Anda di halaman 1dari 15

PROVA Alfa

POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Pessoal Centro de Recrutamento e Seleo de Praas
CONCURSO PBLICO DE ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE SOLDADO DA POLCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / 2010

Prova Objetiva
Lngua Portuguesa
TEXTO I

falando que os mentirosos se entregam


Esquea a ideia de que fcil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coar a cabea, suar frio, nada disso necessariamente sinal de que uma pessoa no esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto. Artigo publicado na edio deste ms da revista Mente & Crebro, que chega s bancas no prximo dia 30, mostra, no entanto, que falando que o mentiroso se entrega. Pode no ser aquela bandeira do nariz do Pinquio o mais famoso mentiroso da fico , mas j alguma coisa. Sinais acsticos so mais eficazes que informaes visuais. As pessoas costumam diferenciar de forma mais ntida as mentiras quando ouvem a declarao duvidosa com ateno, em vez de observar o outro, sustenta o artigo, assinado pelo psiclogo social Marc-Andre Reinhard, pesquisador da Universidade de Mannheim, na Alemanha. Um grupo de pesquisadores coordenado pela psicloga Bella M. de Paulo, da Universidade da Califrnia, em Santa Brbara, nos EUA, comprovou que os sinais corporais tradicionalmente associados mentira raramente so verdadeiros. Uma reviso de mais de 200 estudos sobre o tema, feito por Bella e Charles F. Bond, da Universidade Crist do Texas, comprovou que o ndice de acertos (sobre se uma pessoa est ou no mentindo) por meio da anlise dos sinais corporais similar ao de um mero chute, cerca de 50%. Na verdade, para a maioria das pessoas realmente muito difcil discernir se uma declarao verdadeira ou falsa, constata Reinhard.
20

10

15

Mas nem tudo est perdido. Cientistas comprovaram que existem, sim, formas de desmascarar um mentiroso com alguma margem de segurana. Tomando por base os estudos levantados por Bond e Bella, pesquisadores da mesma equipe chegaram concluso de que sinais acsticos so mais eficazes que os visuais para detectar uma mentira. Ou seja, em vez de observar o falante, mais eficaz ouvi-lo. A chamada tcnica do interrogatrio, na qual a pessoa instada a repetir a mesma histria vrias vezes, um exemplo clssico, no por acaso empregada por policiais em busca da verdade. Se a histria inventada, a chance de cair em contradio muito grande. Os estudos de Bella e Bond revelaram ainda que, ao ser pego de surpresa num questionamento, o mentiroso se entrega mais facilmente, porque no teve tempo de elaborar uma explicao crvel para a mentira. Cobrar explicaes imediatas pode ser uma boa forma de detectar um mentiroso, ensina Reinhard.

25

30

Se a pessoa parece nervosa e fala em tom mais alto do que o de costume, as chances de ela estar mentindo so ainda maiores. Especialistas afirmam que os mentirosos contumazes so, em geral, pouco plausveis e lgicos, escreve o especialista. Alm disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrio ou que no consigam se lembrar de algo. Para encobrir os brancos da memria, eles simplesmente inventam informaes. O GLOBO, domingo, 25 de outubro de 2009. (Adaptado)

35

Com base no TEXTO I, responda s questes de nmeros 1 a 8.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 1 de 15

Questo 1 Esquea a ideia de que fcil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coar a cabea, suar frio, nada disso necessariamente sinal de que uma pessoa no esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto. (l.1-3) Na linha argumentativa do texto, o segundo perodo, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relao ao primeiro, como uma (A) (B) (C) (D) Questo 2 Considere as afirmativas abaixo em relao s ideias do texto. I. Identificar a mentira pela observao do comportamento auditivo mais eficaz do que pela expresso corporal. II. O mentiroso convicto no se contradiz num interrogatrio. III. Cientificamente, est comprovada a possibilidade de desmascarar um mentiroso. Est correto apenas o que se afirma em (A) (B) (C) (D) Questo 3 Em Pode no ser aquela bandeira do nariz do Pinquio o mais famoso mentiroso da fico, mas j alguma coisa. (l.5-6), os travesses foram empregados para (A) (B) (C) (D) Questo 4 Alm disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrio ou que no consigam se lembrar de algo. (...). (l.33-34) A expresso sublinhada introduz uma ideia que, em relao anterior, se configura como (A) (B) (C) (D) Questo 5 Assinale a opo em que o substantivo derivado do verbo NO est grafado corretamente. (A) (B) (C) (D) diferenciar (l.7): diferenciao observar (l. 8): observao admitir (l. 33): admio corrigir (l.33): correo
Pg. 2 de 15

contradio. condio. justificativa. finalidade.

