Anda di halaman 1dari 15

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

MACHADO DE ASSIS ENFRENTA TRAGDIAS E FARSAS NA CRNICA: A REFLEXO CRTICA DE BONS DIAS!
Machado de Assis faces tragedy and delusion in the chronicle: a critical reflection in Bons dias!

Gabriela Kvacek Betella*

as crnicas da srie Bons dias! (1888-89), Machado de Assis utiliza uma linguagem to volvel e narcsica quanto os nveis de realidade cobertos pela narrativa. consenso na fortuna crtica machadiana que a materializao dessa relao entre fico e realidade aparece na prosa do escritor de modo cada vez mais ousado a partir de 1880. A forma da crnica, gnero marcado pela incompletude, pela informalidade e pelo jocoso, se adequa oportunamente regncia das superficialidades, frustraes e narcisismos de uma poca: a narrativa passa em revista uma tendncia histrica, em suma. No caso de Bons dias!, nota-se um prazer perverso emanando do texto, principalmente quando este vira pelo avesso os conceitos mais elevados, como o de liberdade (Todas as liberdades so irms; parece que, quando uma d rebate, as outras acodem logo),1 e os mais cotidianos, como a importncia do tempo (Ainda no vi astrnomo que, metendo a mo no bolso, no trouxesse pegados aos dedos uns dez mil anos pelo menos. Como lhes devem parecer ridculas as nossas semanas!) (p. 110).

* Universidade de So Paulo / Fapesp. 1 MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Bons dias! So Paulo: Hucitec/Unicamp, 1990, p. 132. Ed., intr. e notas de John Gledson. Todas as referncias s crnicas da srie Bons dias! neste trabalho seguem essa edio, apresentando, daqui em diante, apenas a (s) pgina (s).

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

11

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

A perversidade das relativizaes promovidas pelo discurso maior quando dirigida aos tapa-buracos que mantm as aparncias da sociedade e da poltica. A leitura que descobre essa direo no relato de Boas noites2 capaz de revelar o oco existente por baixo da tampa. Discurso perverso tambm o da metafsica de quinquilharias3, no sentido de assimilar uma via de entrada cuidadosa e dar passos atentos, aparentemente danantes, sobre o cho histrico. A linguagem das crnicas de Bons dias! administrada com rigorosa crueldade, porm assumindo a faceta humorstica, sinal de um estranhamento sistemtico do discurso em relao s notcias comentadas. Boas noites transpe para o relato uma viso dos acontecimentos, recriando fatos to pormenorizadamente a ponto de incorpor-los a situaes fictcias, como acontece com as intenes da alforria do escravo Pancrcio pelo seu senhor na crnica de 19 de maio de 18884 ou com as questes de federalismo no dilogo entre um meteoro e o comandante Carvalho no texto de 27 de maio de 1888. No fundo, a malignidade e a frieza emanadas da leitura confirmam uma escapada constrangedora tica burguesa em vigor no Brasil desde pocas mais remotas. Um real meteorito descoberto no final do sculo XVIII no rio Bendeg (Bedeng ou Bendeng, conforme as variaes aceitas), no serto da Bahia, personagem na crnica de 27 de maio de 1888. Por essa poca, a rocha foi transportada a Salvador com muitos imprevistos e, em seguida, ao Rio de Janeiro (para o Museu Nacional). A sada da capital da provncia foi atrasada por uma convocao extraordinria da Cmara dos vereadores, na tentativa de impedir o transporte da pedra de Bendeg para a Corte, mas a maioria votou contra o embargo, tendo apenas dois vereadores se pronunciado a favor. A travessia do serto baiano e

2 Boas noites a expresso de despedida em cada crnica de Bons dias!, sendo, portanto, a assinatura daquele que supostamente observa o cotidiano dos anos 1888-89 na cidade do Rio de Janeiro e conversa, na maioria das vezes, com um provvel interlocutor. No caso, trata-se respectivamente de um narrador de crnica e qualquer leitor de jornal (A Gazeta de Notcias). Esse narrador da srie Bons dias! um ex-relojoeiro que teria desistido da profisso, segundo ele prprio afirma, cansado de ver que os relgios deste mundo no marcam a mesma hora (p. 36). Boas noites assiste a vrias sesses da Cmara de Deputados e observa a vida sociopoltica brasileira com argcia, ironia e descrdito. 3 A expresso de ARRIGUCCI JNIOR, Davi. Fragmentos sobre a crnica. In: Enigma e comentrio. So Paulo: Cia. das Letras, 1987, p. 51. 4 Durante os trabalhos de mestrado, realizei uma anlise dessa crnica, parte da minha dissertao O funcionamento preciso da inteligncia em terra de relgios desacertados: a crnica de Machado de Assis em Bons dias!, defendida em 1998 na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP. A essncia desse trabalho sobre a crnica do Pancrcio est em Uma lio de histria do Brasil e de tratamento literrio: o captulo da abolio numa crnica de Machado de Assis. In: REUNIO ANUAL DA SBPC, 51., 1999, Porto Alegre. Reunio Anual da SBPC. Porto Alegre: SBPC/PUC-RS, 1999. v. 51.

