Anda di halaman 1dari 4

Terceira Oficina - Engravidar uma Escolha

REGRAS DO JOGO

Objetivo: Informar sobre os mtodos contraceptivos e promover a aprendizagem sobre o uso dos mesmos, focando o uso da camisinha e a plula do dia seguinte.

MATERIAL NECESSRIO 1 Alvo. 17 Cartes de contraceptivos 21 Cartes com perguntas e respostas: ( 7 ) verde, ( 7 ) amarelo, ( 7 ) vermelho. 50 Fichas de pontuao. 10 cartas de risco

Tempo de durao: 1 hora e 30 minutos Observao: - Se for necessrio realizar esta oficina em duas aulas no consecutivas, o professor dever: finalizar a 1 etapa, tendo o cuidado de garantir que todos os grupos participem da ltima rodada e que pelo menos 8 cartes com perguntas sejam respondidos. - O professor avisa aos alunos que o jogo prosseguir na prxima aula e anota: a pontuao de cada grupo, quem so os componentes do mesmo e o N dos cartes cujas perguntas j foram feitas e qual grupo dever dar re-incio oficina o grupo da vez. Deve recolher as fichas de pontuao dos mtodos, tomando o cuidado de anotar na mesma o nome do grupo que a preencheu. - No incio da segunda etapa desta oficina, o educador dever realizar um momento breve de aquecimento. Destaca qual o tema da oficina e solicita ao grupo que se divida nos mesmos sub-grupos da aula anterior e que se posicionem na mesma disposio na sala de aula. Distribui para os mesmos suas fichas de pontuao dos mtodos. Solicita que eles leiam o que produziram na aula anterior. - A seguir, pega os cartes de perguntas que j foram usados e que j devem ter sido separados previamente dos demais que sero jogados nesta etapa.Faz uma reviso rapida e sucinta sobre o que foi conhecido na aula anterior, podendo, se preferir, ler para os alunos as respostas destes cartes. - O educador d re-incio ao jogo, tomando o cuidado de garantir que o grupo da vez comece.

AQUECIMENTO

O educador dividir o grupo em quatro subgrupos. Em seguida, entregar a cada subgrupo uma ficha de avaliao dos mtodos contraceptivos e far a pergunta: O que so mtodos contraceptivos e para qu servem?. Aps todos os grupos responderem faz as complementaes necessrias certificando de -se que os participantes entenderam que existem mtodos diversificados e que impedem a gravidez de formas diferentes. O educador dever dividir os 17 cartes de contraceptivos de acordo com a sua categoria de mtodo (barreira, hormonais, mecnico, naturais, cirrgicos e qumicos). Em seguida, obedecendo ao nmero de subgrupos de alunos, agrupe a categoria Qumicos Barreira e a categoria Mecnicos Cirrgicos, formando 04 conjuntos de mtodos para facilitar o andamento do trabalho que os grupos tero que realizar. O educador dever entregar para cada subgrupo um conjunto de cartes de mtodos: conjunto 01 Barreira e Qumico; conjunto 02 Hormonal; conjunto 03 natural; e conjunto 04 Mecnico e Cirrgico. Pedir para que eles faam uma avaliao desses mtodos contraceptivos, de acordo com a orientao abaixo e em seguida anotar a pontuao na ficha de avaliao dos mtodos contraceptivos. Avaliao dos mtodos contraceptivos: Dar um valor de 0 10 para eficcia e para o acesso dos jovens a cada mtodo contraceptivo, segundo a opinio e experincia do grupo. Zero a pontuao menor e 10 o valor maior. Assim que o grupo pontuar os mtodos que recebeu, dever por em ordem aquele conjunto, e seguindo o sentido horrio, pegar um outro com o grupo anterior, e assim sucessivamente, at que tenham avaliado todas as categorias de mtodos contraceptivos. Assim que os grupos terminarem a avaliao, o educador dir para guardarem a sua ficha de avaliao que ao final, ela ser utilizada novamente.

AO DO JOGO

Este um jogo de tiro ao alvo, e para que o grupo tenha a chance de responder perguntas e ganhar pontos, a cada rodada, um grupo ir jogar no alvo, e definir a cor das cartas que todos os grupos iro responder uma pergunta - vermelha, amarela ou verde. O educador escolher o grupo que ir comear e seguir em sentido horrio. O Grupo, por sua vez, dever escolher o atirador que ter que acertar o alvo se colocando a uma certa distncia do mesmo. A cada jogada, o grupo deve escolher uma pes soa diferente para ser o atirador.

Assim que o atirador arremessar no alvo, o educador dever ler a pergunta do envelope correspondente cor da rea do alvo atingida. A pergunta deve ser lida em voz alta pelo educador para todos os grupos. Em seguida, o grupo da vez e os demais grupos tero 1 minuto para discutir, entre seus integrantes, a resposta correta. Terminado o tempo, o grupo da vez deve dar a resposta. Caso no saiba ou erre a resposta, o educador dever passar a vez para o grupo seguinte, no sentido horrio, e assim sucessivamente, que deve responder imediatamente. O grupo que acertar a resposta ganhar os pontos correspondentes quela cor do alvo . O grupo que errou ganhar uma carta risco, pois, no ter a informao correta um fator de vulnerabilidade gravidez na adolescncia. Verde: 6 pontos / Amarelo: 4 pontos / Vermelho: 2 pontos

y Finalizada esta jogada, o prximo grupo da vez dever responder uma pergunta da mesma cor, at que todos os grupos tenham participado desta rodada. y Na rodada seguinte, um outro grupo joga no alvo para definir a cor da prxima rodada. Caso, o alvo atingido seja a mesma cor da rodada anterior, a cor da vez ser aquela mais prxima. y O grupo, cujo jogador acertar no centro do alvo ter direito a uma nova jogada. Se o atirador no conseguir atingir nenhuma das reas do alvo, o grupo perder a vez (de indicar a cor e responder a sua pergunta) nesta rodada; Para conhecer o grupo vencedor, o educador dever somar os pontos que fizeramao longo do jogo, e diminuir 03 pontos de cada carta risco.

AVALIAO

O educador distribuir novamente os 04 conjuntos de categorias de mtodos contraceptivos e pedir que cada grupo pegue sua Ficha de avaliao dos mtodos contraceptivos que eles trabalharam no incio da oficina, e reavaliem a pontuao dada aos mtodos com o aprendizado que tiveram. Assim que terminarem, perguntar se houve mudana e, se sim, quais foram e por qu. O educador pedir que os participantes escolham o mtodo que julgam mais indicado para os adolescentes utilizarem numa relao sexual, e se for necessrio destacar a importncia do uso do preservativo associado a outro mtodo anticoncepcional como uma dupla mais segura, tanto para a preveno de gravidez, mas tambm de DST/Aids.

COMPARTILHAR O educador pedir para os participantes sentarem-se em semicrculo, e estimular

o grupo a falar, perguntando primeiro como se sentiram, o que mudou em relao ao que sabiam antes e que outras contribuies gostariam de dar.

Anda mungkin juga menyukai