Anda di halaman 1dari 53

METODOLOGIA PARA ELABORAO DE PLANO DE GERENCIAMETO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS

Belo Horizonte
EDVALDO SABINO JANE PIMENTA 24/11/2010

GESTO INTEGRADA DE RESDUOS SLIDOS


Conjunto de aes voltadas para a busca de solues para os resduos slidos, de forma a considerar as dimenses poltica, econmica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob premissa do desenvolvimento sustentvel. (Lei 12.305/2010, art 3)

GESTO INTEGRADA DE RESDUOS SLIDOS


Cabe aos Municpios a gesto integrada dos resduos slidos gerados nos respectivos territrios, sem o prejuzo das competncias de controle e fiscalizao dos rgos federais e estaduais. (Lei 12.305/2010)

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Aspectos bsicos do Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos

Definio e Classificao dos resduos slidos Definio de gesto e gerenciamento Responsabilidade pelo gerenciamento dos resduos Principais aspectos legais relacionados aos RSU

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Conjunto de aes exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinao final ambientalmente adequada dos resduos slidos e disposio final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com o plano municipal de gesto integrada de resduos slidos ou com o PGIRS premissa do desenvolvimento sustentvel. (Lei 12.305/2010, art 3)

POLTICA NACIONAL DE RESDUOS SLIDOS - LEI 12.305/2010


Solues consorciadas intermunicipais para a gesto dos resduos slidos; Implantao da coleta seletiva com a participao de cooperativas ou associao de catadores consorciadas intermunicipais para a gesto dos resduos slidos; Municpios obteno de verbas: planos de gesto Prev incentivos indstria de reciclagem Prazo mximo de 04 (quatro) anos implantao de sistemas adequados

POLTICA NACIONAL DE RESDUOS SLIDOS Lei 12.305/10


LOGSTICA REVERSA Tem a finalidade de facilitar a coleta e a restituio dos resduos slidos aos geradores, para que sejam tratados ou reaproveitados em seu prprio ciclo produtivo ou no ciclo produtivo de outros produtos.
Fabricante e importador de produtos Revendedores Comerciantes Distribuidores

Consumidor

POLTICA ESTADUAL DE RESDUOS SLIDOS Lei 18.031/09


A gesto integrada de resduos slidos compreende as atividades referentes elaborao e implementao dos Planos de Gesto Integrada de Resduos Slidos, assim como sua fiscalizao e seu aperfeioamento, e o controle dos servios de manejo dos resduos slidos (Lei 18.031/2009 Art. 21). Prazo mximo de 05 (cinco) anos para elaborao do Plano de Gesto Integrada.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Etapas bsicas do Resduos Slidos: Princpio dos 3 Rs Reduzir a quantidade de resduos slidos gerados; Reutilizao dos resduos; Reciclagem; Gerenciamento Integrado de

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Etapas do Gerenciamento Integrado dos resduos slidos
Manuseio seguro Segregao na origem Acondicionamento Limpeza dos logradouros Coleta e transporte Logstica Reversa Destinao final Disposio final

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Manuseio seguro A operao manual dentro dos critrios sanitrios e de segurana visa:

Preservao da sade e do meio ambiente; Possibilita otimizar a reutilizao ou a reciclagem

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Segregao na origem A importncia da segregao na origem: Evitar acidentes e proliferao de vetores; Minimizar o impacto visual e olfativo; Facilitar a realizao da coleta.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Acondicionamento A importncia do acondicionamento adequado est em: Evitar acidentes e proliferao de vetores; Minimizar o impacto visual e olfativo; Facilitar a realizao da coleta.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Acondicionamento

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Limpeza dos logradouros A coleta deve levar em considerao os seguintes aspectos: Frequncia e regularidade de coleta; Horrios de coleta; Dimensionamento de itinerrio; Veculos utilizados.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Limpeza dos logradouros Manter sempre limpa as ruas e equipamentos pblicos:

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Coleta e transporte A coleta deve levar em considerao os seguintes aspectos: Frequncia e regularidade de coleta; Horrios de coleta; Dimensionamento de itinerrio; Veculos utilizados.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Coleta e transporte

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Coleta e transporte

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Logstica reversa A logstica reversa viabiliza: A coleta e a restituio dos resduos slidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinao final ambientalmente adequada.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Destinao final Encaminhamento dos resduos para que sejam submetidos ao processo adequado, seja a reutilizao, o

reproveitamento, a reciclagem, a compostagem, a gerao de energia, o tratamento ou a disposio final.

