Anda di halaman 1dari 8

2 fase

Caderno de Questes para alunos do 9 Ano e da 1a Srie

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos dos 9o ano do ensino fundamental e 1a srie do ensino mdio. Ela contm dezesseis questes e oito pginas. 02) A prova composta por dois tipos de questes: i) Questes de Resposta Direta e Questes de Resposta Aberta. Nas questes de resposta direta somente ser considerada na correo a resposta final, enquanto nas questes de resposta aberta caso o resultado final no esteja correto o desenvolvimento poder ser considerado a partir dos critrios de correo. 03) Os alunos do 9 ano devem escolher livremente no mximo trs questes de resposta direta e cinco questes de resposta aberta. 04) Os alunos da 1a srie tambm devem escolher no mximo trs questes de resposta direta e cinco questes de resposta aberta. Os alunos da 1a srie no devem escolher as questes indicadas como exclusiva para alunos do 9 ano. 05) O Caderno de Respostas possui instrues que devem ser lidas cuidadosamente antes do incio da prova. 06) Todos os resultados numricos devem ser expressos em unidades no Sistema Internacional quando necessrio. 07) A durao desta prova de quatro horas, devendo o aluno permanecer na sala por no mnimo noventa minutos. Utilize quando necessrio: Acelerao gravitacional g=10m/s2; 1cal = 4,2J; calor especfico da gua = 1cal/(g.oC); densidade da gua = 103 kg/m3; sen(30) = 0,5; cos(30) = 0,87; 1 atm = 105 N/m2.
1

PARTE I QUESTES DE RESPOSTA DIRETA


As respostas das questes 1, 2 e 3 so baseadas nas informaes do grfico de resfriamento (temperatura como funo do tempo) de 1,0 kg de caf quente armazenado numa garrafa trmica.

80 70 Temperatura ( C) 60 50 40 30 20 0 400 800 1200 1600 2000 2400 2800 3200 3600 4000 Tempo (s)

Questo 1 (exclusiva para alunos do 9 ano) Determine a taxa de resfriamento do caf na garrafa trmica. (valor e unidade) Questo 2 (exclusiva para alunos do 9 ano) Usando para indicar a temperatura do caf e t para o tempo transcorrido, escreva a equao que representa a curva de resfriamento do caf na garrafa trmica. Questo 3 Supondo que o calor especfico do caf aproximadamente igual ao da gua, determine qual a energia perdida durante o processo indicado no grfico, entre 0 e 3600 segundos (valor e unidade). Questo 4 Um pndulo simples (como indicado na figura abaixo) oscila periodicamente entre os pontos A e C. No ponto B o pndulo esta alinhado com a vertical. a) Em qual(is) ponto(s) a energia cintica do pndulo mxima? b) Em qual(is) ponto(s) a energia potencial gravitacional do pndulo mxima?

Questo 5 Dois espelhos planos so colados formando um ngulo reto (vide figura abaixo). Um raio de luz incide num dos espelhos com um ngulo i = 60. Determine o ngulo R como indicado na figura abaixo.

Questo 6 - Um corpo tem um peso de 100 N na superfcie da Terra. Qual o peso equivalente deste corpo quando posicionado a uma distncia de um raio terrestre acima da superfcie da Terra?

_____________________________________________________________________________
Espao para Rascunho

PARTE II QUESTES DE RESPOSTA ABERTA


No esquema abaixo esto representadas as quatro etapas do lanamento de um foguete.

i) Em t = 0 o motor do foguete acionado produzindo uma fora constante na vertical de 100N. A massa do foguete de 2,0 kg e praticamente no se altera durante todo o vo; ii) Em t = 2 s o motor desligado; iii) Ao atingir a altura mxima o pra-quedas (de massa desprezvel) aberto; iv) Na descida, com o auxlio do pra-quedas, a velocidade do foguete constante. Toda a trajetria do foguete (subida e descida) na vertical. Baseado no enunciado acima responda s questes 7, 8 e 9. Questo 7 (exclusiva para alunos do 9 ano) Qual a acelerao ascendente do foguete entre 0 e 2 segundos? Questo 8 Determine a altura mxima que o foguete atinge, quando o pra-quedas aberto. Questo 9 Quando o foguete inicia a descida, com o pra-quedas aberto, uma fora de resistncia aerodinmica de mdulo igual a bv atua no conjunto (foguete/pra-quedas), onde b uma constante que depende da aerodinmica do pra-quedas e v a velocidade de queda do foguete. Determine a velocidade de queda do foguete sabendo que b = 2 kg.s-1. Questo 10 - Um corpo de massa m = 3,0 kg movimenta-se numa canaleta sem atrito, conforme indicado na figura, partindo do repouso no ponto A.

a) Determine a velocidade do corpo no ponto E. b) Qual deve ser a velocidade mnima que o corpo necessita ter no ponto A para que ele possa chegar at o ponto H?

Questo 11 Um estudante est numa plataforma (vide figura abaixo) acima do mar, observando as ondulaes na sua superfcie. Ele percebe que as ondulaes na superfcie do mar fazem um pedao de madeira subir e descer. Ele ento cronometra o tempo entre duas subidas sucessivas e obtm um valor de 2 segundos. a) Determine a freqncia da ondulao na superfcie do mar. b) Calcule a velocidade da ondulao (velocidade da onda).

Questo 12 (exclusiva para alunos do 9 ano) Um submarino projetado para resistir a presses de at 10 atm. Qual a profundidade mxima que este submarino pode submergir? O enunciado abaixo serve como referncia para as questes 13 e 14. Uma bola A de massa 1,0 kg desliza sem atrito com velocidade constante de 1,0 m/s sobre uma mesa como representado no esquema abaixo. A bola A colide com a bola B de massa 0,50 kg que est no canto da mesa na iminncia de cair.

Questo 13 Considerando que a bola A colide elasticamente com a bola B, mantendo aps o choque a mesma direo que a anterior ao choque, determine: a) As velocidades das bolas A e B imediatamente aps a coliso. b) Faa um diagrama vetorial das velocidades das bolas A e B imediatamente aps a coliso. Questo 14 Determine a distncia d percorrida pela bola B como indicado na figura anterior. Se a bola A cair da mesa qual ser a distncia equivalente a d percorrida pela bola A. Questo 15 - Dois blocos so posicionados sobre uma superfcie horizontal e sem atrito e conectados por uma mola que comprimida. Imediatamente aps a liberao dos blocos, o bloco de massa 1,8 kg adquire uma velocidade de 2,0 m/s. Determine a velocidade do bloco de 1,2 kg imediatamente aps a liberao da mola.

Questo 16 Um raio de luz monocromtica vindo do material 1 atravessa os materiais 2 e 3, retornando ao material 1 como indicado na figura abaixo. Calcule o valor do ngulo .

_____________________________________________________________________________________________ Espao para Rascunho

_____________________________________________________________________________________________ Espao para Rascunho

_____________________________________________________________________________________________ Espao para Rascunho

Anda mungkin juga menyukai