Anda di halaman 1dari 2

RESOLUO N. 1, DE 19 DE AGOSTO DE 1996.

(*) (**) (***) Fixa condies para que os estabelecimentos isolados de ensino superior vinculados ao sistema federal de ensino, de acordo com a demanda e as necessidades locais e regionais, possam aumentar ou reduzir em at 25% o nmero de vagas iniciais de seus cursos. O Presidente da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao, tendo em vista o disposto nas Leis ns 7.165, de 14.12.83 e 9.131, de 25.11.95, no Parecer n 53/96, aprovado na Sesso do dia 7 de agosto de 1996, homologado pelo Ministro de Estado da Educao e do Desporto, conforme Processo n 23001.000144/96-77, RESOLVE: Art. 1 Os estabelecimentos isolados de ensino superior vinculados ao sistema federal podero, de acordo com variaes na demanda e nas necessidades locais e regionais, aumentar ou reduzir em at 25% (vinte e cinco por cento) o nmero de vagas iniciais definido pela ltima autorizao do Ministrio da Educao e do Desporto para seus cursos de graduao reconhecidos. Pargrafo nico O aumento do nmero de vagas iniciais nos cursos de Medicina e Odontologia depende de autorizao da Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao. Art. 2 Os estabelecimentos de ensino de que trata o art. 1, em vista de variaes na demanda e nas necessidades sociais, podero suspender a oferta de vagas iniciais de seus cursos de graduao reconhecidos, por um perodo mximo de 2 (dois) anos. 1 Findo o perodo mximo fixado no caput deste artigo, no sendo reativada a oferta de vagas, o curso ser considerado extinto para todos os efeitos legais, independentemente de revogao do ato de autorizao. 2. O perodo mximo referido no caput ser contabilizado a partir de 180 (cento e oitenta) dias aps o incio da realizao do ltimo concurso vestibular para o curso. 3. Nas hipteses previstas no caput deste artigo e em seu 1, o estabelecimento de ensino fica obrigado a: I - garantir, aos alunos matriculados em curso cujas vagas iniciais tenham sido temporariamente suspensas, a continuidade de seus estudos no mesmo curso; II - assegurar, aos alunos matriculados em curso que venha a ser extinto, a continuidade de seus estudos no prprio estabelecimento ou noutra instituio de ensino superior, mediante transferncia; III - diligenciar, na hiptese de transferncia, para que os alunos tenham acesso a padro de qualidade de ensino igual ou superior ao originalmente oferecido, informando s Delegacias do Ministrio da Educao e do Desporto nos Estados da Federao acerca das providncias adotadas. 4. vedada a redistribuio, para outro curso, de vagas iniciais que o estabelecimento deixe de oferecer em um ou mais de seus cursos, por motivo de suspenso temporria ou encerramento de atividades, salvo se amparada pelo limite estabelecido no art. 1 desta Resoluo ou se expressamente autorizada pela Cmara de Educao Superior do Conselho Nacional de Educao. Art. 3. As instituies de que tratam os arts. 1 e 2 ficam obrigadas a apresentar documentao que justifique sua deciso s Delegacias do Ministrio da Educao e do Desporto nos Estados da Federao.
Publicada no Dirio Oficial de 10/9/97 - Seo 1 p. 17851 Ver Resoluo CNE/CES n. 3, de 22 de julho de 1998, que dispe sobre a alterao de turnos de funcionamento de cursos das instituies de educao superior no-universitrias (***) Revogada pela Resoluo CNE/CES n. 11, de 10 de julho de 2006
(*) (**)

1. Nas hipteses previstas no art. 1, a documentao referida dever ser entregue at 90 (noventa) dias antes da realizao do primeiro concurso vestibular subseqente alterao do nmero de vagas, devendo, no caso de aumento vagas, incluir relao atualizada do corpo docente, com as respectivas capacitaes e titulaes. 2. Nas hipteses previstas no art. 2, a documentao dever ser entregue: I - no caso de suspenso temporria de vagas, at o final do semestre letivo em que ocorrer a deciso; II - no caso de reativao da oferta de vagas, at 90 (noventa) dias antes da realizao do primeiro concurso vestibular subsequente reativao do curso. Art. 4. Compete s Delegacias do Ministrio da Educao e do Desporto nos Estados, para efeitos de credenciamento ou recredenciamento de cursos nos termos da Lei 9.131 de 25 de novembro de 1995, e para o atendimento de outros dispositivos legais, no que se refere s instituies sob sua superviso: I - registrar, em cadastro prprio, as alteraes no nmero de vagas que decorram de iniciativas das instituies nos termos dos arts. 1 e 2 desta Resoluo; II - comunicar Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao e do Desporto, at 60 (sessenta) dias aps recebimento da documentao referida no art. 3, os dados atualizados quanto a aumentos, redues e suspenso temporria de vagas e, bem assim, quanto a reativao de cursos; III - registrar, em cadastro prprio, a extino de cursos ocorrida nos termos do art. 2, 1 desta Resoluo; IV - comunicar Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao e do Desporto a extino de cursos referida no inciso anterior at 60 (sessenta) dias aps a efetivao do registro.

FREM DE AGUIAR MARANHO Presidente da Cmara de Educao Superior

Anda mungkin juga menyukai