Anda di halaman 1dari 27

MICROSOFT EXCEL

Digitando Nmeros
Ao digitar um nmero no Excel ele assume o formato geral e os nmeros so alinhados direita. Para digitar nmeros negativos, digite o sinal de menos antes do nmero e os nmeros no formato moeda cliquem no cone situado na barra de ferramentas ou com o boto direito do mouse sobre o nmero selecione a opo Formatar clulas. Os Nmeros com frao deve-se digitar o zero, barra de espao, e depois a frao. Para casas decimais use a vrgula e o ponto para milhar, como por exemplo 2.000,30.

Digitando Data e Hora


Digitar a data separada por barra (/) ou hfen (-); Digitar a hora usando o sinal de (:); Digitar CTRL + ; a entrada a data do micro; Digitar CTRL + SHIFT + : a entrada a hora do micro; Digitar =HOJE() insere a data automtica; Digitar =AGORA() insere a data e a hora.

Operadores Relacionais
SINAL > < <> >= <= = FUNO MAIOR QUE MENOR QUE DIFERENTE QUE MAIOR E IGUAL A MENOR E IGUAL A IGUAL A

Frmula Absolutas e relativas

Quando copiamos uma formula = A1 * B1 para linhas abaixo o Excel entende que a formula relativa, ou seja, mudam de acordo com as linhas. Nesse exemplo a formula sendo relativa o resultado obtido A2 * B2, A3 * B3 assim por diante. Para que um endereo de um formula permanea absoluto necessrio usar o smbolo $ antes do que desejamos que seja absoluto na formula, se for a coluna basta colocar o $ antes da letra da coluna, exemplo A1 * $B1, se for a linha ficaria assim, exemplo A1 * B$1 caso for as duas coisas seria assim, exemplo A1 * $B$1. Agora se copiarmos a formula para linhas abaixo atingiramos o seguinte resultado, A2 * $B$1, A3 * $B$1 assim por diante.

Frmula do Mximo
Mostra o valor mximo de uma faixa de clulas. Exemplo: Suponhamos que se desejasse saber qual a maior idade de crianas em uma tabela de dados. Veja a frmula no exemplo abaixo:

A 1 IDADE 2 15 3 16 4 25 5 30

6 MAIOR IDADE: =MXIMO(A2:A5) 7

Frmula do Mnimo
Mostra o valor mnimo de uma faixa de clulas. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual o menor peso de crianas em uma tabela de dados. Veja a frmula no exemplo abaixo:

A 1 IDADE 2 15

3 16 4 25 5 30 6 MAIOR IDADE: 7 =MNIMO(A2:A5)

Frmula da Mdia
Calcula a mdia de uma faixa de valores. Exemplo: Suponhamos que desejasse saber qual a mdia de idade numa tabela de dados abaixo:
A 1 IDADE 2 15 3 16 4 25 5 30 6 MAIOR IDADE: 7 =MDIA(A2:A5) B C

Frmula Raiz
A funo da raiz quadrada de um nmero assume esta forma: Exemplo:
A B 1 4 2 =RAIZ(A1) C

Frmula Exponencial

A funo EXP calcula o valor da constante e elevado a potencia especificada pelo seu argumento. Exemplo:
A B 1 2 2 =EXP(A1) C

Frmula Potncia
A funo da potncia eleva um nmero a potncia especificada e assume esta forma, exemplo:
A B 1 4 2 =POTENCIA(A1;2) C

Frmula da Condio Se
A 1 ALUNO 2 Jones 3 B C

MEDIA SITUAO 7
=SE(B2>=7;Aprovado;Reprovado)

Frmula da Condio Se e E
Agora voc tem uma planilha onde tem a idade e altura de seus alunos. Haver uma competio e somente aqueles que tm Idade Maior que 15 e Altura maior ou igual que 1,70 participaram da competio.
A 1 ALUNO 2 Jones 3 Eduardo B C D

IDADE ALTURA SITUAO 23 16 1,92 1,68


=SE(E(B2>15;C2>=1,70);Competir;No Competir)

Frmula da Condio Se e Ou
Neste exemplo basta que uma condio seja verdadeira para que o aluno participe da condio. Veja o exemplo:

1 ALUNO IDADE 2 Jones 3 Eduardo 23 16

ALTURA SITUAO 1,92 1,68


=SE(OU(B2>15;C2>=1,70);Competir;No Competir)

Frmula do Cont.Se
Agora voc possui uma planilha onde tem o nome dos alunos e as suas mdias. Se voc desejasse agora saber quantos alunos tiraram mdias maior e igual a 9. Veja o exemplo: A 1 ALUNO 2 Jones 3 Eduardo 4 Maiara B MDIAS 7 10 6

5 Emanuela 8 =CONT.SE(B2:B5;>=9)

Frmula do Contar.Vazio
Contar as clulas que esto vazias. Exemplo: voc gostaria de saber quantos alunos esto sem a mdia.

