca, procurando fecundar a oosfera. Chegando no arquegnio, o zoidinho penetrou, oosfera fecundada e o zigoto se formou. Olha... Zigoto, que 2n, vai crescendo no protalo, por mitoses sucessivas, adulto vai ser formado. Esporfito adulto j pode reproduzir, esporngio forma esporo, tudo vai se repetir. Olha... E a moada! Esse o ciclo das pteridfitas. Lembre-se que o adulto duradouro o esporfito. Valeu!

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

42

Angiospermas - reproduo

E a moada, todo mundo conhece angiosperma? Ento vamos l. Vamos cantar uma musiquinha aqui pra que todo mundo possa aprender. Falou? Mangueira ou laranjeira temos exemplos mil. So todas angiospermas, s no sabe quem no viu. Evoludas que tm a semente envolvida pelo fruto. Fecundao indireta ou direta e a flor pode ser completa, que pode ter ptalas e spalas e o receptculo floral, e ter pednculo, tambm o gineceu e finalmente ter o androceu. O gineceu tem carpelo que formado estigma, estilete e o ovrio. E no androceu estame presente com antera, conectivo e filete. Saco polnico na antera j vai os micrsporos formar, (por meiose) e por mitose passam a ter dois ncleos, vo gro de plen se chamar. Mangueira ou laranjeira temos exemplos mil. So todas angiospermas, s no sabe quem no viu. Presena marcante o fruto, semente ele cobriu. Se no tiver o fruto, foi o fruto que sumiu. Primeiro ncleo o vegetativo, vai o tubo polnico formar. Segundo o germinativo, e dele dois gametas vo surgir. E os dois gametas que surgem ento, os ncleos espermticos sero. Esses gametas que tm a funo fazerem a dupla fecundao. E no estigma o gro de plen, portanto, j vai se fixar, o tubo polnico chega no vulo que dentro do ovrio vai estar. Mangueira... Dentro do vulo tem oosfera no saco embrionrio e bem no meio dois ncleos polares tambm sero fecundados. Ncleo espermtico com oosfera surge o zigoto ento. Ele diplide e vai por mitoses originar embrio. Outro espermtico fecunda os polares, surge o endosperma 3n, semente o vulo que foi fecundado, o fruto do ovrio formado. Mangueira... chalalalal (bis) Agora voc j aprendeu sobre as angiospermas. No vai errar nenhuma questo, hein!

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

43

Sistemtica 1. Qual foi o autor da primeira classificao binominal dos seres vivos? 2. O que significa espcie? 3. Por que os burros so considerados hbridos? 4. Certa espcie de cacto possui o nome CEREUS GRANDIFLORUS. Escreva corretamente o nome cientfico desse vegetal, justificando as regras utilizadas. 5. Em quantos reinos esto agrupados os seres vivos? Quais so eles? 6. Qual o reino onde esto os organismos mais simples? Explique. 7. A que reino pertencem os seres humanos? 8. Quais so as categorias taxionmicas da mais simples mais complexa? 9. Qual o grau de parentesco entre o homem, a baleia e o morcego? 10. Caracterize os seres humanos quanto ao nmero de clulas, organizao celular, tipo de nutrio e de respirao. Os Vrus 11. Cite trs caractersticas pelas quais se pode considerar o vrus como um ser vivo. 12. Como so constitudos os vrus? 13. Em que condies os vrus apresentam atividade vital? Por que os vrus so considerados parasitas intracelulares obrigatrios? 14. Como se reproduzem os vrus formados por DNA? O que so retrovrus? Como se reproduzem? Moneras 15. Como voc caracteriza o reino Monera? 16. Descreva resumidamente os moneras. 17. Em que tipo de ambiente so encontradas as bactrias? 18. Sob que formas so encontradas as bactrias? 19. Quanto nutrio e respirao, como podemos classificar as bactrias? 20. De que maneiras as bactrias auttrofas podem sintetizar seus alimentos? 21. Qual a diferena entre bactria saprfaga e bactria parasita? 22. Cite algumas formas de utilizao das bactrias pelo homem. 23. Como as bactrias se reproduzem? 24. Cite dois exemplos de bacterioses transmitidas por animais, duas por alimentos contaminados e duas pelo ar. 25. Qual a importncia das cianobactrias? 26. Quais os pigmentos encontrados nas cianobactrias? 27. Em que hbitats so encontradas as cianobactrias? Protistas 28. Em que se baseia a classificao dos protozorios? Em que classes se subdividem? 29. Quais os modos de vida que podemos encontrar entre os protozorios? 30. O que so pseudpodes e para que servem? 31. Qual a importncia da Entamoeba hystolitica? 32. Cite exemplo de protozorio flagelado que vive em mutualismo. 33. Sobre a doena de Chagas, giardase, tricomonase, lcera de Bauru, malria, responda: - agente causador: - como transmitida: - como pode ser evitada: 34. Qual a classe de protozorio exclusivamente parasita? 35. Caracterize as euglenas? Por que foram includas no reino protista? 36. O que mar vermelha? Qual a sua conseqncia? 37. Qual a importncia das diatomceas? Fungos 38. 39. 40. 41. 42. 43. Quais as principais caractersticas dos fungos? Como esto organizados os fungos pluricelulares? Como se constitui a parede celular dos fungos e qual o seu carboidrato de reserva? Qual a importncia alimentar e ambiental dos fungos? O que so micoses? D exemplos. O que so liquens?