12

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

a permanncia na capital so interrompidas na crnica de Bons dias! para personificar o meteorito e relatar a suposta conversa entre ele e o comandante Jos Carlos de Carvalho, chefe da expedio que recuperou o Bendeg. A narrativa atribui rocha os adjetivos vagaroso, silencioso e cientfico sempre que se refere s aes do meteorito no discurso, oferecendo-lhe, alm da personificao, um carter paciente, reflexivo e perspicaz para aquele que no retorquia nada ao saber da causa dos rumores de comemorao da abolio, pois natural que nas regies donde veio, tivesse testemunhado muitos cativeiros e muitas abolies. O meteorito questiona o companheiro de jornada e confessa a sua ansiedade em chegar ao Rio, pelos aborrecimentos das ridculas estradas de ferro, to lentas e estranhas velocidade de mil raios com a qual se locomovia l em cima (p. 70). A velocidade de locomoo natural do Bendeg contraposta aos vagaroso, silencioso e cientfico que assumia em terra firme aparenta estar metaforizando a capacidade de adaptao e o comportamento coerente de um sbio naquele ambiente novo. Contudo, o meteorito confessa-se aborrecido, chama as estradas de ridculas e ainda diz que a jornada de matar (p. 71). H uma superioridade disfarada pelo prprio discurso por meio do perfil do meteorito e das explicaes que justificam a natureza de suas aes. No fundo, o recm-chegado pode ser caracterizado como um exigente pensador preocupado com o seu destino, em primeiro lugar, mas interessado, tambm, em dar opinies quase constrangedoras sobre a poltica constitucional brasileira. Seu interlocutor, o comandante Carvalho, no parece estar sua altura, conforme se pode constatar nas rplicas estreitas que profere. Esse contraste instiga uma interpretao conclusiva sobre o carter do estrangeiro muito mais sagaz e menos evasivo que o nativo. Porm a forma narrativa da crnica leva a observaes pertinentes relativas estrutura da srie Bons dias!, nas quais prefiro me deter, sem deixar de sucumbir tentao de interpretar o carter do forasteiro do meteoro de Bendeg, o seu desempenho no dilogo e a profundidade de suas curtas reflexes. Na capital da provncia, debatia-se, com base no princpio do direito provincial, o destino do meteorito. Ele indaga ao seu companheiro Carvalho a razo dos dois votos a favor do embargo, e ouve como resposta: Questo de federalismo... (p. 71). Tambm ouve uma explicao sobre o sentido dessa palavra, sobre o movimento federalista, e sobre o fim de adotar a constituio dos Estados Unidos, sem fazer questo do chefe de Estado, que pode ser presidente ou imperador... (p. 72). Com efeito, a campanha federalista no Brasil alimentou-se da admirao pelo Federalismo da Repblica dos Estados Unidos e adquiriu vigor na dcada de 1880.

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

13

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

O meteorito, sempre vagaroso e cientfico, piscou o olho ao Carvalho, confessando que no entendia a suposta adoo da constituio dos Estados Unidos por um governo imperial. Insinua, portanto, que o Brasil deveria antes mudar o regime para pensar no modelo norte-americano. Mas o Carvalho, cheio de comiserao, explicou-lhe que as invenes constitucionais no eram para os beios de um simples meteorlito; que a suposio de que o sistema dos Estados Unidos no comporta um chefe hereditrio resulta de no atender diferena do clima e outras. Ningum se admira, por exemplo, de que l se fale ingls e aqui portugus. Pois a mesma coisa. Confiou-lhe ainda que as idias republicanas davam a certeza da Repblica para alguns inclusive, se ela j estivesse estabelecida, acabada estaria h muitos anos a escravido... (p. 72), conforme um artigo lido para o meteorito. Sem deixar de rebaixar o estrangeiro, Carvalho busca legitimar a aplicao da constituio americana pelo Brasil baseando-se na desigualdade natural entre os dois pases, mas quer reforar a independncia e a consolidao da nao brasileira. Difcil conciliar essas intenes, ainda mais porque ele escolhe mal os parmetros e evita o questionamento. Se a discusso sobre a sada do meteorito de Salvador tinha um localismo ridculo, tambm era questo de federalismo, conforme argumenta o prprio comandante, provavelmente a postos para enlamear uma das campanhas do momento. Federalismo podia, na viso guiada por Carvalho, resumir-se ao direito da provncia sobre um meteoro. Depois, sem ocultar nada, fala dos rumores de repblica ou coisa que o valha (p. 72) que andam no ar, motivo para o intrpido meteoro ironizar, em francs, certainement: Noire? Aussi blanche qune altre, rebatido imediatamente por Carvalho, peitando na mesma lngua, entendendo ou fingindo entender a ironia como um calembour. Nessa altura do dilogo, os dois interlocutores esto claramente em competio acirrada; s no sabemos se vencer a ironia analtica de um ou a dissimulao fugitiva de outro. O meteorito interrompe as imparciais consideraes do companheiro sobre a repblica para exemplificar a compatibilidade entre esse sistema e a escravido. Antes de percorrer os intermndios, havia sido general no sul dos Estados Unidos, por ocasio da Guerra de Secesso. Lembra-se de que os Estados Confederados redigiram sua constituio com o prembulo A escravido a base da constituio dos Estados Confederados, e tambm de o presidente Lincoln ter declarado que no subia ao poder para abolir a escravido. Carvalho justifica assim, secamente: Mas porque l falam ingls (p. 73). Aps reduzir o federalismo e tentar mostrar a coerncia do aproveitamento das leis americanas, o comandante insinua seu descrdito no sistema de governo republicano por meio de consideraes que o distanciam marcadamente das idias