A 1 ALUNO 2 Jones

B MDIAS

3 Eduardo 4 Maiara

10

5 Emanuela 8 6 Simone 7 Andreia 8 =CONTAR.VAZIO(B2:B7) 9

Frmula do Somase
Soma um intervalo de clulas mediante uma condio estabelecida. Exemplo: voc gostaria de somar somente as faturas que foram pagas.

A 1 2 3 4 5 6 7 CLIENTE Sony Sony Lg Sony Dell Sony Valor Recebido

B VALOR 150 250 350 180 250 190

C SITUAO PG

PG PG PG

=SOMASE(C2:C7;PG;B2:B7)

Frmula do Somases
Soma um intervalo de clulas mediante uma ou mais condio(es) estabelecida. Exemplo: voc gostaria de somar somente as faturas que foram pagas pelo cliente Sony.

A 1 2 3 4 5 CLIENTE Sony Sony Lg Sony

B VALOR 150 250 350 180

C SITUAO PG

PG PG

6 7

Dell Sony Valor Recebido

250 190

PG

=SOMASES(B2:B7;C2:C7;"PG";A2:A7;"Sony")

Frmula do CL.VAZIA
Verifica se a clula passado no parmetro desta funo esta vazia ou no, se estiver vazia retorna na clula em que foi digitado a formula o valor VERDADEIRO caso contrario retorna FALSO, veja o emprego dessa formula no exemplo de clculos de notas dado abaixo:

Formulas:
F 1 MF =SE(CL.VAZIA(C3);D3*0,5+E3* 0,4+F3*0,1;SE(CL.VAZIA(D3);C 3*0,4+E3*0,5+F3*0,1;C3*0,4+D3 2 *0,5+F3*0,1)) 3 4 5 G H EXAM E MA I Situao

=SE(G3>=6,75;"Aprovado";SE(CL. =MDIA(G3; VAZIA(H3);"Exame";SE(MDIA(G3;H H3) 3)>=5;"Aprovado";"Reprovado"))) 4,0

Resultado:
1 2 3 4 5 A Disciplinas Matemtica Informtica Fsica tica B B1 10,0 4,5 6,5 C B2 D E F G H I Sub APS MF EXAME MA Situao 10,0 10,0 10,0 10,0 Aprovado 5,0 8,0 5,1 4,0 4,6 Reprovado 8,0 3,0 7,0 5,9 5,9 Exame 7,5 4,0 6,8 6,8 Aprovado

Alterar o nome da planilha


Clicar 2 vezes no nome da planilha, fazer a alterao do nome e teclar ENTER ou simplesmente com o boto direito do mouse sobre a planilha, clique em renomear.

Inserir uma nova planilha

Clique na ultima aba do rodap, ele inserira uma nova planilha onde estava a ultima aba na qual voc clicou e a mesma passara a ser a ultima aba novamente.

Excluir planilha
Posicione o mouse sobre a planilha a ser excluda, clique com o boto direito do mouse escolha a opo excluir.

Banco de Dados
O banco de dados do Excel no nenhuma funo especfica e sim tratase das informaes constantes organizadas por colunas, sendo a primeira linha o nome dos campos do banco de dados.

Nome Endereo Cidade Cep

Estado Telefone

Com as informaes digitadas no banco de dados, podemos us-las para vrios fins, como uma mala direta, tabela dinmica, pesquisa, etc.