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

44

Metaphyta 44. Caracterize o reino das plantas. 45. Quais os critrios utilizados para classificar as plantas? 46. Quais as principais caractersticas das algas pluricelulares? 47. Quais os filos onde se encontram as algas? Quais os pigmentos encontrados em cada um e qual a sua cor? 48. Cite a importncia das clorfitas, rodfitas e fefitas. 49. Como acontece a reproduo das algas? 50. Por que as algas no possuem vasos condutores? 51. Caracterize as brifitas. 52. A que se deve o pequeno porte das brifitas? 53. Como a reproduo das brifitas e das pteridfitas? 54. Em que parte das brifitas e das pteridfitas ocorre a formao dos esporos? 55. Qual o fator indispensvel para que haja a fecundao nas brifitas e pteridfitas? 56. Em que o esporfito e o gametfito de uma brifita difere das pteridfitas? 57. Qual a principal diferena entre as brifitas e as pteridfitas? 58. Qual a importncia das pteridfitas no aspecto evolutivo das plantas? 59. Qual o ambiente ideal para o desenvolvimento das brifitas e pteridfitas? 60. As pteridfitas podem se reproduzir assexuadamente? Justifique. 61. Por que as gimnospermas pertencem aos grupos de plantas fanergamas e espermfitas? 62. Onde se encontram as gimnospermas no Brasil? Qual o seu representante? 63. Por que as gimnospermas no produzem frutos? 64. O que se entende por pinho? 65. O que o estrbilo? 66. Por que as pteridfitas, gimnospermas e angiospermas esto agrupadas como vegetais vasculares? 67. Quais os rgos componentes das angiospermas? 68. Como so o gametfito e o esporfito das angiospermas? 69. Faa um esquema de uma flor com todas as suas estruturas. 70. De quais estruturas se originam o fruto e a semente das angiospermas? 71. Do ponto de vista evolutivo, qual a diferena entre a fecundao das pteridfitas e das gimnospermas e angiospermas? 72. O que polinizao? Como pode ser feita? 73. Defina fecundao. 74. Que diferenas voc pode encontrar entre monocotildones e dicotiledneas? Exemplifique. 75. Quais os fatores que interferem na disperso das sementes? 76. Pesquise que tipos de frutos so os frutos carnosos, as bagas, as drupas, os frutos secos, os pseudofrutos e os frutos partenocrpicos, dando exemplos. Metazoa Porferos e Celenterados 77. 78. 79. 80. 81. Em que ambiente vivem os porferos? Por que lhes foi atribudo esse nome? Qual a funo dos coancitos? Como as esponjas e os cnidrios se reproduzem? Em que formas so encontrados os cnidrios? Explique. Qual a clula caracterstica dos cnidrios e qual a sua funo?

Platelmintos e Nematelmintos 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. Como so os platelmintos? Caracterize o sistema digestivo dos platelmintos. Qual a importncia das tnias e esquistossomos? Pesquise os ciclos vitais das tnias e esquistossomos e os modos de combat-los? Pesquise o que cisticercose e quais as suas conseqncias. Caracterize os nematelmintos. Como se reproduzem os nematelmintos? Cite os principais nematelmintos parasitas do homem e as doenas que provocam.

Analdeos 90. 91. 92. 93. 94. Cite a principal caracterstica dos aneldeos. Como se classificam os aneldeos. Exemplifique. Caracterize o hbitat, a respirao e a reproduo dos aneldeos. Pesquise o ciclo vital da lombriga. Pesquise a importncia das minhocas para a agricultura.