14

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

e certezas republicanas. A sua incoerncia e parcialidade bem encobertas pelo discurso preciso da crnica admitem a meno moderada da argumentao do artigo da Gazeta Nacional, segundo a qual a repblica teria abolido a escravido. A necessidade do federalismo seria atendida com a utilizao da constituio americana, justificada graas s diferenas entre os pases e pelos boatos sobre a implantao da repblica, por sua vez, inibidora natural da escravido. O meteorito, com as suas indagaes e apartes bem colocados, quebra, organiza ou atualiza essas relaes frouxas. A necessidade do federalismo mostra-se por meio da extenso e da precariedade do territrio, bem como da dependncia do governo central para tudo. A constituio americana como modelo exigia, pelo menos, a mesma forma de governo aqui, e as diferenas de clima, cultura e qualquer outra justificam o contrrio do que o comandante quer justificar. A repblica era certa quela altura do sculo XIX, portanto no fazia sentido esconder o leite e atenuar o desejo por uma repblica que iria ao encontro dos anseios de expanso de fora moral, material e poltica dos Estados Unidos. O Brasil poderia exercer o papel de colaborador na prtica da satisfao desses anseios, ainda que a repblica mantivesse a escravido, segundo a amarrao dos argumentos em forma de questes e dados proferidos pelo meteorito. Com a interrupo certeira, ressaltando o princpio sulista, o estrangeiro viajado prova a existncia do que parecia inconcebvel por aqui, como se mostrasse que no h uma ordem nem associao mais correta para se atingir a melhor forma de governo. Por outro lado, tambm evidencia, de certo modo, a maleabilidade e a autonomia de um sistema confederativo que no vingar para o Brasil naquele fim de imprio, tendo que esperar a repblica. Carvalho parece at responder com um ato perlocutrio que primeira vista pe fim ao dilogo. Mas tambm pode estar insinuando que aqui, em oposio aos Estados Confederados, nem os membros de uma faco falavam a mesma lngua. Ou as duas coisas. Nesse momento, o meteoro fica pensativo, mas dali a um instante desvia-se para a visita do presidente da provncia. Cada vez mais vagaroso e cientfico, adianta-se o meteoro na recepo ao poltico. A discusso termina com a explicao de Carvalho, marcada pela ambigidade presente no seu discurso desde o comeo. Isso porque ele um brasileiro que, apesar do cargo, no demonstra conhecer ou se importar com a realidade e as verdadeiras necessidades do pas, muito menos na frente de um estrangeiro, para cujos beios no eram os projetos discutidos na poltica nacional. Essa crnica levanta como assuntos principais a escravido, o federalismo e a repblica, entrelaando-os e, ao mesmo tempo, disfarando-os com os