I. II. I e III. II e III.

destacar a explicao. intercalar o chamamento. ressaltar a importncia do autor. isolar a circunstncia de tempo.

restrio. acrscimo. comparao. excluso.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Questo 6 Observe a acentuao grfica da palavra acsticos (l.7) e, a seguir, assinale a opo que contm um vocbulo cuja acentuao obedea mesma regra. (A) (B) (C) (D) Questo 7 (...). Para encobrir os brancos da memria, eles simplesmente inventam informaes. (l. 34-35) Quanto primeira orao desse trecho, s NO se pode afirmar que (A) (B) (C) (D) Questo 8 Nos processos de coeso textual, h vocbulos que substituem palavras, expresses ou ideias anteriormente expostas. Um exemplo em que o vocbulo grifado retoma algo enunciado em orao anterior (A) As pessoas costumam diferenciar de forma mais ntida as mentiras quando ouvem a declarao duvidosa com ateno, (l. 7-8) (B) Na verdade, para a maioria das pessoas realmente muito difcil discernir se uma declarao verdadeira ou falsa, (l. 17-18) (C) Os estudos de Bella e Bond revelaram ainda que, ao ser pego de surpresa num questionamento, o mentiroso se entrega mais facilmente, (l.26-27) (D) Se a pessoa parece nervosa e fala em tom mais alto do que o de costume, as chances de ela estar mentindo so ainda maiores. (l.30-31) TEXTO II
POR FAVOR! CONTA S MAIS UMA MENTIRA!

ntida (l.8) est (l.15) difcil (l.17) plausveis (l.32)

a preposio Para pode ser substituda, sem alterao de sentido, por A fim de. as aspas simples revelam uma ironia quanto s atitudes dos mentirosos. os brancos da memria significam falhas da memria. a palavra brancos um adjetivo.

Com base no TEXTO II, responda s questes de nmeros 9 e 10. Questo 9 Considerando o fato de Casco ser um personagem que no gosta de tomar banho, correto afirmar que ele (A) se mostra muito alegre por ter a possibilidade, com a ajuda de Pinquio, de mergulhar no rio. (B) pede a Pinquio que conte mais uma mentira para que o seu nariz cresa e ele alcance o outro lado do rio, sem se molhar. (C) demonstra, no segundo quadrinho, tranquilidade e certeza de alcanar o outro lado do rio. (D) pede a Pinquio que conte uma mentira para fazer do seu longo nariz um trampolim para nadar nas guas lmpidas do rio.
PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 3 de 15

Questo 10 Entre as expresses populares, qual delas NO corresponde situao vivida por Casco no segundo quadrinho? (A) (B) (C) (D) Estar com o corao na mo. Estar num beco sem sada. Botar as mangas de fora. Estar num mato sem cachorro.

Histria do Brasil
Questo 11 Leia o texto abaixo. Durante cerca de trinta anos aps a chegada da esquadra comandada por Cabral, o Estado Portugus no iniciou a colonizao de fato do Brasil, ficando o perodo conhecido como pr-colonial. Assinale a opo que apresenta caractersticas marcantes desse perodo. (A) (B) (C) (D) Questo 12 O Regimento de Tom de Sousa considerado por alguns uma espcie de primeira constituio brasileira, sendo enviado ao governador pelo prprio rei D. Joo III de Portugal. No ano de 1548, o governo portugus estabeleceu, no Brasil, o Sistema de Governo Geral, que tinha como um dos principais objetivos (A) (B) (C) (D) Questo 13 Cada ano, vm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem s minas. Das cidades, vilas e recncavos e sertes do Brasil, vo brancos, pardos mulatos e pretos, e muitos ndios, de que os paulistas se servem. A mistura de toda a condio de pessoas: Homens e mulheres, moos e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clrigos, e religiosos de diversos institutos, muitos dos quais no tm no Brasil convento nem casa.
ANTONIL , Andr Joo. Das pessoas que andam nas minas e tiram ouro dos ribeiros. In. Cultura e opulncia do Brasil, 1 ed., 1711.