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

45

Artrpodos 95. Qual a caracterstica marcante dos artrpodes? 96. Quais so as classes em que se dividem os artrpodes. Exemplifique. 97. Como o seu esqueleto? De que modo eles conseguem crescer? 98. Como podemos diferenciar um aracndeo de um inseto? 99. Como constitudo o corpo dos aracndeos, dos insetos e dos crustceos? 100. Como se divide a classe dos aracndeos? 101. Qual a funo dos palpos? 102. Qual a importncia dos caros? 103. O que metamorfose? Como pode ser a metamorfose dos insetos? Exemplifique. 104. Qual a importncia dos insetos? Explique. 105. Por que o exoesqueleto dos crustceos mais rgido que o dos outros artrpodes? 106. Em que tipo de ambiente encontramos os crustceos? 107. Qual a importncia dos crustceos? 108. Caracterize os quilpodes e diplpodes, citando as diferenas entre eles. Moluscos 109. Quais as partes em que se divide o corpo dos moluscos? 110. Quais so os rgos dos sentidos nos moluscos? Qual dos sentidos eles no possuem? 111. Cite as principais classes de moluscos com exemplos. Em qual dessas classes praticamente no existe a cabea? 112. O que o manto ou plio? Qual a sua importncia? 113. O que a rdula? Para que serve? 114. Quanto presena de uma concha, como podem ser os moluscos? 115. Como se apresenta o p dos cefalpodes? 116. Qual a importncia dos moluscos? Equinodermos 117. 118. 119. 120. 121. Caracterize os equinodermos. O que so os ps ambulacrrios? Como o sistema digestivo dos equinodermos? Qual o seu hbito alimentar? Cite exemplos de equinodermos.

Cordados 122. Qual a principal caracterstica dos cordados? 123. Cite algumas caractersticas que so comuns aos animais vertebrados e que os distinguem dos protocordados. 124. Como se classificam os vertebrados? 125. Cite algumas caractersticas comuns aos peixes sseos e cartilaginosos. 126. Cite algumas caractersticas que diferenciam peixes sseos de cartilaginosos. 127. O que significa animal pecilotermo e homotermo? Exemplifique. 128. Quanto reproduo, como se diferenciam os peixes sseos dos cartilaginosos? 129. Por que os anfbios receberam esse nome? 130. Cite algumas caractersticas dos anfbios. 131. Que so cromatforos? 132. Como a respirao dos anfbios? 133. A que se deve o sucesso dos rpteis no ambiente terrestre? 134. Cite algumas caractersticas dos rpteis. 135. Como se dividem os rpteis? Exemplifique. 136. Cite algumas caractersticas das aves. 137. Qual a importncia da glndula uropigeana das aves? 138. Pesquise o significado de cloaca e dimorfismo sexual. 139. Quais as caractersticas que so exclusivas dos mamferos? 140. Em que tipo de ambiente podem ser encontrados os mamferos? Exemplifique. 141. Os vertebrados sofrem metamorfose? Justifique. 142. Pesquise e cite, exemplificando, algumas ordens em que se dividem os mamferos. A qual ordem pertencem os seres humanos? Fisiologia Nutrio 143. 144. 145. 146. 147. O que so nutrientes? Como se dividem? Conceitue nutrio auttrofa e hetertrofa, exemplificando. O que digesto? Como se divide? Explique. Cite as etapas do processo digestivo. De que maneira os alimentos so movimentados pelo tubo digestivo?
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 46

148. Quais so os sucos atuantes na digesto dos alimentos? O que eles possuem de importante? 149. Cite os valores de pH da boca, do estmago e do intestino? O que acontece se esses valores forem modificados? 150. Que tipo de alimentos so digeridos na boca? No estmago? No intestino? 151. O que resulta da digesto dos carboidratos, das protenas e dos lipdios? 152. Qual a importncia do cido clordrico? 153. Em que parte do sistema digestrio humano ocorre a absoro dos nutrientes? 154. Quais os nutrientes absorvidos pelo sangue e quais so absorvidos pela linfa? Respirao 155. 156. 157. 158. 159. 160. 161. 162. 163. 164. 165. 166. O que voc entende por respirao no nvel celular? E no nvel de organismo? Como os vegetais respiram? Quais os mecanismos de trocas gasosas dos animais? Nos mamferos, onde ocorrem as trocas gasosas? Como se chama esse fenmeno? Qual o rgo anexo ao sistema respiratrio exclusivo dos mamferos? O que hemoglobina e qual a sua funo? Quais os fenmenos respiratrios dos mamferos? Explique. Cite algumas causas da queda do abastecimento de oxignio no nosso organismo. Por que nossa seleo tem problemas para jogar em locais onde a altitude grande? Qual a importncia da carboxiemoglobina? Qual a estrutura do nosso corpo que controla a respirao? Como isso acontece? Pesquise nos assuntos j estudados as doenas do aparelho respiratrio.