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

15

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

questionamentos do meteorito. Por um lado, o delirante prazer diante da lei da abolio, o localismo da provncia e a influncia norte-americana sobre o modelo de constituio so rebaixados conversa de meteorito, mas justamente nela que esto as reaes mais instigadoras, irnicas e superiores, sob forma de declaraes como esta: eu no sou doutor constitucional nem de outra espcie, mas palavra que no entendo muito essa constituio dos Estados Unidos com um imperador... (p. 72),5 ou de procedimentos que preferem mudar de assunto a concordar com uma explicao medocre e evasiva, como acontece aps a ltima justificativa de Carvalho. O silncio do meteorito e a atitude preocupada e prtica (Vamos receb-lo) (p. 73) com relao aos rapaps que atrasavam sua ida para o Rio deixam a discusso de lado e finalizam a crnica com pontos a favor do poder de reflexo do estranho. Por outro lado, no se pode esquecer que os elementos essenciais dessa crnica parente de um conto apiam-se sobre a ficcionalizao fantstica de uma situao, o dilogo entre um estrangeiro e um membro da Sociedade Geogrfica do Rio de Janeiro. O fantstico assume os riscos das reflexes do meteorito, e tambm permite o acerto das mesmas, ressaltando o comportamento sbio que transparece das qualidades atribudas, mas fundamental observar como o dilogo e as reflexes podem causar descrdito e desnimo sobre as consideraes vagarosas, silenciosas e cientficas incapazes de combater as frases de efeito, os raciocnios simplrios, as explicaes furadas, rpidas, pouco cientficas. Ao final da crnica, o meteorito revela o interesse pelo seu prprio destino, vagarosa e cientificamente, assumindo esses procedimentos e, assim, evitando o estrondo, as falcias e a polmica coisas que, muito a propsito, devem ter rodeado a queda e o transporte do meteorito. A crnica assume uma perspectiva simplificadora dos dados da realidade. Elegendo um meteorito cado no Brasil como personagem central, oferecendo-lhe

5 No final da crnica de 11 de junho de 1888, Boas noites volta ao tema, mencionando uma sesso do congresso liberal em So Paulo, no qual se apresentou um projeto de confederao modelada pela dos Estados Unidos, mantendo o Imperador como chefe do poder executivo e o regime parlamentarista, alm de se escolherem os presidentes dos Estados pela coroa, a partir de trs nomes apresentados pelo legislativo (Cf. Jornal do Commercio, 06 jun. 1888). Considerando tal projeto assunto superior sua capacidade, pondera Boas noites: J aqui dei opinio do aerlito de Bendeg, acerca da constituio dos Estados Unidos com chefe hereditrio, coisa que ele afirma que o mesmo que pr o chefe do Estado em terra. Agora adotou-se o mesmo projeto, com esta clusula: que continuar o sistema parlamentar. Quando li isto a um amigo, vi-o ficar de boca aberta, e no entendi o motivo; agora mesmo, que ele me explicou o negcio, confesso que estou in albis. Diz ele (jurou-me por Deus nosso senhor) que o caracterstico principal da constituio dos Estados Unidos ser justamente o avesso do sistema parlamentar; a unio dos dois parece-me uma cobra casada com um rato, segundo disse um poeta. (p. 80)

16

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

voz, movimentos e poder de questionamento e de reflexo requintado, a narrativa se preocupa com as vantagens do meteoro sobre os homens. No toa que o narrador menciona a possibilidade de o estranho ter testemunhado muitos cativeiros e muitas abolies, a sua anterior velocidade de mil raios (p. 70), o seu julgamento sobre os homens cruis (p. 71) que tentaram embargar a sua sada da Bahia, o seu estranhamento diante da constituio e assim por diante. A pedra de Bendeg vem de regies distantes, das quais pouco se sabe. Esta noo muito clara para o narrador, quando ele atira a dvida Quem sabe l o que vai pelos vastos intermndios de Epicuro e seus arrabaldes? (p. 70). O que sobra no meteoro e existe em certa medida no narrador parece faltar aos acontecimentos brasileiros que so assuntos da crnica: a capacidade de dimensionar as questes nacionais, incluindo sempre suas causas e conseqncias. Na crnica de 19 de julho de 1888, Boas noites chega a lamentar no ser bei de Tnis (p. 96). Segundo nos faz entender, uma das grandes vantagens de se viver em Tnis seria a cordialidade estabelecida, graas ao fato de no se entender o que dizem os habitantes de l, e vice-versa. O Rio de Janeiro estaria presente, pois Boas noites assinaria jornais e leria todos os artigos, das contendas aos debates parlamentares e manifestos polticos. Assim, algumas prolas brasileiras no perderiam o valor naquela terra distante, mesmo o que viesse dito ou escrito em dialeto barbaresco (p. 96), pois o colgio de intrpretes trataria de verter o contedo dos jornais. Haveria muitos fatos do Brasil a serem explicados pelos intrpretes em Tnis naqueles dias, como a farsa do mdium norte-americano chamado Dr. Slade, que andou por aqui. Investigados os fenmenos pela Federao Esprita Brasileira, no houve o que o homem valesse a fama, ento a Federao explicou que as mediunidades esto sujeitas a esses eclipses e os invisveis no esto servilmente nossa disposio. Com uma espcie de lamento, desejando fugir ao alcance da poro de coisas abstrusas (p. 98) com a nomeao em Tnis, porm descrevendo uma atitude muito comum, verdadeiro motivo da fuga, Boas noites encerra a crnica:

Que poro de coisas abstrusas, que eu nunca hei de entender! E da, quem sabe? Schopenhauer chegou a crer nas mesas que giram; h quem acredite no casamento da constituio americana com o sistema parlamentar. No muito acreditar nos motivos do eclipse do Dr. Slade, mesmo sem entend-los... Ah! Porque me no fazem bei de Tnis! (98-9)

