Anda di halaman 1dari 6

Aula 03 Psicologia do Trabalho

Maria Vitria Brochado

STRESS
DEFINIO: Segundo Hans Selye, o stress o conjunto de reaes que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situao que exige um esforo para uma adaptao. Segundo Hudson Couto, o stress nada mais do que o desgaste anormal da mquina humana. O stress no uma doena e sim uma tentativa de adaptao. A resposta do stress ativada pelo organismo com o objetivo de mobilizar recursos que possibilitem pessoa enfrentar situaes que exigem dela esforo. Segundo Selye, s nos separamos do stress com a morte, pois sem stress no h adaptao e sem adaptao no h vida. Portanto stress um processo adaptativo e natural que ocorre em todas as formas de vida, pois viver implica em um esforo para adaptao e justamente esse esforo o que chamamos de stress. Naturalmente, se esse esforo ultrapassa os limites ou a capacidade do organismo de se adaptar, ele passa a ser patolgico e pode levar o indivduo a adoecer. O stress no ambiente de trabalho pode ser definido como respostas danosas fsicas e emocionais que ocorrem quando exigncias do trabalho esto em desacordo com capacidades, recursos ou necessidades do trabalhador, em condies em que o fracasso em atender as exigncias tem importantes conseqncias percebidas. TIPOS DE STRESS: Tm-se um estimulo sobre o organismo, o chamado stressor, que desencadia uma resposta que pode ser positiva ou negativa. Os stressores podem influenciar de formas diferentes a depender do indivduo. Por exemplo o que stressante para A pode no ser para B. EUSTRESS- o stress construtivo, agradvel, passageiro, podendo dar motivao para adaptao. o tipo de stress que gera emoes positivas devido a bons feitos. Exemplo: passar no vestibular, nascimento de um filho desejado, formatura, casamento. DISTRESS- o stress desagradvel, prejudicial, causador de doenas relacionadas ao stress, enfrentamento negativo diante de situaes difceis. Exemplo: perder emprego, morte de algum ente, acidente ou doena. FONTES DO STRESS: Considera-se stressor todo o agente causador de stress. Para se tornar um stressor necessrio que fatos e/ou situaes sejam avaliados como tal e que representem mudanas na vida dos indivduos de forma a envolver seus esforos de adapetao, podem ser gerados por fontes internas e externas.

Aula 03 Psicologia do Trabalho

Maria Vitria Brochado

FONTES INTERNAS- os agentes stressores vem de dentro de ns, podem ser de oredem biolgica ou psicolgica, so os pensamentos frente ao evento do dia-a-dia, modo de ver o mundo, crenas valores caractersticas pessoais, esquema de reao vida, ansiedade, angstia medo, alegria e tristeza. FONTES EXTERNAS- os agentes stressores vem de fora de ns, social e/ou ambiental, so os acontecimentos da vida como morte e nascimento, realizao de um sonho, divrcio, ambiente de trabalho problemtico. CAUSAS DO STRESS NO AMBIENTE DE TRABALHO: O desgaste emocional a que pessoas so submetidas nas relaes com o trabalho fator muito significativo na determinao de transtornos relacionados ao stress. SITUAES MAIS COMUNS RELACIONADAS AO STRESS NO TRABALHO: SOBRECARGA- a sobrecarga de agentes stressores tambm pode ser considerada um fator importante para ecloso do stress patolgico no trabalho, um estado no qual as exigncias do ambiente excedem nossa capacidade de adaptao. Os quatro principais fatores que contribuem para a demanda excessiva so: urgncia de tempo; responsabilidade excessiva; falta de apoio; expectativas excessivas de ns mesmos e daqueles que nos cercam. FALTA DE ESTMULOS- em geral uma atividade pode se tornar muito gratificante quando possui um significado especial ou quando desperta grande interesse em ns. No trabalho, as atividades medocres, destitudas de significao, repetitivas ou desinteressantes podem ser extremamente stressantes. RUDO- o rudo excessivo pode causar stress pela estimulao do Sistema Nervoso Simptico, provocando irritabilidade e diminuindo o poder de concentrao. Dessa forma, o rudo pode ter um efeito fsico e /ou psicolgico, ambos capazes de desencadear a reao de stress. ALTERAES DO SONO- contnuo atraso do sono pelos horrios de trabalho: funcionrios que vivem viajando mudando de fuso-horrio, operrios que trabalham de turno. Essa m qualidade do sono acaba provocando sonolncia no perodo de trabalho, grande risco de provocar acidentes, irritabilidade, ansiedade, perda de eficincia. FALTA DE PERSPECTIVAS- a esperana, pespectiva ou expectativa otimista uma das motivaes que mais aliviam as tenses do cotidiano. Falta de esperana que no trabalho voc tem capacidade de crescer, de progredir, aprender sempre mais podem desencadear a reao de stress. MUDANAS DETERMINADAS PELA EMPRESA- esse tipo de mudana pode ser determinada por uma nova chefia ou devido nova orientao geral da empresa, seja por causa de alguma fuso ou aquisio da empresa. Normalmente esse tipo de mudana pode gerar muita insegurana, inicialmente.