Circulao 167. Qual o papel da circulao nos animais? 168. Quais so os fluidos circulantes nos animais vertebrados? 169. Para o sangue circular so necessrios mecanismos de bombeamento. Quais so eles? 170. Quais as diferenas entre artrias e veias? 171. Que tipos de sangue circulam no corao humano? Qual a diferena entre eles? 172. Descreva sucintamente a estrutura do corao. 173. Quais so os grandes vasos relacionados diretamente com o corao? 174. Qual a diferena entre circulao aberta e fechada? 175. Cite a diferena entre circulao simples e dupla. E entre circulao incompleta e completa. 176. Caracterize o tipo de corao dos peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos. 177. O que voc entende por sstole e distole? 178. Qual a funo das vlvulas tricspide e mitral? Onde se localizam? 179. O que taquicardia? E braquicardia? 180. De que constitudo o sistema linftico? 181. Qual a funo da linfa? Excreo 182. 183. 184. 185. 186. 187. 188. 189. 190. 191. 192. O que excreo? Qual a finalidade da excreo? O que so animais ureotlicos, uricotlicos e amoniotlicos? Exemplifique. Por que os animais uricotlicos excretam pouca gua? Como se constitui o sistema urinrio dos mamferos? O que nfron e como formado? Quais so as trs funes bsicas dos rins? Qual a funo do ADH? O que caracteriza o diabetes inspido? O que o diabetes melito ou glicosria? Em que condies acontece? Quais as funes do suor?

Coordenao nervosa 193. 194. 195. 196. 197. 198. 199. 200. 201. 202. e na Qual a funo do sistema nervoso? Como conduzido o impulso nervoso nos neurnios? O que so neurnios? Qual a diferena entre neurnio sensorial e motor? O que gnglio nervoso? O que nervo? Como se divide o sistema nervoso central? Como se divide o sistema nervoso perifrico? Como se divide o sistema nervoso autnomo? O que so meninges? Quais so elas? De que so formadas as substancias cinzenta e branca? Como se distribuem no crebro medula?
www.clickbio.cjb.net pedrosamail-contato@yahoo.com.br 47

203. Qual a importncia do lquido cefalorraquidiano? 204. Qual a importncia do crebro? 205. Qual a importncia do cerebelo? 206. Qual a importncia do bulbo? 207. O que so atos reflexos? Qual a sua importncia? 208. Que so neurotransmissores e para que servem? 209. Qual o papel do sistema nervoso autnomo? 210. Pesquise nos assuntos j estudados algumas doenas que afetam o sistema nervoso e quais seus agentes etiolgicos. Coordenao hormonal 211. 212. 213. 214. 215. 216. 217. 218. 219. 220. O que so glndulas endcrinas? O que so hormnios? Como atuam? Cite as glndulas do corpo humano e sua localizao. Qual a glndula que controla o funcionamento de todas as outras? Quais as causas do cretinismo, bcio e nanismo? Qual a funo da insulina e do glucagon? Que so gnadas? Quais so os hormnios que produzem? Quais os hormnios atuantes no ciclo menstrual? Se a mulher engravidar, como essa gravidez mantida? Qual a diferena entre diabetes inspido e diabetes melito?

Os Sentidos 221. Qual a funo bsica dos sentidos? 222. Como formado o globo ocular? 223. Cite os meios transparentes do olho. 224. Que so ris e pupila? 225. Quais so as clulas responsveis pela viso? 226. Como se compe o ouvido? 227. Para que serve a trompa de eustquio? 228. Qual a importncia dos canais semicirculares? 229. Qual a importncia da olfao? 230. Onde fica o rgo olfativo. 231. Quais so as estruturas receptoras do paladar? 232. Como podem ser as papilas gustativas? 233. Quais os sabores bsicos percebidos pela lngua? 234. Cite dois exemplos de como o tato importante para nossa vida. 235. Cite as sensaes percebidas pelo tato. 236. A perda da audio (surdez) provoca a perda de outra funo especfica dos seres humanos. Qual essa funo? Como se denomina a pessoa que a perde?

www.clickbio.cjb.net

pedrosamail-contato@yahoo.com.br

48

Anda mungkin juga menyukai