Anda di halaman 1dari 10

1.

INTRODUO

O Presente trabalho visa buscar maiores esclarecimentos sobre um instrumento processual especfico, para apurar irregularidades ocorridas na Administrao, quando, o servidor pblico, no desempenho de suas funes, praticar atos de irregularidades, correlacionados ao trabalho, onde, a Administrao obriga-se a tomar as providncias tendentes sua apurao e identificao do responsvel, impingindo-lhe, se o caso, a penalidade disciplinar eventualmente cabvel na espcie, que pode ser, em determinado momento da sindicncia, cabendo-lhe sempre a ampla defesa. Desta forma, o estudo ser mais direcionado ao servidor pblico estatutrio, visto que a apurao de irregularidades no mbito da Administrao muito ampla, e nos casos em que ocorrer a sindicncia esta deve seguir os parmetros do rgo a que destinada, como por exemplo, no mbito federal encontramos a Lei n. 8.112/90, que dispe sobre o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais e no mbito estadual a Lei n.6.745/85 que dispes sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Estado. Desta forma, num primeiro momento, ser explanado sobre a Responsabilidade dos Servidores Pblicos, destacando-se os Princpios que devem ser respeitados pela Administrao quando da instaurao de procedimentos disciplinares e num segundo momento, traremos um conceito de sindicncia, como deve ser procedida sua instaurao at o relatrio final e sua aplicao conforme determinado nas leis acima mencionadas.

2- RESPONSABILIDADE DOS SERVIDORES PBLICOS O servidor pblico pode ser responsabilizado perante a Administrao, porm essa responsabilizao s pode ser reconhecida quando ocorrer uma situao ftica que a lei tenha erigido como suporte da responsabilidade. Desta forma, a responsabilidade do servidor perante a Administrao pode ser civil, penal e administrativa. A Lei n. 8.112/90, em seu art. 121, dispe que O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Importante salientar, que cada responsabilidade, , em princpio, independente da outra, conforme disposto no art. 125 da Lei acima mencionada as sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. A punio administrativa ou disciplinar no depende do processo civil ou criminal, o que no obriga a Administrao aguardar o desfecho dos demais processos, apurada a falta funcional, pelos meios adequados atravs da sindicncia, do processo administrativo ou meio sumrio, o servidor fica desde logo, sujeito penalidade administrativa correspondente. O presente estudo est voltado mais especificamente responsabilidade administrativa, pois quando o servidor pratica um ato ilcito administrativo, a ele atribuda uma responsabilidade administrativa. Este ilcito pode ser advindo de uma conduta comissiva ou omissiva e os fatos que a configuram esto previstos na legislao estatutria. Segundo Jos dos Santos (2007, p.661):
A responsabilidade administrativa deve ser apurada no processo administrativo, assegurando-se ao servidor o direito ampla defesa e ao contraditrio, bem como a maior margem probatria, a fim de possibilitar mais eficazmente a apurao do ilcito. Constatada a prtica do ilcito, a responsabilidade importa a aplicao da adequada sano administrativa1.

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos . Manual de Direito Administrativo. 18. ed. ver., ampl. E atual. Rio

de Janeiro: Lumen Jris, 2007.

Os estatutos funcionais apresentam um elenco de deveres e vedaes para os servidores e o ilcito administrativo vai configurar-se exatamente quando estes deveres e vedaes no forem observados, porm, os estatutos relacionam as penalidades administrativas, sem, contudo, deixar qualquer elo de ligao a priori com a conduta, o que poder ser feito na esfera civil e/ou penal. Alguns princpios devem ser atendidos pela Administrao para regular a aplicao das sanes, que so: Princpio da adequao punitiva (ou da proporcionalidade) - se incumbe

ao administrador certa margem de discricionariedade para compatibilizar a conduta e a sano. Se no for respeitado, a condita arbitrria e ilegal, passvel de invalidao pela prpria Administrao ou pelo Judicirio. Princpio da motivao da penalidade deve apontar os elementos que comprovam a observncia, pelo administrador, da correlao entre a infrao funcional e a punio imposta. Princpio do contraditrio e da ampla defesa, previsto no art. 5, LV, da Constituio Federal, o qual deve ser respeitado toda vez que a Administrao aplica sano aos seus servidores. Os direitos e deveres dos servidores esto detalhadamente estabelecidos na Constituio Federal, e devem ser respeitados pelos regimes jurdicos Federais, Estaduais e Municipais. Estes direitos e deveres geram uma responsabilidade administrativa, que segundo Meireles:
a que resulta da violao de normas internas da Administrao pelo servidor sujeito ao estatuto e disposies complementares estabelecidas em lei, decreto ou qualquer outro provimento regulamentar da funo pblica. A falta funcional gera o ilcito administrativo e d ensejo aplicao de pena disciplinar, pelo superior hierrquico, no devido processo legal2.