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

17

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

Denunciando o mau hbito de acreditar naquilo que no entendido, Boas noites tambm define a sua situao imaginria de alto funcionrio otomano, na qual no entenderia ningum, nem os outros o entenderiam, e da surgiriam as relaes mais cordiais, assim como surgira a amizade entre Von Stein e os ndios do Xingu. Com sutileza, o narrador est fustigando leitores a prestarem mais ateno em verdades e anormalidades cordialmente aceitas, cujo fundo nebuloso no bem entendido. Impiedoso, ele aponta a normalidade dessa atitude generalizada aqui e amplia os horizontes do absurdo, levando-o para alm-mar em Tnis ele tambm pareceria crdulo, embora pudesse questionar melhor os contrastes, talvez devido distncia necessria anlise. Em 16 de setembro, Boas noites retorna de uma srie de espetculos teatrais promovidos em benefcio do incidente Manso episdio iniciado com a recusa do deputado republicano Monteiro Manso em prestar juramento coroa ao tomar posse, resultando dias de debates da Cmara. O narrador critica a extenso das peas, explicando a causa Verdade que, sendo numerosos os amadores, todos quereriam algum papel (...) e oferece a soluo mais prtica:

O remdio era o fongrafo, com os aperfeioamentos ltimos que lhe deu o famoso Edison. Fez-se agora a experincia em Londres, onde por meio do aparelho se ouviram palavras, cantigas e risadas do prprio Edison, como se ali estivesse ao p. Um dos jornais daquela cidade escreve que o fongrafo, tal qual est agora aperfeioado, instrumento de durao quase ilimitada. Pode conservar tudo. Justamente o nosso caso. Acabada a representao, em pouco tempo, segundo convinha urgncia e gravidade do assunto e do momento, se ainda houvesse amadores que quisessem um papel qualquer, grande ou pequeno, o diretor faria distribuir fongrafos, onde cada um daqueles depositaria as suas idias; podiam ajustar-se trs ou quatro para os dilogos. A reproduo de todas as palavras ali recolhidas podia ser feita, no vontade do autor, mas vinte e cinco anos depois. Ficavam s as belezas do discurso; desapareciam os inconvenientes. (p. 117-18)

Alm de servir comunidade teatral e, especialmente, pacincia dos espectadores, o fongrafo de Thomas Edison seria o remdio perfeito para um dos males do sistema parlamentar: o abuso da palavra. Seriam escolhidos alguns

18

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

oradores para falar sobre cada negcio; os que sobrassem confiariam ao fongrafo os discursos que a gerao futura escutaria, por exemplo, no ano de 1913, quando os fongrafos se abririam para a voz de algum orador discutir o oramento da receita geral do imprio (118), com um magnfico discurso cheio de digresses. Assim, os discursos que em 1888 no eram lidos chegariam posteridade com a frescura da prpria cor do orador (p. 119). Novamente, vemos o narrador de Bons dias! provocando o leitor e os fatos consumados de seu tempo. Por trs desse tipo de inconformismo que anseia a transmisso, h algumas ironias sutis que no param na sugesto do simples emprego do fongrafo. Mencionando a inveno do americano cujos experimentos obtiveram efeitos prticos de alto valor comercial, Boas noites aponta o outro lado desse proceder cientfico: a descoberta da tecnologia ou cincia aplicada. A ironia est no emprego da ltima palavra em tecnologia para armazenamento de mesquinharias ou auto-elogios. Assim como Edison fez surgir novo conhecimento a partir de seus experimentos de objetivo prtico, Boas noites pode, com sua ironia dirigida, levar o leitor ao conhecimento de uma realidade cansativa, atrasada e retrgrada. Alm disso, deixando o fardo dos discursos gravados para os estudiosos do futuro sociologistas, lingistas, cronistas admite que haver vantagem para todos, comeando talvez por ns ingratos! (p. 119). Por vezes a manipulao da linguagem em Bons dias! assume, ao invs da crueldade, um abatimento moral capaz de produzir efeitos mais graves durante a leitura, deslocando as atrocidades exclusivamente para os fatos comentados. O narrador escapa novamente, deixando para si a depresso, a tristeza diante das suas constataes. Assim se comporta a crnica de 25 de novembro de 1888, trazendo denncias e relaes intertextuais muito interessantes. O texto refere-se falsificao dos comestveis, aos crimes (assassinatos, desaparecimentos), s doenas (a peste dos burros, a febre amarela), seca do Cear (a pior desde 1877), s religies clandestinas, expressando imediatamente na abertura o aborrecimento do narrador e as contradies da sociedade:

Nunca tirei o chapu com tanta melancolia. Tudo triste em volta de ns. A prpria risada humana parece um dobre de finados. Creio que somos chegados ao fim dos tempos. No faltam banquetes, verdade; mas, pergunto eu, que que se come nesses banquetes, estando tudo falsificado? (p. 138).