Aula 03 Psicologia do Trabalho

Maria Vitria Brochado

MUDANAS DEVIDAS NOVA TECNOLOGIA- a tecnologia est em constante mudana, sofrer mais com essa situao quem tiver mais problemas com a tecnologia, ou seja, um fator que vai variar de acordo com as disposies pessoais. MUDANAS DEVIDAS AO MERCADO- as constantes exigncias do mercado sempre so levadas a srio pelas empresas, freqentemente determinam mudanas de procedimentos no trabalho. ERGONOMIA- o conforto humano em seu trabalho deve ser sempre considerado, em se tratando de stress. Deve-se considerar o conforto trmico, acstico, as horas trabalhadas ininterruptamente, a exigncia fsica, postural. FASES DO STRESS: SDROME GERAL DE ADAPTAO: A Sndrome Geral de Adaptao descrita por Selye consiste em trs fases sucessivas: Reao de Alarme, Fase de Resistncia e Fase de Exausto. Sendo que a ltima, Fase de Exausto, atingida apenas nas situaes mais graves e, normalmente, persistentes. REAO DE ALARME OU ALERTA- a etapa inicial do stress, A Reao de Alarme subdivide-se em dois estados, a fase de choque e a fase de contra-choque. As alteraes fisiolgicas na fase de choque, momento onde o indivduo experimenta a ameaa ou estmulo adverso (estressor), so muito exuberantes, voc fica em estado de alerta e seu corpo fica mais acelerado, caracteriza-se por: REAO OBJETIVO # aumento da freqncia cardaca e presso Circulao mais rpida do sangue, melhorando a arterial atividade muscular, facilitando a ao e o movimento # redistribuio sangnea Aumento para msculos e crebro # aumento da frequncia respiratria e dilatao Favorece a captao de mais oxignio dos brnquios # dilatao das pupilas Aumento da eficincia visual # aumento da liberao de glicose pelo fgado Utiliza-se como alimento para dar mais energia para msculo e crebro # ansiedade Aumenta estado de alerta FASE DE RESISTNCIA- se o agente estressor continua atuando sobre o organismo, o corpo tende a se tornar desgastado pelo grande consumo de energia utilizado na tentativa de adaptao. A Fase de Resistncia se caracteriza, basicamente, pela hiperatividade da glndula supra-renal sob influncia do Diencfalo, Hipotlamo e Hipfise. Nesta fase, mais crnica, h um aumento no volume da supra-renal, concomitante a uma atrofia do bao e

Aula 03 Psicologia do Trabalho

Maria Vitria Brochado

das estruturas linfticas e um continuado aumento dos glbulos brancos do sangue. Se os estmulos estressores continuam, tornando-se crnicos e repetitivos, a resposta comea a diminuir de intensidade e pode haver uma antecipao das respostas. como se a pessoa comeasse a se acostumar com os estressores mas, no obstante, pudesse tambm desenvolver a reao diante apenas da perspectiva ou expectativa do estmulo. ACONTECIMENTOS # ulceraes no aparelho digestivo # irritabilidade # insnia # mudanas no humor # diminuio do desejo sexual # dificuldades de concentrao e de meria # decrscimo de produtividade FASE DE EXAUSTO- quando comeam a falhar os mecanismos de adaptao e dficit das reservas de energia. Essa fase grave, levando morte de alguns organismos. A maioria dos sintomas somticos e psicossomticos ficam mais exuberantes nessa fase. Como se supe, a resistncia do organismo no ilimitada. O estado de Resistncia a soma das reaes gerais no especficas que se desenvolvem como resultado da exposio prolongada aos agentes estressores, frente aos quais desenvolveu-se adaptao e que, posteriormente, o organismo no pode mant-la. As modificaes biolgicas que aparecem nessa fase se assemelham aquelas da Reao de Alarme, mais precisamente s da fase de choque. Mas, nesta fase o organismo j no capaz de equilibrar-se por si s e sobrevm a falncia adaptativa. ACONTECIMENTOS # retorno parcial e breve reao de alerta # esgotamento por sobrecarga # depresso # lcera # e em casos extremos morte EFEITOS DO STRESS: EFEITOS COMPORTAMENTAIS- distrbios emocionais, aumento do consumo de lcool, tabaco e caf, uso de drogas. EFEITOS FISIOLGICOS- alteraes no ritmo cardaco e presso arterial, problemas respiratrios, diminuio da eficcia do sistema imunolgico, artrite.

