Anda di halaman 1dari 8

No existe uma coisa pronta, uma receita de bolo de como navegar na internet com segurana.

Eu vejo a internet como terra de ningum onde voc pode ser o prximo alvo. Para que isso no ocorra, tem de estar preparado com o mnimo de segurana possvel. Por exemplo, ANTIVRUS, porque diabos algumas pessoas no usam antivrus!!!!! uma proteo mnima, mas no sei porqu, algumas pessoas nem sabem disso, a nica coisa que se pensa em acessar a internet, um mundo novo cheio de lugares para navegar e SEM PROTEO NENHUMAeu hein!!!! Como professor j vi situaes absurdas, o cliente compra o computador, monta em sua casa, assim que liga o micro, entrou no RWINDOWS e acessou a internet no Internet EXPLODER (isso mesmo no errei no), esquece dos demais, instalar os pacotes restantes, como o ANTIVRUS, algum aplicativo de escritrio como o OFFICE verso de demonstrao, etcDepois de alguns meses (Isso mesmo, meses), vai a procura de um tcnico para poder resolver e entender o motivo do micro estar lento, s vezes nem entrando mais no RWINDOWS. A vai a minha pergunta, porqu ser????

Isso sem falar nas empresas por onde passei, mas a inforesgate voltada apenas para o usurio comum, no vamos perder esse foco. T certo, concordo, ningum obrigado a entender de informtica. Mas o mnimo como instalar um antivrus na mquina, o bsico, deveria saber que obrigatrio. Vou dar aqui algumas dicas de como no deixar isso ocorrer, s vezes a culpa da pressa, da falta de ateno, para no dizer outra coisa. Como eu disse no incio no existe uma receita de bolo, vai do bom senso de cada um. Lembre-se, pode no ser s voc a utilizar o micro e informaes pessoais suas pode estar circulando na INTERNET neste momento. 1. Atualize seu antivrus, firewall pessoal e anti-spyware. 2. Bloqueie o acesso a portas no utilizadas no seu computador utilizando um firewall pessoal. 3. Considere os aspectos de privacidade dos dados no seu computador e proteja-os. 4. Desenvolva um plano de recuperao de desastres para todos os sistemas que necessitem de um. 5. Demonstre a utilizao de programas para segurana de computadores.

6. Instale todas as atualizaes relacionadas segurana no sistema operacional de seu computador. 7. No envie nem responda a e-mails de SPAM e phishing. 8. Utilize certificao digital. 9. Zele pela privacidade de seus dados e informaes. 10. Guarde em local adequado suas cpias de segurana.

Vou traduzir alguns termos que utilizamos para melhor compreenso, pois muitos deles so em ingls e isso mais um problema, pois vocs tambm no so obrigados a saber ingls: Phishing: o golpe que usa e-mails ou sites fraudulentos com cara de verdadeiros ou muito similares aos originais como isca para roubar dados pessoais. A vtima clica no endereo falso e um cdigo malicioso instalado na mquina. Ao digitar a senha e login, julgado que se trata de um site verdadeiro, o usurio acaba fornecendo sem perceber essas informaes aos criminosos. O que fazer? Sempre digite o endereo direto no navegador. Preste ateno no endereo: sites que iniciam com https://usam um protocolo de segurana verificado. Nunca fornea informaes pessoais se no tem certeza que um site ou link confivel. Spyware: do ingls, spy significa espionar. So programas que se instalam num computador sem que o usurio perceba, s vezes junto a um outro software que estava sendo baixado. Eles recolhem informaes sobre o usurio, como hbitos de navegao, e as transmitem remotamente para outro computador. O que fazer? Usar um firewall recomendvel, pois o programa vai identificar tentativas de instalao de programas sem seu consentimento. No clique em caixas de dilogo suspeitas. Geralmente, o programa espio se disfara em oferta gratuita. Desconfie! Malware: do ingls, malicious software, ou programa malicioso. Vem disfarado em anexos de e-mails e mensagens instantneas e podem conter vrus, cavalos de troia e vermes que danificam o sistema do computador. Eles podem at enviar a si mesmos e automaticamente para sua lista de contatos. O que fazer? Nunca abra anexos nem clique em links na web enviados por desconhecidos. Se for enviado por um colega ou familiar, mas voc estiver desconfiado, entre em contato com a pessoa antes e confirme se ele lhe enviou aquele contedo. Se receber o link suspeito pela janela do programa de chat, encerre a sesso da mensagem. Spam: todo tipo de mensagem que voc no deseja receber e na maioria dos casos, nem ao menos se cadastrou e autorizou o seu envio. Algumas mensagens contm linguagem ofensiva e sugerem links para sites de terceiros. O que fazer? Recuse mensagens de contatos que no esto na sua lista, marcando-os como spam (muitos servios de e-mail oferecem essa ferramenta). Evite preencher cadastros online se o site no declara o que far com seus dados, nem solicita sua autorizao para enviar mensagens.

