Anda di halaman 1dari 3

A Histria dos povos sem Histria

Antigamente a Historia se resumia somente a Europa, no contendo estudos sobre as outras grandes civilizaes que se localizavam diante da mesma. A excluso de tantos povos era decretada de diversas formas, inicialmente por uma idia de que eles no faziam nada de notvel, nem de durvel antes dos braos as habitarem. Diversos, filsofos colocavam fora da historia as sociedades privadas do estado ou todas aquelas que no trabalhavam numa construo desejada. Apesar de tudo certa historia era feita, por um punhado de exploradores, militares, missionrios e administradores, que encontravam documentos e os empregavam para esclarecer migraes, hegemonias, polticas, e trocas de cultura. As escolas etnolgicas importantes em pases de lngua alem e nos Estados Unidos tentavam deliberadamente reconstruir a histria das sucessivas culturas suas difuses e seus emprstimos. Mais recentemente os estudos sobre a aculturao , desejando compreender os processos dos contatos culturais e no somente sues resultados estratificados, conduziram s vezes a trabalhos de detalhes mais ou menos histricos, mais quase sempre mecanicistas ou mais sensveis aos aspectos psicolgicos. A modificao profunda das relaes entre colonizadores e colonizados sacudiu os esteretipos at ento adequados e aqueles que os substituem para se adaptar ao novo estilo das relaes desiguais, que sem duvida no tem um maior valor, no so mais aniquilados da historia. Mesmo que os antigos preconceitos no morram em todos os lugares e imediatamente o importante que a curiosidade histrica teve lugar de forma suficientemente ampla para que uma histria critica forjasse os meios dos quais fora privada. A etnologia e a antropologia sentiram certas mudanas eficazes quando os pesquisadores reconheceram, no seu objeto de estudo, no apenas relquias , organismos funcionais ou emprstimos de traos culturais, mas sociedades em crise, em desestruturao, remanejando-se a partir dos dados prprios a sua sujeio e sua consistncia anteriores; essas consideraes da situao da mudana e do movimento foram ganhando aos poucos a poca pr-colonial e inspirou um novo comportamento sociolgico, atento s leses, e dos dinamismos de toda sociedade. O importante, ainda aqui, que uma porta foi aberta, que existe uma alternativa, que uma reflexo antropolgica possa tambm alimentar as pesquisa histrica. A pesquisa histrica atualmente se desenvolve sob sua prpria iniciativa.

Os meios de pesquisa histrica so os documentos e as atividades intelectuais que pesquisadores, reconhecem e exploram. A comunicao dos homens entre si pode ser oral, escrita ou figurada, gestual, musical e ritma, e para sua conservao, grfica e memorizada. Toda sociedade tem necessidades de conservar seus saberes, e mesmo a sua formulao; se seus interesses vitais, valores maiores, empreendimentos importantes encontram-se em jogo a sociedade Dara s tcnicas empregadas, suas melhores garantias de exerccio, e no dbeis. Se tradio oral e memria significassem fantasia e fragilidade perptuas, compreenderamos mal que sociedades sem escrita tenham sustentado praticas e polticas econmicas culturais... Algumas vezes complexas, extensas, durveis... E foi isso que aconteceu. A classificao desses gneros, prprios a cada sociedade, evidentemente a mais significativa como so os usos sociais dessas tradies e os eventuais especialistas de sua conservao e do seu recitar. Tambm importante indicar as superfcies sociais cobertas por tradies. Material oral sofre opresses e determinao mais rigorosas que um material escrito, do ponto de vista lingstico, cultural e social. A tradio mantida por razes que no so neutras, pela memria de pessoas que vivem em sociedade e que tais se comportam. Toda tradio sobrevive porque serve a uma funo: divertida ou esttica, apologtica e lisonjeadora, ideolgica e poltica, pratica e etc.. Toda tradio no e complacente com o presente somente por proceder a remanejamentos no seu contedo, a carta no seu nico papel. Certas tradies podem ate mesmo ser verdicas em virtude do realismo. Uma maior ateno deve ser dada origem social, ao estatuto e ao papel dos responsveis pelas tradies, as condies de manuteno e do uso das tradies. A historia, certamente, no se define pela aplicao de uma dimenso cronolgica aos fatos humanos, e no evidente que essas disciplinas, e a explicao pertinente que prope sobre o movimento das sociedades, sejam sempre fixas nos canais do tempo linear regulamente medido e percorrido. A tradio oral no ou apenas bastante relativamente dotada. Uma tradio ou um conjunto de tradies justapem vrios tempos , agregados a funes ou representaes diferentes, e sujeitas a um critrio, e a um uso diferente onde personagens sobrevivem num contexto mal certificado. A tradio oral torna-se um material da historia dos povos sem historia Porque autntica e onipresente. Mais desigual, na variedade dos ensinamentos que traz e, em seu volume, freqentemente escassa; sua amplido e sua natureza variam com os tipos de organizao social, e com as particularidades culturais de casa grupo. Inicialmente alguns desses povos ignoravam a escrita e o novo interesse com se apresentam relanou ou provocou a pesquisa sistemtica de suas fontes escritas,

estudadas a partir de ento com uma maior exigncia critica. O desenvolvimento da sociedade histrica leva pesquisa intensiva de todas as fontes produzidas pela pratica missionria, comerciante, administrativa, exploradora. Quanto s fontes narrativas publicadas no seu tempo, podem receber uma segunda vida, aos cuidados de uma critica que examine, em especial sua insero num gnero, definido por um meio cultural e por um publico, por gestos e costumes intelectuais. Tambm em relao s sociedades descritas tenta-se uma leitura mais profunda, mais eficaz. A realidade social e cultural, apreendida no presente ou no passado, pode fornecer informaes, sobre as situaes e os fa tos anteriores. Determinadas condutas levam a convico, menos pela teoria, ainda no assegurada, que as justiaria, ou pela descrio mecnica que se pode dar mais pela rede de dados confirmativos que lhes servem de apoio. Entre outras caractersticas, a historia dos povos sem historia possui ampla cincia de campo. As fontes orais, o material etnolgico, tudo o que se encontra inscrito nas memrias e nos comportamentos no, pode ser se quer recolhido, mais acima de tudo discernido, medido, e em seguida avaliado e criticado, se no nas sociedades estudada. Outra caracterstica dessa historia ser freqentemente regressiva, ou dedicada confrontao de suas pocas recentes, no principio de seu progresso geral e no certamente, em todas as suas investigaes particulares. A historia dos povos sem historia herda daquilo que denominamos excessivamente etnologia, antropologia, s vezes sociologia. Essas heranas que hoje a historia recebe no esta livre de contradies.

Anda mungkin juga menyukai