Anda di halaman 1dari 8

Imprimir

PROJETOS / Consumo
11/12/2007 12:08:01

O que voc precisa saber sobre fontes - Parte 2- Reguladores de tenso


Na primeira parte deste artigo descrevemos as funes do transformador, retificador e filtro numa fonte linear. Agora veremos como obter uma tenso constante, independentemente das variaes de entrada ou do consumo da carga.
New ton C. Braga

Regular a tenso de sada de uma fonte significa torn-la constante, independente das variaes da corrente na carga e da tenso na entrada, dentro de certos limites.

Existem diversos recursos com a ajuda dos quais podemos fazer isso. Podemos ter regulagens simples com diodos zener, usando transistores e circuitos integrados especialmente criados para esta finalidade. O que veremos a seguir so algumas amostras de como podemos fazer a regulagem e o ajuste da tenso de uma fonte.

1 - Regulagem e ajuste Utilizando um transformador, retificador e filtro como vimos at agora, j temos uma tenso contnua que pode ser usada para alimentar determinadas cargas. No entanto, devido s caractersticas do capacitor e da prpria corrente pulsante, a tenso sobre a carga vai variar conforme ela exija mais ou menos corrente. Em outras palavras, a tenso no estabilizada ou regulada. Para obter uma tenso constante sobre uma carga, uma tenso que no sofra variaes quando o consumo da carga se altera ou mesmo quando a tenso de entrada do circuito varia, precisamos contar com um circuito regulador de tenso. Para a regulagem da tenso de uma fonte h diversas configuraes que podem ser empregadas. Algumas delas muito simples, baseadas em poucos componentes e outras sofisticadas, baseadas em circuitos integrados complexos.

Comecemos pela forma mais simples, pois atravs dela podemos entender como tudo funciona. Ela consiste em fazer a regulagem de uma fonte aproveitando as propriedades eltricas dos diodos zener. Os diodos zener, quando polarizados no sentido inverso, mantm constante a tenso entre seus terminais numa ampla faixa de valores de corrente, conforme mostra a figura 1.

Figura 1 - Curva caracterstica de um diodo zener

Assim, se ligarmos um diodo zener aps o circuito de filtragem de uma fonte, de acordo com a figura 2, a tenso sobre o zener, que a tenso na carga ligada em paralelo com ele, se mantm constante.

Figura 2 - Vz=constante O resistor calculado de modo que na corrente mnima da carga tenha uma corrente mnima no diodo zener que ainda o faa manter a tenso zener entre seus terminais, e que esteja abaixo de sua capacidade de dissipao. Por outro lado, quando a corrente na carga for mxima, a queda de tenso no resistor deve ser compatvel com a entrada de tenso do circuito. Como os diodos zener, em geral, so componentes de pequena dissipao, este tipo de regulador no muito usado da forma como o descrevemos. Entretanto, podemos aproveitar as propriedades do diodo zener para elaborar circuitos que sejam mais eficientes, tanto na manuteno da tenso da carga quanto no manuseio de correntes elevadas. Assim, existem duas configuraes possveis para os reguladores de tenso empregados em fontes lineares: em srie e em paralelo.

2 - Regulador srie A idia bsica de um regulador srie ligar em srie com a linha de alimentao da carga um circuito que funcione como um resistor varivel tendo por referncia um diodo zener, conforme ilustra a figura 3.

Figura 3 - Regulador-srie Com base nas informaes do diodo zener e da prpria tenso de sada atravs de um circuito de realimentao, o regulador muda sua resistncia de modo a manter a tenso na carga constante, independentemente da corrente que ela esteja drenando. A configurao mais simples para este circuito a que faz uso de um transistor NPN, um diodo zener e um resistor, observe a figura 4.