Introduo
Quando voc sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, igualmente importante colocar em prtica alguns procedimentos de segurana, j que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas so apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter. para ajud-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta a seguir quinze dicas importantes para voc manter sua segurana na internet e em seu computador.

1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente


Ao acessar seu webmail, sua conta em um site de comrcio eletrnico, sua pgina no orkut, seu home banking ou qualquer outro servio que exige que voc fornea um nome de usurio e uma senha, clique em um boto/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer bvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereo. Isso arriscado, pois o site no recebeu a instruo de encerrar seu acesso naquele momento e algum mal-intencionado pode abrir o navegador e acessar as informaes de sua conta, caso esta realmente no tenha sido fechada devidamente. Esta dica vlida principalmente em computadores pblicos (da faculdade, por exemplo).

2 - Crie senhas difceis de serem descobertas


No utilize senhas fceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversrio, placa do carro, etc. D preferncia a sequncias que misturam letras, nmeros e at mesmo smbolos especiais. Alm disso, no use como senha uma combinao que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: no guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequncia. Alm disso, evite usar a mesma senha para vrios servios. Mais orientaes sobre senhas aqui.

3 - Mude a sua senha periodicamente


Alm de criar senhas difceis de serem descobertas, essencial mud-las periodicamente, a cada trs meses, pelo menos. Isso porque, se algum conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poder acessar as suas mensagens sem que voc saiba, apenas para espion-lo. Ao alterar sua senha, o tal espio no vai mais conseguir acessar as suas informaes.

4 - Use navegadores atuais


Usar navegadores de internet atuais garante no s que voc consiga acessar tecnologias novas para a internet, como HTML5, mas tambm conte com recursos de segurana que combatem perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por pginas de banco, por exemplo. Alm disso, navegadores atualizados geralmente contam com correes contra falhas de segurana exploradas em verses anteriores. Por isso, sempre utilize a ltima verso disponvel para o seu navegador. Se voc no tem pacincia para isso, verifique se o seu browser possui atualizao automtica, recurso existente no Firefox e no Google Chrome, por exemplo.

5 - Cuidado com downloads


Se voc usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao trmino do download, verifique se o arquivo possui alguma caracterstica estranha, por exemplo, mais de uma extenso (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informaes de descrio suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por arquivos de udio, vdeo, foto, aplicativos e outros para enganar o usurio. Alm disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivrus. Tambm tome cuidado com sites que pedem para voc instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum servio. Ainda, desconfie de ofertas de softwares "milagrosos", capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

6 - Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros
comum encontrar vrus que exploram servios de mensagens instantneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), AOL Instant Messenger (AIM), Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas so capazes de, durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automticas com links para vrus ou outros programas maliciosos. Nessa situao, natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato que a enviou e clica no link com a maior boa vontade:

Mesmo durante uma conversa, se receber um link que no estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se ele negar, no clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um malware.

7 - Cuidado com e-mails falsos


Recebeu um e-mail dizendo que voc tem uma dvida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos est ilegal, como mostra a imagem abaixo?

Ou, ainda, a mensagem te oferece prmios ou cartes virtuais de amor? Te intima para uma audincia judicial? Contm uma suposta notcia importante sobre uma personalidade famosa? Pede para voc atualizar seus dados bancrios? provvel que se trate de um scam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos com erros ortogrficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou informar um link diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, basta passar o cursor do

mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfie imediatamente. Na dvida, entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail. Acesse os seguintes links para saber como lidar com e-mails falsos: - Dicas contra e-mails falsos; - Fique atento: scams usam sustos para enganar internautas.