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

19

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

A denncia sutil do comportamento superficial explorando as diferenas , no fundo, muito sria, ainda que o narrador despiste, empregando as meias tintas propositadamente, a fim de se confundir com os que freqentam os banquetes e fingir total desconhecimento sobre os conselhos pena amiga.6

A minha pena parece-se com um cachorrinho que me doaram; quando lhe d para correr, to depressa est em casa como nas pontas da lua. No tem juzo esta pena. No obedece a posturas, nem s leis, nem a nada; anda, desanda, tresanda. Creiam-me; no me faltam idias sublimes; falta-me pensar como que as fixe no papel. (p. 139)

Levando em conta a melancolia exposta no incio da crnica, essa ltima frase assume um tom desmotivado com a prpria capacidade discursiva. Ao mesmo tempo, toda a passagem acima representa o comportamento distrado identificando o narrador com os privilegiados, desatentos s causas das diferenas na sociedade, porm preocupados demais com o capricho de comentar os abusos. Na segunda parte da crnica, Boas noites muda de assunto, oferecendo uma interpretao particular sobre os episdios conhecidos como movimento pelo fechamento das portas.7 As contradies no so poupadas do enfrentamento bemhumorado do narrador:

6 Num texto de 1863, a conteno do texto de crnica proclamada pelas metforas que prenunciam comportamentos futuros, inclusive o to comentado tdio controvrsia do Conselheiro Aires, quase prevenindo o leitor: Antes de comearmos o nosso trabalho, ouve, pena amiga, alguns conselhos de quem te preza e no te quer ver enxovalhada. No te envolvas em polmicas de nenhum gnero, nem polticas, nem literrias, nem quaisquer outras; de outro modo vers que passas de honrada a desonesta, de modesta a pretensiosa, e em um abrir e fechar de olhos perdes o que tinhas e o que eu te fiz ganhar. O pugilato das idias muito pior que o das ruas; tu s franzina, retrai-te na luta e fecha-te no crculo dos teus deveres, quando couber a tua vez de escrever crnicas. S entusiasta para o gnio, cordial para o talento, desdenhosa para a nulidade, justiceira sempre, tudo isso com aquela meia tinta, to necessria para os efeitos da pintura... Comenta os fatos com reserva, louva ou censura como te ditar a conscincia, sem cair na exagerao dos extremos. E assim vivers honrada e feliz. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obras completas. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1950, v. 22, p. 299-300. 7 Boas noites j se referia ao movimento nas crnicas de 16 de setembro e 10 de novembro. Os jornais da poca comentavam as manifestaes a favor da reduo das horas de trabalho das casas de comrcio (que no fechavam nem aos domingos) associando-as violncia dos caixeiros manifestantes. oportuno observar a direo do comentrio do narrador nesta crnica de 25 de novembro, encerrando o seu parecer sobre aqueles fatos com uma reflexo sobre as manifestaes de carter revolucionrio.

20

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

Uma senhora ingnua, quando h tempo houve um barulho na rua, por causa de portas abertas, ao ler que um ferido foi levado farmcia, perguntou-me: Mas se as portas das farmcias j estivessem fechadas? (p. 140)

Essa passagem relativiza o movimento, prevenindo o leitor para a parcialidade e, portanto, para a deficincia do carter revolucionrio; tambm faz um prembulo para a relativizao mais profunda do texto, no ltimo pargrafo, apoiada no sentido mais geral da anlise de Karl Marx sobre os acontecimentos revolucionrios franceses de 1848-1851:8

Que este movimento liberal e generoso assuste a alguns, natural. Assim que um amigo meu, negociante de trastes velhos, diziame h dias que talvez chegasse o tempo em que ele e os colegas tenham de fazer um movimento igualmente liberal para obter a abertura de portas, aos sbados, por exemplo. A reflexo grave, como se v, mas nem por isso h de atar as mos ao atual movimento. Faam primeiro 89; os ferros-velhos que tragam o 18 Brumrio. (p. 140)

Boas noites encara com muita naturalidade, certeza e gravidade a reflexo sobre a possvel reao, no futuro, de alguns negociantes, numa tentativa de abertura de portas. A agitao recente, para o fechamento, seria o 89 e 1889 era o ano que j estava a caminho , numa aluso clara ao movimento francs cujo pice foi