Intensa chegada de colonos de origem espanhola para o Brasil. Incio da produo de caf, principalmente na regio Nordeste. Extrao do pau-brasil e o uso da mo de obra indgena. Plantio sistemtico de cana-de-acar, principalmente na regio Centro-Oeste.

centralizar a administrao da colnia. ampliar a autonomia das provncias. transferir a capital de Salvador para o Rio de Janeiro. diminuir o controle sobre a arrecadao de impostos.

A descoberta de ouro em Minas Gerais, no final do sculo XVII, despertou a cobia de uma massa significativa de indivduos dos mais variados tipos. Como consequncia da descoberta do ouro em Minas Gerais, podemos destacar (A) (B) (C) (D) o fim dos impostos cobrados por Portugal. a diminuio da populao que vivia na colnia. o fim do trfico de escravos para o Brasil. o aumento da populao que passa a viver na colnia.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 4 de 15

Questo 14 Art. 91 - Tm voto nestas eleies primrias: 1. - os cidados brasileiros que esto no gozo de seus direitos polticos. [...] Art. 92 - So excludos de votar nas assembleias paroquiais: [...] 5. - os que no tiverem de renda lquida anual cem mil ris por bens de raiz, indstria, comrcio ou empregos. [...] Art. 94 - Podem ser eleitores e votar nas eleies dos Deputados, Senadores e membros dos Conselhos de Provncia os que podem votar na Assembleia Paroquial. Excetuam-se: 1. - os que no tiverem de renda lquida anual duzentos mil ris por bens de raiz, indstria, comrcio ou emprego. [...]. Art. 95 - Todos os que podem ser eleitores so hbeis para serem nomeados Deputados. Excetuam-se : 1. - os que no tiverem quatrocentos mil ris de renda lquida, na forma dos artigos 92 e 94. [...] 3. - os que no professarem a religio do Estado. Constituio Poltica do Imprio do Brasil, de 25 de maro de 1824.

De acordo com o texto e seus conhecimentos, correto afirmar que a Constituio de 1824 estabelecia o(a) (A) (B) (C) (D) Questo 15 Leia o texto a seguir. "(...) estava o terreno coalhado de moribundos e feridos inimigos. Vrios dos nosso soldados, brios da plvora e do fogo, queriam acab-los. Horrorizados, debalde esforavam-se nossos oficiais em lhes arrancar as vtimas s mos, exprobrando-lhes a indignidade de semelhante chacina."
TAUNAY, Alfredo d'Escragnolle. A retirada da Laguna: episdio da Guerra do Paraguai. So Paulo: Melhoramentos, 1929, pp. 90-91.

voto feminino. voto censitrio. Repblica Parlamentarista. Repblica Presidencialista.

No perodo de 1864 a 1870, o Brasil se envolveu num conflito que marcou a histria latino-americana , a Guerra do Paraguai. Com base no texto acima e nos seus conhecimentos, pode-se afirmar que (A) para o Paraguai o resultado foi desastroso; perdeu parte do seu territrio, sua economia foi destruda, sua populao adulta masculina foi aniquilada, dentre outras mazelas que se abateram sobre o pas. (B) soldados negros constituram um contingente inexpressivo nas tropas brasileiras contra Solano Lopez. (C) os governos ingls, alemo e brasileiro formaram, contra o Paraguai, a Trplice Aliana. (D) a participao do Brasil no conflito atendeu somente a uma imposio do governo ingls.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 5 de 15

Geografia do Rio de Janeiro


Questo 16 O Estado do Rio de Janeiro se caracteriza por apresentar macrocefalia urbana, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro muito maior do que as outras, abrigando quase metade da populao do Estado. Alm disso, cidades importantes e populosas como Duque de Caxias, Nova Iguau e So Gonalo localizam-se no seu entorno, estabelecendo uma grande Regio Metropolitana. Sobre a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, podemos afirmar que ela (A) (B) (C) (D) apresenta pequena relevncia econmica em relao Regio Serrana. se destaca pela concentrao de atividades econmicas e de problemas sociais. gera pequena influncia nas atividades econmicas do interior do Estado. se destaca por apresentar poucos problemas sociais e ambientais.

Questo 17 Segue, abaixo, um mapa com os principais eixos de transportes terrestres do Estado do Rio de Janeiro; observe-o atentamente e responda ao que se pede.