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Tratamento As formas de tratamento para a maioria dos resduos so:

Reciclagem; Compostagem;

GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Disposio final As formas de disposio final existentes:

Lixo; Aterro Controlado; Usina de Triagem e Compostagem; Aterro Sanitrio.

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Instrumento das Polticas Nacional e Estadual de Resduos Slidos, cujo documento deve apresentar as aes a serem desenvolvidas relativas aos resduos slidos, considerando a seleo de alternativas viveis, estabelecendo aes integradas e diretrizes sob os aspectos ambientais, econmicos, financeiros, administrativos, tcnicos, sociais e legais para as etapas de gesto.

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS

O plano de gerenciamento deve ser elaborado por meio de informaes sobre o municpio obtidas pela elaborao do diagnstico da situao atual para levantamento dos elementos indispensveis no dimensionamento do sistema de gerenciamento, tendo como referencial a gesto adotada. poltica de

PLANO DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESDUOS SLIDOS


Etapas a serem seguidas na implantao do PGIRS: Formao da Equipe de Trabalho/Grupo Gestor Elaborao e anlise do Diagnstico Definio e consolidao das proposies de implementao no PGIRS; Aes elencadas no PGIRS a serem implementadas; Monitoramento para controle e indicadores: Identificar os benefcios e pontos crticos do processo Educao ambiental.

FORMAO DA EQUIPE DE TRABALHO Constituio do Grupo Gestor


Para iniciar o processo de elaborao do PGIRS dever ser formada uma equipe de trabalho que ser responsvel pela elaborao, coordenao e acompanhamento de todo o trabalho. Essa equipe funcionar como um Grupo Gestor do Programa.

FORMAO DA EQUIPE DE TRABALHO Constituio do Grupo Gestor


Capacitao tcnica para gerir: importante ter uma equipe tcnica capacitada para garantir a qualidade do trabalho, tanto nos aspectos gerencial, tcnicos operacionais e sociais; a capacitao do Grupo se d ao longo de todo o processo; antes de comear a construir o plano de gerenciamento, interessante, buscar conhecer outras experincias.

Grupo Gestor

Equipes da Prefeitura (Limpeza Urbana, Ao Social, Meio Ambiente, Educao, Sade...)

Representantes da Sociedade (ONGs, empresrios, Igrejas, universidades...)

Grupo Gestor
Equipe tcnico Operacional

Equipe social

Equipe Gerencial

Grupo Gestor
Diagnstico / Implantao de medidas emergenciais

Proposies
Implantao / Acompanhamento

DIAGNSTICO DA SITUAO ATUAL


Itens abordados no diagnstico: Caracterizao do municpio; Diagnstico dos resduos slidos; Aspectos sociais, culturais, econmicos e educacionais; Infraestrutura e saneamento; Aspectos operacionais da gesto dos resduos; Normas e legislaes;

RESPONSABILIDADE PELO GERENCIAMENTO DOS RESDUOS


Origem do lixo Domiciliar Comercial Pblico Servios de Sade Industrial Portos, aeroportos e terminais ferrovirios e rodovirios Agrcola Responsvel Prefeitura Prefeitura* Prefeitura Gerador e/ou Prefeitura Gerador Gerador Gerador

Entulho Gerador* * Responsvel por pequenas quantidades de acordo com a legislao municipal
especfica. (IPT-2 edio)

DEFINIO E CONSOLIDAO DAS PROPOSIES


Aspectos Operacionais Estruturao dos servios de limpeza urbana e suas adequaes; Regularizao ambiental da destinao final de resduos; Gerenciamento adequado para os resduos de servios de sade(RSS); Implantao de coleta seletiva;

DEFINIO E CONSOLIDAO DAS PROPOSIES


Aspectos Sociais Apoio insero social de catadores de materiais reciclveis, carroceiros, propiciando valorizao profissional e gerao de trabalho e renda; Listar os principais parceiros para os trabalhos de mobilizao: Escolas, PSF, agentes de sade e outros; Elaborar folders, cartazes, calendrio e outros materiais como forma de divulgao.

DEFINIO E CONSOLIDAO DAS PROPOSIES


Aspectos Gerenciais

Levantamento da Legislao Municipal que trate sobre os resduos slidos urbanos; Anlise de custos para a implantao do modelo de gerenciamento.

IMPLEMENTAO DAS AES DO PGIRS

Desenvolvimento das aes elencadas no PGIRS.