8 Em O 18 Brumrio de Lus Bonaparte, obra qual Machado se refere implicitamente nesta crnica, Marx expe e desenvolve todas as teses fundamentais do materialismo: teoria da luta de classes e da revoluo proletria, doutrina sobre o Estado e a ditadura do proletariado. As concluses, nada animadoras, apontam para as atitudes do proletariado em relao ao Estado burgus: Todas as revolues polticas apenas aperfeioaram essa mquina, em vez de a destruir. Brumrio o segundo ms do calendrio republicano francs. A obra O 18 de Brumrio... (9 de novembro) de 1799, Napoleo executou um golpe de Estado que derrubou o Diretrio, e instalou sua ditadura. Marx menciona uma segunda edio de O 18 de Brumrio, aludindo ao golpe de Estado contra-revolucionrio de 2 de dezembro de 1851, perpetrado por Lus-Napoleo e seus partidrios. Segundo Marx, tratava-se de um resultado natural e necessrio dos acontecimentos, e seu heri no merecia tratamento destacado. Ver MARX, Karl. O 18 Brumrio de Lus Bonaparte. Traduo: Maria Flor Marques Simes. So Paulo: Mandacaru, 1990.

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

21

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

1789.9 A suposta reao liderada pelos negociantes de ferro-velho seria o 18 Brumrio. Esta relao aponta a feio reacionria, golpista e fruto de 89, e a utilizao dos ferros-velhos como protagonistas no casual, pois indica a persistncia da pior face das reivindicaes, a farsa, talvez.10 No fundo, Boas noites insinua que a fora de novidade das revolues tende ao enfraquecimento, favorecendo a reao. Acredito que Boas noites foi capaz de antever no comrcio do Rio, como Marx na Frana operria, uma segunda edio do 18 Brumrio. Quando visualizamos esse dilogo estabelecido entre Bons dias! e uma das principais obras do marxismo, um dos fatores que se destacam uma espcie de pretenso na crnica de um ex-relojoeiro carioca. Nota-se uma comparao entre os acontecimentos de Frana e Rio de Janeiro, bem como uma inteno de teorizao crtica sobre as turbulentas reivindicaes do comrcio carioca. Se for verdade que Machado empreendia um processo de relativizao amplo ao contrastar matrias que alcanaram altitude na tradio literria com os enredos desenvolvidos a partir da realidade urbana brasileira do sculo XIX,11 tambm possvel afirmar que a crnica lhe forneceu o terreno certo para unir, por meio dos comentrios de um narrador atrevido, rebarbas de teorias socioeconmicas globais s reflexes sobre o dia-a-dia da acanhada capital do Imprio Brasileiro. Nesse sentido, a crnica propicia ao leitor uma traduo dos resultados da conceituada anlise marxista atravs da despretensiosa profecia anunciada para o carter liberal das manifestaes por direitos de trabalho. Transparece desse procedimento um desejo de atualizao da teoria pela sua aplicao, noutras palavras, o original atualizado pela

9 De Marx: O perodo de 1848 a 1851 apenas evocou o espectro da grande Revoluo Francesa, desde Marrast, o republicain en gants jaunes, que se disfara de Bailly, at o aventureiro que dissimula os seus traos vulgares e repulsivos sob a mscara morturia de ferro de Napoleo. Todo um povo que julga que a si prprio deu, por meio de uma revoluo, uma maior capacidade de movimento acha-se bruscamente transportado para uma poca abolida e, para que nenhuma iluso sobre essa regresso seja possvel, reaparecem as datas antigas, o calendrio antigo, os nomes antigos, os antigos ditos h muito matria de eruditos e de antiqurios e todos os velhos esbirros que j h muito pareciam ter entrado em decomposio. MARX, op. cit., p. 19-20. 10 Tendo ficado bastante conhecida pela originalidade, a abertura do texto de Marx cita Hegel: Hegel faz notar algures que todos os grandes acontecimentos e personagens histricos se repetem por assim dizer uma segunda vez. Esqueceu-se de acrescentar: da primeira vez como tragdia, da segunda como farsa. (MARX, op. cit., p. 17) Vale lembrar que a idia de histria como manifestao cclica j esteve relacionada a Machado de Assis. 11 O ensaio fundamental para o entendimento desse mtodo machadiano, embora voltado para os contos, de VILLAA, Alcides. Machado de Assis, autor de si mesmo. Novos Estudos CEBRAP, n. 51, p. 3-14, jul. 1998.