Fonte: http://www.transportes.gov.br/bit/mapas/mapas-print/estados/RJ.htm (Ministrio dos Transportes)

A descrio mais correta da localizao da cidade do Rio de Janeiro, em relao ao Estado do Rio de Janeiro, encontra-se (A) (B) (C) (D) a leste de Cabo Frio. ao sul de Volta Redonda. no extremo norte do Estado. na Regio Serrana.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 6 de 15

Questo 18 Com base nas informaes apresentadas na tabela abaixo e nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a opo que apresenta a afirmativa correta.

Recorte territorial
Estado do Rio de Janeiro Regio Metropolitana do Rio de Janeiro Municpio do Rio de Janeiro Baixada Fluminense ( 1 ) Leste Metropolitano ( 2 )

Populao (habitantes)
1970 8.994.802 6.826.282 4.251.918 1.739.468 834.896 1980 11.291.520 8.676.564 5.090.700 2.435.661 1.150.203 1991 12.807.706 9.689.415 5.480.768 2.801.917 1.406.730 2000 14.392.133 10.689.406 5.851.914 3.328.271 1.599.417 2008
(estimado)

15.962.549 11.723.680 6.232.109 3.695.703 1.795.868

(1) Baixada Fluminense: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mag, Mesquita, Nilpolis, Nova Iguau, Paracambi, Queimados, So Joo de Meriti, Seropdica (2) Leste Metropolitano: Guapimirim, Itabora, Niteri, So Gonalo, Tangu Evoluo da populao do Estado e da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro (1970-2008) Fonte: IBGE, censos 1970, 1980, 1991, 2000. Estimativa 2008.Tabulao: PCRJ / SMU / Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano

(A) (B) (C) (D) Questo 19

O Estado do Rio de Janeiro pode ser inserido na Regio Metropolitana. A Regio Metropolitana do Rio de Janeiro no pode ser considerada parte do Estado do Rio de Janeiro. Os municpios da Baixada Fluminense no fazem parte do Estado do Rio de Janeiro. Os municpios da Baixada Fluminense e do Leste Metropolitano fazem parte da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro marcada por paisagens muito belas, porm tambm apresenta paisagens das quais a sua populao se envergonha. Algumas reas residenciais no apresentam infraestrutura sanitria e outras acabam sendo alvo da ao constante de marginais. Em relao a esses problemas sociais que caracterizam a capital carioca, podemos afirmar que eles so agravados (A) (B) (C) (D) Questo 20 Observe atentamente as taxas mdias de crescimento demogrfico anual do Estado do Rio de Janeiro e de suas principais regies.
Regies de Governo e municpios Estado Regio Metropolitana Regio Noroeste Fluminense Regio Norte Fluminense Regio Serrana Regio das Baixadas Litorneas Regio do Mdio Paraba Regio Centro - Sul Fluminense Regio da Baa da Ilha Grande 1940-1950 2,61 3,61 -0,75 0,62 0,91 0,33 3,18 1,60 0,70

pela desigualdade social e pela falta de polticas habitacionais eficientes para os mais pobres. pelo excelente sistema educacional e pela construo de conjuntos habitacionais. pelo eficiente sistema de transporte e pelo financiamento habitacional pblico. pela ao policial preventiva e pela falta de investimento em saneamento bsico.

Taxas mdias de crescimento demogrfico anual ( % ) 1950-1960 1960-1970 1970-1980 1980-1991 1991-2000 3,68 2,97 2,30 1,15 1,28 4,36 3,52 2,44 1,03 1,14 0,10 -1,51 -0,12 1,08 0,76 1,66 0,88 0,89 1,58 1,35 2,32 1,74 2,18 1,56 0,72 2,52 2,82 2,36 2,36 3,83 4,42 2,89 2,99 1,34 1,31 1,62 0,60 1,33 1,09 0,52 3,04 3,24 3,39 3,08 1,79

Evoluo da populao do Estado do Rio de Janeiro por regies administrativas (1970-2000) Fonte: IBGE, censos 1970, 1980, 1991, 2000. Tabulao: PCRJ / SMU / Coordenadoria Geral de Planejamento Urbano