Figura 4 - Configurao srie mais simples

O zener mantm constante a tenso na base do transistor, polarizado pelo resistor. Visto que para conduzir, a tenso de base do transistor deve ser aproximadamente 0,6 V maior que a tenso de emissor, com o uso do zener como referncia garantimos que o circuito sempre vai se comportar no sentido de manter a tenso de emissor 0,6 V abaixo da tenso de base, conforme mostra a mesma figura. Assim, usando um diodo zener de 12,6 V, garantimos que no emissor do transistor, no qual ligada a carga, a tenso ser sempre 12 V. Veja que, para que este circuito funcione, devemos considerar a queda de tenso no transistor quando ele conduz. Isso significa que a tenso de entrada deste circuito deve ser pelo menos 2 V maior do que a tenso que desejamos na sada. O resistor, por outro lado, deve ser calculado de modo que ele fornea a corrente que o transistor precisa para saturar e, ao mesmo tempo, mantenha a tenso que o diodo zener precisa para funcionar. A vantagem desse circuito que o diodo zener percorrido por uma corrente muito pequena em relao corrente exigida pela carga, pois essa corrente amplificada pelo transistor. A desvantagem reside no fato de que o transistor se comporta como um resistor varivel com uma dissipao elevada de potncia, em funo da corrente drenada pela carga. Mesmo nas fontes relativamente pequenas, os transistores utilizados neste tipo de circuito devem ser dotados de bons radiadores de calor. Na prtica, apenas nas fontes mais simples encontramos a configurao dada como exemplo.

Circuitos mais elaborados podem ser conseguidos com o emprego de Darlingtons, e mesmo

Circuitos mais elaborados podem ser conseguidos com o emprego de Darlingtons, e mesmo recursos adicionais como protees contra curto-circuitos, etc. Deste modo, seguindo essa configurao temos muitos reguladores de tenso de trs terminais na forma de circuitos integrados. Basicamente, tem-se dois tipos de reguladores-srie para o uso em fontes de alimentao: fixos e variveis. Os reguladores fixos possuem um zener interno que j determina a tenso de sada. Assim, o terminal desse zener normalmente ligado terra como no caso dos reguladores de 6 e 12 V, 7806 e 7812, conforme exibe a figura 5.

Figura 5 - Reguladores fixos de 6V e 12V

Veja que esses reguladores so dotados de invlucros que permitem sua montagem direta em dissipadores de calor. Pequenas alteraes na tenso de sada podem ser conseguidas com o acrscimo de um diodo adicional externo que somar sua tenso do diodo interno, como no caso da figura 6.

Figura 6 - Acrscimo de diodos externos Na configurao indicada, colocando-se dois diodos comuns polarizados no sentido direto, eles somaro 1,2 V tenso de um 7806 de 6 V de sada, obtendo-se assim 7,2 V de sada. Os circuitos integrados da srie 78XX, conforme caracersticas conhecidas, podem controlar correntes at 1 A em sua verso bsica. Para obter mais corrente do que o circuito pode fornecer, normal o uso de transistores adicionais nas configuraes apresentadas na figura 7.

Figura 7 - Para correntes de sada acima de 1A

Repare que, se transistores forem ligados em paralelo, resistores de emissor devem ser agregados para haver uma distribuio correta das correntes entre eles. Tambm importante observar que a regulagem no precisa ser feita obrigatoriamente na linha positiva de alimentao. Nas fontes simtricas comum o uso de reguladores positivos e negativos de tenso ao mesmo tempo. Tanto o diodo zener como os prprios circuitos reguladores mais sofisticados podem fazer a regulagem negativa de tenso, conforme mostra a figura 8.

Figura 8 - Regulagem de tenso negativa

Os circuitos integrados da srie 79XX, por exemplo, so reguladores negativos de tenso. bom lembrar tambm que existem reguladores com diodos zeners internos de valores muito baixos, o que permite adicionar um circuito externo para ajustar a tenso de sada. Temos ento os reguladores variveis (que tanto podem ser negativos como positivos), capazes de controlar correntes bastante altas. Citamos como exemplo os reguladores LM317 e LM350 de que trataremos em outro artigo com mais detalhes. Nessa categoria tambm podem ser includo o 723. Regulador paralelo (shunt) Uma forma menos comum de fazer a regulagem da tenso de uma fonte atravs de um regulador paralelo, cuja configurao bsica com um transistor ilustrada na figura 9.