8 - Evite sites de contedo duvidoso


Muitos sites contm em suas pginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Por isso, evite navegar em sites pornogrficos, de contedo hacker ou que tenham qualquer contedo duvidoso, a no ser que voc tenha certeza de estar navegando em um ambiente seguro.

9 - Cuidado com anexos de e-mail


Essa uma das instrues mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda uma das principais formas de disseminao de malwares. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo (supostas fotos, por exemplo), principalmente se o e-mail veio de algum que voc no conhece. Para aumentar sua segurana, voc pode checar o arquivo anexado com um antivrus, mesmo quando estiver esperando receb-lo de algum.

10 - Atualize seu antivrus


Muita gente pensa que basta instalar um antivrus para o seu computador estar protegido, mas no bem assim. necessrio atualiz-lo regularmente, do contrrio, o antivrus no saber da existncia de vrus novos. Praticamente todos os antivrus disponveis permitem configurar atualizaes automticas. Verifique nos arquivos de ajuda do software ou no site do desenvolvedor como realizar as atualizaes.

11 - Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos


Fazer compras pela internet uma grande comodidade, mas s o faa em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faa uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamaes contra a empresa. Um bom servio para isso o site Reclame Aqui. Veja mais dicas sobre compras on-line aqui. Ao acessar sua conta por meio da internet, tambm tenha cuidado. Evite fazer isso em computadores pblicos, verifique sempre se o endereo do link mesmo o do servio bancrio e siga todas as normas de segurana recomendadas pelo banco.

12 - Atualize seu sistema operacional


O Windows o sistema operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurana descoberta nele, uma srie de pragas digitais podem ser desenvolvidas para explor-la. Por isso, sempre o mantenha atualizado. Voc pode fazer isso procurando a opo Windows Update no sistema operacional. Para no ter que se preocupar com isso, voc pode habilitar a funcionalidade

de atualizao automtica. Note que utilizar uma verso "pirata" do sistema operacional tambm um risco, afinal, softwares nesta condio podem no contar com todas as atualizaes e recursos de segurana do desenvolvedor. Se for usurio de outro sistema operacional, como Mac OS ou alguma distribuio Linux, saiba que essas dicas tambm so vlidas, pois falhas de segurana existem em qualquer plataforma, mesmo naquelas mais protegidas..

13 - No responda a ameaas, provocaes ou intimidaes


Se voc receber ameaas, provocaes, intimidaes ou qualquer coisa parecida pela internet, evite responder. Alm de evitar mais aborrecimentos, essa prtica impede que o autor obtenha informaes importantes que voc pode acabar revelando por causa do calor do momento. Se voc perceber que a ameaa sria ou se voc se sentir ofendido, mantenha uma cpia de tudo e procure orientao das autoridades locais.

14 - No revele informaes importantes sobre voc


Em sites de bate-papo (chat), no orkut, no Twitter ou em qualquer servio onde um desconhecido pode acessar suas informaes, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que voc estuda, do lugar onde voc trabalha e principalmente de onde voc mora. Evite tambm disponibilizar dados ou fotos que forneam qualquer detalhe relevante sobre voc, por exemplo, imagens em que aparecem a fachada da sua casa ou a placa do seu carro. Nunca divulgue seu nmero de telefone por esses meios, tampouco informe o local em que voc estar nas prximas horas ou um lugar que voc frequenta regularmente. Caso esses dados sejam direcionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informao relevante sobre voc pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas, inclusive para te localizar.

15 - Cuidado ao fazer cadastros


Muitos sites exigem que voc faa cadastro para usufruir de seus servios, mas isso pode ser uma cilada. Ora, se um site pede o nmero do seu carto de crdito sem ao menos ser uma pgina de vendas, as chances de se tratar de um golpe so grandes. Alm disso, suas informaes podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone, por exemplo. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAM. Por isso, antes de se cadastrar em sites, faa uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereo tem registro de alguma atividade ilegal. Avalie tambm se voc tem mesmo necessidade de usar os servios oferecidos pelo site.

Finalizando
Se proteger no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das "ciladas" pode ser evitada se o usurio estiver atento, por isso recomendvel praticar as dicas mencionadas nesta pgina. Se quiser ir mais a fundo, o InfoWester possui outras matrias sobre segurana:

Anda mungkin juga menyukai