22

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

traduo, destacando o contraste, marcando o desnivelamento entre ambos. Os contextos de Marx e Boas noites so comparveis, mas o do segundo acaba rebaixado a uma condio menor, de menos relevncia, de maior vulgaridade. A habilidade de alguns narradores machadianos em traduzir passagens de outros autores para a trama de contos e romances ou para o comentrio da crnica denota grande parte da modernidade literria das obras de Machado. Boas noites desmascara vrias atitudes de seu tempo elevando um fato para poder destru-lo. Dizendo de outro modo, o narrador machadiano acaricia para poder bater, engrandece um acontecimento para mostrar sua insignificncia ou, ainda, permite a exposio exagerada de figuras e fatos do meio poltico, o suficiente para se ridicularizarem. A confuso poltica formadora do contexto de Bons dias! refletia-se no plano das idias, e essa relao persistiu na vida brasileira. A maior crueldade das crnicas da srie a frieza da anlise sobre as conseqncias do pacto liberal-conservador, cujos momentos-chave so 1870 e 1888-89. A leitura dessas crnicas em nossos tempos de reedio bem mais sofisticada de coalizo liberal-conservadora admite uma confirmao de profecias relativas aos efeitos das espertas alianas. As palestras do ex-relojoeiro oitocentista levam deduo de uma anteviso pouco animadora, sobretudo no que diz respeito banalizao ou ao fim de uma crtica efetiva partindo do meio intelectual, defesa das foras sociais e polticas das velhas oligarquias pelos governos e adeso da sociedade ao consenso de real fundo conservador. Bons dias! representa uma luta pela validade da crtica sem ardores, sem declarada oposio ou adeso s novas feies poltico-econmicas. Todas as sutilezas da composio, do perfil do narrador s piadas sobre atos polticos ou privados permanecem como observao atenta contra o consenso que ento se estabelecia e declarava um futuro regrado pelo conservadorismo, disfarado ou no, hbil em cooptar inclusive as manifestaes intelectuais com esprito de oposio histrica. As crnicas de Machado de Assis demonstram uma conscincia do carter cclico e repetitivo da histria, incluindo a repetio do movimento de cooptao pela direita ou de migrao da esquerda no cenrio poltico-social brasileiro. bem verdade que as teses, as dedues e o dogmatismo conservadores seriam atualizados, isto , os produtos dos pactos liberais-conservadores seriam readequados, na medida em que atendessem aos interesses tecnocrticos de poder. Sem aderir ao pugilato das idias, mantendo o entusiasmo para o gnio, a cordialidade para o talento, o desdm pela nulidade e a justia, a pena de Machado na crnica sustentou os conselhos que o cronista elaborou nos anos 60, numa espcie de leitura antecipada da prpria obra. A meia tinta, to necessria para os efeitos da pintura, foi o veculo para o comentrio reservado, sem a exagerao dos extremos. O texto obteve permisso para revelar problemas e represent-los por meio do efeito dos seus caracteres peculiares num movimento

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

23

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

correspondente ao do pintor com a tinta ou meia tinta utilizada. Visualizar esse movimento embutido no texto estabelecer o ponto de partida para a composio do perfil do narrador da crnica, como tambm definir as origens dos condutores das obras machadianas de fundo memorialstico.

RESUMO
O trabalho explora algumas passagens de crnicas da srie Bons dias!, escrita por Machado de Assis entre 1888 e 89, publicada na Gazeta de Notcias. A proposta elucidar a capacidade de relativizao do texto machadiano na crnica, estratgia fundamental para determinar a profundidade da reflexo crtica oferecida ao leitor Palavras-chave: Machado de Assis, crnica, narrador.

ABSTRACT
This work explores some passages of chronicles of the series Bons dias!, written by Machado of Assis between 1888 and 89, published in the Gazeta de Notcias. The proposal is to elucidate the relativism of the machadian text in the chronicle, fundamental strategy to determine the depth of the critical reflection offered to the reader. Key-words: Machado de Assis, chronicle, narrator.

REFERNCIAS

ARRIGUCCI JNIOR, Davi. Fragmentos sobre a crnica. In: Enigma e comentrio. So Paulo: Cia. das Letras, 1987, p. 51. BETELLA, Gabriela Kvacek. O funcionamento preciso da inteligncia em terra de relgios desacertados: a crnica de Machado de Assis em Bons dias! So Paulo, 1998. Dissertao (Mestrado em Literatura Brasileira - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP. BETELLA, Gabriela Kvacek. Uma lio de histria do Brasil e de tratamento literrio: o captulo da abolio numa crnica de Machado de Assis. In: REUNIO ANUAL DA SBPC, 51., 1999, Porto Alegre. Reunio Anual da SBPC. Porto Alegre: SBPC/Puc-RS, 1999. v. 51. CD-ROM. MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Bons dias! So Paulo: Hucitec/Unicamp, 1990. Ed., intr. e notas de John Gledson.

24

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

BETELLA, G. K. Machado de Assis enfrenta tragdias e farsas...

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Obras completas. Rio de Janeiro: W. M. Jackson, 1950, v. 22. MARX, Karl. O 18 Brumrio de Lus Bonaparte. Traduo: Maria Flor Marques Simes. So Paulo: Mandacaru, 1990. VILLAA, Alcides. Machado de Assis, autor de si mesmo. Novos Estudos CEBRAP, So Paulo, n. 51, p. 3-14, jul. 1998.

Revista Letras, Curitiba, n. 62, p. 11-25. jan./abr. 2004. Editora UFPR

25

Anda mungkin juga menyukai