Vnculos com outras planilhas ou arquivos


Podemos vincular uma clula a uma outra clula localizada em outra planilha ou arquivo. Ex.: Na planilha montada para obter o resultado final do desempenho da empresa, podemos buscar de outras planilhas os dados especficos, como por exemplo, o total de faturamento da planilha de vendas, o estoque final da planilha de controle de estoques, etc. Para vincular uma clula a outra o procedimento bem simples. Primeiro temos que abrir todos os arquivos que vamos buscar as informaes. Estes arquivos devem aparecer relacionados quando selecionamos o menu Janela. Na clula A1 da planilha atual queremos buscar o total de vendas da planilha Faturamento. Para isto, basta que posicionemos o cursor na planilha atual em A1, digitar = e com o mouse clicar em Janela, selecionar o arquivo Faturamento, e clicar na clula que consta o valor que queremos buscar, e por final basta dar um Enter. Pronto, neste momento na planilha atual aparece o valor constante l na planilha de Faturamento. Sempre que for alterado o valor de faturamento, automaticamente ser atualizado

na planilha que criamos, criando assim um vnculo. Observe a frmula que dever ser parecido com o exemplo abaixo: =[Faturamento.xls]Plan1!$A$4 No arquivo Faturamento.xls, na planilha Plan1, na clula A4, consta o valor que queremos buscar. Pode-se digitar diretamente a frmula caso saibamos antes o endereo completo, mas deve-se tomar cuidado para respeitar as regras que o Excel exige. Por exemplo, deve-se comear com o sinal de = , o nome do arquivo deve estar entre colchetes [ ], e logo aps o nome da planilha e antes da clula, deve constar o sinal de exclamao !.

PROCVs
A funo PROCV usada para pesquisar no banco de dados uma informao baseada em uma chave de pesquisa. Por exemplo, qual o preo de um determinado produto identificado por uma referncia ou modelo. Em primeiro lugar, devemos identificar a base de dados definindo um nome. Por exemplo, em um arquivo temos duas planilhas, uma com os dados e a outra onde vamos colocar a frmula PROCV . Na plan2 temos as seguintes informaes:

Modelo 10 20 30

Descrio BMW MERCEDES FERRARI

Cor Branco Azul Vermelha

Valor 45.000,00 50.000,00 150.000,00

Estas informaes esto no intervalo A2 at D7, pois o ttulo no contamos como informaes. Para definir um nome para este intervalo deve-se selecionar o menu

Inserir/Nome/Definir. Defina o nome TABELA para esta regio. Agora sempre que nos referimos ao nome TABELA, o Excel entende que so as informaes constantes em plan2!A2:D7. Na planilha plan1 estamos montando um cadastro de pedidos onde digitaremos o modelo e automaticamente dever buscar a descrio, cor e valor, ficando apenas o campo Qtd para digitar.

Modelo Descrio Cor Valor Pedido Qtd Valor Total

= PROCV ( CHAVE; TABELA; COLUNA; 0 OU 1)

Chave a informao em comum nas duas planilhas, sendo que na tabela necessariamente deve ser a primeira coluna para que o Excel possa pesquisar. Tabela o nome que definimos para o nosso banco de dados de informaes. Coluna a coluna onde est a informao que queremos buscar. Por exemplo, se queremos o valor, encontra-se na nossa tabela na coluna 4. 0 (exato) ou 1 (parecido) serve para que o Excel busque informaes exatas ou parecidas. Por exemplo, se buscarmos por Josu e consta 0 (exato) na frmula, somente ser vlido Josu. Se na frmula consta 1 (parecido), poder ser Jos que parecido com Josu. Outra curiosidade, se optarmos por 0 (exato) Josu e Josue so diferentes para o Excel, pois um tem o assento e o outro no. No exemplo que vamos montar, queremos buscar a descrio do produto. Na nossa planilha a chave o Modelo que consta na clula A2. = PROCV ( A2 ; TABELA ; 2 ; 0 ) Baseado na chave em A2, pesquisar na tabela a coluna 2 que a descrio, sendo que deve ser exata a informao.

PROCV com CONCATENAR (duas chaves)


Quando a chave para pesquisa for mais que uma, por exemplo, um pedido de calados que para cada tamanho de um mesmo modelo existe um preo diferente, precisamos usar a funo CONCATENAR . A nossa base de dados ser a seguinte:

Chave 1033 1034 2033 2034 3033 3034

Modelo 10 10 20 20 30 30

Tamanho 33 34 33 34 33 34

Cor Branco Preto Branco Preto Branco Preto

Valor 37,50 41,20 38,41 45,74 50,25 55,00

TABELA1

Note que para um mesmo modelo mas com tamanhos diferentes, temos chaves diferentes. O modelo 10 com tamanho 33 a chave 1033 e o modelo 10 com tamanho 34 a chave 1034. Isto porque juntamos (CONCATENAR) duas clulas para formar uma. Ex.: =CONCATENAR(A2;B2) ou =A2&B2 Para esta base de dados definimos um nome como TABELA1.