Portanto, surge como elo de ligao entre os dois extremos (fato irregular/sano), o processo administrativo disciplinar como meio de que se valer
2

LOPES MEIRELLES, Hely. Direito Administrativo Brasileiro. 34. ed. So Paulo: Malheiros 6

Editores, 2008. p. 505

a autoridade para, apurado o fato e aplicar a sano pertinente, que em alguns casos pode ser a sindicncia. 3 - SINDICNCIA ADMINISTRATIVA o meio sumrio de apurao de irregularidades no servio pblico, possuindo natureza, no processual, mas de procedimento investigativo e tendo por objetivo apurar a autoria ou a existncia de irregularidade praticada no servio pblico, que possa resultar na aplicao da penalidade de advertncia ou de suspenso, dependendo da gravidade da irregularidade e a critrio da autoridade instauradora, poder ser conduzida por um sindicante ou por uma comisso disciplinar composta de 02 (dois) ou 03 (trs) servidores, no podendo fazer parte da comisso: cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau.
Art. 149. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis designados pela autoridade competente, observando o disposto no 3 do art. 143, que indicar, dentre eles, o seu presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (Redao dada pela Lei n. 9.527, de 10/12/97). 1 A Comisso ter como secretrio servidor designado pelo se u presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros. 2 No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau.3

Assim conceitua Gasparini (2008, p. 1020): (...) pode-se definir a sindicncia como o processo sumrio de elucidao de irregularidade no servio publico, para bem caracteriz-las ou para determinar seus autores, para a posterior instaurao do competente processo administrativo4. E conforme elencado no art. 143 da lei 8.112/90 e art. 154 da lei 6.745/85, toda a autoridade que tiver cincia de irregularidades no servio publico, est obrigada a promover sua devida apurao.

3 4

Lei 8.112/90, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. GASPARINI, Diogenes. Direito Administrativo. 13 Edio. So Paulo: Saraiva, 2008.

Art. 143 A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa5. Art. 154. A autoridade que, de qualquer modo, tiver conhecimento de irregularidade ocorrida em sua jurisdio, obrigada a promover-lhe a apurao imediata em processo disciplinar6. 4- INSTAURAO A sindicncia administrativa do mesmo modo que o processo disciplinar tem incio com a expedio da portaria pela autoridade competente, a qual designar a comisso com identificao funcional dos membros da comisso, devendo o presidente ter a mesma categoria funcional do acusado (art. 158, Lei 6.745/85).
Art. 158 O processo disciplinar ser instaurado mediante a expedio da portaria de constituio de Comisso Disciplinar em que constar, alm da identificao funcional dos seus membros, o resumo circunstanciado dos fatos da denncia e a indicao dos provveis servidores responsveis e a capitulao legal7.

O prazo para sua concluso esta elencado no art. 158 n. da Lei 6.745/85:
Pargrafo nico Iniciar-se- a instncia no prazo de 10 (dez) dias, a contar da publicao da Portaria no Dirio Oficial do Estado e encerrar-se- no prazo de 60 (sessenta) dias, prorrogvel, em caso de fora maior, por prazo determinado a critrio da autoridade competente, no excedente a 60 (sessenta) dias, hiptese em que no pode ser renovado. 8.

Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade competente poder determinar o seu afastamento do cargo, pelo prazo de at 60 dias, sem prejuzo da remunerao. Esse prazo poder ser prorrogado por igual perodo e caso o processo, aps a prorrogao, no esteja concludo, o servidor dever retornar ao exerccio de suas atividades, segundo art. 147 lei 8.112/90.

5 6
77

LEI 8.112/90, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. LEI. 6.745/85, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. LEI 8.112/90, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007

LEI. 6.745/85, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007.

Art. 147 Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico. O afastamento poder ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessaro os seus efeitos, ainda que no concludo o processo. 9

As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e que sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade. Quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada, por falta de objeto. (art. 144 lei 8.112/90) 5- PROCESSO APURATRIO Durante o processo apuratrio da sindicncia administrativa deve-se buscar a verdade substancial sobre os fatos ocorrentes e denunciadas sendo as principais provas, as documentais, as testemunhais e as periciais, embora permitam que outras possam e devam ser juntadas ou indicadas. A comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da Administrao, devendo investigar a verdade dos fatos atravs da colheita de provas e, posteriormente, concentrar todos os elementos na elaborao do relatrio final, e sempre que necessrio, os membros da comisso dedicaro tempo integral a seus trabalhos, ficando dispensados do ponto, at a entrega do relatrio final da comisso que ser remetido Consultoria e Procuradoria Jurdica pela autoridade que determinou sua instaurao, para anlise do processo, retornando para deciso final. 6. RELATRIO FINAL O relatrio final poder indicar trs vias distintas que so:

O arquivamento dos autos; A avaliao de culpa com a respectiva condenao e;

98

LEI 8.112/90, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007

A deflagrao de processo administrativo disciplinar (nos casos

previstos em lei). No caso da deflagrao de processo administrativo disciplinar a sindicncia deve somente, apontar os possveis responsveis e sugerir ao Exmo.sr. Secretrio a abertura de Processo Disciplinar contra os mesmos, apontando o artigo do Estatuto dos Servidores que foi transgredido. O relatrio final dever constar de quatro partes que so: O histrico que focalizar a denncia, desde a sua origem at as providncias A legislao que indicar os dispositivos legais infringidos pelo indiciado na Os fatos e provas que dispor sobre as medidas tomadas pela comisso para a O parecer que apontar necessariamente o ponto de vista da comisso quanto

adotadas com relao a ela; sindicncia. elucidao do problema, especialmente no que tange a coleta de provas e; ao fato apurado, envolvendo sua existncia ou no, gravidade, autoria, repercusso, etc. A comisso dar, tambm, sua opinio sobre o fato sindicado, optando pelo arquivamento dos autos, absolvio do implicado ou sua punio, caso em que ser sugerida a pena a lhe ser eventualmente aplicada. O relatrio a pea final e mais valiosa de todo o procedimento sindicante requerendo, uma elaborao atenta, criteriosa e objetiva, devendo ser bem elaborado, assim possibilitando autoridade julgadora uma viso geral e correta dos fatos apurados, fornecendo elementos seguros medida final a ser adotada. Pois um relatrio inseguro e mal conduzido pode levar a autoridade incumbida a uma deciso injusta, quer pela absolvio do implicado, pelo arquivamento dos autos, ou ainda atravs da aplicao de uma pena indevida. E conforme art. 145 da lei 8.112/90 da sindicncia poder resultar I - arquivamento do processo; II - aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias; 10

III - instaurao de processo disciplinar. E ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, (art. 146). Portanto, no caso do arquivamento, este sempre ocorrer quando o fato narrado no configurar evidente infrao disciplinar , sendo que a sindicncia serviu apenas para realizar levantamento preliminar de dados, visando a determinar as circunstncias e a identificar o autor e concluindo-se pela inocorrncia de irregularidade, o arquivamento a medida mais correta com relao ao que restou apurado. Na segunda hiptese, observa-se que a autoridade administrativa, ao avaliar o contedo do fato irregular noticiado, conclui haver indcios suficientes da irregularidade e de sua autoria, o que ensejar a aplicao ao servidor de sano disciplinar de advertncia ou suspenso por at 30 dias, sendo assim, a sindicncia ser o instrumento processual adequado a realizar a apurao e aplicao da penalidade ao servidor, garantindo-se sempre a ampla defesa. No entanto, a autoridade administrativa, dever a instaurao de processo disciplinar sempre que, concluda a apurao preliminar, verificar que a sano disciplinar a ser aplicada ao servidor poder vir a exceder 30 dias de suspenso ou importar em demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade ou destituio de cargo em comisso, sendo que desta forma, o processo formado para a sindicncia, far parte do processo administrativo disciplinar para sua devida instruo.

11

7. CONCLUSO

Conclumos atravs do presente estudo atravs das disposies legais em vigor, que a sindicncia insere-se entre os instrumentos processuais postos disposio da autoridade administrativa para tornar efetiva a apurao de irregularidades no servio pblico, dela podendo resultar a aplicao de advertncia ou suspenso de at 30 dias, portanto ela possui um carter investigatrio e punitivo. Aps a constatao da irregularidade cometida pelo servidor pblico nas atividades correlacionadas Administrao e de que caiba um procedimento para apurao, que a sindicncia, poder, aps encerrado o procedimento sindicante o servidor ser punido com a aplicao da penalidade ou de suspenso de at 30 (trinta) dias e nos casos mais graves, dever a autoridade competente providenciar a instaurao do competente processo disciplinar, devendo os autos da sindicncia integrar este ltimo como pea informativa. Finalmente, podemos constar que a sindicncia, alm de ser instrumento adequado apurao preliminar dos fatos e identificao do responsvel, de modo a embasar a instaurao futura de processo disciplinar quando ocorrentes as hipteses previstas no art. 146 do RJU, possui inequvoca funo punitiva.

12

8- REFERNCIAS

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos . Manual de Direito Administrativo. 18. ed. ver., ampl. E atual. Rio de Janeiro: Lumen Jris, 2007. GASPARINI, Diogenes. Direito Administrativo. 13 Edio. So Paulo: Saraiva, 2008. Lei 8.112/90, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. LEI 6.745/85, Vade Mecum. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. LOPES MEIRELLES, Hely. Direito Administrativo Brasileiro. 34. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2008.

13

Anda mungkin juga menyukai