Aula 03 Psicologia do Trabalho

Maria Vitria Brochado

EFEITOS SUBJETIVOS OU PSICOLGICOS- apatia, ansiedade, estados depressivos, irritabilidade, pesadelo, tenso, fadiga. EFEITOS COGNITIVOS- dificuldade em aceder ao potencial criativo, lapsos de memria, dificuldade de concentrao, dificuldades em tomar decises, problemas com ateno e percepo. EFEITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO- diminuio da produtividade, distrao, m relao com os colegas, insatisfao, m qualidade. COMO DIMINUIR O STRESS NO AMBEINTE DE TRABALHO: Para identificar o stress no trabalho, suas causas e conseqncias, h que vigiar a nossa realizao profissional, as condies de trabalho, os termos contratuais, as relaes sociais no trabalho, a sade, o bem-estar e a produtividade. Algumas alteraes organizacionais que podem diminuir o stress so: conceder ao trabalhador o tempo necessrio para realizar de uma forma satisfatria o seu trabalho; fornecer ao trabalhador uma descrio clara das suas funes; recompensar o trabalhador pelo bom desempenho das suas funes; estabelecer formas dos trabalhadores darem voz s suas queixas e consider-las sria e prontamente; harmonizar responsabilidade e autoridade do trabalhador; clarificar os objetivos e valores da empresa e, sempre que possvel, adapt-los aos objetivos e valores do trabalhador; promover o controle e o orgulho do trabalhador relativamente ao produto final do seu trabalho; fomentar a tolerncia, a segurana e a justia no local de trabalho; eliminar exposies fsicas prejudiciais; ginstica laboral; identificar fracassos, sucessos, e respectivas causas e conseqncias em aes passadas e futuras a favor da sade no local de trabalho; aprender a evitar fracassos e a promover os sucessos atravs de uma melhoria gradual do ambiente e da sade ocupacional.

Aula 03 Psicologia do Trabalho

Maria Vitria Brochado

horrio de trabalho: definir horrios de trabalho por forma a evitar conflitos entre as exigncias e as responsabilidades no relacionadas com o trabalho. Os horrios dos turnos rotativos devem ser estveis e previsveis com rotao no sentido dos ponteiros do relgio (manh- tarde -noite); participao/controle: permitir aos trabalhadores tomarem parte nas decises ou aes que afetem o seu trabalho; carga de trabalho: certificar-se de que as tarefas so compatveis com as capacidades e os recursos do trabalhador e permitir o repouso aps tarefas especialmente exigentes fsica ou mentalmente; realizao: definir tarefas que dem significado, estmulo, sentimento de realizao e uma oportunidade para utilizar as suas competncias; funes: definir claramente as funes e as responsabilidades; ambiente social: criar oportunidades para a interao social, incluindo o apoio emocional e social e a ajuda entre colegas de trabalho; futuro: evitar ambigidade em questes de segurana do emprego e progresso na carreira; promover a aprendizagem ao longo da vida e a empregabilidade. STRESS EM SEGURANA DO TRABALHO: TODOS ESSES EFEITOS AUMENTAM O NMERO DE ERROS E PROVAVELMENTE LEVAM ACIDENTES DE TRABALHO A segurana do funcionrio objetivo principal do tcnico em segurana, saber sobre o stress fundamentalmente importante para esses profissionais, pois s assim podero tentar prever e controlar os riscos que esse mal pode trazer. Todos ns somos suscetveis a adquirir o stress, por isso que os tcnicos devem sempre observar os funcionrios e tentar dialogar quando esses tiverem se comportando de forma inadequada, pois podem estar passando por momentos stressantes. O dilogo e a empatia so as melhores formas de se ajudar e modificar o comportamento do outro. COMO GERIR: importante tentar evitar o stress se isso no for possvel necessrio mudanas e alguns hbitos: alimente-se de maneira saudvel e em perodos regulares, reavalie suas atividades e modos de pensar, evite o fuma, caf e bebidas alcolicas, faa atividades fsicas periodicamente, administre seu tempo, tente tirar frias anualmente, durma o suficiente para o seu descanso, aprenda a trabalhar em grupo, procure ser mais compreensivo e menos exigente, desenvolva um bom relacionamento interpessoal, respeite seus limites, busque sua paz interior. MELHORE SUA QUALIDADE DE VIDA.

Anda mungkin juga menyukai