Figura 9 - Regulador de tenso paralelo

Esse regulador funciona como um zener de alta potncia, derivando a corrente na carga de modo que a tenso entre seus terminais seja mantida constante. O circuito calculado de tal maneira que as correntes drenadas pela carga e pelo regulador, somadas, resultem numa resistncia que, em srie com a resistncia R de entrada, gere a tenso de alimentao da carga. Assim, quando a carga aumenta seu consumo, o regulador diminui, o que faz com que a soma das correntes se mantenha e, com isso, a tenso na carga. A grande desvantagem desse circuito que a dissipao de potncia constante, mesmo quando a carga est com seu consumo mnimo. Alm disso, em funo da corrente da carga, o regulador pode dissipar potncias bastante altas exigindo assim o uso de grandes dissipadores e transistores com capacidade de corrente elevada. Proteo Um problema que pode ocorrer com os circuitos de fontes lineares at este ponto que uma corrente excessiva na sada, como a causada por um curto-circuito, pode causar a sobrecarga e queima dos elementos reguladores, principalmente o transistor ligado em srie. Para evitar isso, como elemento final do circuito, podem ser agregadas protees capazes de desabilitar a fonte em caso de curto, ou ainda limitar sua corrente.

A forma mais simples de obter proteo para uma fonte consiste em agregar um fusvel em srie tanto com a entrada quanto com a sada, conforme exibe a figura 10.

Figura 10 - Proteo com fusveis O fusvel de sada dimensionado para abrir com uma corrente um pouco maior do que a mxima que a fonte pode fornecer. J o fusvel de entrada dimensionado em funo do consumo total da fonte em condies de carga mxima. Observe que esse fusvel de entrada no tem a corrente mxima de sada da fonte. Uma fonte de 12 V x 1 A, se ligada na rede de 110 V, ao fornecer 1 A de sada, drenar pouco mais de 100 mA da rede de energia (a potncia se mantm constante). Assim, um fusivel de 500 mA na entrada serve perfeitamente para proteger essa fonte.

Outra forma de fazer a proteo de uma fonte com o uso de um circuito do tipocrowbar. Nesse tipo de proteo, um circuito detecta a sobrecorrente ou curto-circuito na sada acelerando a queima do fusvel de proteo, acompanhe na figura 11.

Figura 11 - Proteo do tipo crowbar Um tipo mais usado de proteo aquele que limita a corrente na sada, ou a corta quando ela se torna excessiva. Isso feito a partir de um transistor sensor ligado em paralelo com o zener, veja a figura 12.

Figura 12 - Proteo com transistor em paralelo com zener

Quando a corrente de sada eleva a tenso no resistor sensor (R) de modo que ela supere os 0,6 V, o transistor conduz, colocando praticamente em curto o diodo zener.

Dessa forma a tenso de referncia cai para zero ou um valor muito baixo, cortando a corrente no circuito. Outros componentes tambm podem ser utilizados em circuitos de proteo, como um SCR ligado a um rel, conforme mostra o circuito da figura 13.

Figura 13 - Proteo com SCR ligado rel

Nesse circuito quando a corrente circulante pelo resistor R (que a corrente de carga monitorada) alcanar um valor que faa aparecer sobre ele uma tenso da ordem de 1 V, o SCR ir disparar. Com isso, o rel fecha os seus contatos, desligando imediatamente a fonte e acionando um dispositivo de aviso, que pode ser um LED ou um oscilador. Para rearmar a fonte, basta remover a causa da sobrecorrente e desligar a fonte por um instante. Em algumas fontes protegidas, esse circuito associado a um fusivel, atuando como crowb ar. Tambm importante citar que alguns circuitos integrados reguladores de tenso possuem proteo trmica. Quando a temperatura do componente se eleva, passando dos limites pr-estabelecidos, quer seja por sobre-carga ou ainda por curto, componentes internos entram em ao cortando a corrente na sua sada. Concluso O que vimos foi apenas uma pequena parcela do que o leitor pode saber sobre fontes de alimentao. No livro Fontes de Alimentao o leitor encontrar muito sobre fontes de alimentao, alm de uma vasta coletnea de projetos prticos tanto de fontes lineares como de outros tipos.

* Matria originalmente pub licada na revista Eletrnica Total; Ano: 19; N 127; Nov / Dez - 2007

Extrado do Portal Saber Eletrnica Online - Todos os direitos reservados - www.sabereletronica.com.br

Anda mungkin juga menyukai