Modelo Descrio Cor 10 10 20 20 30 30 33 34 33 34 33 34 Branco Preto Branco Preto Branco Preto

Valor Pedido Qtd Valor Total


37,50 41,20 38,41 45,74 50,25 55,00 2545 2546 2547 2548 2549 2550 5 15 4 9 6 7 187,50 618,00 153,64 411,66 301,50 385,00

Planilha Pedidos

Na planilha de pedidos agora a chave de pesquisa passa a ser duas, o modelo e o tamanho, pois na base de dados foi esta a chave que definimos para diferenciar dentro de um mesmo modelo o preo de outros tamanhos. Em A2 temos o modelo e B2 o tamanho. Sendo assim a frmula para buscar o valor ser a seguinte: = PROCV ( A2&B2 ; TABELA1; 5 ; 0 ) Baseado na chave em A2 e B2, pesquisar na tabela1 a coluna 5 que o valor, sendo que deve ser exata a informao.

Exerccios
1. Com base nas funes e dados da planilha abaixo, assinale as respostas corretas:

a.

O valor da clula F2 igual a: a) 20 b) 15 c) 30 d) 10 O valor da clula F3 igual a: a) 30 b) 32 c) 100 d) 120 O valor da clula F4 igual a: a) 2 b) 5 c) 4 d) 6 O valor da clula F5 igual a: a) 8 b) 6 c) 12 d) 16 O valor da clula F6 igual a: a) 1 b) 3 c) 2 d) 4 O valor da clula F7 igual a: a) 40 b) 1200 c) 1000 d) 120

g.

O valor da clula F8 igual a: a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 O valor da clula A8 igual a: a) Certo b) 8 c) 7 d) Errado O valor da clula A9 igual a: a) 7 b) 8 c) Certo d) Errado O valor da clula A10 igual a: a) Certo b) Errado c) 8 d) 7 O valor da clula A11 igual a: a) 7 b) 4 c) 5 d) 6 O valor da clula A12 igual a: a) 4 b) 5 c) 6 d) 7

b.

h.

c.

i.

d.

j.

e.

k.

f.

l.

2. Analise a figura a seguir que representa um trecho de uma planilha. Na clula E2 foi digitada uma funo que retorna se o maratonista atingiu ou no o ndice Olmpico. A clula E2 foi copiada e colada nas clulas E3, E4, E5 e E6. Julgue qual das alternativas abaixo representa corretamente a frmula, digitada na clula E2, que quando copiada e colada nas clulas E3, E4, E5 e E6 julga quais dos maratonistas atingiram o ndice Olmpico:

a) =SE(D2<=C$8;"SIM";"NO") b) =SE(D2<=C8;"SIM";"NO") c) =SE(D2<=$C8;"SIM";"NO") d) =SE(D2<>$C$8;"SIM";"NO") e) =SE(D2>=C$8;"SIM";"NO")

3. Monte a planilha a seguir e calcule o preo de venda dos produtos, calcule o total de compras, o

total de vendas, a quantidade itens no estoque, utilize as seguintes informaes para sinalizar a situao do estoque, se o estoque estiver abaixo de 10 unidades informar que o produto esta quase em falta seno informar que o estoque est em ordem.

Tabela de Preos Reajustados Reajuste para venda: Cdigo Descrio Custo Unidade 15 20 25 30 35 40 45 Areia Cimento Ferro Selante Verniz Parafuso Fio R$ 4,00 R$ 12,00 R$ 8,00 R$ 6,00 R$ 7,00 R$ 3,00 R$ 5,00 Totais Venda Unidade 10% Compras do Ms Quantidade 40 48 95 40 68 46 90 Vendas do Ms Estoque

Total Quantidade Total Estoque Situao 35 48 93 21 63 46 87

4. Dado a planilha abaixo, monte a planilha no Excel seguindo as seguintes instrues: a. b. c. d. e. Formatar os nmeros com os respectivos smbolos monetrios, quando necessrio; Formatar as demais clulas de acordo com o tipo de dado que as mesmas armazenam; Recuperar a descrio do produto atravs do cdigo; Recuperar a quantidade do estoque do produto atravs do cdigo do produto; Formulas de calculo das informaes. i. Custo (R$): valor unitrio * estoque ii. Venda (R$): Custo (R$) + (Porcentagem de Lucro). iii. Lucro (R$): Venda (R$) - Custo (R$). iv. Custo (Dlar): Custo (R$) * Valor do Dlar do Dia. v. Venda (Dlar): Custo (Dlar) + (Porcentagem de Lucro). vi. Total (Dlar): Venda (Dlar) - Custo (Dlar): vii. Totais: somar os totais de todas as colunas.