Em relao s informaes apresentadas acima, marque a opo correta. (A) De uma forma geral, as taxas de crescimento demogrfico anual decresceram no Estado entre 1950 e 1991. (B) A Regio Noroeste Fluminense apresentou grande crescimento populacional em todo o perodo destacado. (C) A Regio das Baixadas Litorneas apresentou as menores taxas de crescimento entre 1980 e 2000. (D) A Regio Serrana apresentou a maior taxa de crescimento no perodo entre 1991 e 2000.
PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 7 de 15

Noes sobre Direitos Humanos


Questo 21 A casa asilo inviolvel do indivduo. De acordo com a Constituio Brasileira em vigor, uma pessoa s pode penetrar na casa de outra em algumas situaes. Assinale uma dessas situaes. (A) (B) (C) (D) Prestar socorro. Resgatar objeto que lhe pertence e que tenha fortuitamente cado na casa. Saber que a casa est vazia. Apoderar-se de frutas provindas de rvore cujas razes e tronco estejam do lado de fora da casa.

Questo 22 A Constituio Federal, em vigor, determina direitos para as pessoas que so presas. Os itens abaixo propem-se a descrever alguns desses direitos. Leia-os e marque a opo correta. I. O direito de permanecer calado. II. O direito identificao dos responsveis por sua priso. III. O direito assistncia de advogado. (A) (B) (C) (D) Apenas o item I est correto. Apenas os itens I e II esto corretos. Os itens I, II e III esto corretos. Apenas os itens I e III esto corretos.

Questo 23 A Constituio Federal, em vigor, determina os casos em que uma pessoa pode ser presa. NO constitui um desses casos a priso (A) (B) (C) (D) Questo 24 A Constituio Federal, em vigor, determina que quaisquer pessoas podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico. Considere os itens abaixo, referentes s determinaes da Constituio quanto a esse assunto. I. Essa reunio no pode frustrar outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local. II. Para as pessoas se reunirem, necessria a autorizao da autoridade competente. III. Existem restries ao nmero de pessoas presentes reunio. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) I, II e III. I apenas. II apenas. II e III apenas. em flagrante delito. para averiguao dos antecedentes criminais. por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente. nos casos de transgresso militar, definida em lei.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 8 de 15

Questo 25 Ricardo Balestreri, em seu livro Direitos Humanos: Coisa de polcia, faz diversas afirmaes sobre o papel do policial na construo de uma nova democracia. Analise os itens abaixo referentes descrio dessas posies. I. II. O agente de Segurana Pblica , antes de tudo, um cidado. Contudo, um cidado qualificado, ao emblematizar o Estado em seu contato mais imediato com a populao. O uso legtimo da fora pelo policial confunde-se, contudo, com truculncia.

III. Ter identidade com a polcia, amar a corporao da qual participa, coisas essas desejveis, no se podem confundir, em momento algum, com acobertar prticas abominveis. Ao contrrio, a verdadeira identidade policial exige do sujeito um permanente zelo pela limpeza da instituio da qual participa. Est correto apenas o que se afirma em (A) (B) (C) (D) I. II. I e II. I e III.

Sociologia

Questo 26 A ideia de cidadania ativa ser algum que cobra, prope, pressiona o tempo todo. O cidado precisa ter conscincia de seu poder. Com base nessa afirmao de Herbert de Souza (o Betinho), marque a alternativa cuja situao corresponde cidadania ativa. (A) (B) (C) (D) Um motorista testemunha um policial desonesto cobrando dinheiro ilegalmente e o denuncia. Um policial inconformado com a morte de outro policial decide quem culpado e o mata. Um trabalhador, para elevar sua renda mensal, aceita trabalhar 12 horas por dia, 7 dias por semana. Uma criana com fome pede esmola s pessoas na rua.

Questo 27 No Brasil, o reconhecimento dos direitos humanos ainda muito restrito. Marque a nica situao em que podemos considerar que existe o reconhecimento de direitos humanos. (A) (B) (C) (D) Mulheres que sofrem violncia podem ser atendidas na Delegacia Especial de Atendimento Mulher. Homens que batem em suas esposas/companheiras ainda so pouco denunciados. Crianas e jovens que vivem nas ruas costumam ser maltratados. Em uma ao policial, comum que, dentre os revistados, os negros sejam considerados prioridade.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 9 de 15

Questo 28 A imagem abaixo simboliza uma declarao em relao homossexualidade entre homens.