PLANEJAMENTO

MONITORAMENTO

Monitoramento para controle e indicadores: Identificar os benefcios e pontos crticos do processo

EDUCAO AMBIENTAL

Elaborao e implantao de programas e aes de educao ambiental que promovam a no gerao, a reduo, a reutilizao e a reciclagem de resduos slidos

GESTO INTEGRADA DE RESDUOS SLIDOS URBANOS


A coleta seletiva um programa que dever ser inserido dentro de uma Gesto Integrada de Resduos Slidos Urbanos.

COLETA SELETIVA
uma das solues que minimiza o problema dos resduos slidos urbanos; Reduz o volume de materiais destinados aos depsitos de lixo (aterros, lixes e usinas); Proporciona economia de recursos naturais, por meio da reciclagem; Opo de renda para muitas pessoas, inclusive os catadores de materiais reciclveis.

PLANO DE AO PARA IM PLANTAO DE COLETA SELETIV A Diretriz: Tcnico-operacional MUNIC PIO - 2010 PRAZO
N O VE M B R O F E V E R E IR O M AR O JU N H O JU L H O A B R IL M A IO D E ZE M BR O S ET EM B R O OU TU B R O

ITEM PR-REQUISITO

SITUAO ATUAL

AO

RESPONSVEL

1.1

no tem

levantamento dos dados quantitativos e qual itativos dos resduos pesar o caminho coletaor vazio e aps a coleta dos resduos gerados no municpio durante uma semana realizar a composio gravimtrica dos resduos coletados no municpio Realizar a separao dos resduos em : rejeitos + orgnicos + reciclveis da area central de Manhumirim

equipe gerencial e tcnico-operacional

1.2

no tem

Ausncia de anlise da composio gravimtri ca

equipe gerencial e tcnico-operacional

1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

no tem no tem no tem no tem no tem no tem

Definir a forma de separao dos resduos na coleta seletiva Necessidade de definio de rota e horrio para a coleta seletiva Ausencia de papeleiras nas ruas para pequenos volumosos Realizar balano dos equipamentos existentes e disponveis na prefeitura para serem usados na Coleta Seletiva Ausncia de Programa de Coleta sel etiva nos Orgo Pblicos Situao da UTC aps o incncio sofrido

Equipe tcnica da Fundao Israel Pinheiro

a Coleta seletiva na rea central ser feita diari amente e a rota a equipe gerencial , tcni co-operacional e FIP mesma da coleta convencional foram instalados coletores na area central do municpio equipe gerencial e tcnico-operacional

a prefeitura fez uma adaptao no caminho j existente e est providenciando a aquisio de outro cam inho para o programa de equipe gerencial , tcni co-operacional e FIP Coleta Seletiva Instalar nos orgo pbli cos a Coleta seletiva providenciar reforma na estrutura fsica da UTC e otimizao no acondicionamento dos reciclveis equipe gerencial e tcnico-operacional equipe gerencial e tcnico-operacional

1.9

Capacitao dos funcionrios da UTC

realizar capacitaes dos associados da COOPERATIVA AGUAPE sobre noes bsicas de coleta seletiva e operao adequada da equipe gerencial , tcni co-operacional e FIP UTC

A G O ST O

JA N E IR O

COLETA SELETIVA

COLETA SELETIVA
Participao dos catadores

COLETA SELETIVA
Conscientizao Sensibilizao Gesto participativa Plano de Ao

Reunio grupo gestor

Capacitao dos segmentos

Implantao da coleta seletiva

Situao do Tratamento e/ou Disposio Final dos RSU 2009

72 227
385 2 52 1 5

94

15

Consideraes

finais

A inexistncia do plano municipal de gesto integrada de resduos slidos no pode ser utilizada para impedir a instalao ou a operao de empreendimentos ou atividades devidamente licenciados pelos rgos competentes. Empreendimento para o tratamento e/ou disposio final de resduos slidos provenientes do servio pblico de limpeza urbana dever estar regularizado ambientalmente, e A regularizao ambiental no Estado de Minas Gerais Autorizao Ambiental de Funcionamento AAF ou da Licena de Operao LO (Lei 12.305/2010)

FUNDAO ISRAEL PINHEIRO www.israelpinheiro.org.br (31) 3281-5845 CENTRO MINEIRO DE REFERNCIA EM RESDUOS www.cmrr.mg.gov.br (31) 3465-1200

Av. Belm, 40, Esplanada Belo Horizonte - MG

EDVALDO SABINO edvaldo@israelpinheiro.org.br JANE PIMENTA jane@israelpinheiro.org.br (31) 3281-5845

Anda mungkin juga menyukai