Tabela de Preos % De Lucro Valor do Dlar: 15,5% R$ 1,75

Base de Dados Produto Estoque Cdigo Descrio Cmeras Celulares Filmadoras GPs Impressoras Jogos Monitores 008 Notebooks 009 Projetores 010 Scanner 001 002 003 004 005 006 007 Quantidade 50 100 30 60 40 200 50 10 20 20 Dlar Lucro Custo Venda

Valor Unitrio
R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 350,00 270,00 420,00 660,00 190,00 35,00 410,00

R$ 3.573,00 R$ 1.280,00 R$ 140,00

Produto Estoque Cdigo Descrio 002 Celulares 005 Impressoras Totais 100 40 140 Custo

Reais Venda

Lucro

5. A construtora Construbo paga salrio mnimo mais comisso de 5% sobre as vendas at R$50.000,00 e de 10% sobre a parte que exceder esse limite. Alm disso, para estimular o crescimento, os vendedores que, em julho, aumentarem suas vendas em relao ao ms anterior ainda recebero um bnus de 5% sobre seu crescimento:
Clculo de adicionais Julho Vendas Vendedor Junho Julho Comisso (R$) Bnus (R$) Total (R$) Marcelo R$ 25.000,00 R$ 30.000,00 Fernanda R$ 40.000,00 R$ 35.000,00 Luciana R$ 50.000,00 R$ 65.000,00

6. Ao fim do ano, os vendedores da construtora Construbo receberam, como prmio, uma viagem ao exterior. Todos trouxeram produtos importados, sabendo que sobre o valor que excedesse o Limite de Iseno, incidiria uma Alquota do Imposto de Importao. As frmulas devero usar referncia absoluta, para as clulas do Limite de Iseno e Alquota do Imposto de Importao, para que a planilha possa ser usada em ocasies futuras.

Clculo de Imposto de Importao (valores em dlares) Contribuinte Valor declarado Imposto a pagar Marcelo $ 75,00 Fernanda $ 350,00 Luciana $ 700,00

Limite Alquota $ 500,00 60%

Clculos Algbricos

Operadores aritmticos, a seguir os principais operadores algbricos:

Operadores Adio Subtrao Multiplicao Diviso

Smbolo + * /

Exponenciao ^

Os nveis de prioridade de execuo das expresses algbricas, 1 exponenciao, 2 multiplicao e diviso e 3 adio e subtrao. Exemplos de expresses numricas digitadas em uma planilha do Excel: Expresses
5 3

Formulas

2.[3 .(1/6-10)-4 ) =2*((3^5)*(1/6-10)-4^3) 3 +52 =3^(1/2)+5^2

Funes matemticas Funes Cosseno Seno Exponencial de base e Logaritmo neperiano Graus Sintaxe COS(argumento) SEM(argumento) EXP(argumento) LN(argumento) RADIANOS(argumento )

A seguir, esto expostas algumas expresses numricas e as formulas equivalentes usadas no Excel. Expresses Numricas Formulas =2*(SEN(3^5-4^3)) =5*EXP(3) =2*(3^(5*(1/6-10))-LN(5)) =PI()

2.sen(3 -4 )
5.e3 2.[35.(1/6-10)-ln5]

Formulas e Aplicaes
Dado o valor do lado de um quadrado (em cm), calcular a sua rea em (cm2). A rea de um quadrado calculada pelo valor do lado elevado ao quadrado. Podemos utilizar o formato da planilha ilustrado abaixo: A 1 2 3 4 Digite o lado do quadrado (em cm): 5 6 rea do quadrado (em cm2): rea de um quadrado B

Procedimentos: Atribuir valor a clula B4 (que representa o lado do quadrado), por exemplo, 20cm. Inserir a frmula =B4^2 na clula B6. Acionar a tecla enter para visualizar o resultado da rea do quadrado. A 1 2 3 4 Digite o lado do quadrado (em cm): 5 6 rea do quadrado (em cm2): = B4^2 20 rea de um quadrado B

Observe que a entrada de dado o valor atribudo a celular B4 (no caso 20cm) e a sada de dado o valor calculado pela formula digitada em B6 (no caso, 400 cm2). Se alterarmos o numero associado com B4 teremos a respectiva mudana no resultado exibido em B6.