Relacionando essa imagem com a realidade brasileira, podemos afirmar que (A) est de acordo com a realidade brasileira, onde a homossexualidade aprovada socialmente, no recebendo nenhum tipo de sano reprovativa. (B) est de acordo com a realidade brasileira, pois o corao representa o sangue derramado pela pena de morte existente para os homossexuais. (C) no est de acordo com a realidade brasileira, onde a homossexualidade, em parte, ainda reprovada socialmente, recebendo diferentes tipos de sano. (D) no est de acordo com a realidade brasileira, pois em nosso pas esse comportamento, por ter sido alvo de tantas sanes reprovativas, no mais existe. Questo 29 Em 2001, o Ministrio do Trabalho descobriu que um de seus programas sociais mais relevantes, o seguro-desemprego, benefcio concedido por at cinco meses a trabalhadores demitidos sem justa causa, tinha um ralo grado. Em trs anos, foram desviados pelo menos 220 milhes de reais do programa. Veja on-line, Edio 1.688, de 21 de fev. de 2001. Quanto a esse acontecimento, podemos afirmar que (A) em pases como o Brasil o desvio de verbas e a corrupo, apesar de ilegais, devem ser aceitos, pois fazem parte da estrutura do Estado. (B) em pases como o Brasil, transformar bens pblicos em bens particulares to comum que j existe lei aprovando esse tipo de situao. (C) o seguro-desemprego um servio social oferecido pelo Estado brasileiro e, portanto, um bem pblico. Os bens pblicos devem se tornar bens particulares, basta saber como faz-lo. (D) o seguro-desemprego um servio social oferecido pelo Estado brasileiro e, portanto, um bem pblico. O desvio de verbas pblicas roubo contra os trabalhadores. Questo 30 Em uma sociedade capitalista, dividida em classes sociais, a mobilidade social vertical ascendente no se d de maneira igual para todos os indivduos. A ascenso social depende muito da origem de classe de cada indivduo. Essa afirmao (A) est incorreta, porque qualquer indivduo pode ascender socialmente, bastando para isso descobrir e aceitar os caminhos que, mesmo ilegais, sejam prtica comum no seu meio profissional. (B) est correta, porque os indivduos da classe trabalhadora (proletariado, assalariados) no possuem os meios de produo (terras, indstrias, etc.). Vivendo de seus salrios, tero dificuldades em ascender socialmente. (C) est correta, porque os indivduos da classe trabalhadora (proletariado, assalariados) no podem ascender socialmente se no houver uma autorizao expressa do Estado e da burguesia para isso. (D) est incorreta, porque todo e qualquer indivduo, necessariamente, consegue ascender socialmente, pois sua origem de classe em nada interfere.
PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 10 de 15

Noes de Informtica
Questo 31 Ao utilizar aplicativos como o Microsoft Excel e OpenOffice Calc , o objetivo principal criar, modificar ou visualizar, com recursos apropriados, (A) (B) (C) (D) Questo 32 Como so conhecidas as cpias de segurana de arquivos? (A) (B) (C) (D) Questo 33 A parte fsica (hardware) do computador pode ser entendida como um conjunto de placas, componentes e circuitos eletrnicos que se comunicam atravs de barramentos. Com base nessa afirmao, assinale a opo que descreve a funo do dispositivo de forma correta. (A) Hard Disk o dispositivo responsvel pelo processamento das instrues, tambm conhecido como o crebro do computador. (B) Unidade de DVD-ROM tem como papel a conexo do computador aos outros equipamentos, como impressora matricial. (C) Slot ISA (Industry Standard Architecture) tem como funo a ligao de placas do tipo PCI de 32 bits. (D) Memria RAM (Random Access Memory) um dispositivo que permite, de forma temporria, a escrita e a leitura de dados e programas em execuo por um computador. Questo 34 Os aplicativos (softwares) utilizados para obter informaes de forma indevida e/ou danificar arquivos existentes no computador so definidos como (A) (B) (C) (D) Questo 35 A tecnologia Wireless permite a conexo de equipamentos atravs de (A) (B) (C) (D) cabeamento estruturado. cabeamento no estruturado. infravermelho ou radiofrequncia. energia eltrica. backup. malware. selfware. middleware. Backup. Backdoor. Background. FileLog. textos formatados. imagens. planilhas eletrnicas. sons digitais.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 11 de 15