Dado o valor de um ngulo (em graus), calcular o seu seno e cosseno. Podemos utilizar o formato da planilha ilustrado abaixo: A 1 2 Digite um ngulo em graus: 60 3 4 Seno do ngulo digitado: 5 6 Cosseno do ngulo digitado: B

Procedimentos: Atribuir a clula B2 (que representa o ngulo, em graus), por exemplo, 60 (graus). Inserir a formula = SEN(RADIANOS(B2)), sendo que a formula radianos transforma o ngulo (inserido em graus). Acionar a tecla enter para visualizar o resultado do cosseno do ngulo, que, no caso, resultara em 0,86. Inserir a formula =COS(B2*PI()/180), sendo que o fator PI()/180 transforma o ngulo (inserido em graus) em radianos. Acionar a tecla enter para visualizar o resultado do cosseno do ngulo, que, no caso, resultara em 0,5.

A 1 2 Digite um ngulo em graus: 60 3 4 Seno do ngulo digitado: 5 6 Cosseno do ngulo digitado:

= SEN(RADIANOS(B2))

=COS(B2*PI()/180)

Matrizes

Uma matriz de ordem mxn (l-se m por n) uma tabela de nmeros reais dispostos em m linhas e n colunas. Cada nmero um elemento da matriz e identificado pela sua posio (linha e coluna). Exemplo: Matriz A de ordem 3x2 (3 linhas e 2 colunas). A= | 3 | -4 | 12 2| 1| 4 | 3X2

O elemento da primeira linha e da primeira da matriz A o numero 3, e assim por diante. De modo geral, uma matriz A qualquer de ordem mxn pode ser representada por:

A=

| a11 | a21 | . | . | . | am1

a12 a22 . . . am2

a13 a23 . . . am3

. . . . . .

. . . . . .

. . . . . .

a1n | a2n | . | . | . | amn |

Um elemento qualquer da matriz A indicado por aij com i= 1,2,...m e j = 1,2,...n. O ndice i indica a linha em que o elemento esta situado e o ndice j indica a coluna que o elemento esta situado.

Soma de Matrizes
A soma de duas Matrizes A e B somente ser possvel se A e B forem de mesma mordem. Se A e B so matrizes de ordem mxn, ento C=A+B uma matriz de ordem mxn, onde cada elemento da matriz C=A+B a soma dos elementos correspondentes de A e B. Exemplo: | -3 | 6 | 2 4| -1 | 0| | 7 | -5 | -2 -6 | 1| 8|

A=

B=

A soma das matrizes A e B : | (-3)+7 | 6+(-5) | 2+(-2) 4+(-6) | (-1)+1 | 0+8 | |4 |1 |0 -2 | 0| 8|

A+B =

Multiplicao de Matrizes por um escalar


Dada a matriz A de ordem mxn, e um escalar a (nmero real), os elementos da matriz B=a.A so obtidos pelo produto do numero a pelos correspondentes elementos da matriz A.

Considere a matriz A

| -10 | 6 |2

5| -3 | e o nmero a= 3. 7|

A matriz B= a.A B= 3.A

B=3.A

| 3.(-10) | 3.6 | 3.2

3.5 | 3.(-3) | 3.7 |

| -30 | 18 | 6

15 | -9 | 21 |

Multiplicao de Matrizes
O produto da matriz Ade ordem mxn pela matriz B de ordem nxp a matriz C=A.B de ordem mxp. Em outras palavras: o produto das matrizes A e B somente ser possvel se o nmero de colunas da matriz A for igual ao nmero de linhas da matriz B. Para entender o procedimento de multiplicao da matrizes, considere as matrizes J e K a seguir: J= | 1 |2 5 3 -10 | 5 | K= | -1 | 2 | 1 5| 3| 0|

A matriz L=J.K o produto da matriz J pela matriz K e dado por: L= | 1.(-1)+5.2+(-10).1 | 2.(-1)+3.2+5.1 1.5+5.3+(-10).0 | 2.5+3.3+5.0 |