Legislao Brasileira de Trnsito


Questo 36 Segundo o Cdigo de Trnsito Brasileiro, a cada infrao de trnsito cometida so computados nmeros de pontos. Marque a opo que classifica a infrao com o correto nmero de pontos. (A) (B) (C) (D) Questo 37 Segundo o Cdigo de Trnsito Brasileiro, quando o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infraes, (A) (B) (C) (D) Questo 38 O Cdigo de Trnsito Brasileiro determina os casos em que o infrator ser submetido a curso de reciclagem. Leia alguns destes possveis casos e, em seguida, marque a opo correta. I. Quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribudo, independentemente de processo judicial. II. Quando condenado judicialmente por delito de trnsito. III. A qualquer tempo, se for constatado que o condutor est colocando em risco a segurana do trnsito. (A) (B) (C) (D) Questo 39 A autoridade de trnsito, na esfera das competncias estabelecidas no Cdigo de Trnsito Brasileiro e dentro de sua circunscrio, dever aplicar penalidades s infraes nele previstas. Marque a opo que NO corresponde a uma dessas penalidades. (A) (B) (C) (D) Questo 40 O Cdigo de Trnsito Brasileiro determina que a autoridade de trnsito ou seus agentes, na esfera das competncias estabelecidas no citado Cdigo e dentro de sua circunscrio, dever adotar especficas medidas administrativas. NO uma dessas medidas o(a) (A) remoo do veculo. (B) recolhimento da Carteira Nacional de Habilitao. (C) recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domnio das vias de circulao, restituindo-os aos seus proprietrios, aps o pagamento de multas e encargos devidos. (D) recolhimento da carga composta de produtos perecveis, com data de validade prestes a vencer em prazo inferior a vinte e quatro horas. Multa. Apreenso do veculo. Advertncia por escrito. Advertncia verbal. Apenas os itens I e III esto corretos. Todos os itens esto corretos. Apenas os itens I e II esto corretos. Todos os itens esto incorretos. ser-lhe- aplicada a penalidade referente infrao de maior gravidade. ser-lhe-o aplicadas, cumulativamente, as respectivas penalidades. ser-lhe- aplicada a penalidade referente infrao em que for reincidente. no lhe ser aplicada a penalidade referente infrao de natureza leve ou mdia, no sendo reincidente o infrator na mesma infrao, nos ltimos seis meses. Infrao gravssima sete pontos. Infrao grave quatro pontos. Infrao mdia trs pontos. Infrao leve um ponto.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 12 de 15

REDAO

Orientaes aos candidatos para a prova de Redao Seu texto deve ser escrito na modalidade padro da lngua portuguesa. Desenvolva seu texto em prosa: no redija narrao, nem poema. O texto deve ter, no mnimo, 15 (quinze) e, no mximo, 20 (vinte) linhas escritas. Observe que fuga ao tema implica nota zero. Seu texto tem de ser escrito tinta preta ou azul. Quaisquer anotaes no verso da redao sero desconsideradas para efeito de correo.

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre um dos temas abaixo apresentados. Texto 1 A internet uma nova forma de comunicao digital que quebra com a normalidade da comunicao social. Atravs da internet as pessoas conseguem se comunicar com outras a quilmetros de distncia instantaneamente. A informao entra em todas as camadas urbanas tornando-a muito mais acessvel j que qualquer pessoa pode busc-la.
Publicado em: 9 de julho de 2008 | Leituras: 4.160 | Canal: Tecnologia | Autor: Vinicius Zimmer (texto adaptado) www.oficinadanet.com.br/.../_comunicacao_digital_aproxima_ou_afasta_as_pessoas

Tema 1
A comunicao digital aproxima ou afasta as pessoas?

Texto 2 A verdade acontece naturalmente, a mentira antinatural. A verdade no deixa dvidas, a mentira alimenta-se delas. A verdade esclarece e mostra que no s h um caminho, enquanto a mentira confunde mostrando vrios. A verdade nasce e prevalecer eternamente, enquanto que a mentira ser aniquilada. A verdade eterna, enquanto que a mentira se desfaz.
mariahelecosta.blogs.sapo.pt/21034.html (texto adaptado)

Tema 2
A mentira tem perna curta.

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 13 de 15

PMERJ - Concurso Pblico de Admisso ao Curso de Formao de Soldado da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro 2010 PROVA Alfa

Pg. 14 de 15

FOLHA DE REDAO

Nome do Candidato:

CPF:

______________________________________________________
Assinatura do Candidato

Anda mungkin juga menyukai