L=

| -1 | 9

20 | 19 |

Funo
Uma funo: lei ou regra que relaciona a cada elemento de um conjunto de partida (denominado de domnio da funo) um nico elemento de um conjunto de chegada (denominado de imagem da funo). Por exemplo, considere a seguinte regra: escolha um nmero,, multiplicando-o por 5, some 3 e observe o resultado. Caso voc escolha o nmero 7, o resultado ser 38, pois 7.5+3=38. As funes podem ser representadas por tabelas, equaes e grficos. Considere o exemplo anterior e sua representa~]ao por tabela, equao e grfico. Tabela Partida -1 0 1 2 3 Chegada -2 3 8 13 18

Equao X: smbolo que representa os elementos do domnio da funo. No caso, X, pode assumir o valor de qualquer nmero real. Y: smbolo que representa os elementos da imagem da funo. No caso, Y pode assumir o valor de qualquer nmero real. A equao relacionada com a regra do exemplo em estudo : Y=5.X + 3.

Grfico O grfico da funo Y = 5.X + 3 a reta ilustrada na figura abaixo:

A planilha eletrnica do Excel possui varias ferramentas grficas, incluindo tipos de grficos padronizados e personalizados. Podemos inserir um grfico facilmente atravs da guia inserir do Excel, sabendo disto o tipo de grfico mais utilizado nesta fase do curso ser disperso, incluindo os subtipos padres existente no Excel.

Funo do 1 grau
O grfico da funo do 1 grau uma reta da equao Y=a.X+b, onde, a o coeficiente angular (sendo a diferente de zero) e b o coeficiente linear. O coeficiente angular a esta relacionado com a inclinao da reta, sendo que, a>0 indica que a reta esta inclinada para a direita e se a<0 indica que a reta esta inclinada para a esquerda.

As retas que passam pela mesma origem apresentam coeficientes linear b nulo (b=0). Logo, a equao geral destas retas : Y=a.X. As retas paralelas possuem mesma inclinao, ou seja, apresentam mesmo valor de coeficiente angular. No entanto, interceptam o eixo vertical em pontos distintos, ou seja, possuem diferentes coeficientes lineares. Exemplo: Dada a equao Y = 2.X + 2, elabore uma tabela no Excel contendo as abscissas (x1 e x2) e ordenadas (y1 e y2). Selecione a tabela (faixa de valores de A1 at B3) e v para a guia inserir. Opte pelo grfico de disperso, subtipo somente com marcadores, conforme indicado abaixo.

Preliminarmente, obteremos a imagem abaixo:

Selecione os marcadores superiores com o boto direito do mouse e clique em selecinar dados, conforme mostra a figura abaixo:

Clique em alternar entre Linha/Coluna, aps clicar em OK, teremos os pontos p1=(-2,-6) e p2 =(3,4) no plano XY, conforme abaixo:

Pressone o botao direito do mouse , na posio do ponto p1 ou p2 e clique na opo adicionar linha de tendncia. Escolha a linha de tendencia do tipo Linear, adicione a caixa Exibir Equao no Grafico e clique em Fechar

Sera inserida a reta que liga os dois pontos dados e exibida a respectiva equao, Y=2.X 2. O grafico da equao uma reta que intercepta o eixo vertical na posio -2. Esta reta apresenta a seguinte proporo: variando-se de uma unidade em x, variam-se 2 unidade em y, variando-se duas unidades em x, variam-se 4 unidades em y, e assim por diante.

Resposta: A funo SE nos apresenta a seguinte condio=SE(pergunta; SIM ; NO), onde notamos que as opes SIM e NO so as posibilidades de resoluo para a questo proposta, analisando a questo, nossa pergunta D2<=C$8, se a resposta a essa questo for sim iremos responder "SIM" e caso a resposta seja negativa "NO", porm analisando as opes e vendo que utilizamos uma clula que que dever aparecer em todas as respostas que seria (C8) temos que travar a mesma para que ela no mude, ento vem a situao: Estamos mudando de coluna, ou seja, vamos sair da coluna "C"? no...ento no iremos precisar travar a coluna C, porm a linha ser mudada como vemos na imagem e nesse caso temos que travar a linha pois no queremos que o "8" mude e para isso usamos o ($) dentro da clulas isso nos indica que a clula esta travada e no poder sofrer alterao. Tendo essa referncia para nossa resposta temos como opo a resposta "A".

GABARITO 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 ADBDCB ACDA B A

Anda mungkin juga menyukai